Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#117681 | diogopp | 30 abr 2006 13:01

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar com a ascendência e descendência de Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves que foi Governador / Alcaide de Elvas creio que no final do século XVII principio do século XVIII terá tido um filho de seu nome José Joaquim Adelino Gonçalves que foi Vereador da Camara Municipal de Elvas porém nada mais sei da sua descendência.

Tudo aquilo que me possam fornecer será uma ajuda preciosa.
Muito obrigado, cumprimentos,

Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#117748 | diogopp | 01 mai 2006 13:48 | Em resposta a: #117681

Caros Confrades,

Gostaria de perguntar se além deste alguém tem uma listagem completa ou parcial de todos os governadores e alcaides de elvas.

Obrigado, os meus cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#117955 | diogopp | 03 mai 2006 20:26 | Em resposta a: #117681

renovaçao do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#118028 | Francisco de Novais | 04 mai 2006 21:21 | Em resposta a: #117955

O marechal-de-campo José Justino Teixeira, à época tenente-coronel, (está na BD do Genea) foi governador militar da praça de Elvas nos 30/40 do séc. XIX.

Cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#118115 | diogopp | 06 mai 2006 02:28 | Em resposta a: #118028

Caro Francisco,

Muito obrigado pela sua informação, já agora aproveito para lhe perguntar se tem informações acerca de mais alguns governadores de Elvas.

Cumprimentos, obrigado

Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#118128 | Francisco de Novais | 06 mai 2006 12:24 | Em resposta a: #118115

Caro Diogo,

Sugiro que contacte o Regimento de Infantaria 8 (unidade militar que se não foi ainda recentemente extinta ou estará para sê-lo em breve), e que tem ocupado o forte de Elvas. Eles devem ter uma listagem histórica de todos os comandantes e governadores da praça.

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#118514 | diogopp | 13 mai 2006 14:58 | Em resposta a: #117748

renovação do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#118603 | Fmaia | 15 mai 2006 06:27 | Em resposta a: #118028

Caros Francisco Pinto de Novais e Diogo Pinheiro de Paiva,

Sobre Joaquim Pinheiro Gonçalves, de momento ainda não sei nada acerca da sua situação militar.
Segundo a "Lista geral dos officiaes e empregados civis do Exercito, Marinha e Ultramar", publicada em 1842 por Luis Travassos Valdez, o Governador da Praça d'Elvas era o Brigadeiro graduado João da Matta Chapazet.
De acordo com a mesma lista o Ten. Cor. José Justino Teixeira era Governador da Praça de Marvão.

Cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gon

#120350 | Rui Jesuino | 08 jun 2006 17:51 | Em resposta a: #117681

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#120969 | diogopp | 17 jun 2006 18:07 | Em resposta a: #118603

Caro Maia da Fonseca,

Será que não consegue decobrir nada acerca de Francisco José Gonçalves? Era Major, terá nascido por volta de 1790 e segundo consta era neto ou bisneto de Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves o tal que lhe perguntei.

Há aqui uma quebra nos meus estudos, sei que Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves teve um filho chamado José Joaquim Adelino que segundo consta era Vereador da Câmara de Elvas, porém não consigo estabelecer depois se este é pai ou avô de Francisco José Gonçalves ou se é por exemplo tio ou tio avô.

Qualquer ajuda qu me possa dar será preciosa.

Os meu cumprimentos, muito obrigado
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gon

#122999 | Rui Jesuino | 17 jul 2006 19:41 | Em resposta a: #117681

Amigo Diogo,
Só agora vi esta tua mensagem!
Durante algumas das minhas investigações nos trabalhos que fiz sobre Elvas tive que estudar alguns governadores da Praça de Elvas, no entanto só tenho uma lista que tem como datas extremas 1808 e 1865.
Ainda vou verificar melhor os meus apontamentos acerca dos Pinheiro Gonçalves que pretendes conhecer.
Ainda assim deixo aqui a lista que tenho, possas tu ou outro investigador precisar de a consultar.

Entre 1808 e 1820 - Francisco de Paula Leite, visconde de Veiros
António Marcelino de Victoria, barão de Tondela
Carlos Frederico Licor, barão de Laguna

1820 - João Lobo Brandão, conde de Alhandra
1822 - Tomás Guilherme Stubbs, visconde de Vila Nova de Gaia
1823 - Maximiano de Brito Mouzinho
1825 - José Joaquim Champlimont
1826 - Carlos Frederico de Caula
1827 - João de Vasconcelos e Sá
1828 - Maximiano de Brito Mouzinho
1831 - Luis António Salazar Moscoso
1833 - João Borges Cerqueira d'Alpoim
1834 - Henrique Pinto de Mesquita
1834 - João Dâmaso Franco de Moraes
1834 - Bento da França Pinto d'Oliveira, conde de Fonte Nova
1834 - Francisco Xavier da Silva Pereira, conde das Antas
1834 - Romão José Soares, barão de Cacilhas e de Valongo
1837 - Bartolomeu Salazar Moscoso
1838 - João da Matta Chapuzet
1843 - Gil Guedes Corrêa de Queirós, visconde
1846 - Francisco de Paula Bastos
1846 - Conde de Lumiares(?)
1847 - Lourenço Justiniano de Lima
1849 - Barão de Almofalla
1851 - José Maria Baldy
1851 - José da Cunha Fidié
1855 - Adrião Acácio da Silveira Pinto
1864 - João Carlos de Sequeira
1864 - Francisco José Pereira e Horta
1865 - José Manços de Faria
1865 - Duarte José Fava

Tenho ainda conhecimento de alguns governadores da Praça de Elvas anteriores. É o exemplo de António de Melo (1580), João da Costa (1640-1658) ou António de Coutto Castello Branco (1742).
Possuo também listagem de alguns juizes e corregedores da nossa cidade.

Um abraço,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#123024 | alentejo | 18 jul 2006 03:15 | Em resposta a: #117681

Não existe nenhum Governador/Alcaide de Elvas com o nome de Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves.
Os Alcaides-Mores de Elvas foram Melos desde o Séc. XVI até 1910 (são hoje representantes desta dignidade/ofício os Condes de Sabugosa).
Os governadores militares da Praça eram, quase sempre, oficiais generais e não existe notícia de nenhum Pinheiro Gonçalves.
Os apelidos Pinheiro Gonçalves, na forma composta, surge do Séc. XIX.
Hoje, em Elvas, com com a condição de nobres/fidalgos/aristocratas, existem somente os Alegretes e os Vasconcelos do Couto (com uma quebra de varonia na mãe ou avó - descendiam por varonia de Mem Rodrigues de Vasconcelos ( o da Ala dos Namorados).

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gon

#123025 | alentejo | 18 jul 2006 03:22 | Em resposta a: #122999

Caro Rui Jesuino,

Algumas correcções ao seu texto

Licor - Lécor
Champlimont - Champalimaud
Gil Guedes ... - Visconde (da Foz)

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gon

#123043 | Rui Jesuino | 18 jul 2006 12:59 | Em resposta a: #123025

Obrigado pela correcção

De facto os dados foram retirados de um documento do séc. XIX com alguns erros ortográficos que eu próprio corrigi. Deverão ter ainda ficado alguns por corrigir! Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gon

#123246 | diogopp | 21 jul 2006 01:52 | Em resposta a: #122999

Amigo Rui,

Muito obrigado pela tua mensagem! Muito obrigado por me tentares ajudar nestas pesquisas!
De facto começo a ficar baralhado, sei que este Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves e um seu provavel filho, José Joaquim Adelino tiveram funções importantes, são aliás citados numa obra bastante extensa sobre o concelho de Elvas, não me recordo do nome.

Neste momento e um pouco pelas informações que tentei reunir já nem estou certo se o cargo seria este, porém, qualquer informação que me possas dar será preciosa!

Muito obrigado, um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#123259 | JMSA | 21 jul 2006 12:38 | Em resposta a: #118115

Caro Confrade,

Sei que o meu Trisavô, General Benedicto Cândido de Souza Araújo (na altura Coronel) também foi Governador da Praça de Elvas embora não tenha de momento a data concreta embora ela conste na sua folha militar. Caso tenha interesse posso averiguar.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Governador d´Elvas-Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalv

#126191 | diogopp | 28 ago 2006 14:49 | Em resposta a: #123024

Caro Nuno Borrego,

Consegui finalmente desvendar este mistério, de facto não era de Governadores da praça de Elvas mas de Vereadores e Presidentes da Camara.

As pessoas de quem falei não são afinal meus ascendentes mas meus parentes e são de meados do século XIX. São citados no Livro de Vitorino d´Almada sobre o concelho de Elvas.
Mais, consegui finalmente descobrir de onde veio o apelido Pinheiro e onde o foram buscar os meus antepassados na altura da discussão familiar de que falo um pouco mais acima neste mesmo topico mas noutra mensagem.

O tal Francisco José Gonçalves, Major de Cavalaria, que eu pensava ser neto de Manuel Joaquim Pinheiro Gonçalves, era casado com Isabel Joaquina de La Reyna Pinheiro do Carmo * 14.07.1777 filha de Isabel Maria do Rey de La Reyna Pinheiro * Albuquerque, Castela (1) e de Luis José Rodrigues Gonçalves.

(1) filha de Filipe José Lopes Pinheiro (1.1) * Elvas, Barbacena 11.07.1727 e de Catherina Maria do Rey de La Reyna * Albuquerque, Castela (1.2)

(1.1) filho de Manuel António Pinheiro * Barbacena e de Isabel Maria do Carmo Lopes * Barbacena

(1.2) filha de Manuel do Rey de La Reyna y Nobbles * Albuquerque, Castela e de Isabel Carmén Martines y Borrega * Albuquerque, Castela.

Manuel do Rey de La Reyna y Nobbles tinha um irmão chamado Domingos do Rey y Nobbles que era médico em Albuquerque.

Conto-lhe isto como curiosidade, para desfazer o equivoco e porque finalmente descobri a origem dos Pinheiro de Elvas que era a finalidade deste tópico.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen