Família Araújo - Lordelo, Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Património

Família Araújo - Lordelo, Monção

#118449 | DiogoGomesdeAraújo | 12 mai 2006 10:07

Depois dos preciosos contributos dos confrades Carlos Silva e Rui Faria, gostaria de solicitar a este fórum alguma informação sobre a família dos Araújo, de Lordelo, Monção, que se juntaram aos Faria de São Torcato, Guimarães através do casamento entre:

Manuel Francisco de Araújo (*c.1810, Lordelo, Monção) e Emília Ribeiro de Faria (*14.08.1838, Casal da Corrundela, São Torcato).

Sobre este Manuel Francisco de Araújo, apenas sei que passou ao Porto, onde constituiu família. Em 1829 era gerente da firma "Armazéns de Papel ao murinho de S. Domingos", de António Ribeiro de Faria (que veio a ser seu cunhado?), no Largo de São Domingos, no Porto. Graças à contribuição de José Luiz Folhadela também sabemos que em 1835 este Manuel Francisco Araújo passou a ser o único proprietário da firma; e que, em 1868, deu participação na sociedade a seu sobrinho Domingos Gonçalves de Araújo, tendo daí resultado o nome que a sociedade passou a adoptar: Araújo & Sobrinho.

Tendo informação sobre a sua descendência, agradeço se alguém tiver mais dados sobre ele ou a sua ascendência.

Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo - Lordelo, Monção

#118483 | victória | 12 mai 2006 21:33 | Em resposta a: #118449

Caro Diogo

Se possível indique-me dados anteriores a 1835, uma vez que Lordelo tem alguns registos em falta, como as vizinhas fregeusias de Anhões e Trute. E isto porque consoante os pais do Manuel Francisco de Araújo ele poderá ser oriundo de Ceivães em Monção, onde um casal foi casar a Lordelo, sendo descendentes dos Araújos e Castros, ou pode ser descendente de uns Araújos que casaram no século XVII com Barros, ou pode mesmo ser descendente dos Araújos que viveram na vizinah aldeia de Trute. Como tenho estudado algumas linhas nas várias freguesias sei que não será facil entroncar casamentos se não tiver os dados que lhe solicito.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo - Lordelo, Monção

#118486 | João Borges | 12 mai 2006 22:00 | Em resposta a: #118449

Caro Diogo Gomes de Araújo

Nas suas investigações por acaso cruzou-se com estes Araújos do Porto?

Manuel José de Araújo; n. Paranhos, Porto, 1848 c.c. Rosa Margarida; filho de Pedro José de Araújo e de Joaquina Rosa da Silva.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo - Lordelo, Monção

#122687 | DiogoGomesdeAraújo | 13 jul 2006 20:31 | Em resposta a: #118483

Caro Eduardo,

Peço desculpa por só agora responder, mas perdi o rasto ao forum, tendo-me passado a sua amável contribuição. Infelizmente, não tenho mais dados referentes a este Manuel Francisco de Araújo, pelo que não poderei ajudar a esclarecer de qual dos ramos será descendente. Terei de pesquisar na certidão de nascimento do seu filho homónimo, para ver se há mais informações sobre o misterioso casal. Assim que tiver nova informação, voltarei a este forum.

Obrigado e um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo - Lordelo, Monção

#122688 | DiogoGomesdeAraújo | 13 jul 2006 20:32 | Em resposta a: #118486

Caro João,

Infelizmente ainda não me cruzei com esses Araújos do Porto.

Boa sorte e um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Araújo - Lordelo, Monção

#122695 | João Borges | 13 jul 2006 21:50 | Em resposta a: #122688

Caro Diogo

Tem-me sido difícil obter mais informações sobre estes Araújos. No A.D.Porto não consegui mais dados, porventura por terem sido baptizados noutras freguesias que não as que vem mencionadas nas certidões posteriores.

Se descobrir algo, agradeço, e boa sorte para as suas pesquizas.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen