Certidão de nascimento Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Arquivos | Pessoas | Regiões | Famílias

Certidão de nascimento Bragança

#118456 | maudiniz | 12 mai 2006 12:18

Olá Srs.
Sou da cidade de São paulo-SP,Brasil, minha bisavó era portuguesa.. tenho o documento de casamento dela aqui no Brasil de 1926, onde diz q ela era de Bragança, Portugal. Preciso da certidão de nascimento dela, não encontrei aqui no Brasil. Nao sei se é o distrito ou o concelho (cidade/municipio), provavelmente.. pode ser a cidade..pelo q pesquisei, vi q as provincias, como tras-os-montes, eram mais usadas q os distritos...naquela época..portanto, na época que ela casou aqui, estrangeiros nao precisavam de documentos, bastava dizer de onde era.. por isso acredito q se trata da cidade.
Estou procurando por tudo, precisando de ajuda.
Os Srs. tem algum contato aí? me disponho a pagar por isto. O nome dela Philomena da Piedade Sardinha (04/10/1908), pais: José da Encarnação Sardinha e Maria Clara Pinheiro.
eles devem ter chegado aqui no Brasil de 1913 a 1917.
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118503 | mlucampo | 13 mai 2006 05:07 | Em resposta a: #118456

Olá

Sou Maria Lúcia da cidade de Santos e quero te dizer que para conseguir essa certidão de nascimento , que em Portugal é "Assento de Nascimento" você precisa saber a Freguesia onde sua bisavó nasceu. Se você entrar nos mapas aqui no Genea procure a Região "Trás-os-Montes" é onde está o distrito de Bragança que tem muitos Concelhos. Cda Concelho tem muitas Freguesias e é para as Conservatórias de Registros Civis dessa Conservatória que você vai pedir a busca desse Assento se a data de nascimento ela for mesmo 1908.
Você tem algumas coisas que podem te ajudar a saber melhor o lacal onde sua bisavó nasceu.
1- Se você tem a certidão de casamento dela, vá até o Cartório e pede para ver o "processo de Casamento" dela. Desse processo constam documentos ou declarações que os noivos deviam apresentar para poder casar. Descobri muitas informações sobre meus avós por aí. As veze eles declaram a Aldeia onde nasceram e aí dá um puoco de trabalho para saber à qual freguesia pertence a aldeia.
2-Os estrangeiros que estavam no Brasil em 1938 e tinham menos de 60 anos tinham que fazer um documento de estrangeiro chamado "Carteira Modelo 19". Se você tem o número dessa carteira também ajuda muito, pois pode mandar um e-mail para o Arquivo Nacional lá no Rio de Janeiro, pedindo uma cópia do Prontuário da Carteira Modelo !9 que está arquivado lá. Procure o site deles no google. Inclusive nesse prontuário os estrangeiros declaravam quando chegaram ao Brasil e em qual navio.
3- Se você não tem o número, vá até o Museu do Imigrante aí em São Paulo ou telefone para eles ou mande um e-mail pedindo uma declaração do número da Carteira Modelo 19. Procure o site deles no Google.
Com certeza num desses lugares você vai descobrir a Freguesia da sua Bisavó.
Boa Sorte

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118525 | fertelde | 13 mai 2006 18:02 | Em resposta a: #118456

Estimado/a maudiniz: Em Sao Paolo ha o registro dos passageiros desembarcados nessa època. Tente buscar num motor de busca, passageiros desembarcados em Sao Paolo...
Se nâo conseguir tente buscar ajuda a Filipe Pinheiro Campos, que conhece bastante bem toda a zona de Bragança. Procure aqui no forum a forma de entrar em contacto com este Confrade.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118526 | fertelde | 13 mai 2006 18:04 | Em resposta a: #118525

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=118083 Visite esta página do Forum

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118542 | maudiniz | 14 mai 2006 01:16 | Em resposta a: #118503

Oi Maria Lúcia, obrigado desde já. Desde que escrevi no fórum, minhas investigações, deram muitos resultados e estou muito esperançoso.
Cruzando informações verbais/docs e por deduções acredito que minha bisavó chegou ao Brasil entre 1916 a 1917, provavelmente no final de 1916. É quase certo que eles não passaram pela hospedaria e devem ter desembarcado no porto de Santos. Já estive no Memorial da Imigração (São Paulo-SP) e realmente não há nenhum dado lá. Primeiramente veio meu trisavô, conseguiu emprego e moradia (José da Encarnação Sardinha, que deve ter nascido em 1880), em seguida vieram minha trisavó (Maria Clara Pinheiro, deve ter nascido em 1885) que estava grávida (tempo de gestação??), com três filhos. O mais velho: Antonio Augusto Sardinha, tinha cerca de 10 a 11 anos (nascido em 29/07/1905, mas aparentemente registrado em 03/08/1905); a minha bisavó Philomena da Piedade Sardinha, com 7 a 8 anos, nascida em 04/10/1908 e a Caçula: Ifigênia (até agora não sei dados, talvez nascida em 1910). A mãe da minha bisavó morreu no Brasil durante o parto, logo após ter chegado no Brasil.
Minha bisavó casou-se em 1926, mas o processo de casamento refere apenas esta informação: natural de Bragança-Portugal, possivelmente trata-se do distrito. Pois nesta época, estrangeiros podiam casar-se sem a certidão de nascimento, bastava uma justificativa, ou dizer a procedência.
Milagrosamente, encontrei dois filhos (vivos e lúcidos) do irmão mais velho da minha bisavó. Por eles, descobri que seu pai dizia que ele era do concelho de Macedo de Cavaleiros que fica na fronteira sul do concelho de Bragança, o que foi de grande ajuda, mas eles não sabem a freguesia. Ele era três anos mais velho que minha bisavó. Acredito que naquela época eles não deviam mudar de endereço/concelho, especialmente porque a primeira guerra só começou em 1914, seis anos após o nascimento da minha bisavó, ou seja, presumo que a não ser que tenha havido algo de muito grave na família ou um evento externo muito importante, como a guerra para eles mudarem (tenho estudado a história desta região para descobrir como estava a situação local na época). Por isso acredito que minha bisavó (Philomena) também é de Macedo de Cavaleiros. Estou tentando encontrar algum dado da irmã caçula dela para saber se ela também nasceu neste concelho, aí teria uma certeza ainda maior de que eles não mudaram de endereço neste período e dessa maneira, foram todos registrados na mesma conservatória. O que poderia facilitar as buscas. Pois o Antonio (mais velho), a princípio era quem mais se lembrava e falava aos filhos sobre sua origem. Ou seja, penso assim: se encontrar o Antonio (irmão + velho), encontro também a minha bisavó. Estou tentando encontrar o cartório onde o Antonio se casou aqui no Brasil, talvez no processo, esteja citada a freguesia. Esta semana irei procurar isso (certidão de casamento dele e as de nascimento dos filhos).
O Antonio não tinha carteira Mod 19, mas minha bisavó tinha e já tenho o número dela. Este ramo da pesquisa farei pelo Arquivo Nacional no RJ (Mª. Lúcia, agradeço tua dica do e-mail). No setor de emissão de certificados de desembarque no Memorial do Imigrante, solicitei uma pesquisa e me disseram que os arquivos estão com eles e não no RJ. De toda forma em dez dias devo obter uma resposta.
Bom.. escrevi minha história e estou pesquisando tudo. Por isso, estou aceitando todo tipo de ajuda. Acredito que outros estão em situação parecida com a minha e espero poder ajudar, com coisas que digo aqui, forma de pesquisar e tal...
Tenho um pouco de medo deles não possuírem assento de nascimento, pois a região era afastada e montanhosa, demorava para que o escrevente da conservatória, fosse a aldeia/freguesia deles. No entanto, como referi no início deste texto, o Antonio (irmão mais velho) dizia ao filho dele que o escrevente demorava para chegar a aldeia e às vezes o registro era feito alguns dias ou semanas após o nascimento. Ou seja eles devem ter registro, soube que o pai deles não era um homem ignorante, deve tê-los registrado sim.
Também gostaria de saber como está a conservação dos arquivos destas localidades. Pois isto foi há quase cem anos. Será que as pessoas têm encontrado documentos de lá nesta época?

Neste concelho, hoje são 38 freguesias? É possível descobrir a freguesia se eu tiver o distrito, o concelho e data de nascimento e o nome dos pais? Alguém faz este tipo de serviço no concelho de Macedo de Cavaleiros?
Vou criar um tópico no fórum, sobre estas perguntas.
Meus cumprimentos e abraços a todos...

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118543 | maudiniz | 14 mai 2006 01:24 | Em resposta a: #118525

caro Fernando
Favor, olhe o que escrevi.
Meus cumprimentos e muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118564 | maudiniz | 14 mai 2006 14:14 | Em resposta a: #118543

Estimados confrades
Por informações verbais, de família. Acredito que minha bisavó era do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança. Atualmente são 38 freguesias neste concelho e até onde sei, pouca coisa mudou. Ela nasceu em 04/10/1908.
será q ha alguma forma de localizar o assento de nascimento dela lá? Por exemplo, por tentativa e erro nas freguesias.
Aqui no Brasil, não deve existir esta informação.
Ja procurei:
-Memorial do Imigrante (Eles não ficaram na hospedaria, já tinham residencia aqui).
-Processo de casamento no cartorio, Sao Paulo (so consta Bragança, presumo tratar-se do distrito).
-Solicitei cópia do prontuário da carteira modelo 19 dos estrangeiros aqui no Brasil(Aguardando).
-Ela tinha um irmao mais velho (procurando a certidao/processo de casamento dele)e a cert. de nascimento dos filhos.
Pelo jeito, vou ter que encontrar este documento em Portugal:
-Estou tentando achar listas de passageiros que chegaram em Santos e emigrantes em Portugal.
-Existem listas dos passaporte emitos em 1916 em portugal?

Bom como vejo q existem muitas pessoas na mesma situação que a minha..este tópico pode ajudá-los a buscar seus documentos.

Meus cumprimentos, abraços a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118570 | PinheirodeCampos | 14 mai 2006 15:24 | Em resposta a: #118542

Caro Confrade

Obrigado pela sua mensagem.

Passo a informar que o concelho de Macedo de Cavaleiros fica no centro do distrito e não nop extremo sul. Ao sul do distrito ficam os concelhos de Mogadouro, Moncorvo, Carrazeda, Freixo de Espada a cinta pelo que não sei se será mesmo Macedo que é um concelho com muitas freguesias.

No entanto Pinheiros existem em Macedo - Lamalonga, Brinço, Ala, Cortiços e outras mas Sardinhas só conheço no concelho de Mogadouro.

ALguma pista?

Um abraço~

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118574 | maudiniz | 14 mai 2006 15:45 | Em resposta a: #118570

Estimado Confrade,
sim me referi a estar na fronteria sul do concelho de bragança.
Não..por enquanto não.´
Confrade, é possível encontra a freguesia, sabendo a data de nascimento o concelho, o nome de pais e irmaos?
Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118575 | maudiniz | 14 mai 2006 15:50 | Em resposta a: #118574

muito obrigado pela atençao

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118582 | fertelde | 14 mai 2006 18:10 | Em resposta a: #118564

Estimado Maudiniz: Sim existem arquivos dos passaportes emitidos em 1926, tenho cópia de passaportes de um tio avô que emigrou de Mogadouro para o Rio em 1919. Quem expedia os passaportes era o Governo Civil do Distrito; no seu caso o Governo Civil do Distrito de Bragança...
Quanto à questâo dos registros, em todas as vilas e concelhos de Portugal as crianças eram batizadas e o registro de nascimento/batismo estará feito e bem guardado, a nâo ser que tenha havido algum incendio que tenha destruido alguma documentaçâo...
Entre em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança- Miranda, alí estará a certidâo da sua bisavó. Indique o nome completo e a data de nascimento, que eles vâo responder. Dependendo de para que quer a certidâo, tenha em conta os preços, mas eles indicarâo...
Como indica o Confrade e primo Pinheiro Campos, Sardinhas naquela zona poderâo ser todos familiares. Assim, desconfio, que ainda vamos ser parentes, por essa parte.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118587 | maudiniz | 14 mai 2006 20:48 | Em resposta a: #118582

Estimado confrade Fernando.
muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado mesmo.

Meu trisavô, José da Encarnação Sardinha (*). Este bravo homem foi o primeiro dos emigrantes a chegar ao Brasil em 1916/7 (*). Minha Bisavó: Philomena da Piedade Sardinha - 04/10/1908 e seus irmãos (Antonio Augusto Sardinha, 29/07 ou 03/08/1905 e Ifigênia.....Sardinha 05/10/1910 ou 1911, vieram alguns meses (*) depois com a mãe Maria Clara Pinheiro, que embracou grávida do quarto filho do casal e morreu no parto, junto com a criança, busco a data de nascimento dela(*).
Isto é fascinante, qdo comecei a pesquisa queria apenas a cidadania portuguesa e só sabia que minha bisavó era de Bragança-Portugal. Hoje batizei esta pesquisa de "Salmões e Sardinhas" em referência ao peixe que retorna ao lugar onde nasceu e ao nome da família. Estou tentando escrever toda a história e pretendo voltar a terra de origem de meus ancestrais por turismo. Sou Veterinário por aqui, mas talvez no futuro essa história seja a base de uma ficção que penso escrever...rsrsrs. O Sr. e o Cofrade Pinheiro tem suas vagas como personagens. da trama rsrsrsrs.

Minha avó diz que minha bisavó tinha tias em Trás-os-Montes, porém ainda não sei se eram paternos e maternos, mas dizem que eram da mesma aldeia. Eles não deviam ser afortunados por aí, por isso as possíveis razões da emigração foram a fuga da guerra I e a melhoria das condições de vida, embora minha bisavó tivesse muitas jóias de ouro. Eles não passaram pela hospedaria dos imigrantes aqui em são paulo, cujos imigrantes eram destinados a agricultura. Meu trisavô veio conseguiu moradia particular e emprego e mandou vir o restante da família. Talvez algum primo ou amigo tenha vindo antes e o estimulado, não sei...rsrs
Outra razão da emigração..dizem que minha trisavó era muito briguenta, brigou com a aldeia toda onde eles moravam..rsrsrs..

Fiz uma promessa que seu eu conseguisse tudo isso q estou buscando, voltaria a terra de origem (aldeia-freguesia) deles e levaria parte das cinzas/restos mortais deles que estão aqui (cunho simbólico). è também uma homenagem minha a esses emigrantes que aqui desembarcaram e formaram uma família de gente honesta, digna e muito trabalhadora. Quando estiver pr aí tomaremos uma boa garrafa de vinho por minha conta...


Meus sinceros cumprimentos.
e obrigado novamente.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118589 | PinheirodeCampos | 14 mai 2006 20:53 | Em resposta a: #118574

É possivel...com algum esforço.

Mande os dados que tem e veremos.

FPC

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118592 | maudiniz | 14 mai 2006 22:18 | Em resposta a: #118589

Estimado Confrade.
Agradeço novamente tudo isso que têm feito por mim

lhe envio amanhã, poisvisitarei alguns cemitérios ...rsrsrsr, para obter datas mais precisas..
Meus Ccumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118602 | maudiniz | 15 mai 2006 06:08 | Em resposta a: #118570

Estimado Pinheiro
Acredito que sim, pois minha vó refere que ouvia a mãe dizer sobre Mirandela, pois ficam na fronteira de ambos os concelhos.
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118604 | Cordeiro | 15 mai 2006 06:45 | Em resposta a: #118587

Ola prezado senhor em Mogadouro hà sardinhas em Vale de Porco e noutras aldeias do concelho de Mogadouro e penso que em Miranda tambem os hà.
Atenciosamente A.Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118609 | fertelde | 15 mai 2006 10:53 | Em resposta a: #118587

Estimado Maudiniz: O caracter tansmontano è duro e as brigas com a aldeia, foram algum motivo para um que outro transmontano se ausentar...
A 1ª guerra, pode ter sido um motivo?? talvez...
Outro motivo pode ter sido a implantaçao da República, que alterou muito a relaçâo entre os senhores, donos das terras e os trabalhadores; muitas familias antigas perderam as suas beneces e, começaram a perder prestigio e terras...
A hipotesis que coloca de um familiar ou amigo ter sido a chamada para a emigraçao do seu trisavô, è bastante acertada, uma vez que conseguio em pouco tempo establecer se e ter casa. Quando consiga estableçer os vinculos dos seus antepassados com a regiâo de origem e, começar a investigar os emigrantes saidos da mesma vila, ou aldeia, pode ter a certeza que vai aparecer o familiar ou amigo que o ajudou na decisao de emigrar...
Eu tive um tio avô que emigrou para o Brasil em 1919 e, pouco depois soube que um tio avô dele, também tinha estado pelo Brasil, e também este emigrara porque nâo lhe gostou uma decisâo da Rainha que ia contra a sua vontade e prestigio... Era transmontano e a sua reacçao foi muito transmontana...
Mas o vinculo, entre a ida do 1º para o Brasil e a do sobrinho, aí esta.-
Espero que tenha sucesso nas suas pesquizas,
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118675 | maudiniz | 16 mai 2006 03:39 | Em resposta a: #118570

Estimados Confrades Filipe Pinheiro/Fernando de Telde:

Agradeço as msgs e a preciosa ajuda mais uma vez.

Veja as informaçoes da família de emigrantes


O Pai: José da Encarnação Sardinha (1878, variação possível 1877-1881)

A Mãe: Maria Clara Pinheiro (Sei muito pouco). Ela faleceu tão logo chegou ao Brasil, estou procurando dados nos arquivos históricos por aqui. Presumindo que ela teve o primeiro filho com 20 anos, seria 1885. Acredito numa variação máxima 1882-1887).

DADOS DOS FILHOS:
O mais velho tinha de 9 a 11 anos ao desembarcar, Antonio Augusto Sardinha (nasceu em 29/07/1905 e foi registrado em 03/08/1905).Estou buscando seu assento de casamento no Brasil. Posso obter dados lá... talvez tenha esta informação ainda hoje. (variação possível Anthonio)

Minha bisavó, cujo assento estou realmente precisando aí em Portugal, tinha uns 7 anos "PHILOMENA DA PIEDADE SARDINHA" (04/10/1908). Estes dados são do assento de casamento dela aqui no Brasil. Atente para variaçoes: Filomena. Posso le enviar copia/scanner do documento via mail.

Sei poucos dados sobre a irmã mais nova (Ifigênia... Sardinha; 05/10 de 1910 ou 1911), Embora os Srs. seja PhD nesse assunto, atente para possíveis variações Ephigenia, Efigenia, Iphigenia...ok.

Algumas informações obtive no assento de casamento (1926) da minha bisavó Philomena. Nesta época, todos os imigrantes podiam casar-se sem documentos, bastava uma declaração/justificativa por escrito. Além disso tenho conversado com os filhos das crianças imigrantes que chegaram ao Brasil provavelmente em 1916 (São quatro pessoas que atualmente possuem + ou - 75 anos de idade, embora lúcidos e saudáveis, não se lembram de muitas coisas). As informações são na sua maioria verbais,mas devem ser precisas, pois meu trisavô (pai dos três) era um homem muito educado, distinto, elegante...

Os filhos da crianças emigrantes foram entrevistados por mim e me disseram que ouvíam o Antonio Augusto falar de modo orgulhoso "eu sou de Macedo de Cavaleiros!". Tenho uma questão aos Srs.: "existe a possiblidade deles terem nascido em outro concelho e terem sido criados em Macedo?" Ou mudanças de residências eram improváveis nesta época...
Apresentei a eles relaçao dos concelhos de Bragança, bem com, a lista das 38 freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros. Três dos quatro parentes consultados, disseram que ouvíram tanto o Antonio Augusto, quanto a Philomena falarem em "Mirandela". E apenas uma disse ja ter ouvido o Antonio falar em "Lamalonga".

Portanto, estimados Confrades, estamos chegando perto. Como já devem saber, Mirandela fica a Leste de Macedo e a Freguesia de Lamalonga, fica na divisa destes concelhos. Acredito que possamos começar a procurar por esta freguesia, caso negativo podemos buscar nas freguesias que também fazem fronteira com Mirandela. A freguesia de Amendoeira, foi vagamente lembrada por uma neta deles. Eu conheci minha bisavó, ela faleceu ao 81 anos eu tinha 14, tenho a impressão de ter ouvido falar em Amendoeira também.


Novas informações estarão sendo enviadas, assim que obtê-las.

Meus sinceros cumprimentos.

Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118676 | maudiniz | 16 mai 2006 03:48 | Em resposta a: #118675

OPS,
No entanto nehum deles ouviu falar em Vinhais, que fica ao norte de Macedo, próximo a freguesia de Lamalonga.

Meus cumprimentos.
MD.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118677 | maudiniz | 16 mai 2006 03:51 | Em resposta a: #118604

Estimado Confrade

Favor olhe este tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=118675#lista

Meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118678 | maudiniz | 16 mai 2006 03:54 | Em resposta a: #118582

Prezado Sr. Fertelde

veja este tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=118675#lista

em seguida este
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=118676

Meus cumprimentos,
Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118686 | fertelde | 16 mai 2006 10:46 | Em resposta a: #118675

Arquivo Distrital de Bragança adbgc@adbraganca.iantt.pt
Entre em contacto com o arquivo acima e dê todos os datos para a pesquiza da sua avó.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118692 | maudiniz | 16 mai 2006 12:58 | Em resposta a: #118686

Caro Fernando,

Obrigado pela sua mensagem...

Já fiz isto, a encaminhei a Sra. Directora Ana Afonso, que há alguns dias havia me respondido muito cordialmente uma mensagem que lhes enviei.

Meus sinceros cumprimentos.

Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118693 | fertelde | 16 mai 2006 13:02 | Em resposta a: #118692

Estimado Mauricio: Ok, está entâo bem encaminhado o assunto. Nao deixe de me manter informado sobre os seus Sardinha, pois tenho alguma ascendencia que vem deste apelido e da mesma zona.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118695 | maudiniz | 16 mai 2006 14:04 | Em resposta a: #118693

Ok, Prezado Fernando
Fique tranquilho,
pois assim que obter as informações
lhe enviarei todas as informações, inclusive do membros da amília aqui em SP.
Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118734 | maudiniz | 17 mai 2006 04:21 | Em resposta a: #118456

Estimados Confrades
Vejam esta extensa mas muito rica msg que enviei a Sra Directora Ana Afonso do Arquivo Distrital de Bragança.
A qual tem sido muito côrtes comigo, os caros confrades a conhecessem?

"Já estive no Memorial do Imigrante (http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br), nada consta lá, parece que eles vieram como turistas ou algo assim, ou seja, não passaram pela hospedaria. Mas não embarcariam sem passaportes, mesmo que viessem nos porões ou de algum modo embarcariam? Ouviram relatos de passageiros clandestinos? Nada encontrei por lá. Não tenho idéia por enquanto da data de embarque/desembarque como irá ver nas informações abaixo. Mas tenho deduções, que nos poupe trabalho e nos aproxime do tão sonhado documento.

Estou aguardando uma pesquisa do prontuário da carteira Modelo 19 (http://www.arquivonacional.gov.br/serv_pub/conloc3.htm)de minha bisavó (Bilhete de identidade de estrangeiros no Brasil, cuja emissão iniciou-se por decreto do governo federal em 1938). Ali podem constar informações mais precisas sobre a naturalidade e eventualmente a data de desembarque e até o vapor. Infelizmente o Antonio Augusto, irmão mais velho, que tinha mais memórias a respeito de sua origem, não possuía esta carteira. Não temos nenhum documento português (quantas dificuldades....risos).

Nem tudo são más notícias (risos), hoje obtive novas e importantes informações que estão entre aspas (no texto original sublinhado)

Minha bisavó Philomena da Piedade Sardinha (04/10/1908) era filha legítima de José da Encarnação Sardinha, nascido no período de "07/03/1887a 06/03/1888" (busquei sua sepultura, mas não encontrei, pode estar deteriorada, ou simplesmente ainda não encontrei, uma pena pois lá constaria o dia de nascimento) e Maria Clara Pinheiro, nascida no período de "18/08/1881 a 17/08/1882". Consegui os dados de sua sepultura, para obter a data de nascimento, mas acho q será impossível por aqui, a não ser por um novo achado, uma filha nascida no Brasil.

Encontrei informações no Arquivo Histórico de São Paulo-SP e pelos meus cálculos conforme a idade no óbito, 62 (José em 06-03-1940) e 35 anos (Maria em 17/08/1917), não poderiam nascer fora das datas citadas por mim. Nestes arquivos não constam as datas de nascimento, apenas as datas e os locais dos óbitos, a causa mortis e origem Portuguesa, mas se tudo estiver correcto, não é possível outro período para o nascimento. Esta margem do possível dia de nascimento é pelo fato de que eles poderíam completar 63 e 36 anos no ano em que faleceram, por isso poderíam ter nascido um ano antes. Se fizéssemos um cálculo matemático simples considerando apenas o ano do óbito e não incluíssemos o mês e o dia, poderíamos cometer erros de até 365 dias, ou 366 se ano for bisexto...(essa foi demais,...rsrsrs..estou brincando e apenas descontraíndo. Vª Exª me desculpe o modo por vezes informal e a carência de pronomes de tratamento ao falar de meus parentes, é apenas uma questão de praticidade e facilitação da leitura, pois tudo já é muito especulativo e confuso..).

Acredito que José da Encarnação Sardinha (Dados no registro de óbito Pai: José Joaquim Sardinha e Mãe: Joana Maria) e Maria Clara Pinheiro (não sei a filiação) casaram-se em 1902 (pouco mais, pouco menos 1900-1904) e que ela passou a se chamar Maria da Encarnação Sardinha, uma vez que o filho mais velho do casal nasceu em 29/07/1905 e foi registrado em 03/08/1905, com o nome de Antonio Augusto Sardinha. O registro do óbito citava "Maria da Encarnação" (é provável que o nome de casada fosse MARIA DA ENCARNAÇÃO SARDINHA).

Outra descoberta que muito poderá me ajudar é que eles tiveram uma filha aqui no Brasil, esta informação era muito controversa pelos dados verbais da família, diziam que havia falecido no parto juntamente com a mãe, embora minha avó, filha da Philomena, falou que a mãe citava esta irmã, mas que não a conhecia bem (ela acertou o nome), mas os dados são muito vagos... Eis a verdade: Helena, uma criança (minha tia-bisavó) que infelizmente faleceu aos 03 anos de idade de gripe (óbito: 28/10/1917), era natural de São Paulo. Como curiosidade geral a Vª Exª minhas buscas revelaram que neste período muitas crianças, neonatos e fetos faleciam víctimas de complicações respiratórias (Gripe Espanhola?) e gastroentéricas. Maria Clara foi victimizada por tuberculose pulmonar.
Buscarei nas possíveis conservatórias "o assento de nascimento de Helena aqui em São Paulo", talvez possa obter informações preciosas, incluive o concelho/ freguesia dos pais e poupar trabalho, e talvez lovalizarmos a freguesia de minha bisavó.

Veja esta hipotesis: Parece que Maria Clara embarcou grávida de Helena e se tudo correu bem e isto for verdadeiro, a criança, pelo óbito, só pode ter nascido entre "28/10/1913 a 29/10/1914" (valem as mesmas regras do exemplo anterior, considerar o dia) aqui em "São Paulo". Se o Pai (J.E. Sardinha) foi o primeiro a emigrar e acreditando que a gravidez foi concebida em Portugal. Seu embarque só pode ter ocorrido de Fevereiro de 1913 a Fevereiro de 1914. Desde que não tenha havido um terceiro elemento nesta história, com todo respeito a minha trisavó, que tudo indica ser uma Sra. muito digna (risos, eu que ando pensando em todos as variáveis...rsrsrs). Mas falando a sério, traição trasmontana em 1914, não daria coisa boa..rsrsr. Bem, pensemos... a mãe (estando grávida) e os 3 filhos vieram após o pai, mas não sei o intervalo entre os desembarques. Considerando que era uma viagem extenuante (não sei ao certo, mas parece que poderia levar até 30 dias, sabem mais dados?), Seria prudente que ela embarcasse no início ou no máximo até o segundo terço da gestação. Pois não deveria ser insana a ponto de arriscar um aborto/complicações em pleno mar aberto. Então ela teria embarcado logo após o marido, de março/abril de 1913 até o máximo julho-agosto de 1914. Sei que é um período longo, mas a data de nascimento precisa de Helena poderá estreitar e muito a data de embarque da mãe com os filhos, se a gravidez foi concebida em PT. Além disso há outro ponto que vou comentar mais abaixo que estreitará ainda mais as datas de embarque-desembarque.

É quase certo que os óbitos não foram comunicados ao consulado de Portugal em São Paulo. Parece que eles tinham parentes em Portugal, será que eles se comunicariam? Podem ter enviado alguma carta...haveria um registro em alguma empresa que faria este serviço em 1917? Afinal, foram dois óbitos (mãe e filha em dois meses). Ou mesmo uma comunicação entre os embarques Pai-família, dizendo o dia que chegariam, ou onde o pai estaria domiciliado, enfim.. Algum registro de remetente-destinatário?
Uma correpondência internacional neste período deve haver algum registro aqui no Brasil. Vou procurar a empressa brasileira q fazia este serviço (CORREIOS). Existe alguma empresa portuguesa onde posso procurar registros de cartas enviadas para Macedo de Cavaleiros/Bragança nestas datas? (enviei msg para informações CTT/PT)? Especialmente próximo às datas dos óbitos... que são precisas. Ali estariam a freguesia/aldeia dos parentes. Deve ter comunicado o sogro, embora não tenho a filiação, só o apelido Pinheiro.

Veja isso:
Por este braço da pesquisa (Descobrindo a data de nascimento de Helena, considerando que a gestação foi concebida em Portugal) poderíamos especular o seguinte: um prazo mínimo desde o desembarque do pai (no máximo 9 meses e alguns dias: concepção-parto), até o encontro de moradia e emprego, que estava fácil na época, soube que ele logo se empregou por aqui (15-30 dias ate tomar a decisão de comunicar a familia, tinha que ser logo, pois possuia 3 filhos e uma mulher grávida lá, sozinha, talvez nem soubesse disto ainda.. .) em seguida o envio de correspondência fornecendo notícias/referências a familia (mais 30-40 dias), considerar o prazo que esta carta do porto em PT levaria para chegar a Bragança (5 dias..já considerei acima), em seguida, algum tempo (poucos dias, pois deviam estar na expectativa) que a família levaria para se preparar para viagem, tempo que chegariam ao porto, em seguida a viagem da familia (30-40 dias), descontando o período de risco da gravidez no embarque teremos o provavel desembarque da mãe e família. Ou seja ela deve ter embarcado com 3 a 4 meses de gravidez e no máximo 5-6 meses. Procuraríamos no ano certo dentro de um período de 2 a 3 meses, muito menor que março de 1913 a agosto de 1914 (17 meses). Estreitaríamos ainda mais as datas,concorda ou estás confusa? Se eu encontrar o assento de nascimento de Helena e lá não constar a Freguesia (pode ter certeza que chegarei a um período base de procura, por dedução inteligente). Esta hipotese caí por terra, se eles ja tivessem tudo acertado muito antes do pai embarcar, todas as passagens já pagas e agendadas, assim o período de busca poderá ser maior. Isto pode ocorrer caso houvesse um amigo/primo por aqui, que tivesse preparado tudo e tornasse as coisas mais fáceis para eles e mais dificeis para mim..risos. Os parentes desconhecessem essa possibilidade dessa terceira pessoa, mas vou averiguar novamente.

Por isso preciso saber algumas coisas.. irei pesquisar se puder me recomendar links, eu muito agradeceria..
O tempo que durava para a chegada de uma correspondência de SP a Bragança em 1914. Atente que este período foi estatisticamente o de maior imigração portuguesa no Brasil, conforme dados do Memorial (1913: 76.000 e 191: 28.000), muitos deviam ser os navios que faziam este serviço. Seria moroso?

Se eu ainda não achar nada após estas considerações, mudo a estratégia e passo a considerar o fato dela ter engravidado no Brasil. Assim, o desembarque deles seria mais cedo que o presumido.por dedução tenho condição de precisar o período. Mas por enquanto não trabalharemos neste ponto.

Meus sinceros cumprimentos, muito obrigado a atenção dispendida.

Ainda nos conheceremos pessoalmente e acharemso estes episodios deveras divertido.
Meu muito obrigado novamente.

Desculpe a forma informal ao escrever que por vezes tratando Vª Exª, não se trata de desrespeito. Se isto lhe aborrecer, não há problemas em me dizer.

Acho melhor aguardar a minha visita a conservatoria amanha e o envio de nova msg com todos estes dados calculados.

Meus sinceros cumprimentos, muito obrigado a atenção dispendida..
Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118747 | maudiniz | 17 mai 2006 13:25 | Em resposta a: #118734

EStimados Confrades,

ACHEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

No entanto, algumas certidões estão diferentes, com relação a data de nascimento . O assento é do dia 20 de outubro de 1908. Já sua certidão de casamento aqui no Brasil, refere que ela nasceu em 05 de outubro. O nome da mãe também está diferente. No assento de nascimento, Maria Clara Pinheiro e na certidao de casamento brasileira Maria Clara Pinheiro.

Agradeço todo o suporte..toda a ajuda.

Meus sinceros cumprimentos,

Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118770 | fertelde | 17 mai 2006 19:48 | Em resposta a: #118734

Estimado Mauricio Diniz:
Parece ser que busca de uma forma bastante complicada as suas origens e, vou fazer algumas ponderaçôes:
1º. Quando busca num cimiterio, alí haverá um registro das campas e dos enterramentos, busque nos livros de registro e nâo campa por campa, pode levar uma desilusâo. Eu já tive dessas experiencias de ir buscar antepassados a alguma aldeia campa por campa, e nào encontrar nada, porque, nem sempre aparecem os nomes completos ou, porque foram enterrados em outra freguesia, ou... porque a Camara Municipal, resolveu disponibilizar essas sepulturas, para outra gente falecida posteriormente...
2º- Quanto a datas de nascimento e aproximaçôes, pode levar uma sorpresa tao grande como de 30 anos de diferença..., quanto às mulheres, estas se podem reduzir à idade fertil, mas mesmo assim podemos ter diferencias de até 38 anos... ( considerando a idade fertil dos 12 aos 50 anos...)...
Creio que este rompecabeças da genealogia è interessante exactamente por isso, è como uma investigaçâo por aproximaçoes. E como Voçê è homem de ciencias, sabe ao que me refiro.-
As suas conclusôes em geral sào bastante interessantes, máxime quando sabe que a sua antepassada, chegou gravida ao Brasil, ou que teve um parto logo a seguir ao seu desembarque. Com toda a consideraçâo pelos seus antepassados, a hipotesis que pôe de que estaria gravida do marido, também è uma hipotesis. Os emigrantes que levavam as familias, tinham um certo código de comportamento, o ir primeiro o cabeça de familia, para averiguar as condiçôes em que ia obrigar a esposa e filhos a viver; o deixar a mulher gravida, o que facilitaria a papelada para a reunificaçâo familiar.
A aventura da mudança, de usos e costumes, entre uma aldeia transmontana, para um sertâo africano, ou brasileiro, uma cidade meridional, cheia de aventureiros... Tudo isto deveria obedecer a regras, como: cartas de chamada de familiares, amigos, reconhecimento de capacidades, padrinhos e... finalmente dinheiro que comprariam vontades...
Ainda hoje, vendo fotografias dos meus antepassados, saidos das mesmas latitudes que os seus, me admiro da capacidade desas mulheres que aceitaram de muito boa vontade, acompanhar os seus maridos para esas aventuras da emigraçâo, embarcadas num barco, arrastrando 3 ou 4 filhos, ( e ainda por cima, algumas, gravidas), para se unirem ao seu aventureiro marido, aguentando viagens de 20, 30 dias....
O monumento a essas mulheres ainda está para ser feito. ( proponho ao lado do monumento das descobertas em Belém, que ainda por cima è bem machista e no qual nâo aparece nenhuma mulher)...
Assim, em outro tópico, reivindico o direito a todos os descendentes dessas e desses herois do Ultramar, em obter por direito, a nacionalidade portuguesa, independentemente das geraçôes que tenham passado desde a chegada dos seus descendentes a essas terras de emigrantes.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118797 | maudiniz | 18 mai 2006 01:17 | Em resposta a: #118770

Estimado Confrade Fertelde.

Agradeço sua mensagem.

Vou lhe responder conforme seus tópicos, ok...

1-Sim, concordo contigo, fui ao cemitério uma vez, pois minha vó conhecia o local, chegando lá vi que a maioria das gavetas (ossário) estavam muito deterioadas e não conseguimos encontrá-la. Tentei a administração porém os registro de óbitos iniciavam em 1941, e óbito havia ocorrido em 1940. Os registros de óbitos aqui no Brasil na sua maioria, não informam o nascimento, porém a campa usualmente informa. Acabei encontrando todas as informações no Arquivo Histórico de São Paulo, no entanto lá constavam as datas de óbito, a causa e a idade no óbito. A mim interessaria idade de nascimento, pelo discutido em mensagens anteriores.

2 concordo em gênero, número e grau com o q dizes..

Bem é quase certo que localizamos o assento de nascimento de minha bisavó.
Tanto o nome dela quanto o do pai estão corretos. A data difere, no nascimento consta 20 de Outubro e registrada em 07 de Novembro (geografia, escrevente, demora..), porém em seu assento de casamento aqui no Brasil consta 04 de Outubro. o Nome da mãe ao nascimento era Anna Maria, porém no registro de óbito que encontrei no arquivo histórico consta "Maria + apelido do marido", já no assento de casamento de minha bisavó, está Maria Clara Pinheiro e a observação de falecida há 9 anos. Penso que que se deva aos documentos serem "verbais" e nessa ocasião as lendas familiares dizem que o viúvo já estava casado com outra mulher (99% de chance de ser real).

Bem enviei outra mensagem ao ADB, solicitando o assento de casamento dos pais de minha bisavó, pois isto tb será necessário para retificar os docs brasileiros. Estimei 2-3 anos antes do nascimento do primeiro filho, bem como solicitei o assento do primeiro filho. Acha prudente?

Um grande abraço e meus cumprimentos,

Obrigado por toda achega. Se o precioso trablho de vocês não conseguiria nada disso.

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118802 | maudiniz | 18 mai 2006 05:52 | Em resposta a: #118770

Estimado Confrade Fernando,

Após algumas horas desde minha msg anterior, andei pensando umas coisas..
como já deves ter noctado, sou um sujeito que cria muitas hipotesis em relação ao que encontra ou não encontra. O que é muito bom na troca de conhecimento mútuo não achas? E assim mesmo após ter descoberto tudo, espero que continuemos em contato.

Veja esta insana mente pensando novamente....

O que estou pensando pode mudar todo o pouco que sabíamos por aqui especialmente da Matriarca Maria Clara Pinheiro. Em entrevistas anteriores, descobri que o filho mais velho, o que tinha mais memórias, pouco falava acerca da mãe. Parece que Maria Clara tinha um "casal" de irmãos que eram gêmeos Anibal (emigrou ao Brasil?90%) e ...........???? Acho que o Sr. já sabe o que estou pensando.

Poderia ser esta irmã a Anna Maria? Talvez ela fosse a primeira esposa e matriarca desta família, algo que nunca foi descoberto por ninguém, pois vieram ao Brasil e seria um recomeço. Note que aqui, pela história... documentos eram menos importantes que mão-de-obra, tudo era verbal... Talvez a irmã Maria Clara (podendo ser mais nova e solteira), após o óbito da irmã Anna Maria, teve esta responsabilidade pelas surpresas do destino e viu tb uma possibilidade de mudar de vida, vir para um lugar tido como próspero na época, fora da monotonia da vida nas aldeias trasmontanas... pois se fosse mais nova ou especialmente solteira, não devia ter nada que a prendesse em PT e deveria ser muito sedutor atravessar o oceano em busca nova vida...como já divagamos anteriormente. Após o óbito da irmã, Maria Clara teria assumido os três filhos "sem que eles soubessem", o mais velho tinha 9 ou menos e a caçula uns 4. Maria Clara teria vindo ao Brasil como "mãe" das crianças, (aqui devem ter feito um pacto para minimizar o trauma às crianças) pode ter realmente engravidado de JS desta criança (Helena) que faleceu aos tres anos... Por isso creio que é possível que Anna Maria tenha falecido aí em Portugal... posso estimar a data (por dois ou tres anos). Se isto for verdade e conseguir achar a data provável de nascimento de Ma. Clara. Talvez localizemos este casal de gemeos, presumo serem mais velhos que Maria Clara uns 2 ou 3 anos.

Outra informaçao que estranhei desde o início é que no registro de falecimento "nos livros do cemiterio", não constava a filiação de Maria Clara (por que isto?), apenas que era casada, outros dados sem importância e veja isto: faleceu na Rua Bering, 20 no Bairro do Brás. Já Helena sua possível filha faleceu dois meses e treze dias depois no mesmo bairro mas na R. Casemiro de Abreu. Duas esposas? Sei lá, parentes por perto..ou só mudança de endereço. Posso tentar localizar algo sobre a residencia de J Sardinha

Já ouvi dizer que minha bisavó dizia que teve uma irmã chamada Helena que nunca conheceu(não sei o quanto isto é verdadeiro)..., ela teria 5 a 6 anos quando a irmã nasceu e 8 a 9 qdo faleceu...Esta é a parte mais obscura da história...Mistérios da genealogia.

Como descobrir isto por maneiras mais fáceis:

-Assento de nascimento dos 3 filhos de José da Enc. Sardinha X Anna Maria/ M. Clara?
--- Antonio Augusto Sardinha, 27/07/1905
--- Philomena da Piedade Sardinha, 04/10/1908 (ja tenho o assento)
--- Ifigênia ..... Sardinha (Outubro de 1910-11)...tentarei descobrir este lado da família, também é obscuro.

-Assento de casamento de José Sardinha
Deve ter ocorrido em 1902-3 (pouco mais-pouco menos).

-Possível assento de óbito de Anna Maria em PT (onde procuro isso na ADB?)
Se ela for a mae dos tres, foi após o nascimento de Ifigenia/Iphigenia/Ephigenia
e até a data da emigração. Aqui eu posso atuar descobrindo a certidao de nascimento de Helena no Brasil (1913-4) e investigarei a possibilidade de uma acompanhante da familia na viagem.

Veja bem, o Sr. tem me ajudado e muito. Me acha um louco?
rrsrsrsr... Me tire uma dúvida, seria muito trabalhoso solicitar todos esses assentos até a filiação dos avós junto ao ADB (a maioria deles é preciso, os outros vou aproximar mais) provavelmente estao todos em lamalonga? Ou se eu pedisse eles procurariam sem problemas... talvez o assento de batismo de Philomena diria algo. Me empolguei com esse fascinante assunto e agora quero ir a fundo.

Ou simplesmente Anna Maria desembarcou no Brasil e passou a chamar-se Maria Clara.

Estás gostando deste monte de dúvidas que estou criando...rsrsrsrs, posi saiba que acordo pela manha e aguardo ansioso por respostas dos estimados confrades.
Se preferir por e-mail usar maudiniz@yahoo.com.br, pois preservaremos os nomes citados ate q tudo esteja concluido.

Ao seu dispor,
Abraços


Maurício Diniz.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118814 | fertelde | 18 mai 2006 11:50 | Em resposta a: #118797

Estimado Mauricio: tudo pode ser, mas naquela època normalmente o 1º filho nascia aproximadamente 9 meses depois do casamento...
Mas no ADB sâo bem simpaticos e vâo tentar encontrar tudo.
Abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118821 | maudiniz | 18 mai 2006 13:50 | Em resposta a: #118814

Estimado Ferndando

Muito obrigado.

Encontrarei todos os possíveis documentos Brasileiros.

Abraços,
Vamos nos falando...

Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118835 | fertelde | 18 mai 2006 18:43 | Em resposta a: #118802

Estimado Mauricio: Se encontrar o passaporte de Anna Maria, vai conhecer melhor tudo. As coisas por vezes sào bastante mais simples e por vezes essa simplicidade nos pode estar a entorpecer a investigaçao.
Alguns exemplos: procurei junto de uma freguesia pela certidâo de uma trisavó, que aparece como Cristina Delmira no registro de nascimento/ batizado dos filhos e, aquela freguesia nâo encontrou o registro. Por sorte encontrei uma pessoa muito amavel que me fez a busca e a sorpresa foi que a Cristina Delmira, foi registrada apenas como Cristina. O nome Delmira o acrescentou posteriormente e, está claro que o funcionario ao nao encontrar nenhuma Cristina Delmira, apenas respondeu que nâo se encontrava... A data de nascimento estava correcta, o nome dos pais também, tinham sido dados, mas claro, o funcionário, apenas procurava pela Cristina Delmira...
O caso se repete com a minha avó materna, que sempre foi Maria Adelaide, mas, no registro de batismo apenas aparece como Maria. Nos documentos de casamento e dos filhos aparece sempre como Maria Adelaide e, desde que tenho consciencia sempre a conhecemos como avó Adelaide...
Assim, no caso que coloca, possivelmente o nome completo seria Ana Maria Clara, ou acrescentou Clara no Brasil, ou pura e simplesmente como nao gostava de Ana, resolveu "esquecer" este nome e, ficou como Maria Clara...
O trabalho no ADB será mais facil se Voçê pede tudo no momento, pois entao eles teem a informaçao no momento, bem presente, nomes, datas etc...
O esquema do pedido deverá ser bem compreensivel, e dando datas prováveis, para que eles possam tirar o fio à meada...-
Voltando ao passaporte passado em Portugal; nâo seria admissivel haver essa suplantaçâo de identidade, porque o Governador Civil, para passar o passaporte teria que ter os documentos de todos: registro de nascimento das crianças e o da mae. Os registros em Portugal sâo muito antigos e tudo era muito controlado.
Se a tia tivesse adotado os sobrinhos pela morte da mae, isso estará no passaporte e, a saida dos miudos de Portugal tiveram que ter a autorizaçâo do pai que estava no Brasil...
Nâo queira saber, a quantidade de documentaçâo que teve que apresentar o meu bisavô, para contrair segundas núpcias, depois que enviuvou da 1ª mulher, minha bisavó. Sorte que voltou a casar, pois o registro de batismo dele, desapareu posteriormente, porque se incendiou a Igreja onde tinha sido batizado... Sem este 2º casamento, teria perdido a possibilidade de o entroncar na arvore genealógica...
Assim que, lhe recomendo calma, receba os documentos que já pedio para o ADB e, logo verá com mais claridade tudo.
Abraço,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118947 | maudiniz | 20 mai 2006 05:00 | Em resposta a: #118835

Estimado Confrade Fernando,

Obrigado pela sua mensagem..

É possível fazer o pedido online no "portal do cidadão", mesmo de documentos de 1903-8? Quanto, onde e como pago por isso? Poderia solicitar dois documentos de uma só vez?

Abraços.

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118955 | fertelde | 20 mai 2006 11:36 | Em resposta a: #118947

Caro Mauricio:
Nâo lhe sei responder uma vez que nunca solicitei documentaçâo por intermedio desse organismo Público, mas na página deles deve indicar.
Abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#118960 | maudiniz | 20 mai 2006 13:03 | Em resposta a: #118955

OK.

Obrigado Confrade.

Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119038 | recio | 21 mai 2006 21:17 | Em resposta a: #118542

Olá Maudiniz
Só para dizer que Macedo de Cavaleiros antes de 1900 já está no arquivo de Bragança,escreva uma carta ou mande email para lá elas são super simpaticas e vão responder-lhe, vou ver se consigo o email e posto aqui.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119040 | maudiniz | 21 mai 2006 22:29 | Em resposta a: #119038

Oi Estimada Ana

Obrigado pela mensagem...

Sim eu já localizei o assento, agora terei q esclarecer algumas dúvidas genealógicas.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119041 | maudiniz | 21 mai 2006 22:43 | Em resposta a: #119038

Continuando,

então eu consegui localizar o assento.., mas preciso localizar outros documentos..
não sei as datas com precisão..

Obrigado.

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119055 | recio | 22 mai 2006 01:02 | Em resposta a: #118802

Caro Mauricio
Sejá temo acento da Philomena da Piedade Sardinha leia com atenção tudo que diz,por vezes diz que os pais tinham a idade x e casaram ou foram recebidos nesta ou o nome da Freguesia, depois diga-me o que encontrou de novo.Eu posso pedir fotocopias não certificadas á Conservatoria de Bragança porque os registos de 1901/2006 estão lá oa anteriores a 1901 é que estão no arquivo.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119105 | maudiniz | 22 mai 2006 19:47 | Em resposta a: #119055

Estimada Ana,

Agradeço, muito sua valiosa contribuição. Como os dados podem estar um pouco divergentes, talvez precise de alguns docs. Lhe pagarei todos os custos que tiver.

Sim, solicitei hoje pela internet www.portaldocidadao.pt , a certidao narrativa dela. Tem idéia de qto leva a chegar? De posse deste documento, lhe enviarei as informações..

Ana, fico te devendo muito por isso. Estou escrevendo um livro, lida com questoes parecidas, se chamará "Salmoes e sardinhas", haverá um lugar pra ti no enredo...rsrs. A sério.

Meus sinceros cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119814 | maudiniz | 01 jun 2006 07:40 | Em resposta a: #118835

Estimado Confrade Fernando

Obrigado pelo suporte..
Bem ainda estou aguardando a certidão, pedi via correio deve chegar na próxima semana.
Como posso obter as listas de registros de passaporte, ou informaçoes contidas no passaporte?
no Governo Civil de Bragança..? abri o site, mas não me localizei nele

tem o endereço para onde envio o e-mail?

Meus sinceros cumprimentos

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119827 | fertelde | 01 jun 2006 12:07 | Em resposta a: #119814

Estimado Mauricio: Infelizmente nâo tenho, mas tente contactar de novo com o confrade Filipe Pinheiro Campos, que ele deverá ter a direcçâo ou poderá talvez conseguir isso.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119833 | maudiniz | 01 jun 2006 13:35 | Em resposta a: #119827

Estimado Fernando

Obrigado por tua mensagem...
Assim q obtiver esses dados te informo..

Vou contactá-lo...

Meus cumprimentos.
MD

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119834 | maudiniz | 01 jun 2006 13:40 | Em resposta a: #119055

Estimada Ana

Obrigado pelo suporte.. precios de tua ajuda novamente.

Bem ainda estou aguardando a certidão, pedi via correio deve chegar na próxima semana (Imagino 2 a 3 semanas)
Preciso localizar os passaporte de minha bisavó eda mãe a acompanhante...
Sabe como posso obter as listas de registros de passaporte, ou informaçoes contidas no passaporte?
no Governo Civil de Bragança..? abri o site, mas não me localizei nele

tem o endereço para onde envio o e-mail?

Meus sinceros cumprimentos

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#119835 | maudiniz | 01 jun 2006 13:43 | Em resposta a: #118570

Estimado Confrade Filipe

Obrigado pelo suporte.. preciso de tua ajuda novamente.

Bem ainda estou aguardando a certidão, pedi via correio deve chegar na próxima semana (Imagino 2 a 3 semanas desde o pedido)
Preciso localizar os passaporte de minha bisavó e de sua mãe, a acompanhante...
Sabe como posso obter as listas de registros de passaporte, ou informaçoes contidas no passaporte?
no Governo Civil de Bragança..? abri o site, mas não me localizei nele

tem o endereço para onde envio o e-mail?

Meus sinceros cumprimentos

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#120523 | PinheirodeCampos | 10 jun 2006 19:38 | Em resposta a: #119835

Então em que freguesia encontrou o nascimento?


Diga-me nomes e datas possíveis de embarque para ver se as encontro.

Abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#120555 | maudiniz | 11 jun 2006 02:03 | Em resposta a: #120523

Estimado Confrade Filipe

Obrigado a preciosa ajuda.

Hj recebi a certidão pelo correio, estou muiiiiito feliz.. sem vcs eo GENEA jamais obteria sucesso nas minhas buscas.

Filomena da Piedade Sardinha: 20 de Outubro de 1908. Freguesia de Lamalonga, Concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança.

Filha de José da Encarnação Sardinha (José Manoel Sardinha e Anna Maria) e Maria Clara Pinheiro (João José Jesus e Fábia de Jesus).

Por aqui está tudo ok, agora preciso retificar os docs brasileiros que estão pouco diferentes do português. Descobrir a data de desembarque no Brasil eh apenas uma questão de curiosidade é o último passo que falta para fechar todo o ciclo da família, acredito em 1914 (2-5). José da Encarnação Sardinha (chefe) o primeiro a emigrar em seguida emigraram a Mãe Maria Clara e os três filhos Antonio Augusto Sardinha (1905), Filomena da Piedade Sardinha (1908) e Ifigênia...Sardinha (1910-11).

Meus sinceros cumprimentos e muito obrigado por toda ajuda.

Maurício Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#120559 | PinheirodeCampos | 11 jun 2006 10:21 | Em resposta a: #120555

Que bom. Fico feliz por saber que os meus palpites deram certo!

Está a investigar a família ou é por questões de nacionalidade? Se quiser mais dados foica mais fácil agora.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#120567 | maudiniz | 11 jun 2006 15:53 | Em resposta a: #120559

Caro Confrade

São questões de nacionalidade. Mas fiquei curioso e como falta pouco tenho interesse de ir até o fim. Descobri toda a história da família aqui no Brasil. Se soubesse quando emigraram encerraria um ciclo de busca.

Penso em buscar os passaportes deles e descobrir a data, seria fácil?

Abraços.

Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#120682 | maudiniz | 13 jun 2006 03:49 | Em resposta a: #120559

Estimado Confrade

Muito obrigado

Estou ajudando um amigo que esta em londres a encontrar um documento, ele procura o passaporte do bisavo em 1891 em beira alta, sabe como estes arquivos são organizados? O arquivo distrital pediu q informassemos ao menos o concelho, não sabemos. Ele pode consultar os arquivos?
Ou entao onde encontro as listas de embarque nesse periodo de ambso os portos, sei a data e o vapor de desmbarque no Brasil.

Abraçose muito obrigado.

Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#137776 | Paola Sardinha | 20 dez 2006 13:11 | Em resposta a: #119834

Caro Mauricio Diniz,

Tenho o sobrenome Sardinha, meu avós são Portugueses nascidos em Funchal, Ilha da Madeira.
De repente posso ajudar em algo, quem sabe?
Entre em contato se quiser

paola@agenciaaga.com.br

Paola Sardinha!

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#137777 | Paola Sardinha | 20 dez 2006 13:12 | Em resposta a: #119834

Caro Mauricio Diniz,

Tenho o sobrenome Sardinha, meu avós são Portugueses nascidos em Funchal, Ilha da Madeira.
De repente posso ajudar em algo, quem sabe?
Entre em contato se quiser

paola@agenciaaga.com.br

Paola Sardinha!

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#138119 | maudiniz | 24 dez 2006 21:43 | Em resposta a: #137777

Oi Paola....
muito obrigado pela resposta...........
entao descobri ja,
minha familia, os primeiros imigrantes...vieram de Bragança, Macedo de Cavaleiros..
vc mora no Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento Bragança

#138162 | Paola Sardinha | 26 dez 2006 11:23 | Em resposta a: #138119

Oi "Maudiniz",
Sim, moro no Brasil. Em São José do Rio Preto interior de São Paulo.
To na luta pra fazer minha dupla nacionalidade, felizmente meus avós que vieram de Portugal estão com os documentos todos em dia, agora só to aguardando a "demora" do Consulado.
Pretendo ir à Portugal, conhecer uns parentes que ficaram por lá e trabalhar um pouco!
rs.
E você? De onde é?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen