Freires e Lacerdas - Beja - séc. XVII para trás

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos | Bibliografia

Freires e Lacerdas - Beja - séc. XVII para trás

#117491 | mgorjaoh | 27 abr 2006 18:13

Caros confrades,

Gostaria de saber se algum confrade tem informação adicional ou indicação de fontes bibliográficas adicionais para a pesquisa de algumas famílias de Beja, no séc. XVI e XVII.

No meu recente livro explorei vária informação, por mim recolhida no AD de Beja ou fornecida por ilustres Investigadores ou então retiradas por mim de manuscritos que se encontram nos reservados da BNL (por exemplo, os costados que D. Tomás Caetano do Bem fez no séc. XVIII).

Entretanto, ontem mesmo deparei-me com uma fonte que não conhecia sobre o assunto (António de Sousa Lara, Linhagens de Portugal - Vilhenas Freires de Andrade, de Beja, creio de 1984), pelo que venho por este meio transmitir publicamente algumas das minhas dúvidas, chamando também a atenção para a necessidade de alguns aspectos serem corrigidos na BD do Genea.

Assim, temos D. Maria de Lacerda (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=32579). Casou três vezes, como a BD bem diz, embora depois nos filhos esteja muito incompleta e imperfeita (na BD, por exemplo, faltam filhos e ligações no terceiro casamento). Os assentos do segundo e do terceiro casamento publiquei-os, tendo igualmente identificado com precisão o assento de baptismo da filha primogénita desse terceiro casamento, de quem descendo (já há 300 anos omissão exactamente idêntica obrigou a intervenção judicial, pois Rui Lopes Patto Henriques quis apropriar-se indevidamente da herança da sogra).

Mas D. Maria de Lacerda (de onde provêm, na varonia resultante do segundo casamento, antes de todos os outros, os Marim) não é filha de António Paes Viegas (apesar do erro ser repetido por muitos genealogistas) mas, como consta do seu próprio assento de baptismo e das provas de FSO de seu segundo marido, de Sesinando de Seixas Freire e de sua mulher (c. Beja, Santa Maria da Feira, 30.8.1631), também de nome Dona Maria de Lacerda. Neta paterna de Manuel de Seixas Machado e de sua mulher (c. Beja, Santiago, a 19.7.1588) Maria Freire (de Andrade); e neta materna de António Paes Viegas (de Lacerda) e de sua mulher D. Maria da Silva (e Salema).

A minha curiosidade é a de saber se e como, designadamente, aquela sua avó Maria Freire de Andrade se liga aos Freires a que o Prof. Sousa Lara se refere (sendo que este se refere especificamente ao Cristóvão de Carvalhal e Isabel Freire que encontrei nos assentos em Beja). É que, adicionalmente, nas inquirições sobre D. Maria de Lacerda constantes da habilitação para FSO de seu segundo marido) aparece a testemunhar "Francisco Luís Freire de Andrade", que se diz filho de Jorge Bocarro Viegas e sobrinho direito paterno de Cristóvão Carvalhal Freire, ambos (os três - os dois filhos e aquele neto) descendentes de Luís Freire de Andrade, «primo segundo de Sesinando de Seixas Freire e no mesmo grau de parentesco estava com sua mulher D. Maria de Lacerda».

Assim, a partir da renovada esperança provinda desta nova pista, pergunto se algum confrade tem conhecimento de qualquer indicação bibliográfica ou de outro tipo documental, que me possa ajudar a esclarecer esta dúvida genealógica.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

PS - Tudo o que até agora sabia está no vol. I do meu livro, pp. 322-329 e 345-347.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen