Familia Preto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Familia Preto

#115652 | elisane | 02 abr 2006 12:56

procuro descendentes da familia preto em portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115666 | small | 02 abr 2006 16:58 | Em resposta a: #115652

Elisane
Existe em Ourém, próximo de Fátima para melhor se localizar, uma família Preto.
Justiniano da Luz Preto deu inclusivamente nome a uma rua. Não tem mais informações?
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115715 | Conde | 03 abr 2006 16:17 | Em resposta a: #115652

Existe em Sesimbra uma nobre família Preto da qual descende o Embaixador Jorge Raul da Silva Preto, Cavaleoiro da Ordem de Malta bem como o General Braz de Oliveira que ainda hoje lá vive. Na Beira Baixa existe a família Rolão Preto à qual pertenceu o Dr. Francisco Rolão Preto lider do Nacional-Sindicalismo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115724 | rafael | 03 abr 2006 17:16 | Em resposta a: #115715

Bem! não posso esquecer os Sequeira Preto ,de Albufeira.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115727 | Fmaia | 03 abr 2006 17:32 | Em resposta a: #115724

Caros confrades,

Também em Viana do Castelo a família Manso Preto.

Cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115765 | LProjecto | 04 abr 2006 09:28 | Em resposta a: #115652

Cara Elisane,

Na Caparica - Almada existiu uma família de apelidos "Zagalo Preto" ou "Preto Zagalo" em meados do séc. XVIII.
Sugiro-lhe que adicione mais dados à sua interpelação, pois desse modo contribuirá para a obtenção de respostas mais concretas.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115766 | Conde | 04 abr 2006 09:33 | Em resposta a: #115765

Esses são os mesmos dos de Sesimbra que por sinal estão a ser estudados pelo Prof. Nuno Canas Mendes.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#115781 | ngccm | 04 abr 2006 15:31 | Em resposta a: #115766

Eis um título provisório de Pretos de Sesimbra, desde o final do século XVII. Gente principal daquela vila, quase todos ligados ao mar, mareantes, capitães de navios e armadores.

PRETOS de Sesimbra

I. JOÃO PRETO FRANCO (ou João Preto Farinha), casou com Maria Penalva. Filhos:

- MANUEL PRETO FARINHA, q.s.
- ANTÓNIA MARIA DELGADA, casou em Santiago, Sesimbra, a 22.1.1716 com José Pinto, filho de Simão Pinto e de Maria Farta, c.g. (título de PINTO)
- MARIA PRETO ou FRANCA, q.s. §1

II. MANUEL PRETO FARINHA, b. em 17.9.1692. Foi capitão de mar. Casou a 10.1.1714 com Maria Farta Sermenho, b. a 13.10.1696, filha de António Sermenho e de Maria Farta (título de SOROMENHO). Filhos:

- MANUEL PRETO FRANCO, q.s.
- ANA MARIA FARTA, q.s. §2

III.MANUEL PRETO FRANCO, casou a 26.1.1739 com Maria da Conceição Dinis, filha de Manuel Dinis e de Mariana Gomes. Filhos:

- ROSA JACINTA PRETO, casou a 23.1.1769 com José dos Reis. Tiveram filha: Maria da Conceição dos Reis, que casou a 9.10.1785 com Manuel das Chagas, filho de Estêvão Farinha e de Josefa Maria da Conceição Batalha, c.g. nas famílias Correia e Pinto Penim
- PAULO JOSÉ PRETO, armador, antepassado das famílias Franco Preto, Preto Rumina, Preto Chagas, Braz de Oliveira, Craveiro Lopes Preto, etc.

§1

II. MARIA FRANCA DO ROSÁRIO b. em Santiago, Sesimbra, a 21.2.1687. Casou em Santiago, Sesimbra, “moça donzela”, a 7.1.1714 com Pedro Gomes Farto, filho de Brás Afonso e de Isabel Farta. Filha:

III. COSMA MARIA FRANCA (ou do Rosário), casou primeira vez em Santiago, Sesimbra, a 26.11.1749 com João Pinto de Leão, filho de Gonçalo Pinto e de Maria Sermenha, e a segunda, na mesma freguesia, a 2.6.1756 com António Rodrigues Zegre (viúvo,c.g. de Mariana Vaz). Filho do segundo casamento:

IV.MANUEL DE JESUS, casou em Santiago, Sesimbra, a 14.11.1780 com Isabel Franca, daí natural, filha de José Sermenho e de Ana Franca (título de SOROMENHO). Filha:

V. LEONOR TERESA DE JESUS SERMENHO, casou em Santiago, Sesimbra, a 31.8.1803 com Joaquim Carvalho das Necessidades, natural de Vila Fresca de Azeitão, filho de João Carvalho e de Maria Rosa, c.g.

§2

III. ANA MARIA FARTA, b. 21.7.1718. Casou a 8.11.1714 com Manuel Ramos Frade ou Soares, b. a 17.10.1719, filho de Fernando Delgado Farinha e de Maria Soares. Filhos:

- SEVERIANO JOSÉ FARTO, casou a 20.2.1781 com Catarina Isabel Farta, filha de Manuel Nunes Cascais e de Ana Joaquina (título de PINTO), c.g.
- ANACLETO JOSÉ FRADE, casou em Santiago, Sesimbra, a 5.4.1791 com Inês Maria, filha de Paulo José Mendes e de Joana Maria. Tiveram: Maria Inês da Piedade, que casou na mesma freg., a 26.8.1828 com António Pinto Coelho, filho de Manuel Pinto e de Cristina Rosa (título de PINTO), c.g.
- ANA MARIA FARTA DA ENCARNAÇÃO, q.s.

IV. ANA MARIA FARTA DA ENCARNAÇÃO, n. circa 1761 e casou a 22.4.1781 com Luís Carvalho Formiga, filho de João Carvalho Folosa e de Josefa Maria da Piedade. Filha:

V. MARIA FRANCISCA FORTUNATA DE CARVALHO, casou a 30.7.1807 com Sebastião Joaquim Pinto, filho de Joaquim António dos Reis e de Maria Teresa Farta. Filha:

VI. MARIA FORTUNATA JACINTA PINTO, n. 13.7.1809 e casou a 24.5.1837 com José Joaquim Soromenho, n. 29.8.1803, filho de Silvestre de Santo António Sermenho e de Jerónima Teresa (título de SERMENHO). Filho:

VII. JUVENAL PINTO SOROMENHO, antepassado da Rita Cabeça Ramos (V. Costados, António Pestana)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#120421 | adrielpreto | 09 jun 2006 17:29 | Em resposta a: #115652

Olá, meu nome é Adriel, moro no Brasil, filho de Antero Carlos Preto, neto de Antonio Augusto Preto (imigrante português pós-guerra no Brasil, Trasmontano de Urrós).
Eu e mais 2 irmão levamos o nome Preto adiante aqui no Brasil.

Abraços!!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131392 | AMPCP | 17 out 2006 00:41 | Em resposta a: #120421

Para não esquecer os Dias Preto da Cunha Osório Soares Machuca, Morgados de Pêro Viseu, Capitães Mor do Fundão.
Gostava de saber mais sobre estes meus antepassados da Beira-Baixa
ACP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131458 | juesteves | 17 out 2006 21:20 | Em resposta a: #131392

Sobre os seus antepassados Dias Preto sei alguma coisa, tenho escrito um pequeno artigo publicado sobre o morgadio de Peroviseu e Chãos. No meu caso estou muito interessada em conhecer descendentes destes Dias Pretos, embora saiba que o morgadio passou para os Trigueiros Martel de Aragão, através do casamento da última morgada.
Posso dar-lhe a conhecer o que sei se tiver interesse.
Judite Esteves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131470 | MarioBC | 17 out 2006 22:42 | Em resposta a: #131458

Cara Judite,

Poderá não ter ligação, mas tenho conhecimento de registos de baptismo com referência a "Dias Preto" em Monte Chamiço e Tolosa, antigo Priorado do Crato, em inícios de 1700.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131472 | AMPCP | 17 out 2006 22:56 | Em resposta a: #131458

Cara Judite
A meu total desconhecimento deste meu ramo (materno) deve-se ao facto de nunca, durante a infancia, ter ido para estes lados do país. Apenas sei, possuo uma copia da carta de brasão de armas (Cunhas, Osório, Cabral e Preto )passado a um avô Diogo Dias Preto .... e possuo uma mesa com este brasão pintado. A carta de brasão terá passado sempre, ao que consta de filho varão para filho varão.
No cemitério de Peroviseu só existe um jazigo que foi doado pela minha mãe e irmãos para se fazer a capela do cemitério, que não existia. À frente do jazigo está uma pedra tumular com a inscrição Aqui jaz Maria da Luz Pimentel Osório de Vilhena, minha bisavó. Muito agradeço qualquer informação sobre este meu ramo
Cumprimentos
Álvaro Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131508 | juesteves | 18 out 2006 11:30 | Em resposta a: #131472

Agradeço as informações do Sr. Mário, no entanto para o meu trabalho procuro mais descendentes do que ascendentes do primeiro Diogo Dias Preto, morgado de Peroviseu e Chãos. Relativamente ao Sr. Álvaro Ponces acho muito curiosa a sua ascendência materna e gostava que lesse o que escrevi sobre o assunto e se possível me dissesse onde se liga a sua linha genealógia. Tenho uma cópia da Carta de Armas dada por D. Maria a Diogo Dias Preto da Cunha Osório Velloso Cabral filho de José de Sousa Preto da Cunha Osório Velloso Cabral e de D Antónia Margarida de Vilhena Soares Machuca. Mas tudo isto dava para uma longa conversa. Se tiver interessado posso mandar o artigo por mail.
Obrigada
Judite Esteves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131536 | spes | 18 out 2006 16:19 | Em resposta a: #131508

Ver último volume do ANP em "Pinto Soares Vaz Preto"

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131561 | AMPCP | 18 out 2006 21:22 | Em resposta a: #131508

Boa Noite Judite
A carta de brasão é a mesma. O original está na posse do meu primo direito mais velho. Tenho em casa da minha mãe fotografias da casa de Peroviseu e também alguns moveis que terão pertencido a essa casa. A casa foi vendida já os meus avós eram casados, juntamente com outra casa que a familia tinha em Vale de Prazeres. O meu avô morreu muito novo e foi "enterrado" no jazigo da familia que possuiamos no cemitério de Peroviseu, sendo depois transladado para Nelas de onde era a sua mulher, minha avó e madrinha.
Acho que para melhor detalhe deveríamos trocar mail.
O meu é acalheirosponcesarrobaclixpontopt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131572 | juesteves | 18 out 2006 22:55 | Em resposta a: #131561

Boa noite Sr. Ávaro Ponces
Gostava que me dissesse se recebeu o que tentei enviar por mail. A casa que me fala de Peroviseu será onde é hoje a escola primária? Penso que são várias as casas que pertenceram ao morgadio em Peroviseu, mas com excepção de duas, não consigo identificá-las. Entretanto vou tentar situá-lo na genealogia que tenho, mas à partida parece-me faltar elementos para o conseguir.
Mais uma vez obrigada
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Familia Preto

#131578 | AMPCP | 18 out 2006 23:43 | Em resposta a: #131572

Acho que a escola seria uma delas e a outra ao lado mais baixa e com as cantarias das janelas mais bonitas, também. Ao que me lembro, pois já não vou lá há muitos anos, esta segunda casa fica defronte da casa do meu primo Luis Maria Pinto de Castelo Branco Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Preto

#362364 | Jotri | 13 out 2015 19:17 | Em resposta a: #131578

Caro Senhor/a?
Ao certo há algum documento que atribua o edifício da antiga escola primária de Pêro Viseu (Fundão) à família do Morgado de Peroviseu (Diogo Dias Preto) ????
Obrigado
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

Familia Preto

#362366 | Jotri | 13 out 2015 19:21 | Em resposta a: #131472

Caro AMPCP
A casa da antiga escola primária de Peroviseu, terá sido a casa dos Morgados da Peroviseu (Diogo Dias Preto)?
Obrigado
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

Familia Preto

#404409 | Diogopreto | 20 jun 2018 17:17 | Em resposta a: #115652

O meu nome e Diogo Felipe Rodrigues baptista preto
Sou da zona de lisboa o preto vem do meu avo Faustino maria preto que pertencia a familia que tem o sobrenome de Carriço eramos a maior familia do bairro dos 7 moinhos
Em tempos conheci um shr que pertecia a familia mas no registo foi registado como preta .na altura tambem falo que a familia tinha um brasão que e uma mão preta fechada

Resposta

Link directo:

Familia Preto

#428108 | Vanialvfranco | 18 out 2020 21:45 | Em resposta a: #115652

Boa noite

Gostava que me dessem informações sobre os preto chagas de sesimbra, na qual a minha avó era descendente dos preto chagas. Sabemos que o major Joaquim Mateus Preto Chagas era irmão do pai da minha avó e era casado com a Madame Beatriz.

Tbem descendo dos Franco de Sesimbra da parte do meu avô Pompilio Ribeiro Franco era dono duma loja de bicicletas em Sesimbra.

Para nós kk informação é bem vinda

Resposta

Link directo:

Familia Preto

#448530 | vascobettencourt | 27 jun 2023 13:50 | Em resposta a: #115766

Caro Conde,será que este estudo do Prof Nuno Canas Mendes se encontra editado?
Gostaria se assim for de adquirir,ou ter acesso essa publicação.
Melhores cumprimentos.

Vasco Bettencourt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 05:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen