Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#117423 | JoãoGaspar | 26 abr 2006 19:11

Alguem tem informações sobre este Tristão Patto Pereira Galvão de Alcochete?
ele foi padrinho de um antepassado meu em 9 de abril de 1770.


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#126079 | Epcoutinho | 27 ago 2006 15:34 | Em resposta a: #117423

Na minha família-Pereira Coutinho (Soydos),há esses apelidos.Posso transcrever-lhe a origem dos PEREIRAS PATTOS:
Procedem de Gonçalo Fernandes Pato,que viveu em 1400 e que dizem descender de D.Egas Pato(1228).
O seu bisneto,D.Gil Pato,foi um dos 24 Cavaleiros da Câmara e Guarda do Rei D.Manuel;trisavô de Fernão Pato Corrêa,Fidalgo da Casa Real,Capitão-Mor de Alcochete e 1º Senhor do Morgado dos Patos,a cuja mulher o Rei D.Sebastião deu o título de Dom para todos os seus descendentes.
Destes,foi neta D.Maria Corrêa Pato,Senhora da Casa,que casou com LUIZ PEREIRA GALVÃO,capitão e Governador do Castelo de Almada,no Brasil(Filho de Affonso Pereira Galvão que praticou vários feitos valorosos na Índia).
Era bisneto de Fernão Álvares Pereira,fidalgo da Casa do Rei D.Manuel,progenitor ds Pereiras de Alcochete,e dizem ser neto de D.Inês Pereira,irmã do Condestável D.Nuno Álvares Pereira e de seu marido Pedro Afonso do Casal.

Espero que com estes elementos consiga chegar ao padrinho do seu antepassado.
Atenciosamente

Emília Pereira Coutinho de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#126147 | JoãoGaspar | 27 ago 2006 23:53 | Em resposta a: #126079

Cara Emilia Pereira Coutinho de Barros,

Foi com bastante agrado que recebi a sua mensagem, sobre a familia de Fernão Patto Pereira Galvão.

A minha familia Sousa, é da região de Alcochete e Montjo, descendo de João de Sousa Freire casado com Dona Luisa de Mendonca, que têm uma filha Maria de Sousa , casada com Manuel Roiz , Alcaide (Julgo do Montijo) dos Roiz Alcaides e dos de Torres.
com este casamento surge a linhagem Sousa no montijo a qual eu descendo,Esta Maria de Sousa casa com Tomas de Faria, descendente dos de Faria, dos de Goes e dos Dias do Samouco.Têm varios Filhos , e um deles Luis de Sousa, tem como padrinho Pedro das Chagas Xavier, filho de Manuel de Mendonc Arrais e de Luisa Maria Botelho da Fonseca.estes seus antepassados, a primeira vez em que vejo um antepassado seu padrinho de um antepassado meu.
Um neto de Luis de Sousa e meu antepassado, de seu nome Fernäo de Sousa, foi o afilhado de Fernäo Patto Periera Galvão. A minha duvida surgia, quando eu vi que na ascendencia dos (Soydos) existia tambem uma ascendencia dos Faria, alcaides de Faria, Palmela e senhores de Evora Monte, seriam então parentes, ou teriam somente esta relacão por serem amigos!!! vi tambem alguns Sousas, Perdigões, Brittos, dos quais eu descendo tambem atraves de Francisco de Britto Vaz de Sousa, descendente de:Fernão Gomes de Seabra, de Inacio Moreira e de Manuel Roiz Perdigão.
Tenho depois e por outra linha , os Mattos de Alhos Vedros, que se casam com os Sousas do Montijo uns Pereiras de Vasconcelos, Moreira de Vasconcelos e Uma Dona Juliana Pacheco, que ainda não procurei a sua ascendencia e que dão origem a uma avò minha de seu nome Maria Pereira , filha de Marcos Pereira.
Em resumo tenho varias linhas soltas e a forte possibilidade de as nossas familias terem alguns ramos comuns, como no exemplo de Isabel Teresa Bárbara Vitória Pereira Neto Pato de Novais Pimentel, e a sua escendencia.
Uma coisa é certa, ja que a minha avó Maria de Sousa , Filha de João de Sousa Freire e de Dona Luisa de Mendonca, descende de Dona Beatriz de Braganca , Filha do 2 Duque de Braganca, portanto neta de Dom Joäo I e do Condestavel Nuno Alvares Pereira, seremos parentes com 500 anos de distancia, a minha duvida é se não se teriam cruzado estas familias aparentadas.


atenciosamente

João P. de Sousa da Silva Gaspar


ps: desculpe a escrita mas como estou em Oslo de Ferias o teclado não é igual ao nosso.

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#126148 | Epcoutinho | 28 ago 2006 00:41 | Em resposta a: #126147

Caro João (permita que assim o trate):
Obrigada pela resposta que acaba de enviar.Li-a atentamente e é óbvia a nossa relação de parentesco.
Nós temos vários apelidos,entre eles Mendonça Arraes(de Ceuta e Tânger);Pereira Patto(Alcochete);Novais de Bartolomeu Dias;Nogueira(de Santarém);Fonseca Coutinho de Soydos;etc.
É natural que sendo a Senhora sua Avó,filha de Dona Luísa de Mendonça e descendente de D.Nuno Álvares Pereira,possa haver cruzamento entre as nossas famílias.Aguçou-me a curiosidade e vou tentar averiguar isso.
Curioso,curioso é que ambos possuímos Sousa no apelido.Por parte do meu pai sou Fradique de Sousa.Ele era de Castelo Branco.Tem alguma ligação a esta cidade?
Não quero maçá-lo mais.Desejo-lhe umas óptimas férias e um bom regresso a Portugal.
Os meus cordiais cumprimentos

Emília Pereira Coutinho de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#127546 | JoãoGaspar | 06 set 2006 00:55 | Em resposta a: #126148

Cara Emilia ( agora sou eu que peço que me permita que assim a trate!)

Cheguei ontem de Oslo, as ferias foram otimas muito obrigado pelos seus votos.

Li a sua mensagem, e concordo consigo,e devido a serem familias da mesma zona geografica seria bastante possivel que se entroncassem mais que uma vez.
Quanto aos Sousas de Castelo Branco, nao lhe sei dizer, sei que no seculo XVII ja a minha familia Sousa existia no Montijo, não sei se se espalhou por outras terras o que seria possivel.
De Castelo Branco ou pelo menos dessa zona tenho familia, mas que eu saiba não sou Sousa. Descendo de João Marques do Caratão
( podera ver historia no Genea ,em familia pesquizar Caratão)
, dos Silvas de Mação, dos Marques, dos Pires, dos de Matos, dos Mendes Esteves ,dos Gaspares ....mas este meu lado não tenho bem estudado pelo que não lhe poderei pelo menos de momento ser muito util.


Aguardo noticias suas

Atenciosamente

João P. de Sousa da Silva-Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#127553 | Epcoutinho | 06 set 2006 01:52 | Em resposta a: #127546

Caro João:
Liguei agora ao forum e vi a sua mensagem,que agradeço.
Estimo que tenha tido umas óptimas férias (pena é que,por maiores que sejam,sejam sempre curtas)!
Fui ver a Família Caratão e reparei que tem familiares originários do Mação.
Apesar de me considerar uma "caloira" nestas lides genealógicas,senti curiosidade em aprofundar a família da minha Avó materna,já que a do meu Avô está sobejamente estudada.A família de minha Avó é originária do Mação-Envendos.Era filha de D.Helena Rodrigues de Mattos e de Manuel Baptista Selada.
Não consigo chegar a duas tias desta minha bisavó,Teresa e Francisca de Mattos que foram damas-de-honor das filhas de D.Álvaro (não sei o apelido),na Quinta da Ònia,perto de Alvega.
Se souber alguma coisa ou lhe passar pela vista, Mattos dos Envendos-Mação,diga-me.
Cordiais cumprimentos

Emília Pereira Coutinho de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#127582 | JoãoGaspar | 06 set 2006 14:11 | Em resposta a: #127553

Cara Emilia,

Obrigado pela sua mensagem, é de facto curioso que as nossas familias se cruzem mais que uma vez, ora em Alcochete/Montijo e agora em Mação.
Como lhe tinha escrito na mensagem anterior eu tenho antecedentes da familia de Mattos de Mação/Envendos.

A explicar:

A minha avó paterna: Conceição da Silva Mendes ( 1919,Mação) filha de :
-Manuel Mendes Esteves, ( quinta da ventosa e quinta da afeceira em Mação)
casa com: Luisa da Silva .
o meu Bisavô: Manuel Mendes Esteves era filho de José Mendes Esteves e de Maria de Mattos. ( esta possivel da mesma familia da sua D.Helena Rodrigues de Mattos, ja que são do mesmo concelho e Vila.)


Atenciosamente


João

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#127587 | Epcoutinho | 06 set 2006 16:15 | Em resposta a: #127582

Olá João, boas-tardes:
Obrigada pela sua mensagem.Efectivamente,temos vários cruzamentos familiares tanto pelo ramo Pereira Coutinho como pelo dos Mattos do Mação.
Não há dúvidas que somos primos.É sempre gratificante encontrarmos novos membros da família.
O mesmo não dirá o seu/meu primo Manuel Rufino,cuja "aversão" a Famílias que ele alcunha de Principais,é notória!
Ontem estava a ler a vossa troca de mensagens,quando deparei com o desprezo que ele manifesta por determinados apelidos,aos quais ele,quer queira quer não,está ligado.Dei-lhe resposta ontem e só depois li a sua.Mais suave a sua ,mas coincidente com o que penso e com a "verdade"!
Antigamente,antes de haver regulamentação do registo de nascimentos,os apelidos eram colocados consoante os gostos dos pais,padrinhos,e mesmo até alcunhas passaram a apelidos.Há certos apelidos que interessam passar às gerações vindouras,não por demérito dos que não passam mas por dar continuidade a títulos que lhe estão associados.
A minha Mãe e os meus Tios também não têm os apelidos Mattos Selada da minha Avó,e nem por isso nós deixamos de ter orgulho nessa Família e ela ser tão nossa como a outra!Fiquei aborrecida com o que li,mas logo passou!
Desculpe o desabafo,mas também não é para isso que a família serve?

Um abraço amigo da prima,

Emília Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#127679 | JoãoGaspar | 07 set 2006 15:31 | Em resposta a: #127587

Cara Emilia,
É com bastante orgulho que terei de a tratar como Prima, que somos. E realmente fico admirado com a coincidencia de as nossas familias de Alcochete e de Mação se cruzarem duas vezes , uma no seu lado da familia, outra no meu, e muitos mais parentes devemos ter sem os conhecer.
Confesso que sou bastante jovem no estudo da genealogia e que por vezes me entusiasmos infantilmente ao encontrar familiares , mas acho que por vezes o sangue fala mais alto.
Na realidade essa troca de mensagens com o Primo Manuel Rufino foi e é bastante agradavel, ajudou-me a encontrar muitas das ligações familiares comuns, até nos chegamos a encontrar uma vez na TT de Setubal, é um senhor muito simpatico e educado, mas realmente tem um problema de achar que é o de achar que ramos da familia igonram o seu ramo familiar por não ter interesse historico.
Ora isso é um grande disparate, como a cara Emilia teve a gentileza de lhe responder e de esplicar nesta mensagem.

De facto eu sou bastante jovem( volto a repetir!) no Genea e no estudo geneologico das nossas familias, logo a minha inexperiencias prejudica me, levando me muito tempo a encontrar as informações que necessito, mas ja aprendi algumas coisas com alguns livros que comprei e com algumas visitas a biblioteca geneologica em Santos, Lisboa.
A minha varonia é Silva-Gaspar de Mação, que por acaso é o ramo menos estudado por mim, porque tenho de ir a Santarem e nem sempre tenho tempo na faculdade para me deslocar. Continuando, a minha varonia É Silva-Gaspar de Mação, descendo dos Mattos de Mação, dos Caratão, dos Mendes Esteves, dos Marques, dos Pires, mas a varonia é Silva-Gaspar, por isso não tenho nenhum dos outros nomes, tenho é estes avós comuns com outras pessoas que continuaram os apelidos e que hoje representam a familia.
do lado materno, so tenho o Sousa do Montijo, nome este que representa, e sei isso hoje graças ao estudo geneologico, os Sousas de arronches, Sousas do Prado, Farias de Evora-Monte e Palmela, Goes dos senhores de Goes, Moreiras, Perdigões, Gomes de Seabras, os Condes de Linhares, os Duques de Bragança e os Reis de Portugal, mas claro isso é do lado materno e tudo o que eu herdei foi o nome Sousa e claro a minha genetica. A minha descendencia não me envergonha, nem me faz mais que niguem, simplesmente fico feliz por saber as minhas origens, a historia de homens e mulheres , que me fizeram viver a mim hoje.

Quando ao seu desabafo Cara prima Emilia, realmente não se preocupe e conte comigo,a familia é para isso mesmo

Cumprimentos sinceros e amigos do seu primo João

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Patto Pereira Galvão - Alcochete

#128930 | JoãoGaspar | 19 set 2006 17:39 | Em resposta a: #127587

Cara prima Emilia Periera Coutinho,

Algum tempo passou e eu não tenho noticias suas, espero que se encontre bem.
As minhas aulas começaram e com este inicio , tenho menos tempo para me debruçar no estudo geneologico da "nossa" familia, mas espero em breve poder ir a Santarem e viajar mais um pouco no tempo.

Gostaria tambem de lhe fazer um convite e a sua familia, eu pertenço a Real Associação de Lisboa e este ano estamos a organizar para Novembro a Festa da Juventude Monarquica, a qual gostariamos claro de ter presentes a familia Pereira Coutinho. Como não tenho o vosso contacto, deixo o meu e-mail e claro se tiver interesse em entrar em contacto comigo seria um prazer recebe-la e aos seus, e claro conhece-la.

Atenciosamente,

João

e-mail: joaogaspar@nyc.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen