família Cardoso do Amaral - procura-se

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família Cardoso do Amaral - procura-se

#115092 | cardosoamaral | 25 mar 2006 22:56

Caros Confrades
Tenho andado afastado por motivos profissinais e também de alguma falta de disponibilidade, no entanto, pretendo reatar a minha pesquisa que é básica sobre o apelido Cardoso do Amaral - zona de Viseu e arredores. Agradeço a colaboração prestada anteriormente por outro confrades. Já tenho algumas coisas registadas mas é pouco. Não dá se quer para fazer uma página com rigor científico e genealógico como é pretendio, mas todas as informações ou contactos são úteis.
Com os melhores cumprimentos, agradeço humildemente a atenção dispensada
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: família Cardoso do Amaral - procura-se

#115159 | Canavarro | 26 mar 2006 22:51 | Em resposta a: #115092

Caro Adelino
Sei que são meus primos e, felizmente, há descendentes vivos. Tente pesquisar na área geográfica de Matança, Fornos de Algodres, Mangualde.
Se nada conseguir, dar-lhe-ei o contacto com um descendente. O meu e-mail é canavarro arroba netcabo ponto pt.
Saudações amigas
Luis Canavarro

Resposta

Link directo:

RE: família Cardoso do Amaral - procura-se

#115174 | pgirao | 27 mar 2006 01:00 | Em resposta a: #115092

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

No seu livro "Ascendências Viseenses", Manuel de Soveral descreve pelo menos 2 famílias Cardoso do Amaral em Viseu:

1. No primeiro caso, com início em meados do séc. XVI, quando o Dr. Francisco Cardoso de Sequeira, vereador do Senado da Câmara pela Nobreza de Lisboa, desembargador da Relação do Porto e corregedor do crime de Lisboa, casou cerca de 1560 com D. Isabel Nunes de Castello-Branco, filha de Francisco Paes do Amaral e sua mulher Isabel Nunes da Costa. Um dos filhos desse casal usou os apelidos Cardoso do Amaral, com descendência conhecida.

2. No segundo caso, porque parte da descendência de Pedro Lopes de Rebello, cavaleiro fidalgo da Casa Real, nascido em Viseu cerca de 1590, e de sua 2ª mulher D. Isabel de Lima, usaram precisamente essa conjunção de apelidos. Foram nomeadamente pais de José Cardoso do Amaral, cavaleiro fidalgo da Casa Real, alferes de um terço da Cavalaria da Beira, capitão-mor de Viseu, vereador do Senado da Câmara pela Nobreza em 1677, juiz pela Ordenação e juiz dos órfãos, que foi baptizado a 23.1.1639. Dele há vasta descendência que também usou esses apelidos, sendo dele também descendente o autor do referido livro.

Com so melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: família Cardoso do Amaral - procura-se

#115332 | cardosoamaral | 29 mar 2006 09:33 | Em resposta a: #115159

Caro Luis
Antes de mais quero agradecer, pela atenção dispensada.
Vou seguir o seu conselho e se por um acaso não conseguir, entrarei em contacto consigo.
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: família Cardoso do Amaral - procura-se

#115335 | cardosoamaral | 29 mar 2006 09:43 | Em resposta a: #115174

Caro Pedro Girão
Antes de mais quero agradecer a preciosa ajuda que me deu. Sou leigo na matéria, logo e passo a expressão, tudo o que vier à rede é peixe.
Vou tentar consultar o livro citado. Não sei se existe no mercado, mas depois logo me darão essa informação.
Como curiosidade, tive um colega de carteira que veio de Angola e por sinal bastante educado e simpático, sendo o seu apelido Girão, não me recordando do nome próprio. Conheci também a sua irmã, simpática e muito bonita. Actualmente não sei nada deles. Isto passou em Vila Real e os seus ascendentes eram se não me falha a memória de Macedo de Cavaleiros (?).
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 19:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen