Famílias de Treixedo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Treixedo

#117695 | NunoAlves | 30 abr 2006 16:52

Procuro informações sobre um casal que viveu em Treixedo na primeira metade do Séc. XVIII, a saber:

António D'Abreu Ribeiro e Maria Rodrigues Furtado. Tiveram pelo menos um filho, José Ribeiro D'Abreu que casou por volta de 1780 com Maria D'Abreu, natural de Sta Comba Dão.

Agradeço desde já quaisquer informações.

Nuno Alves
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#117768 | A. Miranda | 01 mai 2006 17:24 | Em resposta a: #117695

Caro Nuno Alves

Esta família pertence a que localidade de Treixedo?
Também procuro antepassados nessa zona.

Atenciosamente
A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#117877 | NunoAlves | 02 mai 2006 19:46 | Em resposta a: #117768

Sr. Miranda

A localidade é Nagosela, que passou a freguesia em 1984.
Sei que as informações são parcas, mas qualquer ajuda será importante.

Nuno Alves
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#117888 | A. Miranda | 02 mai 2006 22:28 | Em resposta a: #117877

Caro Nuno Alves:

Estive a procurar nos meus apontamentos de Treixedo e encontrei alguns nomes que poderão eventualmente estar relacionados com o casal que procura.
No entanto devo salientar que, se não me falha a memória, o livro paroquial em questão está muito deteriorado, faltando páginas, bocados de páginas, metade das páginas... A caligrafia também não é das melhores e a tinta utilizada corroeu algumas partes.
Mesmo assim, espero que a informação lhe dê jeito.

Filhos de Pedro Furtado e Maria Rodrigues, naturais de Nagosela - Treixedo.

1. Maria * 5-9-1630 - Poderá ser a sua Maria Rodrigues Furtado
2. Pedro * 7-3-1636


Depois surgem temporalmente desfazados outros dois assentos com um casal "Pedro Furtado e Maria Rodrigues, naturais de Nagosela". Duvido ser o mesmo.

3. [...] filho * 25-12-1612 (só existe metade da folha)
4. 10-8-1631 casamento de Domingas Furtada,filha desse casal.

Se considerarmos que o casal é o mesmo, então há uma grande diferença entre a 1ª filha (se encararmos a Domingas como primogénita - * 1610?) e o mais novo (Pedro - * 1636).
Mas é possível...

Atenciosamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#117891 | A. Miranda | 02 mai 2006 22:37 | Em resposta a: #117888

Correcção:

Atentei agora na data do casamento do filho da Maria Rodrigues Furtado - 1780.
Por isso ela não pode ter nascido em 1630.
No entanto não se encontram assim tantos Furtados em Nagosela naquela altura, devendo por isso ser tudo da mesma família.
Vou ver se tenho mais apontamentos e depois digo qualquer coisa.
Vá dando notícias!

Atenciosamente
A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#117900 | NunoAlves | 03 mai 2006 00:35 | Em resposta a: #117891

Sr. Miranda

Agradeço-lhe imenso pelas informações. Provavelmente terá chegado aos avós da minha ancestral. Espero poder um dia retribuir-lhe a gentileza.
Bem-haja

Nuno Alves
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#118659 | luizcr | 16 mai 2006 00:19 | Em resposta a: #117900

tenho antepasaados em tras dos montes alves tambem anda a procura a regiao onde procuro e as aldeias de pombares, quintela de las passas, teixedo que ja nao existe mas so tem ruinas pois que na epoca deu uma grande epidemia la e os nossos ascendentes construiraram outra aldeia no cimo da montanha nao era tao fria como novale de teixedo na capela de sao frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#118773 | NunoAlves | 17 mai 2006 20:30 | Em resposta a: #118659

Confrade Luizcr:

O "seu" Treixedo é outro. O "meu" fica na Beira Alta.
Este Treixedo que menciono ainda existe e tem muita população.

Nuno Alves

Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#118838 | luizcr | 18 mai 2006 20:43 | Em resposta a: #118773

Obrigado pelo esclarecimento , pois , nao sabia que existia este treixedo na beira alta,muito bom estar povoado , pois o que eu menciono e teixedo em tras dos montes onde os meus antepassados viviam eram os alves , martins ,ramos ,mata,teixeira e outros que ainda procuro nao so neste lugar mas tambem ao redor. muito obrigado Nuno Alves pelo interesse pois temos que resgatar nosso passado que e muito cheio de riquezas culturais que os historiadores gregos e romanos esconderam do mundo para dar a essa civilizacao que habitava a peninsula destituida de cultura na gramatica se olharmos para a representacao grafica dos sons e feito tanto no dialeto portugues , frances ,italiano etc. foi utilizado o abcedario destas 4 tribos que ali viviam eles hoje tiraram algumas letras e acrescentaram outras . Essas tribos viviam nos 4 lagos que ali exitia a do xucar , ebro ,douro e do tejo. Tinham seus deuses sua agricultura suas relacoes comerciais e cunham suas moedas proprias da sua regiao sua tecelagem ... Na era glaciaria so existia vida nesta regiao na europa o resto era coberto de gelo . E muita coisa que existiu no nosso antepassado que os hitoriadores com a maneira romana que a muita das vezes nao teve a opurtunidade de conhecer . U M ABRACO PARA ESSE NOSSO MUNDO AI DA PENINSULA IBERICA DE ADIMIRADOR E DESCENDENTE.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#118884 | NunoAlves | 19 mai 2006 13:34 | Em resposta a: #118838

Confrade:

Boa Sorte para a sua pesquisa.

Um abraço amigo

Nuno Alves
Parque das Nações - Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#118892 | fertelde | 19 mai 2006 16:51 | Em resposta a: #118838

Estimado Luizcr: Estou interessado nos seus Alves e nos seus Teixiera
de Tras-os-Montes. Tem alguma documentaçâo sobre estas duas familias?
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#119132 | luizcr | 23 mai 2006 00:02 | Em resposta a: #118892

Ola fernando, documentos ainda nao tenho em maos mas meu tataravos chamavas-se ,benedito jose ramos era natural de edroso, casado com maria de jesus alves era talvez de quintela de lampassas, nascidos por volta de 1870 , minha avo filha deles chamava-se beatriz da piedade ramos,era natural de quintela ,casou comjose maria nunes ,de pombares filho de jose manuel nunes de vinhaes da aldeia de celas ,1898 casado com antonia maria martins talvez de pombares ou aredores 1870, estes por parte de minha mae. os teixeiras por parte de meu pai, vou comecar do meu nome luiz carlos reis ,1957 brasil; meu pai manoel antonio reis ,1898,edroso;pai e mae anna maria pinto,,1874,edroso,jose maria reis1871edroso. avos maternais manoel antonio pinto edroso; maria da felicidade teixeira edroso avos patenais antonio joaquim reis de podence 1840;regina de jesus affonso 1840. bisavos paternaismanoel pinto e maria jose,avos maternos joao evangelista e maria joaquina. bisavos paternais jose rei e antonia joaquina 1815, bisavos maternais manoel affonso e clara afonso1815 , datas algumas algumas por volta dessa idade e lugares algumas estou a espera de confirmacao. E o que por ora posso informar por que eu so estou comecando entao por isso tambem preciso de outras informacoes destas familias que aqui falo para complementar , muito obrigado pelo enteresse ate outro dia luiz carlos reis.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#152034 | JVT | 11 abr 2007 13:11 | Em resposta a: #117888

Caro A. Miranda,

Vendo que tem informações sobre Treixedo, permita-me que lhe pergunte se tem alguma coisa sobre um António de Andrade, filho de José de Andrade e Sebastiana Dias, que casou em 1800 com Ascensão Rodrigues, filha de Manuel Gomes e Maria Rodrigues, todos naturais da Vila de Treixedo, excepto Manuel Gomes, de Nagosela?

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#164221 | A. Miranda | 02 ago 2007 13:47 | Em resposta a: #117695

Caro amigo:

Espero que esteja bem! Já há muito tempo que não vinha aqui ao fórum.

Por acaso tem informações sobre a família Gomes/Simões do Granjal - Treixedo?
Ou sobre a família Duarte de S. Joaninho?

Atentamente

Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#164314 | A. Miranda | 03 ago 2007 11:26 | Em resposta a: #152034

Caro confrade:

Desculpe só responder agora. Por motivos alheios à minha vontade estive quase meio ano a hibernar...
Não tenho informações sobre Andrades de Treixedo. Tenho antepassados Andrades mas são se Sevilha - Tábua.
relativamente a famílias de Treixedo tenho Abreu, Ribeiro, Simões e Gomes.
Por acaso o amigo não tem informações de famílias do Granjal - treixedo?

Atentamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Treixedo

#164324 | JVT | 03 ago 2007 13:19 | Em resposta a: #164314

Caro A. Miranda,

Estes são os únicos dados que tenho sobre antepassados em Treixedo, a minha zona é essencialmente Alentejo e Ribatejo e por isso tenho pouca informação sobre este ramo... Quando tiver mais alguma informação que possa ter interesse, aviso.

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen