Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#116612 | cverde | 14 abr 2006 21:17

Desde já muito agradeço quaisquer informações sobre esta família em que possam "encalhar" no Arquivo Distrital de Vila Real e sobre Figueiredos de Vila Cova do Covelo (Penalva do Castelo) e Freixiosa (Mangualde) no Arquivo Distrital de Vila Real. Sei que várias pessoas desta família emigraram para o Brasil em finais do século 19 / inicios do século 20 onde actualmente existe descendência de alguns deles.

Quaisquer informações são benvindas quer relativas a ascendentes quer a descendentes desta família nomeadamente descendentes de José Alves de Figueiredo (*1821 - + 1887) e de Maria Caetana de Oliveira (*1820 - + 1874) que casaram em Vila Real em 7-12-1845.

Cumprimentos

Luis Miguel Figueiredo Martins Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#116613 | cverde | 14 abr 2006 21:21 | Em resposta a: #116612

Errata:

Onde se lê:

... e sobre Figueiredos de Vila Cova do Covelo (Penalva do Castelo) e Freixiosa (Mangualde) no Arquivo Distrital de Vila Real

deve ler-se

e sobre Figueiredos de Vila Cova do Covelo (Penalva do Castelo) e Freixiosa (Mangualde) no Arquivo Distrital de Viseu.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#117641 | san1 | 29 abr 2006 17:44 | Em resposta a: #116613

Bom dia,
Eis aqui uma das minhas antepassadas, natural da freguesia de Real (Penalva do Castelo, Viseu).

1. Maria de Figueiredo (1834, Real, Penalva do Castelo)

Filha de :

2. Antonio de Figueiredo (Real, Penalva do Castelo)
3. Bernarda Maria (Real, Penalva do Castelo)

Neta de :

4. João Lopes de Figueiredo (1778, Real, Penalva do Castelo)
5. Quiteria Maria (Quinta do Pereiro, Castelo de Penalva, Penalva do Castelo)

Bisneta de :

8. José Lopes (1748, Real, Penalva do Castelo)
9. Micaella de Figueiredo (Canelas, Quintela, Mangualde)

Trisneta de :

18. Manuel de Figueiredo (Canelas, Quintela, Mangualde)
19. Roza Maria Monteiro (Mangualde)


Pode não ter a ver com a sua familía, mas como Real (Penalva de Castelo) e Quintela de Azurara (Mangualde) ficam perto da freguesias que você pesquisa, pensei mostrar-lhe este meu ramo familiar… nunca se sabe podemos descubrir parentes…

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#117663 | cverde | 30 abr 2006 00:50 | Em resposta a: #117641

Olá,
Muito obrigado pela sua resposta. Veremos se conseguimos descobrir parentes ...

Eis os dados de que disponho (poucos para já):

1. Maria de Figueiredo casou em 10-02-1706 na Freixiosa, Mangualde. com Domingos Henriques (+ 13-12-1714 e tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1.1 Manuel de Figueiredo (*07-11-1706, Freixiosa, Mangualde)
1.2 Maria de Figueiredo (*28-06-1707, Freixiosa, Mangualde)
1.3 António de Figueiredo casou em 13-05-1736 (Vila Cova do Covelo, Penalva do Castelo) com Maria Jorge e tiveram, pelo menos, um filho também António (28-07-1748 (Vila Cova do Covelo, Penalva do Castelo). Este último casou duas vezes respectivamente com Maria Dorotea (* Porto, Valongo) em 1764 e com Rosa Maria Alvares (*Vila Real, S. Dinis) em 1779.

A partir daqui os dados que disponho já se referem a Alves (Alvares) de Figueiredo de Vila Real.

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#119592 | pcfs4ever | 29 mai 2006 21:03 | Em resposta a: #116612

tenho parentes figueiredo em vila cova do covelo
Policarpo de figueiredo 1905 casao com Albertina Henriques Pacheco
filho de Manoel de Figueiredo 1887...
todos são muito antigos em vila cova do covelo, falta-me um elo para ligar
paulo Rio de janeiro Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#119598 | cverde | 29 mai 2006 22:51 | Em resposta a: #119592

Os dados que tenho dos Figueiredos de Vila Cova do Covelo são:

1 - Maria de Figueiredo casou em Freixiosa, Mangualde, em 10-02-1706 com Domingos Henriques (* ?, + 13-12-1714) e tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

1.1 - António de Figueiredo ( * ?) não foi localizado o assento de batismo ...

1.2 - Manuel de Figueiredo ( * Freixiosa, Mangualde, 7-11-1706)

1.3 - Maria de Figueiredo ( * Freixiosa, Mangualde, 28-06-1707)

2 - António de Figueiredo (1.1) (* ?) casou em Vila Cova do Covelo em 13-05-1736 com Maria Jorge e tiveram, pelo menos, o seguinte filho:

2.1 - António de Figueiredo

3. António de Figueiredo (2.1) (* Vila Cova do Covelo, 1748) casou em 1764 (1.º casamento) com Maria Dorotea (Porto, Valongo), residente em Vila Real, filha natural de Custódia Maria e em 30-03-1812 (2.º casamento) com Rosa Maria Alvares (* Vila Real, S. Dinis, 15-10-1762) filha de José Alves e de Antónia Maria.
Deste 2.º casamento nasceu, pelo menos, um filho:

3.1 José Alves de Figueiredo (Vila Real, S. Dinis, 11-05-1783) ... ... ...

A partir daqui a descendência de José Alves de Figueiredo (casou 3 vezes) é da freguesia de S. Dinis, concelho de Vila Real.

É possível que o seu Manuel Figueiredo (* 1887) tenha a mesma ascendência dos meus Figueiredos mas ainda não investiguei mais para além do elo de ligação à família Alves de Figueiredo de Vila Real. Vou ver o que consigo saber mais com os dados que refere. Veremos se temos alguma ascendência comum ...

Luís Figueira Beja Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#119866 | cverde | 01 jun 2006 22:49 | Em resposta a: #119592

Caro Paulo

Não sei se lhe estou a dar alguma novidade mas consegui obter o assento de batismo n.º 24 de 1903 da freguesia de Vila Cova do Covelo, concelho de Penalva do Castelo, que refere o seguinte:

"Aos vinte e cinco dias do mes de outubro do ano de 1903 nesta igreja paroquial de Vila Cova do Covelo, concelho de Penalva do Castelo, diocese de Viseu, batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Polycarpo que nasceu nesta freguesia às onze horas da noite do dia vinte e quatro do mês de setembro do ano supra, filho legítimo de Manoel de Figueiredo Melleiro e Elisa Rodrigues Moreira proprietários e naturais aquele deste lugar e freguesia e esta do lugar e freguesia de São Braz, S. Paulo, Estados Unidos do Brasil em cujo foram recebidos sendo paroquianos e moradores nesta de Vila Cova do Covelo, neto paterno de Manuel de Figueiredo Melleiro e de Maria de Lemos, poprietários e naturais aquele deste lugar e freguesia e esta do lugar e freguesia de Mareco deste concelho e diocese e materno de Joaquim Rodrigues e Ana Dornas?, proprietários e naturais do lugar e freguesia de S. Roque, Oliveira de Azemeis. Foram padrinhos Francisco Rodrigues Pereira e Maria José Rodrigues Pereira, solteiros, proprietários. ...

Policarpo de Figueiredo casou em 2 de Novembro de 1928 com Albertina (Henriques) Pacheco - assento n.º 37 d 1928 da Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo - e faleceu na freguesia de Vila Cova do Covelo em 4 de Abril de 1978 - assento n.º 60 de 5 de Abril de 1978.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122302 | cverde | 06 jul 2006 23:23 | Em resposta a: #119592

Caro Paulo

O assunto não está esquecido. Estou a tentar averiguar se existirá ligação dos nossos Figueiredos.

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122606 | pcfs4ever | 12 jul 2006 14:39 | Em resposta a: #122302

Caro Luiz,
essas dados são perfeitos, em tinha conhecimento que minha avó era brasileira mas não tinha a localização dela, e a ascendencia de minha outra avó, posso agora continuar pois tenho muitos nomes mas me falta a ligação entre eles, se voce tiver mais dados dessas ascendencias seria muito grato

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122607 | pcfs4ever | 12 jul 2006 14:40 | Em resposta a: #122302

Caro Luiz,
essas dados são perfeitos, em tinha conhecimento que minha avó era brasileira mas não tinha a localização dela, e a ascendencia de minha outra avó, posso agora continuar pois tenho muitos nomes mas me falta a ligação entre eles, se voce tiver mais dados dessas ascendencias seria muito grato
obrigado
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122633 | cverde | 12 jul 2006 23:15 | Em resposta a: #122607

Caro Paulo

Consegui posteriormente cópia do assento de batismo de Manuel, filho de Manuel de Figueiredo e de Maria de Lemos que nasceu em 8/2/1862 e foi batizado em 16/2/1862 em Vila Cova do Covelo, concelho de Penalva do Castelo.Era neto paterno de António de Figueiredo e Bernarda de Pina e materno de José Nunes Xavier e de Rosa de Lemos. Foi padrinho Joaquim de Figueiredo, casado, lavrador, tio paterno.

Solicitei pesquiva ao Arquivo Distrital de Viseu do assento de batismo de António de Figueiredo. Espero ter mais notícias em breve.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122784 | pcfs4ever | 14 jul 2006 20:07 | Em resposta a: #122633

Caro Luís

novamente fico muito agradecido, pois essa linha de minha familia que tenho buscado os dados corretos tem sido de grande valia. Agora o apelido melleiro, faz parte do nome ou era só uma forma pelo qual ele era conhecido também?
Pelo que tenho visto em minhas pesquisas, as crianças quando nascem são registradas apenas pelo primeiro nome, e as mulheres levam o nome da mãe e não do pai. ex; maria de lemos filha de Rosa de lemos era assim mesmo. porque aqui no Brasil as pessoas levam o nome do Pai como último nome.
meu muito obrigado, pelas informações
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#122788 | cverde | 14 jul 2006 20:36 | Em resposta a: #122784

Caro Paulo

Sim efetivamente também aqui, por norma, as crianças levam o nome da mãe e depois o do pai. Só que nem sempre terá sido assim e não é raro encontrar irmãos com sobrenomes diferentes ou por ordem inverso. Havia até situações em que as crianças adoptavam o nome de um padrinho ou madrinha.

Por ex., aqui ao "lado", em Espanha, usam primeiro o apelido do pai seguido do da mãe.

Se quiser que lhe envie cópia dos documentos que transcrevi parcialmente contate-me para luis.m.figueira1@sapo.pt

Vou continuar pedindo os assentos de nascimento para o Arquivo de Viseu para tentar averiguar se os nossos Figueiredos "encaixam" o que é bastante provável dado Vila Cova do Covelo ser uma terra povoação pequena.

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#123312 | cverde | 22 jul 2006 00:06 | Em resposta a: #122784

Caro Paulo

Cá vão mais algumas informações dos seus Figueiredos de Vila Cova do Covelo:

1 - Augusta de Figueiredo 1931

2 - Polycarpo, Vila Cova do Covelo 24-09-1903 cc Albertina Pacheco

3 - Manuel de Figueiredo Melleiro, Vila Cova do Covelo 08-02-1862 cc Elisa Rodrigues Moreira

4 - Manuel de Figueiredo Melleiro, Vila Cova do Covelo 28-12-1812 cc Maria de Lemos

5 - António de Figueiredo, ? Vila Cova do Covelo cc Bernarda de Pina

6 - António de Figueiredo, ? Vila Cova do Covelo cc Ana Gomes

Como já lhe disse anteriormente, se quiser que lhe envie cópias dos registos de baptismo dos seus antepassados contacte-me para o email que indico na mensagem anterior.

Luis

Resposta

Link directo:

Avós maternos de Vila Real

#139525 | Winston Neves | 07 jan 2007 20:03 | Em resposta a: #116612

Boa tarde,

Meus aVÓS MATERNOS eram de Vila Real Trás-os-Montes Bisslhaes;
Seus nome: Manuel Ribeiro de Freitas nascido em 25/12/1874 e falecido em 14/10/1925, e está enterrado em Lamego. Preciso da Cert. de Nascimento e de Óbito.

Minha avó Ana Ribeiro de Carvalho, nascida por volta de 1874, talvez. Preciso da Certidão de Nascimento, tão sòmente.

Como conseguir tais documentos?

Muito grato,

Winston de Freitas Neves

Resposta

Link directo:

RE: Avós maternos de Vila Real

#139531 | cverde | 07 jan 2007 20:25 | Em resposta a: #139525

Bisalhães pertence à freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real pelo que os assentos de baptismo dos seus avós deverão estar no Arquivo Distrital de Vila Real http://3w.advrl.org.pt/index.html .

Quanto ao assento de óbito do seu avô deverá contactar a Conservatória do Registo Civil de Lamego, Palácio da Justiça, Largo do Rossio, 5100-000 Lamego com o seguinte endereço electrónico crcpontolamego@dgrnpontomjpontopt.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#139588 | salen | 08 jan 2007 10:58 | Em resposta a: #122784

Permita-me alguns comentários:
- não confundir o hoje com o antigamente. Hoje em ambos os lados do Atlântico é usual o que diz. Há cem anos (ou mesmo há menos) não era. Havia menos regras e as pessoas - que não sabiam ler e viviam a vida inteira sem ter que escrever ou usar o nome 'completo' para quase nada - pura e simplesmente não queriam saber desses detalhes para nada. Até tinham o seu nome escrito de várias formas ao longo da vida de acordo com a disposição do momento, a pachorra do escrivão ou a idade que tinham e as alcunhas que entretanto iam-se-lhe colando. Mas mesmo assim, não se assumam essas aparentes 'anormalidades' aos olhos actuais (filhas com nomes de mães, filhos com nome de pais) como 'regras': elas eram tão 'seguidas' como 'não-seguidas';
- é por essas e por outras que não vale a pena andar a perguntar - como por aqui muito se vê - pela 'Família Rodrigues' se o pai era Rodrigues. O pai podia ser Rodrigues, filho de um Gonçalves, neto de um Dias e bisneto de um Antunes e isso é o pão nosso de cada dia de quem ande à procura de ancestrais pela via certa, ou seja, procurando os registos nos livros. E uma real dor de cabeça para quem procure por vias aparentemente mais 'fáceis', como 'Procuro pelos Gonçalves' (não é esse o seu caso uma vez que delimita local e tempo de uma maneira bastante precisa e demonstra que pelo menos quer fazer pesquisa);
- o que diz o seu outro interlocutor também não é muito esclarecedor: os espanhóis usam o nome do pai primeiro e o da mãe no fim, mas ... os portugueses até há uns séculos atrás também o faziam. Esse estilo é 'ibérico', e não 'espanhol'. Os espanhóis mantiveram-no, enquanto que nós mudámos.
Cumprimentos e boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE - FAMÍLIA FIGUEIRA

#140514 | 113.996 | 17 jan 2007 17:58 | Em resposta a: #116612

GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES DA FAMÍLIA FIGUEIRA EM PORTUGAL, EM ESPECIAL EM VILA REAL.

SENDO PAI: SALVADOR FIGUEIRA
SENDO AVO: MARIA CABRAL

FILHA: MARIA JOAQUINA FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: RE - FAMÍLIA FIGUEIRA

#140659 | 113.996 | 18 jan 2007 16:17 | Em resposta a: #140514

GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES DA FAMÍLIA FIGUEIRA EM PORTUGAL, EM ESPECIAL EM VILA REAL.

SENDO PAI: SALVADOR FIGUEIRA
SENDO AVO: MARIA CABRAL

FILHA: MARIA JOAQUINA FIGUEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160396 | pcfs4ever | 21 jun 2007 17:47 | Em resposta a: #117641

Eu tenho um trisavo como o nome de
Antonio de Figueiredo casada como Bernada de Pina nascidos por volta de 1800 um de seus filhos chama-se Manoel de Figueiredo casa do com Maria Gouveia de Lemos nascido em 28/12/1812 em vila cova do covelo proximo a penalva de castelo, minha mãe Augusta de Figueiredo filha de Policarpo de Figueiredo e Albertina Henriques, originados deste casal, Busco informações desse casal Antonio de Figueiredo com Bernada de Pina, poderiam ser as mesmas pessoas de sua antepassada.
Tenho uma tia que foi para a França também Isilda de Figueiredo. casou-se lá.
aguardo ajuda
obrigado
Paulo de Figueiredo Rio de Janeiro Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160652 | san1 | 23 jun 2007 18:19 | Em resposta a: #160396

Bom dia,
desculpe não ter respondido antes, mas so hoje vi sua mensagem.
Se o seu antepassado Manoel de Figueiredo nasceu em 1812, então seus pais não devem corresponder com os meus, pois o "meu" Antonio de Figueiredo nasceu em 1809 em Real (Penalva do Castelo) e Bernarda Maria em 1806, no mesmo lugar...

Por acaso, também tenho um antepassado de Vila Cova do Covelo : Francisco de Almeida, cuja neta nasceu em 1743 (ele deve ter nascido por volta de 1700)... mas ainda não fiz pesquisas nessa freguesia...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160662 | san1 | 23 jun 2007 19:45 | Em resposta a: #160396

Bom dia de novo,

Por curiosidade fui ver no site dos Mormons se encontrava os nomes que você escreveu e encontrei isto :


Filhos de Manoel De Figueiredo Meleiro e Maria Gouveia De Lemos :

1. Maria Gouvêia de Lemos de Figueiredo (1841, Viseu, Portugal -1897, Viseu, Portugal)

2. Antonio de Figueiredo (01 FEB 1860, Viseu, Portugal- 1920, Viseu, Portugal)

3. Ipolito de Figueiredo (17 MAY 1864, Viseu, Portugal-1908, Viseu, Portugal)

4. Manoel De Figueiredo Meleiro (16 FEB 1862 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal- 1920 )
Casado em 1895 (Penalva Do Castelo) com : Elisa Rodrigues Moreira
[ela nasceu em 1870 Campinas, Sao Paulo, Brazil,
filha de : Joaquim Rodrigues e Anna Romas]
- Manoel teve pelo menos um filho :
4.1. Alfredo de Figueiredo Meleiro (1905, Vila Cova Do Covelo, Viseu, Portugal - Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil)

5. Maria Gouveia De Lemos (1847, Viseu, Portugal- 1915)
Casada com : Antonio Coelho (1845, Guarda, Portugal – 1920)
[Filho de : Manoel Coelho e Rosa Margarida]
- Maria teve pelo menos 8 filhos :
5.1. Maria Da Conceicao Coelho (1876, Viseu, Portugal- 1958)
casada com Manoel De Aguiar (24 JUN 1878, Viseu, Portugal – NOV 1954) em 24 JUN 1904, Viseu, Portugal
5.2. Maria Da Gloria De Lemos (19 FEB 1869, Viseu, Portugal – 1923)
5.3. Guilhermina Da Conceicao De Lemos ( 04 NOV 1870, Viseu, Portugal - 15 NOV 1871 )
5.4. Patrocinia De Jesus De Lemos (04 SEP 1872, Viseu, Portugal – 1929)
5.5. Maria Das Dores De Lemos (20 MAY 1874, Viseu, Portugal – 1930)
5.6. Maria Da Conceicao De Lemos (04 AUG 1875, Viseu, Portugal – 1936)
5.7. Maria De Jesus De Lemos (26 NOV 1876, Viseu, Portugal – 1937)
5.8. Barbara De Jesus Coelho (10 MAY 1878, Viseu, Portugal - 1926)



Mas, segundo o site Manoel De Figueiredo Meleiro era filho de :
Antonio Meleiro (1768, Viseu, Portugal - 1836) e Benvinda De Pina (1775-1842) (casados por volta de 1809)

Ele teria nascido por volta de 1810 em Viseu, Portugal e morreu em 18 SEP 1874.
Casou por volta de 1846 com Maria Gouveia De Lemos (1813, Viseu, Portugal – 1881)


Também encontrei o casal Antonio De Figueiredo Meleiro e Bernarda De Pina :


Antonio De Figueiredo Meleiro (1778, Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal - 1850)
Casou com em 1801 com Bernarda De Pina

Ela nasceu em : 1780, Vila Cova Do Covelo, Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal
Morreu em : 1853 Vila Cova Do Covelo, Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal
Filha de : Jose de Pina (1755 - 1822 Vila Cova Do Covelo)
e Maria de São Paio (1755 Vila De, Mangualde, - 1822 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal) (casados em 1780 em Vila Cova do Covelo)


Filhos de Antonio De Figueiredo Meleiro e Bernarda De Pina :

1 Antonio De Figueiredo Meleiro (1803, Viseu, Portugal - 13 OCT 1862 )
Casou em 1835 (Viseu) com: Maria Ferreira (1806, Viseu, Portugal - 13 OCT 1862 )

2 Maria Dos Anjos De Figueiredo (1820, Viseu, Portugal - 1887)



Espero que lhe possa ajudar,
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160674 | san1 | 23 jun 2007 21:22 | Em resposta a: #160662

para completar :
esqueci-me de um filho do casal Manoel De Figueiredo Meleiro e Elisa Rodrigues Moreira que acho ser seu avô :

4.1. Policarpo de Figueiredo (APR 1903 Vila Cova Do Covelo, Viseu, Portugal - MAY 1978)
Casado por volta de 1930 com Albertina Henriques (NOV 1906 - )
[Filha de Jose Pacheco e Emilia Henriques]

4.2. Alfredo de Figueiredo Meleiro (1905, Vila Cova Do Covelo, Viseu, Portugal - Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil)


Se é esse seu avô ainda pode interessar-lhe as seguintes informações do lado da sua avo :


Antepassados do lado de José Pacheco :


filhos de Manoel Pacheco (1801- 1869) e Maria Ferreira (1802 – 1872) :

1. Manoel Pacheco (1833 Viseu, Portugal – 1889)
Casou por volta de 1868 com Maria Pereira De Almeida (1835 Viseu – 1893)
[filha de Antonio Pereira De Almeida e Margarida Da Fonseca]

1.1. Barbara Pacheco (29 FEB 1864 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1924)

1.2. Joaquim Augusto Pacheco (05 AUG 1869 Viseu, Portugal – 1920 Viseu, Portugal)

1.3. Jose Pacheco (1870, Viseu, Portugal - 1935 , Viseu, Portugal)
Casou entre 1901 e 1905 (Penalva Do Castelo) com Maria Emilia Henriques (23 NOV 1869 – 1920 ou 1939 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal)



Filhos de João da Fonseca (1772 Penalva Do Castelo – 1842) e Dorothea do Amaral (1774 Penalva Do Castelo-1800 Penalva Do Castelo) casados em 1835 :

1. Margarida Da Fonseca (1805- 1873)
casou em 1826 com Antonio Pereira De Almeida (1804 Viseu –1870 Viseu)

1.1. Antonia Pereira Da Fonseca (1825 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1895)
casou com Jose Pereira De Figueiredo (1820 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1892)
[filho de Antonio Pereira De Figueiredo e Maria De Sam Bento)

1.2. Maria Pereira De Almeida (1835 , Viseu, Portugal -

1.3. Antonia da Fonseca ( 1831 , Viseu, Portugal - 31 AUG 1861 Viseu)

1.4. Antonia Pereira (1833, Viseu, Portugal - )




Antepassados do lado de Manoel Maria Emilia Henriques :


Filhos de Jose De Albuquerque Henriques (1824 Castelo - 19 MAY 1877) e Antonia Coelho (1837 Viseu – 1901)

1. Joaquim Henriques (04 FEB 1877 , Viseu, Portugal – 1937)

2. Gracinha Henriques (02 APR 1873 , Viseu, Portugal – 1927)

3 Maria Emilia Henriques (23 NOV 1869 – 1920 ou 1939 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal)



Jose De Albuquerque Henriques (1824 Castelo - 19 MAY 1877)
Filho de Antonio De Albuquerque Henriques (1800 – 1866) e Rosa Helena (1803 –1870)

Casado por volta de 1876 com :
Antonia Coelho (1837 Viseu – 1901)
Filha de Jose Coelho Dos Valles (também chamado Jose Coelho Henriques) (1805 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1872) e Margarida Angelica (1806 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1882) casados em 1828



Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França
Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160676 | san1 | 23 jun 2007 21:33 | Em resposta a: #160396

Para completar do lado de Maria Gouveia De Lemos :

Filhos de Jose Nunes Xavier (1795 Penalva Do Castelo - 1820 Penalva Do Castelo) e Rosa Gouveia De Lemos (1797 Penalva Do Castelo - 1853 Penalva Do Castelo) casados em 1820 :

1. Maria Gouveia De Lemos (1813 Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal – 1873)



Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160688 | pcfs4ever | 23 jun 2007 23:13 | Em resposta a: #160676

muito obrigado Sandra, foi de grande ajuda, eu tinha alguns nomes mas faltavam elos entre eles e voce me ajudou muitissimo.
Tambem ando a pesquisar esses dados em vila cova se puder lhe ajudar pelos seus nomes, lhe repassarei.
muito grato novamente
Paulo Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160765 | san1 | 24 jun 2007 19:09 | Em resposta a: #160688

Bom dia,
fico contente por lhe ter ajudado.
ainda tinha informações no site Mormon :

Elisa Rodrigues Moreira (1870 Campinas, Sao Paulo, Brazil - 1940) ou (APR 1870 Sao Braz, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil - APR 1940 Vila Cova Do Covelo, Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal)
Casou em 1895 (Penalva Do Castelo, Viseu, Portugal) com : Manoel De Figueiredo Meleiro

era filha de :
Joaquim Rodrigues (APR 1835 Sao Roque, Oliveira De Azemeiz, Portugal – 1890)
Casou em 1869-70 (Portugal) com :
Ana Dornas (também chamada Anna Romas) (1840 Sao Roque, Oliveira De Azemeiz, Portugal – 1892 Portugal)

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160782 | JMCM | 24 jun 2007 21:57 | Em resposta a: #160765

Cara Sandra

Ando a procura do Assento de baptismo de Antónia Joaquina de Figueiredo, * de S. Andre, Freguesia de S. Julião de Mangualde, nascida antes de 1785, filha de João Rodrigues, * de Mangualde e de Eufémia de Figueiredo, * de S. Andre, Freguesia de S. Julião de Mangualde.

Sei, que anda fazer pesquiça em Mangualde, caso encontre, agradecia que me comunica-se.
Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#160841 | san1 | 25 jun 2007 10:06 | Em resposta a: #160782

Bom dia,
ainda não fiz pesquisas em Mangualde, mas tenho antepassados de la.
Quando fizer pesquisas nessa freguesia, se encontrar alguma coisa, avisarei. Mas não esta previsto para ja...

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#164396 | jorgen | 04 ago 2007 23:55 | Em resposta a: #160674

Cara Sandra

Estou a pesquisar o ramo Henriques, meus ancestrais de Vila Cova do Covelo,Penalva do Castelo.
O meu avô Teotônio Henriques,casado com Maria Emilia de Jesus e pais de Antonio Henriques,ManoelHenriques e Anibal Henriques(meu pai) seria filho de Jose de Albuquerque Henriques pois Albertina Henriques é prima de meu pai.Queria confirmação deste fato e quantos filhos meu bisavô teve pois um primo meu de Portugal falou-me que ele teve 11filhos.
O que você puder ajudar-me com esclarecimentos e informações serei grato.


Cordialmente

Jorge da Costa Henriques

Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#164400 | cverde | 05 ago 2007 00:51 | Em resposta a: #164396

A propoósito de Figueiredos e Henriques de Vila Cova do Covelo:

Maria de Figueiredo (*Mangualde, Freixiosa) casou em 10-02-1706 com Domingos HENRIQUES *Mangualde, Freixiosa, +Mangualde, Freixiosa, 13-12-1712 e tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:

Manuel de Figueiredo *Mangualde, Freixiosa, 7-11-1706
Maria de Figueiredo *Mangualde, Freixiosa, 12-06-1707
António de Figueiredo (meu antepassado; não tenho o assento de nascimento mas terá nascido provavelmente em Vila Cova do Covelo). Casou em 13-5-1726 em Vila Cova do Covelo com Maria Jorge. Eram pais de António de Figueiredo (*Vila Cova do Covelo, 29-7-1748) que casou em 4-4-1779 na igreja Paroquial de S. Dinis de Vila Real (Trás os Montes) com Rosa Maria Álvares natural de Vila Real. A partir daqui a descendência (ou parte dela) deste casal está na BD Genea em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=643285

Isto tudo para dizer que quer relativamente ao ramo Figueiredo quer relativamente ao ramo Henriques não consegui (para já) avançar mais uma vez que o assento de casamento de Domingos Henriques com Maria de Figueiredo não refere os nomes dos pais tal como os assentos de baptismo (localizados) não referem os nomes dos avós).

Será que alguém tem alguma informação adicional que me permita avançar nas pesquisas destes ramos?

Desde já obrigado por qualquer ajuda

Cumprimentos
Luis Miguel Figueiredo Martins Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Br

#165234 | san1 | 18 ago 2007 12:59 | Em resposta a: #164396

Bom dia,

Infelizmente, não tenho mais nehuma informação sobre Henriques de Vila Cova de Covelo. Por enquanto não faço pesquisas nessa freguesia, as informações que obtive sobre esse assunto encontrei-las no site Internet Mormon. Nesse site, não consta outros filhos para José de Albuquerque Henriques, mas não quer dizer que não existem outros...
Lamento não o poder ajudar...

Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: RE - FAMÍLIA FIGUEIRA

#229289 | cverde | 13 mai 2009 23:40 | Em resposta a: #140659

Algum tempo depois ...

... não sabendo se o interesse se mantém, só com estas informações (nomes) dificilmente obterá alguma informação / ajuda. Terá de disponibilizar mais alguma informação: datas de nascimento, casamentos, lugares e possivel data de emigração (presumo estar fora de Portugal, Brasil provavelmente)

Luis Figueira
(com ascendência em Vila Real mas não a que corresponde ao sobrenome Figueira)

Resposta

Link directo:

RE: Avós maternos de Vila Real

#257707 | Josí Alves | 02 jul 2010 13:26 | Em resposta a: #139531

Bom dia !

Sr. Luiz Figueira, procuro informações por parentes ou documentos de meu avô que veio de Vila Real ou Guilhães, uma vez que ele nasceu em Guilhães, meu avô veio para Brasil em 1889 pelo vapor alemão Olinda.

Meus avô era José Alves é nascido em Guilhães, meu bisavô é Josá Antonio Alves. Sabe me informar como proceder para conseguir pesquisas sobre documentos em Guilhães ou Vila Real sem precisar ir à portugal ?

Agradeço muito qualquer orientação.

Grande abraço.

Josí

Resposta

Link directo:

RE: Avós maternos de Vila Real

#257833 | cverde | 04 jul 2010 02:09 | Em resposta a: #257707

Caro Senhor

O seu avô nesceu provavelmente na freguesia de Paradela de Guiães, concelho de Sabrosa e distrito de Vila Real. Se souber a idade (ainda que aproximada) do seu avô quando chegou ao Brasil não será díficil chegar ao ano ainda que aproximado do nascimento e solicitar pesquisa do assento de baptismo ao ARQUIVO DISTRITAL DE VILA REAL.

Cumprimentos

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

Avós maternos de Vila Real

#257836 | Lourval | 04 jul 2010 02:49 | Em resposta a: #257707

Cara Josí,

Não sei se já sabe mas os batismos, casamentos e óbitos em Guilhães entre 1850 e 1900 estão on line no site do Arquivo Distrital de Vila Real.

Acredito que seu avô tenha nascido cerca de 1864, logo deverá encontrar o batismo dele on line mesmo. Com o batismo dele você chegará aos nomes dos avós dele.

O problema será recuar pois, por enquanto, só há registros on line entre 1850 e 1900, aproximadamente.

Minha trisavó também era do Concelho de Vila Real mas da Freguesia de Constantim. Imigrou para o Brasil cerca de 1884.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#259640 | ndias | 30 jul 2010 15:26 | Em resposta a: #117663

Boa tarde.

Gostaria de saber se por acaso nas vossas pesquisas sobre os de Figueiredo cruzaram-se com um Jacinto de Figueiredo, natural de Beijós, concelho de Carregal em Viseu, nascido por volta de 1893 (no máximo), filho de João de Figueiredo Gomes e Maria Marques de Jesus. Casou com Maria da Silva, natural de Lageosa, concelho de Tondela, Viseu e filha de Mafalda da Conceição e Francisco da Silva.
Sobre a data de nascimento, digo que é no máximo 1893, pois este senhor é meu trisavô e o seu filho (meu bisavô) nasceu em 1908, ou seja, dizendo que no mínimo foi pai aos 15 anos, o que talves seja um pouco exagerado, mas não sei.

Obrigado,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#404378 | mariojorge59 | 20 jun 2018 05:46 | Em resposta a: #123312

Luiz,

preciso de ajuda quanto a localização do registro de nascimento de meu bisavô (Jose Alves de Figueiredo) de Gouvinhas do Douro, Pai Antonio Alves de Figueiredo , Mãe Joana Correa, tem como me ajudar?

Agradecido

Mario Jorge

Resposta

Link directo:

Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#407097 | Lou Figueiredo | 03 set 2018 01:20 | Em resposta a: #116612

Olá!

Sou descendente da família Alves Figueiredo e moro no sul do Brasil. Ainda não tenho informações sobre meus antepassados, mas buscarei e entro em contato.

Abraços,
Lou Figueiredo

Resposta

Link directo:

Família Alves de Figueiredo Vila Real-Viseu-Brasil

#443097 | Cmgaa | 12 set 2022 15:55 | Em resposta a: #116612

Boa tarde,

Na pesquisa dos meus antepassados cheguei aqui. Sera que existe algum ramo do seguinte casal:

Caetano alves casado com Marcelina Maria Figueiredo no dia 10/7/1797, cujo os pais da Marcelina sao Manuel leitao e Bernarda Figueiredo.

Nao consigo encontrar o casamento do ultimo casal.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen