Ponce de Leão, do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ponce de Leão, do Algarve

#117274 | PinheirodeCampos | 24 abr 2006 22:09

Caros Confrades:

Embora não tenha para mim interesse aproveito para informar que em IZEDA (BRagança) me surgem filhos deste casal a partir de 1770. Caso interesse é favor informar.

HENRIQUE LOPES PONCE DE LEÃO
Nasceu em Faro, filho do Capitão João Francisco Ponce de Leão e de sua mulher D.Domingas Maria Teresa Alves, aquele natural de Faro e esta de Alvor.
Casou com Joana da Silva, natural de Mogadouro, filha de João da Silva e de Isabel Rosa, solteira.


Um abraço

FPC

Resposta

Link directo:

RE: PONCE DE LEÃO, do Algarve

#117288 | rmfrp | 25 abr 2006 00:03 | Em resposta a: #117274

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

O mundo é muito pequeno! Uma irmã de Henrique Lopes Ponce de Leão é minha tia por afinidade. Eis como eu tinha esta família referida nos meus dados:

1. Cap. João (ou Jorge) Francisco de Leão, n. Cádiz, c. c. D. Domingas Maria Teresa, n. Alvor. Filha:
-- 2. Isménia Maria de Leão, n. Faro, c. c. (Sé, Faro, 22.09.1750) José Rodrigues Nogueira Mimoso, n. Faro (São Pedro) 02.10.1726, f. de Manuel Rodrigues Nogueira e de Joana Mimoso. Filhos, todos baptizados na Sé de Faro:
----- 3. Teresa, n. 03.08.1752.
----- 3. Gertrudes Bárbara, n. 21.06.1754.
----- 3. António, n. 28.05.1757.
----- 3. Joaquim Manuel, n. 03.02.1760.

Não tenho parentesco com a linha Ponce de Leão, mas aqui fica esta informação adicional. Desconheço qualquer descendência das pessoas acima referidas.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#123820 | avoana | 29 jul 2006 00:13 | Em resposta a: #117274

Não sei se serão a mesma família mas meu marido é neto de:
António Cardoso Ponce de Leão *25/9/1891 +11/6/1918 que era filho de Mariana Lobo Ribeiro Cardoso e de Aurélio Ponce de Leão e este era filho de Miquelina Soares da Fonseca e de António Ponce de Leão que segundo pensamos nasceu em Fontes, Sta Marta de Penaguião.
Agradeço qualquer informação pois não temos mais informação.
O Avô de meu marido viveu apenas 27 anos mas foi escritor deixando vários livros alguns escritos com Mário de Sá Carneiro.
Cumprimentos
Ana Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#269880 | pneiva | 04 fev 2011 13:21 | Em resposta a: #123820

Aqui no concelho de Esposende - mais propriamente em Forjães - existiu uma família PONCE DE LEÃO que está estudada pelo linhagista Felgueiras Gayo. É uma família muito importante, com grandes figuras no exército e na governança. Tenho muitos dados sobre isso. Para além de Forjães estavam implantados em Fragoso e em Aldreu, estas do concelho de Barcelos. Roque Ferros Ponde de Leão foi um poeta.
Cumprimentos
Penteado Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270071 | FPRosa | 06 fev 2011 23:20 | Em resposta a: #269880

Só agora soube deste tópico e das mensagens de 2006. Sobre este assunto tenho anotado:

1-O Cap. João Francisco de Leão, natural de Cadiz, morador em Faro, casou com Domingas Maria, de
Alvor, Tiveram a filha Catarina Josefa de Vale, de Faro, casada com Salvador de Leão (2º. grau de con-
guinidade) na Sé de Faro em 1744. Este último casal teve descendência em Faro.
2-Salvador de Leão, natural de faro, era filho de Benita Maria de Leão e de António dos Santos, natu-
ral de Braga.
3-Benita Maria de Leão, de Cadiz, moradora em Faro, filha de Salvador de Leão e de Catarina Josefa
del Valle, espanhois, moradores em Faro (mercadores, marítimos ?), irmã do anterior Cap. João Fran-
cisco de Leão, casou em 2ªs. núpcias na Sé de faro em 1719 com o cap. de granadeiros José de
Queiroga Varejão, solteiro, de Lagos, morador em Faro, ( meus 6ºs, avôs) tiveram apenas o filho
Jeronimo (não sei a data de nascimento) que iria casar em Marmelete onde teve vasta descendência.
Agradeço todas as ajudas sobre os Ponce de Leão que se relacionem com os meus familiares anteriores.
Cumprimentos.
F,Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270302 | rmfrp | 09 fev 2011 22:08 | Em resposta a: #270071

Caro(a) FPRosa:

Fiquei com muita curiosidade relativamente à sua intervenção. Pelo grau de consanguinidade Benita Maria de Leão seria irmã de João Francisco de Leão. Tem mais informação da ascendência Leão e/ou Valle?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270329 | FPRosa | 10 fev 2011 00:58 | Em resposta a: #270302

Caro Rui Pereira:

Tomara eu poder satisfazer a sua curiossidade! Para lá do Guadiana fico ... perdido!
Tive uma alegria muito particular ao saber do parente de Izeda.Estive a trabalhar lá
próximo, há muitos e muitos anos. Fiz o mesmo percurso do Henrique Ponce de Leão.
Gostaria que o Sr. Pinheiro de Campos desse mais alguns elementos.
Tenho pena por não ser mais util.

Cumprimentos do
F.Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270565 | rmfrp | 13 fev 2011 17:14 | Em resposta a: #270329

Caro F. Rosa:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Há nesta família Ponce de Leão - em que "Ponce" me parece ser uma invenção do século XVIII, talvez do próprio Henrique Lopes (Ponce) de Leão - um conjunto de indícios que me faz suspeitar de que possam ser cristãos-novos, principalmente a ligação a Mogadouro e os apelidos Leão/León e Vale/Valle vindos de Espanha. O apelido Lopes do filho Henrique é bem curioso também... É que por volta de 1600 já se documentam em Mogadouro uns cristãos-novos Lopes Leão com ligações por afinidade a gente que veio a ter descendência na Andaluzia, Alentejo e Algarve.

Por agora, e face aos dados disponíveis, seria interessante localizar nos registos de Faro os baptismos de Henrique, Isménia e eventuais irmãos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270675 | FPRosa | 14 fev 2011 23:17 | Em resposta a: #270565

Caro Rui Pereira:

Agradeço sua mensagem. Curiosa a tese dos cristãos.novos. Despertei para o assunto. Falta-me talvez
o "fôlego".
Pensei nestes Leão como mercadores, aproveitando em Faro o aumento do comércio Algarve.Andaluzia
afectado pela guerra da restauração. Destaco ainda o facto do filho, espanhol de nascimento, ser capi-
tão do exército e dos apadrinhamentos na família serem atribuidos a pessoas de certo relevo social, in-
cluindo sacerdotes.
De qualquer modo agora é precido ir aos registos paroquiais. Vamos ver.
Cumprimentos.
F.Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ponce de Leão, do Algarve

#270677 | rmfrp | 14 fev 2011 23:59 | Em resposta a: #270675

Caro F. Rosa:

Pensou em mercadores e, se forem cristãos-novos, estará certamente a pensar bem. Os cristãos-novos León e Valle que conheço pelo Algarve eram em geral mercadores, muito ricos e ligados a gente ainda mais rica que eles. Militares eram mais raros nesse tipo de família, mas também se encontram alguns.

De concreto posso referir que o marido de Isménia Maria de Leão era filho de um cristão-novo (referido como tal em documentos da Inquisição). Por via materna não me consta que tivesse ascendência cristã-nova, mas tem uma meia-tia - com um irmão sacerdote - que casou com um cristão-novo português (do Porto), nascendo deste casamento uma senhora que casou por sua vez com um cristão-novo da Andaluzia que era homem de negócio.

Quanto a fôlego, é possível que seja de facto necessário algum. Levo já cerca de uma década a estudar um conjunto relativamente restrito de famílias de cristãos-novos do Baixo Alentejo e Algarve com origem em Espanha e estou muito longe de conseguir abarcar todo o quadro de ligações familiares que se estende da Península Ibérica à Europa central, Ilhas Britânicas, América do Norte e Caraíbas. Se alguém me dissesse que eu acabaria a tentar decifrar uma nota de rodapé de uma página da internet escrita em húngaro para confirmar o meu parentesco com um fidalgo austríaco ou a procurar em bibliotecas de todo o mundo um exemplar de um livro publicado no século XVIII no Haiti que descreve a genealogia dos meus antepassados espanhóis eu não acreditaria certamente!

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Ponce de Leão, do Algarve

#442397 | ana91 | 30 jul 2022 18:52 | Em resposta a: #270071

Boa tarde,
Conseguiu encontrar mais alguma informação relativa à Benita Maria de Leão?
Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen