Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117680 | diogopp | 30 abr 2006 12:53

Caros confrades,

Gostaria de saber as informações que me podem dar acerca da familia Gonçalves oriunda da zona de Elvas / Santa Eulália.
Tenho algumas informações quanto a essa familia porém gostaria de a investigar melhor.

Muito obrigado a todos desde já.
Cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117749 | diogopp | 01 mai 2006 13:49 | Em resposta a: #117680

renovação do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117834 | margaridabreu | 02 mai 2006 10:13 | Em resposta a: #117749

Caro Diogo Pnheiro de Paiva

Descendo de Maria Gonçalves Pereira que casa em Campo Maior a 16 de Julho de 1690 com João Barata Godinho.
Será que os seus Gonçalves não serão descendentes de Campo Maior?
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117956 | diogopp | 03 mai 2006 20:27 | Em resposta a: #117749

renovação do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117957 | diogopp | 03 mai 2006 20:32 | Em resposta a: #117834

Cara Margarida Abreu

De facto creio que os Gonçalves da zona de Campo Maior, Elvas são todos aparentados salvo raras excepções, muita da minha família está em Campo Maior.
Será que a Margarida me pode dar mais algumas informações acerca dos seus Gonçalves?
Sei que um ascendente meu Gonçalves foi Governador de Elvas por volta dessa altura. É a única pista que lhe posso dar, o ramo Gonçalves é o ramo que tenho menos explorado, apenas o tenho até finais do séc XVIII, quem sabe se a Margarida me disser mais alguma coisa não descobrimos uma ligação!

Cumprimentos, muito obrigado,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#117989 | margaridabreu | 04 mai 2006 09:49 | Em resposta a: #117956

Caro Diogo Pinheiro de Paiva

Infelizmente não lhe posso dar mais informações, porque esse é o ramo que menos tenho estudado. Sei que os Pais são: Gaspar Vicente e Maria Gonçalves de Campo Maior.
Se nas suas investigações esbarrar com eles, lembre-se de mim.
Apesar de pertencerem ao Arquivo Distrital de Portalegre as minhas investigações têm sido canalizadas mais para : Benavila, Avis, Galveias, Valongo, Alter do Chão, Crato, Alcórrego e Ervedal.
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#118116 | diogopp | 06 mai 2006 02:31 | Em resposta a: #117989

Cara Margarida,

De facto não tenho conhecimeto que os meus Gonçalves tenham "andado" por essas bandas, sei que são todos da zona de Campo Maior, Elvas e Santa Eulália, mas esteja descansada que se descobrir alguma coisa digo-lhe, entretanto a Margarida faça o mesmo comigo se descobrir alguma coisa nova.

Cumprimentos, obrigado
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#143905 | Ana Luisa | 13 fev 2007 17:01 | Em resposta a: #117680

Tenho um antepassado José Gonçalves baptisado em Benavila em 3-11-1782 filho de João Gonçalves natural de Barbacena casado com Clara Maria natural de S. Domingos de Sarrazola e moradores na herdade da Torrejana quando do nascimento do filho.Em 23-11-1789 baptisaram uma filha Isabel em Benavila.
Os pais de João Gonçalves eram António Gonçalves natural de Barbacena e Isabel Mendes natural de Barbacena.
Os pais de Clara Maria eram Domingos Rodrigues natural de S. Domingos de Sarrazola e Bernarda Martins natural de Seda.
Não são de Santa Eulália mas não são de muito longe.
Espero que ajude.

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#143998 | margaridabreu | 14 fev 2007 10:46 | Em resposta a: #143905

Cara Ana Luisa

Fiquei muito satisfeita por haver alguém que estude a genealogia de Benavila, Seda, S.Domingos de Sarrazola.
Eu também descendo de Martins de Seda, de Mendes de Benavila e de Rodrigues de Nª Sª do Rosário-Arronches.
Se vir neste tópico também descendo de Gonçalves, de Campo Maior.
Só tem até à Clara Maria filha de Domingos Rodrigues e de Bernarda Martins?
Em 15.05.1709 num assento de baptismo em Seda os Padrinhos são Diogo Martins e Isabel Martins moradores na Herdade da Torrejana de Baixo, que fica no termo de Benavila, minha terra natal.
Se tiver mais para trás diga, pois tenho um ficheiro com muitos Martins dessa zona.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#144042 | Ana Luisa | 14 fev 2007 17:10 | Em resposta a: #143998

Cara Margarida

E eu fiquei muito satisfeita por alguem me ter respondido tão rápido.Infelizmente não tenho mais ninguem para trás,ainda não fui a Elvas,ao arquivo.Talvez para a semana.Agradeço a informação.Serão pais ou avós de Bernada Martins?Ou parentes?
Lí no tópico que investiga Galveias.Pois este José Gonçalves casou com Teresa de Jesus natural de Seda,filha de Rodrigo Cabeça ede Rita Maria ambos naturais de Seda.E tiveram uma ùnica filha chamada Antónia Rita baptizada a 15-2-1810 em Seda .Esta Antónia Rita casou com António Miguel Lopes baptizado em Seda a 25-2-1805 filho de Miguel Lopes(mais tarde noutros registos chamado Miguel Lopes de Abreu)e de Joaquina Maria Gracia,ambos naturais de Seda.E neto paterno de Isidoro Lopes natural de Benavila e Luzia Antónia natural de Seda.neto materno de João Martins Fouto natural de Benavila e de Maria Gracia natural de Seda.
Do casamento de antónia Rita com António Miguel Lopes nasceram 5 filhos:
1º-João Gonçalves baptizado em Seda em 16-11-1828
2º-Teresa Rita de Jesus baptizada em Seda em 2-10-1830
3º-Margarida Gonçalves Lopes ou Lopes Gonçalves baptizada em Seda em 3-5-1835
4º-José Gonçalves baptizado em Seda em 21-2-1837
5º-Joaquina baptizada em Seda em 18-1-1839(deve ter morrido em criança)
Casou 2ªvez com José Custódio Gomes Rebelo e teve 2 filhos:
1º-Custódio(de 5 anos quando da morte da mãe em19-1-1848
2º-João(de 19 meses quando da morte da mãe em 19-1-1848
E eu descendo da margarida que foi casar a Galveias em 13-10-1858,com José Tomaz de Oliveira,filho de Tomaz de Oliveira natural de Galveias e de Rita de Jesus de S. João Baptista de Marzagão(sobre a qual pus um pedido de ajuda no forum em S. João Baptista de Marzagão liberais e absolutistas pois ainda não me foi possivel descobrir mais nada.Só tenho histórias de familia contadas por meu avô José Gonçalves de Oliveira, já falecido, tambem ele de Galveias mas, vivendo desde estudante em Santarem, contadas por seus avós Margarida e José Tomaz.
Quando tiver mais dados sobre os Martins dir-lhe-ei.
Se tiver alguma data sobre o nascimento de Clara Maria ou dos outros diga-me.Seria uma grande ajuda para encontrar os registos.Só tenho até José Gonçalves(3-11-1782-Benavila)que na sentença de partilhas se chamava José António Gonçalves e morava em Seda(faleceu em 6-3-1848 e o assento de òbito diz 7-3-1848


Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#144199 | margaridabreu | 15 fev 2007 15:14 | Em resposta a: #144042

Cara Ana Luisa

Porque não vai antes ao Arquivo Distrital de Portalegre, fica-lhe mais perto e são super atenciosos.

Em 31.07.1825 é baptizada na Igreja de S.Sebastião de Benavila, Ana filha do 2º matrimónio de José Martins Fouto , de Benavila e de Maria Antónia Monteiro Callado Godinho, de Alter do Chão, irmã da minha Trisavó Rosa do Carmo . Foi Padrinho da Ana seu tio João Manuel Martins Fouto .

José, João Manuel e Joaquim Manuel Martins Fouto( este morreu em 7.9.1786) eram filhos de do 2º casamento de Silvestre Martins, de Benavila com Maria de Almeida,das Galveias.
Silvestre Martins era filho de Amaro Martins este nascido na Herdade de Vale de Grou ( baptizado em Seda a 13.5.1708 e falecido em Benavila a 12.7.1741) e de Maria de Jesus ( nascida na Herdade de Vale de Bom). Teve um irmão Francisco que faleceu em Benavila a 8.7.1733.
Amaro Martins era filho de António Martins e de Maria Dias, que viviam na Herdade de Vale de Grou.
Espero que o seu João Martins Fouto seja este.
Em Seda, tenho também um assento de baptismo de Cristóvão em 8.8.1701, filho de Manuel Dias Freire e de Antónia Lopes de Abreu.
Cumprimentos e quando for a Portalegre diga alguma coisa.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#144997 | Ana Luisa | 21 fev 2007 22:03 | Em resposta a: #144199

Cara Margarida

Elvas é para procurar o marido de Clara(João Gonçalves)que nasceu em Barbacena.Fui a Portalegre e encontrei a Clara nascida em S. Domingos de Sarrazola a 6-4-1756,filha do segundo matrimónio de Domingos Rodrigues(n.Sarrazola)e do primeiro de Bernarda Martins(n.Seda).Neta paterna de Gaspar Vaz e de Catarina Gonçalves ambos naturais de Sarrazola.Neta materna de Domingos Dias Sanfarrão?e de Maria Pires ambos naturais de Seda.Foram padrinhos António Martins Sanzinho?e Ana Godinha.Por enquanto não sei mais nada.Não consegui encontrar o pai dela, Domingos Rodrigues,o que me fez perder muito tempo.Fica para uma próxima vez.
Na sentença formal de partilhas a favor de Margarida Gonçalves de Oliveira que ficou orfã com os irmãos em 19-1-1848,por morte da mãe Antónia Rita,herdaram o dominio ùtil da herdade de Valbom,mas li num livro "Memórias de Galveias"de Jerónimo Velez Milheiras,que Valbom e Valgrou pertenceram a Manuel Marques Ratão.Teriam vendido o dominio da herdade?Não sei o que aconteceu.

Quando souber mais coisas digo-lhe.

Cumprimentos

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#145056 | margaridabreu | 22 fev 2007 14:36 | Em resposta a: #144997

Cara Ana Luisa

Provavelmente Domingos Rodrigues, que é dado como tendo nascido em S.D. de Sarrazola, poderá ter nascido por exemplo em Seda. Sabe como eram as coisas feitas naquela altura, testemunho oral. Como o Pai dele era Gaspar Vaz ( eu descendo de António Vaz e de Maria Telles) dou-lhe uma dica.
Em Seda em 5.1.1708 é baptizada uma Maria filha de Domingos Vaz ( Seda) e de Maria Rodrigues. Talvez tivesse sido feito o assento de baptismo em Seda.
Quanto à Herdade de Vale Bom e não Valbom, em 1887 quando do assento de baptismo do meu primo José Marques Ratão, nas Galveias os Padrinhos foram sua Avó materna D. Clementina Rosa de Abreu Callado ( minha tia bisavó) e José Manuel Marques Camões , morador no Vale Bom.
Não esquecer que a Avó paterna dos "últimos" Marques Ratão era Pires ou seja D. Ana de Jesus Pires Camões, do Crato, assim como a sua ascendente Maria Pires .
Os Camões eram Vaz. Quem terão sido os tutores da Margarida e de seus irmãos?
Na minha família Abreu Callado o condado que foi deixado como Fundação com o mesmo nome que existe em Benavila foi, em parte roubado à família porque os maridos morriam e era muito fácil "deitar mão" ao que era dos órfãos e viúvas.
Infelizmente isso também aconteceu com a minha Mãe.....

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#145116 | Ana Luisa | 22 fev 2007 21:16 | Em resposta a: #145056

Cara Margarida

Relendo as partilhas,agora percebo porque os Marques estão como padrinhos em casamentos e baptisados.António José Marques(galveias)era o tutor.Os membros do concelho de familia eram Custódio Gomes Rebelo,José Maria Casqueiro,José da Rosa Barradas e Manuel Gonçalves de Almeida Lopes.O dinheiro dos orfãos foi emprestado a Pedro da Costa Godinho (sabe quem era?) que não conseguiu pagar e a hipoteca que fez era diminuta,segundo o juiz.
Nunca tinha lido estes papeis com atenção.A mãe morreu em 19-1-1848.O avô a
6-3-1848.E os orfãos terão ido para as Galveias com o tutor pois,tambem já não tinham pai.Menos o João que casou a 1-3-1848 com Mariana de Jesus(n.Seda)filha de José joaquim Viana e Maria do Carmo Barradas e foram dar os Gonçalves Arriaga de Seda.Ainda me falta encontrar o testamento do avô que deve estar em Alter,segundo o que me disseram em Portalegre.
Agradeço as informações que me deu.Vou ver tudo melhor e depois falamos mais.

Cumprimentos

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#145777 | margaridabreu | 27 fev 2007 18:09 | Em resposta a: #145116

Cara Ana Luisa

Não se que era o Pedro da Costa Godinho, mas penso que seria de Alter do Chão, apesar de em Galveias também haver estes apelidos.
Num jornal "O GALVEENSE" de Março de 1945 foi feito, pelo Manuel Rosado Camões e Vasconcelos, de Alter do Chão, um estudo genealógico da Família Marques. Curiosidade....." Foi justificada a nobreza de Fernão Rodrigues Cotrim, neto de João Martins Cotrim, fidalgo do Infante D. Henrique e de Maria Àlvares de Sá e bisneto de Jaime Cotrim , monteiro mor da casa do mesmo Infante , mestre e Governador da Ordem de Cristo, havendo Lopo Martins justificado a sua ascendência perante Gabriel Lopes de Bulhão , cavaleiro e cidadão , juiz cível em Lisboa. Nesta justificação foram inquiridos Rui Pereira, comendador da vila de Àguas Belas, fidalgo cavaleiro natural e morador em Dornes, Gaspar Vaz morador na quinta dos Loteiros, natural de Dornes, Francisco Pires cavaleiro da Casa del Rei".
O que será este Gaspar Vaz ao seu?

Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#145996 | Ana Luisa | 28 fev 2007 23:48 | Em resposta a: #145777

Cara Margarida

Acho que Domingos Rodrigues era mesmo de Sarrazola.Encontrei uma filha, Luzia baptizada em Seda a 21-12-1730.Filha de Domingos Rodrigues (Sarrazola) e de Catarina Maria(n. Seda).Neta paterna de Gaspar Vaz e de Catarina Gonçalves(ambos de Sarrazola).Neta materna de João Francisco Calado(n.Seda)e de Catarina Dias(n.Seda).
Este é o 1º casamento de Domingos Rodrigues.O 2º é com a minha antepassada Bernarda Martins.
Quanto ao Gaspar Vaz não sei.
No arquivo encontrei um baptismo em sarrazola de fevereiro de 1725 a cópia não se percebe bem mas, diz que os padrinhos Manoel Dias...........,filho de Bartolomeu Dias, enfitente na Torrejana de Baixo.Talvez os seus Martins e os meus fossem da familia e tambem lá morassem.
E por agora é tudo o que sei.

Cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#146054 | margaridabreu | 01 mar 2007 16:03 | Em resposta a: #145996

Cara Ana Luisa

Tentando ajudar a perceber o assento de 1725 dou-lhe apelidos: Dias Palhais,Dias Carreiras,Dias Lourenço,Dias Pereira,Dias Saramago e há um Manuel Dias Pelonio casado com Maria Vaz. Todos da zona.
Já agora por curiosidade há um José Francisco Calado ( Benavila) filho de Francisco Vaz Calado.
Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#150361 | Ana Luisa | 28 mar 2007 00:26 | Em resposta a: #146054

Cara Margarida

Obrigado pelas dicas mas não consigo ler.Talvez um dia...

Cumprimentos

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#151989 | Paulo | 11 abr 2007 01:38 | Em resposta a: #145777

Cara Margarida,

Uma vez que estudo a genealogia da família Cotrim, gostava de saber qual a ligação da família Marques com os Cotrins que Camões e Vasconcellos cita no seu trabalho.

Cumprimentos,

Paulo

jpalcobia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Gonçalves (Elvas / Santa Eulália)

#239799 | Lidon | 21 set 2009 16:55 | Em resposta a: #117680

Caros Confrades,

Minha avô materna era ANA RITA GONÇALVES MOURATO, nascida a 17 de Abril de 1912 em Onguela, e registada na freguesia São João Baptista de Campo Maior.

Seus pais eram João Pereira Mourato e Ana Isabel Gonçalves.

Têm alguma informação que me possam ajudar sobre a origem de meus bisavós?


Saudações

Paulo Brandao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen