Barão de Maracanã

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

barão de maracanã

#115806 | teresaledo | 04 abr 2006 19:02

oi. alguém conhece algo sobre o barão de maracanã?

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#115810 | abribas | 04 abr 2006 20:39 | Em resposta a: #115806

"transcrito do Archivo Nobiliarchico Brasileiro dos barões Smith de Vasconcellos".

O barão com grandeza de MARACANÃ foi Manuel Gonçalves Pereira.Era negociante no RJ.Dignitário da Imperial Ordem da Rosa e Comendador da de Cristo.

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#205989 | alexandrabacelar | 21 ago 2008 22:39 | Em resposta a: #115806

Ao pesquisar um dos ramos da minha família encontrei o nome do Barão de Maracanã . Se ajudar aqui vai o apurei.

A minha bisavó ERMELINDA GONÇALVES PEREIRA, casada em Quintiães- Barcelos, com Antonio Machado Pereira do Vale procede da CASA DOS BARROS em S. Paio de Antas, Esposende .

É filha de José Gonçalves Pereira de Barros da Cunha Sottomayor e de Maria de Jesus Gomes , da Casa dos Limas de Belinho - Esposende

Pelo lado paterno:
é neta de José Gonçalves Pereira Barros da Cunha Sottomayor (Souto Maior) casado com TERESA RODRIGUES MEIRA - sobrinha do Barão de Maracanã Manuel Gonçalves Pereira

José Gonçalves Pereira de Barros da Cunha Souto Maior e Teresa Rodrigues Meira tiveram seis filhos, sendo alguns :
1- José Gonçalves Pereira de Barros Cunha Souto Maior casado c/ Maria de Jesus Gomes
2- Alfredo casado com Maria Gonçalves da Torre que tiveram 6 filhos entre os quais José Gonlçaves Pereira de Barros casado com a prima Maria Etelvina , da Casa da Cabana- Quintiães-Barcelos

Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#205993 | FGR | 21 ago 2008 23:10 | Em resposta a: #115806

Cara Teresa Ledo

Envio-lhe este artigo que acredito possa-lhe interessar:

http://www.museu-emigrantes.org/barao-de-maracana.htm

Melhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#235244 | davsamachado | 29 jul 2009 06:20 | Em resposta a: #205989

A propósito de det. descendentes, deparei-me com alguns dados interessantes que não deixarão de ter o seu interesse, sendo que tu constituis uma parte integrante da minha árvore genealógica, também.

Com o que tu me disseste concluí que Alfredo(casado com Maria Gonçalves da Torre), foi irmao do pai da tua bisavó, e pai de José Gonçalves Pereira de Barros, que foi meu avô paterno. O que desconheces provavelmente, é que fruto de um segundo casamento, nao com a prima Maria Etelvina, mas sim com Madalena Barros, nasceram dois filhos.

Madalena Barros
Carlos José Machado - meu pai

Ou seja, a tua bisavó foi prima do meu avô, o que faz de ti minha prima afastada.

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#235296 | alexandrabacelar | 30 jul 2009 01:12 | Em resposta a: #235244

Caro confrade
Que surpresa agradável encontrar mais um primo (mesmo afastado).
Como o «genea» é «genial».

Surgiu-me uma dúvida. A minha bisavó Ermelinda Gonçalves Pereira, filha de José Gonçalves Pereira Barros e de Mª de Jesus Gomes Nogueira nasceu em 1871 e faleceu a 28/6/1946 .
Alfredo casado com Maria Gonçalves da Torre é irmão ( filho de José Gonçalves Pereira Barros casado com Maria de Jesus Gomes) ou filho de José Gonçalves Pereira Barros Cunha Sottomayor casado com Teresa Rodrigues Meira ?

Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#251595 | picopi | 14 mar 2010 15:11 | Em resposta a: #205989

olá, o meu nome é Susana Manuela da Cunha Barros, moro em Belinho Esposende, sou bisneta de José Gonlçaves Pereira de Barros casado Maria Etelvina. O meu bisavô não foi casado segunda vez como diz no forum, casou uma vez com Etelvina e tiveram filhos: Alfredo, Manuel, Graça, Amélia, Lúcia, Ermelinda (em homenagem à sua bisavó) e José. por favor pode confirmar se a minha bisavó Etelvina era filha de Ermelinda.

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#251858 | TABacelar | 18 mar 2010 00:09 | Em resposta a: #251595

Susana

A sua avó Etelvina é irmã da minha avó Maria da Conceição, pelo que somos primas.
Segundo os dados recolhidos D.Etelvina é filha de D.Ermelinda Gonçalves Pereira ( N. 1871 em S,Paio Antas Esposende e falecida a 28/6/1946) e de António Machado Pereira do Vale N.1878 e falecido a 13/08/1940) residentes que foram na Casa da Cabana em Quintiães – Barcelos

Tiveram 9 filhos:
José
Cândida
Alfredo
Maria da Graça
Maria Amélia
Maria da Conceição ( minha avó) c/ Domingos Alberto Bacelar Pinto
Maria Etelvina (sua avó) c/ José Gonçalves Pereira de Barros
Maria Bernardete
Augusto

O nosso bisavô António Machado Pereira do Vale foi o sucessor do vínculo e da Capela e Casa da Cabana , Quintiães, Barcelos.
É filho de D. Maria Joaquina Pereira da Silva e de José Machado do Vale, neto de António Félix Machado e Ana Júlia do Rosário (filha de António José da Silva da Casa do Assento, Quintiães)


Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#251859 | TABacelar | 18 mar 2010 00:21 | Em resposta a: #251595

Em tempo: Desculpe mas só agora verifiquei que D.Etelvina é sua bisavó não avó.
A Susana é neta de qual dos filhos indicados ?
Cumprimentos
Teresa Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#251872 | picopi | 18 mar 2010 11:01 | Em resposta a: #251859

Olá Teresa, eu sou bisneta de Etelvina e José gonçalves Pereira de Barros, neta do filho mais velho destes, Alfredo Machado Pereira de Barros, desde já muito obrigada pala informação partilhada.
cumprimentos.
Susana Cunha Barros

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#270907 | kotib | 18 fev 2011 23:26 | Em resposta a: #115806

O Barão de Maracanã, Manuel Gonçalves Pereira emigrou para o Brasil onde fez fortuna. Foi casado e teve uma filha. Sua esposa e filha morreram no Brasil. Era sua única filha e foi o motivo pelo qual deixou tudo e voltou para Portugal. Foi um benemérito não só para o sítio onde nasceu - S. Paio de Antas - como para as suas gentes. Aí faleceu e foi enterrado pelo seu único sobrinho e afilhado, seu herdeiro... e meu avô.

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#289930 | isabelparcos | 26 out 2011 11:06 | Em resposta a: #270907

Bom dia,

o seu avô seria por ventura Manuel Pereira Gonçalves, 1º barão de Pereira Goncalves (1892)?
Obrigada
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#306402 | megete | 21 mai 2012 16:11 | Em resposta a: #251859

Vejam se interessa o seguinte, que encontrei na obra "Banda de Música de Antas: 140 anos de história", edição da Associação Banda dos Bombeiros Voluntário de Esposende, S. Paio de Antas, 2011, p. 24, nota 48:
"Manuel Gonçalves Pereira, Barão de Maracanã [* Antas, 17.3.1806 - +27.2.1895), filho de João Gonçalves Pereira e de Maria Rodrigues Meira, também conhecida por "Paia", por ser filha de Paio Rodrigues. Emigrou para o Brasil em 1819. O título foi-lhe concedido pelo imperador do Brasil D. Pedro II, por atos de benemerência. Quando regressou a Portugal, em 1861, mandou transformar a casa paterna num palacete, onde viveu com sua irmã Teresa, cunhado José Manuel de Barros e respectivos filhos, e ampliou e murou os terrenos em volta a que deu o nome de "Quinta do Paraíso". Subsidiou a chamada Ponte do Castelo e parte da Estrada Concelhia n.º 1 (de Esposende à Ponte do Neiva, depois integrada na Estrada Nacional n.º 13), ofereceu uma casa de escola à freguesia, comprou e doou o terreno para o adro, custeou parte da construção do cemitério e, largamente, a remodelação da igreja paroquial."

Espero ter sido útil. O livro citado tem imensos dados genealógicos relativos a gentes da região de Neiva.

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#321542 | davsamachado | 21 jan 2013 01:47 | Em resposta a: #251595

Na verdade, cometi um lapso: de facto, o meu avô nunca chegou a casar a segunda vez. tens razão. Porém, teve dois filhos de outra mulher, e passados dezoito anos faleceu já na casa dos setenta. Acontece que os valores axiológicos a que a respectiva época remota dificilmente aprovaríam tal relação, entre outras circunstâncias. Entretanto, e desde a reunião do conselho de família, convocado por ocasião da morte do nosso avô/bisavô , alterou o rumo destas vidas, e a relação entre os teus avós e o os seus dois meios irmãos definhou-se, acabando por terminar definitivamente. Tenho na minha posse um inventário orfanológico com alguns destes dados, o qual tería muito gosto em partilhar se quiseres. Ademais, poderás confirmar pessoalmente com os teus avós Alfredo, Manuel, Graça, Amélia, Lúcia, Ermelinda e José, da autenticidade da "história"- de quem são, uma vez mais, meios irmãos do meu falecido pai Carlos e da minha tia Madalena Barros, ainda viva com setenta e dois anos, se não me engano.
Suponho, fazendo alguma matemática, que andarás pela casa dos vinte!
Espero, apesar da resposta tardia, poder ter ajudado nalgum aspecto, e no futuro contar com mais informações de todos os que para este espaço contribuem! Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#321543 | davsamachado | 21 jan 2013 01:49 | Em resposta a: #251595

Na verdade, cometi um lapso: de facto, o meu avô nunca chegou a casar a segunda vez. tens razão. Porém, teve dois filhos de outra mulher, e passados dezoito anos faleceu já na casa dos setenta. Acontece que os valores axiológicos a que a respectiva época remota dificilmente aprovaríam tal relação, entre outras circunstâncias. Entretanto, e desde a reunião do conselho de família, convocado por ocasião da morte do nosso avô/bisavô , alterou o rumo destas vidas, e a relação entre os teus avós e o os seus dois meios irmãos definhou-se, acabando por terminar definitivamente. Tenho na minha posse um inventário orfanológico com alguns destes dados, o qual tería muito gosto em partilhar se quiseres. Ademais, poderás confirmar pessoalmente com os teus avós Alfredo, Manuel, Graça, Amélia, Lúcia, Ermelinda e José, da autenticidade da "história"- de quem são, uma vez mais, meios irmãos do meu falecido pai Carlos e da minha tia Madalena Barros, ainda viva com setenta e dois anos, se não me engano.
Suponho, fazendo alguma matemática, que andarás pela casa dos vinte!
Espero, apesar da resposta tardia, poder ter ajudado nalgum aspecto, e no futuro contar com mais informações de todos os que para este espaço contribuem! Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: barão de maracanã

#321544 | davsamachado | 21 jan 2013 03:15 | Em resposta a: #321542

Acabei de me aperceber que estou a ter dificuldade em acertar nos avós e bisavós, trocando nomes e filiações. Vejamos: o meu avô foi Carlos Gonçalves Pereira de Barros, e o seu pai José, pai do teu avô Afonso. Ou seja, José, casado com Etelvina, também é meu bisavô, estarei correcto? A confusão residiu no facto do meu avô, Carlos G.P. Barros, ter estar casado com uma senhora que me pareceu ter um nome parecido com o da senhora Etelvina, de seu nome Idalina. Assim é que é. Peço desde já desculpa pelos erros cometidos. O restante mantém-se, mas terei que tirar algumas dúvidas nos registos escritos, entretanto. Obrigado

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#411348 | carlosbarros | 17 jan 2019 22:54 | Em resposta a: #321544

o Carlos Gonçalves Pereira de Barros, era médico? quantos irmãos tinha?

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#411364 | carlosbarros | 18 jan 2019 14:03 | Em resposta a: #115806

boa tarde

Alguém tem a árvore genealógica para podermos consultar?

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#448013 | David de barros | 05 jun 2023 08:37 | Em resposta a: #115810

é muito simples na casa dos barros são
os de barros / quem são da casa dos barros
os gonçalves /perreira/ da cunha sottomayor/ os do vale
é simples é a casa do meu bisavô aqui é nossa família ele conhece muito bem e todos os membros

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#448014 | David de barros | 05 jun 2023 08:53 | Em resposta a: #235244

a casa dos barros ele é meu bisavô e são os De Barros

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#448015 | David de barros | 05 jun 2023 09:18 | Em resposta a: #411364

se você nunca voltou na Casa do barros o na Casa de belinho você não é . e eu tenho uma foto da minha mãe nela na janela da varanda aqui é que eu estava em casa e obrigado.

Resposta

Link directo:

Barão de Maracanã

#448016 | David de barros | 05 jun 2023 09:20 | Em resposta a: #448015

dos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen