Familia do Montinho (Cantanhede)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Familia do Montinho (Cantanhede)

#116990 | san1 | 20 abr 2006 17:43

Bom dia para todos,

Queria saber se o lugar de Montinho (no concelho de Cantanhede) pertencia antes do século 19 à freguesia de Covões ou à das Febres.
Estou à procura dos avôs de Maria da Conceição (nasc. c1770-80 no Montinho) e Vicente de Oliveira (nasc. c1770-80 no Montinho, casou em 1803 em Ourentã), filhos de Manoel de Oliveira (Montinho) e Maria da Conceição (Ourentã).
Parece-me que Montinho pertencia às Febres, mas vi no site Mormon que os assentos das Febres só estão microfilmados desde 1787… o que me deixa pouca esperança de continuar minhas pesquisas nestes ramos familiares…

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familia do Montinho (Cantanhede)

#117019 | zgomes | 21 abr 2006 01:17 | Em resposta a: #116990

Sandra Carvalho,

A freguesia de Febres só foi criada em 19 de Outubro de 1791 e é nessa data (e não 1787) que começam os livros paroquiais.

Os assentos do lugar de Montinho, deve encontrá-los na freguesia de Pocariça (à qual pertencia) e que tem registos de baptismo e de óbito desde 1630 e de casamentos desde 1639.

E se por um azar inesperado não estiverem na Pocariça, procure nas freguesias vizinhas, Covões e Ourentã, também com registos desde 1600 e 1613 respectivamente.

Não perca é a esperança!!!
Boa sorte
José Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia do Montinho (Cantanhede)

#117130 | san1 | 22 abr 2006 20:34 | Em resposta a: #117019

Caro José Gomes,
obrigada pela resposta...

Sei que hoje em dia Montinho pertence à Pocariça, mas não sei desde quando. Em 1790 Montinho pertencia aos Covões, sei que em 1862 ainda pertencia à freguesia dos Covões (p 34 "A freguesia da Pocariça" Viriato de Sa Fragoso).

A minha duvida vem de encontrei nuns assentos de nascimento que Montinho pertencia à freguesia das Febres (assentos de 1807, 1846, 1848). Nuns outros assentos de nascimento de 1788 e 1850, diz que Montinho pertence aos Covões. Por que razão entre essa duas datas encontro Montinho nas Febres ?
Agora não sei se fui eu que copiei mal ou enterpretei.

A criação da freguesia das Febres fez-se com a separação à freguesia dos Covões. Sera que Montinho pertenceu então às Febres e que voltou mais tarde para os Covões ?

cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen