Família Fernandes da Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Fernandes da Cunha

#118229 | Claudia Cunha | 08 mai 2006 18:08

prezados,

meu avô, manoel fernandes da cunha, filho de manoel fernandes da cunha e rosa maria de jesus, nasceu em guimarães no dia 01 de junho de 1875. não sei em que freguesia ele nasceu? será que dá para descobrir? alguém pode me ajudar?

grata,

claudia dos santos cunha

Resposta

Link directo:

Guimarães, terra de mesmo muitas Freguesias.

#118489 | victorferreira | 12 mai 2006 22:59 | Em resposta a: #118229

Cara Cláudia,
Já que ninguém lhe respondeu, aqui vai uma dica (afinal, ainda não fiz a minha boa acção do dia ...):
- se o algum filho/a do seu avô nasceu em Portugal, ele ou ela têm uma certidão de nascimento onde diz de que Freguesia era o seu avô; se nasceu no exterior a coisa é menos simples: têm que ser vistos TODOS os livros de cada Freguesia do Concelho de Guimarães que contenham o dia 1/6/1875;
- não tem nenhum familiar mais antigo que se lembre? alguma carta ou fotografia antiga guardada num baú com alguma indicação? Isso ajudava;
- se não, vá ao site do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo (digite IANTT num motor de busca qualquer);
- clique em Arquivos (Distritais) ao lado esquerdo da página;
- vão aparecer-lhe os ditos cujos todos: seleccione o de Braga (o Distrito a que Guimarães pertence);
- escreva uma mensagem dizendo isso mesmo que escreveu aqui, ou telefone, ou mande um fax, ou vá lá, ou mande alguém [se viver muito, muito, muito longe, tente uma ave migratória ou um funcionário da ONU ... desculpe, foi só para descomprimir ...];
- se for ali em cima a 'mapas>portugal>minho>braga>guimarães', vai ver que Guimarães é dos Concelhos com mais Freguesias do país, e isso pode fazer da sua pesquisa (se for 'remota') uma coisa paga: é que normalmente apenas a primeira meia hora é gratuita.
Entenda-se com o pessoal do Arquivo Distrital de Braga por mail: é o que eu faria.
E boa sorte nas pesquisas.
Boa acção feita.
Já posso dormir descansado.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, terra de mesmo muitas Freguesias.

#118633 | Claudia Cunha | 15 mai 2006 16:50 | Em resposta a: #118489

Caro Victor,

Muito obrigada pelas informações.
Na verdade, enviei e-mail para o Arquivo Distrital de Braga e de Guimarães, para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e para a Conservatória do Registro Civil em Guimarães e, felizmente, descobriram a freguesia em que meu avô nasceu. Já fiz o pedido da Certidão de nascimento que vai ser entregue em minha casa ainda esta semana. As pessoas na Europa (pelo menos as que responderam meus e-mails) são realmente muito sérias. Fiquei impressionada com a rapidez.
Valeu,
Claudia Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, terra de mesmo muitas Freguesias.

#118636 | fertelde | 15 mai 2006 17:39 | Em resposta a: #118633

Estimada Claudia Cunha: Parabéns pela sua tenacidade. Valeu a pena e, que sirva de exemplo para outros muitos que buscam informaçôes dos seus antepassados.-

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 06:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen