Canilho, concelho de Penamacor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Canilho, concelho de Penamacor

#114333 | cristms | 17 mar 2006 01:21

Olá.

Gostaria de saber se alguém tem algum registo de alguém com o nome "Canilho" do concelho de Penamacor, visto ter já dois ascendentes de Aldeia do Bispo com este nome de família.

Agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114346 | josemariaferreira | 17 mar 2006 10:36 | Em resposta a: #114333

Olá "Cristms"

Conheço perfeitamente o concelho de Penamacor, mas não tenho conhecimento de qualquer lugar com esse nome.
No entanto, conheço um lugar muito parecido com esse nome, que é Canelha no concelho de Amarante. Ponha a hipótese da sua ascendência da Aldeia do Bispo ser oriunda daquele lugar do concelho de Amarante, (cujo apelido toponímico (de Canelha?) poderia por corruptela ter passado a Canilho/Canilha?)
Isto são meras divagações, claro!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114350 | cristms | 17 mar 2006 11:18 | Em resposta a: #114346

Bom dia José Maria,

Acho que interpretou mal a minha mensagem, visto que me refiro a um nome de família (apelido) e não a uma localidade.

Obrigado na mesma pela atenção prestada.

Cristms

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114353 | josemariaferreira | 17 mar 2006 11:56 | Em resposta a: #114350

Bom dia "Cristms"

Foi certamente. É ainda o efeito do sono de um bom dia por si desejado, mas que pelos vistos começou mal!
Fica a intenção de ajudar.

Também um bom dia para si (mas sem sobressaltos)

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114357 | MariaDavid | 17 mar 2006 12:16 | Em resposta a: #114333

Cristms

Na próxima semana estou a pensar deslocar-me ao ADCB, precisamente para ver uns livros de Aldeia do Bispo e Penamacor. Ainda não está completamente decidido mas está em agenda essa deslocação. Pode adiantar mais alguma coisa sobre nomes completos e datas? Facilitaria a observação, já que o tempo de que disponho é curtíssimo.

Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114426 | Benquerença | 18 mar 2006 17:17 | Em resposta a: #114333

Boa tarde, posso informar que tenho uma 7.ª avó, Catarina Esteves Canilho, da sua Aldeia do Bispo, nascida em 1752, filha de Domingos Esteves (Penamacor) e de Maria Esteves (Aldeia do Bispo). Neta materna de Manuel Esteves Canilho (Pedrogão de São Pedro) e Maria Gonçalves (Aldeia de João Pires). Manuel Gonçalves Canilho era por sua vez filho de Diogo Fernandes e de Catarina Esteves, ambos do Pedrogão. E ainda não tive oportunidade de avnçar mais em torno deste apelido muito comum no concelho de Penamacor. Espero ter sido útil, os meus cumprimentos.
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114437 | cristms | 18 mar 2006 19:29 | Em resposta a: #114426

Boas!

Parece-me bastante interessante as informações que acaba de me facultar. De facto na minha árvore tenho registo de um Domingos Esteves Canilho nascido entre 1815 e 1835, filho de Marcos Esteves Canilho e de Joaquina Valente que suponho terem nascido entre 1775 e 1795, todos naturais de Aldeia do Bispo. No entanto, só quando tiver mais uma certidão de nascimento poderei saber se as suas informações fazem sentido para mim. No entanto e analisando as datas a Catarina Esteves Canilho poderia muito bem ser mãe do "meu" Marcos Esteves Camilho.

Bem-haja,
cristms

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114439 | cristms | 18 mar 2006 19:47 | Em resposta a: #114357

Olá. Agradeco desde já a sua disponibilidade. Tenho imensos nomes da Aldeia do Bispo, os quais refiro a seguir para o caso de se cruzar com algum destes nomes:

- José Vaz (nascido entre 1818-1838), filho João Vaz e Anna Christóvão;
- Rita Rebello(nascida entre 1818-1838) filha de Mauel Leitão e Anna Robello;
- Manuel Andrade Pires(nascido entre 1820-1840), filho de José Andrade e Bárbara da Costa;
- Anna Pires(nascida entre 1820-1840) filha de Domingos Manteigas e Isabel Pires;
- José de Almeida(nascido entre 1821-1841) filho de Joaquim de Almeida e Joaquina Manteigas;
- Isabel Valente(nascida entre 1821-1841) filha de José Martins Campo e Joaquina Valente;
- Domingos Esteves Canilho(nascido entre 1815-1835) filho de Marcos Esteves Canilho e Catarina Lopes Borrego;
- Antónia Leitôa(nascida entre 1815-1835) filha de Mauel Lourenço e Anna Leitôa;


Caso se cruze com algum destes nomes agradeceria muito que me dissesse.

Bem-haja,
Cristms

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114461 | MariaDavid | 19 mar 2006 02:21 | Em resposta a: #114439

Cristms

Recebi os seus dados. Vou levá-los comigo para ver se me cruzo com qualquer destes nomes. O interessante da questão é que o apelido Vaz também me diz respeito. Isso despertou a minha curiosidade.

Outra questão, é que o apelido Leitoa já me apareceu, por diversas vezes, em registos de Belmonte, Fundão, Teixoso e Covilhã. A partir de agora tentarei registar os que me aparecerem de novo.
Aguarde.

Cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Canilho, concelho de Penamacor

#114478 | Benquerença | 19 mar 2006 16:20 | Em resposta a: #114437

Mais uma vez boa tarde, esqueci-me de lhe referir que pesquisei estes elementos na TT, nos livros de baptismo 3 (fl. 34), 2 (fl. 69 e fls. 2 e 2v), mistos (fls. 44 e 44v). Boas pesquisas!
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#369902 | ruiestevess | 27 mai 2016 01:06 | Em resposta a: #114333

A minha ascendencia é Canilho de Penha Garcia até agora o mais antigo é Vicente Esteves Canilho.

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#369911 | CarlosP | 27 mai 2016 11:24 | Em resposta a: #369902

Caro Rui Esteves
Quase de certeza é um ramo comum. Que anos tem para esse seu antepassado?
Cumprimentos
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#369913 | ruiestevess | 27 mai 2016 11:43 | Em resposta a: #369911

Caro Carlos Pereira
A informação que possuo é a seguinte
Domingos Esteves Canilho N 16.05.1864 casou em 17.02.1887 em Penha Garcia com Margarida dos Santos N 16.06.1867
Filho de Lourenço Esteves Canilho e de Isabel Campos e neto de José Esteves Canilho e de Maria Marques
Sendo portanto o Vicente Esteves Canilho que casou com Conceição Maria o seu Bisavô que encontro num outro registo como sendo Avô de Lourenço Esteves Canilho.
Já encontrei nos livros Paroquias de Medelim um outro José Esteves Canilho mas já verifiquei que não se trata do mesmo de Penha Garcia.
Assim e tendo em conta a data de nascimento do Domingos Esteves Canilho e se recuar 20 anos por cada um deles possivelmente o Vicente Esteves Canilho terá nascido por volta de 1800 , penso eu .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#369915 | ruiestevess | 27 mai 2016 11:58 | Em resposta a: #369913

Caro

Carlos Pereira

Esta informação só ainda a não consegui aprofundar mais porque só tenho disponíveis on line os registos paroquias de Penha Garcia dos Batismos após 1846 , Casamentos após 1860 e Obitos depois de 1845.
Sem ser on line ainda não encontrei ninguém possui-se alguma informação.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#370006 | ruiestevess | 29 mai 2016 12:19 | Em resposta a: #114333

Alguém com mais alguma informação sobre este ramo, para que se possa fazer alguma ligação.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#370063 | CarlosP | 30 mai 2016 12:46 | Em resposta a: #369915

Caro Rui Esteves
Eu já tenho alguns nomes deste ramo - Esteves Canilho - sendo que o mais antigo é Manuel Esteves Canilho, natural de Pedrogão de São Pedro (filho de Diogo Fernandes e Catarina Esteves) e que casa com Maria Gonçalves de Aldeia de João Pires e têm uma filha Maria, nascida em em Aldeia do Bispo em 1717. Por sua vez casa com Domingos Esteves de Penamacor e têm uma filha, Catarina Esteves Canilho, nascida em Aldeia do Bispo em 1752. E daqui para a Meimoa e Benquerença. E são meus ascendentes directos, devo ter visto alguns colaterais, mas estão ainda em papéis dispersos... Entretanto na minha familia caiu o apelido Canilho, mantendo-se só o Esteves até aos dias de hoje, embora ainda haja pessoas que o têm, associados a outros apelidos. Como lhe disse penso ser um ramo comum, é uma questão de encontrá-lo. Terá que ver na TTombo os livros que ainda não estão on-line e aí então encontrar as referências de onde vêm os seus. Já há algum tempo que não vou lá, nem sei quando irei, senão via-lhe essa situação, caso esteja longe. É uma questão de oportunidade.
Cumprimentos
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

Canilho, concelho de Penamacor

#370064 | ruiestevess | 30 mai 2016 13:28 | Em resposta a: #370063

Olá Carlos

Já é uma boa pista que vou seguir e verificar se existe ligação.
E tal como a si também perdi o apelido Canilho como já deve ter reparado.
Sim eu moro na zona de Lisboa e vou ter que ir fazer essa pesquisa nos livros que não estão on line.
Assim que tiver novidades partilho-as consigo também.
Entretanto partilho consigo desde já uma pesquisa deste fim de semana com muita informação e em especial a alguns nomes Estevão José Canilho , José Esteves e Catarina Esteves

www.cm-penamacor.pt/publicacoes/arquivo/comenda_meimoa.pdf

Deixo aqui também o meu e-mail para podermos manter contacto ruiestevess@hotmail.com

Abraço

Rui Esteves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen