Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Arquivos | Brasil | Hispânia

Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#118180 | Crislara | 07 mai 2006 20:10

Por Favor alguém tem informação sobre navios que chegaram ao Brasil vindos da Espanha, entre 1900 e 1915?
Estou ás escuras, pois procuro pelo navio e pela data em que chegaram meus avós vindos da Espanha, da região de Nájera, seus sobrenomes são Fuentes e Mattute.
Obrigada
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#123355 | ka67 | 22 jul 2006 21:03 | Em resposta a: #118180

Se você tem nomes/sobrenomes dos seus avós, pode começar pelo site do Memorial dos Imigrantes - http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/. A consulta online é fácil, e foi lá que eu consegui descobrir não só quando meus avós chegaram, mas também os membros que imigraram, seus nomes e idades na chegada.

Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#123446 | Crislara | 23 jul 2006 22:17 | Em resposta a: #123355

Muito obrigada pela informação, já procurei neste site e não consegui encontrar os nomes dos meus avós, encontrei vários parentes deles.
Se você tiver mais algum site onde eu possa procurar, ficarei agradecida.
Um abraço.

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#133146 | marciafumero | 05 nov 2006 15:41 | Em resposta a: #118180

Crislara, também procuro a mesma informação que você para descobrir dados sobre meus bisavós, nos mesmos anos que você. Seu que eles vieram de Vilaflor/Tenerife/Espanha. Também já procurei no site do memorial dos imigrantes e não encontrei nada. Felizmente sei que meu bisa morreu em São Carlos/SP. Isso me ajudou a econtrar o nome dos país dele.
Se eu descobrir outra fonte de pesquisa, te aviso.

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#137429 | bierzo2000 | 16 dez 2006 18:44 | Em resposta a: #133146

Olá Crislara,

Entre no site www.arquivonacional.gov.br no Rio de Janeiro, la voce vai encontrar muita informaçao.

Sds
Acacio

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#138050 | CesarPaulo | 23 dez 2006 10:05 | Em resposta a: #137429

Há tambem o site do Pojeto Imigrantes: www.projetoimigrantes.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183315 | sorensenr0105 | 02 fev 2008 20:58 | Em resposta a: #118180

achei algo aqui também... se te ajudar... http://www.geocities.com/lberaldo/Vapores.htm

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183359 | Crislara | 03 fev 2008 02:15 | Em resposta a: #133146

Desde já agradeço pela sua atenção e se eu souber de mais informações, tb te aviso.

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183360 | Crislara | 03 fev 2008 02:18 | Em resposta a: #137429

Já entrei neste site e continuo sem muita informação, mas mesmo assim agradeço pela sua dica, se souber de outros sites, por favor me indique.

Obrigada
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183361 | Crislara | 03 fev 2008 02:20 | Em resposta a: #138050

Olá CesarPaulo.
Já tentei este site e para minha pesquisa está imcompleto.Não consigo encontrar o que preciso.

Obrigada.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183362 | Crislara | 03 fev 2008 02:23 | Em resposta a: #183315

Ola sorensenr0105

Vou procurar neste site que vc indicou e qualquer coisa que conseguir te aviso.

Obrigada
Crislara

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183553 | sorensenr0105 | 04 fev 2008 18:35 | Em resposta a: #183362

não achei nada ainda... ta dificil mesmo hein!!!

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#183683 | ANASTACIACAPELO | 05 fev 2008 18:15 | Em resposta a: #183553

Estou na mesma procura que vocês.
Meus avós vieram da espanha e não consigo encontrar onde eles chegaram, se conseguirem alguma informação, por favor me avisem.
Atenciosamente,
Anastácia

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185524 | DeniseMartins | 20 fev 2008 18:39 | Em resposta a: #183683

olá, tive po memso problema não achava nos sites
meu avô e meus bisavós vieram da espanha ao brasil em 1910, mas fui ateo memorial do imigrante em são paulo com todos os dados que tinha e eles acharam ai me explicaram que no site não todos os anos que estão digitados.... e livres para consulta... memso por que nos terminais que existem no memorial do imigrante tb não achei....

e o mais legal é que descobri que eles desembarcaram no rio de janeiro e não em santos como eu pensava...ai eles me deram o site do arquivo nacional do rio de janeiro para entrar em contato com eles, para ter mais informações...


boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185533 | jlmartinho | 20 fev 2008 19:40 | Em resposta a: #118180

Prezada Cristina,
Estive hoje no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro para consultar a vinda do meu pai de Portugal para o Brasil em 1913.
No momento, o que eles tem microfilmado, é a relação de imigrantes que ficaram na Hospedaria dos Imigrantes, onde tem as datas de chegadas dos Vapores, os nomes dos Vapores, os nomes dos imigrantes que se hospedaram e a nacionalidade deles. O que eles ainda não tem microfilmado e portanto ainda não disponível são os Registros de Vapores, onde tem a relação de passageiros de cada Vapor.

Espero ter ajudado alguma coisa.

Sds.

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185546 | M.Ribeiro | 20 fev 2008 22:42 | Em resposta a: #185533

Prezado José Luiz Martinho

Você sabe dizer se a Hospedaria dos Imigrantes a que você se refere é a que ficava na Ilha das Flores, perto de São Gonçalo/Niterói? Sabe se haveria outras, no Rio de Janeiro?

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185592 | jlmartinho | 21 fev 2008 15:16 | Em resposta a: #185546

Prezada Marli,

Peço-lhe desculpas por não ter dito na minha resposta, que os microfilmes referiam-se aos Registros de Imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores, pois na época só tinha este aqui no Rio de Janeiro.

Outra dica legal, é você procurar os Centros de História da Família, que são ligados aos mórmons. Vê se você encontra algum aí em são Paulo, eu no momento não sei informar se tem endereço eletrônico aqui no Brasil, mas de qualquer forma, mando abaixo o endereço que eu tinha encontrado aqui no Fórum.

http://www.familysearch.org/Eng/Library/FHC/frameset_fhc.asp

Vou ver sê consigo aluma coisa para você e depois eu te retorno. Ok.

Sds,

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185594 | M.Ribeiro | 21 fev 2008 15:44 | Em resposta a: #185592

Prezado José Luiz Martinho

Nunca me dirigi aos mórmons porque ouço dizer que no Brasil não funciona muito bem. Ou em São Paulo, não sei.
Entrei no site que você indicou e aproveito para corrigir o telefone da unidade que fica na rua Ibituruna: é necessário acrescentar um 2 ao número que consta. No momento uma gravação informa que o telefone está indisponível, mas penso em começar por lá, porque, se não me engano, é bairro perto de onde moro, Vila Mariana.

Muito obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185595 | jlmartinho | 21 fev 2008 15:46 | Em resposta a: #185546

Prezada Marly,
Abaixo o endereço e telefone de um Templo Mórmon ai em São Paulo.


São Paulo Brazil Jaçanã
Av. Luis Stamatis, 1200
Jdim Modelo
São Paulo, Sao Paulo, Brazil
Phone: 11-6241-5409
Hours: Ter-Qua 20:00-22:30

Sds,
José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185597 | M.Ribeiro | 21 fev 2008 15:53 | Em resposta a: #185595

Prezado José Luiz Martinho

Este que você indica fica na zona norte de São Paulo e eu moro na zona sul. Como disse antes, vou tentar entrar em contato com o da rua Ibituruna, que também consta do site, para tentar começar por lá.

Obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185695 | Crislara | 22 fev 2008 03:37 | Em resposta a: #185533

Prezado José

Muito obrigada pela sua ajuda, mas fica complicado para mim, pois moro em Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. Mesmo assim vou entrar em contato com eles e ver o que consigo. Se você tiver alguma outra informação, por favor me avise.

Obrigada desde já

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185794 | jlmartinho | 22 fev 2008 20:59 | Em resposta a: #185695

Prezada Cristina,

Se você souber o nome do Vapor, já fica um pouco mais fácil de achar. De qualquer forma, entre no site do Arquivo Nacional e faça um pedido de consulta, colocando o nome completo de seus avós, que eles conseguem encontrar alguma coisa. Eles são bem prestativos.

Boa sorte em sua procura, e não desista, seja persistente que você com certeza irá encontrar.

Sds,

José Luiz Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#185914 | Crislara | 23 fev 2008 20:28 | Em resposta a: #185794

Prezado José Luiz,

Não sei qual o Vapor , só sei que desembarcaram no Porto de Santos, eles se cano Brasil no ano mde 1915, na cidade de Uchôa, interior de São Paulo. Vou seguir seu conselho e pesquisar no site do Arquivo Nacional.

Muito obrigado pela sua ajuda, se conseguir o que procuro, te retornarei com informações.

Sds,

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#217761 | simonefes | 08 jan 2009 03:29 | Em resposta a: #185914

Prezados,

Tenho procurado (por 2 dois anos) informações sobre o meu avô vindo da Espanha em + ou- 1920...
Já fiz pesquisas no Memorial do Imigrante e nada encontrei, no arquivo nacional tb, solicitei a ceridão de naturalização no ministério, tb nãotem nada registrado lá....
Tenho documento de casamento e de óbito, ambos informam nascido em Granada - Espanha, com a data e os nomes dos pais, mas esta praticamente impossível localizar onde em Granada el nasceu. Entrei em contato com o Registro Civil de Granada, mas eles me pediram o pueblo que ele nasceu....enfim, eu não tenho.
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!!! Seu nome é JUAN FERNANDEZ MARQUEZ.

Muito obrigada

Simone

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#220356 | bierzo2000 | 04 fev 2009 05:56 | Em resposta a: #217761

Ola Simone,

Qual a data de nascimento de Juan Fernandez Marquez, nome dos pais, data de nascimento dos pais, o nome dos avós e data de nascimento, dele?
Voce sabe o nome do navio ou vapor?
Coloca toda a informaçao que voce tiver, vou dar uma pesquisada no meu tempo livre.

Sorte.

Acacio

Resposta

Link directo:

RE: Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#220442 | simonefes | 05 fev 2009 00:58 | Em resposta a: #220356

Boa noite Acacio

Meu avô JUAN FERNANDEZ MARQUEZ nasceu dia 29/08/1911 em GRANADA - ESPANHA, filho de JOAQUIN FERNANDEZ e MARIA MARQUEZ. Não tenhos mais informações sobre os pais, nem o navio e data que chegaram aqui no Brasil, só sei que foi na decada de 20.
Agradeço qualquer tentativa,

muito obrigada.

Simone

Resposta

Link directo:

Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#410197 | Ro Santos | 03 dez 2018 21:37 | Em resposta a: #217761

Boa tarde

De uma olhadinha no site, tem várias pessoas com esse nome.
Acho interessante fazer o cadastro para pesquisar com calma.
Espero ter ajudado

https://www.myheritage.com.br/research?formId=master&formMode=1&action=query&exactSearch=0&useTranslation=1&catId=1&qname=Name+fn.juan%2F3+ln.fernandez%2F3mar%2F0uez+g.M+fnmo.1+lnmsrs.false

Resposta

Link directo:

Os Vapores para o Brasil vindos da Espanha

#438956 | Mônica Fortune | 31 jan 2022 20:22 | Em resposta a: #118180

Também estou procurando a mesma informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 04:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen