Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#117983 | Lourval | 04 mai 2006 06:15

Caros amigos,
Tive a paciência de digitar os costados de minha trisavó Rosa Folgada somente porque acho que é dessa maneira que conseguimos reunir as pessoas que fazem pesquisa em um mesmo lugar. Já tive gratas experiências antes então esse é o caminho.

1 - Rosa Folgada (Póvoa de Rio de Moinhos) *1863
2 - Júlio Franco (Póvoa de Rio de Moinhos) *1830
3 - Isabel Folgada (Escalos de Baixo) *1830
4 - José Franco Duarte (Póvoa de Rio de Moinhos)
5 - Quitéria Gomes (Póvoa de Rio de Moinhos)
6 - Manuel Marques dos Reis (Escalos de Baixo) *1803
7 - Maria Folgada (Escalos de Baixo) *1805
8 - José Franco ´Púcaro´ (Póvoa de Rio de Moinhos)
9 - Isabel Marques (Póvoa de Rio de Moinhos)
10 - Domingos Martins Calaveiras (Lousa) *1768
11 - Mariana Gomes (Póvoa de Rio de Moinhos)
12 - João Marques dos Reis (Mata)
13 - Catharina Mendes (Escalos de Baixo)
14 - Domingos Lourenço Mendo (Escalos de Baixo)
15 - Joanna Folgada (Escalos de Baixo) *1775
16 - Manuel Franco ´Púcaro´ (Póvoa de Rio de Moinhos)
17 - Joanna Duarte (Póvoa de Rio de Moinhos)
18 - António Marques Carolo (Póvoa de Rio de Moinhos)
19 - Antónia Eusébia (Póvoa de Rio de Moinhos)
20 - Pedro Martins Sardinheiro (Lardosa)
21 - Eugênia Maria Antunes (Lousa) *1730
22 - Mateus Duarte (Póvoa de Rio de Moinhos)
23 - Maria Gomes (Póvoa de Rio de Moinhos)
24 - José Marques dos Reis (Souto da Casa)
25 - Maria João (Mata)
26 - João Gonçalves de Figueiredo (Escalos de Baixo)
27 - Maria Mendes (Escalos de Baixo)
28 - Domingos Lourenço Mendo (Idanha-a-Nova)
29 - Antónia Nunes (Escalos de Baixo)
30 - Silvestre Lopes Folgado (Escalos de Baixo)
31 - Rita Gomes de Sousa (Escalos de Baixo)
40 - Brás Martins Sardinheiro (Lardosa)
41 - Isabel Martins Calaveiras (Lousa)
42 - João Gonçalves Caramelo (Póvoa de Rio de Moinhos)
43 - Maria Antunes de Figueiredo (Póvoa de Rio de Moinhos)
52 - António Gonçalves de Figueiredo (?)
53 - Apolónia Duarte (Escalos de Baixo?)
54 - José Antunes Nicolau (Escalos de Baixo)
55 - Maria Mendes (Escalos de Baixo)
56 - Domingos Lourenço Mendo (Idanha-a-Nova)
57 - Inês Malcata (Idanha-a-Nova)
58 - Amaro Gonçalves Rascão (Escalos de Baixo)
59 - Isabel Nunes (Escalos de Baixo)
60 - Manuel Mendes Salgueiro (Escalos de Baixo)
61 - Ana Lopes Folgada (Escalos de Baixo)
62 - José Gomes Vinagre (Escalos de Baixo)
63 - Maria Gonçalves de Sousa (Escalos de Baixo)
84 - Domingos Gonçalves Caramelo (São Miguel de Acha) *1648
85 - Catarina Antunes (Oledo) *1658
86 - António de Figueiredo Durães (São Joaninho)
87 - Maria Gonçalves Rata (Lousa)
122 - Domingos Lopes Aleixo (Escalos de Baixo)
123 - Maria Folgada (Escalos de Baixo)
168 - Amaro Gonçalves (Orca)
169 - Maria Fernandes (São Miguel de Acha)
170 - Domingos Álvares (Oledo)
171 - Isabel Fernandes (Oledo)
336 - Francisco Gonçalves (Orca)
337 - Anna Rodrigues (Orca)
338 - Simão Domingues (São Miguel de Acha)
339 - Maria Fernandes (São Miguel de Acha)

Espero que estas informações possam se partilhadas com alguém.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos

#167928 | Lourval | 20 set 2007 16:44 | Em resposta a: #117983

Caros colegas,

Há muito tempo que venho procurando pelo casamento de Manuel Dias Grencho e Maria Gomes Castelhano, cerca de 1720. Ele é natural de Póvoa de Rio de Moinhos e ela de Alcains. Estou com os microfilmes de Alcains e até agora não consegui encontrar. Eles tiveram um filho Pedro Dias Grencho que se casa com Maria Rodrigues e tem filhos entre 1748 e 1770 o que leva a crer que o Pedro se casou novo. Deve ter nascido cerca de 1725.

Além de não encontrar o casamento deles, eu também nunca encontrei um irmão de Pedro. Isto conduz à hipótese de que o casal não teve os seus filhos em Alcains. Terão nascido na Póvoa? Já pedi os microfilmes da Póvoa à Igreja dos Mórmons há muitos e muitos meses e até agora......nada.

Alguém que pudesse dar uma olhada nos livros da Póvoa procurando por filhos deste casal? Manuel Dias Grencho e Maria Gomes Castelhano?

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos

#167929 | raquelst | 20 set 2007 16:52 | Em resposta a: #167928

Caro primo Lourval

Tenho estado ausente.
Volto à Torre do Tombo, no próximo Sábado. Se tiver tempo posso ver se encontro alguma coisa.

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos

#167941 | Lourval | 20 set 2007 18:30 | Em resposta a: #167929

Cara Prima Raquel,

Agradeço de montão (como dizemos aqui no Brasil).
Eu tenho novidades para você. Eu encontrei o casamento de George Rodrigues e Isabel Gonçalves em 21.03.1648. Os pais dele não foram citados, infelizmente, mas o pai da Isabel Gonçalves o foi e é André Simão. Por sorte André Simão consta no livro de Sanches Roque e eu encontrei para ser sua esposa Isabel Gonçalves. É muita coincidência, não? Tem de ser ele. Assim sendo e também através do Sanches Roque, agora sei que os pais de André Simão são Francisco Afonso e Catarina Esteves e os pais de Isabel Gonçalves são Pedro Gonçalves e Vitória Lobato. André Simão casou-se com Isabel Gonçalves em 15-04-1614 (Alcains). Sempre tendo em mente que precisamos checar as informações do Sanches Roque. Eu já era descendente da Vitória Lobato duas vezes e agora encontrei a terceira. Ontem tentei localizar o casamento dela mas não consegui. Continuarei tentando.

Ficarei muito feliz se você encontrar algum filho de Manuel Dias (Grencho) e Maria Gomes (Castelhano) cerca de 1720, na Póvoa de Rio de Moinhos. O Pedro sei que nasceu cerca de 1725.

Se você encontrar, ótimo. Mas se você não encontrar, eu lhe peço outro favor mais fácil e certo. Alguns filhos do casal Domingos Gomes e Isabel Gonçalves, ambos da Póvoa de Rio de Moinhos. Tenho a filha Maria que nasceu em 07-01-1734 mas não tenho a fotocópia. Meu objetivo é definir melhor os nomes dos avós maternos, Manuel Marques e Maria Pires, ele da Póvoa e ela das Tinalhas. Gostaria de saber se há variantes no nome de Manuel Marques. Há muitos casais com estes nomes em Tinalhas e quem sabe um segundo apelido do Manuel Marques (além do Marques) me ajude a decidir melhor sobre os casais homônimos lá em Tinalhas.

Abraços
Lourval

ps: se você puder, me passe o seu paf atualizado pois posso topar com os seus antepassados lá em Alcains e não o saber. Já passei por tantos Duarte Dentes lá...

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos

#167965 | CCS1953 | 20 set 2007 23:12 | Em resposta a: #167941

Olá Lourval,

Eu não sabia que a TT estava aberta ao Sábado.

Já agora será todo o dia ou só de manhã?

Assim é para mim mais fácil fazer pesquisas.

Diga-me o que necessita que procurarei.

Um abraço,

Celeste

Resposta

Link directo:

Alcains

#167984 | Lourval | 21 set 2007 05:42 | Em resposta a: #167965

Cara Prima Celeste,

Agradeço sua colaboração.

Eu lhe pediria então que você procurasse para mim em Alcains por filhos de Manuel Lourenço e Isabel Antunes a partir de 1721. Eles se casaram em abril de 1721. Acredito que os filhos nasçam a partir do final de 1721 ou 1722 ou 1723. Quero principalmente saber quem foram os pais de Manuel Lourenço. Eu lhe peço isso pois não tenho o microfilme com os batismos entre 1680 e 1736. Todos os outros estão comigo.

Obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos

#167989 | raquelst | 21 set 2007 09:22 | Em resposta a: #167965

Cara Celeste Correia

Para conhecimento.

Consulta:

De 2ª a 6ª feira: das 9.30 às 19.15h
Sábado, das 9.30 às 12.15h

Requisições:

De 2ª a 6ª feira:
Sala de Leitura Geral: das 9.30 às 15.30 h
Sala de Leitura de Microfilmes: das 9.30 às 19 h
Certidões e fotocópias: das 10.00 às 12.30 h e das 13.30 às 17h


Sábado:
Sala de Leitura Geral - originais requisitados até às 15.30 h de sexta-feira
Sala de Leitura de Microfilmes: das 9.30 às 12.00 h.

Horário de Verão
De 15 de Julho a 15 de Setembro.
De segunda a sexta-feira, das 9:30 às 17:30h
Encerra ao Sábado.


Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos

#168186 | raquelst | 23 set 2007 00:26 | Em resposta a: #167941

Caro primo Lourval

Não tive tempo para procurar os filhos de Manuel Dias e Maria Gomes em Póvoa de Rio de Moinhos. Onde nasceu o Pedro? Como tomou conhecimento dele?
Encontrei um José Gonçalves Grencho (filho) como natural da Lardosa e um Manuel Gonçalves Grencho (pai) como natural da Orca.

Em relação ao registo de nascimento de Maria, filha de Domingos Gomes e Isabel Gonçalves, li o seguinte:

1.Maria (nasc a 22-9-1735)
2.Domingos Gomes Franco
3.Isabel Gonçalves
4.Bartolomeu Gomes
5.Maria Franca
6.Manuel Marques (da Boa... ....?) (Tinalhas)
7.Maria Pires (Tinalhas)
Pds: Carlos Franco e sua mulher Maria Marques

No registo diz que Manuel Marques é de Tinanlhas também. Eu tenho cópia deste registo, embora não tenha ficado nítida, posso-lhe enviar digitalizada na Segunda feira e depois vejo se consigo outra melhor. No nome do Manuel Marques ainda não percebi o que se segue ao nome, se outro apelido, se outro dado qualquer.

A data de nascimento da Maria que encontrei também difere da data que me referiu.

Vou ver no que me pode ajudar relativamente à minha ascendência em Alcains. Obrigada.

Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos

#168190 | Lourval | 23 set 2007 00:47 | Em resposta a: #168186

Cara Prima Raquel,

Obrigado. Vou aguardar então a cópia na segunda-feira. Há mais do que um casal Manuel Marques e Maria Pires em Tinalhas e da mesma época. Estou confuso. Este "da Boa...." pode me ajudar a decifrar este problema.

O Pedro Dias Grencho casou-se em Alcains e nos cerca de 10 filhos que encontrei dizia a mesma coisa: pai de Póvoa de Rio de Moinhos e mãe de Alcains. Mas nunca encontrei nenhum irmão do Pedro em Alcains e nem mesmo o Pedro. Daí minha hipótese deles terem nascido na Póvoa, lugar do pai.

Agradeço
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos

#201606 | Lourval | 26 jun 2008 03:30 | Em resposta a: #167965

Caros colegas,

Encontrei na Póvoa de Rio de Moinhos dois casamentos, de dois irmãos com dois irmãos, sexo trocados:

Domingos Fernandes de Castelo Branco e Maria Tomé Pego em 30.08.1665;
Manuel Fernandes Pego e Beatriz Fernandes de Castelo Branco em 30.08.1665.

Os nomes dos pais de Maria Tomé Pego são João Fernandes e Maria Tomé.
No casamento do filho do primeiro casal constava Domingos Fernandes Pernas e Castelão.

Alguem conhece estes casais?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alcains

#201610 | MariaDavid | 26 jun 2008 07:11 | Em resposta a: #167984

Caro Lourval

Está provado que é sempre bom darmos uma espreitadela a tópicos que, aparentemente, nada possam ter a ver connosco.

No início da semana, nos microfilmes 256 e 257, do Fundão, pareceu-me ver esse casal, como pais de algumas crianças. Não posso garantir, porque não se trata da minha gente e passei ao lado. Mas fica esta possível pista.

Cumprimentos e boa sorte

Maria

Resposta

Link directo:

MOUTOZOS, de Castelo Branco

#201621 | gmg | 26 jun 2008 12:02 | Em resposta a: #201606

Caro Lourval,

Recebeu a minha última mensagem onde lhe enviei informações sobre os Pais de Braz Gomes de Carvalho e Maria Gomes (estou a citar de cor), sobre os Moutozo? Conseguiu mais alguma coisa da sua ascendência?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

MOUTOZOS, de Castelo Branco

#201633 | Lourval | 26 jun 2008 15:25 | Em resposta a: #201621

Olá Luís,

Recebi sim e agradeço. De momento estou com os microfilmes da Póvoa de Rio de Moinhos. Até agora não vi nenhum Moutozo. Qualquer novidade, eu lhe aviso.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Alcains

#201637 | Lourval | 26 jun 2008 15:39 | Em resposta a: #201610

Cara Maria,

Agradeço sua informação. Está anotada.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos

#203051 | Lourval | 12 jul 2008 23:33 | Em resposta a: #117983

Caros colegas,

Estou com dois dos três microfilmes da Póvoa de Rio de Moinhos. Infelizmente não está comigo aquele que contém batismos após 1700.

Gostaria de localizar um dos batismos entre Luísa e Manuel, filhos de Manuel Antunes (Pepino) e Maria Domingues, na Póvoa de Rio de Moinhos, cerca de 1714. Qualquer outro filho serviria aos propósitos que é identificar os avós dos mesmos.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217121 | cruxsousae | 02 jan 2009 20:26 | Em resposta a: #117983

Caro Lourval

A minha trisavó chamava-se Josefa Folgada, natural de Póvoa de Rio de Moinhos. Era casada com José de Sousa, de Tinalhas, Calculo que tenha nascido por volta de 1840. Tiveram vários filhos: Manuel de Sousa, meu bisavô, António de Sousa, Maria Josefa Folgada, não sei se mais algum.

Se tiver dados sobre Josefa Folgada, ascendência, etc. ficar-lhe-ia muito grato. Se calhar ainda somos parentes...

Cumprimentos

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos

#217124 | cruxsousae | 02 jan 2009 20:37 | Em resposta a: #168190

Caro Lourval

Ando na pista dum Pedro Dias. A única coisa que sei dele é que viveu em Tinalhas (1848) e que era muito religioso. Presumo até que fosse padre. Se tiver dados acerca deste nome muito agradecia.

Cumprimentos

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217143 | Lourval | 02 jan 2009 23:20 | Em resposta a: #217121

Caro Manuel de Sousa,

Nosso parentesco é certo. Não será Josefa filha de Júlio Franco e Isabel Folgada? Eles se casaram em 08.05.1853 e tenho apenas dois filhos deles anotados: Mateus nascido em 30.10.1855 e Rosa (minha trisavó) nascida em 25.01.1863. Com certeza tiveram muitos mais. Acho que Josefa é irmã de Mateus e Rosa. Vou verificar melhor.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217198 | cruxsousae | 03 jan 2009 17:04 | Em resposta a: #217143

Caro Lourval

Obrigado pelas informações que disponibilizou acerca da Josefa Folgada.

Um abraço

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217213 | Lourval | 03 jan 2009 18:36 | Em resposta a: #217198

Caro Manuel,

Pela minha experiência na Póvoa de Rio de Moinhos, o Folgado veio de Escalos de Baixo e foi introduzido justamente pela Isabel Folgada através do seu casamento com Júlio Franco em 08-05-1853. Por isso acho que as chances são muito grandes de que Josefa seja filha deste casal. Mas veremos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217231 | Lourval | 03 jan 2009 22:13 | Em resposta a: #217121

Caro Manuel de Sousa,

Poderia dizer em que ano se casou Manuel de Sousa, seu bisavô? Ou a data do nascimento de algum filho, o mais velho que você tiver?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217333 | cruxsousae | 04 jan 2009 18:41 | Em resposta a: #217231

Caro Lourval

Há já bastante tempo fiz uma pesquisa sobre a Josefa Folgada nos registos paroquiais de Póvoa de Rio de Moinhos, confiante de que iria encontrar alguma coisa. As mnhas buscas deram em zero. Existe uma explicação para isso. Embora eu tenha vários assentos que a dão como natural da Póvoa de Rio de Moinhos, existem outros que atestam que ela era de Alcains.

Ela foi casada em primeiras núpcias com o meu trisavô José de Sousa, de Tinalhas, e foi nesta localidade que ela faleceu a 19-6-1875, na Rua Direita, nº 36. com a idade de 34 anos. O assento de óbito refere o seu nome completo [Josefa Maria Folgada], e diz que ela era filha de António Folgado e de Josefa Maria, todos de Alcains.

José de Sousa teve outras mulheres nomeadamente Josefa Joaquina da Silva e Maria Marques. Este facto originou muitas confusões nos registos da sua posteridade.

Quanto ao meu bisavô Manuel de Sousa, de Tinalhas, casou aos 23 anos em Ninho do Açor com Rosa Maria Duarte, de 24 anos, na data de 19-7-1888. Nesse assento é dado como filho de José de Sousa, de Tinalhas, e de Josefa Joaquina da Silva, da Póvoa de Rio de Moinhos.

Já António de Sousa, irmão do meu bisavô Manuel de Sousa, casado em Ninho do Açor a 18-2-1893. com a idade de 23 anos, aparece no respectivo assento de casamento como filho de José de Sousa e de Josefa Folgada, natural da Póvoa de Rio de Moinhos, o que me parece incorrecto. Enfim, muitas confusões.

Abraços

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos - adenda

#217337 | cruxsousae | 04 jan 2009 19:22 | Em resposta a: #217333

Caro Lourval

Para ilustrar a confusão que vai nos registos paroquiais sobre a minha ascendência paterna bastará comparar os assentos do meu avô e do meu bisavô.

O meu avô, António de Sousa, filho legítimo de Manuel de Sousa e de Rosa Duarte, neto de José de Sousa e de Josefa Folgada.

O meu bisavô, Manuel de Sousa, filho legítimo de José de Sousa e de Josefa Joaquina da Silva.

A contradição é notória, a menos que Josefa Folgada e Josefa Joaquina da Silva
sejam uma e mesma pessoa.

P.S.

Numa casa de Tinalhas existe uma pedra na parede com a seguinte inscrição:

IHS 1848
Pº DIAS

Quem será o Pedro Dias referido? Até à data ainda não consegui saber. Nos registos de Tinalhas têm-me aparecido muitos Dias, mas nem um só com o nome de Pedro. Se por acaso topar com algum nas suas pesquisas que tenha vivido no séc. XIX muito agradecia.

Abraços

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217341 | Lourval | 04 jan 2009 19:45 | Em resposta a: #217333

Caro Manuel de Sousa,

Está realmente complicado. Eu procurei em meus dados por entroncamentos de Folgado com Silva. Um deles ocorreu com o casamento de João dos Santos Silva (meu trisavô, de Alcains) e Rosa Folgada (da PRM). Descartado pois sua Josefa Folgada teria nascido em 1841.

Então encontrei o batismo de Patrocínia em 28-11-1846 em Alcains, filha de António Lourenço Mendo e Joaquina da Silva. Neto paterno de Domingos Lourenço Mendo e Joana Folgada (ambos de Escalos de Baixo). Neto materno de Manuel Gonçalves (de Alcains) e Maria Teresa da Silva (de Castelo Novo).

É apenas uma hipótese mas António Lourenço Mendo pode também ser António Folgado e como Josefa também era Josefa Joaquina.....

Concluindo, talvez Josefa Folgada seja também Josefa Joaquina da Silva, irmã de Patrocínia, que nasceu em Alcains em 28-11-1846.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos - adenda

#217343 | Lourval | 04 jan 2009 20:03 | Em resposta a: #217337

Caro Manuel de Sousa,

Sendo Josefa Folgada e Josefa Joaquina da Silva dois nomes de uma só pessoa, só corrobora com a minha hipótese de que ela seja irmã de Patrocínia.

A propósito, conheço centenas de antepassados de António Lourenço Mendo (ou António Folgado) pois este é filho de meus antepassados Domingos Lourenço Mendo e Joana Folgada.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos - adenda

#217344 | Lourval | 04 jan 2009 20:03 | Em resposta a: #217337

Caro Manuel de Sousa,

Sendo Josefa Folgada e Josefa Joaquina da Silva dois nomes de uma só pessoa, só corrobora com a minha hipótese de que ela seja irmã de Patrocínia.

A propósito, conheço centenas de antepassados de António Lourenço Mendo (ou António Folgado) pois este é filho de meus antepassados Domingos Lourenço Mendo e Joana Folgada.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217358 | cruxsousae | 04 jan 2009 21:52 | Em resposta a: #217341

Caro Lourval

A sua hipótese de que António Lourenço Mendo pode também ser António Folgado está correcta. Descobri nos meus apontamentos que Josefa da Silva (casada com o meu trisavô José de Sousa) era filha de António Lourenço Mendo Folgado e de Joaquina da Silva. O casal José de Sousa/Josefa da Silva teve um filho Manuel, segundo de nome, nascido em 22-3-1875 em que foi madrinha Clara da Silva, da Póvoa de Rio de Moinhos.

Abraços

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217362 | Lourval | 04 jan 2009 22:24 | Em resposta a: #217358

Caro Manuel de Sousa,

Como faço para lhe enviar os 106 antepassados que conheço de António Lourenço Mendo?

António Lourenço Mendo nasceu em 17-09-1814. Domingos Lourenço Mendo e Joana Folgada já estão na base de dados do Genea:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=556624

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217370 | cruxsousae | 04 jan 2009 23:39 | Em resposta a: #217362

Caro Lourval

Pode enviar os dados sobre António Lourenço Mendo para o meu email cruxsousaearrobagmail.com

Abraços

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217451 | Lourval | 05 jan 2009 15:36 | Em resposta a: #217358

Caro Manuel de Sousa,

O filho Manuel de José de Sousa e Josefa da Silva nascido em 22-03-1875 não pode ter sido aquele casado em 19-07-1888, pelo menos em princípio. Quando terá nascido o primeiro Manuel posto que aquele é o segundo?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#217505 | cruxsousae | 05 jan 2009 21:34 | Em resposta a: #217451

Caro Lourval

O primeiro Manuel era o meu bisavô Manuel de Sousa. Este casou aos 23 anos com Rosa Maria Duarte, de 24anos, na data de 19-7-1888. Devia ter nascido portanto em 1865.

Relativamente à Josefa da Silva, casada com o meu trisavô José de Sousa, depois da análise dos dados de que disponho, permitem-me adiantar que a mesma aparece nos registos paroquiais com nomes variados, a saber:

1- Josefa Folgada
2- Josefa Maria
2- Josefa Maria Folgada
3- Josefa Joaquina Folgada
5- Josefa da Silva
6- Josefa Joaquina da Silva


Também existe divergência quanto à origem de Josefa da Silva, havendo pelo menos dois assentos que aludem a Póvoa de Rio de Moinhos, como terra da sua naturalidade. Contudo, os dados mais fiáveis dizem que ela era de Alcains.

Resumindo:

Josefa Joaquina Folgada [ou como lhe queiram chamar] deve ter nascido em Alcains em 1844, onde morou enquanto solteira. Casou em Tinalhas, aos 19 anos, com o meu trisavô José de Sousa, na data de 20-5-1863. Morou em Tinalhas,na Rua Direita, casa n.º 36, onde faleceu às 6 horas da manhã do dia 19-6-1875, com a idade de 34 anos. Deixou 3 filhos órfãos.

Tiveram os seguintes filhos:

1- António, nasceu a 2-3-1864 e faleceu em 16-7-1869, com 5 anos.

2- Manuel de Sousa, 23 anos.
Deve ter nascido em 1865. Casou com Rosa Maria Duarte, 24 anos, em 19-7- 1888.

3- António de Sousa, 23 anos.
Deve ter nascido em 1870. Casou em Ninho do Açor com Francisca Maria, 18 anos, a 18-2-1893.

4- António, faleceu em 26-6-1873, com 2 anos de idade.

5- Manuel, nasceu a 22-3-1875 e faleceu a 24-6-1875, com 3 meses de idade. Sobreviveu 3 dias após a morte da mãe.

Abraços

Manuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#293622 | jaferro | 29 dez 2011 23:56 | Em resposta a: #117983

Caro Confrade Lourval,

Um dos resultados da minha pesquisa natalícia é a descoberta destes meus 12º avós: Fernão Gonçalves e Catarina Gonçalves, da Póvoa de Rio de Moinhos, dos quais descendo por três vias.

A filha, Maria Gonçalves casa 2ª vez, em Janeiro de Baixo, com Francisco Afonso, do Alqueidão, Dornelas do Zêzere, em 06.11.1633, de acordo com a seguinte imagem:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=2591&NodeID=_213201

Tem alguns dados sobre este casal?

Antecipadamente, os meus agradecimentos e os desejos de um 2012 cheio de Saúde e Sucessos!!

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#293626 | Lourval | 30 dez 2011 01:27 | Em resposta a: #293622

Caro José,

Da Póvoa de Rio de Moinhos, temos aqui tudo. Eu e Vítor Manuel temos todos os registros em um único arquivo, todos ligados por consanguinidade ou afinidade. É um arquivo ´paf´.

O único Fernão Gonçalves que temos é aquele que com Isabel Gonçalves teve uma filha Isabel nascida em 16.02.1585. E somem dos registros.

É uma pena que você tenha anotado Catarina ao invés de Isabel Gonçalves. Pois tudo se encaixa. O casal some dos registros indicando que saíram da Póvoa de Rio de Moinhos. Nem seus óbitos temos.

Será que você encontrou alguma coisa sobre a filha Isabel nos registros de Janeiro de Baixo?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#293650 | jaferro | 30 dez 2011 12:34 | Em resposta a: #293626

Caro Lourval,

Muito obrigado pela sua rápida resposta. É uma pena, mas como já estamos habituados, a pesquisa genealógica não é fácil... :)

É possível que o Fernão Gonçalves seja o mesmo, mas deve ter casado 2ª vez, noutra localidade. Contudo, o meu casal é dado como da Póvoa de Rio de Moinhos. Um lapso é possível e até corrente, mas como é que a filha Maria Gonçalves se torna moradora em Bogas do Meio, Janeiro de Baixo? Para responder a esta questão, tenho um outro caminho de investigação que são os RP de Almaceda, que começam em 1626, pois o 1º marido da minha antepassada Maria Gonçalves, Manuel Gonçalves, era natural de Ingarnal(?), Almaceda...

Nos registos de Janeiro de Baixo, na época, existe pelo menos um Fernão Gonçalves. Será o mesmo?. Para dificultar a tarefa, os RP sofrem um hiato no 1º quartel do século XVII!! Vou aprofundar a análise e ver se encontro uma Isabel filha de Fernão Gonçalves...

É possível estabelecer com o Fernão Gonçalves que aparece na vossa BD algum tipo de relação familiar ou é um registo único?

Renovo os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#293660 | Lourval | 30 dez 2011 13:56 | Em resposta a: #293650

Oi José,

É um arquivo único. Eles simplesmente desaparecem dos registos e provavelmente da Póvoa de Rio de Moinhos. Se não houve qualquer falha, então entende-se que os três saem da Póvoa de Rio de Moinhos. Ele fica viúvo e casa-se novamente com Catarina Gonçalves. O problema é.....onde?

Se quiser eu lhe envio cópia do registro que tenho.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#293661 | jaferro | 30 dez 2011 14:16 | Em resposta a: #293660

Caro Lourval,

Obrigado pela sua resposta. Estive a ver os RP de Janeiro de Baixo e a única informação relevante é a do baptizado de Agostinha, filha de Manuel Gonçalves e Maria Gonçalves, de Bogas do Meio, n.01.08.1627 e b.08.08.1627 (imagem 7, Mistos, 1625/1639). Mais nada...

Vou ver os de Almaceda... E esperar pela sorte!

Agradeço a sua disponibilidade. É estranho não haver relação com mais nenhuma família. Quais foram os padrinhos de Isabel? O meu email é jferro25@gmail.com

Boas entradas,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#294145 | jaferro | 07 jan 2012 00:26 | Em resposta a: #293660

Caro Confrade Lourval,

Bom ano, cheio de Saúde e Sucessos!

Muito obrigado pela mensagem que enviou para o meu email.

Explorando os dados disponíveis on-line, encontrei uma Isabel Gonçalves, mulher de Manuel Pereira (?), de Janeiro de Cima, como madrinha de Maria, b16.05.1638, filha de Maria Gonçalves e de Francisco Afonso. Será a irmã de Maria Gonçalves? A Isabel do Registo de Póvoa de Rio de Moinhos? O problema é que Janeiro de Cima é Castelo Branco e on-line não há nada! ;)

O 2º marido de Maria Gonçalves, meu antepassado, 1. Francisco Afonso, b.12.12.1606, em Dornelas do Zêzere (DZ), natural do Alqueidão, DZ, é filho de:

2. Francisco Afonso, natural de Silvares, Fundão, que casa em 11.03.1606, em DZ, com
3. Paula/Paulina Gonçalves, b.18.01.1568, viúva de Manuel Fernandes, DZ, natural do Alqueidão, DZ

4. Cristóvão Francisco
5. Domingas Francisco
6. Gonçalo Fernandes
7. Isabel Gonçalves

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Gonçalves, de Póvoa de Rio de Moinhos

#294148 | Lourval | 07 jan 2012 01:21 | Em resposta a: #294145

Caro José Fernandes,

É possível sim, que Isabel Gonçalves seja irmã de Maria Gonçalves. O caminho para a confirmação é localizar o casamento de Isabel Gonçalves com Manuel Pereira. Na Póvoa de Rio de Moinhos eles não se casaram. Não terão se casado na própria Janeiro de Cima?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Póvoa de Rio de Moinhos e Escalos de Baixo

#358857 | CAPICUA | 24 jun 2015 21:46 | Em resposta a: #201621

Caro Luís,

Como vi a sua mensagem, venho pedir a sua ajuda para os ascendentes destes Moutozo:

José Moutozo de Andrade casado com Maria Vaz de Sousa, e Escalos de Baixo.

Filho: Manuel Moutozo de Andrade casado em 11.12.1836, Escalos de Baixo com Clara de Sousa Barata( esta filha de Patrício José de Sousa e Brizida Barata).
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen