José Maria Cunha Seixas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

José Maria Cunha Seixas

#115654 | jacptado | 02 abr 2006 13:22

Preciso saber sobre este grande filosofo que é meu parente.....tenho dúvida se ele é meu terceiro tio ou meu bisavô.......quem pudese me ajudar eu agradeceria,eu morei em trevões e sou neto de Virginia Seixas(a mangoa) casada com João Antônio da Seca minha mãe era Maria Cândida Seixas(falecida em 1942) sepultada no cemitério de trevões bem em frente a porta........Queria saber de onde veio os Seixas???Por que quando eu era criança minha mãe me levava na casa do adro e lá moravam alguns Seixas.....Eu queria saber a origem dos Seixas...Até 1989 existia seixas...era Joaquim Seixas(primo)e Augusto Costinha(sapateiro)e os filhos dele que moravam perto do correio.........

Saudações Lusitanas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#115656 | JPSEIXAS | 02 abr 2006 14:52 | Em resposta a: #115654

Exmo Senhor
Para perquisar tem na região de Lisboa, os Cunha Seixas, Monteiro Seixas, e a pessoa mais ilustre neste momento Vasco Navarro Graça Moura. De Trevões tem os Seixas Cardoso.
Cumprimentos
João Seixas

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#115680 | jacptado | 02 abr 2006 22:19 | Em resposta a: #115656

Sr...João Seixas muito obrigada pela preocupação do sr de me dar a resposta tão urgentemente,eu vou pesquisar esses nomes que o sr me deu...o que me deixou intrigado é que eu tenho um primo irmão que reside em são gonçalo-rio de janeiro e eu gostaria de saber se é o sr?????????

Saudações lusitanas................................................

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#241296 | cseixas | 07 out 2009 00:12 | Em resposta a: #115654

ilmº Senhor
Entrei agora casualmente no Forum e lembrei-me de tempos passados. Vivi algum tempo em Trevões numa casa nas traseiras da Igreja. Nessa aldeia havia uma família Seixas que eram conhecidos pelos Seixas Mangão. Um deles tambem era conhecido pelo Seixas das Forças e andou na Universidade. Pelos anos 20 e tal 30 houve um movimento estudantil. Era Governador Civil o Brigadeiro Nunes da Ponte. Os estudantes fizeram um grande cortejo e atraveçaram a ponte de Dom Luis em direção ao Porto. Houve um enfrentamento com a policia e o dito Seixas das Forças que levava um estandarte deu com ele na cabeça de um policia tendo-o morto. Foi preso, e depois de muitas complicações (já me não recordo pois eram histórias que meu pai nos contava) lá saiu da prisão. Teve um grande desastre de moto quando descia a rua da Boavista junto à Carvalhosa no Porto a grande velocidade. Depois de levado para o Hospital queriam amputar-lhe uma perna coisa que não autorizou.Ameaçou mesmo que se lhe amputassem a perna mataria quem o tivesse feito. Morreu de septicemia. Quando eu e meu irmão eramos pequenos por volta de 1949 havia em Trevões irmãos deste Seixas das Forças que eram conhecidos por Mangões .Brincavamos com um que teria na altura mais ou menos 8 a 9 anos (sobrinho do anterior) e um dia lembro-me de lhe termos batido pois ele dizia que era nosso parente. Nós perguntavamos a nosso pai se eramos ou não parentes. Este sempre nos disse que não pois o Seixas dos ditos Mangão era um nome adotado por eles havia 3 gerações.A mãe deste rapaz tinha uma venda perto da Igreja e depois de termos"sovado" o filho foi lá a casa fazer queixa por lhe termos batido.Ele era mais velho uns 4 a 5 anos que nós. Meu pai apesar de não ter aprovado o facto lembrou à queixosa que sabiam bem não haver qualquer ligação famíliar e que não era bem continuarem com essas quezilisses. Mais tarde foi-me apresentado pelo Senhor Pedro Caiado Ferrão um dos Seixas de Trevões" Mangão" e logo esse Senhor esclareceu nada haver de ligação entre nós. Ispo passou-se na Casa do Douro quando esperava-mos ser atendidos pela Direcção.
Os Cunha Seixas que dão origem ao Dr. Vasco da Graça Moura (Amaro da Cunha Seixas) eram nossos parentes. Ainda
me lembro da prima Maria Teresa sua Mãe e de seus irmãos o primo Eduardo e Álvaro da Cunha Seixas Navarro de Castro. Tambem o eram os Cunha Seixas antigos donos da Quinta da Chumbeira em Cambres,e os da Quinta do Carvalho em Fontelas-Seixas Carvalho Borges.
Será o Senhor o rapaz que connosco brincava quando eu teria 5 e meu irmão 6 anos ?! Caso seja desculte algum "arranhão" que lhe terei causado !!! Meu pai chamava-se Pedro da Rocha Leão da Costa Seixas e pertência à Casa de Soutelo do Douro e´`a Casa do Casal em Ervedosa do Douro. Foi Director das Minas em Várzia de Trevões razão porque aí vivemos algum tempo. Cumprimentos
Eduardo da Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#241459 | cseixas | 08 out 2009 21:58 | Em resposta a: #241296

Pedindo desculpa pelo engano venho corregir o nome dos Cunha Seixas que dão origem ao Dr. Vasco da Graça Moura. Onde se lê Amaro deve lêr-se Amado.
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#242349 | jacptado | 20 out 2009 12:40 | Em resposta a: #241459

Caro Eduardo,
Entrei hoje aqui no fórum e vi suas mensagens. Olhe só, moro no Rio de Janeiro há 56 anos, estive em Portugal duas vezes e tenho certeza que você é meu parente. Pelos dados que eu li em sua mensagem nós somos parentes e não muito distantes. Aquela discórdia a que você se refere por volta de 1940, mais ou menos, eu tenho até hoje a marca na cabeça, que foi naquela capela que tem no cimo de Trevões, no final da rua Chã. Olhe só, meu irmão nasceu no casal dos Cunhas Seixas em Várzeas, tenho mais coisas para lhe falar, inclusive fotos dos Seixas da época, documentos oficiais da câmara de Carrazeda de Ansiães. Vou lhe mandar o meu e-mail, se você quiser, me adicionar no msn é o mesmo e-mail que teri o maior prazer, pois lhe mandarei as fotos da época e documentos que eu tenho certeza que somos parentes. Eu estou com 73 anos, mas minha memória é boa. Você se lembra da Céu? da Virgininha? do Gainho?
Meu e-mail é jacptado@hotmail.com
Abraços
João Costa Pereira Seixas

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#242352 | Nelita | 20 out 2009 13:01 | Em resposta a: #242349

Caro Confrade:

Em Trevões, continuam a residir Seixas. A Senhora d. Elvira Veiga, viúva de Joaquim Seixas ainda é viva e reside em casa do filho mais novo, José Veiga e Seixas, tendo ainda mais dois filhos, Ana Maria Veiga e Seixas, que no dia 11 de Outubro completou 63 anos de idade e António Manuel Veiga e Seixas. Se escrever para eles, ou entrar no site de Trevões do Padre Amadeu de Castro, actual pároco, certamente colmatará muitas falhas na sua pesquiasa.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#242353 | CCS1953 | 20 out 2009 13:18 | Em resposta a: #242349

Caro Confrade João Costa Pereira Seixas,

Desculpe-me a intromissão, mas não posso deixar de o informar que dei umas gargalhadas quando li estas mensagens.

Na verdade, ao fazermos a nossa genealogia e ao trocarmos informações e solicitações neste Fórum, deparamo-nos com situações extraordinárias.

Quem lhe dizia que o senhor tinha sido um dos sinistrados? ):

Tenho que dar os parabéns a este Espaço, pois é FABULOSO.

CUmprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: José Maria Cunha Seixas

#272930 | josevseixas | 20 mar 2011 15:44 | Em resposta a: #241296

Sou sobrinho do Seixas das Forças e lamento que o sr.escreva factos falsos. De facto o meu tio estudou no Porto e também morreu num acidente de moto, mas nun ca matou ninguém. Era uma pessoa fantástica e só deixou saudades em todos que com ele conviveram.
Quanto à minha família informe que o nome de Seixas não foi adoptado já que nos documentos de família o meu tretavô era Manuel de Seixas.
Li com algum cuidado a correspondência feita por si e pelo Sr. João Seixas e parece-me haver aí grandes confusões.
Cumprimentos
José Seixas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 08:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen