Beco sem saída - na Diocese de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118653 | tristaomel | 15 mai 2006 22:32

Tenho em meu poder fotocópia do Registo de Casamento de meu tetravô TRISTÃO DE MELLO, no qual consta que casou em Sandomil (Seia) em 8/3/1835 e que era "natural da Freguesia de BOBADIM - Arquidiocese de BRAGA e filho de André Martins e de Ana Garcia.
Esta mesma informação se retira dos registos de nascimento de seus filhos (5) excepto num caso em que se diz que era natural de BOBADIM- Freguesia de Nª Sª do Amparo.
Acontece que não existe esta freguesia na diocese de Braga nem mesmo em Viana do Castelo.
Já consultei, por escrito, os respectivos Arquivos Municipais, solicitando o auxílio das suas respectivas Directoras . Após porfiadas pesquisas ambas me informaram da inexistência de tais Freguesias naquelas paragens. Estou num beco sem saída.
Alguém terá uma "dica " que me possa ajudar a sair deste impasse?
Eu estou convencido que se trata de ABADIM e que o Prior de Sandomil deve ter entendido mal o nome e escreveu BOBADIM.
Agradeço desde já qualquer ajuda

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118656 | António Forjó | 15 mai 2006 23:05 | Em resposta a: #118653

Caro Colega

Tive um problema similar ao seu, na Diocese de Lamego.
A freguesia em que nasceu um dos meus bisavôs, Moimenta de Baltar, foi extinta em 1836 juntamente com algumas centenas mais.
O seu território foi distribuido por duas freguesias actuais.
Poderá ter ocorrido o mesmo com Bobadim pois custa a crer que o pároco se tenha enganado sempre.
Eis o que lhe sugiro:
--consultar a Lei de 6 de Novembro de 1836 para saber se houve extinção. Esta legislação pode ser consultada na Imprensa Nacional na rua da Escola Politécnica em Lisboa.
--o mapa anexo informa do destino do território das freguesias extintas.

A partir daí é o procedimento normal.
Boa sorte e cumprimentos

António Forjó
--

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118700 | JCC | 16 mai 2006 16:39 | Em resposta a: #118653

Caro Paixão Melo

Já consultou o Inventário dos Registos Paroquiais? São, salvo erro, 3 volumes e estão, entre outros locais, disponíveis na TT na sala de referência.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118704 | melisa | 16 mai 2006 17:45 | Em resposta a: #118653

Caro Paixao Melo
É apenas uma hipótese.
Já tentou Póvoa do Lanhoso? É que tem a freguesia de Nossa Senhora do Amparo, podendo Bobadim ser apenas um lugar da dita freguesia.

A referida freguesia faz parte da arquidiocese de Braga.

Boa sorte
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118718 | Beatriz Machado | 16 mai 2006 20:38 | Em resposta a: #118653

Caro Paixão Melo
Também eu estou com um problema identico. Tenho uma fotocópia de um registo de casamento de 1660 (realizado na freguesia de Santa Maria da Porta da Vila de Melgaço) em que duas pessoas aí refereciadas são naturais de S. Pedro de Azurei do Concelho de Basto. No Concelho de Basto não existe nenhuma freguesia S. Pedro de Azurei, e esta freguesia existe mas no Concelho de Guimarães.
Cumprimentos
Beatriz Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118721 | tristaomel | 16 mai 2006 22:06 | Em resposta a: #118704

Caros António Forjó, João Cordovil Cardoso, M.Elisa e Beatriz Machado

Muito sensibilizado e agradecido pela rapidez das vossas "DICAS" venho dizer-vos que lhes vou no encalço.
Não há dúvida de que este FORUM é de enorme utilidade e de que as pessoas que o frequentam possuem almas generosas e solidárias.
Fico ao vosso dispor

Paixão Melo

Resposta

Link directo:

RE: Beco sem saída - na Diocese de Braga

#118757 | JCC | 17 mai 2006 17:03 | Em resposta a: #118721

Caro Paixão Melo

Passei hoje na TT e dei uma vista de olhos no livro que referi mas como não levava o nome da freguesia a minha pesquisa não foi conclusiva.

Mas, e isto é o mais interessante, deram-me para consulta um "Dicionário Corográfico" que identifica todas as freguesias que já existiram e que as situa.

Se lá for não se esqueça de pedir este elelmento de consulta.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen