Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Arcos de Valdevez

#114588 | victória | 20 mar 2006 21:59

Caros Confrades

Procuro informação sobre o casal Bento de Araújo e Brito e Páscoa Cerqueira de Távora, moradores na Q.ta das Vizadas ou Vazadas(?) paróquia do Salvador, Arcos de Valdevez. Desde já grato pelas informações. Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#114621 | pcf | 21 mar 2006 10:31 | Em resposta a: #114588

Caro Eduardo Domingues,

Penso estar a referir-se à Casa das Vessadas. Na obra Casas Armoriadas editada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no vol I, se não me engano, há um capítulo sobre esta casa e família.
Vou tentar confirmar.
Com os meus cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#114627 | victória | 21 mar 2006 11:11 | Em resposta a: #114621

Caro Pedro

Possivelmente será a designação correcta será mesmo Casa das Vessadas. Na verdade descobri este casal depois de pesquisa infrutífera no ADVC em A.Valdevez, no assento paroquial de uma fregeusia de Monção. COmo os assentos estão em mau estado e o microfilçme está quase ilegível parece-me que Vazadas, ou vassadas, será pois, vessadas. Agradecia-lha se me poderia confirmar a existencia ou não desta família no citado volume.
Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#160620 | ladybird | 23 jun 2007 12:37 | Em resposta a: #114627

Saudações
Conheço um local denominado vessadas onde existe ainda uma quinta, e que fica a caminho do hospital e junto á antiga escola primária na vila de A. Valdevez .


Espero ter sido ùtil
De Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#212765 | pmcoimbra | 07 nov 2008 18:12 | Em resposta a: #114621

Caro Pedro Caridade de Freitas,

Se ainda estiver disponível, sabe dizer-me se nesse mesmo livro sobre as Casas Armoriadas de Arcos de Valdevez há alguma informação sobre a Casa ou Quinta do Paço, em São Vicente de Távora, Arcos de Valdevez? Segundo uma certidão que consultei, cerca de 1700 é referido um Manuel de Melo e Lima como Senhor da Quinta do Paço.

Com os melhores cumprimentos e grato por qualquer ajuda,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#212851 | alexandrabacelar | 09 nov 2008 00:13 | Em resposta a: #212765

Caro Pedro Morais Coimbra

Como refere o confrade Pedro Freitas do 1º Volume das Casas Armoniadas de Arcos de Valdevez consta a familia, origens, gerações da Casa de Vessadas fazendo referencia a vários Melos Lima.
Numa breve leitura não encontrei o refererido Manuel de Melo Lima

se lhe for util no referido Livro consta:
"..... Pedro de Melo Lima , Gonçalo de Melo e Antonio de Melo e Lima «assistentes no lugar dalem da ponte freguesia de S.Paio» filhos de Gonçalo de Melo e Lima e de sua mulher Isabel Salgado , moradores na Quinta de Vila Franca termo de Barcelos "

a fls 64 consta sim Quinta do Paço de Anquião " .... Francisco de Caldas Faria (filho de Diogo Caldas e Sousa ) casou em Ponte de Lima, na Quinta do Paço de Anquião com D. Filipa de Lima Abreu (dos Abreu de Regalados) e teve tres filhos :um rapaz e duas raparigas, de nome Catarina e Inês de Lima. Esta casou com Heitor de Leão de Lemos de quem teve seis filhos e um deles foi Baltazar de Lima e Melo casado na vila dos Arcos com Ana de Brito de Barros filha de .........pai de Leão de Lemos e Lima , do Abade dos Arcos João de Lima, de Inês de Lima, mulher de Francisco de Brito Brandão .... e D. Isabel de Lima ...............
D.isabel de Lima e seu marido Gaspar de Caldas viveram numa Casa (muito mais tarde denominada Casa das Vessadas).............


Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#212895 | pmcoimbra | 09 nov 2008 20:21 | Em resposta a: #212851

Cara Alexandra Bacelar,

Agradeço-lhe muito o seu cuidado e atenção. De facto, não são esses Melos e Limas que eu procuro. Até uma próxima oportunidade e, de novo, grato pelas informações,

Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#213215 | Luis K. W. | 13 nov 2008 22:49 | Em resposta a: #212851

Cara Alexandra,

Não são do Pedro mas são meus! :-)

Esse António de Melo e Lima, filho de Gonçalo Melo Lima e de Isabel Salgado é meu «avô» e, sobretudo, é "O" responsável por eu me ter dedicado à pesquisa dos meus antepassados.

Se tiver mais informações, envie-mas para aqui, por favor.

(Já agora, conforme escrevi noutro tema (Lima e Melo de...), suspeito que o Manuel de Melo e Lima, dos Arcos, que o Pedro Coimbra anda à procura é irmão de um Matias Melo Lima e filho de um Bartolomeu Velho. Se encontrar algo sobre estes...)

Cumprimentos,
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#213220 | alexandrabacelar | 13 nov 2008 23:43 | Em resposta a: #213215

Caro Luís K W

Não tenho qualquer informação para além da que consta no Livro das Casas Armoniadas dos Arcos de valdevez. Já consultou ?
No espirito de entre ajuda pautado por este fórum apenas recorri a uma breve leitura . O tópico " Lima e Melo, Ponte de Lima" tem muita informaçao mas se necessitar de algo do Livro disponha.

Tenho um ramo em S. Vicente de Tavora: Pedro Barbosa Amorim filho legitimo de Silvestre Barbosa e de Anna Barbosa neto paterno de Baltazar Barbosa e Catarina Rodrigues e neto materno de Fernando Barbosa e de Inês Calheiros de S.lourenço
casou a 13/2/1746 com Antonia Maria de Araújo nascida a 25.02.1713 filha legitima de Manoel Cazado de Araújo e de Helena Josefa da Rocha de S. Salvador de Padreiro -arcos de Valdevez
Se porventura tiver mais informações desde já agradeço
Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#213223 | Luis K. W. | 14 nov 2008 00:19 | Em resposta a: #213220

Cara Alexandra,

Nunca vi o "Livro das Casas Armoniadas dos Arcos de valdevez".
Como deve calcular, estou em pulgas por deitar a mão a um exemplar. Quanto mais não seja para vasculhar o tópico sobre os "Melo e Lima".

Se não conseguir encontrar um, voltarei aqui à carga.

Cumprimentos,
Luís K. W.

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#213291 | alexandrabacelar | 15 nov 2008 00:12 | Em resposta a: #213223

Caro Luís K W

Os Livros das Casas Armoniadas dos Arcos de Valdevez são quatro (com muita informação ) e encontram-se à venda na Livraria do Guarda-mor aqui no genea

1º Volume - Freguesia de S. Salvador ( Quinta de S. Bento , Casa dos Azevedos e Melos , casa da Valeta) freguesia de S. Paio ( Casa do Terreiro)
2º Volume - Casa da ponte e Casa da Andorinha
3º Volume - Casa das Vessadas ou dos Queirozes
4º Volume Casa de Valverde

Do terceiro volume consta “ ………..Pedro de Melo e Lima, Gonçalo de Melo e António de Melo e Lima, «assistentes no lugar dalém da ponte, freg.a de S. Paio», filhos de Gonçalo de Melo e Lima e de sua mulher Isabel Salgado, moradores na sua Quinta de Vila Franca, termo de Barcelos “
e em nota de rodapé
“ Estes Melo e Lima estão referenciados em Machado, José de Sousa- Brasões inéditos. Braga “ A folha do Minho “ 1906 p.15 3º fls 507 porque um deles requereu Carta de Brasão de Armas: «António de Mello e Lima, estudante da faculdade de Leis; filho de Gonçalo de Mello e Lima e de sua mulher Isabel Salgado, moradores na sua quinta de Villa Franca, termo de Barcellos; neto de Braz de Araújo Maciel e de sua mulher Maria de Mello e Lima, moradores na villa dos Arcos-de-Vez; bisneto de Gonçalo Affonso da Guerra e de sua mulher Maria de Araújo Barbosa. Sua avó, Maria de Mello e Lima, era filha de Pedro Simões Aranha, e de sua mulher Guiomar de Mello e Lima, moradores na villa dos Arcos de Val-de-Vez, sendo esta filha de Antónia de Mello e neta de D. Fran¬cisco de Mello, fidalgo da casa de Sua Majestade. Sua mãe, Isabel Salgado, era filha de Antónia Vasques e de Margarida Esteves Salgado, que do reino da Galliza passaram a Portugal, onde viveram na província de Entre Douro e Minho; neta de António Vasques (o Velho) e de sua mulher Cecília Alvares; e bisneta de Pedro Vasques e de sua mulher Maria Alvares. Mellos, Limas, Araujos e Salgados. D. meia brica azul com a lettra F. B. p. 8 de julho de 1687. “

Não sei se nos restantes consta algo mais.
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#213292 | alexandrabacelar | 15 nov 2008 00:19 | Em resposta a: #213223

Caro Luis

Consta ainda em rodapé " Por informação colhida em MOREIRA, Manuel António Fernandes — Os Mercadores de Viana e o Comércio do Açúcar Brasileiro no século XVII. Viana do Castelo, Câmara Municipal, 1990, p. 39, ficamos a saber que Gonçalo de Melo e Lima foi mercador em Viana com frota própria no comércio do açúcar brasileiro -

Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

Melo e Lima, de Viana

#213325 | Luis K. W. | 15 nov 2008 21:47 | Em resposta a: #213292

Cara Alexandra.

Essa nota de rodapé é importantissima para mim!!

Agora compreendo de onde vinham os recursos para os filhos do Gonçalo de Melo e Lima andarem na Universidade em Coimbra, se candidatarem a Familiares do Santo Oficio, serem Administradores de Capela, etc.!

Muitissimo obrigado.
Luis K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Melo e Lima

#213326 | Luis K. W. | 15 nov 2008 21:55 | Em resposta a: #213291

Alexandra,

Muito obrigado pelo seu trabalho a transcrever o texto.

Esse António de Melo e Lima é meu 8.º-avô, e essa carta de Brazão de Armas de 9/Julho/1687, está aqui mesmo ao meu lado.

Luis K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223090 | amoura | 07 mar 2009 19:51 | Em resposta a: #212765

Caro Pedro Morais Coimbra,


Será Manuel de Melo Lima Marinho, filho de Manuel António de Melo e Lima, neto de francisco António de Melo e Lima que procura? Era morador na Casa da Quinta (não sei o lugar).



Cumprimenta,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223221 | pmcoimbra | 09 mar 2009 10:33 | Em resposta a: #223090

Cara Alexandra MMS,

Antes de mais, agradeço a sua ajuda. Não sei dizer se será o mesmo que eu procuro... acho que será melhor eu resumir o que sei acerca dele:

Manuel de Melo e Lima, é referido como "da Quinta do Paço" ou "da Casa do Paço", em São Vicente de Távora, em Arcos de Valdevez, casado com Maria de Barbosa Lobo, natural de Santa Maria de Távora, também em Arcos de Valdevez. Nas últimas pesquisas que fiz sobre estes, ficou-me na ideia que a tal Casa ou Quinta talvez fosse da esposa, ou da família dela, uns Barbosa Lobo. Até agora, eles apareceram apenas em dois documentos, um relativo à filha, Mariana de São Francisco de Melo, também natural de Arcos de Valdevez, e outro, uma certidão de Inquirição de Génere de um seu neto, Francisco Ribeiro Pinto de Melo, datada de cerca de 1750. O neto já era natural de Ponte de Lima.

Por acaso não sabe o nome da esposa do seu Manuel de Melo Lima Marinho? Tendo em conta os poucos dados que eu tenho, só assim poderei confirmar.
Mais uma vez, muito obrigado.

Com os meus cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223274 | amoura | 09 mar 2009 19:19 | Em resposta a: #223221

Caro Pedro M Coimbra,

Eu descendo de Mariana Rosa de Melo Lima Marinho casada com Manuel de Moraes Sarmento de Araújo Azevedo e Gama. Ela filha (entre outros) da relação de Manuel de Melo Lima Marinho e Ana Maria Barbosa Maciel, não eram casados e não sei o nome da mulher. Mas na certidão de casamento da filha, diz que são moradores na Casa da Quinta.


Espero que sejam os mesmo e que possamos trocar informações.

Ao dispôr.

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223300 | João Mamed | 09 mar 2009 22:27 | Em resposta a: #223274

Olá Alexandra:

Manuel Pires Casado, filho de Baltazar Pires e de Maria Casada cosou em Viana, Santa Maria Maior aos 18/4/1666, com Barbara da Silva e Araujo filha de Francisco de Araujo, carpinteiro e de sua mulher Francisca Fernandes.

Bjo

joão

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223306 | amoura | 09 mar 2009 22:58 | Em resposta a: #223300

Olá João,


obrigada pela informação e pela ida ao ADVC.


bjs,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Arcos de Valdevez

#223912 | pmcoimbra | 16 mar 2009 00:09 | Em resposta a: #223274

Cara Alexandra MMS,

Infelizmente, não seria o mesmo Manuel de Melo e Lima, depois de rever as minhas anotações, verifiquei que, afinal, eu tenho o nome do pai do Manuel e não coincide com o nome do pai do seu. O meu Manuel de Melo e Lima era filho de Bartolomeu Velho.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

Arcos de Valdevez

#356983 | CELEGHINI | 24 abr 2015 00:50 | Em resposta a: #213220

Alexandra, fiquei curiosa em saber mais deste seu ramos em S. Vicente de Távora pois tenho Francisco D'Amorim casado com Maria Barbosa com grandes chances de ser irmã de Silvestre Barbosa.
Tens mais alguma informação?
Aguardo noticias e
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen