João Correa Manoel de Aboim

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos

João Correa Manoel de Aboim

#117434 | mgorjaoh | 26 abr 2006 20:26

Em complemento da informação constante da BD do GENEA, informo quem estude eventualmente a descendência de João Correa Manoel de Aboim (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=208833) casou a primeira vez, por escritura de dote e arras a 20.2.1678 com D. Maria Antónia de Lacerda, filha de Francisco Gorjão Henriques da Cunha Coimbra e Serra e de sua mulher D. Ana Maria Osório de Lacerda. Tiveram geração extinta.
Casou este João Correa Manoel de Aboim segunda vez em Lisboa, com D. Inês Maria de Soutomaior, cuja descendência segue a BD.

Cumprimentos,

MGH

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117444 | josemariaferreira | 26 abr 2006 21:47 | Em resposta a: #117434

Caro Miguel Gorjão-Henriques

Agradecia (se possível) mais alguma informação sobre o segundo casamento de João Correa Manoel de Aboim, especialmente no que concerne a sua esposa.

Reconhecidamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117457 | mgorjaoh | 27 abr 2006 08:59 | Em resposta a: #117444

Caro José Maria Ferreira

além das informações que já constam da BD do GENEA, posso dizer-lhe que encontrei referência ao segundo casamento também numa genealogia manuscrita que pode ser consultada no IAN/TT, sob a cota 21-D29 (de Bernardo Pimenta do Avelar Portocarrero), ppp. 64-64v (que são as referências que cito em nota no meu livro). Diz lá que o Pai da D. Inês era Alcaide mor de Cabrela e Secretário da Ordem de Santiago.
Quanto à data de casamento não a sei identificar. Julgo que a minha parenta terá sido a D. Antónia que morreu no Bombarral (Salvador), a 11.3.1710, «de um acidente», pelo que o segundo casamento do seu viúvo terá sido posterior a essa data. Entretanto, o João Correa Manoel de Aboim vivia ainda em 1723, pois foi uma das testemunhas, nesse ano, do casamento do meu 6.º avô na varonia.
Curiosas são as referências ao dito João Correa Manoel de Aboim, sobre o qual se escrevia ser «sucessor no morgado de seu Pai, insigne jogador de xadrez, moço da guarda-roupa de D. João V», enquanto o Pai é identificado como «grande sebastianista e homem bem entendido». Deviam ser gente interessante!

Abraço

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117486 | josemariaferreira | 27 abr 2006 17:31 | Em resposta a: #117457

Caro Miguel Gorjão Henriques

D. Inês Maria de Sotomaior era natural da minha terra, assim como a sua mãe D. Maria de Sotomaior Leitão. Seus pais lá casaram e viveram.
É muito interessante a referência que faz a João Correa Manoel de Aboim como um grande sebastianista, pois também já o avô materno de D. Inês Maria de Sotomaior fez parte do grupo dos homens de Panoyas, que estiveram na aclamação de D. João IV, tendo este Rei confiado a cada um dos quatro de Panoyas, uma companhia de infantaria para defender Portugal, dos Espanhóis.
Não me sabe dizer qual o nome do morgadio? Caso saiba agradecia qualquer referência sobre este morgadio.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117492 | mgorjaoh | 27 abr 2006 18:23 | Em resposta a: #117486

Caro José Maria Ferreira,

Infelizmente não tenho qualquer indicação sobre o eventual nome do morgadio em que João Correa Manoel de Aboim sucedeu, como seu Pai já o havia feito.

Entretanto, permita-me que rectifique apenas uma indicação: quem Bernardo Pimenta do Avelar Portocarrero identifica como «grande sebastianista» era o Pai de João, de seu nome António Correa Manoel de Aboim. Admito que a genealogia manuscrita que está na TT possa esclarecer a sua dúvida e satisfazer a sua curiosidade. É particularmente engraçada, quer pelos particularismos pessoais que contém, quer, por mais não seja, por ser uma genealogia manuscrita que ainda não estava (quando a consultei) microfilmada, pelo que tinha de ser consultada presencialmente. Daí que eu apenas tenha tirado as indicações mais próximas da minha parente, sem ter ficado com o "retrato" mais completo que dos Correa Manoel de Aboim, porventura, se poderia retirar da referida genealogia (tanto mais quanto desse casamento apenas nasceram duas crianças, que morreram novas).

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117506 | S.João de Rei | 27 abr 2006 21:44 | Em resposta a: #117492

Meus Caros

O meu parente António Pedro de Brito Vilalobos que se segue, casou-se com uma senhora Aboim da Algarve...
No Genea, os pais são referidos com os nomes incompletos, além de constar unicamente um filho (Rodrigo José de Aboim cc Joaquina Rosa Ferreira Aboim, filho Antonio Augusto Ferreira Aboim cc Antonia Augusta de Lencastre da Costa e Almeida)
Não os liguei a outros...

Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho


António Pedro de Brito Vilalobos
Nasceu na freguesia de Santíssimo Salvador, Angra do Heroísmo, Açores, a 19/09/1835. Faleceu a 11/02/1915, e está no cemitério dos Prazeres, jazigo n.º 4838.
Frequentou o colégio Militar e a arma de Infantaria.
Inicia a carreira militar em 9/06/1852
Foi Tenente do batalhão de Caçadores nº 4.
Em 1874, é – lhe dada a situação de Reserva sem vencimento, reside em Tavira.
Em Outubro de 1890, no batalhão de Caçadores nº 8, reforma-se com a patente de General de Brigada, por não se sentir bem de saúde, tendo como causa o nervosismo. É referido que tinha um temperamento especial.
Foi Cavaleiro da Ordem de Avis
Foi 2º e último barão de Cacela, tendo sido o título criado por D. Maria II, por decreto de 27/09/1835 e por carta de 31/01/1837 NPB – vol. 2 - Pg 456 e 457.
Casou em Tavira a 19/09/1858 com D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas Ferreira e Aboim, natural de Santa Maria, Tavira, filha de Rodrigo José de Sá e Aboim (Major) e de D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas. Foram dispensados em quarto grau de consanguinidade (eram parentes pelos Travassos, já que D. Brites Mariana era bisneta de Maria Teresa Travassos da Fonseca, irmã de D. Francisca Laurência Travassos).
Filho:
XXX.4 António Pedro Aboim Vilalobos.
Nasceu em 20/12/1868 em Tavira e faleceu a 30.4.1967 em S. Mamede, Lisboa.
Foi Capitão de Artilharia.
Casou com Judite Lupi Verol (Aboim Vila Lobos), a 20.5.1915 em Lisboa, falecida a 21.1.1949, S. Mamede, Lisboa.
SG

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117537 | mgorjaoh | 28 abr 2006 11:45 | Em resposta a: #117506

Caro José de Azevedo Coutinho

Agradeço a sua mensagem. Seria interessante seguir esses Aboins, para ver se estão ligados aos que referi. Se li bem, o Rodrigo José de Sá e Aboim, por ser militar, podia perfeitamente ser de outra região do País, tendo-se enamorado em Tavira.

Duvido no entanto que a Genealogia manuscrita da TT os ligue, visto que os seus são descritos como vivendo mais de um século depois.

Abraço

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117552 | JCC | 28 abr 2006 16:22 | Em resposta a: #117506

Caro Zé

Ainda estás no Brasil? Temos sentido a tua falta nas nossas quintas-feiras.

Quanto aos Rodrigos Aboim: o segundo, filho do primeiro e de Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas (faltava-te este último apelido) casou com Maria Vitória Xavier da Silva, filha de João José Vitor Pereira da Silva e de Maria dos Mártires Xavier a 18 de Dezembro de 1872

Depois de enviuvar, uma vez que ele morreu em 6 de Outubro de 1880, esta senhora casou a 2 de Maio de 1887 em Sana Maria de Tavira, em segundas núpcias, com José Joaquim Ferreira, filho de José Ferreira e Maria Isabel, natural de Santa Maria de Lagos onde nascera a 9 de Junho de 1861.

Destes últimos descende a minha mulher uma vez que eles são os seus bisavós.

Infelizmente não tenho mais dados sobre os Aboim mas creio que eles estão estudados.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117592 | rmfrp | 28 abr 2006 23:39 | Em resposta a: #117506

Caros José de Azevedo Coutinho, Miguel Gorjão-Henriques e João Cordovil Cardoso:

A linha Aboim aqui referida (que é a mesma dos Aboim Ascensão) tem até onde sei origem algarvia, que é a seguinte:

1. Catarina Ribeiro de Aboim, de Castro Marim, c. c. (I) Tenente André Vaz Guerreiro, do Ameixial (Loulé), c. c. (II) (Castro Marim 28.09.1744) Manuel de Orta Galrito. Filho do primeiro casamento:
-- 2. Alferes Manuel Martins Pontes Aboim, de Castro Marim, c. c. (Castro Marim 04.11.1759) D. Maria Teresa Travassos da Fonseca, n. Castro Marim 02.05.1737. Filhos:
----- 3. Major André Vaz Guerreiro de Aboim n. Castro Marim ??.11.1769, c. c. (I) (Santa Maria, Tavira, 26.10.1791) D. Maria Paula de Santa Teresa, n. Conceição, Tavira, ??.01.1773, c. c. (II) D. Maria Inácia de Brito, n. Cacela cerca de 1778. Com geração de ambos os casamentos.
----- 3. D. Maria Antónia Travassos, n. Castro Marim, c. c. Alferes José António de Sá Guimarães, n. Santo Tirso de Prazins. Filho, entre outros:
-------- 4. Major Rodrigo José de Sá e Aboim, n. Santa Maria, Tavira, 06.06.1788, c. c. (Santa Maria, Tavira, 05.06.1826) D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas, n. Santa Maria, Tavira, cerca de 1803. Com geração.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117664 | JCC | 30 abr 2006 00:53 | Em resposta a: #117592

Caro Rui

Ainda bem que confirma eu tb tinha a ideia que eram de origem algarvia. Tem, por acaso, a descendência do Major Rofrigo José de Sá e Aboim?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Sá e Aboim

#117754 | S.João de Rei | 01 mai 2006 14:59 | Em resposta a: #117552

Caro João

De facto não sei se alguma vez voltarei a Portugal, a distância é cada vez maior!
Também eu tenho sentido a falta, caso regresse será prioritário estar convosco.
Fiquei como deves calcular contente, pelo laço de parentesco que de certa forma nos une pela via da tua mulher.

Um abraço do,

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Sá e Aboim

#117755 | S.João de Rei | 01 mai 2006 15:05 | Em resposta a: #117537

Caro Miguel Gorjão Henriques

Efectivamente com a “revelação” de Rui Pereira, fica um pouco de lado a possibilidade de serem os mesmos, pelo menos nas três gerações mais próximas. Em nada invalida no entanto, a possibilidade de ligação a gerações anteriores.
Um abraço,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: João Correa Manoel de Aboim

#117953 | correa | 03 mai 2006 20:03 | Em resposta a: #117592

Caro Rui Pereira
Julgo que o casal Rodrigo José de Sá e Aboim e Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas tiveram, além dos referidos,outro filho - Manuel Ferreira Aboim casado em Tavira com Joana Pessoa.
Pode confirmar-me ?
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Sá e Aboim

#117973 | rmfrp | 03 mai 2006 23:30 | Em resposta a: #117664

Caro João Cordovil Cardoso:

Tenho conhecimento, por diversas fontes, da existência dos seguintes filhos de Rodrigo José de Sá e Aboim e D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas:
- D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas Ferreira e Aboim c. c. (Santa Maria, Tavira, 19.09.1858) Gen. António Pedro de Brito Vilalobos, Barão de Cacela.
- D. Maria da Piedade Mascarenhas Ferreira de Aboim c. c. (Santa Maria, Tavira, 25.09.1858) Manuel Joaquim da Ascensão (antepassados dos Aboim Ascensão).
- Rodrigo José de Sá e Aboim c. c. D. Maria Vitória.
- Manuel Ferreira Aboim c. c. D. Joana Xavier Gil Pessoa.
- D. Maria das Dores de Sá c. c. (Santa Maria, Tavira, 18.09.1852) Cap. José Tomás de Azevedo Coutinho.
- Ten. António Augusto Ferreira Aboim c. c. (1865) Antónia Augusta de Lencastre da Costa e Almeida:
(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=25232)
- D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas Aboim c. c. (Santa Maria, Tavira, 19.03.1868) Ten. José Ferreira Vaz Mourão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Aboim

#117975 | rmfrp | 03 mai 2006 23:36 | Em resposta a: #117953

Caro A. Correia:

Confirmo a existência do filho que refere - e de vários outros, como refiro na minha mensagem para o colega João Cordovil Cardoso - e o seu casamento com D. Joana Xavier Gil Pessoa (prima direita de Joaquim de Seabra Pessoa, pai de Fernando Pessoa). Não tenho o registo de casamento, mas desse casal foram filhos:
- António Augusto Pessoa Aboim, n. Tavira (Santa Maria) 1864/1865, f. Tavira (Santa Maria) 14.10.1874 com 9 anos de idade.
- Manuel Ferreira Pessoa Aboim, n. Tavira (Santa Maria) 09.12.1866, ingressou no Colégio Militar em 1877.
- João Pessoa Aboim, n. Tavira (Santa Maria) 1868/1869, f. Tavira (Santa Maria) 08.11.1876 com 7 anos de idade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Aboim

#118009 | correa | 04 mai 2006 17:28 | Em resposta a: #117975

Caro Rui Pereira
Agradeço a sua informação.
Acrescento que Manuel Ferreira Pessoa Aboim, viuvo de Maria da Encarnação Neves, casou em 8/5/1912, em Vila Real de Santo António, com Felicidade Fernandes Piloto, filha de José Fernandes Piloto e de Josefa de Azevedo.
Testemunhas, entre outros, António Augusto Ferrreira Aboim,general de brigada.
Com os melhores cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

Sá e Aboim de Azevedo Coutinho

#118050 | S.João de Rei | 05 mai 2006 14:24 | Em resposta a: #117973

XXVII.23 José Fortunato de Azevedo Coutinho.
Nasceu a 16/06/1788 em Lagos e faleceu na mesma cidade a 28/08/1855. Casou aos 25/07/1817, com D. Gertrudes Magna de Azevedo Coelho, que faleceu a 6/03/1838 e que com ele jaz no cemitério de Sta Maria. Filha de Guilherme Coelho Ferreira, Tenente-coronel de engenheiros, Professor (Lente) da aula de Matemática e Director da praça de Lagos e de D. Maria Inácia de Castelo Branco.
Foi Fidalgo Cavaleiro (FCCR) da Casa da Rainha D. Maria I, por alvará de 21/08/1800. Cavaleiro das Ordens de S. Bento de Avis e de Cristo. Condecorado com as medalhas de seis campanhas da Guerra Peninsular, e por Sua Majestade Católica com as de Albuera e Victória.
Iniciou a sua carreira militar em 6/11/1807, foi reconhecido Cadete a 8/08/1808. Alferes a 23/07/1809. Tenente a 15/12/1814. Capitão a 6/02/1818. Major a 24/07/1834.
Serviu em toda a guerra Peninsular.
Em 1817 seguiu para Pernambuco. Inserido no batalhão de Infantaria nº 2, um dos cinco corpos da divisão que nesse ano seguiu para o Brasil.
Foi preso nos acontecimentos da época em 28/05/1828 e liberto em 24/07/1834.
Foi Major do segundo corpo de Comércio, e em seguida Governador da praça de Sagres, reformou-se com o posto de Tenente-coronel.
Filhos:

XXVIII.23 José de Azevedo Coutinho.
Nasceu em Pernambuco, Brasil a 16/05/1818 e faleceu a 21/05/1818

XXVIII.24 D. Catarina Eufémia de Azevedo Coutinho.
Nasceu a 15/02/1820 na ilha Fernando de Noronha, Brasil, onde seu pai estava destacado. Faleceu a 26/11/1854, em Tavira, e jaz no cemitério da ordem terceira do Carmo. Casou em Lagos a 2/10/1851, com o seu primo José Sebastião de Azevedo Corte Real.
SG

XXVIII.25 José Tomás de Azevedo Coutinho.
Nasceu em Lagos em 1824.
Casou em 18/09/1852 com D. Maria das Dores de Sá e Aboim, que nasceu em 18/09/1828. Filha de Rodrigo José de Sá e Aboim, Major e D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas. Irmã de D. Brites casada com o primo de José Tomás, António Pedro de Brito Vilalobos, 2º barão de Cacela.
Iniciou a sua carreira militar em 1/11/1840 e sendo Aspirante foi promovido a Alferes em 19/04/1847 e Tenente a 29/04/1851.
Foi funcionário do Ministério das obras públicas, desde 1856. Primeiro-oficial da Direcção Geral dos Telégrafos do Reino e chefe da quarta divisão telegráfica.
Filhas:

Sá e Aboim de Azevedo Coutinho

XXIX.16 D. Maria José de Azevedo Coutinho.

Nasceu em Tavira a 3/11/1854, freguesia de Sta Maria.

XXIX.17 D. Maria das Dores de Sá e Azevedo Coutinho.
Nasceu a 3/03/1858 em Tavira, freguesia de Sta Maria.

Desconheço se estas senhoras tiveram descendência.
Abçs
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Pessoa Aboim

#118135 | rmfrp | 06 mai 2006 16:06 | Em resposta a: #118009

Caro A. Correia:

Muito obrigado pela informação do casamento de Manuel Ferreira Pessoa Aboim, que não conhecia, e pela "promoção" de António Augusto Ferreira Aboim de Tenente a General.

Suponho que Maria da Encarnação Neves pertencesse à família Travassos Neves, sendo então parente do marido. Existiu aliás uma D. Maria da Encarnação Travassos Neves (1819-1915).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Aboim de Azevedo Coutinho

#118136 | rmfrp | 06 mai 2006 16:11 | Em resposta a: #118050

Caro José de Azevedo Coutinho:

Muito obrigado pelas informações que disponibilizou. Não posso ajudá-lo no que se refere à possível descendência das filhas de José Tomás de Azevedo Coutinho, pois até agora não tinha sequer conhecimento da sua existência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

João Correa Manoel de Aboim

#358372 | F.Sarzedas | 06 jun 2015 18:53 | Em resposta a: #117486

Caro José Maria Ferreira

Passaram quase 10 anos sobre a sua pergunta sobre o nome do morgadio dos Correa Manoel de Aboim e portanto é perfeitamente natural que já tenha tido conhecimento da resposta.

No entanto posso informar que há cerca de um ano foi publicado o livro "História genealógica dos Correa Manoel de Aboim, administradores da capela de S. Lourenço de Óbidos..." da autoria de Manuel Abranches de Soveral.

Aí é descrita a origem dos Aboim e toda a história da ligação de mais de 500 anos à vila de Óbidos (e não só) .
Origem que remonta a Rodrigo (ou Ourigo) Ourigues senhor do castelo de Aboim da Nóbrega.

Neste momento toda a minha ascendência, passando pelo meu bisavô Francisco Moreira Freire Correia Manuel Torres de Aboim, Visconde de Idanha, até este Rodrigo Ourigues (e mais além) está exposta aqui no Geneall.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 18:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen