Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115387 | alexandrehmotabrasil | 29 mar 2006 21:32

Olá António, tudo bem?
Meu nome é Alexandre Mota, sou repórter da TV Record, no Brasil. Há quatro meses, pesquiso na Internet informações sobre meu avô paterno. Ele chamava-se Júlio Augusto Mota, nascido no dia 19 de novembro de 1889, na região de Trás-os-Montes. O meu bisavô era António Manoel Corrêa da Mota e minha bisavó, Bárbara Maria.
Meu pai conta que eles seriam de Braga. Por isso, apelo ao senhor que me ajude, se possível, a encontrar informações sobre minha origem. Tentei um contato por email com o Arquivo Distrital de Braga, mas não obtive sucesso.

Meu telefone no Brasil é 00 55 11 96157736.

Grato pela atenção.

Se outras pessoas puderem colaborar comigo, também agradeço.
Um abraço a todos de Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115392 | small | 29 mar 2006 21:58 | Em resposta a: #115387

Olá Alexandre
Desculpe a intromissão, talvez o possa ajudar em relação a Braga. No entanto estou um pouco confusa, porque menciona que seu avô nasceu na região de Trás-os-Montes, e seus bisavós é que eram de Braga? Penso que seu Pai ainda seja vivo na certidão de nascimento dele não vem mencionada a freguesia dos pais e dos avós? Só assim o posso ajudar, é fundamental saber a freguesia de origem do seu avô tanto mais que até sabe a data de nascimento exacta. Quando estiver na posse desses dados dê notícias e prometo que se for na minha zona de pesquisa o
ajudarei.
Disponha sempre
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115407 | alexandrehmotabrasil | 29 mar 2006 23:10 | Em resposta a: #115392

Olá Stella, tudo bem?
Os documentos do meu avô foram perdidos. O meu pai e meus tios dizem apenas que ele era de Trás-os-Montes. Na certidão de nascimento do meu pai, consta apenas que meu avô Júlio Augusto Mota nasceu em Portugal, não cita a freguesia nem o distrito exato. Os meus bisavós seriam de Celorico Basto, em Braga.
Stella, gostaria de saber se Braga fica na região de Trás-os-Montes?

Muito obrigado pela resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115471 | Antoniomota | 30 mar 2006 19:16 | Em resposta a: #115387

Prezado Alexandre:

A "chave" necessária para se conseguir qualquer informação positiva, depende de si, pois ao nome do seu avô, é necessario a localidade.
Quanto ao aspecto geográfico: O distrito de Braga e Viana do Castelo, formam a Província do Minho, o distrito de Vila Real e Bragança, a Província de Trás-os-Montes.

Pronto para lhe dar uma ajuda
Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115483 | small | 30 mar 2006 21:15 | Em resposta a: #115407

Caro Alexandre
Vejo que o António Mota já Lhe respondeu, como vê há dados que são fundamentais para o podermos ajudar. Diga-me por favor, seu Pai nasceu no Brasil ou em Portugal? Data de casamento de seus bisavós, seu Pai era o primeiro ou segundo filho, sabe? São dados que talvez ajudem mas mesmo assim ....não sei se teremos êxito. Dê noticias
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115488 | alexandrehmotabrasil | 30 mar 2006 22:03 | Em resposta a: #115483

Olá amigos Stella e António. Agradeço a atenção que estou recebendo de vocês.

Stella, meu pai chama-se José Carlos Mota, nasceu no Brasil em abril de 1939. Ele é o sétimo de oito filhos do meu avô, Júlio Augusto Mota, e da minha avó Dolores Fernandes Mota, que era brasileira de Minas Gerais.
Com relação ao casamento dos meus bisavós, acredito que eles tenham se casado entre 1875 e 1888. Não sei se tiveram mais filhos, além do meu avô, que nasceu em 1889. Gostaria, se possível, que vocês me ajudassem a encontrar alguém da família Corrêa da Mota em Portugal. Creio que meu bisavô António Manoel tinha irmãos. Por acaso, há algum Corrêa da Mota em Vila Real ou Bragança?

Mais uma vez, agradeço a atenção dispensada por vocês.
Alexandre H. Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115491 | alexandrehmotabrasil | 30 mar 2006 22:11 | Em resposta a: #115471

Olá António, obrigado pela atenção.

A minha maior dificuldade nesta pesquisa sobre a origem da minha família paterna é exatamente a localidade de nascimento do meu avô Júlio. Só tenho a data 19 de novembro de 1889 e a província que é Trás-os-Montes. Segundo minha pesquisa, meu avô chegou ao Brasil aos 23 anos. Ele teria desembarcado no Porto de Santos ou no Porto do Rio de Janeiro. Depois, teria ido para Minas Gerais, onde se casou com minha avó Dolores Fernandes, brasileira de nascimento. Os dois tiveram oito filhos. Meu pai José Carlos Mota é o sétimo.

Vou continuar pesquisando aqui no Brasil e conto com a sua ajuda.

Muito Obrigado.
Alexandre H. Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115493 | small | 30 mar 2006 22:19 | Em resposta a: #115488

Caro Alexandre
Sabe a data em que seu avô foi para o Brasil? Que idade tinha? Numa pesquisa no
Arquivo Distrital de Braga encontrei pela gentileza de uma pessoa de lá o passaporte de meu bisavô, e como viajou acompanhado da família trazia os assentos de batismo dos filhos e da minha bisavó. Era uma sorte não era? Se foi o seu bisavô que emigrou deve facultar-me essa data caso tenha conhecimento dela, pois o passaporte era sempre requerido pelo chefe de família, isto pelo que eu constatei no caso de meu familiar.
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115499 | alexandrehmotabrasil | 30 mar 2006 23:06 | Em resposta a: #115493

Stella, meu avô tinha 23 anos quando chegou ao Brasil. Acredito que a chegada dele ocorreu entre 1912 e 1913. Não sei se ele veio acompanhado de algum familiar.

Um abraço e grato pela colaboração.
Alexandre H. Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115502 | small | 30 mar 2006 23:28 | Em resposta a: #115499

Caro Alexandre
Já é uma pista, assim que possa vou tentar saber junto de uma amiga brasileira que está pesquisando Trás os Montes. Penso que será no Arquivo Distrital de Vila Real isto partindo do princípio que seu Avô era natural da Província de Trás os Montes. Uma curiosidade existem muitos Correia da Mota naquela região, isto por uma pesquisa feita no 118pontopt, zona norte. Creio que voçê pode pesquisar também não? Aguarde notícias, um abraço
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#115546 | alexandrehmotabrasil | 31 mar 2006 17:52 | Em resposta a: #115502

Olá Stella, espero que esteja bem.

Agradeço o seu empenho em me ajudar na pesquisa sobre a origem da minha família. Vou buscar informações no 118pontopt.

Um grande abraço.
Alexandre H. Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#143227 | motamiranda | 06 fev 2007 23:04 | Em resposta a: #115491

Caro senhor
Ao ler este forum e ou tentar dar uma ajuda às suas questões.
Em Celorico de Basto, que fica na provincia do Minho mesmo juntinho à provincia de Trás os Montes ( dista dela 5 km) nasceu um senhor de nome Bento de Moura e Silva casado com Ernestina de Sousa Teixeira da Mota. Estes tiveramvários filhos entre os quais minha avó de nome Maria Ermelinda de Sousa Teixeira da Mota e um tio avô de nome Júlio Augusto de Sousa Teixeira da Mota. A minha avó dizia que esse irmão tinha ido para o Brasil. Pelas datas de nascimento que indicou neste forum é bem possível que seja a mesma pessoa. de qualquer maneira aconselho-o a fazer uma busca neste site com o nome de Júlio Augusto de Sousa Teixeira da Mota e lá poderá analisar com mais pormenor estes dados. Qualquer outra ajuda que possa dar é só dizer até porque podemos ser primos. Um abraço. Fernando António Mota Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#322778 | R69Almeida | 10 fev 2013 02:50 | Em resposta a: #115387

tambem procuro por familia mota que no caso é Delgado MOtta, a maioria radicado em Minas Gerais

Resposta

Link directo:

RE: Família Mota pede ajuda a Antonio Mota

#340351 | rosa filipe | 03 jan 2014 17:02 | Em resposta a: #115407

Boa tarde Alexandre, eu também tenho a minha trisavó com o nome de Carlota Joaquina da Mota.
Por certo poderei saber alguma informação para lhe dar se quiser poderá me contactar para o email, skampy@live.com.pt.
como era mulher naquela altura de 1862 a rotina era dar o sobrenome da mãe ás filhas e dos pais aos meninos.
Tenho verificado muitos registos assim.



Muito obrigado pela informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen