RE: Félix Moreira de Sá

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Félix Moreira de Sá

#117460 | Conceição Pratas | 27 abr 2006 10:05

Exmos. Senhores

Desejava saber se é possível obter informações sobre a vida de uma pessoa, de nome Félix Moreira de Sá, que terá ido para o Brasil nos fins do Século XIX. Nunca se soube notícias dele.

Em que arquivos deverei pesquisar, posso fazê-lo através da Internet?

Obrigada peloa V. informação.

Conceição Pratas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117462 | abribas | 27 abr 2006 10:51 | Em resposta a: #117460

Cara Conceição

O ilustre violinista e musicólogo, Bernardo Valentim Moreira de Sá, fundador do Orfeão Portuense e do Conservatório de Música do Porto, tinha um irmão Felix Moreira de Sá, pianista, nascido na decada de 50 do seculo XIX. Será este?
Desconheço se terá ido para o Brasil, onde o seu irmão fez várias digressões, e existiria diversa família Moreira de Sá e Heredia de Sá.

Cumprimentos
A B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117467 | Conceição Pratas | 27 abr 2006 11:26 | Em resposta a: #117462

Exmo. Senhor
A. R. Ribas

Agradeço a sua resposta profissionalismo.
De facto trata-se do irmão de Bernardo Moreira de Sá que procuro. A informação de que Félix terá ido para o Brasil na data que lhe referi foi-me dada pela sua sobinha bisneta.

Aproveito a oportunidade de lhe dizer que sou arquivista e uma das minhas tarefas extra laborais é organizar o arquivo da familia Moreira de Sá e Costa.

Caso tenha alguma informação sobre a presença desta família, além do que me disse, por favor indique-me.

Neste momento estou a ler as cartas emitidas por Bernardo Moreira de Sá, do Brasil, para a familia tendo surgido a informação de que ele tinha um irmão que depois de ter ido para o Brasil nunca terá dado noticias apartir de então!

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117470 | abribas | 27 abr 2006 11:53 | Em resposta a: #117467

Cara Conceição,
Aqui no Forum participa, ou participava, um descendente do Bernardo, o Dr. Fernando de Sá Monteiro (Sapeca).

Meu Trisavô, Nicolau Medina Ribas (*1832,+1900), violinista, foi professor e depois colega de B. V. Moreira de Sá na Sociedade de Quartetos do Porto e na Sociedade de Música de Camara.
Se entretanto lhe surgir, na organização do Arquivo, algo relacionado com este meu ascendente, agradecia que mo comunicasse, pois tenho grande interesse em recuperar toda a informação.

Sobre Bernardo Valentim Moreira de Sá, tenho conhecimento de um livro biográfico, escrito por Moreira de Sá e Guerra, que concerteza conhecerá. Se não diga, pois poderei verificar se acrescenta algo sobre o Felix.

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117473 | Conceição Pratas | 27 abr 2006 12:55 | Em resposta a: #117470

Exmo. Senhor

Fico contente por saber que a família Moreira de Sá e Costa lhe é familiar, não é todos os dias que se encontra alguém conhecedor desta tão ilustre família!

Já passou por mim, na organização do Arquivo da familia, pelo menos corresponddência expedida pelo seu trisavô dirigida a Bernardo. É uma questão de efectuar a pesquisa na Base de dados.
Entretanto como o arquivo pertence aos descendentes irei comunicar esta nossa conversa, que certamente os irá surpreender!

Não sei como pretende esta informação, mas caso pretenda consultar terei que solicitar autorização à familia, depois comunicar-lhe-ei.

Em relação ao livro tenho conhecimento dele mas não exaustivamente do seu conteúdo. Assim caso tenha alguma informação sobre Felix agradecia que me comunicasse.

Mais uma vez obrigada pela conversa e informações. Fico ao dispôr para qualquer assunto.

Com os melhores cumprimentos.
Conceição Pratas

P.s. voltando ao assunto inicial o que me aconcelha fazer em relação a uma possivel pesquisa na internet sobre Félix no Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117481 | aliberal | 27 abr 2006 16:13 | Em resposta a: #117473

Cara Dra. Conceição Pratas

Muito prazer em voltar a "revê-la".
TO pianista Félix Moreira de Sá deu o seu concerto de despedida antes de partir para o Brasil no Teatro Gil Vicente, a 19 de Junho de 1882.
A 14 de Março de 1883 o jornal 'O Primeiro de Janeiro' noticiava:

"Pianista. – Está no Rio de Janeiro o snr. Félix Moreira de Sá, distinctissimo pianista portuense, que no dia 10 de Fevereiro deu ali um concerto no salão do Club Gimnastico Portuguez, sendo muito festejado pelo publico."

No Arquivo Distrital do Porto, no Fundo do Governo Civil, existem os livros de registos de passaportes onde constam todos os cidadãos que pretendiam ausentar-se do país. Talvez seja uma boa ideia pesquisar, a partir de Junho de 1882, em que data e em que vapor embarcou Félix Moreira de Sá para o Rio de Janeiro. Depois disso tente contactar o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (têm um site na internet) onde existe um registo de todos passageiros (imigrantes ou não) chegados ao Rio de Janeiro entre 1873 e 1964.
Penso que já terá uma pista por onde começar a pesquisa. Se entretanto encontrar mais alguma informação relevante faço-lha chegar.
Com os meus cumprimentos,

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117497 | abribas | 27 abr 2006 20:21 | Em resposta a: #117473

Cara Conceição Pratas,

Sobre Felix Moreira de Sá diz Rui Moreira de Sá e Guerra no livro “Moreira de Sá (1853-1924) – Um renovador da cultura musical no Porto” pag.18:

“...Na idade de sete anos, como rabequista, exibiu-se perante D. Pedro V e Família Real, acompanhado ao piano pelo irmão Félix – outro vimaranense, nascido em 23-2-1855, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, e que viria a ser professor de piano de Oscar da Silva, antes de se ausentar definitivamente para o Brasil, tendo desaparecido, nos finais do século XIX, na República do Equador quando em viagem artística pela América do Sul.”

É tudo por agora, ao dispor
Com os meus cumprimentos
António B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117530 | Conceição Pratas | 28 abr 2006 08:33 | Em resposta a: #117497

Exmo. Senhor
António Ribas

Muito obrigada pela sua informação que sem dúvida veio acrescentar dados novos à minha pesquisa.

Até breve.

Com os melhores cumprimentos.

Conceição Lim Pratas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117531 | Conceição Pratas | 28 abr 2006 08:39 | Em resposta a: #117481

Exma. Senhora
Dra. Ana Liberal

Que surpresa encontrá-la aqui!
Obrigada pela informação, juntei com outros dados fornecidos pelo Dr. António Ribas.

Por acaso já tinha pensado em consultar o Arquivo Distrital do Porto, mais propriamente o Fundo do Governo Civil do qual iniciei um estudo sobre o mesmo na altura em que trabalhei no Arquivo Distrital. Aquele 1 Km de documentação possui vasta informação, nomeadamente a dos passaportes que inclui fotografia da pessoa...

Como vai o seu doutoramento?

Por agora é tudo, fico ao seu dispor para qualquer assunto.

Com os melhores cumprimentos.

Conceição Lim Pratas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117533 | aeiou2 | 28 abr 2006 09:45 | Em resposta a: #117460

Bom dia,

Se escrever no motor de busca do sapo, Féliz Moreira de Sá, encontra alguma coisa

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#117535 | Conceição Pratas | 28 abr 2006 10:28 | Em resposta a: #117533

Exma Senhora
Maria

Já procurei e o que encontro é no site de Guilermina Suggia.

Obrigada.

Cumprimentos

Conceição Lim Pratas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#118441 | ruisa | 12 mai 2006 04:49 | Em resposta a: #117460

Prezada Conceição.

O Fernando Moreira de Sá Monteiro, já referido neste tópico, tem a família Moreira de Sá muito estudada até às origens. Publicou em 1983 um livro com o título Os Sás e as suas Origens.
Eu, Rui Moreira de Sá, sou filho de Fernando Amil Moreira de Sá, neto de Victor Moreira de Sá, bisneto de Constantino Eduardo Moreira de Sá, trisneto de Joaquim Apolinário Moreira de Sá. Se quiser mais informações estou ao dispor pelo e-mail: moreiradesa@sapo.pt Melhores cumprimentos, Rui Moreira de Sá

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#118445 | Conceição Pratas | 12 mai 2006 08:32 | Em resposta a: #118441

Exmo. Senhor
Rui Moreira de Sá

Agradeço a sua informação e aproveito a oportunidade para lhe perguntar que relação tem com os actuais descendentes dos Moreira de Sá, mais propriamente D. Madalena Sá e Costa?

O meu endereço de email é limpratas@portugalmail.pt

Até breve

Conceição Lim Pratas

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#118451 | abribas | 12 mai 2006 10:30 | Em resposta a: #117473

Cara Drª Conceição Pratas,

Voltando a este assunto, seria possível informar-me da quantidade e interesse da correspondência emitida pelo meu Trisavô dirigida ao Bernardo; e ainda se terá conhecimento de fotografias do Nicolau Medina Ribas. É que, ao contrário da família Moreira de Sá que conservou esse Arquivo, na minha família, infelizmente, praticamente tudo desapareceu com o tempo e as mudanças.

Com os meus cumprimentos,
António B Ribas
Ps: Se pretender o meu e-mail é "abribas(arroba)mail.telepac.pt"

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#259063 | sa_monteiro | 21 jul 2010 23:46 | Em resposta a: #117460

O nome dado a Félix foi o de seu padrinho de baptismo, o Conselheiro Félix Pereira de Magalhães.

Num estudo intitulado "A Música no Maranhão Imperial: um estudo sobre o compositor Leocádio Rayol baseado em dois manuscritos do Inventário João Mohana" da autoria de João Berchmans de Carvalho Sobrinho, in "Em Pauta", v. 15, n. 25 (julho a dezembro, 2004), lê-se a dado passo que no desenvolvimento de diversas instituições promotoras de eventos da cultura artística, foi fundado em 1822 pelo violinista, compositor e regente Robert Kinsman Benjamin o "Club Beethoven", destinado a promover "os mais significantes eventos musicais dos anos de 1880", destacando-se pelo reportório camarístico e sinfónico de influência germânica.
Os executantes eram escolhidos entre os melhores profissionais do Rio de Janeiro, tais como Alfredo Bevilacqua, Arthur Napoleão, F. Moreira de Sá, Leopoldo Miguez, Vicenzo Cernicchiaro, J. Cerrone, Augusto Duque-Estrada, e muitos outros, sendo posteriormente convidados o violinista Leocácio Rayol, o violinista Paul Faullhaber, e o violoncelista Frederico Nascimento, que participaram dos eventos do Clube por toda a década.
Ora, não tenho dúvidas em identificar aquele F. Moreira de Sá ali citado com o Félix Moreira de Sá. O nome, a época, a companhia de nomes tão ligados igualmente a seu irmão Bernardo Moreira de Sá, como os de Arthur Napoleão e Leopoldo Miguez (entre outros), este último compositor brasileiro cujas obras foram tocadas em 1ª audição em Portugal nos concertos organizados pelo fundador do "Orpheon Portuense", são motivos para me garantir tratar-se do meu tio-bisavô Félix Augusto Moreira de Sá. E, assim sendo, temos mais uma notícia acerca da sua vida e carreira musical, no Rio de Janeiro, na década de 1880.
Por outro lado, a constatação da existência hoje no Brasil, nomeadamente na zona do Rio de Janeiro e S. Paulo, de nomes tão próximos ao do artista, fazem-me ter uma suspeita muito forte de se tratar de descendentes, o que tentarei por todos os meios confirmar, se Deus me der vida e saúde.

Quanto a representação da Família Moreira de Sá, ela encontra-se hoje nos netos do já falecido Prof. Doutor Artur Beleza Moreira de Sá.
Mais ramos existem descendentes do filho varão primogénito de Bernardo Valentim Moreira de Sá, o engº Bernardo Joaquim Moreira de Sá, casado com D. Maria Cristina Rodrigues de Bastos Coutinho Beleza de Andrade, entre os quais se conta o Dr. Rui Moreira de Sá e Guerra, autor do livro "Bernardo Valentim Moreira de Sá (1853-1924) : um renovador da cultura musical do Porto", ed. da Fundação Engº António de Almeida.

Para além destes, os netos do major de engenharia Fernando Moreira de Sá (2º filho varão de Bernardo V. Moreira de Sá) casado com D. Dulce de Carvalho Magalhães, que representam sua Mãe e única filha dos citados, D. Maria Manuela de Carvalho Magalhães Moreira de Sá, casada com o dr. Jerónimo Joaquim Monteiro Júnior, médico do Porto.

D. Leonilda Moreira de Sá, irmã dos anteriormente citados, casada com Luís António Ferreira da Costa, o eminente compositor e pianista Luís Costa, foram os pais de Helena Moreira de Sá e Costa, Madalena Moreira de Sá e Costa e revº Luís Moreira de Sá e Costa, S.J., dos quais somente a 2ª (ainda viva) teve geração do seu casamento com o dr. Henrique de Almeida Gomes de Araújo.

Desconhecendo quem fez a tentativa de actualização no Genea Portugal dos ramos derivados de Bernardo Valentim Moreira de Sá, apenas estranho o desconhecimento quer do facto de D. Leonilda Moreira de Sá não ser a filha mais velha (era-o o engº Bernardo Joaquim Moreira de Sá), quer a descendência suficientemente conhecida e ilustre deste meu tio-avô e indiscutível representante da Família Moreira de Sá. Bastaria o nome do Prof. Doutor Artur Moreira de Sá...
Assim, poder-se-á dizer que se a tradição musical de Bernardo Moreira de Sá está no ramo Moreira de Sá e Costa, muito digno representante do insigne musicógrafo, violinista, chefe de orquestra e coros orfeónicos, professor, etc., a representação genealógica e familiar está, sem dúvida, nos irmãos Tiago e João Artur da Mota Veiga Moreira de Sá, netos do saudoso e respeitado historiador e catedrático da Universidade de Lisboa, Doutor Artur Moreira de Sá.

Os melhores cumprimentos.

Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Félix Moreira de Sá

#261718 | marialaura | 08 set 2010 11:46 | Em resposta a: #259063

Caros amigos:
Gostaria de saber, se o comissário de investigação criminal do Porto,Marco André Moreira de Sá Assunção
Teixeira, mais conhecido como Marco Teixeira é descendente desta familia Moreira de Sá.

Cumprimentos e um muito obrigado.


Maria Laura Amorim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 15:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen