Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (Pai)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões

Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (Pai)

#114809 | MCNN | 23 mar 2006 14:24

De acordo com a obra de Carlos de Brito Navarro, "Navarro e Sottomaior", os pais do meu trisavô Francisco de Almeida Navarro (Pai) seriam João de Campos Navarro e D. Josefa de Almeida, sendo essa a informação que consta na base de dados do Genea. Desse casamento existia um filho identificado, de nome Francisco de Almeida Navarro.

Acontece porém que penso que essa informação sobre a sua ascendência não está correcta, pois cheguei à conclusão de que os seus pais foram, isso sim, José de Almeida de Campos e D. Maria Joaquina Pereira.

Passo a expôr os factos que me levaram a tal conclusão.

Assim, Francisco de Almeida Navarro (pai) faleceu em Lisboa em 29 de Outubro de 1857, vítima da epidemia de febre amarela que então grassava na cidade de Lisboa, tendo deixado testamento.

No referido testamento, Francisco de Almeida Navarro (Pai) afirmou ser casado com D. Ana Joaquina Lopes de Almeida, com a qual teve quatro filhos, de nomes Daniel, Joaquim, Francisco (o único referido em "Navarro e Sottomaior" e único constante no Genea) e José Caetano.

Mas afirmou ainda no seu testamento ser filho de José de Almeida de Campos e de D. Maria Joaquina Pereira (e não de João de Campos Navarro e de D. Josefa de Almeida).

Esse facto levou-me, de imediato, a suspeitar que a informação sobre a sua ascendência na obra de Carlos de Brito Navarro poderia não ser a correcta, mas a certeza definitiva só a tive após consultar os registos de baptismo de dois dos seus filhos na Câmara Eclesiástica de Lamego.

Assim, no Livro de Baptismos de Vila Nova de Foz Côa respeitante ao período entre 1803 e 1815, encontrei:

No ano de 1811, o registo de Baptismo de Joaquim António (nascido em 25/09/1811)

No ano de 1815 (registo nº 36), o Registo de Baptismo de Francisco António (nascido em 02/04/1815).

Em ambos os registos, constam como pais das crianças baptizadas os nomes de Francisco de Almeida Navarro e de D. Ana Joaquina, e os netos paternos indicados são José de Almeida e D. Maria Joaquina.

E é essa indicação dos netos paternos destes dois filhos de Francisco de Almeida Navarro (pai), associada à referência que consta no testamento do próprio Francisco de Almeida Navarro (pai) que me convenceram em definitivo sobre a incorrecção da ascendência do mesmo que é referida por Carlos de Brito Navarro.

Gostaria, no entanto, de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Obrigado


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

D. Ana Joaquina Lopes

#114862 | tfp | 23 mar 2006 23:13 | Em resposta a: #114809

Caro Mario César Navarro,

Poderia referir a filiação da D. Ana Joaquina Lopes ?

Agradeço antecipadamente

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Navarro & Sottomayor

#114866 | tfp | 23 mar 2006 23:42 | Em resposta a: #114809

Caro Mario,

Interessa-me particularmente a descendência do Francisco de Almeida Navarro (pai), não só por terem vivido no Porto, mas por se terem ligado a umas familias que me interessam, os Castro Pereira (de Bragança) e os Sousa Basto [Trindade].

Quanto aos dois volumes Navarro & Sottomayor, sem tirar o mérito ao autor, dou mais crédito ao artigo que lhe enviei do Dr. Eugénio da Cunha e Freitas, ou ao da Revista de Guimarães sobre Navarros de Andrade.

Mas as melhores fontes continuam a ser as primárias, os assentos. O que noto é haver alguma discrepância entre as genealogias de diversos ramos desta familia (Navarro de Andrade), o que é no mínimo estranho.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: D. Ana Joaquina Lopes

#114891 | MCNN | 24 mar 2006 11:26 | Em resposta a: #114862

Caro Tiago

Em ambos os registos de Baptismo tive alguma dificuldade na leitura dos apelidos dos avós maternos, mas de qualquer forma aqui deixo aquilo que julguei perceber.

Assim, e segundo os referidos assentos de Baptismo, D. Ana Joaquina Lopes seria filha de José Dovim/Davim(?) e de Violante Canelas(?).


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: D. Ana Joaquina Lopes

#114996 | tfp | 24 mar 2006 22:25 | Em resposta a: #114891

Caro Mário,

Agradeço essa informação.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Navarro & Sottomayor

#115026 | MCNN | 25 mar 2006 01:21 | Em resposta a: #114866

Caro Tiago

No seu testamento, Francisco de Almeida Navarro(pai) refere-se a estes quatro filhos como "filhos vivos", o que poderá indiciar que pode ter tido mais filhos com D. Ana Joaquina Lopes de Almeida mas que entretanto, à data do testamento, haviam já falecido.

Posso ainda adiantar-lhe que um dos seus filhos aqui mencionados, mais precisamente Joaquim de Almeida Navarro, faleceu em 23 de Março de 1859 na cidade do Porto (Santo Ildefonso), ao que parece viúvo e sem deixar descendência.

Mas, como sabe, Francisco de Almeida Navarro(pai) teve mais descendência, embora fora do casamento com D. Ana Joaquina Lopes de Almeida.

Assim, teve em Lisboa um filho de nome António Maria de Almeida Navarro.

E é exactamente após a morte da mãe do seu filho António que Francisco de Almeida Navarro(pai) faz o seu testamento, deixando a sua terça parte a António , embora em parte alguma do testamento mencione que o António é seu filho.

À data da elaboração do seu testamento ignoro o que a lei dizia sobre sucessões em caso de filhos ilegítimos. Creio que na altura esta matéria deveria ser ainda regulada pelas ordenações filipinas (com alguma legislação extravagante à mistura), um vez que o Código de Seabra é bem posterior. Eventualmente Francisco de Almeida Navarro(pai) não terá mencionado que António era seu filho precisamente para proteger os direitos de António.

Ignoro, por enquanto, se António Maria de Almeida Navarro deixou descendência.

Posteriormente, pouco anos antes de falecer, Francisco de Almeida Navarro(pai) teve mais um filho, também em Lisboa, de nome Júlio César de Almeida Navarro (meu bisavô).

Júlio César de Almeida Navarro veio a casar com D. Sara Augusta Pimentel Maldonado de Carvalho e, tanto quanto julgo saber, desse casamento houve apenas um filho, o meu avô Mário César de Almeida Navarro.

E pronto, aqui lhe deixo tudo o que neste momento sei sobre a descendência directa e imediata de Francisco de Almeida Navarro(pai).



Um abraço do

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Navarro & Sottomayor

#115114 | tfp | 26 mar 2006 12:17 | Em resposta a: #115026

Caro Mário,

Agradeço estes dados, quando voltar ao ADP vou averiguar a descendência destes Almeida Navarro no Porto, particularmente dos irmãos Daniel e Francisco que me interessam bastante.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (Pai)

#115602 | PinheirodeCampos | 01 abr 2006 14:44 | Em resposta a: #114809

Caro Mário

Possivelmente terei algumas informações adicionais

Caso me possa contacatar agradeço

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (Pai)

#225467 | MCNN | 03 abr 2009 19:41 | Em resposta a: #114809

Boa tarde

Uma vez que fui eu que abri este tópico, cumpre-me informar que finalmente descobri o assento de nascimento de Francisco de Almeida Navarro, e que se confirma que a sua ascendência, tal como é referida na obra "Navarro e Sottomaior" e reproduzida na Base de Dados do Genea, não é a correcta.

A sua ascendência é, como seria de esperar, a que consta quer no seu testamento quer nos assentos de baptismo dos seus filhos.

Francisco de Almeida Navarro nasceu em 02/09/1788 em Celorico da Beira e era filho de José de Almeida e de Maria Joaquina Pereira.

Os seus avós paternos eram António de Almeida e Guiomar Luisa Navarro de Andrade.

Os seus avós maternos eram o Doutor Francisco José Pereira e Antónia Caetana de Paiva.

O seu avô materno foi médico da Côrte, e um dos seus netos, Francisco José de Paiva Pereira, veio a ser o primeiro Visconde de Paiva.



Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225469 | tfp | 03 abr 2009 20:33 | Em resposta a: #225467

Caro Mário,

O José de Almeida e o pai não seriam Almeida Campos ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225471 | tfp | 03 abr 2009 20:43 | Em resposta a: #225469

Serão os mesmos ?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211840

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225472 | MCNN | 03 abr 2009 20:51 | Em resposta a: #225469

Tiago

Em primeiro lugar queria dizer-te que hoje já te tinha enviado um mail sobre este tema.

No seu testamento, Francisco de Almeida Navarro diz que o seu pai se chamava José de Almeida Campos.

Porém, quer no assento de baptismo de Francisco de Almeida Navarro quer no assento de baptismo dos seus filhos, o nome do seu pai vem apenas como José de Almeida.

Mas o seu pai, a confirmar-se o que consta no Genea no que diz respeito a Guiomar Luisa de Andrade, era também Campos por parte da sua mãe.

O nome do avô vem apenas como António de Almeida e, caso se confirme igualmente o que consta no Genea sobre ele, não devia ser Campos.

Estou, como é óbvio, a presumir que os avós paternos que são referidos no assento de baptismo (António de Almeida e Guiomar Luisa de Andrade) correspondem ao casal que consta no Genea como António de Almeida e Guiomar Luisa de Campos Navarro de Andrade.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225520 | JMSA | 04 abr 2009 13:43 | Em resposta a: #225472

Boa tarde,

Só agora reparei neste tópico e parece que somos ambos descendentes do casal António de Almeida e Guiomar Luísa de Campos Navarro de Andrade. Sou descendente do filho Francisco. Quando diz que parte do príncipio que o casal é o mesmo, não tenha dúvidas, é realmente o mesmo.
Grande parte da informação que está aqui no Genea fui eu que a introduzi e deparei-me com o mesmo problema: para a mesma pessoa existiam vários assentos com apelidos completamente diferentes. Optei por fazer a introdução com a forma mais composta que vi e é assim que está. O seu antepassado aparecer com o apelido Campos apenas em alguns assentos é absolutamente normal e arriscaria a dizer que haverá outros ainda que aparerá como Navarro de Andrade ou outro qualquer. Uma antepassada minha, neta do casal acima referido, numa habilitação para uma herança, quando se identifica, coloca o seu nome com uma quantidade enorme de apelidos para provar que descendia de todas essas pessoas e que para o caso até convinha porque era uma habilitação de um parente muito afastado.
Se não se importar gostaria que me indicasse a ascendêcia do seu bisavô até ao casal António e Guiomar, baseado nas suas pesquisas ( já tinha reparado, assim como o nosso amigo e Confrade, Tiago Faro Pedroso, que o livro "Navarro e Sottomayor" tinha vários erros)
Melhores cumprimentos
JMSA
(Embora aqui só utilize as minhas iniciais o Tiago F.P. sabe a minha identidade e tenho todo o gosto que lhe diga)

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225523 | MCNN | 04 abr 2009 14:52 | Em resposta a: #225520

Boa tarde

Para além da dificuldade que menciona devida ao facto de a utilização dos apelidos não ser uniforme, existe outra que não é menor, e que consiste no facto da naturalidade que é mencionada nos assentos muitas vezes não corresponder à verdadeira.

No caso de Francisco de Almeida Navarro isso é particularmente gritante, pois em todos os documentos que consultei (testamento, assentos de baptismo e casamento dos filhos) é indicado como sendo natural de Vila Nova de Foz Coa, e afinal era natural de Celorico da Beira.

E, aparentemente, não se tratou de um baptismo feito circusnstancialmente em Celorico da Beira, pois encontrei já o baptismo de dois irmãos dele, em data posterior, e igualmente em Celorico da Beira.

Só ao fim de duas deslocações que fiz à Camara Eclesiástica de Lamego, em que tentei em vão encontrar o seu assento de baptismo (ou o de algum irmão) é que concluí que ele não tinha sido baptizado em Vila Nova de Foz Coa, pelo que tinha de procurar o seu assento de baptismo nputro lado qualquer.

Por isso ponho sempre muitas reservas quando em algum assento aparece que alguém é "natural de ...", pois trata-se de uma informação que deverá ser sempre confirmada através de outras fontes, nomeadamente através do assento de baptismo da pessoa em questão.

Quanto à questão que me põe sobre o meu bisavô, a ascendência que eu posso confirmar, baseada nos assentos que consultei, é a seguinte:

1 - Júlio César de Almeida Navarro

2 - Francisco de Almeida Navarro
3 - Maria José de Sousa Lobato

4 - José de Almeida
5 - Maria Joaquina Pereira

8 - António de Almeida
9 - Guiomar Luisa de Andrade

Queria só finalizar dizendo-lhe que os padrinhos de baptismo de Francisco de Almeida Navarro foram "Francisco de Campos Navarro e sua mulher Ana Joaquina". Consultando o Genea não encontro este casal. Por acaso sabe se o Francisco de que descende era viúvo quando casou com Ana Maria Henriques ? Se era, pode muito bem ser ele a ser padrinho de baptismo do sobrinho.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225526 | JMSA | 04 abr 2009 15:19 | Em resposta a: #225523

Os Padrinhos do seu antepassado não serão o FRANCISCO de Almeida NAVARRO, filho de João Campos Navarro e de Josefa de Almeida, neto paterno de Francisco de Campos Navarro de Andrade e de Ana Maria Henriques, casado com ANA JOAQUINA Lopes de Almeida, que aqui estão no Genea?
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225528 | MCNN | 04 abr 2009 16:32 | Em resposta a: #225526

Vou tentar não ser muito confuso.

A hipótese que levanta pode ser verdadeira, mas nesse caso a ascendência desse casal que consta no Genea poderá até estar correcta, mas a sua descendência não.

Quando me deparei com o testamento do meu trisavô, levantou-se-me a dúvida se o Francisco de Almeida Navarro, cuja ascendência e descendência consta no Genea, seria de facto o meu trisavô, ou se se trataria de outra pessoa com exactamente o mesmo nome.

Aquilo que investiguei até agora faz-me concluir que a descendência descrita no Genea está correcta, mas a ascendência não.

E a ascendência de Ana Joaquina Lopes de Almeida também não coincide com a que consta no Genea, pois a Ana Joaquina que casou com o meu trisavô era filha de José Lopes Davim e de Violante Canelas.

O meu trisavô, Francisco de Almeida Navarro, é o pai, entre outros, do Francisco de Almeida Navarro(filho) que veio a casar com Ermelinda Amália de Castro Pereira, e que consta aqui no Genea.

Isso é comprovado quer no seu testamento quer no inventário orfanológico que se seguiu ao seu falecimento em Lisboa.

O meu trisavô teve também outro filho, de nome José Caetano de Almeida Navarro, em cujo assento de casamento em Lisboa diz ser filho de Francisco de Almeida Navarro e de Ana Joaquina Lopes DAVIM.

O que pode ter acontecido é terem existido na zona de Vila Nova de Foz Coa dois casais com o mesmo nome (Francisco de Almeida Navarro e Ana Joaquina Lopes) ou com nomes parecidos, pois já vimos que a utilização dos apelidos era muito aleatória.

E Carlos de Brito Navarro, nas suas investigações, pode muito bem ter-se confrontado com um casal de nome Francisco de Almeida Navarro e Ana Joaquina Lopes (aquele cuja ascendência consta aqui no Genea), e ter pensado que Francisco de Almeida Navarro(filho) descendia deste casal, o que não correspondia de facto à realidade.

Espero não ter sido demasiado confuso


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225598 | JMSA | 05 abr 2009 15:49 | Em resposta a: #225528

Compreendi perfeitamente a sua mensagem e está clarissíma. Grande parte da informação que está aqui no Genea foi retirada, como sabe, do livro de Carlos Brito Navarro. Ora bem, todos nós já fomos confrontados com erros nesse livro através das pesquisas dos nossos ramos. O que lhe proponho é emendar o que está errado indicando as fontes de pesquisa de modo a que esta grande família com as suas imensas teias familiares se torne neste espaço um local de pesquisa cada vez mais rigoroso, o que a todos nós interessa. Está de acordo?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225648 | MCNN | 05 abr 2009 23:59 | Em resposta a: #225598

Claro que estou de acordo.

Agradecia apenas que me elucidasse sobre a melhor forma de proceder a essa rectificação.

O Genea proporciona aos utilizadores um mecanismo de submeter algumas pequenas correcções e actualizações, o que penso não ser o caso.

De qualquer forma, se entender que o melhor será utilizar esta ferramenta, qual a melhor pessoa onde devo sugerir a alteração ?

- A partir de Francisco de Almeida Navarro (filho), sugerindo "novos" pais, e daí por diante ?

- A partir do casal António de Almeida - Guiomar Luisa de Andrade, sugerindo a criação de um novo filho (José de Almeida), e daí por diante ?

Se preferir, podemos discutir esta situação por mail.

Penso que tem acesso ao meu endereço de email, mas caso o não tenha, pode pedi-lo ao Tiago Faro Pedroso, que concerteza lho disponibilizará.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (P

#225710 | JMSA | 06 abr 2009 18:31 | Em resposta a: #225648

Acho que será mais fácil dar a entrada deste filho do casal António e Guiomar Luísa e apartir daí começar com a descendência dele.
O Tiago Faro Pedroso também tem o meu email que está à sua disposição.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Francisco de Almeida Navarro (Pai)

#265821 | Peña Rey | 25 nov 2010 08:38 | Em resposta a: #114809

Caro Mário César:

Fiquei interessado neste registro : "No ano de 1811, o registo de Baptismo de Joaquim António (nascido em 25/09/1811)"

Pergunto se tem conhecimento de alguma relação da família desta pessoa com os Almeida noradores em Antonina, Paraná, Brasil, a partir do ano de 1830. Informo que o nome do pai da minha bisavó era Joaquim António de Almeida e que nesta familia existem históricamente os nomes de Francisco de Almeida.

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br Curitiba, Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 04:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen