Viscondes de Vila Nova de Cerveira

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11643 | artur41 | 23 out 2001 03:38

Caros colegas


Estou a tentar arranjar dados sobre este ramo da minha família. Gostaria de saber quem foram os progenitores de D.Catarina de Ataíde, mulher de D.João de Lima, que foi o 2º Visconde de Vila Nova de Cerveira.



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11779 | Rafael Henriques | 25 out 2001 03:00 | Em resposta a: #11643

Caro Artur Camisão Soares,

fazendo uma breve pesquisa no meu material genealógico, encontrei que os pais da esposa do 2º Visconde de Vila Nova de Cerveira (D. João de Lima), d. Catarina de Ataíde, foram Gonçalo de Ataíde e d. Isabel de Brito.
Infelizmente não posso lhe informar a fonte agora, pois não tive tempo de encontrá-la.
Saiba ainda que esta d. Catarina foi a 1ª consorte do Sr. Visconde (inclusive são meus 17ºs avós). A sua 2ª esposa foi d. Catarina de Melo (casamento anulado, pois ainda era casado com a 1ª esposa) e a 3ª, d. Isabel de Melo.
Qualquer dúvida, não exite em escrever-me.

Cordiais lembranças,

RAFAEL HENRIQUES PIMENTEL DE PAULA
rafaelhppaula@hotmail.com
Recife - PE- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11780 | artur41 | 25 out 2001 03:19 | Em resposta a: #11779

Caro Rafael Pimentel de Paula


Muito obrigado pela informação. Temos pois parentesco em comum!
Não hesitarei em escrever-lhe.


Um abraço

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11854 | artur41 | 25 out 2001 23:29 | Em resposta a: #11779

Caros colegas


Será que algum de vós me pode explicar a linha de ascendência de Gonçalo de Ataíde e sua 1ªmulher D.Isabel de Brito?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11861 | Rafael Henriques | 26 out 2001 05:17 | Em resposta a: #11643

Caro Artur,

volto a escrever-lhe para informar que a Sra. d. Catarina de Ataíde era provável senhora de "Gayão" (v. http://www.eric-de-mello.com/genealogy3/d0006/I7109.html).
Um abraço e até breve.

RAFAEL

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11862 | artur41 | 26 out 2001 05:29 | Em resposta a: #11861

Caro Rafael



De facto, corresponde áquilo que procurava. Os meus agradecimentos


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11864 | PGA | 26 out 2001 09:49 | Em resposta a: #11862

Caros Senhores,

Não sei se esta informação ajuda mas no livro Linhagens de Abreus, de Vasco de Bettencourt Faria Machado e Sampaio, na pág. 11 vem referido o seguinte:
O 2º Visconde de Vila Nova de Cerveira teve carta a 27/04/1496, foi casado com D. Catarina de Ataíde, Donzela da Casa da Infanta D. Joana, filha de Gonçalo de Ataíde e de Isabel de Brito e neta Nuno Gonçalves de Ataíde a quem D. João I deu o Morgado de Gaiam.

Espero ter ajudado e subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11892 | artur41 | 26 out 2001 16:42 | Em resposta a: #11864

Caro Pedro Sá Nogueira



Os dados que me forneceu são da maior importância. Não só confirma dados anteriores, como também aponta o nome de Nuno Gonçalves de Ataíde, como pai de Gonçalo de Ataíde e 1ºMorgado de Gayam.
Os meus agradecimentos.



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#11997 | Vasco Jácome | 28 out 2001 19:56 | Em resposta a: #11643

Caro Artur Camisão Soares

A ascendência da 2ª Viscondessa de Cerveira, D. Catarina de Ataíde, está no Felgueiras Gayo ttº de Ataídes §4 N6.
Também Manuel de Sousa da Silva, trata dela no seu ttº 12 (Coelhos, Ataídes e Alvarengas), §24, pg 332, do Vol. I.
Resumidamente:

- Martim Viegas de Ataíde, que Sousa da Silva (Vol. 1, pg 321) diz que foi o 1º Ataíde por morar na quinta do Pinheiro, em São Pedro de Ataíde, concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega (actual Amarante). Viveu no reinado de D. Sancho I. Cc Maria Geraldes, tiveram entre outros:

- D. Egas Martins de Ataíde que de Maria Martins de Travanca, tiveram entre outros:

- Gonçalo Viegas de Ataíde cc Inês Fernandes da Fonseca (casamento confirmado por LMP. Vol. 1, pg 504), tiveram entre outros:

- Martim Gonçalves de Ataíde cc Margarida Anes, tiveram entre outros:

- Gonçalo Viegas de Ataíde cc Brites Nunes de Gois, tiveram entre outros:

- Nuno Gonçalves de Ataíde (Gayo fá-lo filho do outro Gonçalo). Serviu D. João I que lhe deu o Morgado de Gayão, o qual diz Gayo era em Santarém. Cc D. Mécia de Meira, tiveram entre outros:

- Gonçalo Ataíde cc Isabel de Brito, tiveram entre outros:

- D. Catarina de Ataíde cc D. João de Lima 2º Visconde de Vila Nova de Cerveira.

Quer Gayo (ttº de Coelhos §58), quer Sousa da Silva, filiam Martim Viegas de Ataíde em D. Egas Afonso e sua m.er D. Sancha Pais e portanto neto paterno de D. Afonso Viegas e Aldara Pires e bisneto do celebrado Egas Moniz. Assim, estes Ataídes seriam um ramo dos Riba Douro. Acontece que José Augusto Pizarro nas suas LMP não dá este filho Martim ao casal Egas Afonso de Riba Douro e Sancha Pais Curvo. Apenas:
- Lourenço Viegas de Alvarenga cc Mor Pais
- Pedro Viegas de Alvarenga cc Teresa Anes de Riba de Vizela
- Gomes Viegas de Alvarenga
- Pero Viegas de Alvarenga cs de M. de Toronho
- Aldara Viegas de Alvarenga cc Lopo Afonso de Baião

Assim, não lhe sei dizer qual a verdadeira origem dos Ataídes.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Viscondes de Vila Nova de Cerveira

#12018 | artur41 | 29 out 2001 02:40 | Em resposta a: #11997

Caro Vasco Jácome


O meu obrigado pelos seus dados. Posso-lhe adiantar que o Armorial Lusitano, diz apenas que é uma família antiga: referindo que a sua origem é incerta, sendo que alguns genealogistas a fazem proceder de D.Egas Moniz.
Será que nunca teremos a certeza das suas origens primevas?



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen