Goulões e Borregos de Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116636 | Lourval | 15 abr 2006 06:16

Caros amigos,
Tenho um antepassado João Martins Goulão casado com Maria Gonçalves Borrega, ambos de Alcains. Estou procurando pelo casamento de ambos pois tenho a desconfiança e a esperança que ele seja filho do Capitão Simão Martins Goulão através do casamento dele com Maria Sanches. Está no livro do Sanches Roque, páginas 304 e 305 que este casal teve um fiho João em 27-02-1646.
Os meus antepassados João Martins Goulão e Maria Gonçalves Borrega tiveram uma filha Maria Sanches Gouloa, casada com Manuel Martins Peixinho, em 8-08-1689. Por uma simples conta percebe-se que 1646 é um bem possível ano de nascimento para o meu antepassado.
Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116670 | LProjecto | 16 abr 2006 12:08 | Em resposta a: #116636

Caro Lorval,

A título de curiosidade, e pela coincidência dos apelidos e da proximidade geográfica, digo-lhe que integram a minha ascendência os seguintes indivíduos:

- Maria da Conceição, b. 05.05.1724 - Alcains, Castelo Branco. Casou com Marcos de Oliveira, filho de João Oliveira e Catarina Gonçalves, neto paterno de Francisco Oliveira (Viseu) e Ana Fernandes (Guarda), neto materno de Francisco Gonçalves Ruivo (Lousa - Castelo Branco) e de Isabel Pires (Lousa - Castelo Branco).
A referida Maria da Conceição era filha de Manuel Vaz Fino (Fundão - Alpedrinha) e Maria Gonçalves (Castelo Branco - Escalos de Baixo), neta paterna de Manuel Vaz e Maria Dias, neta materna de Domingos Gonçalves Borrego e Maria Gonçalves.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116671 | aivmc | 16 abr 2006 12:37 | Em resposta a: #116670

Bom dia!

O casal que menciona, Maria da Conceição e Marcos Oliveira, são meus 7ºs avós. Descendo de uma filha, Isabel de Oliveira. De que filho(a) descende?

Cumprimentos e votos de boa Páscoa,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116681 | LProjecto | 16 abr 2006 17:44 | Em resposta a: #116671

Cara Ana,

Agradável surpresa a de encontrar uma parente através do fórum.
Descendo de Maria de Oliveira, que casou a 29.07.1772 - Idanha-a-Nova - Oledo, com Pedro Martins Barroso.
Marcos Oliveira e Maria da Conceição são meus 6ºs avós (não são também meus sétimos avós porque a minha avó materna era a mais nova de 11 filhos, o que implica uma geração a menos relativamente ao seu irmão mais velho).
Fiquei curioso relativamente ao ramo descendente que menciona. Pode referir qual o ramo descendente do referido casal até chegar à sua geração? Se preferir, pode contactar-me através do meu e-mail: lmiguelprca@netc.pt

Cumprimentos e votos de uma Páscoa feliz.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116683 | Lourval | 16 abr 2006 17:52 | Em resposta a: #116670

Caro Luís P. Calhau,
Eu já havia feito este comentário com a prima Ana Morão. Domingos Gonçalves Borrego e a ´minha´ Maria Gonçalves Borrego devem estar ligados. A princípio me parece que a Maria é de uma geração anterior, pelas datas que tenho. Eles podem ser tia e sobrinho, por exemplo. Mas podem ser primos de primeiro grau também ou irmãos. Temos de saber quem são os pais de Domingos Gonçalves Borrego e da Maria Gonçalves Borrego.
Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116685 | Lourval | 16 abr 2006 18:11 | Em resposta a: #116670

Luís,

Dê uma olhada em minha página pessoal:

http://genealogia.netopia.pt/1096/

Cumprimentos
Lourval dos Santos da Silva

Resposta

Link directo:

Casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição

#116701 | agp | 17 abr 2006 00:37 | Em resposta a: #116681

Caros Ana Mourão Correia e Luís Projecto Calhau

O casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição (pessoas 330741 e 330742 da base de dados do Genea) são também meus sétimos avós pela filha Isabel de Oliveira.

Este casal já aparece numa árvore de costados que consta no tópico "Família Geirinhas - Oledo e Orca" em:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=47458

mais propriamente numa mensagem com o sub-título "Família Torrão", numa altura em que troquei dados com a prima Ana Mourão Correia.

Estou, mais uma vez, muito interessado na troca de dados (ascendentes e descendentes).

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição

#116736 | aivmc | 17 abr 2006 19:38 | Em resposta a: #116701

Boa tarde!!

Depois da nossa última troca de dados, penso que já haverá mais algumas actualizações. Envie-me uma mail para ana ponto moraocorreia arroba sapo ponto pt. Poderei enviar-lhe o meu paf.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição

#116747 | agp | 17 abr 2006 21:23 | Em resposta a: #116736

Cara Ana Morão Correia

Antes de mais quero pedir-lhe desculpa pelo "Mourão" que escrevi na minha mensagem anterior.

Já enviei o meu email actualizado.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição

#116764 | LProjecto | 17 abr 2006 23:55 | Em resposta a: #116701

Caro parente António,

Sugiro que me contacte para o e-mail que enunciei no meu post anterior, para que, se estiver de acordo, possamos trocar elementos respeitantes à descendência dos nossos ascendentes Marcos de Oliveira e Maria da Conceição.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116766 | LProjecto | 18 abr 2006 00:03 | Em resposta a: #116685

Caro Lourval,

Na verdade, parece-me ser bem possível que a sua Maria Gonçalves Borrego possa entroncar no meu ascendente de apelido Borrego, mas infelizmente não possuímos por agora mais elementos que permitam confirmar tal suposição.
Aguardaremos na expectativa...

Cumprimentos

Luís M.C. Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#116999 | Lourval | 20 abr 2006 21:38 | Em resposta a: #116670

Caros Luís Calhau,
Acabo de descobrir, graças à gentileza do primo João Pereira, que Maria Gonçalves Borrego era filha de Domingos Gonçalves Borrego e Catarina Gonçalves. Tudo indica que o seu Domingos Gonçalves Borrego era irmão da minha Maria Gonçalves Borrego.
Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

Borregos

#117001 | Lourval | 20 abr 2006 21:53 | Em resposta a: #116736

Caríssima prima Ana Morão,
Graças a extrema gentileza de nosso primo João Pereira, sei que a minha ancestral Maria Gonçalves Borrega era filha de Domingos Gonçalves Borrego e Catarina Gonçalves. Bem provavelmente o seu Domingos Gonçalves Borrego era um dos irmãos mais novos da Maria Gonçalves Borrego.
Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#117191 | LProjecto | 23 abr 2006 19:26 | Em resposta a: #116999

Caro Lorval,

Fico-lhe grato pela sua gentileza na partilha desses elementos. Seria interessante a confirmação dessa sua suposição.
Aguardaremos novos dados ainda na expectativa, mas quase na certeza do nosso parentesco.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#117192 | LProjecto | 23 abr 2006 19:29 | Em resposta a: #116999

Caro Lourval,

Aceite as minhas desculpas pelo lapso de ter trocado o seu nome pelo erróneo Lorval.

Cumprimentos
Luis Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#117787 | Lourval | 01 mai 2006 19:18 | Em resposta a: #116670

Caro Luís,
Finalmente chegou um microfilme de Alcains para mim: o que compreende os baptismos entre 1680 e 1739 e os casamentos é óbito entre 1772 e 1800.
Gostaria de saber se você tem algum dado da Maria Gonçalves para me facilitar a localização do baptismo dela. De ante-mão acho que ela deve ter nascido cerca de 1705.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#117815 | LProjecto | 01 mai 2006 23:43 | Em resposta a: #117787

Caro Lourval,

Não tenho data precisa relativa a Maria Gonçalves, embora tenha nos meus apontamentos 1700 como data provável do seu baptismo. Não me recordo onde fui buscar esta provável data, mas creio que seguiu anexa aos apontamentos que me foram gentilmente cedidos pelo parente António Pereira, salvo erro.

Faço votos para que consiga mais elementos, que aguardarei na expectativa.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#118904 | LProjecto | 19 mai 2006 18:59 | Em resposta a: #116999

Caro Lourval,

Como sei que teve acesso aos microfilmes de Escalos de Baixo, aproveito para lhe perguntar se já foi possível confirmar a nossa suposição de que a sua Maria Gonçalves Borrego seria irmã do meu Domingos Gonçalves Borrego?

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#118913 | Lourval | 19 mai 2006 19:21 | Em resposta a: #118904

Caro Luís Projecto Calhau,
A minha Maria Gonçalves Borrego, filha de Domingos Gonçalves Borrego e Catarina Gonçalves, casou-se em setembro de 1669 em Alcains. Daí as informações que tenho são do registo de casamento da Maria que dá os pais dela como sendo de Alcains. Se o seu Domingos Gonçalves Borrego é de Escalos de Baixo, isto pode se dever ao fato do pai dele, o outro Domingos, ter se casado por mais de uma vez. Ou o seu próprio Domingos ter se casado em Escalos de Baixo, tendo porém nascido em Alcains.
Eu estou de momento de mãos atadas pois a Torre do Tombo me limitou fazer dois pedidos de cada vez e levam cerca de um mês para me dar resposta e eu não estou com os microfilmes de Escalos de Baixo mas sim com os de Alcains. Por enquanto é só o que posso dizer mas continuo firme no pensamento de que eles devem estar ligados.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#118921 | Lourval | 19 mai 2006 21:10 | Em resposta a: #118904

Caro Luís,

Em tempo: eu tenho aqui um único microfilme de Alcains, aquele que contém os baptismos entre 1680 e 1726. Eu os pedi todos em novembro de 2005 e até agora ...nada! Está nos meus planos solicitar os microfilmes de Escalos de Baixo e Póvoa de Rio de Moinhos porém tenho de aguardar que cheguem os de Alcains já solicitados.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#118925 | LProjecto | 19 mai 2006 22:41 | Em resposta a: #118913

Caro Lourval,

Grato pelo seu esclarecimento. Na verdade, só depois de ter enviado a mensagem reparei que tinha acesso não aos microfilmes de Escalos de Baixo mas a alguns de Alcains. As hipóteses que coloca fazem todo o sentido. Também estou convencido que existiria parentesco entre a Maria e o Domingos, e que provavelmente até seriam irmãos. Infelizmente, pela condição geográfica, também estou impossibilitado de pesquisar esses assentos. Enfim, só nos resta aguardar...

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#122899 | Lourval | 16 jul 2006 17:17 | Em resposta a: #118913

Caro Luís,
Descobri que o meu antepassado Domingos Nunes Borrego casou-se com Maria Rodrigues Ramalho em 8-5-1678 em Alcains. Ele era filho de Manuel Luís Gonçalves Borrego e Maria Nunes.
Conclusão: os meus Nunes Borregos entrocam-se provavelmente com os meus Gonçalves Borregos.
Acho que Maria Gonçalves Borrego, o meu e o seu Domingos Gonçalves Borrego e este mais recentemente descoberto Manuel Luís Gonçalves Borrego estão todos ligados.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#122900 | Lourval | 16 jul 2006 17:29 | Em resposta a: #118904

Caro Luís,
Descobri que o meu antepassado Domingos Nunes Borrego casou-se com Maria Rodrigues Ramalho em 8-5-1678 em Alcains. Ele era filho de Manuel Luís Gonçalves Borrego e Maria Nunes.
Conclusão: os meus Nunes Borregos entrocam-se provavelmente com os meus Gonçalves Borregos.
Acho que Maria Gonçalves Borrego, o meu e o seu Domingos Gonçalves Borrego e este mais recentemente descoberto Manuel Luís Gonçalves Borrego estão todos ligados.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#122902 | LProjecto | 16 jul 2006 17:56 | Em resposta a: #122899

Caro Lourval,

Felicito-o por mais essa descoberta. De facto, faz todo o sentido a leitura que apresentou. Pena, na verdade, que não tenha ainda sido possível encontrar a fonte documental que permitiria ligar toda essa gente. Mas ainda assim, creio que seria um desafio à lei das probabilidades a existência de individuos, nos finais do séc. XVII (que carregaram durante várias gerações os mesmos apelidos) sem laço de parentesco - tanto mais que Alcains no período em questão não deveria ter assim tantos habitantes sem ligação de sangue.
Não faço ideia até onde é possível recuar nos paroquiais de Alcains...pelo conhecimento que tem destes paroquiais acredita que ainda possamos encontrar os elementos que comprovariam estas nossas suposições?
Aguardarei, na expectativa, mais novidades.

Um abraço caro parente.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#122910 | Lourval | 16 jul 2006 19:06 | Em resposta a: #122902

Caro Luís,
Nós daríamos um grande passo nesta direção se você descobrisse quem são os pais do seu Domingos Gonçalves Borrego. Tente localizar o casamento dele através da Torre do Tombo. Eles demoram mas acabam por efetuar a pesquisa.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#122913 | LProjecto | 16 jul 2006 19:30 | Em resposta a: #122910

Caro Lourval,

Agradeço o seu conselho. Pode ser que um dia destes consiga, eu próprio, efectuar a pesquisa nesse sentido.

Um abraço

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Casal Marcos de Oliveira e Maria da Conceição

#124736 | LProjecto | 12 ago 2006 12:54 | Em resposta a: #116701

Caro parente António,

Estava eu para aqui a consultar os costados dos célebres, nomedamente a ascendência do nosso ex-Primeiro-Ministro António Guterres, que sabia com raízes na zona do fundão, quando constatei que alguns dos seus ascendendes eram originários da zona da Soalheira e possuiam os mesmos apelidos que os nossos ascendentes daquela zona (Susana Fernandes Feio, Maria Domingues, etc..)
Como sei que possui muitos elementos da zona do Fundão, pergunto-lhe, por curiosidade, se conseguiu estabelecer parentesco com o Eng. António Guterres através daquela "nossa" gente da Soalheira, nomeadamente através dos seus ascendentes:

Francisco Domingues, em

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=30055

e

Isabel Dias Feio, em

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=30054

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

António Guterres

#127267 | agp | 03 set 2006 11:19 | Em resposta a: #124736

Caro Parente Luís Calhau

O período de férias afastou-me bastante da genealogia e por isso só agora lhe respondo.
Eu já observei os costados do Engº António Guterres. Não consegui estabelecer qualquer relação com os nossos antepassados comuns.
Se descobrir qualquer coisa, depois comunico.

Um abraço,

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#127316 | tristaomel | 03 set 2006 15:41 | Em resposta a: #118925

Caroa BORREGOS de CASTELO BRANCO

Também eu sou da Família BORREGO mas oriundo de Aldeia do Bispo (Guarda).
Será que hà alguma ligação entre nós?Aí vão alguns dados que possuo sobre os meus Borrego:
-1- FRANCISCA DIAS BORREGO- Filha de Custódio Gonçalves e de Maria Dias. Neta Materna de José Dias Borrego e de Maria Dias. Nasceu em Aldeia do Bispo aos 9/3/1773.

-2- JOAQUIM DA SILVA BORREGO -irmão da anterior Francisca,e nascido na mesma terra a 13/8/1774.
Casou com FRANCISCA TERESA també natural da mesma Aldeia do Bispo e tiveram:

1-Antonio da Paixão Borrego-(1805) - Foi Padre em Cavadoude.
2-Marcelina Augusta da Paixão Borrego- (1816)
3-Rita Adelaide da Paixão(1819)
4-Maria da Paixão Borrego (?)
5-José da Paixão Borrego(?) - Foi padre cura na Sé da Guarda.
6-Clara da Paixão Borrego (?)
7- Maria Augusta Clementina((1824)
8-Rita da Paixão Borrego(1822)
9-Pedro da Paixão Borrego(1815)
10-Maria da Conceição Borrego(?)
11-Joaquim(ou Jerónimo)da Paixão Borrego(?)
12-Alexandre da Paixão Borrego

Destes 12 irmãos conheço apenas as vidas e descendências dos nº

1
5
11
12
que, tanto quanto conheço, estão circuncritas ao Distrito da Guarda.

Será que algum ou alguns dos restantes casou no Fundão ou qualquer outra terra de Castelo Branco? Ou pelo contrário, será que a Família da Guarda foi trazida por alguém da Beira Baixa para a zona de Aldeia do Bispo (Guarda)?

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#127359 | Lourval | 03 set 2006 20:06 | Em resposta a: #127316

Caro Paixão Melo,
Meus Gonçalves Borregos e Nunes Borregos estão em Alcains, Castelo Branco cerca de 1690. Você teria de recuar uma geração para podermos tirar uma conclusão. Consiga o batismo da Maria Dias! Dias é um apelido bastante comum em Castelo Branco.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#135010 | Lourval | 22 nov 2006 05:16 | Em resposta a: #116670

Caro Luís,
Com relação ao Domingos Gonçalves Borrego? Você já sabe quem são os pais dele? Eu tenho uma antepassada Maria Gonçalves Borrego que se casou em 1669 em Alcains. O pai dela era Domingos Gonçalves Borrego. O seu antepassado pode ser irmão da Maria ou pode ser filho dela. Mas você precisa galgar mais uma geração para confirmarmos.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#135253 | LProjecto | 23 nov 2006 22:50 | Em resposta a: #135010

Caro Lourval,

Desculpe só agora responder-lhe, mas este tópico passou tão rapidamente que não dei por tal.

Infelizmente não tenho mais dados relativamente à ascendência do meu Domingos Gonçalves Borrego. Pena residir tão distante de CB - o que inviabiliza a deslocação ao AD...
Mas, tentando ser realista, não creio que seja tarefa fácil dar com os pais deste, pois certamente que o nosso parente João Pereira já teria, oportunamente, dado uma mãozinha!

Abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#135263 | Lourval | 24 nov 2006 00:20 | Em resposta a: #135253

Caro Luís,
Eu requisitei à Igreja dos Mórmons os microfilmes de Escalos de Baixo. Eu não sei se lembro bem mas....seria o seu Domingos Gonçalves Borrego de Escalos de Baixo? Com quem ele era casado. Me dê tudo o que sabe dele. Se eu tiver sorte logo terei os microfilmes à disposição.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#135294 | LProjecto | 24 nov 2006 11:17 | Em resposta a: #135263

Caro Lourval.

Domingos Gonçalves Borrego era natural de Escalos de Baixo e casou, a 14.06.1698 - Escalos de Baixo, com Maria Gonçalves Ribeiro, do mesmo lugar, filha de Santos Fernandes Alferes (cuja ascendência também ignoro) e de Beatriz Gonçalves Ribeiro (casaram a 20.03.1675- Escalos de Baixo), esta última filha de Amaro Ribeiro e de Maria Ribeiro (ambos de Alcains), que casaram a 28.08.1645 em Alcains.
Amaro Ribeiro era filho de Diogo Nunes Ribeiro e de Maria Vaz, ambos de Alcains, que casaram a 06.06.1614 - Alcains. Ele, filho de Diogo Nunes e de Maria Ribeiro, também de Alcains, tendo Maria Ribeiro falecido a 05.01.1620 na mesma localidade.
Maria Vaz, de Alcains, era filha de Domingos Vaz e de Ana Lopes.

Domingos Gonçalves Borrego e Maria Gonçalves Borrego tiveram, pelo menos, uma filha chamada Maria Gonçalves que casou Manuel Vaz Fino, de Alpedrinha, filho de Manuel Vaz António e de Maria Dias, ambos de Alpedrinha - Fundão.

E é tudo o que sei destes meus ascendentes.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#140862 | CCS1953 | 19 jan 2007 20:44 | Em resposta a: #116636

Caro primo Lourval,

Ao ler esta mensagem sua, lembrei-me dum Dr. João Goulão, Psiquiatra e muito conhecido em Portugal - é Presidente dum Organismo ligado aos problemas da droga -. Ele está casado com uma amiga minha e conhecemo-nos.

Se necessitar de ajuda, contacte-me.
Até breve,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#140870 | Lourval | 19 jan 2007 21:36 | Em resposta a: #140862

Cara Prima Celeste,

Se ele é Goulão dificilmente eu e ele não teremos um antepassado comum e próximo!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Oliveira e famíla Ribeiro

#153741 | capcoimbra | 25 abr 2007 15:40 | Em resposta a: #135294

Minha avó era Carolina Ribeiro, nascida a 12 de dezembro de 1903 em ~São martinho de Antas, Sabrosa, Vila Real, filha de José Ribeiro e Maria da Conceição Oliveira. Neta (paterna) de Frederico Ribeiro e Joana Ribeiro. Gostaria de ajuda para ter mais dados dos outros familiares ascendentes e descendentes. Sei que o que tenho é pouco para ajudar, mas agradeceria muito por qualquer informação a mais. Gratíssimo,
Oswaldo

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#153752 | CCS1953 | 25 abr 2007 17:31 | Em resposta a: #135294

Caro Luís Projecto Calhau,

Estive a ler melhor este tópico. Sou prima do Lourval pelos Costa Riscado, os quais são costados dos meus avós paternos, sendo que estes ainda eram primos.
O meu avô família Barata e a minha avó Amaro da Costa, mas ambos com os mesmos costados: Riscado.

Pela parte do meu avô Barata, tenho uma avoenga Genoveva Borrego da Conceição cc João Gonçalves Beato.

Há ligação com os seus?

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Famílias de Portalegre...

#159698 | gmg | 16 jun 2007 21:14 | Em resposta a: #116670

Procuro informações sobre estas três famílias da zona de Portalegre, nomeadamente sobre:


DELICADOS
de Alegrete (Portalegre)

§1
Procuro informações sobre a Ascendência do Padre ANDRÉ DELICADO.

Este pároco, de Alegrete, consta no Testamento de José Ribeiro Maldonado, feito em 31.Outubro.1731 como sobrinho do mesmo (tendo sido o próprio a pedido o testador a fazer o testamento)


Este José Ribeiro Maldonado nomeia como seus Irmãos e Sobrinhos, os seguintes:

1 - Maria Tavares
-----1.1 - Catarina de Cáceres
-----1.2 - Maria Tavares
-----1.3 - Manuel de Cáceres

2 - Jerónimo Nunes
-----2.1 - Jerónimo Nunes
-----2.2 - Manuel de Palma
-----2.3 - Francisco de Palma (Pereira)
-----2.4 - António
-----2.5 - Catarina Pereira

3 - Manuel Tavares Cid
-----3.1 - Manuel Tavares
-----3.2 - José Ribeiro Estaço.

E o Padre ANDRÉ DELICADO, referido como sobrinho de José Ribeiro Maldonado, mas não dizendo de quem é filho.


MALDONADOS
de Alegrete (Portalegre)

Procuro informações sobre a ascendência de CATARINA MALDONADO, casada que foi com Gaspar Rodrigues Romacho em Alegrete (Portalegre) no ano de 1632.


CALDEIRAS
de Alegrete (Portalegre)

PEDRO RODRIGUES CALDEIRA, nat. de Alegrete, f.º de Manuel Pires e de Joana Rodrigues, ambos de Alegrete, casou em Alegrete no dia 22 de Outubro de 1675 com MADALENA DE CÁCERES , nat. de Alegrete, f.ª do Capitão Pedro Fernandes Belo e de Maria de Cáceres, ambos de Alegrete.

Nomeadamente sobre a Ascendência de PEDRO RODRIGUES CALDEIRA. É um ramo que me interessa bastante!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Goulões e Borregos de Castelo Branco

#159718 | LProjecto | 16 jun 2007 23:13 | Em resposta a: #122900

Caro Parente Lourval,

Felicito-o por mais essa descoberta. Também sou da opinião de que, certamente, pertenceriam ao mesmo rebanho.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#159746 | Lourval | 17 jun 2007 03:39 | Em resposta a: #159718

Caro Luís,
A mensagem a qual você respondeu tem um erro: não é Manuel Luís Gonçalves Borrego mas sim Mateus Gonçalves Borrego. De resto está tudo certo. Como estou com os microfilmes de Alcains, de Escalos de Baixo e de Escalos de Cima (parcialmente), eu vou tentando desatar este nó.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

MOUTOZO, de Castelo Branco

#159753 | gmg | 17 jun 2007 11:59 | Em resposta a: #159746

Caro Lourval,

Já conseguiu encontrar Moutozos em Castelo Branco? Nomeadamente aqueles que eu procuro?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Goulões e Borregos de Castelo Branco

#164941 | Lourval | 13 ago 2007 04:27 | Em resposta a: #153752

Cara Prima Celeste,

Hoje eu encontrei o batismo de Catarina.

Catarina nasceu em Alcains em 18.12.1730. Filha de Manuel Antunes, Mercador de alcunha, e Maria Pires, da Póvoa de Rio de Moinhos. Neta paterna de Manuel Antunes Goulão e Beatriz Dias (de Alcongosta, Fundão). Neta materna de Tomé Vaz e Catarina Pires (ambos da Póvoa de Rio de Moinhos).

Catarina é então irmã de sua antepassada Maria Antunes que era casada com António Rodrigues e pais de Catarina Antunes. Note que esta Catarina Antunes também tinha a alcunha Mercadora.

Porém Tomé Vaz e Catarina Pires também são os pais de Tomé Vaz, meus antepassados e sei que Tomé Vaz era filho de Domingos Lopes e Ana Jorge. Sei também que Catarina Pires era filha de Marcos Pires e Catarina Pires. Todos da Póvoa de Rio de Moinhos.

Portanto hoje você tomou conhecimento de novos antepassados seus e mais um grau de parentesco comigo.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Borregos

#165428 | CCS1953 | 20 ago 2007 22:25 | Em resposta a: #117001

Olá Lourval,

Estes Borregos cruzam-se com a minha Genoveva da Conceição Borrego?

Um abraço,

Celeste

Resposta

Link directo:

Borregos

#165442 | Lourval | 20 ago 2007 23:38 | Em resposta a: #165428

Celeste,

Ainda não dá para dizer. Precisamos retroceder mais uma ou duas gerações para saber. Mas descobriremos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194139 | Lourval | 24 abr 2008 17:54 | Em resposta a: #116701

Caro Primo António Pereira,

Vou lançar aqui a hipótese embora eu mesmo tenho tudo para resolver. Sanches Roque dá por pais de Maria Gomes, esposa do Capitão António Martins Goulão, Gregório Gomes e Maria Vaz. Eu acredito que não seja Maria Vaz mas sim Apolónia Vaz. Primeiro porque existe este casal em Alcains por estes anos e em segundo lugar porque o Capitão António Martins Goulão e Maria Gomes tem filha Apolónia Vaz a qual se casa com António Antunes em 13.08.1617.

Sanches Roque assinala o casamento do Capitão António Martins Goulão com Maria Gomes em 09.02.1592. Vou verificar.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões de Alcains

#194147 | manuelr | 24 abr 2008 18:26 | Em resposta a: #194139

Caro primo Lourval

A indicação que tenho de Sanches Roque (não tenho o livro comigo) é que Gregório Duarte da Fonte, nascido em Alcains em 09-03-1587 filho de Gregório Gomes e de Apolónia Vaz casou em 08-01-1617 com Constança Fernandes filha de Afonso Vaz e de Beatriz Gomes).

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194167 | agp | 24 abr 2008 21:00 | Em resposta a: #194139

Caro Primo Lourval,

Pode ser que tenhas razão. O Sanches Roque indica que Maria Vaz faleceu em 25.5.1633. Nada melhor do que ver este assento de óbito. Se nesse assento constar Apolónia Vaz fica desfeito o mistério.

Mas podem ter existido dois casais diferentes. No Sanches Roque consta, por exemplo, que Gregório Gomes faleceu em 7.1.1636 e nos teus apontamentos consta que Gregório Gomes faleceu em 6.9.1622.

O melhor é veres isso tudo no Domingo quando estiveres com os microfilmes de Alcains. Fico ansioso por notícias.

Um abraço,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194330 | Lourval | 26 abr 2008 17:31 | Em resposta a: #194167

Caro Primo António Pereira,

Amanhã estarei no CHF e vou tentar resolver isto. Mas eu particularmente nunca vi o casal Gregório Gomes e Maria Vaz mas tenho alguns apontamentos do casal Gregório Gomes e Apolónia Vaz. Tenho por exemplo o casamento de Domingas Vaz com Jorge Simão em 15.06.1609 onde ela é filha de Gregório Gomes e Apolónia Vaz. Jorge Simão é filho de Jorge Simão e Maria Duarte.

Sanches Roque também assinala que Gregório Gomes faleceu em 06.09.1600 e sua mulher Apolónia Vaz em 02.10.1599.

Vou checar o casamento do Capitão António Martins Simão em 09.02.1592 além destas datas de óbitos.

Poderíamos concluir que Apolónia Vaz é a mãe de Maria Gomes se não acharmos o casal Gregório Gomes e Maria Vaz em lugar algum, claro, sempre com um certo erro. Poderiam não ser de Alcains.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194331 | Lourval | 26 abr 2008 17:32 | Em resposta a: #194147

Caro Primo Manuel Rolão,

Vou checar este casamento para saber quem são as testemunhas.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194359 | Lourval | 27 abr 2008 06:33 | Em resposta a: #194167

Caros Primos António Pereira e Manuel Rolão,

Lendo e relendo minhas fotocópias percebi que na mesma folha que consta o casamento de meus antepassados Diogo Pires e Beatriz Álvares consta o casamento de António Martins Goulão e Maria Gomes no dia 09-02-1592.

Está bem claro lá que Maria Gomes é filha de Gregório Gomes e Apolónia Vaz!

Em todo o caso envio para os vossos e-mail particulares cópia do registro para que confirmem.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Goulões de Alcains

#194360 | Lourval | 27 abr 2008 06:33 | Em resposta a: #194147

Caros Primos António Pereira e Manuel Rolão,

Lendo e relendo minhas fotocópias percebi que na mesma folha que consta o casamento de meus antepassados Diogo Pires e Beatriz Álvares consta o casamento de António Martins Goulão e Maria Gomes no dia 09-02-1592.

Está bem claro lá que Maria Gomes é filha de Gregório Gomes e Apolónia Vaz!

Em todo o caso envio para os vossos e-mail particulares cópia do registro para que confirmem.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Goulões de Alcains

#194366 | agp | 27 abr 2008 12:02 | Em resposta a: #194360

Caro Primo Lourval,

Já vi o email. É como dizes. Maria Gomes é filha de Gregório Gomes e Apolónia Vaz.

Abraços,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 18:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen