Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões | Eventos

Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

#116902 | LProjecto | 19 abr 2006 15:17

Solicito a devida autorização à equipa do Genea para divulgar uma obra recentemente editada, que representará um importante contributo para o estudo e conhecimento da história / genealogia das famílias do Alentejo, nomeadamente do concelho de Borba.
O lançamento desta obra está agendado para o próximo dia 23 de Abril, às 11.30 h, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Borba. É seu autor o Dr. João Miguel Simões, e apresenta-se em 2 volumes (I -História da S.C.M. de Borba; II - Indíce do arquivo histórico da S.C.M) com informação desde o início do séc. XVI até ao séc. XX).

Segundo as informações de que disponho, o número de exemplares será limitado e os interessados deverão contactar os serviços da S.C.M. de Borba.

Quem sabe um bom pretexto para visitar a Vila dos Barbos e adoçar a boca com um bom vinho regional.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Boas sínteses

#117026 | victorferreira | 21 abr 2006 09:44 | Em resposta a: #116902

Caro LPC,
Saúdo esta notícia que merece voltar à primeira página.
Borba, Estremoz, Vila Viçosa, até Elvas e Monforte, com eventuais incursões em Évora são zonas que me interessam no que diz respeito a Figueiredos, Cortes, Cordeiros, Capuchos.
Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

#117109 | JMCM | 22 abr 2006 10:49 | Em resposta a: #116902

Caros Srs.


Como poderei adquirir essa publicação?

Também tenho uma costela dessa zona (Cortes, Dias Azedo e ...)

Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

#119897 | aniset | 02 jun 2006 04:09 | Em resposta a: #116902

Só agora vi esta informação. Como poderei obter este livro?

M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

#119898 | JMCM | 02 jun 2006 05:45 | Em resposta a: #119897

Cara Senhora

Através desta indicação consegue o livro

Tel. 268 891 601.
O Livro do Dr. João Miguel Simões (1º Vol.)
Custa 20 Euros e a morada da Sta Casa é a seguinte:
Santa Casa da Misericórdia de Borba
Rua Humberto Silveira Fernandes, 16
7150-129 Borba.

Com os melhores cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento de 2 volumes - SCM de Borba

#119933 | aniset | 02 jun 2006 18:32 | Em resposta a: #119898

muito obrigada.

M.Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#236621 | Ricardo73 | 16 ago 2009 02:32 | Em resposta a: #117026

Caro Victor Ferreira,
Ia-lhe perguntar se tem alguma informação sobre a familia Cordeiro de Borba? Tenho uma Maria Cordeiro que é baptizada na Freguesia de São Bartolomeu de Borba por volta de 1730 e que casa por volta de 1750 com Antonio Gonçalves da Vila do Cano, Sousel. Ainda não consegui acesso ao microfilme de registos de nascimento desta freguesia. Por isso agradecia qualquer informaçao que tenha sobre a Familia Cordeiro da região.
Com os melhores cumprimentos.
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#236625 | LProjecto | 16 ago 2009 08:04 | Em resposta a: #236621

Caro Ricardo,

Com as devidas desculpas pela intromissão do tópico, atrevo-me a perguntar-lhe o que pretende saber, especificamente, sobre a "família Cordeiro"?

Poderei, eventualmente, ajudá-lo mas sem a filiação de Maria Cordeiro tornar-se-á mais difícil pelo facto de terem casado na freguesia de S. Bartolomeu de Borba, na data do provável nascimento de Maria, vários casais com apelido "Cordeiro".

Posso ainda adiantar-lhe que há notícia de indivíduos deste apelido nesta cidade (aproveito para informar quem não saiba que Borba foi recentemente elevada a cidade) desde, pelo menos, finais do séc. XVI, todavia, tenho referenciados uns 6 a 7 ramos que não consigo relacionar, embora se deduza que pertenceriam a um tronco comum.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#236677 | Ricardo73 | 17 ago 2009 03:52 | Em resposta a: #236625

Caro Luis,

O nome Cordeiro em que tenho interesse chega-me por João da Costa Cordeiro n. Elvas, Assunção 1770’s filho de Domingos da Costa (Barcelos) e de Agueda do Carmo Cordeiro (Sousel), Agueda do Carmo é filha de Antonio Goncalves (Sousel) e de Maria Cordeiro (Borba).

Inicialmente pensei que o nome Cordeiro que procurava fosse de Elvas, mas depois de ver os microfilmes da freguesia da Assunção (Elvas), verifiquei que o Cordeiro que procuro é realmente de Borba.
Se calhar adiantei-me em pedir informaçoes sem ter a filiaçao de Maria Cordeiro :) mas achei que podia começar a juntar possiveis parentes da mesma freguesia…Vou ter de pedir primeiro o microfilme de Sousel para ter o registo de casamento de Maria Cordeiro com Antonio Gonçalves e depois pedir para me mandarem os microfilmes da Freguesia de São Bartolomeu de Borba, para confirmar então a filiação de Maria Cordeiro.

Desde já agradeço a disponibilidade para ajudar e assim que tiver novidades da filiação de Maria Cordeiro, volto então a contactar o forum.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#236752 | LProjecto | 18 ago 2009 01:00 | Em resposta a: #236677

Caro Ricardo,

Ficarei, então, a aguardar o seu regresso a este tópico, nessa circunstância com a filiação de Maria Cordeiro, pois terei o maior gosto em lhe disponibilizar toda a informação de que disponho sobre famílias do concelho de Borba, no sentido de o ajudar a retroceder no estudo da sua ascendência.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#241662 | Ricardo73 | 10 out 2009 22:36 | Em resposta a: #236752

Caro Luis,

Recebi finalmente o microfilme de Sousel, Vila do Cano onde consegui verificar a filiação de Maria Cordeiro.
Maria Cordeiro, natural da freguesia de S. Bartolomeu, Borba era filha de Manuel Rodrigues e Ana Cordeiro.
Recebi tambem o microfilme de Borba, S. Bartolomeu, mas como se encontra em bastante mau estado é-me dificil confirmar o assento de baptismo de Maria Cordeiro. No entanto os registos de baptismo que estive a ler de 1680 a 1730 só me indicam o nome dos pais e padrinhos ainda nao indicavam o nome dos avós.

Ficava-lhe agradecido se me soubesse dar mais informações sobre o casal Manuel Rodrigues e Ana Cordeiro ambos de Borba.

Com os melhores cumprimentos
Ricardo B Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#241669 | LProjecto | 10 out 2009 23:06 | Em resposta a: #241662

Caro Ricardo,

Creia que seria uma honra poder ajudá-lo, mas tenho a indicação de que o assento de casamento de Manuel Rodrigues e Ana Cordeiro, que julgo ser o casal que procura, infelizmente não refere a filiação dos nubentes. Esse casamento ocorreu na freguesia de S. Bartolomeu de Borba no ano de 1693. Ainda assim, logo que for possível, procurarei confirmar "in loco".
Ao seu dispor.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#241727 | Ricardo73 | 11 out 2009 17:41 | Em resposta a: #241669

Caro Luis,

Obrigado pela informação. Vou então procurar melhor o registo de baptismo de Maria Cordeiro, depois do ano de 1693 que indica. Só para confirmar a sua menssagem disse-me que o registo de casamento de Ana Cordeiro e Manuel Rodrigues nao indica a filiação? Ficava-lhe muitissimo grato se me pudesse confirmar, ja que o microfilme que tenho de S. Bartolomeu, só contem registos de baptismo e não de casamento.

Muito Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Boas sínteses

#241753 | LProjecto | 11 out 2009 23:05 | Em resposta a: #241727

Caro Ricardo

É efectivmente essa a indicação que tenho. Confirmarei tal informação logo que me for possível.

Pode deixar-me o seu endereço electrónico ou, se preferir, contacte-me para
luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com
que terei todo o gosto em lhe enviar alguns apontamentos que talvez lhe possam vir a ser úteis.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 22:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen