André Folgado, de Tortosendo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

André Folgado, de Tortosendo

#116186 | gmg | 09 abr 2006 00:56

Alguém possui mais informações sobre a Ascendência de ANDRÉ FOLGADO, natural de Tortosendo, casado com com CATARINA MARTINS na segunad metade do séc. XVII? No respectico casamento não mencionam os Pais do nubente. Foram pais de, pelo menos:

- ISABEL DOMINGUES (ou também chamada de Isabel Martins) a qual casou na freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco no dia 7 de Janeiro de 1685 com MANUEL DOMINGUES LAMEGO, natural da Bemposta e f.º de António Domingues e de Catarina de Lamego. C. g.


Com os melhores cumprimentos,

Luís G.M.G.

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#116211 | gmg | 09 abr 2006 16:50 | Em resposta a: #116186

volto a lançar o tópico.

Obrigado

Luís G.M.G.

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#116688 | gmg | 16 abr 2006 19:35 | Em resposta a: #116186

A todos aqueles que tiverem informações....

Agradeço,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145346 | gmg | 24 fev 2007 23:44 | Em resposta a: #116186

Renovo o tópico!

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145393 | Sobral | 25 fev 2007 10:54 | Em resposta a: #116186

Não sei se haverá alguma ligação, mas tenho os seguintes dados de Folgados relacionados com André, do Tortosendo:
1. Domingos André Fernandes, do Tortosendo, filho de António Fernandes e Margarida Antunes, da Erada, casou a 20-11-1672, Paúl, com Isabel Folgado, de Unhais da Serra, fª de Paulo Nunes e Isabel Folgado, de Unhais
2. Francisco Folgado, casou em Alvoco da Serra em 1679
2. Pedro Folgado, casou na Erada em 1699
3. Maria André Folgado casou na Erada em 1693

Não tenho dados dos baptismos dos filhos do 1º casl, para saber se houve algum André.
Por outro lado, é altamente provável que António Fernandes, da Erada, seja Folgado, filho de André Folgado e Ana Fernandes.
Uma filha deste casal Maria Folgado casou na Erada em 1643.
Os nomes, proximidade geográfica e datas fazem levantar a hipótese.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

Casamento de André Folgado e Catarina Martins

#145404 | gmg | 25 fev 2007 14:24 | Em resposta a: #145393

Caro Gabriel Santos,

Aqui segue a transcrição do Registo de Casamento de André Folgado com Catarina Martins.

"Aos quinze Dias do mes de Junho da era de mil, e seis centos, e sesenta equatro eu o P.e Cura abaixo asinado receby enface de Igreia a André folgado do lugar doturtusendo com Catherina Martins destaV.a os quais receby na forma doSagrado concilio tredentino e constituição Deste bispado forão testemunhas Domingos pires De moura, e bartholomeu friz Juiz da igreja, e por verdade fiz este termo, que asinei hoje Dia mes e Era ut supra"

Freguesia da Bemposta, concelho de Panamacor, Distrito de Castelo Branco.


Que me tem a dizer a isto? Acrescenta alguma coisa? Gostava de poder saber mais da Ascendência deste Folgado.

Fico à espera de resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145422 | Sobral | 25 fev 2007 16:06 | Em resposta a: #116186

O que posso dizer sobre estes Folgados não é muito.
Em princípio o único dado novo é o nome da mulher de André.

Datas de Erada

André Folgado fal. na Erada a 8-9-1628
Ana Fernandes fal. 18-11-1639
entre outros filhos tiveram Domingos a 7-1-1601

Maria Folgado cc 3º domingo de Novembro de 1581 com António Delgado

Isabel Folgado e Nuno Jorge tiveram a
…Isabel a 19-1-1571

Tortosendo
Manuel Folgado, fº de André Folgado (do Casal da Serra, Tortosendo) e Maria Simões
Cc a 9.9.1675, Tortosendo, com Maria de Matos, fª de João de Matos e Isabel Esteves

Isabel Folgado, fª de Domingos (André) Fernandes e Isabel Folgado (mensagem anterior)
Cc a 27-5-1696, Tortosendo, com Pedro da Silva

Sem dúvida o seu André Folgado será o casado com Maria Simões. Entre os Folgados da região demarcada entre Erada e Tortosendo, o nome André não é muito usual.
Olhando as datas, o André do Tortosendo poderá ser tio do Domingos André.
Tortosendo e Erada ficam perto e no meio fica Unhais da Serra, terra de onde penso saíram os Folgados da região.
Pois é aqui que encontramos os mais antigos:
28-6-1564 Maria Folgado cc Nuno Fernandes
3-4-1565 Afonso Folgado cc Maria Gonçalves

Uma pesquisa dos registos a confirmar naturalidades poderá resolver o assunto
Do Tortosendo não vi os nascimentos e os dados têm muitos anos, pelo que pode haver alguma falha. Na altura estava interessado em outros Folgados da região, pelo que estes passaram â margem apesar de estarem ligados.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145423 | Sobral | 25 fev 2007 16:09 | Em resposta a: #145422

Rectifico, o André casado com Catarina Martins será filho do André casado com Maria Simões.

Cumprimentos
GS

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145424 | gmg | 25 fev 2007 16:15 | Em resposta a: #145423

Acabei por não entender a genealogia que refere para o meu antepassado André Folgado!.

Não se importa de começar, por linha descendente, e em numeração Romana o que pensa serem os pais do meu antepassado André Folgado?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145459 | Sobral | 25 fev 2007 20:50 | Em resposta a: #145424

Aqui vai um pequeno esboço. Não encontrei o registo de casamento do 2º André. A mulher poderá não ser do Tortosendo. Tendo em conta os nomes, datas e proximidade geográfica, é muito provável o André de Casal da Serra ser filho do André da Erada, Em todo o caso no Casal da Serra viviam na altura várias famílias Folgado.

1. André Folgado (fal. na Erada a 8-9-1628) CC Ana Fernandes (fal. 18-11-1639)
--- 2. Domingos a 7-1-1601
--- 2. António Fernandes CC Margarida Antunes, da Erada
--- ---3. Domingos André Fernandes, do Tortosendo, casou a 20-11-1672, Paúl, com Isabel Folgado, de Unhais da Serra, fª de Paulo Nunes e Isabel Folgado, de Unhais
--- --- --- 4. Francisco Folgado, casou em Alvoco da Serra em 1679
--- --- --- 4. Pedro Folgado, casou na Erada em 1699
--- --- --- 4. Maria André Folgado casou na Erada em 1693
--- 2. André Folgado (do Casal da Serra, Tortosendo) CC Maria Simões
--- ---3. Manuel Folgado, CC a 9.9.1675, Tortosendo, com Maria de Matos, fª de João de Matos e Isabel Esteves
--- --- 3. André Folgado, o seu André

Cumprimentos
GS

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145532 | gmg | 26 fev 2007 14:08 | Em resposta a: #145459

É bem capaz de ter razão! Se me diz que André "para aquelas bandas" era nome pouco usado, é provável que possam ser todos aparentados! Não conheço muito bem a geografia daquela zona e não sei que terras ficam pertoi ou longe.

De qualquer modo, muito obrigado pela resposta e se tiver algum aditamento, agradecia!

Cumprimentos,

L. GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#145673 | Xico Cruz | 27 fev 2007 00:22 | Em resposta a: #145459

Caros GS e Luis GMG
Tenho muita dificuldade em aceitar essa posição porque, embora não tenha qualquer informação dos pais do Andre Folgado (nr.2), tenho a descendência, a saber:
1. Andre Folgado - Casal da Serra/Tortosendo
da sua relação extra conjugal teve:
2. Andre n. 05/07/1639

do casamento dom Maria Simois teve:
3. Maria n. 02/07/1645
4. Manuel Folgado n. 01/01/1653 casou com Maria de Matos a 09/09/1675
5. Domingos Folgado n. 31/10/1655 casou com Maria Duarte a 08/12/1686
6. Maria n. 06/03/1659
7. Lourença n. 21/08/1661
Todos naturais do Tortosendo
O Andre Folgado que casou em Bemposta com Catherina Martins pode ser o nr. 2 (filho de Andre e Domingas)
Parece-me que enquanto não fizermos o levantamento dos Folgados nessa área (Tortosendo, Erada e Unhais da Serra) não conseguiremos deslindar o assunto.
Quanto ao "emigrado" para a Bemposta, vamos ter de pesquisar em Penamacor e Castelo Branco outros registos (recrutamento, patrimonio). Neste momento ando por outras paragens mais a norte, mas dentro em pouco vou ter de regressar aos registos do Tortosendo e nessa altura falarei.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#163422 | gmg | 25 jul 2007 16:37 | Em resposta a: #116186

Alguém possui mais informações sobre a Ascendência de ANDRÉ FOLGADO, natural de Tortosendo, casado com com CATARINA MARTINS na segunad metade do séc. XVII? No respectico casamento não mencionam os Pais do nubente. Foram pais de, pelo menos:

- ISABEL DOMINGUES (ou também chamada de Isabel Martins) a qual casou na freg.ª de Nossa Senhora da Silva da Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco no dia 7 de Janeiro de 1685 com MANUEL DOMINGUES LAMEGO, natural da Bemposta e f.º de António Domingues e de Catarina de Lamego. C. g.


Com os melhores cumprimentos,

Luís G.M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Casamento de André Folgado e Catarina Martins

#163426 | gmg | 25 jul 2007 16:45 | Em resposta a: #145404

Aqui segue a transcrição do Registo de Casamento de André Folgado com Catarina Martins.

"Aos quinze Dias do mes de Junho da era de mil, e seis centos, e sesenta equatro eu o P.e Cura abaixo asinado receby enface de Igreia a André folgado do lugar doturtusendo com Catherina Martins destaV.a os quais receby na forma doSagrado concilio tredentino e constituição Deste bispado forão testemunhas Domingos pires De moura, e bartholomeu friz Juiz da igreja, e por verdade fiz este termo, que asinei hoje Dia mes e Era ut supra"

Freguesia da Bemposta, concelho de Panamacor, Distrito de Castelo Branco.


Que me tem a dizer a isto? Acrescenta alguma coisa? Gostava de poder saber mais da Ascendência deste Folgado.

Fico à espera de resposta sua.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

André Folgado, de Tortosendo

#163429 | Lourval | 25 jul 2007 17:50 | Em resposta a: #145393

Caro Gabriel Santos,
Conheço Pedro Fernandes Folgado, da Erada, casado com Maria Duarte, cerca de 1640. Tiveram filho Pedro Fernandes Folgado (nascido na Erada) que se casa na Lardosa com Maria Gonçalves Saraiva, em 04.05.1665.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Casamento de André Folgado e Catarina Martins

#163494 | Sobral | 26 jul 2007 09:35 | Em resposta a: #163426

Caro Luís

Nada tenho a acrescentar sobre estes Folgados.
Penso que pertencem à família dos Folgados mais antigos da região:
Afonso Folgado casado em Unhais a 30.04.1565 com Maria Gonçalves, cujo filho Nuno casou c. 1585 com Leonor Francisca, do Tortosendo, dos quais só conheço dois filhos com geração nesta vila.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#163495 | Sobral | 26 jul 2007 09:42 | Em resposta a: #163429

Caro Lourval

Obrigado pela informação. Como naaltura a minha pesquisa não se relacionava com os Folgados, este Pedro Fernandes escapou à minha pesquisa,
Pelos apelidos e datas parece filho de André Fernandes (+ 8.09.1628) e Ana Fernandes (18.11.1639), que terão cas. c. 1600.
Neste caso seria neto p. de Domingos Folgado e Ana (ou Antónia) Afonso.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165078 | nunoinacio | 15 ago 2007 13:45 | Em resposta a: #145673

Boa tarde, caro Francisco

Ao elaborar a genealogia da minha mulher, praticamente toda do Tortosendo, deparei-me com um casal Diogo Rodrigues e Maria Folgado, do Casal da Serra, pais de uma Catarina Rodrigues, casada com Manuel Duarte, que por sua vez foi mãe entre 1717 e 1725.

Cronologicamente, há toda a possibilidade desta Maria Folgado ser uma das Maria filhas de André Folgado e Maria Simões.

Por acaso tem mais alguma referência relativamente a estas Maria?

Já agora, e tendo o apelido Matos, a minha mulher tem vários ascendentes com este apelido do Tortosendo, que passo a indicar, pode ser que haja algum parentesco:

Em fim de linha

Manuel de Matos, casado com Maria Rodrigues, ele filho de Manuel de Matos e Isabel Antunes e ela filha de João Rodrigues Branquinho e Isabel Rodrigues, com filhos a nascer entre 1725 e 1732

Capitão Manuel Esteves de Matos, casado com Maria Lourença, ele filho de Manuel Antunes de Matos e Maria Esteves e ela de Manuel Lourenço e Ana Carvalho, com filhos a nascer em 1718

Manuel Afonso Nunes, casado com Maria Esteves de Matos, com netos a nascer em 1725


Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165153 | Xico Cruz | 16 ago 2007 23:45 | Em resposta a: #165078

Caro Nuno
Em primeiro lugar vamos às quetões que colocou:
Essa Maria Folgada, filha de Manuel Folgado e de Maria Gaspar nasceu a 21/01/1660 casou com Diogo Rodrigues no Tortosendo a 27/12/1678 e eram parentes em 4º grau. O Diogo, filho de Gonçalo Fernandes e de Maria Rodrigues Delgado ambos do Tortosendo, voltou a casar no Tortosendo em 18/10/1694 com Catarina Antunes filha de Francisco Antunes do patio e de Maria Mendes ambos do Tortosendo.
O casal Maria Folgada e Diogo Rodrigues tiveram:
Manuel n. 17/03/1680
Diogo n. 09/05/1683
Maria n. 15/02/1685
Catarina n. 13/03/1687 (Será esta a Catarina Rodrigues?)
Felipe n. 01/05/1689
Maria n. 03/02/1691

Andre Folgado e Maria Simões tiveram 2 Maria,uma nasceu a 02/07/1645 (e não tenho mais dados), a outra nasceu a 06/03/1659 morreu a 27/08/1670.

Infelizmente, ainda não consegui ir além do Andre Folgado.Por isso a minha árvore para nele.

Quanto a esses Manuel de Matos, neste momento, não tenho nenhum registo, pelo que presumo não fazerem parte da minha árvore.
Relativamente a Manuel Esteves de Matos, como filho de Manuel Antunes de Matos diz-me respeito, embora a minha família derive do casamento (2º) dele com Sebastiana Rodrigues
O Manuel Afonso Nunes consta da minha árvore, pois é irmão de João Nunes meu antepassado, além de, por via lateral, ter casado com a filha do capitão Manuel Esteves de Matos

Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165163 | nunoinacio | 17 ago 2007 13:13 | Em resposta a: #165153

Caro Francisco

Agradeço a sua informação.
Estou neste momento a fotografar os microfilmes do Tortosendo, para fazer um levantamento geral dessa freguesia, à semelhança do que estou a fazer na freguesia do Alferce e do Barco. Afigura-se-me um trabalho muito demorado, uma vez que tem um número de registos enorme e muitos assentos são quase ininteligiveis. No entanto, espero levá-lo a bom porto. Depois, se necessitar de alguma informação dessa freguesia é só pedir.

Relativamente aos dados que me mandou, gostaria que me esclarecesse o seguinte:
Há alguma relação entre ´Manuel Fogado e Maria Gaspar com o casal de André Folgado?
Relativamente aos Manuel Antunes de Matos e Manuel Afonso Nunes, por acaso tem a ascendencia dos mesmos?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165195 | Xico Cruz | 17 ago 2007 19:43 | Em resposta a: #165163

Caro Nuno
Antes de mais, obrigado pela oferta.
Houve um Manuel Folgado filho de Andre Folgado e Maria Simões nascido a 01/01/1653, falecido a 25/05/1703, casado a 09/09/1675 com Maria de Matos.

No levantamento que fiz dos Folgado/a que aparecem nos livros do Tortosendo, encontrei, além do filho da Andre, os seguintes:
1 - Manuel Folgado casou a 30/11/1651 com Maria Gaspar, ambos solteiros. O registo não refere os pais. Estes são os pais da Maria Folgada casada com Diogo Rodrigues.
2 - Manuel Folgado casado com Maria Manuel, cujo registo não encontrei.Tiveram Manuel nascido a 15/04/1668. Até 1702 não encontrei mais filhos.
3 - Manuel Folgado casado com Leonor Rodrigues, sendo o 1º casamento dele e o 2º dela e cujo registo não encontrei. Tiveram 7 filhos, tendo o 1º nascido a 01/03/1688 e o último em 29/01/1701 (poderá haver mais, pois estou a pesquisar 1702).

Da ascendência do Manuel Antunes de Matos só tenho os pais:
Antonio Antunes (barbeiro) falecido a 21/01/1678 e Catarina de Matos falecida a 21/03/1694. Presumo que terão casado em 1637.

Quanto ao Manuel Afonso Nunes, também só tenho os pais:
João Nunes falecido a 07/10/1681 e Eugenia Manuel falecida a 24/09/1690 que casaram a 01/11/1648.

Presumo que a ascendência de sua mulher vai entroncar em Manuel Antunes de Matos via capitão Manuel Esteves de Matos. Estou certo?
Se precisar de mais elementos. disponha.

Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165198 | nunoinacio | 17 ago 2007 20:06 | Em resposta a: #165195

Caro Francisco

Mais uma vez agradeço as informações que me deu.
Hoje reparei que alguns destes nomes já estão na base de dados do fórum. Já tinha feito pesquisas anteriores, mas o facto de os nomes aparecerem com apelidos que nunca tinha visto, levatou-me duvidas.
Assim, a minha mulher descende do casal Manuel Rodrigues e Custódia Maria, pais de Lourenço Rodrigues, casado com Francisca de Jesus Proença (esta, filha de José Proença e de Teresa de Jesus Carrola)
Este casal gerou Antónia Maria Proença, mulher de Pedro Francisco (filho de Inácio Francisco e Maria de Proença)
Pedro Francisco e Antónia Proença, foram pais de Leonor Proença, mulher de Bernardo Mendes (filho de João Mendes Formiga e de Ana Nunes) e avós maternos de Felicidade de Jesus, casada com João Clemente (filho de Clemente Quelhas Duarte e de Rita Proença Carrola)
João Clemente e Felicidade de Jesus, foram pais de Leonor de Jesus Clemente, casada com José Marques (filho de Lourenço Marques e de Francisca Fernandes) e avós maternos de Bárbara de Jesus Marques, minha sogra, casada com António Gil Barata.

Não sei se continua a viver no Tortosendo. Se sim, poderemos tomar um café quando eu aí for.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165381 | Xico Cruz | 20 ago 2007 15:46 | Em resposta a: #165198

Caro Nuno
Saí do Tortosendo há quase 60 anos e raramente lá voltei, pois ainda lá tenho primos. Vou bastantes vezes à Covilhã.
A minha pesquisa é feita fundamentalmente na Torre do Tombo.
Todavia, se houver oportunidade, gostaria de partilhar esse café. Quando for lá, avise-me para cruzmatosarrobaoninetpontopt.

Aproveito para perguntar se tem o microfilme do Barco todo tratado.

Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165385 | nunoinacio | 20 ago 2007 16:16 | Em resposta a: #165381

Caro Francisco

Em principio irei ao Tortosendo entre os dias 1 e 3 de Setembro.

Relativamente ao Barco, tenho-o todo fotografado e alguns dados tratados. Tenho estado a acabar o Alferce (já vou nos óbitos) e o Barco será o próximo passo.

Se necessitar de algo, diga.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Pedro Fernandes Folgado, da Erada

#165387 | Lourval | 20 ago 2007 16:34 | Em resposta a: #165385

Caro Nuno Inácio,

Estou procurando pelo casamento de Pedro Fernandes Folgado com Maria Duarte cerca de 1660 na Erada. Tudo indica que este Pedro seja filho de André Folgado e Maria Fernandes, por tudo o que foi dito neste tópico.

Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes Folgado, da Erada

#165389 | nunoinacio | 20 ago 2007 16:51 | Em resposta a: #165387

Caro Lourval

Neste momento não tenho qualquer informação relativa a esse casal. Ainda estou na fase de recolha de elementos do Tortosendo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165534 | rmfrp | 22 ago 2007 20:43 | Em resposta a: #165387

Caro Lourval:

Tenho estado a pesquisar na Torre do Tombo várias freguesias da zona da Covilhã e já tinha anotado os dados do seu Pedro Fernandes Folgado para quando chegasse a vez dos registos da Erada. Afinal nem foi preciso esperar tanto, pois o casamento foi sim no Barco, outra das freguesias do concelho da Covilhã:

Barco, 20.04.1636
- Pedro Fernandes Folgado, solteiro, filho de André Folgado e Ana Fernandes, morador e natural da Erada.
- Maria Duarte, solteira, filha de António Duarte e Maria Jácome, moradora e natural do Barco.

Confirma-se assim a filiação sugerida pelos colegas mais conhecedores do tema. Eu também descendo de Folgados desta zona, mas não sei qual o parentesco do meu ramo com este.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165536 | nunoinacio | 22 ago 2007 21:10 | Em resposta a: #165534

Caro Rui

Desculpe-me. Esse casamento há muito que consta do meu ficheiro PAF da freguesia do Barco, mas fiz uma leitura errada dos apelidos, tendo colocado Delgado em vez de Folgado.
Em todo o caso, se alguém precisar desse assento digitalizado tenho a fotografia que posso enviar por email.

Neste momento estou a organizar o Barco. Se precisarem de alguma coisa desta freguesia, digam.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165537 | nunoinacio | 22 ago 2007 21:12 | Em resposta a: #165534

Em tempo:

Tenho ainda o nascimento de um filho, de nome Pedro, deste casal, em 13.12.1637.

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165538 | Lourval | 22 ago 2007 21:29 | Em resposta a: #165534

Caríssimo Rui,

Salvaste o dia hoje! Obrigado!


Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165539 | rmfrp | 22 ago 2007 21:32 | Em resposta a: #165536

Caro Nuno Inácio:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Uma vez que tem a imagem do registo, pode confirmar-nos que a minha leitura do apelido como "Folgado" está correcta?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165540 | Lourval | 22 ago 2007 21:38 | Em resposta a: #165537

Caro Nuno Inácio,

Mas que dia de sorte!!! Sou justamente descendente deste filho do Pedro Fernandes Folgado, o Pedro !!!!

Este Pedro, que também ´assinava´ Pedro Fernandes Folgado, casou-se na Lardosa, em 04.05.1665, com Maria Gonçalves Saraiva.

Conhece os irmãos de Pedro? E vou querer sim aquela imagem. Pode enviar para lourval arroba yahoo ponto com

Obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165543 | Lourval | 22 ago 2007 21:44 | Em resposta a: #165537

Nuno,

Este Pedro de 13.12.1637 nasceu no Barco ou na Erada?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165549 | nunoinacio | 22 ago 2007 23:15 | Em resposta a: #165543

Caro(a) Lourval

O Pedro nasceu no Barco.
Vou-lhe enviar a foto de ambos os assentos para o email.
Da Erada nunca vi nada.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165550 | nunoinacio | 22 ago 2007 23:20 | Em resposta a: #165539

Caro Rui

A sua leitura está correcta.
Eu é que interpretei mal a letra, talvez induzido pela quantidade de Delgados que há na freguesia do Barco.

Relativamente aos Canelas de Estombar e aos Dias Carvalho de Casegas, não há nada de novo?

Estou a fazer um levantamento da Senhora do Verde e já vi por lá alguns Lamins. Se precisar de alguma coisa, diga.

Cumprimentos a si e à sua mãe

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165552 | Lourval | 22 ago 2007 23:26 | Em resposta a: #165549

Caro Nuno Inácio,

Muito obrigado.

Sem querer abusar......você sabe quem são os pais de António Duarte e Maria Jácome? Em outras palavras....você encontrou o casamento deles?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: ... da Erada mas casou no Barco!

#165553 | nunoinacio | 22 ago 2007 23:32 | Em resposta a: #165552

Caro Lourval

O casamento do António Duarte com a Maria Jácome ocorreu de certeza fora do período em que existem registos do Barco.

O máximo que se pode conseguir é que um deles tenha sido padrinho solteiro no período em que existem registos.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165555 | jnt | 22 ago 2007 23:43 | Em resposta a: #165078

Caro confrade

Tenho um Manuel Esteves de Matos que casou a 28/09/1832 em Santiago do Cacém. Este Manuel Esteves de Matos nasceu em Viseu (Sé) em data que ainda não pude apurar (admitamos 1800 a 1810) e era filho de outro Manuel Esteves de Matos (também Viseu, Sé) e de Maria de Jesus.

Tem algum conhecimento de terem-se deslocado "Esteves de Matos" de Tortosendo para Viseu?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165556 | jnt | 22 ago 2007 23:44 | Em resposta a: #165153

Caro confrade

Tenho um Manuel Esteves de Matos que casou a 28/09/1832 em Santiago do Cacém. Este Manuel Esteves de Matos nasceu em Viseu (Sé) em data que ainda não pude apurar (admitamos 1800 a 1810) e era filho de outro Manuel Esteves de Matos (também Viseu, Sé) e de Maria de Jesus.

Tem algum conhecimento de terem-se deslocado "Esteves de Matos" de Tortosendo para Viseu?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165558 | nunoinacio | 22 ago 2007 23:51 | Em resposta a: #165555

Caro Joaquim

Neste momento, apenas lhe posso dizer que há gente que foi de Viseu para o Tortosendo.
Será dificil chegar à conclusão de que determinado individuo ou familia emigrou de um local para outro. É muito mais facil descobrir os imigrantes que chegam a uma determinada freguesia.
Uma vez que não tenho ninguém de Viseu dificilmente poderei responder ao que me pergunta, mas proponho-lhe que procure em Viseu o casamento do Manuel Esteves de Matos com a Maria de Jesus e, caso aí conste que vieram do Tortosendo, poderei procurar a ascendencia nesta freguesia.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Francisco Fernandes Tenente da Erada

#165572 | aliceg | 23 ago 2007 13:36 | Em resposta a: #145393

Caros confrades

Reparei que há por aqui vários Fernandes da Erada. Tenho um antepassado dos finais do século XVII, Francisco Fernandes Tenente casado com Catarina Luís, ambos da Erada, que tiveram uma filha Teresa de Jesus, a qual casou com Inácio João de Brito, nascido a 20-2-1714 em Alvoco da Serra, filho de Gregório João (da Barriosa) e Maria de Brito (de Alvoco da Serra). Por acaso, terão informações sobre estes meus parentes da Erada?

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165589 | Xico Cruz | 23 ago 2007 20:07 | Em resposta a: #165385

Caro Nuno
Nesse fim de semana não posso mesmo deslocar-me ao Tortosendo. Fica para outra altura.
Relativamente ao tratamento dos microfilmes do Tortosendo, ofereço-me para ajudar na leitura das imagens digitais.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: novidades em Janeiro de Baixo

#165614 | rmfrp | 23 ago 2007 22:22 | Em resposta a: #165550

Caro Nuno Inácio:

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Relativamente aos Dias de Carvalho de Casegas, ia responder-lhe que não há progressos na ascendência... mas por acaso até há num dos ramos que interessam directamente à sua esposa. Gaspar Domingues e Paula Antão, de Vilar Barroco, que pareciam ser um fim de linha intransponível, casaram afinal em Janeiro de Baixo, a 26.11.1595, porque Paula Antão era do lugar do Brejo dessa freguesia. Paula foi baptizada a 14.03.1574 e era filha de Antão Martins, de Janeiro de Cima, e de Margarida Martins, do Brejo de Baixo, casados em Janeiro de Baixo a 03.06.1571, neta paterna de outro Antão Martins e neta materna de Martim Anes.

Os Lamins interessam-me muito. Se puder divulgar o que encontrou (num tópico apropriado) ficarei muito agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165627 | nunoinacio | 24 ago 2007 00:23 | Em resposta a: #165589

Boa noite, caro Francisco

Afinal também não conseguirei ir ao Tortosendo nessa altura.
Em principio irei no final de Outubro, pois vou lá ser padrinho de casamento.

Agradeço a sua disponibilidade. Se quiser, quando tiver todas as fotos, envio-lhe os CD's para fazer as suas pesquisas e esclarecer qualquer duvida que tenha.

Cumprimenros

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: novidades em Janeiro de Baixo

#165630 | nunoinacio | 24 ago 2007 00:43 | Em resposta a: #165614

Caro Rui

Muito agradeço a sua informação. Subir uma geração nessas eras é obra!!!

Neste momento estou a passar o Barco para PAF (espero que com menos erros) e posteriormente passarei para a Senhora do Verde. São freguesias pequenas e, em principio, fáceis de organizar.

Quando tiver o Barco mais avançado abrirei um tópico para essa freguesia, fazendo o mesmo quando passar para a Senhora do Verde.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Vilar Barroco

#165637 | Lourval | 24 ago 2007 03:47 | Em resposta a: #165614

Caro Rui,

Tenho antepassados em Vilar Barroco:

1 - António Ramos * 26.05.1675
2 - Manuel Fernandes
3 - Margarida Luís * 23.09.1629 + 15.11.1700
4 - Manuel Fernandes
5 - Leonor Miguel
6 - Domingos Ramos + 06.11.1684
7 - Margarida Luís + 17.11.1673
14 - Luís Afonso
15 - Domingas Clemente + 15.12.1634

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: novidades em Janeiro de Baixo

#165650 | nunoinacio | 24 ago 2007 12:05 | Em resposta a: #165614

Caro Rui

Por acaso no assento de casamento do Gaspar Domingues e Paula Antão, não constam os nomes dos pais dele?

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#165684 | Xico Cruz | 24 ago 2007 19:35 | Em resposta a: #165627

Caro Nuno
Antes de mais, muito obrigado pela oferta.
Cá fico à espera.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: novidades em Janeiro de Baixo

#165698 | rmfrp | 24 ago 2007 22:45 | Em resposta a: #165650

Caro Nuno Inácio:

Infelizmente no registo de 1595 não constam os pais de Gaspar Domingues. Só é indicado o nome do pai de Paula Antão - foi pelo registo de baptismo que cheguei ao nome da mãe. Por sua vez, o registo de casamento de Antão Martins e Margarida Martins só indica o nome do pai de cada um deles.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Vilar Barroco

#165704 | rmfrp | 24 ago 2007 22:59 | Em resposta a: #165637

Caro Lourval:

Eu não sei praticamente nada de Vilar Barroco. Para além do remo que refiro na mensagem ao colega Nuno Inácio, descendo ainda de Gaspar Afonso, da Malhadancha, freg. Vilar Barroco, que casou com Vitória Dias, do Orvalho. Talvez Gaspar Afonso seja parente do seu Luís Afonso, que é da mesma época.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: novidades em Janeiro de Baixo

#165707 | nunoinacio | 24 ago 2007 23:47 | Em resposta a: #165698

Caro Rui

Quem dá o que tem, a mais não é obrigado :-)

Se precisar de mais alguma coisa do Barco, diga

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#176457 | Xico Cruz | 14 dez 2007 19:53 | Em resposta a: #165627

Caro Nuno
Entre 18 e 21 estarei na Covilhã. Se também se deslocar aquelas bandas nesse período, avise-me para o email que está na minha mensagem de 20/08.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#176489 | nunoinacio | 14 dez 2007 23:10 | Em resposta a: #176457

Boa noite, caro Francisco

Agradeço a sua atenção.
Neste período não irei à Covilhã. Como voltei a estudar o meu tempo limitou-se bastante, pelo que não sei quando terei oportunidade de aí me deslocar.
Logo que saiba, aviso-o com antecedência.

Caso pretenda deslocar-se ao Algarve, poderemos encontrar-nos em qualquer altura, desde que se combine.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

André Folgado, de Tortosendo

#176490 | gmg | 14 dez 2007 23:10 | Em resposta a: #116186

Aqui segue a transcrição do Registo de Casamento de André Folgado com Catarina Martins.

"Aos quinze Dias do mes de Junho da era de mil, e seis centos, e sesenta equatro eu o P.e Cura abaixo asinado receby enface de Igreia a André folgado do lugar doturtusendo com Catherina Martins destaV.a os quais receby na forma doSagrado concilio tredentino e constituição Deste bispado forão testemunhas Domingos pires De moura, e bartholomeu friz Juiz da igreja, e por verdade fiz este termo, que asinei hoje Dia mes e Era ut supra"

Freguesia da Bemposta, concelho de Panamacor, Distrito de Castelo Branco.

Gostava de poder saber mais da Ascendência deste André Folgado.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#176530 | Xico Cruz | 15 dez 2007 11:31 | Em resposta a: #176489

Caro Nuno
Não deixarei de o informar quando me deslocar a Loulé onde reside um dos meus irmãos, natural do Tortosendo (em termos de anos de residência, é mais algarvio que do Tortosendo).
Resta-me desejar-lhe Boas Festas de Natal e Bom Ano Novo.
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#176549 | gmg | 15 dez 2007 15:01 | Em resposta a: #176490

Aqui segue a transcrição do Registo de Casamento de André Folgado com Catarina Martins.

"Aos quinze Dias do mes de Junho da era de mil, e seis centos, e sesenta equatro eu o P.e Cura abaixo asinado receby enface de Igreia a André folgado do lugar doturtusendo com Catherina Martins destaV.a os quais receby na forma doSagrado concilio tredentino e constituição Deste bispado forão testemunhas Domingos pires De moura, e bartholomeu friz Juiz da igreja, e por verdade fiz este termo, que asinei hoje Dia mes e Era ut supra"

Freguesia da Bemposta, concelho de Panamacor, Distrito de Castelo Branco.

Gostava de poder saber mais da Ascendência deste André Folgado.



Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197350 | fsrogeiro | 21 mai 2008 00:56 | Em resposta a: #165198

Caro Nuno Inácio

Francisca de Jesus Proença, que refere, era irmã de José de Proença, de quem tenho os seguintes dados, provavelmente já do seu conhecimento:

1. José de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
2. José de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
3. Teresa de Jesus (Quintas, Salvador, Covilhã)
4. Manuel de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
5. Francisca Teresa (Casal da Serra, Tortosendo)
6. Manuel Gomes Carrola (vila de Manteigas)
7. Teresa de Jesus Cupeira (Quintas, Salvador, Covilhã)
8. Manuel de Proença (Teixoso)
9. Maria Gonçalves (Casal da Serra, Tortosendo)
10. António Esteves (Casal da Serra, Tortosendo)
11. Teresa Francisca (Tortosendo)
16. João Fernandes Matapão (Teixoso)
17. Beatriz de Proença (Teixoso)
18. Domingos Tomé (Aguiar da Beira)
19. Isabel Gonçalves (Lavacolhos)
20. Manuel Nunes (Cortes do Meio, Tortosendo)
21. Maria Esteves (Casal da Serra, Tortosendo)
22. Estêvão Francisco (Tortosendo)
23. Helena Antunes (Tortosendo)

O referido José de Proença (1.) casou cerca de 1830 com Ana Duarte Denta, cuja ascendência é a seguinte:

1. Ana Duarte Denta (Tortosendo)
2. Manuel Duarte Denta (Tortosendo)
3. Luzia Maria dos Santos (vila de Alvoco da Serra)
4. José Rodrigues Duarte (Denta) (Quadrados, Tortosendo)
5. Cecília Maria (Murais, Tortosendo)
6. Manuel dos Santos (vila de Loriga)
7. Joana Maria (vila de Alvoco da Serra)
8. Simão Duarte (Tortosendo)
9. Catarina Duarte (Tortosendo)
10. Manuel Rodrigues (Tortosendo)
11. Maria Apariça (Tortosendo)
16. Simão Duarte
17. Isabel Gaspar
18. Francisco Rodrigues
19. Maria Heitor
20. Domingos Rodrigues
21. Ana Fernandes
22. Manuel Pires
23. Maria Apariça
44. Matias Simões
45. Francisca Pires
46. Domingos Fernandes
47. Maria Apariça

Tem por acaso alguma informação que possa acrescentar?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197486 | nunoinacio | 22 mai 2008 00:37 | Em resposta a: #197350

Caro Filipe

Agradeço as informações que me mandou, pois não tinha a ascendencia do casal José Proença e Teresa de Jesus Carrola. Ou melhor, tinha, mas não como pais deste casal, mas como pais de outros irmãos, o que acaba por permitir recuar algumas gerações.

Assim, a final, temos:

1. José de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
2. José de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
3. Teresa de Jesus (Quintas, Salvador, Covilhã)
4. Manuel de Proença (Casal da Serra, Tortosendo)
5. Francisca Teresa (Casal da Serra, Tortosendo)
6. Manuel Gomes Carrola (vila de Manteigas)
7. Teresa de Jesus Cupeira (Quintas, Salvador, Covilhã)
8. Manuel de Proença (Teixoso)
9. Maria Gonçalves (Casal da Serra, Tortosendo)
10. António Esteves (Casal da Serra, Tortosendo)
11. Teresa Francisca (Tortosendo)
12. João Fernandes Matapão (Teixoso)
13. Beatriz de Proença (Teixoso)
14. Domingos Tomé (Aguiar da Beira)
15. 19. Isabel Gonçalves (Lavacolhos)
16. João Fernandes Matapão (Teixoso)
17. Beatriz de Proença (Teixoso)
18. Domingos Tomé (Aguiar da Beira)
19. Isabel Gonçalves (Lavacolhos)
20. Manuel Afonso Nunes (Cortes do Meio, Tortosendo)
21. Maria Esteves de Matos (Casal da Serra, Tortosendo) - Casaram em 1694 no Tortosendo
22. Estêvão Francisco (Tortosendo)
23. Helena Antunes (Tortosendo) - Casaram a 10.11.1697 no Tortosendo
40 - João Nunes (Tortosendo)
41 - Eugénia Maria (Tortosendo) - Casaram em 01.11.1648 no Tortosendo, mas o assento não refere pais.
42 - Manuel Antunes de Matos (tortosendo)
43 - Maria Esteves (Teixoso) - Casaram em 16.03.1667 no Teixoso
44 - Manuel Francisco (Tortosendo)
45 - Isabel Fernandes (tortosendo)
46 - ? Fernandes Bispo (tortosendo)
47 - Maria Fernandes (Tortosendo)
84 - António Antunes
85 - Catarina de Matos - Casarm em 1637, mas o assento não refere pais
86 - António Esteves (Teixoso)
87 - Helena Fernandes (Teixoso)
172 - Francisco Esteves
173 - Guiomar Lopes
174 - Manuel Fernandes
175 - Maria Fernandes


Ora, como deve ter verificado, os avós da Teresa de Jesus, são os bisavós paternos pelo lado paterno do José Proença. Era uma situação comum para a época, se não houve outra chamada de atenção que é haver um Manuel de Proença e um Manuel Gomes Carrola filhos do mesmo casal. Seriam dois Manuel diferentes ou o mesmo num segundo casamento? A serem dois diferentes, temos dois irmãos a casar com duas irmãs, se for o mesmo num segundo casamento, esse casou com uma cunhada.

A minha mulher descende também das Maria Apariça, mas não tenho mais informações a dar relativamente a esse ramo.

A minha mulher pergunta se vive na Covilhã.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197624 | jliberato | 23 mai 2008 09:17 | Em resposta a: #197350

Caro Filipe Rogeiro,
Eu tenho nos meus registos um casamento de Domingos Rodrigues com Ana Fernandes Fastia aos 16-10-1670. Tiveram um filho (José Rodrigues) nascido aos 19-10-1674 que foi ascendente da minha mulher.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197626 | jliberato | 23 mai 2008 09:25 | Em resposta a: #197486

Caro Nuno Inácio,
Eu tenho nos meus registos um casamento de Manuel Francisco com Isabel Fernandes aos 16-02-1653. Tiveram uma filha (Ana Fernandes) nascido aos 29-09-1661 que foi ascendente da minha mulher.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197634 | nunoinacio | 23 mai 2008 11:06 | Em resposta a: #197626

Caro J. Liberato

Por acaso o casamento que refere tem os pais?
Em principio, pelos anos do casamento e do casamento do filho é muito provável que o casal seja o mesmo e que a Ana Fernandes seja irmã do Estêvão Francisco.

Agradeço qualquer informação

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197674 | fsrogeiro | 23 mai 2008 15:14 | Em resposta a: #197486

Caro Nuno Inácio

Agradeço-lhe as informações que disponibilizou e que acrescentam bastante ao que eu tenho. Os dados que aqui deixei foram copiados de uma árvore de costados onde apenas constam nomes e naturalidades. As imprescindíveis datas, aliás as transcrições dos registos, estão num caderno que não tinha à mão quando aqui deixei a mensagem. Fá-lo-ei assim que encontrar o tal caderno.
A questão do Manuel de Proença/Manuel Gomes Carrola faz-me alguma confusão, confesso, olhando para os apelidos e para as naturalidades dos dois ramos.
Não vivo na Covilhã, mas é de lá, e arredores, a minha família paterna.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197679 | fsrogeiro | 23 mai 2008 15:47 | Em resposta a: #197624

Caro J. Liberato

Agradeço a sua informação.
Como constatou pelos dados que atrás deixei, não lhes juntei qualquer data porque os copiei de um esquema onde apenas constam nomes e naturalidades. A transcrição dos registos está num caderno que não tinha (e não tenha ainda neste momento) à mão. De qualquer forma sei que não vi ou copiei o assento de casamento do casal Domingos Rodrigues / Ana Fernandes. Será o mesmo?
Pela data do casamento que refere, 1670, parece-me muito possível visto que um casal compadre daquele (Manuel Pires / Maria Apariça) casou, como informa o confrade Nuno Inácio noutro tópico dedicado ao Tortosendo, em 1686.
Haveria no Tortosendo, por aquele tempo, mais do que um casal Domingos Rodrigues / Ana Fernandes? São nomes bastante vulgares.
Do registo do casamento constam as filiações?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#197736 | fsrogeiro | 23 mai 2008 21:26 | Em resposta a: #197486

Caros Nuno Inácio e J. Liberato,

Extractos dos registos que tenho do Tortosendo:

Manuel, n. 04.05.1835, b. 18.05.1835, fº lº 1.º matº José de Proença, do Casal da Serra, freg.ª Tortosendo e de Ana Duarte Denta, freg.ª Tortosendo; n.p. José de Proença e Teresa de Jesus, do casal da Serra; n.m. Manuel Duarte Denta, freg.ª Tortosendo, e Luzia Maria, n. v.ª de Loriga. Pp: Manuel Jorge Xistra e sua m.er Angélica Fernandes, n.s da vª da Covilhã. Tt: José Jorge Xistra e José Mendes Quelhas (+). Cura: José Joaquim de Matos Pena.
L.º B-14, f.111.

Francisco, n. 24.08.1807, b. 01.09.1807, fº lº 1.º matº José de Proença, do Casal da Serra, freg.ª Tortosendo e de Teresa de Jesus, das Quintas da Covilhã [fregª Salvador]; n.p. Manuel de Proença* e Francisca Teresa, do casal da Serra; n.m. Manuel Gomes Carrola, vª de Manteigas, e Teresa de Jesus Cupeira, das Quintas da Covilhã. Pp: António Gomes Carrola e Bárbara, solt.ª, sua f.ª, fregª Tortosendo. Tt: Manuel de Proença (+) e João Fernandes de Melo, solt.º, fregª Tortosendo. Cura: José Luís de Matos.
L.º B-12, fs.322 e v.º.

* noutro assento do L.º B-12, f. 188 v.º, diz: “Manuel de Proença, lavrador do dito Casal da Serra”.

Ana, irmã do anterior, n. 17.06.1803, b. 26.06. Mesmo livro, f. 238 v.º.

Francisca, irmã dos anteriores, n. 26.09.1800, b. 05.10 ?. Mesmo livro, f. 179.

Rosa, n. 03.04.1800, b. 09.04, fº lº 1.º matº Manuel Duarte Denta, Tortosendo, freg.ª Tortosendo e de Luzia dos Santos, v.ª Alvoco da Serra; n.p. José Duarte Denta, dos Quadrados, fregª Tortosendo, e Cecília Maria, dos Murais, fregª Tortosendo; n.m. Manuel dos Santos, v.ª de Loriga, e Joana Maria, da v.ª de Alvoco da Serra. Pp: João Mendes e sua f.ª Ana, solt.ª, dos Murais. Tt: Clemente José dos Santos e João Francisco de Oliveira. Prior: João Coelho Correia.
L.º B-12, f.172 v.º.

Teresa e Catarina, gémeas, n. 14.12.1768, b. 22.12, f.as 1.º matº Manuel de Proença e de Francisca Teresa; n.p. Manuel de Proença e Maria Gonçalves; n.m. António Esteves e Teresa Francisca, todos da fregª do Tortosendo. Pp: Aleixo Dias e Catarina Gomes, solt.ª, Tortosendo. Tt: Bacharel Francisco Xavier de Oliveira e João Baptista. Cura: Félix Cardoso da Silva.
L.º B-11, f. 65.

João, n. 29.09.1767, b. 05.10, fº lº 1.º matº José de Rodrigues Duarte e de Cecília Maria, Tortosendo; n.p. Simão Duarte e Catarina Duarte; n.m. Manuel Rodrigues e Maria Apariça, todos do Tortosendo. Pp: João Rodrigues Antunes e sua irmã Ana, f.os do Capitão Manuel Rodrigues Antunes. Tt: Capitão Manuel Rodrigues Antunes e José Pereira, Tortosendo. Pe. Pedro Barata de Sequeira.
L.º B-11, f.44.

Ana, n. 14.04.1734, b. 24.04, fº lº 2.º matº António Esteves, n. do Casal da Serra, freg.ª Tortosendo e de Teresa Francisca, n. lugar do Tortosendo; n.p. Manuel Nunes, n. Cortes do Meio, fregª Tortosendo, e Maria Esteves, n. do casal da Serra, fregª Tortosendo; n.m. Estêvão Francisco e Helena Antunes, nts. Lugar do Tortosendo. À margem: “Tortozendo”.
L.º B-8, f.139.

Rita, n. 06.08.1730, fº lº 1.º matº Manuel de Proença, n. lugar do Teixoso, e de Maria Gonçalves, n. Casal da Serra, freg.ª Tortosendo, m.es Casal da Serra; n.p. João Fernandes Matapão (Matapam) e de Beatriz de Proença, ns. lugar do Teixoso; n.m. Domingos Tomé, n. lugar de ….., fregª de Stº Eusébio da vª de Aguiar da Beira, e de Isabel Gonçalves, n. lugar de Lavacolhos. À margem: “Casal da Serra”.
L.º B-8, fs.80 e v.º.

Manuel, irmão da anterior, n. .. de Setembro [?] de 1727, b. 18.
L.º B-8, f. 49.

Filipe [?], n. 12.10.1728, fº lº 1.º matrº. Simão Duarte e de Catarina Duarte, n. lugar dos Quadrados, freg.ª Tortosendo; n.p. Simão Duarte, n. Quadrados, e Isabel Gaspar, n. lugar Boidobra; n.m. Francisco Rodrigues e Maria Heitor, ns. Quadrados. À margem: “Quadrados”.
L.º B-8, f.58.

Cecília, , n. 15.05.1728, fº lº 1.º matº Manuel Rodrigues, do Maeral [sic], e de Maria Apariça; n.p. Domingos Rodrigues e Ana Fernandes, ns. lugar do Tortosendo; n.m. Manuel Pires e Maria Apariça, ns. do Casal do Maral [sic]. À margem: “Maeral”.
L.º B-8, f. 54 v.º.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198111 | fsrogeiro | 26 mai 2008 23:43 | Em resposta a: #197736

Caros confrades

Um pouco à margem do assunto anterior, alguém por acaso se terá deparado, nos registos do Tortosendo, por volta de 1710, com o baptismo de um Manuel ou qualquer outro filho do casal Manuel Nunes Borges, natural de Oliveira do Conde, e de Catarina de Ascensão, natural da vila de Alvoco da Serra? Ou com o casamento deste casal, que também poderá ter ocorrido em Alvoco, por 1700?

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198173 | aliceg | 27 mai 2008 14:07 | Em resposta a: #198111

Caro Filipe Rogeiro

Manuel Nunes Borges, natural de Oliveira do Conde, e Catarina de Ascensão, natural de Alvoco da Serra casaram em Alvoco da Serra a 16 Jul 1711.
Ele é filho de Manuel Lucas e de Maria Bordes, de Oliveira do Conde
Ela é filha de Sebastião Fernandes e Isabel Gonçalves.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198175 | aliceg | 27 mai 2008 14:09 | Em resposta a: #198173

Uma correcção:

A Catarina chama-se Catarina da Assunção.

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198183 | aliceg | 27 mai 2008 14:56 | Em resposta a: #198175

Não há uma sem duas...

Onde está Maria Bordes leia-se Maria Borges.

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198185 | fsrogeiro | 27 mai 2008 15:22 | Em resposta a: #198173

Cara Alice Gomes

Muito obrigado por esta informação.
Lembro-me agora que já havíamos trocado uma mensagem, noutro tópico, exactamente acerca destes Nunes Borges.
Acontece que, tendo registada a filiação de Manuel, não tinha a de Catarina. Conhece a ascendência dela, para além dos pais?
Aproveito ainda para lhe perguntar, já que falamos de Alvoco, cujos livros nunca consultei, se por acaso se terá deparado com algo relacionado com esta gente:
Luzia Maria dos Santos nascida na vila de Alvoco da Serra por 1770, filha de Manuel dos Santos, da vila de Loriga, e de Joana Maria, de Alvoco, onde presumivelmente estes casaram. Luzia foi viver para o Tortosendo, casada com Manuel Duarte Denta, de lá, mas talvez tenham casado em Alvoco, próximo de 1800.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198325 | aliceg | 28 mai 2008 13:18 | Em resposta a: #198185

Caro Filipe Rogeiro

Sobre a Catarina não tenho mais nada, mas como é minha antepassada vou ter de a investigar melhor e, se obtiver mais informações, depois lhas passarei.

Relativamente à Luzia não tenho nada. Porém se nas minhas voltas nos livros de Alvoco encontrar algo, direi aqui neste tópico.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198361 | fsrogeiro | 28 mai 2008 17:42 | Em resposta a: #198325

Cara Alice Gomes

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198442 | Sobral | 29 mai 2008 10:21 | Em resposta a: #198185

Caro Filipe

Segue alguns doas ascendentes:

1. Luzia Maria dos Santos was born in Alvoco da Serra. Luzia married Manuel Duarte Denta son of José Rodrigues Duarte and Cecília Maria. Manuel was born in Tortosendo.
2. Manuel dos Santos was born in Loriga. He married Joana Maria Lopes on 5.11.1763 in Alvoco da Sera.
3. Joana Maria Lopes was born in Alvoco da Serra.


Third Generation

4. António Gouveia Rondão was born in Loriga. He married Maria dos Santos on 22.02.1718 in Loriga.
5. Maria dos Santos was born in Loriga.
6. Bernardo Lopes Crespo was born on 25.11.1705 in Alvoco da Serra. He married Maria Fernandes.

7. Maria Fernandes was born about 1700 in Alvoco.


Fourth Generation

8. Manuel de Gouveia was born in Loriga. He married Maria Fernandes on 4.07.1684 in Loriga.

9. Maria Fernandes was born about 1664 in Loriga.

10. Pedro de Gouveia was born about 1663 in Loriga. He married Maria dos Santos on 22.02.1683 in Loriga.

11. Maria dos Santos was born in S. Gião.

12. Bernardo Lopes Crespo was born on 11.10.1681 in Unhais da Serra. He married Catarina Duarte on 12.12.1701 in Alvoco da Serra.
13. Catarina Duarte was born on 1.05.1683 in Alvoco da Serra.

14. Manuel Lopes Diogo was born in Loriga. He married Ana Fernandes.

15. Ana Fernandes .

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198452 | fsrogeiro | 29 mai 2008 12:24 | Em resposta a: #198442

Caro Gabriel Santos

Mais uma vez tenho que lhe agradecer esta preciosa ajuda e registar a forma desinteressada com que vai partilhando o seu valioso e infindável arquivo.
Muito obrigado.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198465 | Sobral | 29 mai 2008 13:27 | Em resposta a: #198452

Caro Filipe Rogeiro

É um prazer poder ser útil.
Claro que posso avançar mais alguma coisa nas gerações que enviei.
Caso esteja interessado, diga qualquer coisa

Cumprimentos
GS

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#198485 | fsrogeiro | 29 mai 2008 15:28 | Em resposta a: #198465

Caro Gabriel Santos

É claro que estou interessado, mas não quero que lhe pareça um abuso da minha parte.
Na verdade, por falta de tempo, provavelmente nunca mais teria oportunidade de investigar estes ramos.
Fico-lhe muito agradecido.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#199629 | jliberato | 08 jun 2008 00:42 | Em resposta a: #197679

Caro Filipe Rogeiro,
Do assento de casamento não constam as filiações pelo que não vai ser fácil avançar na pesquisa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, de Tortosendo

#199726 | fsrogeiro | 08 jun 2008 22:33 | Em resposta a: #198465

Caro Gabriel Santos

Agradeço-lhe se puder avançar alguma coisa na ascendência dos casais Manuel de Gouveia/Maria Fernandes, Pedro de Gouveia/Maria dos Santos e Bernardo Lopes Crespo/Catarina Duarte.
Muito obrigado.
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

Família de Pedro Fernandes Folgado, da Erada

#216795 | rmfrp | 30 dez 2008 15:46 | Em resposta a: #163429

Caro Lourval:

Ao pesquisar os casamentos da Erada, encontrei:

Erada, 17-08-1643
- Pedro Fernandes Folgado, viúvo de Maria Duarte, e filho de André Folgado e Ana Fernandes, defuntos.
- Maria Pires, solteira, filha de Ascenso Pires, defunto, e Catarina Gonçalves, todos deste lugar.

Erada, 01-10-1643
- António Duarte, solteiro, filho de Manuel Duarte e Catarina João, da vila de Loriga.
- Maria Folgado, solteira, filha de André Folgado e Ana Fernandes, defuntos, deste lugar.
(penso que é a este assento que o colega Gabriel Santos se refere numa mensagem antiga deste tópico)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Família de Pedro Fernandes Folgado, da Erada

#216853 | Lourval | 30 dez 2008 21:45 | Em resposta a: #216795

Caro Rui Pereira,

Muitíssimo obrigado. Fiquei animado em retomar estes ramos. Uma pergunta: você também descende de André Folgado e Ana Fernandes? Eu não sei se é coincidência mas eu tenho aqui anotado outro Ascenso Pires, contemporâneo deste, que viveu em Alcafozes e/ou Oledo. O outro era casado com Isabel Calvo falecida em 1646. Ascenso Pires casado com Isabel Calvo faleceu antes de 1642.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Barco

#216875 | Lourval | 31 dez 2008 01:03 | Em resposta a: #165163

Caro Nuno Inácio,

Gostaria de saber se você localizou o casamento de António Duarte e Maria Jácome, no Barco, cerca de 1615.

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Barco

#216889 | nunoinacio | 31 dez 2008 11:44 | Em resposta a: #216875

Caro Lourval

De António Duarte e Maria Jácome só tenho uma filha, Maria Duarte, casada com Pedro Fernandes Folgado, da Erada, em 20.04.1636.

A Maria Duarte faleceu em 06.04.1773 no Barco.

Tenho o levantamento completo da freguesia do Barco, que está toda num único microfilme, uma vez que faltam vários livros em vários períodos.

Cumprimentos e votos de um BOM 2009 para si e para todos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Barco

#216896 | Lourval | 31 dez 2008 13:36 | Em resposta a: #216889

Caro Nuno,

Bom 2009 para você também.

Teria Maria Duarte falecido em 1673 ao invés de 1773?


Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Barco

#216901 | nunoinacio | 31 dez 2008 14:33 | Em resposta a: #216896

Caro Lourval

Obviamente que foi em 1673. Teríamos um caso de longevidade biblica que fosse em 1773 :-))

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Família de Pedro Fernandes Folgado, da Erada

#216906 | rmfrp | 31 dez 2008 15:35 | Em resposta a: #216853

Caro Lourval:

Eu descendo de Folgados do Tortosendo e de Unhais da Serra, mas não sei qual o parentesco com o seu ramo. Infelizmente o tronco comum parece estar fora do alcance dos registos paroquiais.

O nome Pires é muito comum na região, e por isso creio que a existência de vários Ascensos Pires será apenas coincidência. Eu tenho documentado mais um, do Freixial, que deve ter nascido cerca de 1560.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Barco

#216907 | rmfrp | 31 dez 2008 15:39 | Em resposta a: #216901

Caros Nuno Inácio e Lourval:

A Maria Duarte que faleceu em 1673 não pode ser a mulher de Pedro Fernandes Folgado, já que este casou pela segunda vez em 1643. É aliás provável que o óbito desta Maria Duarte não tenha ocorrido no Barco mas sim na Erada, onde o casal parece ter vivido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Barco

#216909 | Sobral | 31 dez 2008 15:48 | Em resposta a: #216875

Caro Lourval

O casamento de António Duarte e Maria Jácome não terá de ser procurado na Erada?
Ali havia a família Jácome Proveniente de Domingos Pires (+ 20-11-1625) e Inès Jácome, Pais de Maria Fernandes , bap 2-4-1581, casada em 11-12-1605 com Francisco Galvão Alfaia, com geração, alguma de apelido Jácome.
Suponho que Inês Jácome seria mãe de Inês Jacome cc Gonçalo Fernandes e de Clara Jácome cc Francisco Rodrigues, da Erada.
Seria aceitável que António Duarte do Barco fosse casar na Erada com Maria, criando uma relação que levaria Maria Duarte a casar na Erada com Pedro F Folgado.
Cumprimemtos e votos de um bom 2009
Gabriel

Resposta

Link directo:

Barco

#216912 | Saba | 31 dez 2008 16:05 | Em resposta a: #216909

Caro Gabriel,

Tudo faz muito sentido. Obrigado.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, da Erada

#252970 | rmfrp | 11 abr 2010 02:31 | Em resposta a: #216853

Caros Colegas:

Regresso a este tópico porque encontrei mais um Folgado da Erada, e bastante antigo.

Casam em Dornelas do Zêzere a 21.02.1593 (livro M-1, imagem 126, terceiro registo da página à esquerda):
- André Folgado, morador no lugar da Erada.
- Maria Antunes, filha de Amador Antunes, já defunto, e Isabel Esteves.

Infelizmente a filiação de André Folgado não é indicada. Eu sou descendente de Amador Antunes e Isabel Esteves.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

André Folgado, da Erada

#252974 | Lourval | 11 abr 2010 03:15 | Em resposta a: #252970

Caro Primo Rui Pereira,

Você havia me dito há muito tempo atrás que descendia dos Folgados do Tortosendo mas não sabia se era do mesmo ramo que o meu, isto é, de André Folgado e Ana Fernandes.

Está me parecendo que trata-se do mesmo André Folgado em um primeiro matrimônio. Que acha? Você sabe quando faleceu Maria Antunes?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: André Folgado, da Erada

#253108 | rmfrp | 13 abr 2010 22:01 | Em resposta a: #252974

Caro Primo Lourval:

Em primeiro lugar eu peço desculpa pelo meu erro mas o casamento de André Folgado com Maria Antunes não foi em Dornelas mas sim em outra freguesia da mesma zona, Unhais-o-Velho. Tenho pesquisado as duas freguesias e acabei por fazer confusão ao escrever a mensagem...

Respondendo à sua questão, sim, poderá ser o mesmo André Folgado. Talvez na Erada se consiga saber algo mais, porque os registos dessa freguesia também entram pelo século XVI. Infelizmente ainda não há nada online do distrito de Castelo Branco.

Sobre a Maria Antunes eu só sabia da existência do respectivo baptismo a 23.03.1578 por informação do colega Joaquim Nogueira. Em compensação, Isabel Esteves é uma velha conhecida dos pesquisadores de Unhais-o-Velho. Casou três vezes, com Henrique Simão, Amador Antunes e Francisco Pires. Eu descendo dos dois primeiros casamentos e ainda do terceiro marido, pelo primeiro casamento dele (!).

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen