ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118027 | LProjecto | 04 mai 2006 21:12

Caros confrades,

Sem possibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital do Porto, aguardarei a boa vontade de algum confrade que possa tentar localizar o assento de matrimónio destes meus ascendentes, por forma a que me seja possível avançar mais alguma geração:

- Manuel Gonçalves e Mariana Francisca, que ocorreu na freguesia de Guidões - Trofa, em data anterior a 1705. Este casal teve um filho também chamado Manuel Gonçalves, que terá nascido, também na freguesia de Guidões, por volta da mesma data e que casou no Redondo (1725).

Antecipadamente grato.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118051 | MLS | 05 mai 2006 15:31 | Em resposta a: #118027

Caro Luís

Há algum tempo respondi-lhe, embora sem adiantar nada, no tópico "Arquivo Distrital do Porto". Como não me respondeu pensei que já tivesse o assunto resolvido.
Logo que vá ao Porto poderei ver-lhe o que pede. Tenho muitos antepassados de Guidões, e alguns com ligações ao Alentejo. Só lhe peço que espere um pouco.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118057 | A.Godinho | 05 mai 2006 17:17 | Em resposta a: #118051

Caros confrades

Procuro elementos ( maxime ascendências) sobre as pessoas adiante referidas e sobre as quais tenho as refªs que se seguem.

Casamento em S. João de Guidões, a 12.7.1709 de José Ferreira, que assistiu alguns anos em Montargil, filho legítimo de Domingos da Costa, então já defunto, e de Isabel Gonçalves, naturais e moradores na fregª de Alvarelhos, com Feliciana Francisca, filha de João Francisco e de Maria Gonçalves, naturais e moradores na fregª de S. João de Guidões. Testemunhas: João Luís, homem casado, do lugar do Cerro, e Manuel Gonçalves, casado, do lugar do Outeiro, da sobredita fregª de S. João de Guidões. Celebrante: Padre Manuel da Silva.

Casamento em S. João de Guidões, a 17.8.1676 de João Francisco, filho de Francisco de Araújo, já defunto, morador que foi na Rua Cham da cidade do Porto, e de Domingas Francisca, mulher solteira, da fregª de S. João de Guidões, com Maria Gonçalves, filha de José Gonçalves e de Domingas Francisca, sua mulher, já defunta, moradores na aldeia do Outeiro, da referida fregª. Testemunhas: André Gonçalves, da Cancela da Agra, Sebastião Jorge e Manuel Gonçalves meieiro (?), todos de Guidões. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.

Casamento em S. João de Guidões, a 1.9.1652, de Domingos da Costa, filho de Pedro da Costa e de sua mulher Luísa Francisca, já defuntos e moradores que foram na aldeia de S. Martinho de Fornelos, com Isabel Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Duarte sua mulher, moradores em Guidões. Testemunhas: Domingos, filho de André Pires, João André e Domingos Francisco, de V... (ilegível na fotocópia) e outros homens. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.
NOTA: o Domingos da Costa e Isabel Gonçalves, deste último assento, não garanto serem os pais de José Ferreira, ou outras pessoas homónimos daqueles (o que não deixaria de ser uma coincidência extraordinária atentas as datas e a proximidade dos locais onde viveram), pois no casamento de José Ferreira seus pais são ditos de Alvarelhos, e o certo é que os homónimos deste assento (o de 1.9.1652) são ditos de S. Martinho de Fornelos (o Domingos da Costa, ou seus pais) e de Guidões (a Isabel Gonçalves, ou seus pais). Pode ser que estas naturalidades se referiram apenas aos pais do Domingos da Costa e da Isabel Gonçalves, mas eles próprios, nubentes, serem de Alvarelhos...será assim? Estou convicto de que se trata das mesmas pessoas, mas os escrúpulos de genealógicos deixam-me inquieto... (já agora qualquer opinião sobre este ponto seria bem vinda).

Crasto na fregª de S. Martinho da Barca, no concº da Maia -Pascoal de Crasto, bap. 5/04/1643 filho de António João e de Ana Gonçalves, que passou a Montargil.

Antecipadamente grato

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118063 | Marco | 05 mai 2006 18:34 | Em resposta a: #118057

Caro António Godinho de Carvalho,

Sem dúvida que aqui no Porto, é a Lourdes Santarém quem tem estudado bastante bem estas freguesias de Santo Tirso e Trofa e ainda por cima com muita fiabilidade!
No entanto tenho esta descendencia que lhe pode interessar, ou dar pistas:

Descendentes de Pedro João


Generation No. 1

1. PEDRO JOÃO He married MARIA PIRES.

Child of PEDRO JOÃO and MARIA PIRES is:
2. i. MARIA PIRES.


Generation No. 2

2. MARIA PIRES (PEDRO JOÃO) She married FRANCISCO LUÍS 06 Set 1604 in Guidões, Trofa, son of LUÍS ANDRÉ and MARIA GONÇALVES.

Child of MARIA PIRES and FRANCISCO LUÍS is:
3. i. MARIA FRANCISCA, b. 26 Dez 1605, Guidões, Trofa.


Generation No. 3

3. MARIA FRANCISCA (MARIA2 PIRES, PEDRO1 JOÃO) was born 26 Dez 1605 in Guidões, Trofa. She married JOÃO ANDRÉ 07 Jun 1635 in Guidões, Trofa, son of ANDRÉ JOÃO and MARIA FRANCISCA.

Children of MARIA FRANCISCA and JOÃO ANDRÉ are:
4. i. FRANCISCO JOÃO.
ii. MARIA JOÃO, b. 30 Abr 1636, Guidões, Trofa.
iii. ANA JOÃO, b. 22 Mar 1637, Guidões, Trofa.
iv. GONÇALO JOÃO, b. 15 Jan 1642, Guidões, Trofa.
v. DOMINGOS JOÃO, b. 08 Fev 1644, Guidões, Trofa.


Generation No. 4

4. FRANCISCO JOÃO (MARIA3 FRANCISCA, MARIA2 PIRES, PEDRO1 JOÃO) He married LUÍSA DA SILVA 11 Jul 1677 in Guidões, Trofa, daughter of JOÃO DA SILVA and MARIA DA COSTA.

Children of FRANCISCO JOÃO and LUÍSA DA SILVA are:
5. i. FELICIANA5 DA SILVA, b. Guidões, Trofa.
ii. VITÓRIA DA SILVA, b. 24 Jun 1688, Guidões, Trofa.
iii. DAMIÃO DA SILVA, b. 24 Mai 1690, Guidões, Trofa.
iv. MANUEL DA SILVA, b. 25 Abr 1678, Guidões, Trofa.
v. ALEXANDRE DA SILVA, b. 04 Fev 1680, Guidões, Trofa.
vi. JOÃO DA SILVA, b. 19 Fev 1686, Guidões, Trofa.


Generation No. 5

5. FELICIANA DA SILVA (FRANCISCO4 JOÃO, MARIA3 FRANCISCA, MARIA2 PIRES, PEDRO1 JOÃO) was born in Guidões, Trofa. She married MANUEL ANTÓNIO 31 Jan 1705 in Guidões, Trofa, son of DOMINGOS ANTÓNIO and MARIA ANTÓNIA.

Notes for FELICIANA DA SILVA:
Crismada com seu irmão João em 1690 em Guidões

Children of FELICIANA DA SILVA and MANUEL ANTÓNIO are:
i. MARIA6 DA SILVA, b. 14 Jan 1708, São Cristóvão do Muro, Trofa.
ii. SERAFIM DA SILVA, b. 13 Abr 1709, São Cristóvão do Muro, Trofa.
iii. SEBASTIÃO DA SILVA, b. 20 Jan 1712, São Cristóvão do Muro, Trofa.
iv. RAFAEL DA SILVA, b. 30 Mar 1714, São Cristóvão do Muro, Trofa.
v. GABRIEL DA SILVA, b. 12 Jan 1716, São Cristóvão do Muro, Trofa.
vi. ALEXANDRE DA SILVA, b. 17 Abr 1718, São Cristóvão do Muro, Trofa.
6. vii. JOÃO ANTÓNIO DA SILVA, b. 10 Jun 1720, São Cristóvão do Muro, Trofa.


Generation No. 6

6. JOÃO ANTÓNIO DA SILVA (FELICIANA5, FRANCISCO4 JOÃO, MARIA3 FRANCISCA, MARIA2 PIRES, PEDRO1 JOÃO) was born 10 Jun 1720 in São Cristóvão do Muro, Trofa. He married VITÓRIA DE CAMPOS 18 Ago 1737 in São Cristóvão do Muro, Trofa, daughter of CAETANO DOMINGUES and BÁRBARA DE CAMPOS. She was born 20 Dez 1709 in São Cristóvão do Muro, Trofa.

Child of JOÃO DA SILVA and VITÓRIA DE CAMPOS is:
7. i. SERAFIM CAMPOS7 SILVA, b. 30 Dez 1746, São Cristóvão do Muro, Trofa.


Generation No. 7

7. SERAFIM CAMPOS7 SILVA (JOÃO ANTÓNIO6 DA SILVA, FELICIANA5, FRANCISCO4 JOÃO, MARIA3 FRANCISCA, MARIA2 PIRES, PEDRO1 JOÃO) was born 30 Dez 1746 in São Cristóvão do Muro, Trofa. He married ISABEL JOAQUINA DO ESPIRITO SANTO 06 Mai 1780 in São Cristóvão do Muro, Trofa, daughter of MANUEL RIBEIRO and D.MARIA DE SOUSA. She was born 29 Mai 1757 in Miragaia, Porto, and died 03 Nov 1832 in São Cristóvão do Muro, Trofa.

Child of SERAFIM SILVA and ISABEL SANTO is:
i. ANTÓNIO DA SILVA CAMPOS, b. 19 Jan 1787, São Cristóvão do Muro, Trofa; m. ANA MARIA DA COSTA, 10 Abr 1816, São Cristóvão do Muro, Trofa; b. 15 Jul 1790, São Cristóvão do Muro, Trofa; d. 28 Jun 1877, São Cristóvão do Muro, Trofa.



Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118070 | LProjecto | 05 mai 2006 19:22 | Em resposta a: #118051

Cara Maria de Lourdes

Bem haja pela sua gentileza.
Infelizmente, mais nada consegui acerca destes meus ascendentes.
De facto, esta gente de Guidões deixou larga descendência no Alentejo.
Qualquer informação que eventualmente possa encontrar, ficar-lhe-ei muito grato.


Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#118071 | A.Godinho | 05 mai 2006 19:24 | Em resposta a: #118063

Caro José António Reis

Grato pelas pistas. Por ora não consigo ligação.
Espero que a confrade Lourdes Santarém me possa ajudar.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119186 | MLS | 23 mai 2006 21:04 | Em resposta a: #118070

Caro Luís

Vou amanhã ao Porto.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119187 | MLS | 23 mai 2006 21:07 | Em resposta a: #118071

Caro António Godinho Carvalho

Como disse ao LProjecto vou amanhã ao Porto.

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119266 | MLS | 25 mai 2006 01:22 | Em resposta a: #118027

Caro Luís

Tenho novidades. Aqui vão.

Manuel filho de Manuel Gonçalves e de sua mulher Mariana Francisca do lugar do Outeiro desta freguesia nasceu aos 31/3/1696 e baptizado pelo padre Manuel da silva, cura desta igreja de Guidões na pia dela donde seus pais são fregueses aos 5/4. Padrinhos António Gonçalves, de Vermoim, homem casado e Catarina, moça solteira filha de André Gonçalves e de sua mulher Sabina Francisca da Cancela d'Agra. LM2 fl 16 - Guidões (S. João Baptista) - Trofa.

Aos 23 dias do mês de Gosto de 1693 e de missa em Domingo que disse aos fregueses nesta Igreja de São João Baptista de Guidões feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino nesta igreja donde os contraentes são naturais e moradores sem descobrir impedimento algum em presença de mim o Padre Manuel da Silva cura desta Igreja e sendo presentes por testemunhas Francisco João do lugar do Outeiro e Roque Francisco do mesmo lugar e Manuel Ferreira do Cerco e a maior parte da freguesia por ser Domingo, se casaram solenemente por palavras de presente em face da Igreja Manuel Gonçalves, filho legítimo de André Gonçalves e de sua mulher Sabina Francisca do lugar de Vermoim desta freguesia com Mariana Francisca filha legítima de Gaspar Francisco e de sua mulher Francisca Luís, do Outeiro, já defuntos também desta freguesia e logo lhes dei as bençãos. Assinam o Padre Manuel da silva e Francisco João.
LM2 fl 162v - Guidões (S. João Baptista) - Trofa

André Gonçalves filho de André Gonçalves Redondo e de sua mulher Luísa Gonçalves, moradores na aldeia do Outeiro foi-me entregue uma certidão do Padre António Alexandre coadjutor da Santa Sé do Porto em que dizia que por um despacho do Rev. Vigário Geral deste Bispado o recebera em face da Igreja por palavras de presente com Sabina Francisca filha de Francisco João e Águeda Francisca, sua mulher todos fregueses desta Igreja de Guidões. LM1 fl 190v - Guidões (S. João Baptista) - Trofa (Esqueci-me de anotar a data do casamento)

Aos 18/5/1631 eu o Padre Domingos de Azevedo, vigário de Santa Maria de Alvarelhos e de sua filial S. João de Guidões recebi em face da Igreja a Luísa Gonçalves do Outeiro viúva que ficou de Manuel Francisco com André Gonçalves filho de Maria Redonda todos desta freguesia. LM1 fl 181v-182 - Guidões (S. João Baptista) - Trofa

E é tudo por agora. Pelos apelidos Redondo vê-se que antes já andaram pelo Alentejo.

Agora uma curiosidade. O Luís é alguma coisa ao ilustrador José Projecto?

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119330 | LProjecto | 25 mai 2006 23:07 | Em resposta a: #119266

Cara Maria de Lourdes

Fico-lhe profundamente grato pelos elementos que teve a gentileza de me enviar. Como se não bastasse ainda conseguiu retroceder 3 gerações - tarefa que me seria extremamente difícil tendo em conta a distância a que me encontro do ADP.
Pode contar sempre com a minha ajuda para o ADÉvora.
Quanto ao pintor José Projecto, de Évora, é de facto meu parente. Curiosamente, não tenho notícia de qualquer indivíduo de apelido Projecto que não pertença ao meu ramo familiar. Estes elementos que me enviou são, efectivamente, um dos ramos ascendentes dos "Projectos". Achei curioso o facto do apelido "Redondo" coincidir com o nome da localidade para onde se deslocou o tal Manuel Gonçalves baptizado em 1696. É por estas e por outras que a genealogia é tudo aquilo que nós sabemos.

Bem haja.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119363 | MLS | 26 mai 2006 12:50 | Em resposta a: #119330

Caro Luís

Quando voltar ao arquivo verei a data que faltou e qualquer coisa que encontre mais lhe direi. Nunca pensei que o pintor José Projecto, tivesse origens em Guidões. Achei graça porque há uns anos meu marido e eu andamos várias vezes com ele por Trás-os-Montes, onde passávamos horas em frente a ninhos de águias, nós fotografando e ele desenhando. Foi o ilustrador do livro "Atlas das Aves do Parque Nacional da Peneda-Gerês" de que somos autores, editado pelo Instituto da Conservação da Natureza, com cerca de uma centena de ilustrações.

Um dia destes vou-lhe pedir se me vê em Évora umas inquirições de génere. É que alguns dos meus ascendentes de Alvarelhos, Guidões e freguesias da região andaram pelo Alentejo.

Depois darei notícias.

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#119451 | LProjecto | 27 mai 2006 10:49 | Em resposta a: #119363

Cara Maria de Lourdes

Interessante tal apontamento. Sabia, de facto, que o meu parente José Projecto tinha estado envolvido num projecto desse género, mas ignorava a colaboração em tão meritosa obra - pela qual aproveito para lhe endereçar as minhas felicitações.
Ficarei a aguardar a sua indicação para as pesquisas nas inquirições de génere.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272425 | jataide | 13 mar 2011 19:23 | Em resposta a: #118027

Luís,

Do casal Manuel Gonçalves X Mariana Francª, só tenho elementos do Manuel, revi todos os meus apontamentos, e apesar de ter encontrado um casamento em 1664 (imagem 991 e-tombo) Dºs Francisco (Gaspar Francº.XFrancª.Luís) com Domingas Francª., considero bastante improvável serem estes os pais de Mariana, considerando a idade de Manuel 166?(páginas manchadas). Registam-se por estas datas um número considerável de irmãos.

Sabina Francisca * 163?-886 (c/ Domingos gémeos) (mãe de Manuel)
irmãos Silvestre 1617(873);Catarina 1619(875); João 1621(876);Águeda 1623(878); José 1625;
Nota: A Sabina é irmã de Domingas Francª. mãe de João Francº fº. ilegítimo de Francº. de Araújo, meu ascendente directo e de A.Godinho , detalhados no outro tópico "Francº.Araújo Abade S.Martinho da Barca"

André Gonçalves X Sabina Francª

casamento 1658 (989) TT Benef Manuel Cardoso, Pe Sebastião, João da Costa, meirinho do Bispo, João Rodrigues Carnº.escrivão
Obs.: De todos os casamentos que li deste grupo, é o único que apresenta este tipo de testemunhas, julgo que poderá ser importante para a pesquisa da ascendência de André Gonçalves o Redondo (pai)

André Gonçalves o Redondo *1601(859) (+ 1676(965)fº. de Maria Redonda "PP João Gonçalves mantº ou montº e Mª. fª de Antª. deu-lhe por pai um mancebo de C???dorio?
Obs.: Desta não tenho mais notas. No entanto como o João Gonçalves montº (ainda não percebi se serão monteiros ou manteiros)
era tio da Águeda Francª. (mãe de Sabina e Domingas) e talvez meieiro porque aparece também na freguesia de Alvarelhos, na pesquisa desta talvez se encontre mais alguma referência.

Luísa Gonçalves do Outº. (+1686 976) ( André Gonçalves, o frade def X Catª. Gonçalves) 1º mat 1628 (979) Manuel Francº. (Francº.Gonçalves o bicho def X Margª. Gonçalves) TT Salvador Gonçalves, Francº.Luís e Gaspar Luís.

Nota: A Luísa é irmã de José Gonçalves*1616(872) (meu ascendente) X Domingas Francª. (Bento Francº.X Domingas João), pais de Mª. Gonçalves X João Francº (Domingas Francª. e Francº.Araújo), acima mencionados.
O Bento Francº. era meio irmão de Manuel Francº. 1º marido de Luísa, fº. de Maria Domigues soltª. e de F.Gonçalves o bicho
A Domingas João fª. de Pedro João X Maria Pires, os mesmos neste tópico referidos pelo confrade "Marco" José António Reis.

André Gonçalves, o frade (meieiro) casamento 1599 (972) (Francisco Gonçalves meieiro X Catarina Pires)
com Catarina Gonçalves (Pedro Gonçalves de Carvalho X Maria Anes)
Andre + 1627 (949); Catª. 1628 (952)
Mª Anes 1628 (952) vv " deixou em seu fº. João de Carvalho"; Pedro Gonçalves de Carvalho defunto em data anterior a 1606 (casamentos 974)

Pais de Sabina:
Águeda Francª. *1594(858) PP Manuel (Manuel Gonçalves)
Francº João ( c/ reservas, assento manchado Alvarelhos 1594) gémeo de Gaspar fº. de Belchior João Sapateiro da Grova sua mur Mª.Gonçalves(?) PP João Pires da igreja e Mª. fª. de Amador Fernandes da Grova

casamento 1614 (Guidões 976) no mesmo dia Francº João e seu irmão Melchior João (Alv *1592(13)( Melchior João da Grova X Mª.Pires) com Águeda e sua irmã Ana Francª. (Francº.Gonçalves, o frade do Cerro X Catª.Gonçalves)
TT Francª. (João Martins de Sá) e Catª. irmã de Luís Gonçalves de Sá.

Francº.João sapateiro Vermoim à cancela de Agra + 1659 (961)
Águeda Francª.+ 1666 (962)

Basicamente é tudo o que tenho. Destes mais antigos, gostaria de perceber se existirá alguma relação entre o o André Gonçalves, o frade (meieiro) e o Francº.Gonçalves, o frade do Cerro, sendo que este último e pela leitura dos diversos assentos relativos à Águeda Francª,, ele será Francº.Gonçalves monteiro, ou manteiro, o frade do Cerro. Tem um irmão João Gonçalves mo(a)nteiro, aparece com frequência nos paroquiais, nunca referido como frade, e por enquanto não lhe encontro casamento.
Do André (meieiro) registo um primo, Salvador Gonçalves para o qual procuro ascendência.
Quanto aos Carvalhos, estão um pouco atrasados, porque na minha ascendência tenho que pesquisar duas linhas.

Se tiver dúvidas, disponha
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272430 | LProjecto | 13 mar 2011 21:42 | Em resposta a: #272425

Cara Manuela,

Satisfaz-me o facto de termos parentesco, revelado através do fórum. Muito obrigado pelos interessantes elementos que teve a gentileza de partilhar, que eu desconhecia de todo pois, como referi, nunca me tinha debruçado sobre os paroquiais disponíveis online para essa linha. Vou agora tentar digerir toda essa informação e espero regressar depois a este tópico para trocarmos mais algumas impressões sobre estes nossos ascendentes.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272433 | LProjecto | 13 mar 2011 22:14 | Em resposta a: #272425

Cara Manuela,

Se não for abusar, pode deixar-me aqui o link para os paroquiais de Guidões? Deve ser do adiantar da hora, do cansaço ou, eventualmente, da azelhice, mas a verdade é que não estou a encontrar esses livros no ETombo.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272499 | jataide | 14 mar 2011 19:09 | Em resposta a: #272433

Luís,


Encontra na seguinte sequência:
e tombo
Porto 1ª página Santo Tirso, 2ª. Alvarelhos e Guidões. Os casamentos mais antigos (dos frades. em que são mencionados os pais e alguns irmãos deles) estão anexados ao livro de óbitos, no fim deste.

Pedia-lhe que me dissesse a que grupo familiar ( Redondo/Blogue) está o casal ligado.

Se não encontrar alguma das referências para as imagens, por incorrecção minha, diga-me.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272597 | LProjecto | 15 mar 2011 21:27 | Em resposta a: #272499

Manuela,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Estive a dar uma espreitadela nos livros de Guidões e, para já e a quente, apontei o seguinte (possivelmente será já do seu conhecimento, mas não queria deixar de partilhar):

a) Francisco Gonçalves "o Frade do Cerro" (estou mais inclinado para o Manteiro) teve, além de Águeda, pelo menos mais duas filhas (Ana Francisca, c.c. 1614 Melchior João, com dispensa do 4.º grau de consanguinidade, filho de Melchior João e de Maria Pires; Maria Francisca, c.c. 2.10.1607 Melchior Gonçalves, filho de Melchior Gonçalves e de Catarina Gonçalves) - Coincidência estes "Melchior"!!!!

b) Pedro Gonçalves de Carvalho teve, além de Catarina Gonçalves, pelo menos mais 3 filhos (Jerónimo Gonçalves de Carvalho, c.c. 10.8.1609 Ana Gonçalves, filho de Gaspar e de Ana Gonçalves; Maria Gonçalves, c.c. 24.9.1606 Francisco Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves e de Madalena Afonso; Pedro Gonçalves, c.c. 14.7.1600 Inês Domingues, filha de
Domingos Gonçalves e de Maria Gonçalves.

c) Francisco Gonçalves teve, além de André Gonçalves "o Frade", pelo menos, mais uma filha (Francisca Gonçalves, c.c. 14.9.1603 Salvador Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e de Brites André. Salvador podia ter sido pai de outro do mesmo nome que a Manuela refere como primo de André Gonçalves(trata-se apenas de uma hipótese)! Possivelmente seria um desses, pai ou filho, que ficou na posse dos bens de sua irmã Ana Duarte, falecida em 14.11.1643 em Guidões.

Como antes referi, estes elementos necessitam de confirmação pois resultam de uma pesquisa apressada e em diagonal.

Curioso também o facto de terem sido uns "Sás" (Francisco, filho de João Martins de Sá, e Catarina, irmã de Luís Gonçalves de Sá) a testemunhar o casamento das filha de Francisco Gonçalves "o Frade do Cerro".
Haverá parentesco com estes "Sás"?

Logo que tenha disponibilidade debruçar-me-ei mais sobre os livros de Guidões para ver se consigo descobrir mais alguma coisa.

Quanto à linha que me liga a essa gente (que ainda não está contemplada no blogue):

Bernarda Josefa (minha 5.ª avó) que se encontra em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=644312

era filha de Bernardo da Silva e de Maria de Jesus, neta materna de Francisco Rodrigues Pinheiro Sigano e de Catarina Maria. O referido Francisco era filho de Manuel Gonçalves, n. 31.3.1686 - Guidões, e de Jerónima da Encarnação, neto paterno de Manuel Gonçalves e de Mariana Francisca (os mesmos já referidos neste tópico), neto materno de Bartolomeu Rodrigues Sigano e de Domingas Mendes.

Caso tenha interesse em mais datas ou outros elementos complementares, basta dizê-lo.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272839 | jataide | 19 mar 2011 00:49 | Em resposta a: #272597

Luís,

Obrigada pela disponibilização das ascendências, porque convém ter todos os elementos. Reparei no apelido "Sigano", passo-lhe a seguinte informação, que colhi em Avis/Orada ca de 1572/1578 (talvez em 7/8 ) Pº Fernandes o Sigano de alcunha, em 1578 vai por Pº Fernandes Cigano X Mª.Fernandes, aparece com geração nos baptismos de 1600. Pode ser que no decorrer da investigação lhe seja útil.

Quanto ao Manteiro, concordo consigo, no entanto, acerca desta questão, gostaria de lhe passar particularmente uma informação, talvez através do correio do blogue, se não for inconveniente para si.

O Melchior João sapateiro da Grova ( ainda está nesta a R. dos Sapateiros) em Alvarelhos regista dois filhos "Melchior", um "de sua mulher" e o outro o que referi com reservas. Há em Guidões um outro Melchior João casado com Mª.Antónia filha de Ana Domingues (soltª.)e de Antº João Mantº (para não variar...). Eu já tenho muita informação, falta-me organizar e tentar compreender os relacionamentos.
Quanto aos Sás, duas das irmãs do meu antepassado João Francisco da Rosa ( José Ferreira X Feliciana Gonçalves, esta é fª. de Maria Gonçalves irmã do seu Manuel), Rosa Maria e Maria Gonçalves Ferreira casam, respectivamente, com Custódio de Sá Martins, e Manuel Luís de Sá, primos.
De Sá, em Alvarelhos, há também Maias e Costas.

O Francisco que refere, é Francisco João, (Alv 1595-113) filho de João Martins de Sá( 1º casado c/ Mª.Gonçalves, 2º Mª.Pires) x Mª.João (João Cristóvão do Vale X Mª.Afonso).Destes há uma ligação que não esta totalmente esclarecida com o Manuel Jorge do Vale (Alv), e o Sebastião Afonso da Quitã ouvidor em Cristóvão do Muro.

De Alvarelhos, por falta de assentos de casamento e, por ainda não estarem disponibilizados os baptismos de 1680/1700, não consigo encontrar a ascendência de Domingos da Costa X Isabel Ferreira, o que dificulta o entendimento do grupo familiar.

Como curiosidade, no Redondo, em data anterior a 1701 Alexandre Ferreira (irmão de José Ferreira casado com Mª.Francisca fª. de João Francº. X Maria Gonçalves)
Manuel Tomé de Carvalho em data anterior a 1723 (casado com Maria de Azevedo e Sousa neta de Sabina Francisca meia irmã de João Francº sobrinha da sua Sabina Francisca)
Gabriel Gonçalves em data anterior a 1731 (casado com Josefa Maria da Silva em estudo).

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#272855 | LProjecto | 19 mar 2011 10:58 | Em resposta a: #272839

Manuela,

Muito obrigado pela partilha. Vou agora analisar toda a informação, ver se consigo juntar mais algumas peças e o que conseguir trarei ao tópico.

Quanto à linha dos meus "Siganos", cheguei até ao casamento de João Rodrigues "Sigano" com Maria Pereira, ocorrido na Matriz de Redondo a 13.7.1608, ele era filho de outro do mesmo nome e de Maria Fernandes, ambos naturais de Mogadouro - Bragança.

Poderá sempre contactar-me através do blogue ou pelo seguinte endereço: luismcalhau(arroba)hotmail(ponto)com

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#319846 | LProjecto | 28 dez 2012 20:36 | Em resposta a: #272839

Cara Manuela,

Segue o que tenho sobre os Gonçalves de S. João de Guidões. Dada a substancial homonímiaque se verifica nesta freguesia, os seguintes elementos deverão ser considerados sempre com algumas reservas pois, como referi, pretendia voltar aos mesmos para confirmar todos os elementos, mas não o cheguei ainda a fazer. Como sei que passou a pente fino esses registos, coloco á sua consideração o que segue.

Ao seu dispor,
Luís Projecto Calhau

(Espero que o texto, por ficar desformatado, não fique também indecifrável)



GONÇALVES de S. João de Guidões - Trofa



§ Único

I – FRANCISCO GONÇALVES “MEIEIRO”, terá nascido por volta de 1550, provavelmente na freguesia de S. João de Guidões, concelho da Trofa. Casou com Catarina Pires, falecida na mesma freguesia a 10-4-1604. Tiveram filhos:
1 (II) ANDRÉ GONÇALVES, também conhecido como “o Frade Meieiro”, que segue.
2 (II) FRANCISCA GONÇALVES, casou em S. João de Guidões a 14-9-1603 com Salvador Gonçalves “Meieiro”, provavelmente seu parente, filho de Manuel Gonçalves “Meieiro” e de Brites André. Deles houve:

1 (III) FRANCISCA GONÇALVES, que casou em S. João de Guidões a 2-8-1649 com Lourenço Jorge, filho de Gonçalo Jorge e de Maria Gonçalves.

3 (II) FRANCISCO GONÇALVES “MEIEIRO”, que faleceu solteiro em S. João de Guidões a 28-8-1586.

II – ANDRÉ GONÇALVES “O FRADE MEIEIRO”, natural da freguesia de S. João de Guidões, aí casou a 14-4-1599 com Catarina Gonçalves [depois do casamento ficou também conhecida como “Meieira”, por associação ao marido], filha de Pedro Gonçalves de Carvalho, falecido a 16-4-1604, e de sua mulher Maria Anes, falecida a 1-3-1638. Houve filhos:

1 (III) LUÍSA GONÇALVES, que segue.
2 (III) MARIA GONÇALVES, baptizada em S. João de Guidões em 1604. Casou em 1635 com Sebastião Francisco, filho de outro do mesmo nome e de Domingas Antónia.
3 (III) FRANCISCO GONÇALVES, baptizado em S. João de Guidões em 1606.
4 (III) ANA GONÇALVES, que casou em S. João de Guidões a 29-9-1638 com António João, filho de João Manuel e de Catarina Gonçalves.
5 (III) DOMINGAS GONÇALVES, que casou a 17-9-1645 na referida freguesia com Domingos Jorge, filho de André Jorge e de Catarina (…).
6 (III) JOSÉ GONÇALVES, baptizado em 1616 na freguesia de S. João de Guidões, que casou a primeira vez com Domingas Francisca, filha de Bento Francisco e de Domingas João. Casou em segundas núpcias, a 15-5-1661, com uma homónima da primeira mulher, Domingas Francisca, filha de Francisco João e de Águeda Francisca. A sua segunda mulher, Domingas, foi baptizada a 14-1-1628 e era uma de 10 filhos de Francisco João e de Águeda Francisca, casados a 5-8-1614, sendo ele filho de Melchior João, da aldeia da Grova, e de Maria Pires, e ela filha de Francisco Gonçalves Manteiro , conhecido como “o frade do Cerro”, pois foi morador da Aldeia do Cerro, e de Catarina Gonçalves. A referida Águeda Francisca foi baptizada em S. João de Guidões a 25-3-1594. [cf. Tit. “GONÇALVES MANTEIRO”]
7 (III) ANTÓNIO, baptizado em 1618 em S. João de Guidões.
8 (III) ANDRÉ, baptizado a 28-10-1621 na mesma freguesia. Foi seu padrinho André João.

III - LUÍSA GONÇALVES [também referida como “Luísa Gonçalves do Cerro”, cf. assento do seu casamento], natural do lugar do Outeiro, baptizada na freguesia de S. João de Guidões a 14-11-1601, falecida na mesma freguesia a 28-01-1680. Casou a 1ª vez, na mesma paróquia, a 20-10-1628 com Manuel Francisco, filho de Francisco Gonçalves “o Bicho” e de Margarida Gonçalves. Estiveram presentes como testemunhas Salvador Gonçalves, Francisco Luís e Gaspar Francisco. Desse casamento houve:

1 (IV) LUÍSA, baptizada em S. João de Guidões a 22-1-1631, assistindo como seus padrinhos Francisco Ribeiro e sua filha Luísa, moradores na cidade do Porto.

Luísa Gonçalves terá enviuvado de Manuel Francisco, pouco tempo após esse casamento, tendo contraído segundo matrimónio, a 18-5-1631 na mesma freguesia, com André Gonçalves, “o Redondo” de alcunha, também referido como “o Novo” certamente por distinção de outro do mesmo nome, nascido provavelmente em 1601 no lugar do Outeiro, filho de Maria Redondo e de “um mancebo”. Testemunharam esse casamento Gaspar Francisco e Pedro Gonçalves. André faleceu a 2-3-1676 em S. João de Guidões. Viveram no referido lugar do Outeiro e tiveram os seguintes filhos:

2 (IV) ANDRÉ GONÇALVES, que segue.
3 (IV) DOMINGAS GONÇALVES, baptizada em S. João de Guidões a 2-9-1640, casou em 1666 na mesma paróquia com Francisco António.
4 (IV) GONÇALO, baptizado a 11-1-1646 em S. João de Guidões.
5 (IV) ÁGUEDA, s.m.n.

IV - ANDRÉ GONÇALVES, baptizado em S. João de Guidões a 18-12-1632, casou na mesma igreja em 1658 com Sabina Francisca, natural do lugar de Cancela d`Agra, baptizada a 2-7-1632 em S. João de Guidões, filha de Francisco João e de Águeda Francisca, atrás referidos. Testemunharam o seu casamento o beneficiado Manuel Cardoso, o padre Sebastião, João da Costa, meirinho do Bispo e João Rodrigues Caneiro, escrivão. Tiveram os seguintes filhos:

1 (V) MARIA, nascida em Cancela d`Agra e baptizada em S. João de Guidões a 29-3-1664.
2 (V) BÁRBARA, nascida em Cancela d`Agra e baptizada em S. João de Guidões a 27-4-1666.
3 (V) SABINA, nascida em Cancela d`Agra e baptizada em S. João de Guidões a 8-5-1669.
4 (V) LUZIA, nascida em Cancela d`Agra e baptizada em S. João de Guidões a 8-7-1670.
5 (V) MANUEL GONÇALVES, que segue.
6 (V) CATARINA, que se mantinha solteira em 8-7-1695 [cf. assento de baptismo, Tif 20].

V – MANUEL GONÇALVES, nascido em Vermoim a 19-3-1672 e baptizado a 25-3-1672 em S. João de Guidões, casou na mesma freguesia a 23-8-1693 com Mariana Francisca, natural do lugar do Outeiro, filha de Gaspar Francisco, também chamado “o Novo”, e de sua mulher Francisca Luís, já defuntos. Tiveram por testemunhas Francisco João, do lugar do Outeiro, e Roque Francisco do mesmo lugar e Manuel Ferreira do Cerco e a maior parte da freguesia por ser Domingo.
Tiveram:

VI - MANUEL GONÇALVES, nascido a 31-3-1696 no lugar do Outeiro, baptizado pelo padre Manuel da Silva, em S. João de Guidões a 5-4-1696. Foram seus padrinhos António Gonçalves, de Vermoim, homem casado e Catarina, moça solteira filha de André Gonçalves e de sua mulher Sabina Francisca da Cancela d'Agra.

Manuel Gonçalves terá saído da freguesia onde vivia com destino à vila de Redondo, Alentejo. Exerceu o ofício de pedreiro, tendo casado na respectiva Matriz dessa vila a 5-8-1725 com Jerónima da Encarnação, natural da mesma Matriz, filha de Bartolomeu Rodrigues, de alcunha “o Cigano” e de Domingas Mendes Pinheiro, neta paterna de Francisco Rodrigues “o Cigano” e de Maria Maia, neta materna de António Gonçalves, de alcunha “o Ruivo” e de sua mulher Maria Pinheira, todos de Redondo.

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#319901 | jataide | 29 dez 2012 23:13 | Em resposta a: #319846

Caro Luís,

Obrigada, está impecável. Terei perdido (não encontro) a ascendência do Gaspar Francº., a Francª. Luís será (ver esquema abaixo) irmã de Mª. Luís, quanto a ele, tenho que o procurar. Agradeço, sobretudo, a informação da ligação ao Redondo. A Sabina mulher do André testou a favor do genro André da Costa. Marçala Francª. que se calhar não saberá da sua existência, nasceu em data anterior ao casamento de Sabina. Freguesa de Alvarelhos cc Dºs.António, também assistente no Alentejo, onde faleceu. O filho Bento morre também no Alentejo, tinha 15 anos. A Marçala w faz tt sua sobrinha Mª.de Oliveira soltª. Estou com imensas dificuldades para conseguir compreender os Silvas/Oliveiras/Ribeiros que aparentemente aparecem por via dos Gonçalves Carvalho.


O esquema é simples, muito básico, mas o aqrupamento principal, é seguinte:


MANUEL GONÇALVES (o VELHO) cc BEATRIZ ANDRÉ

Filhos: Salvador Gonçalves cc Francª.Gonçalves (Francº.Gonçalves, o frade meeiro e Cª.Pires)
Manuel Gonçalves cc Mª.Luís ( Luis André e Mª.Gonçalves) tem uma irmã Francª.Luís
Mª.Gonçalves cc Jorge Francº. (caseiro da Igreja) ( Francº.Gonçalves e Inês André)

FRANCº.GONÇALVES, o frade (acima) cc Cª.PIRES

Filhos: Francª. cc Salvador a.m.
André Gonçalves cc Cª.Gonçalves (Pº.Gonçalves de Carvalho x Anes (ou Eanes)

Pº GONÇALVES DE CARVALHO cc Mª ANES

Filhos: João Gonçalves de Carvalho (TTT de sua mãe Mª.Anes) cc Ana Gaspar ou Gonçalves (Gaspar Pires e Ana
Gonçalves de Gondim)
Isabel Gonçalves cc Sebastião Gaspar idem
Mª.Gonçalves cc Francº.Gonçalves (Pº.Gonçalves e Madalena Afonso Bairros Santiago do Bougado)
Pº Gonçalves cc Inês Domingues (Dºs.Gonçalves e Mª.Gonçalves)

FRANCº.GONÇALVES cc INÊS ANDRÉ

Filhos: Francº.Gonçalves cc Cª.Francª.(Francº.Gonçalves X Lopes)
Inês Francª. cc Domingueanes (João Gomes e Cª.Pires)
Jorge Francº. cc Maria Gonçalves (Manuel Gonçalves e Beatriz André) a.m.
Cª.Gonçalves cc Giraldo André (Gemunde)
Sebastião Francº. cc Mª.Antónia

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: ADPorto - freg. Guidões - Gonçalves

#323664 | loms | 21 fev 2013 20:51 | Em resposta a: #319846

Meu caro
Confrade Luis Projeto Calhau

Antes de mais queria felicita-lo, bem como à Manuela Aleixo (com quem já troco informações no facebook - Grupo de Genealogia do Vale do Ave e Càvado), pelas infomrações relativas aos nossos antepassados. Foi através de um parente nosso em comum, Nuno Gonçalo Ferreira, que tive conhecimento destas vossas trocas de infromações que já me foram bastante úteis para corrigir alguns erros destes nossos antespassados Gonçalves, cujos relacionamentos acho muito confusos, pois eles depois acabam por casar todos uns com os outros.

Gostaria de saber se a partir do link a seguir, os dados introduzidos estão corretos: http://pagfam.geneall.net/0052/pessoas.php?id=1162179

Por outro lado, na árvore acima discriminada constam uma Agueda João Gonçalves casada com um José Gonçalves de Carvalho que poderão ser os mesmos que constam como Agata João casada com José Gonçalves.

Com os melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 04:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen