Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

#115686 | melisa | 02 abr 2006 23:41

Caros Confrades

Relativamente a Gaspar Varela de Moura natural e capitão mor de Alvor em 1684, tentei na Torre do Tombo consultar o processo da sua habilitação a Familiar do Santo Ofício ( carta de 2/2/1684), o que não me foi facultado por o referido processo se encontrar em mau estado.

Da pesquisa efectuada apenas me foram referidos os seguintes dados:

Filho de Diogo Dias Varela e de Maria Santa, ambos naturais de Alvor.

Neto paterno de Gaspar Varela e de Maria Fernandes, ambos de Alvor.
Neto materno de Henrique Fernandes e de Isabel Gonçalves, naturais de Alvor.

Foi casado com Beatriz ou Brites Cabrita, natural de Lagoa, filha de Belchior Afonso Santos ,natural de S.Bartolomeu de Messines e de Guiomar Rodrigues Bocarra, natural de Lagoa.
Neta paterna de Bartolomeu Afonso Santos, e de Brites ou Beatriz Cabrita, ambos naturais de s.Bartolomeu de Messines.
Neta materna deAntónio Álvares Porto, natural da zona do Cabo de S.vicente e de Margarida Bocarra natural de Lagoa.


Ora no livro de índices do Familiares de Santo Ofício alguém escreveu que seria da família dos F.S.O. Manuel Dias Varela e Manuel dos Santos Ferreira e ainda de Mariana Varela, mulher do FSO João Soares e também de Josefa Rosa de Morais casada com o FSO Felix Cardoso de Paiva.


Consultados todos estes processos verifica-se que todos os referidos têm como ascendência comum Vicência Varela.

Esta Vicência Varela , natural de Alvor e filha de Diogo Dias Varela e de Leonor Annes casou em Alvor aos 7/4/1623 com António de Morais, filho de Fernando de Morais e de Beatriz Mendes, moradores em Aljezur.
Deste casamento foi filho Fernando Morais Varela, crismado em Alvor aos 30/5/1631, sendo padrinho Gregório Pais.

É deste filho que descendem o FSO Manuel dos Santos Ferreira, Mariana Josefa Varela e Josefa Rosa de Morais acima referidos.

Vicência Varela casou 2ª vez com Manuel Dias Varela, lavrador (seria certamente também seu familiar) e foram pais de Ana Varela que casou com António Estevens Nunes ( filho de António Estevens e de Margarida Nunes)

Ana Varela e António Estevens Nunes foram os pais do capitão e FSO Manuel Dias Varela, acima referido.

Peço ajuda a quem tiver consultado o processo de habilitação de Gaspar Varela de Moura ou outras possíveis fontes a fim de saber onde o mesmo poderá entroncar nestes Varelas de Alvor.

Na expectativa de uma resposta

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

#116159 | melisa | 08 abr 2006 17:20 | Em resposta a: #115686

Caros confrades

Será que o pai de Gaspar Varela de Moura - Diogo Dias Varela casado com Maria Santa seria o mesmo Diogo Dias Varela casado com Leonor Annes e pais de Vicência Varela que casou em 1623, noutro casamento?

Embora não seja impossível parece-me algo desfasado no tempo, pois se o filho é FSO por carta de 1684, mesmo que tivesse nessa altura 50 anos teria nascido cerca de 1634.

Agradeço qualquer contributo.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

#116164 | jvaldeira | 08 abr 2006 18:48 | Em resposta a: #116159

Cara M.Elisa,
Lamento não ter nada que complemente.... apenas uma dúvida: este Manuel Dias Varela é o que foi marido de Catarina Sousa?
Cumprimentos,
Jorge Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

#116166 | melisa | 08 abr 2006 19:35 | Em resposta a: #116164

Caro Jorge Valdeira

Este Manuel Dias Varela é o FSO, meu antepassado, natural de Monchique, mas cuja mãe era Ana Varela era natural de Alvor, filha do 2º casamento de Vicência Varela.
Esta Vicência Varela casou a 1ª vez em 1623.

Pelo apelido de seu pai ( Dias Varela), do 2º marido também seu familiar julgo ser também antepassada de Manuel Dias Varela marido de Catarina de Sousa, conforme menciono no tópico "famílias de Alvor e Portimão"

Agora só resta prová-lo.

Pena foi não ter conseguido consultar o processo de Gaspar Varela de Moura, e ter apenas acesso ao resumo.
Talvez aí se conseguisse mais dados.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Gaspar Varela de Moura - Capitão Mor de Alvor

#196475 | melisa | 15 mai 2008 02:29 | Em resposta a: #116166

Caros confrades

Volto a pedir ajuda a quem tenha consultado o proocesso de candidatura a FSO de Gaspar Varela de Moura.

Entretanto sabendo-se que em 24/8/1662, quando casou em Lagoa, Gaspar Varela de Moura era já capitão-mor de Alvor pode-se deduzir que teria pelo menos cerca de 30 a 40 anos, o que levaria a que tivesse nascido por volta de 1622a 1632.

Poderia assim o seu pai Diogo Dias Varela (casado c/Maria Santa) ser o mesmo Diogo Dias Varela (casado c/ Leonor Annes ) pai de Vicência Varela, num 2º casamento.

Acredito que a consulta do seu processo resolveria esta questão.

Aguardando ansiosamente novidades
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen