Barão de Jaguarari

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Brasil

Barão de Jaguarari

#11473 | PMEQAAT | 19 out 2001 20:05

Exmos.Senhores
Exmo.Senhor Cau Barata

Gostaria de saber informações biográficas e genealógico-familiares sobre o Tenente-Coronel Ambrósio Henriques da Silva Pombo,Barão de Jaguarari,título nobiliárquico brasileiro concedido pelo Imperador D.Pedro I a 31 de Julho de 1830.Morreu a 16 de Setembro de 1837.Era filho do Dr.Joaquim Clemente da Silva Pombo,fidalgo de cota d'armas(armas plenas de Silva com diferença) e cavaleiro professo da O.M de Cristo(em Portugal),ouvidor do Pará,desembargador do Tribunal da Relação da Baía,meu tio-6ºavô,e de sua mulher,D.Maria José do Carmo Henriques.

Sei que existe uma biografia(à qual nunca tive acesso) deste meu parente brasileiro,de Adolfo Pereira Domado,publicada na Revista Genealógica Brasileira,nº11,pag.15.

Tenho particular interesse em saber mais promenores sobre a sua biografia,eventual descendência,irmãos e ascendência.

Obrigado
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Jaguarari - Pará/BRASIL

#11484 | Cau Barata | 19 out 2001 22:26 | Em resposta a: #11473

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 19.10.2001 - 18:20

Exmo.Senhor Pedro Ahrens Teixeira

Sobre as famílias Pombo, Henriques Pombo e Silva Pombo, publique suas raízes genealógicas, nos três verbetes daqueles sobrenomes (apelidos), no DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, que lançei, junto com o Deputado Cunha Bueno, em dezembro de 1999, com direito a um segundo lançamento, em maio de 2000, em Lisboa, na Embaixada do Brasil.

Esta obra andou em algumas livrarias de Lisboa. Eu mesmo, perto do Alfama, vi os dois volumes em uma montra.

No Brasil, estes dois primeiros volumes estão esgotados, em não fizemos nova edição dos mesmos, para não atropelar o lançamento dos novos dois volumes, que intitulamos de Tomo II, com novos 17.500 verbetes, que não foram tratados naqueles dois.

Segue o que foi dito nos referidos verbetes, aos quais, faço alguns acréscimos, que não seria possível ser feito NO dicionário, para que pudessemos trabalhar com um bom número de famílias. Por exemplo, para a família Cavalcanti, dedicamos 22 páginas. Em meu acervo, vinha fazendo um levantamento sobre esta família, há quase 10 anos, que somam um pouco mais de 1.000 páginas.

As famílias estabelecidas no Estado do Pará, como estes Silva Pombo, tirei de um trabalho maior que vinha elaborando desde 1980, sobre as famílias daquele estado, que somam cerca de 10 volumes, dos quais não aproveitei 1/10 para o Dicionário.

Este meu interesse maior pelo Estado do Pará, deu-se pelo fato de meu antepassado Barata, o Coronel Francisco José Rodrigues Barata Freire, casado na Casa de Lamozo, de Braga, ter para lá migrado, por volta de 1780.

A família Nabuco, onde há pouco mais de 5 páginas, não estão a altura das quase 100 paginas que escrevi sobre esta família, por volta de 1983.

Não foi possível, também, aproveitar as 20 famílias que estudei, dos Presidentes do Senado, no Império, e que cheguei a publicar, em 1987, com 780 páginas, Nunca fiz lançamento da mesma obra – o que me torna um louco – e quase toda a edição está em meu escritório. Foi um trabalho que me dediquei quase 5 anos, para um concurso, que acabei desistindo. Faço uma análise do Brasil Imperial, do Senado, das relações de parentescos entre os Senadores, que chegaram à Presidencia, para, em seguida, na terceira parte, traçar a descendência dos mesmos.

Vamos em frente, já me demorei demais com propagandas pessoais:

POMBO - Sobrenome de uma importante família do Pará, procedente do desemb. Joaquim Clemente da Silva Pombo, nascido em Portugal. Ouvidor da Comarca de Belém (1770). Ouvidor do Pará (1803). Proprietário da Fazenda Caripi. Teve mercê de carta de brasão.
Filho de Gregório da Silva Pombo
Neto de João da Silva Pombo.

Deixou geração do seu cas., em 1801, no Pará, com Maria José do Carmo d'Oliveira da Silva Henriques, 2.ª proprietária da Capela dos Passos.

Foram avós de Ambrózio Henriques da Silva Pombo [1844, Belém, PA - 1893, Paris], que também recebeu Brasão de Armas (CB - Famílias do Pará, III, 41v; XI, 273).

Heráldica (Joaquim Clemente da Silva Pombo - 27.08.1807). (Ambrózio Henriques da Silva Pombo - 30.04.1882): um escudo com as armas dos Silvas.

Nota: Que pobreza de informações diante do que eu tinha no arquivo !!!!!!!


SILVA POMBO - Importante família de abastados proprietários de terras estabelecida no Pará, que teve princípio em Gregório da Silva Pombo, filho de João da Silva Pombo e de Josefa Maria.
Deixou geração do seu cas. com Maria Joaquina de Almeida, filha de José Luiz de Almeida e de Joana Eufrásia.
Foram pais de:

I - desembargador Joaquim Clemente da Silva Pombo, que passou ao Brasil, onde serviu o cargo de Ouvidor da Cidade de Belém, PA. Teve mercê da CARTA DE BRASÃO DE ARMAS- detalhes adiante.

Deixou numerosa e importante descendência, do seu casamento com Maria José do Carmo de Oliveira e Silva [Henriques], afilhada de batismo do Governador do Pará José de Nápoles Tello de Menezes. 2.ª Senhora da Capela dos Passos, que, por seu casamento, tornou-se a matriarca da família Silva Pombo.

Era filha de D. Ambrózio Henriques, patriarca desta família Henriques, do Pará. Entre suas propriedades, destaca-se a Fazenda Jaguarari, que adquiriu em 1780.

Entre os descendentes daquela matriarca, Maria José do Carmo registram-se:

I-1. - o filho, Ambrózio Henriques da Silva Pombo [1803 - 16.09.1837], que foi agraciado a 31.07.1830, com o título de barão de Jaguarari - nome da propriedade da família;

I-2. - a filha, Joaquina de Paula Henriques da Silva Pombo [- 27.10.1875], que tornou-se a BARONESA DE JAGUARI, por seu cas. na importante família Brício, do Maranhão, ramificada no Pará;

I-3. a filha, Mariana Leocádia Henriques da Silva Pombo, matriarca da família Campbell, do Pará.

2.- a neta, Maria Pombo Brício [- 1867], falecida antes da concessão do título de barão de Marajó, ao seu marido, da família Gama e Abreu, do Pará.

Brasil Heráldico: Joaquim Clemente da Silva Pombo, patriarca desta família, citado acima. Brasão de Armas, datado de 27.08.1807. Registrado no Cartório da Nobreza, Livro VII, fl. 201: um escudo com as armas da família Silva (v.s.) (Sanches de Baena, Archivo Heráldico, I, 333).


ACRÉSCIMOS AO DICIONÁRIO:

1. O desemb. Joaquim Clemente da Silva Pombo, nascido em Portugal. Passou ao Pará, onde serviu o cargo de Ouvidor da Comarca de Belém (1770). Nomeado Juz de Fora do Pará, por Decreto de 24.02.1797. Nomeado Ouvidor do Pará, por Decreto de 25.04.1803. Foi aposentado na Casa da Suplicação. Comendador da Ordem de Cristo [15.11.1820]. Juiz com honras de desembargador no Para. Proprietário da Fazenda Caripi. Herdou de seu sogro a Ilha Mexiana. Teve mercê de carta de brasão, passada a 27.08.1807, registrada no Cartório da Nobreza, Livro VII, fls. 201 – que vai citada por Sanches de baena, em seu Archivo Heráldico. .

2. Sua esposa, Maria José do Carmo de Oliveira e Silva [Henriques], com quem se casou em 28.10.1801, na Capela de São João Batista (freguesia de Sant’Aana, Belém), foi nascida a 27.11.1781, e foi batizada a 02.02.1782, na freguesia de Sant’Ana da Campinas, Belém. Era:

Filha de D. Ambrózio Henriques, natural da freguesia de Santa Maria do Couto, bispado de Ourense, Reino da Galiza, onde nasceu em 1750. Veio menino para o Estado do Pará, por influência de seus tios D. João e D. Rozendo – que apresentavam este Dom (?), na frente de seus nomes.
Foi um dos mais ricos proprietários de engenhos no Estado do Pará. Em 1780, adquiriu a Fzenda Jaguarari, aos herdeiros do Mestre de Campo Hilário de Moraes Bittencoirt, proprietário desta desde 1773. Desta fazenda vem o nome do título nobiliarquico de seu descendente.
Foi proprietário de sesmarias, de ilhas, teve mercê de Carta de Brazão de Armas [30.03.1789 – ver Archivo Heraldico, de Sanches de Baena], teve o hábito da Ordem de Cristo, com 12$000 de tença efetiva [21.08.1810], com dispensa de provanças e documentos para receber o referido hábito [02.05.1811]. Reformado no posto de brigadeiro, e falecido em 1820 – entre outras informações.
Casado com Antonia Joaquina de Oliveira e Silva.

Neta de D. Bento de Lorem, natural da Galiza, e de D. Paula Henriques.
Bisneto, por Paula, deD. Amrbózio Henriques e de Angela Gordoa.
Terceira neta de D. João Henriques e de Maria Cabreira
Quarta neta de D. Miguel Henriques, e de Filipa de Peres Feyo.


3. Maria José do Carmo de Oliveira e Silva [Henriques], teve um irmão, também com mercê de CARTA DE BRASÃO DE ARMAS[15.09.1807], que foi João Florencio Henriques – ver Archivo Heráldico, Sanches de baena.


4. Alem dos filhos citados no DICIONÁRIO, para Maria José do Carmo de Oliveira e Silva [Henriques], e o Desembargador Silva Pombo, acrescenta-se:

I-4. João Florencio Henriques da Silva Pombo, falecido em 1865, 4.º Proprietário da Capela dos Passos, e que deixou, pelo menos, 4 filhos, entre eles, Ambrózio Henriques da Silva Pombo [1844-1893], que também teve mercê da CARTA DE BRASÃO DE ARMAS[30.04.1882] – ver Archivo Heráldico.

I-5. Maria do carmo Henriques da Silva Pombo, que deixou importante descendência do seu cas. o comendador Jayme David Brício. Uma de suas filhas foi casada com o barão de Marajó.

1-6. Ana Sntonia Henriques da Silva Pombo.

I-7. Gregória Henriques da Silva Pombo


5. o Barão de Jaguarari, ítem I-1, acima - Ambrózio Henriques da Silva Pombo [1803 - 16.09.1837], nasceu em Belém, capital do estado do Pará, e foi batizado a 29.05.1803 (santana, liv. 10, fs. 394). Foi o 3.º Prorietário da Capela dos Passos, e foi o primeiro a receber um título nobiliárquico no Estado do Pará, conferido por D. Pedro II. Foi Comandante do Regimento de Cavalaria Imperial.


6. Joaquina de Paula Henriques da Silva Pombo – ítem I-2 – acima, faleceu a 27.10.1875, em Belém, sendo sepultada no Cemitério de Nossa Senhora da Soledade], que tornou-se a BARONESA DE JAGUARI, por seu cas. na importante família Brício, do Maranhão, ramificada no Pará.

Etc., etc.,etc. etc.

Com meus cumprimentos,

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Jaguarari - Pará/BRASIL

#11489 | PMEQAAT | 20 out 2001 00:13 | Em resposta a: #11484

ExmºSenhor Carlos Eduardo de Almeida Barata

Palavras para quê?O Senhor já sabe tudo.Sabe tudo e é inexcedível na ajuda que dá aos outros.Por isso e pelo previlégio de partilhar esse conhecimento consigo,muito obrigado.
Conheço perfeitamente a sua obra (e do deputado Cunha Bueno)"Diccionário das Famílias Brasileiras"e já a consultei.No entanto,ainda não a comprei mas vou fazê-lo.
Já vi que vim bater à porta certa.A propósito da família Silva Pombo,ela é mais uma das muitas(daqui a pouco vou aborrecê-lo também com a família Campos de Andrada/Andrada Pinto)que se consubstancia na máxima "um tronco,dois ramos:o português e o brasileiro".

Aqui lhe deixo a minha ligação aos Silva Pombo:

10.João da Silva Pombo.

9.Gregório da Silva Pombo.
Cav.O.M de Cristo;sacador da Alfândega de Lisboa;feitor do consulado da Alfândega.(pai do Dr.Joaquim Clemente da Silva Pombo).

8.João da Silva Pombo.
Sacador da Alfândega de Lisboa.

7.Francisco de Assis de Groot da Silva Pombo.
Cav.e comendador da O.M.de Cristo.Contador fiscal interino da Tesouraria Geral das Tropas.Oficial maior da Contadoria Fiscal do Exécito Português com a patente de Tenente-Coronel.

6.José de Groot Pombo.
Vareador da Camâra Municipal de Setúbal.

5.Dona Maria da Natividade O´Neill de Groot Pombo.

4.Dona Maria Inocência O´Neill de Groot Pombo Ahrens.

3.Henrique Ahrens Teixeira.

2.João José Torres Ahrens Teixeira

1.Pedro Maria d'Eça Queiroz de Andrada Ahrens Teixeira.


Com os melhores cumprimentos,

PAT

Resposta

Link directo:

Barão de Jaguarari

#383839 | carlosmurtapombo | 22 ago 2017 00:36 | Em resposta a: #11473

Prezado Sr. Pedro Ahrens Teixeira,

Estava digitalizando alguns documentos antigos que herdei de eu avô, José Ambrósio de Miranda Pombo, e resolvi consultar na internet os dados do 1o Barão de Jaguarari e encontrei esse fórum. Pena que com 16 anos de atraso...

Tenho em meu poder os seguintes documentos originais relacionados ao Barão de Jaguarari:

18/03/1824 Nomeação para Tenente da 1a Cia do 2o Regimento,
12/10/1826 Nomeação para Comendador da Ordem de Cristo,
22/06/1830 Hábito da Ordem de Cristo,
16/09/1830 Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Tenho também documentos do pai dele, Joaquim Clemente da Silva Pombo, de seu avô, Ambrósio Henriques e de seu sobrinho de mesmo nome, que conseguiu o Brazão de Armas da família Silva Pombo. Eu tenho o livro original do Brazão de Armas também.

Enfim, estou escrevendo essa mensagem na esperança que alguém responda de que forma eu posso registrar as digitalizações desses documentos para consulta pública, já que ficando guardados comigo ficam, de certa forma, inúteis.

Com meus cumprimentos,

Carlos Felipe Murta de Miranda Pombo

Resposta

Link directo:

Barão de Jaguarari

#409663 | glendaconsuelo | 14 nov 2018 19:03 | Em resposta a: #383839

Olá Carlos tudo bem?
Meu nome é Gelnda Consuelo, sou arqueóloga e estou fazendo uma pesquisa de doutorado na UFPA (em Belém-PA) sobre a Capela Pombo que fica aqui em Belém na travessa Campos Sales e também consequentemente sobre a família Pombo.
Gostaria de saber se vc pode compartilhar comigo esses arquivos e documentos para ajudar na minha pesquisa. Seria de grande ajuda! Pode me chamar no email: profhistoria23@yahoo.com.br
Grata pela atenção!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 03:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen