Os Documentos do Tombo de Toxos Outos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Os Documentos do Tombo de Toxos Outos

#117237 | Eduardo Albuquerque | 24 abr 2006 12:49

Caros Confrades,

Por muito meritória iniciativa do Consello da Cultura Galega, está disponível na página da net daquela instituição, para consulta on-line ou para descarga, um notável acervo documental, 796 documentos dos séculos XI a XIII, que muito importa a quem se dedica à genealogia neste período.

Trata-se de:

“Os Documentos do Tombo de Toxos Outos” de Francisco Javier Pérez Rodrígues.

Destaco:

Dois documentos atinentes ao nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques, doc.s 32 e 50;

Os referentes à família Froilaz Traba;

Os atinentes à família Marinho, concretamente a João Froilaz Marinho e descendência, documentos já sucintamente referidos por mim no tópico, Família Marinho Falcão II.

Ver: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=4579

Fica aqui, pois, esta notícia, que espero seja do interesse de todos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Os Documentos do Tombo de Toxos Outos

#117264 | Mavasc | 24 abr 2006 20:25 | Em resposta a: #117237

Caríssimo confrade Eduardo Albuquerque

Bem haja pela divulgação desses dados e do interessantímo site de cultura galega.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Fontes documentais da história medieval galega

#117280 | Eduardo Albuquerque | 24 abr 2006 23:12 | Em resposta a: #117264

Caríssima Confrade Maria Benedita,

Neste espaço privilegiado de partilha de “saberes”, o que eu hoje aqui trouxe, muito pouco é, quando confrontado com o muito que daqui tenho “colhido”...

A propósito da cultura galega, infelizmente, muito mal conhecida, quiçá, por brios de um serôdio excesso de patriotismo, há uma página na net com especial interesse que passo a referir.

Trata-se da página da “ Asociación Cultural de Estudios Históricos de Galicia “ que tem uma secção com “artículos”, podendo estes ser consultados ou descarregados.

Refiro, nomeadamente, do ilustríssimo Eng.º Jose Luis López Sangil :

“Relación de fuentes documentales, publicadas o transcritas de la historia medieval gallega”;

“Relación de los libros publicados sobre Galicia”;

É notável o número de trabalhos vindos a público sobre a história da Galiza, nomeadamente de origem universitária.

O saber ultrapassa, assim, as paredes das universidades, e alcança a generalidade da sociedade. Um bom exemplo a seguir...

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 07:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen