Ourives na cidade do Porto.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Ourives na cidade do Porto.

#115033 | R.Miguel Nunes | 25 mar 2006 03:15

Caros Confrades,

Algum dos confrades me poderá ajudar a traçar um caminho (ou vários) de busca por um ourives da cidade do Porto, de nome Felisberto Candido Malafaia, em actividade pelo menos entre 1918 e 1948, data do seu falecimento.
Agradeço desde já todas as achegas...

Atenciosamente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115034 | R.Miguel Nunes | 25 mar 2006 03:18 | Em resposta a: #115033

Só mais um pequeno esclarecimento adicional:

o que eu pretendo mesmo saber é se estaria registado como ourives, e onde..., e ainda onde terá trabalhado... em suma tudo o que se relaciona com a sua profissão...

Resposta

Link directo:

Porto

#115036 | Lourval | 25 mar 2006 04:11 | Em resposta a: #115034

Caro R.Miguel Nunes,
Descobri recentemente que meu trisavô Júlio Teixeira era filho de José Teixeira Osório. Sabia que era José Teixeira, o Osório é que me tomou de surpresa em um único assento de nascimento entre os 6 filhos dele. Uma nora de um dos filhos dele ainda viva (com mais de 80 anos) disse-me suspeitar que eles, os Teixeiras Osórios, eram do Porto pois uma filha do Júlio Teixeira vivia cantando músicas dos Porto. Eu sei que isto não é conclusivo e nada significa isoladamente porém, em uma pesquisa na PT Comunicações verifiquei que muitos Teixeiras Osórios vivem na região do Porto.
Eu lhe pergunto, e agradeço sua opinião caro R.Miguel Nunes: existe alguma possibilidade concreta dos Teixeiras Osórios serem do Porto?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Porto

#115056 | pgirao | 25 mar 2006 13:55 | Em resposta a: #115036

Caro Lourval,
O meu primeiro impulso foi escrever-lhe para lhe dizer que esses nomes são mais típicos da região do Douro, nomeadamente de Lamego. Também tenho perfeita consciência de que esta minha afirmação não vale grande coisa, sendo apenas o meu "palpite" acerca do assunto, baseado nas pesquisas genealógicas que tenho feito.
Entretanto fui confirmar ao site da PT e confirmei que com os apelidos Teixeira Osório há nas diversas regiões:
- Norte: 15
- Porto: 23
- Centro: 1
- Lisboa: 5
- Sul: 0
Faço-lhe ainda notar que , dos 15 Teixeira Osório que têm telefone fixo no Norte, 6 vivem no concelho de Lamego.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Porto

#115109 | Lourval | 26 mar 2006 05:11 | Em resposta a: #115056

Caro Pedro Girão,
Obrigado pelas suas observações e sugestões. Aproveito para lhe dizer que estou com os microfilmes do Aveloso, caso precise de algo desta freguesia, disponha.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115119 | camac41 | 26 mar 2006 13:25 | Em resposta a: #115033

Caro Confrade

No livro Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses (Edição da Imprensa Nacional - Casa da Moeda), Volume II a pág 188 consta o seguinte:

Nº 1809 - Marca do ourives do Porto Felisberto Cândido Malafaia, registada em 1919, transferida para Felisberto Cândido Malafaia, Sucessora, em 1949 e cancelada em 1957. (tem a imagem da marca)

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115121 | R.Miguel Nunes | 26 mar 2006 14:07 | Em resposta a: #115119

Caro Leal Machado,

Nem imagina o quão valiosa é essa informação para o proseguimento de uma investigação (de História da Familia) que já à algum tempo venho a desenvolver.
Por tal fico-lhe imensamente grato por tal preciosa achega, pois já me tinha falado nesse livro que indica mas nunca tive oportunidade de o consultar.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115123 | R.Miguel Nunes | 26 mar 2006 14:18 | Em resposta a: #115121

perdoe-me as gralhas mas estou com alguma pressa, pois vou de viagem por uns dias...
dqo digo pela segunda vez "tal", queria dizer "tão".
qdo digo "tinha", queria dizer "tinham-me".

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115129 | manelsp | 26 mar 2006 16:10 | Em resposta a: #115123

Caro R. Miguel Nunes

aqui lhe deixo um conselho que não sei se será útil, mas há alguém no Porto, com obras publicadas sobre joalharia, prataria e ourivesaria, que é professor na Universidade Católica do Porto e provavelmente já deve ter escrito algo sobre o seu ancestre: D. Gonçalo Vasconcelos e Sousa. Aconselho-o a fazer uma pequena busca bibliográfica neste autor.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115133 | R.Miguel Nunes | 26 mar 2006 17:28 | Em resposta a: #115129

Caro Manuel Sarmente Pizarro,

Muito Obrigado pela achega, curiosamente, ontem uma pessoa amiga, por acaso conhece-me muito bem o cavalheiro que V. Ex.ª citou, sugeriu-me a mesma pesquisa e se necessário uma conversa com o D. Gonçalo Vasconcelos e Sousa.
De qq forma estou-lhe muito grato pela achega.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115141 | vbriteiros | 26 mar 2006 20:42 | Em resposta a: #115133

Caro R. Miguel Nunes.
Como se trata de Ourives recente, a própria INCM - Contrastaria do Porto tem um registo completo.
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115147 | R.Miguel Nunes | 26 mar 2006 21:10 | Em resposta a: #115141

Caro Vasco Briteiros,

Muito agradecido pela achega.

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115153 | small | 26 mar 2006 21:38 | Em resposta a: #115147

Caro Miguel Nunes

Numa passagem por Agramonte chamou-me á atenção uma sepultura em nome de
Família João Seabra Malafaia Nunes nº 997, na 22ª secção. Não sei se Lhe poderá ser útil, aqui fica o meu contributo.

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ourives na cidade do Porto.

#115168 | R.Miguel Nunes | 26 mar 2006 23:41 | Em resposta a: #115153

Cara Stella Aleixo,

Muito agradecido pelo sua achega... Este Felisberto Malafaia encontra-se sepultado no "jazigo" de familia do cunhado, Simão Guimarães, precisamente no cemitério de Agramonte, desconheço onde estarão sepultados (se já falecidos) os seus filhos/as...

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen