D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Pessoas | Famílias | Títulos

D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116813 | JMSA | 18 abr 2006 16:55

Caros Confrades,
Acabo de ler o livro "Condessa d'Edla - a cantora de ópera quase Rainha de Portugal e de Espanha" da autoria de Teresa Rebelo e nele nada refere que o Rei D.Fernando II seja pai de Alice Hensler, ao contrário do que está aqui no Genea. Aliás, segundo a autora, a criança terá nascido dois anos antes da cantora conhecer o nosso Rei. Se a maternidade da condessa me parece quase certa (embora tenha vivido quase toda a vida como sobrinha e só no fim da vida lhe terá dito que era sua Mãe), já a paternidade me parece de todo impossível, nem no seu testamento tão polémico, D.Fernando II por uma única vez refere a criança (bem ao contrário do que fez D.Pedro IV).
Deixo a pergunta: Como nasceu esta história e com que fundamentos lhe atrubuem a paternidade?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116814 | Genea Portugal | 18 abr 2006 17:27 | Em resposta a: #116813

Caro JMSA e demais confrades,

Quando tiverem dúvidas deste género sobre as informações da nossa Base de Dados, agradecemos que comecem por consultar as fontes que indicamos.

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116821 | zamot | 18 abr 2006 20:12 | Em resposta a: #116814

E que neste caso estão bem indicadas

Fontes

ANP 1964-pg. 590
SVSN-Arv. 157

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116864 | LAV2 | 19 abr 2006 11:05 | Em resposta a: #116813

Caros confrades

Queria em primeiro lugar advertir que não fiz quaisquer pesquisas em documentos oficiais sobre esta questão e que as minhas convicções nesta matéria resultam das obras usuais e de contactos pessoais.

Estou pois convencido que efectivamente não existe qualquer prova de que D. Fernando seja pai de Alice Hensler. Isto mesmo me tem sido confirmado por diversos descendentes de Alice Hensler. Referem-me mesmo que buscas efectuadas para descobrir alguma prova neste sentido foram infrutíferas pois desapareceu o assento de nascimento (ou mesmo todo o volume) onde se poderia encontrar o registo de Alice, se bem me lembro, em Paris. Este desaparecimento poderá naturalmente ter resultado do acaso e do decorrer do tempo ou ter sido propositado, seja para esconder essa eventual filiação de D. Fernando, seja para criar dúvidas sobre a mesma.

Pena que existam de facto fontes que se referem Alice Hensler dando-a, sem reservas, como filha de D. Fernando pois, tenho quase a certeza absoluta, não se baseiam em qualquer documento oficial.

Existe também o caso semelhante de Pedro de Alcântara como filho de D. Pedro I do Brasil, quando, tanto quante julgo e tenho quase a certeza absoluta, não existe qualquer prova desa filiação.

Agradecia, aliás, imenso que qualquer dos confrades me desse eventuais informações documentais fidedignas sobre estas questões que muito me interessam.

Com os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116865 | LAV2 | 19 abr 2006 11:12 | Em resposta a: #116813

Caros confades

Peço desulpa pelos vários lapsos que se devem à falta de destreza em computadores:

- "dessa" em vez de desa
- "quanto" em vez de quante
- "que se referem a Alice" em vez de que se referem Alice.

Melhores cumprimentos.

LAV

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116887 | JMSA | 19 abr 2006 12:26 | Em resposta a: #116864

Caro Confrade,
Obrigado pela sua contribuição para este tópico que abri. Realmente não reparei nas fontes que indica o Genea mas a minha pergunta mantêm-se: Como é possível que o A.N.P. e o outro livro, S.V.S.N, mas principalmente o primeiro, publiquem a filiação como um facto? Não tenho nada contra (nem a favor) que o Rei D.Fernando II tivesse tido um filho da condessa mas parece de todo impossível pelas datas apresentadas no livro, só isso aliás me levou a abrir este tópico.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: D.Fernando II pai de Alice Hensler!?

#116954 | LAV2 | 20 abr 2006 11:21 | Em resposta a: #116887

Caro JMSA

É verdade o que diz, mas quanto a este site a justificação (sem a querer apreciar)parece ser a de que não trata de verificar a veracidade dos parentescos apresentados (mesmo quando eventualmente ou claramente duvidosos), mas tão só a publicar o que outros escreveram. O estranho é realmente que estes outros publiquem parentescos não verificados.

Poder-se-iam por em nota de pé de página dúvidas, indícios ou tradições dado que poderiam conduzir a outras pistas, como faz a Descendência de D. João VI de Perry Vidal relativamente à filiação de Pedro de Alcântara como filho de D. Pedro I do Brasil que referi, mas nunca ser dada como assente uma filiação de que não exite qualquer prova.

Quanto ainda o ANP, parece que é o Anuário de 1964 pelo que o de 1985 já não retomou a filiação de Alice como filha de D. Fernando. Tratou-se pois com certeza de um erro que é perfeitamenten possível acontecer.

Melhores cumprimentos

LAV

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 02:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen