Soares de Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Soares de Barbosa

#118083 | PinheirodeCampos | 05 mai 2006 20:41

Por eventualmente ser do interesse de algum confrade, mais um link perdido em Trás-os-Montes:

MARIA GERTRUDES
Filha de José Soares de Barbosa, natural de São Miguel de Trizoiras, Comarca de Sobre Tâmega e de D.Ana Joaquina de Santa Escolástica Soares, natural de Santo Ildefonso (Porto), neta paterna de Manuel Soares de Barbosa, de Santa Marinha do Zêzere e de D.Maria Tomázia de Azeredo e Queiroz, da referida freguesia de São Miguel e materna de António da Costa Soares e de D.Joana Rosa, esta de São João da Foz e ele de Balazar.
Nasceu em Alfândega da Fé em 17.09.1777, baptizada a 21, sendo padrinhos João Caetano de Magalhães, de Roios e D.Maria do Carmo e Castro, de Chacim, representados por José Pinto d’Almeda e Pedro Soares de Barbosa Cardoso.
LIVRO 8 – P.162v

Bom trabalho

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Barbosa

#118108 | chartri | 06 mai 2006 00:54 | Em resposta a: #118083

Caro confrade
Tambem tenho alguns Soares Barbosa "para a troca":

O doutor Luís Soares Barbosa, nasceu em Ansião em 22 de Junho de 1742; Filho de Manuel Freire de S Lázaro e de Violante Rosa, neto paterno de Lázaro Freire e de Maria Luísa, de Ansião , neto materno de Francisco Barbosa de Francisco Barbosa da Cunha e de Mariana Soares, do lugar de Ribeirinho em Pombeiro de Riba-Vizela.

Estudou medicina em Coimbra e tomou capelo em 20 de Maio de 1767; foi médico dos partidos da Câmaras Cabido e Hospital da Guarda e de Castelo Branco; nomeado médico do partido em Leiria em 1 de Agosto de 1785; foi sócio correspondente do Instituto Vacínico da Academia Real de Ciências e Professor Régio de Filosofia. Faleceu em Leiria em 20 de Agosto de 1823.
Escreveu vários livros:

“Del Angiria Olcerona aquid Leirium epidemia grassante 1786-1787” publicado em Lisboa por Simão Tadeu Ferreira em 1789. Foi oferecido um exemplar ao Rev. Bispo de Leiria D. Lourenço de Lencastre

“Biennium Nonologieum Leiriensa” publicado no Jornal de Coimbra, Vol 10, nº 52, Parte 1ª, pag 273, ano 1817

“Vistas Económicas para os hospitais militares” memória apresentada às Cortes em 1821 e remetida a Comissão de Saúde Pública em 6 de Outubro de 1821
Casou-se com Joana Tomásia de Ceia Fortes

Tiveram os seguintes filhos:

a) Maria Violante que se casou com José Faria Gomes de Oliveira
b) Ana Barbara casada em 1816 com William Charters, de nacionalidade Inglesa (Berweek-upon-Tweed) ( MEU TéTRA AVÔ) , que veio para Portugal como tenente no Exercito Expedicionário Inglês que este na Península Ibérica durante a Guerra Peninsular (Invasões napoleónicas); promovido a capitão e integrado no exercito português (Regimento de Infantaria nº 11 em 14 de Agosto de 1809); a Capitão no mesmo Regimento em 16 de Maio de 1810; a Major integrado no Regimento de Infantaria nº 22 (Vila Real de Panoias) em 30 de Agosto de 1811; a Tenente Coronel integrado no Regimento de Infantaria nº 15 (Braga) em 12 de Outubro de 1815.; suspenso em Ten Cor em 24 de Agosto de 1820 e reformado em 26 de Janeiro de 1826. Foi Cavaleiro da Real Ordem Militar da Torre e Espada.
c) Joaquina Eufrásia, casada com o Dr Aureliano Pereira Frazão, que em 1826 era 3º lente substituto da Faculdade de Medicina de Coimbra e foram pais de António de Aguiar Pereira Frazão Soares que entre 1855 e 1859 publicou algumas obras inéditas seu tio avô Padre Dr Geronimo Soares Barbosa
d) Violante Rosa casada com André Júlio Ferreira Simões


O Dr Luís Soares Barbosa era irmão de 3 naturais do Ansião ilustres:

Padre Dr Antonio Soares Barbosa, nascido em Ansião em 5 de Maio de 1734: Tomou capelo, como clérigo em direito canónico em 1761 e lente de Prima (?) na Faculdade de Filosofia em 1791; Faleceu em Coimbra em 1 de Março ou a 3 de Abril de 1801. Foi s+ócio da Academia Real de Ciências r deputado da Junta da Directoria Geral de Estudos em 1799. Escreveu muitas obras, algumas notáveis.
Padre Dr Gerónimo Soares Barbosa, nascido em Ansião em 24 de Janeiro de 1737; ordenou-se como padre secular em 1762 e tomou capelo em Direito Canónico em 1768; foi nomeado professor de retórica e política no Colégio das Artes em 1768; foi visitador das escolas de primeiras letras e língua latina da Provedoria de Coimbra em 1794; deputado da Junta de Directoria Geral dos Estudos em 1799. Jubilado na cadeira de Retórica em 1790. Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências. Faleceu em Lisboa em 5 de Janeiro de 1816. FOI um notável filosofo

Dr Nicolau Soares Barbosa que foi professor de Gramática no Colégio das Artes em 1795 e de Retórica e Politica no mesmo Colégio em 1812. Faleceu antes de 1817

Cumprimentos
Ricardo Charters d?azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Barbosa

#118111 | PinheirodeCampos | 06 mai 2006 01:31 | Em resposta a: #118108

Caro Ricardo

OPbroigado pelas suas achegas preciosíssimas como sempre todas aquelas que tenho observado nos seus oportunos esclarecimentos.

Embora esta família não seja parte das minhas investigações, tenho por hábito sempre que encontro alguém de outras paragens com registos por esta zxona enviá-los para o fórum pois poderão ser úteis a alguiém. Pelo menos assim o espero e estou certo que todos faremos o mesmo.

Lendo a sua simpática mensagem aproveito para lhe erguntar o que me sabe dizer acerca dos FREIRE de ANcião e freguesias anexas pois tenho ascendência nessa família e nessa localidade embora pouco saiba pois foram ramos que seguiram para Tomar e Ourém juntamente com os meus ramos PINHEIRO.

Como Leiria fica sempre longe para quem vive neste canto do país, pode ser que o Ricardo tenha algum dado que possa ser útil e que sirva para "a troca"!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
pinheirodecampos@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Barbosa

#118126 | chartri | 06 mai 2006 12:17 | Em resposta a: #118111

Meu caro

Muito obrigado.
Não nada sei mais deste meu ramo de Ancião. Trata-se dum "fim da linha" pois não consegui ir mais para traz.. Não existem registos paroquiais nessas datas de Ancião, pelo que estou "bloqueado". Já andei pelos registos da Universidade de Coimbra mas pouco consegui. Estas informações foram encontradas nuns apontamentos do meu bisavô que encontrei recentemente.

Em relação aos Freires nada mais sei do que aqui "postei". Na minha base de dados familiares (com cerca de 1800 indivíduos) não tenho mais Freires.

De resto aqueles Soares Barbosa foram viver para Leiria nos finais do século XVIII e início do século XIX. Integram a minha página web: chartersdeazevedo.com pois uma delas se casou com um Charters "fundador" do meu ramo principal com esse nome.

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Barbosa

#118628 | PinheirodeCampos | 15 mai 2006 15:38 | Em resposta a: #118126

Caro Ricardo

Aproveito a oportunidade - sempre oportunas nestas brincadeiras da Genealogia! - para lhe perguntar se reside em Leiria e se por acaso não se desloca ao ADistrital. Desde já peço desculpa por este abuso e aproveitamento da sua "boleia" mas Leiria fica-me um pouco distante e só por um acaso poderei pensar em me deslocar a esse aqruivo.

Acontece que tenho necessidade de procurar um casamento na freguesia de ALMOSTER, concelho de Ancião, entre MANUEL DOMINGUES e JOAQUINA FREIRE que ocorreu entre 1850 e 1859 e, a partir daqui o nascimento dessa JOaquina e possíveis irmãos na mesma fregusia, lugar do Casal Velho, sendo filha de José Lopes e Luísa Freire.

Será tal possível?

Agradece e ao dispor para qualquer eventuialidade nesta região

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Barbosa

#118631 | chartri | 15 mai 2006 16:32 | Em resposta a: #118628

Caro Filipe,

Não, não resido em Leiria. Resido no Estoril. Desloco-me quase todas as semanas lá para tratar assuntos de família. Quando tenho tempo dou um salto ao Arquivo Distrital para "pescar" alguns antepassados, mas sempre com pouco tempo.

Tomo nota deste seu pedido e verei o que posso fazer.

No entanto lembro-lhe que o pessoal do Arquivo é muito prestavelk e simpatico e fazem algumas pesquizas faceis desde que não tome mais do que meia hora. Mande-lhes um e mail e pode ser que obtenha a resposta mais rapida que eu consiga .

Um abraço amigo

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen