Família Almeida Cabral da Vidigueira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Almeida Cabral da Vidigueira

#11721 | Rui Portugal | 24 out 2001 10:52

Dirijo-me particularmente aos estudiosos da genealogia alentejana, a quem agradeço qualquer contribuição para este tópico.
Estudo há anos a família acima referenciada que me parece estar ligada à família de idênticos apelidos em Moura, mas que poderá pertencer a outra família diferente de Vila Viçosa.
Nos registos paroquiais da Vidigueira, na leitura de bachareis e na Ordem de Cristo, as mais antigas referências que encontro, na última metade do séc. XVI, são:
-a um António de Almeida Cabral, da nobreza local, casado com Leonor Roiz,de quem teve outro filho do mesmo nome, casado com Isabel Roiz Saramago, com campa armoriada no Convento do Carmo da Vidigueira, por sua vez pais do Dezembargador Manuel de Almeida Cabral, de frei Domingos de Almeida Cabral e de D. Ana Maria de Almeida Cabral, casada com don Juan de Quinhones;
-a um Pedro Cabral, falecido em Lisboa c. de 1580, instituidor nesta data do morgado do Xaro em Beja, casado com Cecília de Mattos, senhora de bens vinculados na Amora, de quem foi filha Brites Cabral de Mattos, natural da Vidigueira, casada com seu primo co-irmão materno, o capitão Tomé de Mattos Neto, da Vila de Alhos Vedros, tendo por filhos, entre outros, os magistrados Dr António de Mattos Cabral, herdeiro do vínculo a que anexou bens ens em Alhos Vedros, e do Dr. Pedro Cabral de Mattos, casado mas com geração extinta; nos vínculos sucederam os descendentes de D. Ana Maria de Almeida Cabral.
Encontro ainda referência a que o 2.º António seria bisneto de um alcaide-mor da Vidigueira (certamente antes da venda da vila pelo Duque de Bragança a Vasco da Gama) e que a família tinha como parentes mais próximos na Vidigueira, os descendentes de Doroteia Teixeira de Almeida (porventura irmã do 2.º António), os Pereiras (depois conhecidos por Pereira de Barros) e os Soares da Fonseca de Figueirôa, de Frei António das Chagas.
Muito Obrigado.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#11723 | alentejo | 24 out 2001 11:03 | Em resposta a: #11721

Caro Rui Portugal,

Seguem alguns elementos que para aqui tinha sobre almeidas cabrais, de Moura. Espero que lhe sejam de alguma utilidade.

Cumprimentos

Nuno Borrego


III D.LEONOR DE PINO RAVASCO - fª de Cid de Almeida "o Velho" e de s. m. Catarina Rorigues Alvarinho - casou com João Teixeira,filho de Diogo Gil Vieira e de sua mulher Ana Soares,e tiveram:
IV DIOGO GIL TEIXEIRA, c. c.Brites Estaço Cabral,filha de Francisco Casqueiro Cabral casado com Leonor Estaço;neta paterna de João Casqueiro Ramos casado com Branca Cabral; neta materna de Diogo Alvares Ramos e de sua mulher Brites Estaço (filha de Lopo Estaço)
Tiveram:
1(IV) Filipa Cabral
Que segue.
2(IV) João Teixeira
Que casou na Igreja de Stº.Agostinho de Moura,a 7-IX- 1591,com Leonor de Faria,filha de Alvaro de Madureira e de sua mulher Mécia de Faria .
V FILIPA CABRAL
Que casou com seu primo Sebastião Monteiro Gato,filho de Manuel Botelho Gato e de sua mulher Brites Estaço Monteiro;neto paterno de Rui de Pino Pacheco (filho de António Paes de Pino,Cavaleiro Fidalgo,e de sua mulher Brites Roiz Alvarinho),casado com Maria Botelho (filha de António Fernandes Gato,Cavaleiro Fidalgo,casado com Brites-filha de Gonçalo Mourão Botelho).Brites Estaço Monteiro era por sua vez filha de Sebastião Monteiro casado com Maria Gomes Estaço,a qual era irm de Leonor Estaço e portanto ambas filhas de Diogo Alvares Ramos e de Brites Estaço,acima referidos.
Deste casal nasceu:
VI LUIS DE ALMEIDA CABRAL
Teve o ofício de Escrivão da Câmara de Moura,onde viveu,e depois de enviuvar fez-se Padre.
Morreu em Moura na freguesia de S.João Baptista a 2-X-1725 .
Casou com Isabel Leitão Fragozo,filha de Gonçalo Fragozo Casqueiro e de sua mulher Isabel Leitão Fragozo;neto paterno de Rui Gomes Casqueiro casado com Catarina Barreto Ravasco;neta materna de João Pimenta Fragozo e de sua mulher Isabel Leitão;2ª neta de Gonçalo Fragozo e de sua mulher Catarina Barreto Ravasco;2ªneta (por Isabel Leitão) de Mendo Afonso Carrasco,Escrivão da Cãmara de Moura e de sua mulher Leonor Leitão;3ºneto pela mesma varonia de Afonso Carrasco e de sua mulher Joana Mendes.
Tiveram:
1(VII) Gonçalo Fragozo de Almeida Cabral
Que segue.
2(VII) Brites Estaço de Almeida Cabral
Casou na Igreja de S.João Baptista de Moura,a 20-II-1720,com o Capitão Tomás de Morais de Beça Pinto,natural de Vila Flôr e filho de Jerónimo de Morais de Beça e de sua mulher Maria de Morais de Ataide,testemunhando Gonçalo Fragozo de Almeida .Morreu o Capitão Tomás de Morais a 26-VIII-1724 .
VII GONÇALO FRAGOZO DE ALMEIDA CABRAL
Sucessor.
Casou na freguesia de S.João Baptista de Moura, na Igreja de Nª.Sª.da Assunção do Castelo,a 24-II-1707,com Luisa Antónia Marques de Paiva (ou de Paiva Esquível),de Nª.Sª.das Candeias de Mourão e deles nasceram:
1(VIII) Luisa Josefa de Paiva Esquível
Que morreu nova em Moura (S.João Baptista) a 4-VI-1724 .
2(VIII) Isabel Vicência Fragozo de Almeida
Que segue.
3(VIII) Luis de Almeida Cabral
Que também morreu novo em Moura (S.João Baptistta) a 31-VI-1724
VIII ISABEL VICÊNCIA FRAGOZO DE ALMEIDA CABRAL ESQUïVEL
Contraiu matrimónio em S.João Baptista,a 21-VIII-1729,com o Capitão-mór Francisco de Brito Lobo,Fidalgo da Casa Real,natural de Moura,filho de Manuel de Brito Limpo e de sua mulher D.Leonor Serrão Lobo,testemunhando Rodrigo Limpo de Lacerda .
VIII LUIS DE BRITO CABRAL LIMPO ESQUÍVEL
Casou em Moura,a 7-V-1757,com D.Joana Tomásia de Sampaio Lobo Encerrabodes, que morreu a 19-VI-1770 filha do Capitão Estevão Limpo Estáço de Sampaio e de sua mulher D.Ana Maria Antonia de Pina Lobo Encerrabodes .

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#11724 | Rui Portugal | 24 out 2001 11:25 | Em resposta a: #11723

Caro Nuno Borrego,

Muito lhe agradeço a gentileza e a prontidão da sua resposta.
Embora conhecesse a ascendência dos Almeida Cabral de Moura (estou convencido que os da Vidigueira pertencem a estes, embora sobrem algumas perplexidades), o seu texto deu-me dados complementares importantes.
A grande dificuldade está em provar a ligação para que, aliás, tudo aponta.
Mais uma vez muito obrigado.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#13343 | MENDES | 22 nov 2001 01:22 | Em resposta a: #11721

sendo eu novo neste site e estando a conhecermelhor as minhas origens e tendo a minha ascendencia ´na Vidigueira com o apelido D´Almeida será que me pode dar informações se existirá alguma ligação entre essa sua família e a minha familia.os dados que tenho são:trisavõ -joaquim josé d´almeida natural da vidigueira casado com maria teresa da silva natural de santiago do escoural -montemor-onovo .sei também que existem ramificações com a familia pulido d´almeida na vidigueira e com a familia almeida mendes em montemor-o-novo

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#13345 | Paulo | 22 nov 2001 09:37 | Em resposta a: #13343

Bom dia a todos,

Apenas para acrescentar que o antigo Ministro Celestino Germano Paes d'Almeida, era natural de Vila (Vilar?) dos Frades, Vidigueira onde nasceu por volta de 1861. No entanto os seus antepassados Almeida eram de Oliveira do Hospital.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#13347 | P C Rebêlo | 22 nov 2001 10:13 | Em resposta a: #13343

Tenho um primo direito neto materno de uma senhora Sotto Mayor e de um Pulido d'Almeida, ambos da Vidigueira.
Caso esteja interessado pode contacta-lo pelo e-mail - lrebelo@netcabo.pt
Sei que tem vários estudos feitos por um tio, filho dos atrás mencionados
Cumprimentos
Pedro Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Família Almeida Cabral da Vidigueira

#204873 | Catarina Pimentel | 05 ago 2008 22:59 | Em resposta a: #13345

Boa Noite,

Sou uma novata nestas andanças mas tropecei por acaso neste forum , e tenho alguma curiosidade em saber mais acerca do Sr.Celestino Germano Paes d´Almeida que era meu bisâvo e de quem pouco sei , nem tao pouco sabia que os seus antepassados era de Oliveira do Hospital , agradecia por isso que se soubesse mais alguma informação que a partilhasse.

Obrigado
Catarina Pimentel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen