RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#115902 | CBBC3 | 05 abr 2006 19:09

Meu amigo Alexandre,
Estou imensamente feliz porque achamos sua Cândida. Repassei para o seu endereço particular. Um grande abraço.
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#115916 | vbriteiros | 05 abr 2006 22:53 | Em resposta a: #115902

Olá Celina.
Espero que não se esqueça da minha Cândida Rosa.
Relicitações pelo resultado encontrado; dá sempre muita satisfação quando encontramos o que pretendíamos, eu chego por vezes a manisfestar a minha alegria na própria sala do arquivo.nem que seja ao desconhecido do lado.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#116023 | CBBC3 | 06 abr 2006 22:23 | Em resposta a: #115902

Oi Vasco,
Claro que não esqueci sua Cândida, assim como as pessoas que procuro para os demais amigos. É que fiquei fora do ar por quase 20 dias por conta de uma crise de asma, e como tenho que manusear livros velhos, precisei ficar esperando melhorar. Mas, esta semana reiniciei as buscas. Fique tranquilo que vamos conseguir nosso objetivo. Um grande abraço.
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#116026 | vbriteiros | 06 abr 2006 23:15 | Em resposta a: #116023

Oi Celina.
Obrigado pela sua mensagem. Fico aguardando.
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#116700 | vbriteiros | 17 abr 2006 00:18 | Em resposta a: #116023

Que pretende saber do ADP?
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117168 | adimitri | 23 abr 2006 15:46 | Em resposta a: #115902

Prezados(as),
Bom dia.
Vocês estão se referindo a Cachoeira do Arari da Ilha do Marajó, Pará, Brasil?!
Caso positivo, gostaria de registrar minha imensa satisfação de tê-los encontrado.
Tenho alguns dados que gostaria de aprofundar com o grupo, e tomar ciência do que vocês já descobriram.
Grato pela atenção.
Alexandre Dimitri Moreira de Medeiros
Recife, PE, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117206 | CBBC3 | 23 abr 2006 22:51 | Em resposta a: #117168

Oi Alexandre!
Primeiramente, é um prazer encontrar alguém de Pernambuco, estado de origem de meu avô paterno. Estamos nos referindo sim à bela Ilha do Marajó, Pará, Brasil. Não sei o que você deseja, mas o tópico Cachoeira diz respeito a um pedido de meu amigo Alexandre Barahona. A pesquisa que estamos procedendo é referente à família paraense de sua bisavó Cândida. Mas, diga lá o que deseja e estaremos sempre dispostos à colaborar. Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117335 | adimitri | 25 abr 2006 14:09 | Em resposta a: #117206

Bom dia Celina,
Acho que já li algumas mensagens sua no GenealBR, Yahoo?!
Não acho microfilmes da Ilha de Marajó.
Ando pesquisando por telefone ou cartas/e-mails.
E o que tenho tentado pesquisar, na Ilha do Marajó, pode ser resumido assim:

"ROMÃO AMOEDO, casado com MARIA JOANA DO REGO, falecido antes de 23.12.1950, era titular de UMA LÉGUA por UMA LÉGUA, na chamada TERRAS DO ASSACU. Chegavam nessa terra por cavalo partindo do município Cachoeira do Arari, rumo ao por do sol durante 2 horas à cavalo (deve ser Muaná).
Quando faleceu tudo foi dividido entre os herdeiros, seus filhos(as), chamados:
ANTONIO, mais velho, ANDRÉ, ROMÃO JR, HELENA, MAROCA, MODESTA.
O RomãoAmoedo Júnior (meu bisavô: *03.01.1898, +27.10.1978; tenho a certidão de óbito mas não tenho nascimento ou batismo) foi dono da FAZENDA SANTA RUTH (adquirida posteriomente por um LOBATO), FAZENDA REMÉDIO (em Anajás), FAZENDA SANTA ETELVINA, no interior da Ilha do Marajó, Município de Arariuna. E a FAZENDA SANTA RUTH era vizinha da fazenda assacu, dos Pessoa."

Saudações,
ALEXANDRE DIMITRI MOREIRA DE MEDEIROS
www.meloemedeiros.com.br

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117373 | vbriteiros | 25 abr 2006 22:30 | Em resposta a: #117335

BoamTarde
Aproveito esta sua intervenção para lhe perguntar se fica nessa região a Ilha de Gurupá onde ficam os sitios de Piracubi, Tanavi e Baqueá, isto em 1888 conforme consta de documento feito em Lisboa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117505 | CBBC3 | 27 abr 2006 21:43 | Em resposta a: #117373

Respondo aqui aos amigos Dimitri e Vasco:
. Sim também participo do GenealBR, assim como do Genordes exatamente porque procuro minhas origens nordestinas. Desculpe Dimitri, mas não consegui entender exatamente em que poderia ajudá-lo. Você procura a certidão de nascimento de seu bisavô? ou ainda, deseja saber a situação das terras que ele possuia? Oriente-me por favor.
. Quanto a você Vasco, ainda não encontrei nem sua Cândida nem suas irmãs Mª do Carmo e Caetana. Hoje estive na Curia onde vou todas as terças e quintas (únicos dias que tenho disponível apesar de já estar aposentada) e trabalhei um livro de Sant'Ana que apresenta assentos entre 1848 a 1853. Enquanto pesquisava, fui organizando porque o mesmo estava com as páginas soltas. Com relação à ilha de Gurupá, caracteriza, juntamente com a de Marajó e tantas outras ilhas, a foz do Rio Amazonas. Só não sei quanto aos sítios que você menciona. O que você deseja de Gurupá? Abraços
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117814 | vbriteiros | 01 mai 2006 23:37 | Em resposta a: #117505

Olá Celina.
Os nomes que citei sõo "Terrenos com seringues" na Ilha de Gurupá , que eram propiedades do pai de Cândida Rosa, Caetana e Maria do Carmo e são mencionados no tal documento. Parece que que o pai morava = tinha negócio na Rua do Imperador da cidade do Pará; tinha mais propriedades na Rua da Imperatriz onde laboravava a Firma dele Faria, Pereira & Cª e ainda na Rua das Flores,mas eu não sei exactamente a freguesia onde nasceu Cândida Rosa.
Continuo a com a ideia de que nasceu na freguesia da Sé da cidade do Pará, onde terá casado e nasceram os seus 5 filhos.
saudações amigas
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117822 | CBBC3 | 02 mai 2006 01:05 | Em resposta a: #117814

Prezado Vasco,
Iniciei a busca de Candida pela freguesia da Sé, mas você mandou me dizer que havia encontrado um documento que dava seu nascimento na freguesia de Sant'Ana e por conta disso passei a pesquisar os livros desta paroquia. Você tem o nome da pessoa com quem ela casou e os de seus 5 filhos? Quem sabe não seria mais uma ajuda nessa busca. Achando o casamento dela, teríamos os nomes de seus pais que é um dos itens que você deseja, se bem me lembro, certo? Quanto às ruas mencionadas nesta última mensagem pesquisei e tenho o seguinte: Rua da Imperatriz é hoje chamada de Quize de Novembro, onde realmente se encontram muitos estabelecimentos comerciais; a das Flores chama-se hoje Ó de Almeida. Infelizmente não encontrei referência sobre a do Imperador. Acho que com o nome da firma do pai de Candida, temos mais uma linha de pesquisa, qual seja a de encontrar registro do seu comércio na Junta Comercial de Belém. Tomara tenhamos mais sorte. Um abraço
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117827 | vbriteiros | 02 mai 2006 01:28 | Em resposta a: #117822

Estimada Celina.
Vou procurar os nomes e datas dos filhos e amanhã envio.
Muito obrigado pela sua ajuda
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117924 | vbriteiros | 03 mai 2006 13:35 | Em resposta a: #117822

Estimada Celina,
Aqui seguem os dados que possuo:

1- Cândida Rosa de Faria, nasceu no Pará a 17.3.1853 e faleceu em Braga/Portugal a 17.9.1894.
Casou no Pará com José Joaquim Barbosa (português) e teve:
a-Manuel Faria Barbosa, nascido em Belem .Pará em ...? c.c.g algures no Brasil.
b-Jaime Faria Barbosa, " " " c.c.g algures no Brasil
c-Luisa Faria Barbosa, " na freg. da Sé de Belém do Pará a 7.9.1874
d-Ernâni faria Barbosa , nascido em Belém,Pará em ... ?

2-Caetana de Faria, nasceu no Pará em ...?
Casou no Pará com Custódio José Barbosa (irmão do citado José Joaquim Barbosa)
e teve:
a- Américo Faria Barbosa, nascido em Belèm-Pará a 4 de Abril de 1879
b-Julieta Faria Barbosa, nascida em Belém-Pará a ...?
c-Alice Faria Barbosa " " " "
d-Romeu Faria Barbosa " " " "
e-Armando Faria Barbosa " " " "

3 - Maria do Carmo de Faria, nasceu Pará em 1842 e fal. em Braga a 14.5.1891.
(no ass. óbito diz-se que é filha natural de Manuel Joaquim de Faria e de Maria do Rosário do Valle).
Casou com José Joaquim Ferreira de Carvalho, c.g. que conheço mas ignoro se nascida no Brasil.
As três irmãs são citadas como tal no testamento de Manuel Joaquim de Faria , onde aparecm como herdeiras,mas não são designadas suas filhas.

4 - Manuel Luís de Faria, nascido no Pará (?) s.m.n.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117951 | CBBC3 | 03 mai 2006 19:45 | Em resposta a: #117924

Olá Vasco,
Fiquei maravilhada com tantos dados concretos e completos que podem nos orientar daqui para a frente. Desculpe a minha ignorância, mas o que significa c.c.g? Agora o que tenho para lhe repassar: A Junta Comercial tem o registro da firma Faria, Pereira & Cia., mas como está desativada, o que é muito óbvio, tenho que passar lá para preencher um formulário para busca. Acredito que dai possamos obter informações valiosas. Amanhã é dia de eu ir à Curia, e por volta das 10 horas dou uma passada lá. Aguarde! Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117954 | vbriteiros | 03 mai 2006 20:11 | Em resposta a: #117951

Olá Celina,
Abreviaturas usadas em genealogia:
c.c.g. = casado com geração
c.s.g. = casado sem geração
m.m. = morreu na meninice
s.m.n.= sem mais notícia
s.s. = sem sucessão
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#117986 | Pean | 04 mai 2006 09:26 | Em resposta a: #117822

Cara Celina,

Meu trisavô João Baptista Franco, nascido em Lisboa em 1787, foi para Belém e aí casou com Simplícia Maria Rosa, natural da freguesia de Sant'Ana. Os assentos de baptismo de seus filhos dizem que os pais casaram ora em Sant'Ana ora na Sé.
Será que me podia fazer o favor de procurar o referido assento de casamento numa dessas paróquias?
O primeiro filho de que tenho notícia nasceu em 1823 já aqui em Lisboa para onde os pais voltaram depois de casados e portanto o casamento penso que possa ter ocorrido entre 1810 e 1820.
Desde já agradeço a eventual ajuda.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118072 | CBBC3 | 05 mai 2006 19:25 | Em resposta a: #117954

Oi Vasco! Só agora li sua resposta. Obrigada. Conforme prometi, procurei a Junta Comercial, mas a firma que haviam informado existir o registro, é muito recente, portanto não se trata da do pai de Candida. Pura coincidência! Mas, antes estive na Curia e encontrei o que passo a transcrever:
"Aos vinte dias do mes de abril de mil oitocentos e setenta e nove baptisei solenemente a Americo, filho legítimo de Custódio José Barbosa e de D. Caetana de Faria Barbosa, nascido a quatro do mesmo mes e anno, sendo padrinhos Manuel Joaquim de Faria, representado por seu procurador José Joaquim Barbosa e N. S. da Conceição com cuja prenda apresentou-se Bernarda Barbosa."
Freguesia da Sé - Livro nº 16 fl. 10
padre que oficializou o ato: Cônego José Lourenço da Costa Aguiar.
Acho que é por ai que vamos encontrar o que você deseja. Vou continuar procurando na Sé. Um abraço e um feliz final de semana,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118073 | CBBC3 | 05 mai 2006 19:28 | Em resposta a: #117986

Pean,
Pode contar com minha ajuda. Como tenho alguns pedidos para atender, pode ser que demore um pouco. Mas espero poder ajudar a todos. Saudações,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118103 | vbriteiros | 05 mai 2006 23:58 | Em resposta a: #118072

Olá Celina,
Muito obrigado pela informação e parabéns pelo pesquisa.
Eu tenho algumas fotos de Américo aqui em Portugal.
O padrinho Manuel Joaquim era o pai de Caetana e "Bernarda" deve ser Bernardo Barbosa , irmão de Custódio e Jose , aqui na Base de Dados:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=54101
Bem fim de semana e até breve
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118194 | Pean | 08 mai 2006 08:54 | Em resposta a: #118073

Cara Celina,

Muito obrigado pela sua ajuda. Fico a aguardar então pelas suas novidades.
Entretanto se precisar de alguma coisa que eu possa procurar por aqui na Torre do Tombo, disponha.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118336 | CBBC3 | 10 mai 2006 19:14 | Em resposta a: #118194

Pean,
Acho que não vou poder ajudá-lo. É que não encontrando os livros das duas paróquias que tivessem os assentos de casamento no período que você menciona, procurei o índice. Infelizmente, o que encontrei só fez confirmar isso:
Paróquia da Sé - Livro 1 - assentos de 1840 a 1870;
Paróquia de Sant'Ana - Livro 1 - assentos de 1824 a 1856.
Não me pergunte como isso pode acontecer, o certo é que estou frustrada de não poder conseguir isso para você. Acredito que os assentos anteriores possam estar em algum outro arquivo, mas não tenho a menor idéia de onde possa procurá-los. Caso se acenda alguma luz, comunico-lhe. Saudações,
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118338 | CBBC3 | 10 mai 2006 19:35 | Em resposta a: #118103

Oi Vasco!
Fui ontem à Curia, como sempre e encontrei:
1. José Joaquim Barboza e Candida Roza de Faria como padrinhos de Candida, filha de Roza Maria, em 17 de março de 1872;
2 No mesmo dia, foi batizado um filho deles de nome José (você não o mencionou), nascido em 12 de abril de 1871;
3. O batismo do Manoel, filho também do casal, realizado em 13 de outubro de 1872, nascido em 13 de maio do mesmo ano.
Está tudo anotado ipsis literis. Caso você deseje, posso transcrever e enviar.
Continuo sem encontrar o livro que se refere ao período de nascimento de Candida, ainda não pesquisado. Mas, sendo encontrado seu casamento, teremos no assento os nomes dos pais.
Um abraço
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118347 | vbriteiros | 10 mai 2006 21:07 | Em resposta a: #118338

Olá Celina.
Encantado com as suas descobertas.
Agradecia muito se me pudesse transcrever todo o teor dos assentos, porque posso encontrar outros familiares e conhecidos de Braga, actuando como padrinhos ou testemunhas ou presentes ao acto.
Os filhos que cito foram encontrados em fotografias que minha avó deixou todas identificadas. José não encontrei nenhum, mas existe um Adolfo para o qual não encontrei ainda relação de parentesco : é um grupo de crianças de cerca de 7 e 10 anos , irmãos e primos entre si.
Aguardo com interesse a data do casamento de José Joaquim e Cândida Rosa para datar a mobília de noivado deles , da qual possuo uma parte.
Um abraço
Vasco
Na segunda quinzena deste mês vou ao ADP. Que pretende de lá?

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118361 | vbriteiros | 10 mai 2006 23:21 | Em resposta a: #118338

Celina!
Encontrei uma outra filha de Cândida : Acilda que deve ter nascido depois de Luisa/1874.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118376 | Pean | 11 mai 2006 11:51 | Em resposta a: #118336

Cara Celina,

De qualquer forma o meu muito obrigado pela tentativa.
Sabe se haverá porventura algum registo de passageiros de Belém para Lisboa nessas datas e/ou respectivos passaportes.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118458 | CBBC3 | 12 mai 2006 13:13 | Em resposta a: #118361

Já anotei o nome de Acilda. Seguem os registos:
1. JOSÉ: "Aos dezesete dias do mez de Março de mil oitocentos setenta e dois nesta Igreja Parochial da Freguezia da Sé baptizei solenemente José nascido a douze de Abril de mil oitocentos e setenta e um, filho legítimo de José Joaquim Barboza e de D. Candida Roza de Faria Barboza; forão padrinhos Manuel Joaquim de Farias e tocou com a Corôa de Nossa Senhora, Bernardo Barboza". (desculpe, só esqueci de anotar o nome do padre que batizou e o nº da fl. do assento. Mas está no Livro nº 12;
2. MANOEL: "Aos treze dias do mez de outubro de mil oitocentos e setenta e dois nesta Igreja Parochial da Freguezia da Sé baptizei solenemente o inocente Manoel, nascido a treze de maio do corrente anno, filho legítimo de José Joaquim Barboza e D. Candida Roza de Faria Barboza; forão padrinhos Manoel Joaquim de Faria e tocou com a Corôa de Nossa Senhora de Belém, Bernardo Barboza".
Sé - Livro 12 fl.55v;
3. LUIZA: "Aos quinze dias do mes de fevereiro de mil oitocentos e setenta e quatro, nesta Parochial Igreja da Freguezia da Sé, baptizei solenemente a inocente Luiza, nascida a sete de setembro de mil oitocentos e setenta e trez, filha de José Joaquim Barboza e Candida Roza de Faria Barboza; forão padrinhos Manoel d'Oliveira Gonçalves e D. Cerzelina Thereza Gonçalves".
Sé - Livro 12 fl. 85v
Por hoje é só o que tenho. Abraços,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118459 | CBBC3 | 12 mai 2006 13:21 | Em resposta a: #115902

Aos amigos,
Quero esclarecer que não estou esquecendo de ninguém. No afã de atender a todos, estava fazendo as buscas de modo errado. Assim, concentrei-me em atender por partes. Peço apenas que tenham um pouco de paciência que logo, com um pouco de sorte, contentarei a todos. Quanto a Pean, não sei responder de imediato sua pergunta, mas posso ver se consigo alguma informação.Saudações,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118461 | Pean | 12 mai 2006 14:20 | Em resposta a: #118459

Cara Celina,

Sendo Simplícia um nome não muito comum será que dava, obviamente de acordo com a sua disponibilidade, para procurar o seu baptismo na freguesia da Sé? Isto claro, se houver registos de baptismos cerca de 1795-1800.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118463 | vbriteiros | 12 mai 2006 15:42 | Em resposta a: #118458

Celina!
Fantástico! Obrigadíssimo.
Interessante que os dois primeiros filhos são afilhados de Manuel Joaquim de Faria ( é o pai de Rosa Cândida) e Bernardo Barbosa ( irmão de José Jpaquim e que tinha nessa data 35 anos)
Quanto a Luiza ( minha avó materna) verifico que o ano de nascimento é 1873 e não 1874 como eu supunha. Quanto aos padrinhos não os reconheço para já, mas vou investigar nas fotos que possuo.
Julgo que os outros irmãos se seguem agora , porque eram mais novos que Luiza.
Bem haja por esta informação
Um grande abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118479 | CBBC3 | 12 mai 2006 19:55 | Em resposta a: #118461

Pean,
Como tenho aproveitado para fazer a recuperação de alguns livros que já se encontram bastante deteriorados (não há nada informatizado e se existe alguma coisa microfilmada, não está disponível), já sei de antemão que os assentos de batizados na Sé, iniciam em 04 de outubro de 1795. Caso o assento de Simplícia não seja antes dessa data, vamos encontrar. Saudações,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118931 | CBBC3 | 20 mai 2006 00:27 | Em resposta a: #118463

Vasco,
O que encontrei ontem:
Casamento de José Joaquim Ferreira de Carvalho e Maria do Carmo de Faria, em 13 de julho de 1869; ele filho de Manoel Luiz Ferreira de Carvalho e Thereza Maria Marques natural de Portugal; ela, filha de Maria do Rosário do Valle (não cita o nome do pai), natural desta província e parochianos da Freguezia de Sant' Anna.
Oficiante: Cônego Luiz Martinho
Sé - Livro nº 1- fls 255 e 255v.

Não sei se você já teve oportunidade de ler as mensagens postadas por "bisonte " e "MMENDONÇA" no tópico "Pode ajudar-me, em Belém?". Será que não há uma ligação entre vocês no que se refere ao sobrenome Marques de Carvalho? Achei muita coincidência. Um abraço
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118949 | bisonte | 20 mai 2006 09:50 | Em resposta a: #118931

Amiga e Senhora D. Celina
Desculpe-me intervir no tópico, mas o meu António Marques de Carvalho deve ter nascido por volta de 1815 em Portugal. A sua filha Lúcia Carolina que nasceu no Pará por volta dos anos de 1840, casou já em Portugal e em 30.10.1865 teve o seu primeiro filho.
Esperando que o "Genea" me desculpe, aproveito para lhe enviar meu contacto, cspedroso@netcabo.pt. e apresento-lhe meus respeitosos cumprimentos.
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#118977 | vbriteiros | 20 mai 2006 19:44 | Em resposta a: #118931

Celina.
Mais uma vez obrigado pela informação, que irei passar de seguida ao meu primo Rufino interessado nesse ramo.
Presumo que minha bisavó Cândida tenha casado posteriormente a esta irmã Maria do Carmo e que talvez a Mãe não seja a mesma !!!
Fico aguardando.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#119247 | CBBC3 | 24 mai 2006 19:44 | Em resposta a: #115902

Vasco,
Por onde anda sua Candida? Encontro tudo em sua volta, mas dela, nada. Vamos lá:
- Casamento de Custódio e Caetana:
"Aos dezenove dias do mes de Abril de mil oitocentos settenta e seis, nesta Matriz da freguezia da Sé, depois de dispensado dos proclamas das freguezias desta Capital, e com licença para receberem-se com bênção em tempo prohibido e justificando o contrahente o seo estado de solteiro, sem impedimento algum, em minha presença e das testemunhas abaixo assignadas receberão-se em matrimonio por palavras dos presentes Custodio José Barbosa, natural de Portugal, filho de Victorio Barbosa Ferreira e D. Luisa Maria de Andrade, e D. Caetana das Merces Faria, natural desta Cidade, filha de Maria do Rosário; receberão as bençãos nupciaes e para constar faço este Termo que assigno"
O Parocho (...) Conego Luis M.
testemunhas: Francisco (não sei se é Francisco ou Francisca porque está abreviado) Antonio da Cunha
Bernardo Barbosa
Sé - Livro 2 fls.67v. e 68.

Um abraço,
Celina - Belém - Pará

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#119259 | vbriteiros | 24 mai 2006 23:18 | Em resposta a: #119247

Celina.
Mais uma vez muito obrigado. É uma informação importante porque mostra que Caetana é irmã inteira de Maria do Carmo, que tinha um segundo nome que eu não conhecia - "Mercês" e que casou na Sé.
Então Candida tambem deve ter casado na Sé, provavelmente antes de 1871 porque na sua mensagem do passado dia 10, me disse que um filho deles " José" tinha nascido a 12.4. 1871.

Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#119317 | CBBC3 | 25 mai 2006 19:34 | Em resposta a: #119259

Meu amigo Vasco. Vivassssss! Mil vivas! Achei sua Candida! Estou muito, muito feliz. Consegui tirar a cópia do registro e posso escanear para enviá-la, como tenho feito com Alexandre. Basta que poste seu endereço, ou se preferir, mande-o para celinacunhaarrobauolpontocompontobr. Enquanto isso, não vou deixá-lo ansioso. Eis os principais dados:
- José Joaquim Barbosa, natural de Portugal, filho legítimo de Estevão Barbosa e de Luiza Maria Barbosa e D. Candida Rosa de Faria, natural do Bispado do Pará, filha de Maria do Rosário do Valle, receberam a bênção nupcial na Igreja Paroquial da Senhora Sant´Ana da Campina, em 06 de julho de 1870 e foram testemunhas presentes o Comendador Antonio Pimenta Boeno e Antonio da Silva Seabra. O vigário foi Sebastião Borges de Castilho. O assento encontra-se no Livro nº 3 à fl. 39 da Paroquia de Sant'Ana da Campina.
Como vê, as três são filhas de Mª do Rosário. A data do nascimento de José é que me orientou para encontrar seu casamento. Recapitulando, já temos:
1. Casamentos de:
a. José Joaquim e Maria do |Carmo - 13 de julho de 1869;
b. José Joaquim e Candida Rosa - 06 de julho de 1870;
c. Custódio José e Caetana das Merces - 19 de abril de 1876;
2. Batismos dos filhos de Candida: José, Manoel e Luiza; batismos do filho de Caetana: Américo.
Tenho anotado um casamento, que vou repasssar-lhe para que verifique se há parentesco: Camilo Antonio do Nascimento, filho de André Antonio do Nascimento e Domingas Maria da Conceição com MARIA BARBOSA DE FARIA filha de JOAQUIM IGNACIO DE FARIA E JERONIMA MARIA DE FARIA. Data: 20 de novembro de 1871. O que acha?
Abraços,
Celina

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#119333 | vbriteiros | 25 mai 2006 23:30 | Em resposta a: #119317

Grande amiga Celina.
Foi verdadeiramente fantástico. Finalmente tive a data do nascimento da minha avó Luísa e a data do casamentto da minha bisavó Cândida. Também fiquei muito feliz e estou-lhe muito grato por todas estas informações.
Vou enviar o meu e-mail para o endereço que citou .
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#121980 | CBBC3 | 30 jun 2006 22:08 | Em resposta a: #115902

Para Vasco, Pean, Maria Teresa e Carlos,
- Vasco, tenho uma surpresa p/a você. Vou postar em PVT, os assentos de batismo de Jayme, nasc. em 21 de set de 1879 e bat. em 12 nov. do mesmo ano, na Sé; e o das gêmeas Alice e Adela, nascidas em 14 de out de 1880 e batizadas em 28 de nov. do mesmo ano, tb na Sé; e ainda o q consegui sobre a Firma Faria Pereira & Cia.;
- Pean, como vc não deu maiores informações, vou repassar o que encontrei e ai vc verifica se tem a ver com sua Simplicia:a). Simplicia Ma. da Conceição c/ Thompson Wallace foram padrinhos de Romualdo em 27 de jul. de 1879; b).Simplicia e Raphael pais de Manuel, batizado em 04 de fev. de 1880 (s/ mencionar sobrenomes, c/o usamos, no Brasil) ;ainda não tenho nada sobre os passageiros de Belém p/a Lisboa;
- Ma. Teresa, como ainda não conclui minhas pesquisas, na Curia, ainda não parti p/a outras fontes, por isso infelizmente não tenho informação p/a vc.;
- Carlos, ainda não tenho nada sobre sua Candida Lucia;
Espero não ter esquecido de ninguém. Agora, peço licença para suspender por um tempo as pesquisas, porque vou passar uns dias na praia c/ meus netinhos e depois, ao voltar, vou em excursão à Portugal onde pretendo conhecer os parentes, já localizados, no Porto, e ver a possibilidade de conhecer Vila Real, Mouçós, Bouça e Sabrosa, lugares de origem de meu avô e bisavós maternos, não contemplados no roteiro. Um grande abraço para todos.
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#121982 | bisonte | 30 jun 2006 22:36 | Em resposta a: #121980

Amiga Celina

Que passe umas óptimas e merecidas férias, são os meus sinceros votos.
Com um abraço amigo
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#121983 | mtam | 30 jun 2006 22:40 | Em resposta a: #115902

Celina:
Muito obrigada pelo seu cuidado.
Desejo-lhe umas óptimas férias e,também uma óptima viagem até Portugal.
Se passar pelo distrito da Guarda terei enorme prazer em a receber.
Renovo os meus agradecimentos.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

RE: assentos de Cachoeira, hoje Cachoeira do Arari

#121984 | vbriteiros | 30 jun 2006 22:43 | Em resposta a: #121980

Olá Celina!
Obrigado por mais esta importante informação. Tio Jaime era muito chegado à irmã Luisa (minha Avó) à qual escrevia muito e enviava fotografias.
Vou enviar-lhe por e-mail o meu contacto aqui no Porto onde espero conhecê-la pessoalmente.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen