Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

#116145 | smatosabreu | 08 abr 2006 10:27

Caros colegas:

Procuro informações sobre um Diego (Moses) Lopez Pereira, nascido em Espanha em 1699. Mais tarde terá vindo para Portugal e de cá passado para Inglaterra em 1720, fugido à Inquisição. A partir de 1772 viveu em Viena de Áustria, na corte da imperatriz Maria Teresa. Foi bastante protegido pela imperatriz (era o principal comerciante de tabaco em todo o império), tendo financiado a conclusão do castelo de Schönbrunn. A partir desta data, recebeu o nome de Diego Graf D'Aguilar.

Gostaria de obter dados genealógicos sobre Diego Lopez Pereira. Mais concretamente, porque era judeu converso, gostaria de saber se o nome "Pereira" tem relação com famílias judias em Portugal.

Muito obrigada pela vossa atenção,

Smatosabreu

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

#116168 | abivar | 08 abr 2006 19:51 | Em resposta a: #116145

Caro Confrade:

"Pereira" em Portugal, como muitos outros nomes de família, foi usado por pessoas pertencentes a extractos sociais desde a mais alta nobreza do Reino até aos mais humildes; também foi usado por pessoas com ascendentes de todas as etnias, incluindo, em particular, a ascendência judaica. Como ilustração refira-se que era um dos nomes usados pelos Duques de Cadaval, em homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, ascendente da Casa de Bragança; estes Pereiras eram uma das linhagens mais ilustres da Península Ibérica, com raízes na Alta Nobreza medieval anterior à nacionalidade portuguesa.

Os judeus convertidos, como todos os outros convertidos ao catolicismo (Indus, por exemplo, e também escravos africanos) beneficiaram da legislação que a partir de certa altura os autorizava a escolher qualquer nome de família, mesmo de entre os mais ilustres do Reino, como "prémio" pela conversão (quando existiam simultaneamente leis que puniam a usurpação de um nome de família a que não se tivesse direito). Deste modo, muitos adoptaram, não só apelidos dos padrinhos no acto de conversão, ou, no caso dos escravos, dos respectivos "senhores", como por vezes de outras famílias tradicionais. Como consequência é impossível identificar a ascendência de alguém e muito menos a existência de uma linha específica de ascendência judaica apenas através do nome de família, embora em certos casos seja uma primeira pista importante, se ligada a determinada região e com informações suplementares acerca da respectiva família.

Com os melhoers cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

#116181 | rmfrp | 09 abr 2006 00:11 | Em resposta a: #116145

Cara Smatosabreu:

Creio que o colega António Bivar foi esclarecedor relativamente à questão da existência de ligação entre o apelido Pereira (ou qualquer outro apelido português comum) e famílias com ascendência judaica, pelo que não retomarei esse tema.

Tenho interesse na ascendência de Moisés Lopez Pereira, Barão de Aguilar (creio que o título que lhe foi atribuído foi o de Barão e não o de Conde=Graf) e por esta razão gostaria de saber se tem informações adicionais que me possa fornecer a este respeito. Em tempos coloquei neste mesmo Fórum uma questão sobre o tema, que nunca obteve qualquer resposta:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=20884&fview=c

A referência que tenho é a de que o Barão de Aguilar terá falecido em 1759, pelo que a sua presença em Viena será muito anterior a 1772. Aliás, o Barão abandonou a Áustria nos anos finais da sua vida e estabeleceu-se em Londres, cidade em que faleceu.

Na época em que Moisés Lopez Pereira viveu existia uma grande mobilidade geográfica entre Portugal e Espanha nos mercadores cristãos-novos. Um ramo cristão-novo da minha ascendência de apelido Pereira passou de Portugal a Espanha no século XVII.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias jud

#117265 | smatosabreu | 24 abr 2006 21:07 | Em resposta a: #116168

Caro Confrade António Bivar:

A explanação que generosamente me forneceu sobre o nome de família "Pereira" e a sua possível disseminação nas comunidades judaicas foi bastanto claro. Ela será certamente muito útil para a prossecução dos trabalhos de uma amiga e investigadora alemã (que não sabe português...), em nome de quem, desde já, lhe agradeço.

Com os meus melhores cumprimentos,

Susana Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

#117266 | smatosabreu | 24 abr 2006 21:15 | Em resposta a: #116181

Caro Colega Rui Pereira:

Muito obrigada por algum esclarecimento que recebi a respeito da questão colocada sobree o Barão de Aguilar. Infelizmente não tenho mais quaisquer dados sobre o assunto além daqueles, muito sumários, que expus na mensagem inicial.

Na verdade, o interesse pelo Barão de Aguilar não é meu, mas sim de uma amiga e colega alemã, investigadora de História da Arte, a quem socorro no uso do português. Terei o maior gosto em ajudá-lo assim a sua investigação a leve a novos resultados que me sejam comunicados.

Cordiais saudações,

Susana Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias judias?

#117285 | rmfrp | 24 abr 2006 23:52 | Em resposta a: #117266

Cara Susana Abreu:

Muito obrigado pela sua resposta.

Ocorreu-me que poderá interessar à sua amiga saber - se não sabe já - que existe pelo menos um retrato (caricatura) do filho do Barão de Aguilar, o 2. Barão, Ephraim Lopez Pereira, que aliás está disponível na internet. Em contrapartida, não conheço qualquer retrato do primeiro Barão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias jud

#118971 | smatosabreu | 20 mai 2006 18:50 | Em resposta a: #117285

Caro Rui Pereira:

Antes de mais, agradeço imenso a sua última informação, que desconhecia.

Recebi há poucos dias um e-mail da minha amiga alemã com um ficheiro anexo com extensas informações sobre o Barão de Aguilar, informação essa que lhe é especialmente endereçada.

Gostaria de lhe disponibilizar esse ficheiro (escrito em alemão), caso lhe interesse. Se entender recebê-lo, pedia-lhe o favor que indicasse a melhor forma de lho fazer chegar. Sugiro o contacto com o Moderador do fórum, como mandam as regras da casa. No entanto, deixo o assunto à sua consideração.

Com os meus melhores cumprimento,

Susana Matos Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras (séc. XVII) - relação c/ famílias jud

#119008 | rmfrp | 21 mai 2006 14:41 | Em resposta a: #118971

Cara Susana Matos Abreu:

Muito obrigado pela sua resposta. Estou, como imaginará, muito interessado em conhecer os dados enviados pela sua amiga, a quem desde já envio também os meus agradecimentos. Pode enviar o ficheiro para o meu endereço de e-mail, que é:
rmfrp@hotmail.com

A sua amiga também poderá contactar-me directamente, caso o deseje, para o endereço acima indicado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 23:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen