Familia Carrajola

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Familia Carrajola

#116569 | correa | 14 abr 2006 10:54

Caros participantes:
Procuro os ascendentes de Domingos Rodrigues Carrajola, que viveu em Estoi (Faro), e terá casado a 1ª vez cerca de 1717, onde ?
No baptismo do filho José (talvez o 1º de um 2º casamento com Teresa de Jesus) - em 9/1/1726 em Estoi, são padrinhos por procuração, D. José da Gama (procurador o sargento-mor João Veloso Cabral) e D. Inácia, freira no convento da Conceição de Évora(procurador Manuel Martins Corte Real).
Quem é este D. José da Gama? sería Bispo de Évora?
Muito agradeço qualquer informação.
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#141421 | MigSousa | 24 jan 2007 00:47 | Em resposta a: #116569

Caro A. Correia

Só hoje achei esta sua curiosa intervenção, a que respondo agora.

Já o Dr. José Fernandes Mascarenhas andou procurando a origem dos Carrajola, de Moncarapcho, e não passou de algumas gerações atrás, não sei onde concretamente, pois a conversa já foi há muitos anos. Julgo que são uma única família, quase exclusiva do Reino do Algarve, e que se terá depois expandido pelo país, e pelo mundo de lingua portuguesa, como o Brasil e Moçambique.

Um topónimo Carrajola encontra-se já na Italia, na região de Florença, salvo erro, em documentação de 1203. Suponho que tenho algures demonstração disso.

Em relação ao que pergunta sobre D. José da Gama, julgo tratar-se do Arcediago de Tavira da Sé de Faro. Viveu entre 1668 e 1763, foi filho do 2º Marquez de Nisa, e o Dom vinha da família Gama, como é evidente. Está na BD do GP.

Curioso o procurador. Foi o meu 8º avô, o Sargento-mor de Faro João Veloso Cabral, marido de D. Brites Joana Mascarenhas; ele filho do Capitão Manuel Freire de Andrade e de D. Josefa de Sampaio, ambos de Faro, esta filha natural legitimada de D. João Veloso Cabral, Deão da Sé de Faro depois de 1650.

Mas a amizade dos Carrajola com a minha família irá manter-se, pois 6 gerações depois ainda o meu bisavô João Domingos Palermo teve, como padrinho de baptismo João Rodrigues Carrajola, de Moncarapacho.

E quem será o outro procurador, Manuel Martins Corte Real?

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#141443 | MigSousa | 24 jan 2007 08:21 | Em resposta a: #116569

Caro A. Correia

Em tempo acrescento que me parece que José Rodrigues Carrajola, padrinho de meu bisavô João, tenha sido irmão de sua antepassada Rita de Cássia; isto se as minhas contas estão certas.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#141448 | josécyr | 24 jan 2007 08:44 | Em resposta a: #116569

Caro A. Horta Correia, aqui vai o que tenho sobre Carrajolas:

José Rodrigues Correia Carrajola, filho de José Rodrigues Carrajola e de Joana de Sousa, todos de Estoi(?), casa:

1.º - Moncarapacho, a 24-02-1779, com – Maria dos Santos Rosa, filha de Luís Afonso Nobre e de Teresa dos Santos Rosa, dos Murtais – (R.P. - (Pag. 82 - Testemunhas no 1.º casamento com Maria dos Santos Rosa, solteira: o Capitão Manuel Gomes da Costa, de Faro e o Alferes Manuel Domingues Pereira de Barros, viúvo, de Moncarapacho).

2.º - Moncarapacho, a 22-10-1780, com – Mariana Teresa de Jesus, filha de João Rodrigues Pires e de Maria Viegas (meus avós), de Quatrim – (R.P. - Pag. 99 e 99 v - No 2.º casamento com Mariana Teresa de Jesus, solteira: o Capitão Manuel Gomes da Costa e o Capitão João Francisco de Macedo, ambos de Faro).

Nada mais tenho.
Um Abraço – José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#141685 | correa | 25 jan 2007 16:38 | Em resposta a: #141448

Caros amigos

De facto não consigo encontrar o casamento de Domingos Rodrigues Carrajola e Teresa de Jesus, que deverá ter ocorrido por 1730.
É possivel que fosse fora do Algarve e depois viessem para Estoi.
Há referencias a este apelido no nome de uma quinta nos arredores de Évora e um sitio no concelho de Monforte.
Quanto ao amigo José Cabecinha verifico que temos mais uns avós comuns, pois João Rodrigues Pires e Maria Viegas são meus 6ºs avós.Tem a ascendencia destes?
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#141768 | josécyr | 26 jan 2007 08:39 | Em resposta a: #141685

Caro Amigo António Horta Correia,
Tenho sim e vou mandar para o seu e-mail. Como sabe confirme tudo pois é um dos ramos em que não toco faz tempo.
Um abraço
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Carrajola

#142027 | MigSousa | 28 jan 2007 08:36 | Em resposta a: #141421

Estimados parentes:

Fiquei curioso sobre esse D. José da Gama, e fui ver algo mais. Afinal era sobrinho do Bispo do Algarve D. Simão da Gama, este filho do 1º Marquês de Niza, que esteve nessa Diocese de 4.6.1685 até 1.10.1703.

As melhores saudações

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Carrajola em São Miguel de Lisboa

#314992 | jliberato | 08 out 2012 22:42 | Em resposta a: #141448

Meu caro,
Como está?
Encontrei o seguinte:
Aos 2.5.1826 em São Miguel de Lisboa, baptizado de Maria, filha de Manuel da Silva Carrajola, natural de Nossa Senhora da Conceição de Ferragudo, e Maria do Rosário, natural de Nossa Senhora do Rosário de Olhão.
Casaram em Santa Catarina de Lisboa. Moravam no Beco dos Mortos em Lisboa.
Pode interessar a quem segue os Carrajolas.
Abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Carrajola em São Miguel de Lisboa

#315116 | correa | 10 out 2012 19:25 | Em resposta a: #314992

Caro JLiberato

São sempre benvindas as informações sobre a familia Carrajola.Esta que agora nos dá é para mim muito interessante, pois vem confirmar a suspeita que tinha de a origem dela ser a zona de Portimão.
Tenho um Sebastião Fernandes, nascido cerca de 1680 na Mexilhoeira Grande, casado com Catarina Domingues, de Estoi, pais de Domingos Rodrigues Carrajola que deu origem aos Carrajola de Estoi e mais tarde aos de Moncarapacho.
Portanto esse Manuel da Silva Carrajola, de Ferragudo, sería da mesma familia.
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#359848 | pedroacpinto | 23 jul 2015 14:32 | Em resposta a: #116569

Olá a todos, em relação a esta família Carrajola, gostaria de saber se alguém conhece já no século XIX-XX as seguintes pessoas: Manuel Lourenço Carrajola, Baltasar da Silva Carrajola e Bartolomeu Carrajola. Tinham terrenos em Alvor, junto à Praia ou Quinta da Praia.
Qualquer informação sobre a sua genealogia descendente seria muito apreciada.
Grato
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#360947 | Zlotan | 01 set 2015 20:24 | Em resposta a: #359848

O 1º desses nomes é o meu bisavo paterno.

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409842 | JCARRAJOLA | 22 nov 2018 15:40 | Em resposta a: #116569

Desde já Cumprimento todos os Intervenientes deste Fórum não só os da Minha Família Carrajola como os demais Amigos de Longa data desta Família.
A Família Carrajola é uma Família Única com vários Séculos de existência com Sede no Algarve à Época Reino do Algarve...em Moncarapacho , Estói , Olhão , Faro , Tavira , Ferragudo, Alvor-Portimão.Apenas uma pequena vertente que daqui surgiu para o Alentejo e Lisboa e uma Enorme para Setúbal, mais Tarde Barreiro, Seixal , Amora , Aires e Palmela.
Tudo iniciou em Moncarapacho com Emigrantes Italianos da Cidade de Florença-Itália onde consta-se que no Nome Original - Corrigiolli...ou...Corrigolli...assim sendo o Nome e Apelido Carrajola tem Origem na evolução semântica Linguística do Apelido Italiano. Pretendo aprofundar esta matéria junto da Cidade e Registos de Florença .
Os primórdios dos Carrajola foram Emigrantes Italianos com tradição Piscatória na Actividade da Pesca e Conserveira.
Daí que mais tarde deu Origem à Fábrica de Conservas UNITAS com uma Filial em Olhão, Sede em Setúbal e outra Filial em Matosinhos-Porto.
Todos os Carrajola que sedistribuiram pelo Reino do Algarve derivam totalmente dos Carrajola de Moncarapacho e Estói, ditribuidos por Faro , Ferragudo , Alvor e arredores de Portimão . Mais Tarde Setúbal , Aires , Palmela , Barreiro, Seixal e Amora . Uma leve presença em Lisboa e Serpa-Alentejo.
Dos Descendentes de Alvor todos os Carrajola são ainda hoje a Figura Central dos que Emigaram para o Distrito de Setúbal, Lisboa e Serpa.
Da Irmandade do meu Avô Materno -João Lourenço Carrajola , Ana Carrajola , Maria Carrajola , António Carrajola e Maria Luíza Carrajola deram Origem a todos os que hoje possuem o Apelido Carrajola no Distrito de Setúbal e Lisboa . Sendo que a Minha Tia Maria Luíza Carrajola Mãe de Maria Julia Carrajola dos Santos é Mãe do Famoso Treinador de FutebolJosé Mourinho..(..que não usa o Apelido Carrajola...mas sim o do Pai José Manuel Mourinho-Falecido e que Casou com Maria Júlia Carrajola dos Santos . Com eles levaram a tradição da Actividade Piscatória e Conserveira para Setúbal onde a minha Tia Maria Luíza Carrajola Irmã do meu Avô Materno João Lourenço Carrajola era Irmã....todos de Alvor-Algarve.
Praticamente nos anos 20 quase todos os Terrenos de Alvor eram dos Carrajola...sendo que um deles foi comprado pelo Dr.Mário Soares e Esposa D.Barroso,ele 1.Ministro de Portugal . Os restantes terrenos de Alvor e Portimão foram comprados pela extinta Torralta e que deu Origem à Hotelaria-Torralta em Portimão . Algumas Estações de Gazolina em Alvor eram dos Carrajola .
Das Fábricas de Conservas UNITAS nada sobra por interveniencia do Governo pós 25 de Abril, pois a Empresa foi intervencionada as Fábricas e Terrenos Vendidos tal como toda a Frota Pesqueira, Traineiras , Batelões e Embarcações de Menor porte .
Hoje todos os Carrajola do Distrito de Setúbal,ou seja Barreiro, Aires , Palmela , Amora e Seixal são descendentes dos Carrajola de Setúbal e estes dos Carrajola de Alvor e por fim dos Carrajola de Ferragudo , Faro , Olhão , Estói e Moncarapacho. Moncarapacho onde tudo "começou".
Ao Longo dos Séculos a Família Carrajola foi uma Familia considerada,estimada e muito "querida" pelo seu trabalho, dedicação e seriedade no Reino do Algarve. Foram estimados e considerados por Famílias de estatuto Monãrquico tal como os GAMA...( Vasco da Gama ) e os SOUSA HOLSTEIN...( Duques de Palmela)...e outras...onde foram escolhidos para Padrinhos e Madrinhas de Casamento e Baptizados de Figuras de Relevo , especialmente na Região de Faro . Alguns Amigos por várias décadas e até Séculos.
Os Carrajola , salvo melhor apreciação remontam ao Século XIII -XIV...em Moncarapacho....e Século XII a Florença - Itália.
Hoje em dia distribuídos por Portugal , Angola , Moçambique , Brasil , Venezuela , Argentina , Canadá...e claro está Itália.
São Imensos os casos de Carrajola relacionados com a Hotelaria no Algarve...Directores de Unidades Hoteleiras e Similares...vários...Também Jornalistas , Médicos , Advogados , Engenheiros , Arquitectos , Escritores , Campeões Nacionais de Surf e Hóquei em Patins...Músicos...Televisão...e...muitos mais....
Muito mas mesmo muito fica por relatar...dá vários " tomos de Escrita Histórica ".
Conclusão :
Identifico-me.,
João Leal Carrajola da Silva Oliveira , Filho de Ermelinda Leal Carrajola da Silva Oliveira , Neto Materno de João Lourenço Carrajola, Sobrinho Materno de Maria Luíza Carrajola dos Santos e de António Carrajola , Ana Carrajola, Maria Carrajola , Primo Materno de Maria Júlia Carrajola dos Santos , José Mourinho , Tereza Mourinho e Mário Carrajola dos Santos...entre tantos outros....
Sou da Raíz de Moncarapacho e óbviamente de Todos os Carrajola de Alvor...Ferragudo...Estói...Olhão...Setúbal...Aires...Palmela...Barreiro...Amora...Seixal...Serpa...Lisboa....e Ex-Colónias Portuguesas e América-Latina.

Nota : Dependendo da actividade deste Fórum virei a pronunciar-me se necessário mais profundamente.

Muito Grato.
Cordialmente :
João Carrajola.

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409850 | Jorge Resende | 22 nov 2018 20:41 | Em resposta a: #116569

Só foi pena Catarina Eufêmea ter sido assassinada pelo tenente Carrajola que não sei se foi membro da vossa família, embora não se deva confundir a árvore com a floresta! Mas foi pena...

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409856 | JCARRAJOLA | 23 nov 2018 06:09 | Em resposta a: #409850

Bom Dia:
Assunto pertinente e que em tempo eu faria intenções como é natural de me pronunciar acerca desse mesmo tema e assunto.
Tal como deve ter lido a Família Carrajola é uma « ÚNICA » e aproveito para fazer a "ressalva" de que parte dela - uma pequena minoria emigraram para o Alentejo , não como afirmei - Serpa mas sim Distrito de Beja ou seja Baleizão . Mas todo o Distrito de Beja tal como Portalegre.
Assim sendo , e nada nos incomoda a existência do Tenente João Tomaz Carrajola pertençer à corrente sanguínea desta Família , este o Interveniente Principal no assasinato de Catarina Eufémia Imagem de destaque do PCP - Partido Comunista Português , o que não vemos objecção alguma.
Mas a denegração pretendida é muito mas mesmo muito mal analisada com contornos tendenciosos e facciosos tentando obscureçer os Carrajola - OCULTANDO directamente a Imagem do Criminoso Central - o Dr.Oliveira Salazar-Ditador Político e Governamental da Época ajudado pela Intervenção Directa da Antiga PIDE...Mais tarde DGS...ordens...mandos e respectiva execução que usava as armas ao seu Comando e a GNR-Guarda Nacional Republicana não foi excepção entre outras . Conclusão ,? Bode expiatório de um Criminoso "escondido-Ditador-Político" que nunca "sujava as mãos"...Mandava Executar - Criminoso de "Luva - Branca que se guardava na "despensa" , pois tinha quem o fizesse por ele a seu mando. Por aí existiram , passo a expressão Muitas Catarinas Eufémias tal como muitos Tenentes Carrajola...que o diga também a Família do Assassinado do General Humberto Delgado...etc..etc..etc....
Nota :
Caro Amigo e Sr.Jorge Resende a Família Carrajola não é composta Geneológicamente por Criminosos na sua Maioria e essa não é a Estimativa Analíco - Histórica - Geral nem a Perspectiva - Imagem - Geral desta Ilustre Família.!

Lamento mas não.
É tudo o que já escrevi e relatei e , que ainda muito falta relatar e que faço Sérias Intenções de continuar a relatar Historicamente sempre que assim me for possível .

Muito Grato.
Cordialmente :
João Carrajola.

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409857 | JCARRAJOLA | 23 nov 2018 06:48 | Em resposta a: #359848

Caro Amigo Pedro Pinto :
Tanto quanto sei e ouvi dos relatos de Família - Serões e outros tal como de algumas idas a Alvor que o fiz na minha meniniçe e adolescência...meu Avô Materno João Lourenço Carrajola filho de António Carrajola é dessa mesma "corrente Geneológica" por parte da Minha Tia Ana natural da Fuseta - Algarve.
Eram e foram proprietários da maioria dos Terrenos de Alvor...e inclusivé Praia da Rocha e Portimão estes alguns vendidos em tempo à Organização - Torralta e um em Alvor ao Dr. Mãrio Soares antigo 1.Ministro de Portugal e Esposa D. Barroso para a construção da sua casa de Férias por compra Inicial aos Pais Barroso .
Repare na coincidencia do nome Lourenço que também meu Avô Materno João Lourenço Carrajola possuía , penso que em honra a um deles .
Mas dos meus apontamentos irei certamente ver e analisar melhor mas , garanto-lhe que partiu daí a Emigração dos Carrajola para Setúbal de Todos os Carrajola que hoje em dia existem em :Setúbal , Palmela , Aires , Barreiro , Amora , Seixal...etc.etc....e da qual faço referência numa descrição adiante .

Muito Grato.,
Cordialmente :
João Carrajola .

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409858 | JCARRAJOLA | 23 nov 2018 07:09 | Em resposta a: #360947

Caro Amigo...por assim dizer , porque não tenho outra referência - Zlotan :

O 1º desses nomes é Irmão do meu Bisavô Materno - António Carrajola , Pai do Meu Avô Materno João Lourenço Carrajola...o Lourenço em honra ao seu Bisavô Manuel Lourenço Carrajola .
Nota : Se assim o desjar leia e esteja atento às minhas descrições históricas da Família Carrajola neste respectivo - Fórum .

Muito Grato.
Cordialmente :
João Carrajola.

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409859 | JCARRAJOLA | 23 nov 2018 09:18 | Em resposta a: #116569

Caros Familiares , Participantes e Amigos :

Na continuação da História da Família Carrajola , ascendencia e descendencia.
Apenas e só mais uma "ponta do Historial" reportando-me aos anos 20 .
Maria Carrajola minha Tia Irmã do meu Avô Materno João Lourenço Carrajola tal como de Luiza Maria Carrajola , Ana Carrajola e José Carrajola...casa com Mário Ascenção Lêdo e estes ambos Proprietários da Fábrica de Conservas Unitas Limitada com escritórios na Rua do Salitre 2 - C e Filiais Fábricas em Setúbal sita no Largo José Afonso em Setúbal , Filial Também em Matosinhos e Olhão respectivamente.
Ambos eram residentes em Aires - Palmela...Maria Carrajola e Mario Ascensão Lêdo.
José Carrajola meu Tio Materno e Irmão do meu Avô Materno João Lourenço Carrajola era nos anos 20 até finais dos anos 70 o detentor da Maior Frota Pesqueira de Setúbal . Naturalmente fornecia as Fábricas de Conservas da Família com o respectivo pescado assim como as Lotas de Setúbal , Cascais e Nazaré...entre outras.
Mário Ascensão Lêdo meu Tio Materno foi o Presidente do Clube Vitória de Setúbal nos anos 70 e minha Tia Materna Maria Luíza Carrajola Avó dos meus Primos Maternos Maria Júlia Carrajola dos Santos esta Mãe dos meus Primos Maternos José Mário dos Santos Mourinho Félix - Treinador José Mourinho e sua Irmã minha Prima Materna Teresa dos Santos Mourinho Félix (já falecida) sendo o Pai meu Primo Materno José Manuel Mourinho Félix antigo Guarda-Redes do Belenenses e Vitória de Setúbal , Internacional e mais tarde Treinador de Futebol também.
A Minha Tia Materna Maria Luíza Carrajola casada que foi com o Àrbitro de Futebol Evaristo José dos Santos e que ambos tiveram como Filhos Maria Júlia Carrajola dos Santos e Mário Carrajola dos Santos estes meus Primos Maternos.
Do espólio Propriedade dos meus Tios Maternos Maria Carrajola e Mario Ascensão Lêdo , parte dos terrenos onde hoje se situa o Estádio de Futebol do Clube Vitória de Setúbal na Zona do Bonfim foram doados ao respectivo Clube e uma outra parte pela Câmara Municipal de Setúbal.
Mais tarde o meu Tio Materno Mário Ascensão Lêdo viria a ser Presidente do Clube Vitória de Setúbal no de 1970.
Da Fábrica Sede da Empresa Unitas Limitada no Local hoje encontra-se Um Hotel propriedade da Empresa Grupo Luna-Hóteis no Largo José Afonso em Setúbal .
Todas as Fábricas foram Intervencionadas pelo Estado Português pós 25 de Abril e a Frota Pesqueira do meu Tio Paterno José Carrajola irmão do meu Avô Materno João Lourenço Carrajola parte foi Intervencionada pelo Estado Português e parte foi Vendida. Eram as Filias em Setúbal , Olhão e Matosinhos .
José Mário dos Santos Mourinho Félix - Treinador José Mourinho meu Primo Materno filho de Maria Júlia Carrajola dos Santos minha Prima Materna Casada com o Guarda-Redes de Futebol José Manuel Mourinho Félix meu Primo Materno ambos decidiram não colocar o Apelido da Família Carrajola mas , são Descendentes de Sangue Original e Geneológico Naturalmente .
Teresa dos Santos Mourinho Félix minha Prima Materna e Irmã do meu Primo Materno Jose Mário dos Santos Mourinho Félix era Licenciada em Enfermagem e Faleceu muito prematuramente .
----------------------------------------
Factos Curiosos :

Todos os Primórdios da Família Carrajola eram de Estatura Alta , muito brancos , Cabelos Louros e Olhos Azuis ou Verdes . Especialmente os do Reino do Algarve a maioria .
A minha Tia Materna Ana Carrajola irmã do meu Avô Materno João Lourenço Carrajola foi desde sempre a "CAPATAZ" das Fábricas de Conservas UNITAS Limitada e Orientadora dos respectivos Funcionários e desenvolvimento Fabril....facto muito Original e Raro nos anos 20 e seguintes por se tratar de ser Mulher ---------------------------------------
Parte dos Descentes do meu Tio Materno José Carrajola hoje encontram-se distribuídos pelo Barreiro , Seixal , Amora e arredores.
---------------------------------------
O meu Primo Materno Mário Carrajola dos Santos foi pós 25 de Abril Gerente e Orientador das Fábricas de Conservas Unitas Limitada até ao Encerramento das mesmas e com Escritório na Avenida Luisa Todi em Setúbal .
Foi Casado com Tereza Carrajola e do Matrimónio teve dois Filhos meus Primos Maternos nomeadamente João Maria Carrajola e Maria Luiza Carrajola .
--------------------------------------

E assim continuarei a relatar sempre que possível o que sei sobre as Origens e respectivo Historial da Vasta História desta Família da qual faço parte Integrante .

Muito Grato.
Cordialmente :
João Carrajola .

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#409902 | pedroacpinto | 24 nov 2018 10:08 | Em resposta a: #409857

Caro João, obrigado pela mensagem. Aquele que eu procurava com mais intensidade era um Bartolomeu Carrajola, que tinha propriedades a Norte da Praia dos Três Irmãos. Se houvesse ainda algumas escrituras do início do séc. 20 ou próximas, que detalhassem que prédio era, para pesquisar na Conservatória, seria excelente. Ainda teria tais papéis no arquivo da família, tais como partilhas ou assim? Grato

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#413469 | JCARRAJOLA | 28 mar 2019 14:46 | Em resposta a: #409902

Boa Tarde Amigo Pedro Pinto :
Peço antes de mais as minhas sinceras desculpas de só agora responder pois não tenho vindo aqui ao fórum.
Este Tema é vasto o dos Imóveis de que falamos pois na ~epoca , tanto quanto sei de boca e relato por parte do meus Avô João Lourenço Carrajola eram várias as Matrizes Prediais e com vários herdeiros e alguns em simultaneo. Prédios esses que com os anos foram vendidos .
Contudo os Registos da Conservatória do Registo Predial são PÚBLICOS á luz da lei actual e seja quem fôr pode pedir inclusivé buscas à Conservatória respectiva . Tenho a certeza absoluta que todos os intervenientes Donos e Testamenteiros e Herdeiros figuram das respectivas Vendas e Heranças e constam de todo o historial que respeita as Heranças ou Vendas à posteriori .
Estou exactamente neste momento a reunir alguma documentação referente à época e penso que até Julho deste ano terei a matéria toda reunida e a sua expectativa será sem dúvida elucidada , tal como algumas minhas também .
Darei informação adequada por aqui naturalmente.

Um Forte e Cordial Abraço :
João Carrajola .

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#413488 | pedroacpinto | 28 mar 2019 21:30 | Em resposta a: #413469

Caro João, obrigado por responder. Na realidade, na Conservatória de Portimão, quando lhes solicitei a informação, não encontraram nada, mas não era incomum haver prédios não registados. Aquele que procuro nem na matriz está, mas se tiver mais dados, como escrituras desse Bartolomeu, fico muito grato (pedroacpinto at yahoo.com.br)
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#433829 | rhlindengrun | 18 mai 2021 17:56 | Em resposta a: #116569

Boa tarde a todos

Em primeiro lugar as apresentações.
Apesar de não ter Carrajola no nome, a minha bisavó nasceu Carrajola.
Descobri este forum ao tentar reconstruir a minha ascendência dessa parte da família.

Em resposta à questão de Pedro Pinto (pedroacpinto 2015) devo dizer que o meu antepassado de 5ª geração tem o nome de Manuel Lourenço Carrajola (cerca de 1820) e nasceu no Alvor.
Provavelmente não será o mesmo que o referido por Zlotan dada a diferença de idades (é o avô da minha bisavó).
Na maravilhosa explicação de João Carrajola (JCARRAJOLA) é referido um João Lourenço Carrajola como sendo seu avô materno.
O meu trisavô tem esse mesmo nome: João Lourenço Carrajola.
Mais uma vêz, pela diferença de idade, imagino que não seja a mesma pessoa. Segundo a minha investigação o meu trisavô terá nascido cerca de 1850 no Alvor.
Até porque, segundo o resultado da minha investigação, que pode estar errado, o meu trisavô - João Lourenço Carrajola - era filho de Manuel Lourenço Carrajola e não de António Carrajola como referido por JCARRAJOLA.
Entretanto tenho na minha ascendência um antepassado de 5ª geração - Manuel Lourenço Carrajola (cerca de 1820) - cujo nome coicide com o do bisavô de JCARRAJOLA mas provavelmente, dada a diferença de gerações, não será a mesma pessoa.
Entretanto, recuando no tempo, conclui que o meu antepassado Manuel Lourenço Carrajola é filho de Lourenço da Silva Carrajola e de Maria da Conceição Carrajola, ambos do Alvor.
Os pai deste Manuel Lourenço Carrajola são Cristóvao da Silva e Violante Quitéria da Silva, e da sua mulher, Maria da Conceição, Manuel Gomes Fogaça e Anastácia Maria.
Sgnifica que nenhum deles tem Carrajola no nome o que me deixa sem entender como prosseguir a investigação.

Será que alguém dispoe de informação que permita clarificar e ultrapassar esta situação?

Cumprimentos,
Ricardo

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#433852 | JCARRAJOLA | 19 mai 2021 19:30 | Em resposta a: #433829

Boa Tarde Amigo Ricardo e , desde já peço desculpa de só agora responder às questões que coloca .
O meu Avô Materno é realmente João Lourenço Carrajola mas naturalmente não se trata da mesma pessoa pois nasceu no ano de 1910 e já na Cidade de Setúbal .
Básicamente estas coincidências de nomes surgem e , neste caso na Família Carrajola porque foi comum colocarem nomes de pais e avós aos filhos e daí a repetição . Nos Carrajola muito comum , Manuel , João , António , José e outros tantos , tal como em outras Famílias .
O Lourenço é que tem história diferente , tanto quanto me foi contado é Apelido de uma outra Família oriunda de Alvor os " Lourenço " e transitado a alguns Carrajola , não todos , apenas aos que mantiveram . Por parte do meu Avô Materno o Lourenço já não foi mantido após ele , por exemplo , mas manteve-se o Carrajola .
A Falta de Registos , colocam-nos sempre apenas no semblante dos relatos , os que ouvimos dos nossos antepassados e , são imensas as falhas por parte dos registos .
Contudo asseguro-lhe que os Carrajola de Alvor , tal como na Origem - Família Única , provêm todos de Moncarapacho e logo depois Estoi até aos dias de hoje , quem tiver Carrajola no nome a RAIZ é Moncarapacho e , antes Florença-Itália .
Se leu todos os comentários anteriores , os primeiros confirmam com os meus - Origem - Moncarapacho e depois Estoi .
Alvor durante imensos anos foi o « Centro da Família - Carrajola » descendentes dos de Estoi e na Origem Moncarapacho .
Na Conservatória de Moncarapacho parte o primeiro "grave" problema - isenção de Registos e daí imaginem vocês a dificuldade em reunir a Àrvore Geneológica , quem ouviu as Histórias transitadas de Geração em Geração ouviu e , os que se interessam por ela decoraram , ou não .
O mesmo sucede com os de Alvor , pois entre 1890 e 1975 os Carrajola eram detentores de imensos Imóveis em Alvor , senão mesmo muitos e , Registos de Nascimento e Registos de Conservatória do Registo Predial são omissos ( sabe-se lá porquê ? ) mas...tem uma razão : a Emigração para Angola e Moçambique , dos Filhos Carrajola dos seus Pais e Avós Proprietários , por morte dos Pais e Avós deu Usocapião , por parte de quem os ocupou e foram imensos , quando chegaram após 25 de Abril era muito tarde .
É e foi uma verdadeira busca , falta de Registos de Matrizes , ou sejam Matrizes omissas , inclusão de novos números de Matrizes e alguns registos perdidos inclusivé de nascimento , isto resumindo .
Os Carrajola só tiveram uma Família em tempos associada os « Lourenço » e estes de Alvor , continuaram ao longo do tempo a dar continuidade , os que deram ao Carrajola e , dos « Lourenço » já nada existe em associação .

Ironicamente , apetece-me dizer : Em Alvor e a partir de Alvor existe uma lacuna forte por parte de Registos entre 1890 e 1975 , muitos deles aos "saltos" e "soluços" , provavelmente em alguns casos só adquirido se tivermos conhecimento dos « Usocapião em Imóveis » , dos novos Proprietários onde deve estar registado a proveniência dos mesmos ( com alguma sorte ) , nomes e nascimentos e aí sim , uma vasta história para contar .

Nota : Penso que ao responder ao Ricardo , do meu conteúdo respondi em geral , a outras questões relacionadas com Imóveis e Nascimentos de alguns intervenientes .

Um Forte Abraço ao Ricardo e , aos restantes sem excepções .
João Carrajola .

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#433892 | correa | 21 mai 2021 11:46 | Em resposta a: #433852

Caros Carrajolas
Sou descendente de Domingos Rodrigues Carrajola nascido em 1696 em Estoi,filho de Sebastião Fernandes e Catarina Domingues, que deu origem aos Carrajolas de Moncarapacho.
Cumprimentos
Antonio Correia

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#433914 | JCARRAJOLA | 21 mai 2021 23:55 | Em resposta a: #433892

Desde já saudações Srº Antonio Correia ;
Penso que o início deste fórum começou com uma primeira abordagem sua tentando saber quais os ascendentes de Domingos Rodrigues Carrajola que deu origem aos Carrajola de Moncarapacho .
Pela parte que me toca , acho que seria mesmo muito interessante saber os ascendentes , pois quanto a mim , é daí mesmo que surgirá a proveniência de , salvo melhor apreciação futura , dos Carrajola .
Pergunto : pelos vistos conseguiu fazer toda a "viagem Geneológica" até certa data , o que dificultou após isso ? Falta de Registos ?

Cumprimentos
João Carrajola D'Oliveira .

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#433950 | rhlindengrun | 23 mai 2021 18:12 | Em resposta a: #116569

Boa tarde a todos.

João Carrajola, desde já peço desculpa pelo tempo que demorei a ver a reação à minha questão e a sua resposta tão cuidada e abrangente.
António Correia, ainda não consegui, nas minhas investigações chegar a Estoi ou Moncarapacho mantendo-me no Alvor com algumas incursões por Portimão, mesmo tendo atingido uma referência de 1716.
O que mais me preocupa é ter perdido o nome Carrajola a partir de Lourenço da Silva Carrajola (nascido a 9 de ago de 1778).
Na verdade o meu avô materno não manteve o Carrajola - nome da mãe - apesar dos dois irmãos, dos mesmos pais, terem mantido.
Para minha orientação há alguma "certeza" quanto a datas de chegada (primeira referência) de Florença a Moncarapacho a Estoi ou ao Alvor?
Para já, e porque só iniciei esta tarefa no ano passado, tenho-me limitado aos registos paroquiais (Batismo, casamento e óbito) obtidos online diretamente ou através do tombo.pt e ás referências do genealogiadoalgarve.com.
Existe alguma forma de aceder online à informação predial? Através da Torre do tombo ou do arquivo distrital de Faro?
O meu ramo da família é constituído principalmente por "marítimos". Isto pode significar que não encontrarei muita informação nos registos prediais, mas em todo o caso vou tentar investigar esta fonte também.

Agradeço toda a informação que tiveram o cuidado de partilhar
Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#453850 | portugalairespalmela | 04 mai 2024 19:21 | Em resposta a: #116569

Olá boa tarde
Sou da família Carrajola, filha de Mário Carrajola dos Santos, tio de José Mourinho e Teresa Mourinho. É irmão de Maria Júlia mãe de Zé Mário Mourinho e de sua falecida irmã.
Gostaria de conhecer familiares da nossa família. Tanto dos Carrajola como do tio ( como sempre chamo ) Mário Ledo.

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#453851 | portugalairespalmela | 04 mai 2024 19:24 | Em resposta a: #116569

Desde já muito obrigada a quem puder entrar em contato, pois sendo família é sempre muito bom conhecer mais familiares

Resposta

Link directo:

Familia Carrajola

#453852 | portugalairespalmela | 04 mai 2024 19:28 | Em resposta a: #116569

O meu nome é Luísa Carrajola dos Santos
Email mluisathwaites@gmail.com
Ou pelo Facebook nome Luísa Thwaites
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen