Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#115658 | craveiro01 | 02 abr 2006 15:46

Procuro informações sobre os antepassados do meu bisavô materno, de Alberto Carlos da Silveira (*1859, Lagos, Portugal-+1927, Lisboa, Portugal) que foi General de Artilharia, Comandante da Polícia de Lisboa (1910), Ministro da Guerra da República (1911),Senador da República e Deputado (1911 e 1928). Os dados que tenho referem ter sido filho de Francisco Alberto da Silveira nascido em 1830 e de Emilia Carolina que viveram em Lagos no Algarve.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#117100 | jcabralpinto | 21 abr 2006 22:08 | Em resposta a: #115658

Viva!

Curiosamente, procurava a mesma informação quando encontrei este fórum.

O General Alberto Carlos da Silveira foi meu trisavô do seguinte modo:
Alberto Carlos da Silveira-trisavô
Maria Helena da Silveira-bisavó
Carlota da Silveira Ramos-avó
Francisco Ramos Cabral Pinto-pai
João Cabral Pinto-eu

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#117101 | jcabralpinto | 21 abr 2006 22:14 | Em resposta a: #117100

Com os melhores cumprimentos,
João Cabral Pinto

P.S. - Talvez não seja muito difícil, pois os registos militares devem ter informação sobre os pais e os avós.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#117239 | craveiro01 | 24 abr 2006 14:00 | Em resposta a: #117101

Caro João Cabral Pinto,

Gostei muito que me tenha respondido, pois deu-me dados de uma das filhas do general Alberto Carlos da Silveira de que "este lado" tinha perdido o rasto.
Agradecia que me contactasse directamente para o meu mail (nuno.lopes@netvisao.pt) de modo a que me possa dar mais dados e eu lhe possa enviar o que tenho sobre o seu trisavo.

Um abraço,

Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#117283 | rmfrp | 24 abr 2006 23:41 | Em resposta a: #115658

Caro Nuno Craveiro Lopes:

Embora não disponha de dados relativos às pessoas que refere posso informar que também no Algarve, mas em Loulé, existiu uma família Silveira em que vários membros foram militares, podendo eventualmente tratar-se da família que procura. O apelido Silveira, que chegou de Lisboa no século XVII, foi usado pelo menos até ao início do século XIX: D. Maria da Madre de Deus da Silveira Mascarenhas casou em 1813 com o Dr. Francisco de Assis Salgueiro e tiveram pelo menos uma filha, D. Maria Joana da Silveira, casada com António Vaz da Fonseca e Melo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#118776 | A. Miranda | 17 mai 2006 20:54 | Em resposta a: #117283

Caro rmfrp:

Sabe se a D. Maria da Madre de Deus da Silveira Mascarenhas tinha antepassados em Tondela?
Pode ser coincidência mas tenho antepassados com esses 2 apelidos compostos a viver no século XVIII em Castelões - Tondela.

- João da Silveira Mascarenhas.
- Francisco da Silveira Mascarenhas.

Atenciosamente.

A. Miranda
Viseu

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de Alberto Carlos da Silveira

#118851 | rmfrp | 18 mai 2006 23:16 | Em resposta a: #118776

Caro A. Miranda:

É provável que se trate de uma coincidência. Como referi na minha anterior mensagem, o apelido Silveira de D. Maria da Madre de Deus passou de Lisboa ao Algarve no século XVII. Por outro lado, o apelido Mascarenhas provém de um ramo que já se encontrava no Algarve pelo menos desde o século XVI (e de que eu próprio descendo). A junção dos dois apelidos apenas se verificou no casamento dos pais desta senhora, em 1758. D. Maria da Madre de Deus tem ainda um segundo ramo de ascendência Mascarenhas, sem relação conhecida com o primeiro mas também com presença confirmada no Algarve desde o século XVI.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 06:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen