Pedido de juda à familia "Maciel" de Viana Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de juda à familia "Maciel" de Viana Castelo

#118668 | LuisCarneiro | 16 mai 2006 03:12

Teófilo Maciel Pais Carneiro, nasceu em 1891 na Vila de Ponte de Lima, onde vem a falecer em 1949.

Era filho de João Luís Gonçalves Carneiro (1860-1920) (natural da freguesia de Moreira, concelho de Monção) e de D. Guiomar Marques Pereira Viana (1862-1942) (natural da freguesia de S. João da Ribeira - casa da Quinta da Portela, lugar de Talharezes - concelho de Ponte de Lima).

Tinha 7 irmãos, Américo, Altina, Flora, Laudelina, Perfeita, Violeta e Primavera, todos com o sobrenome de Maciel Pais Carneiro.

Teófilo Maciel Pais Carneiro foi entre muitíssimas coisas, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, ilustre Poeta Limiano, ilustre advogado e Deputado à Nação aquando da 1ª República por 2 mandatos.

Levanto agora a questão que me levou a escrever este tópico.
Teófilo (e irmãos) tem como sobrenomes MACIEL Pais Carneiro, quando seus pais não possuem os nomes Maciel e Pais??

Segundo fonte familiar, Teófilo descende dos MACIEIS, família antiga do Distrito. Alguém me consegue ajudar? Talvez cruzando nomes?
Sei que a família Maciel tem origem precisamente no Distrito de Viana do Castelo, de onde era natural Teófilo (concelho de Ponte de Lima).

Agradeço qualquer ajuda

Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#118994 | LuisCarneiro | 21 mai 2006 02:52 | Em resposta a: #118668

Volto a pedir juda a alguem da familia "MACIEL" de Viana Castelo ou então a alguém com conhecimentos sobre a mesma.

Fico à espera de ajuda

Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#119053 | Luis K. W. | 22 mai 2006 00:24 | Em resposta a: #118668

Caro homónio,

O mais certo é os nomes Maciel e Pais serem dos avôs e/ou avós.

Aparentemente você tem TUDO (nomes, datas, locais) para fazer a busca sózinho.

Ter a sorte de alguem nesta lista ter esse teófilo como antepassado era muita sorte.

Cumprimentos
Luís Miguel K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#119057 | LuisCarneiro | 22 mai 2006 01:59 | Em resposta a: #119053

Caro Luís Miguel

Muito obrigado por mais uma vez me responder a um tópico.

Descobri que para além dos pais, também os avós de Teófilo MACIEL PAIS Carneiro, não tem esses apelidos.

Os pais de João Luís Gonçalves Carneiro, segundo o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, em resposta via e-mail ao meu pedido de pesquisa, eram Joaquim Gonçalves e Rosa Francisca. (O que me coloca curiosamente na mesma situação, de onde vem o apelido Carneiro?... e porque o apelido do pai vem primeiro do que o Carneiro? o apelido da mãe??)

Os pais de D. Guiomar Marques Pereira Viana, segundo o mesmo e-mail, eram Manuel Marques Monteiro e Joana Pereira Viana (novamente os apelidos do pai vem primeiro do que da mãe?)

Muito agradecido

Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de

#119060 | Luis K. W. | 22 mai 2006 07:48 | Em resposta a: #119057

Caro Homónimo,

Tenho muita ascendência da região de Viana, Ponte de Lima, etc., e não me lembro de ver essa troca na ordem dos apelidos (tirando um Francisco de Melo Alvim). O que acontecia frequentemente entre os meus, ou melhor, entre as minhas, era as filhas usarem unicamente os apelidos das respectivas mães.

Esse "Maciel Pais" está a tornar-se um mistério...

Um abraço
Luís Miguel K. W.
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de

#119083 | LuisCarneiro | 22 mai 2006 15:23 | Em resposta a: #119060

Caro Luís

O que acontecia frequentemente entre os seus, as filhas usarem unicamente os apelidos das respectivas mães, sei que é "normal" em algumas zonas e épocas do país e em algumas famílias. Por exemplo, as minhas primas são Almeida Carneiro Malheiro Reymão e os meus primos apenas Malheiro Reymão.

Aqui o problema é nem tanto a questão da troca dos apelidos, primeiro pai, depois mãe (como se verifica em Espanha) mas a questão de meu bisavô Teófilo ter nomes que nem seus pais nem avós tinham.

Quando reparei que os pais de Teófilo não tinham Maciel e Pais, pensei sempre que os avós tivessem (aliás o Luís respondeu-me a um tópico afirmando isso mesmo). Quando verifico que também não tem fico intrigado.
Agora não consigo é saber mais para trás porque o e-mail que me foi enviado pelo Arq. de Viana do Castelo, não tem nem datas nem as naturalidades dos avós do Teófilo, apenas os nomes que constavam nos assentos de baptismos.

Muito agradecido

Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#136994 | casadorego | 12 dez 2006 02:17 | Em resposta a: #118994

Caro Senhor
O seu pedido já foi há muito tempo, mas contudo... Sou precisamente (como todas as famílias de Viana e não só) descendente, por vários ramos, de Maciéis. Sucede que as "regras" do uso de apelidos pura e simplesmente não existiam. Havia uma tradição das filhas seguirem os apelidos das mães e avós maternas, excepto quando eram herdeiras/sucessoras (em Morgadios e/ou Casas Nobres ou Quintas) em que adoptavam os apelidos de família ligados ao Morgadio (que normalmente a isso obrigava). Tudo isto era assim até ao século XVIII, inícios do XIX...Para o fim do século XIX as coisas começam a esfumar-se. Seja como for as pessoas usavam os apelidos que mais os "enobreciam", pelo que pode bem suceder serem apelidos de uma trisavó ou trisavô. Uso aliás legítimo. Século XIX é fácil de descobrir.

Tenho um "Título" inteiro de Maciéis (e sua vasta descendência, com muitas correcções baseadas em documentos ao Felgueiras Gayo), mas do século XIX pouco há. É tudo mais antigo. Mando o que tenhos:

Maciéis §21 (Felgueiras Gayo) - mas com datas correctas postas/pesquisadas por mim.
1.N____________
2.Bernardo Maciel Valente, FCR, COC, Governador do Maranhão???
2.Isabel Pais Maciel c.c. Francisco Martins Pinto, FSO, vivia na Rua do Cais, f. em Viana a 12 de Março de 1628, f.º de António Martins Pinto, Alferes de Infantaria, e Maria Gonçalves, de Viana do Minho.Tiveram:
3.Francisco Pinto Pais c.c. Catarina da Rocha Vilasboas, f,ª de António de Vilasboas e m.er Maria Borges (Vilasboas §38 N14)
3.Manuel Pinto Pais f. em Viana do Minho a 7 de Maio de 1677 c.c. Ana de Barros Rocha (irmã de sua cunhada) (Vilasboas §39 N14).Tiveram:
4. Isabel da Rocha Rego c. em Viana do Minho a 12 de Fevereiro de 1661 c. (2.ª m.er ) João Maciel da Guarda .
Atentamente

Jorge Pereira de Araújo Barbosa Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#137060 | MigSousa | 12 dez 2006 20:21 | Em resposta a: #136994

Estimado Senhor


Uma vez que o tema da grande família MACIEL veio agora à superfície, permita-me que peça a sua ajuda nesse tópico, pois talvez me possa esclarecer pontos obscuros da história familiar, e quiçá acrescentar algo ao que já se sabe sobre esta linhagem.
Refiro-me aos MACIEL do Algarve, que se constituem em dois troncos relativamente distintos, que nunca foram objecto de qualquer publicação, que eu conheça.

O primeiro, dos MACIEL DE ANDRADE, surge em Faro, onde achamos um João Maciel de Andrade como Juiz e Feitor dos Direito Reais (Casa da Rainha, à qual Faro pertencia). Foi também Juiz ordinário, procurador às Cortes de 1679, Capitão-mor de Faro e cavaleiro da Ordem de Cristo. Tinha ele nascido em Lisboa, na freguesia de Santos, em 22.7.1646.
Em 1697 ainda obtém mais o alvará de Feitor da Cota do Pescado de Vila Nova de Portimão.
Foi filho de António Maciel de Andrade, de quem não acho informação em lado algum, e de Maria Blau, ao que parece de uma família de Gilbertès, perto da Alsácia , pois no arquivo da casa existiam duas cartas de familiares com essa origem.
Casou com Catarina de Oliveira c. 1670 (sg ??) e 2º vez com Isabel Antónia de Madureira Pita, esta com bastante ascendência Maciel desde o sec. XV.

Vamos sucessivamente encontrando vários outros membros desta família desempenhando cargos de relevo na região, que poderei aqui colocar se houver interessados, até minha 5º avó, Maria Joana Maciel de Andrade.

Simultaneamente, encontramos uma linhagem paralela em Faro, os MACIEL DA COSTA, mais em cargos burocráticos, procuradores judiciais, etc.
Um deles liga-se por dois ramos à família algarvia do poeta Fernando Pessoa. Suponho que é o mesmo, ou dele descendente, que foi também procurador da família da minha avó atrás citada, num processo judicial.

A questão que pretendia pôr-lhe era a seguinte:

Existirá informação disponível sobre a origem destes dois ramos algarvios da grande família MACIEL, de modo a poder entroncá-los, quer entre si, quer no tronco principal?

As pesquisas feitas até agora no Arquivo Distrital de Faro não têm permitido conclusões sobre esta matéria.

Toda a ajuda seria bem vinda.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de

#137160 | casadorego | 13 dez 2006 18:35 | Em resposta a: #137060

Ex.mo Sr.,
Uma hipótese é esta abaixo.
Maciéis §34
1.João Afonso, o gorjão, de Caminha muito rico c.c. Maria Maciel, de Viana do Minho. Tiveram:

2.Ana Afonso Maciel c.c. Bernardo Anes, f.º de João Bernardo, de Vila do Conde, e Maria Francisca de Reboredo de brugueto de Gandarella.Tiveram

3.Manuel Bernardes Maciel c.c. Maria Rodrigues, de Vilar de Mouros, f.ª de Amaro Pires, o cachiço, e Domingas Rodrigues, de S. João de Longos Vales (Costas §247 N1) serviu os cargos honrados e foi Procurador às Cortes em 1545. Tiveram:

4.D. Ana Bernardes Maciel c.c. António de Andrade da Gama C.g. Prados §4 N6

P.S.Em Felgueyras Gayo "Prados" pode ser que encontre o João que lhe falta. Mesmo não encontrando não quer dizer nada, o Gayo está pejado de erros. Especialmente nos Maciéis.


Deve ser daqui. Se não for só vejo que tenha a ver com

28. D. Isabel Josefa de Abreu Lima c. em Ponte de Lima c. Pedro Ribeiro de Aguilar.Tiveram:
29.Jacinta de Andrade S.g.
29.D.Francisca Luisa de Abreu Lima Herdeira c.c. António Lobo da Cunha Malheiro C.g. Malheiros §9 N10


Também há Andrade nos Porto Pedroso (que são de varonia Maciel) mas é mais tarde que a sua data.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de Viana Castelo

#137163 | casadorego | 13 dez 2006 18:48 | Em resposta a: #137060

Ex.mo Sr.,
Sobre Maciel da Costa há bastantes. Uma hipótese é a que vai abaixo:


1.Gaspar Maciel de Aguião, COC f. (Óbitos fls. 91) em Viana do Minho (S.ª M.ª Maior) a 28 de Janeiro de 1677, foi sepultado na sua Capela de S. Jacinto do Mosteiro de S. Domingos e a filha herdeira dá conta da alma (Padrinho de João, em Viana do Minho, em 1601, filho de Brites Maciel e marido Lourenço Pires) c.c. Inês da Costa , f. em Viana do Minho já viúva a 18 de Janeiro de 1643 deu conta o filho António Maciel da Costa. SERÁ DAQUI NATÁLIA DA COSTA MACIEL E JOÃO DA COSTA MACIEL????FAZ MAIS SENTIDO.....
2.António Maciel da Costa
2.N______ filha herdeira (deve ser Natália da Costa Maciel)
Atentamente
Jorge Pereira de araújo barbosa

Resposta

Link directo:

Maria Vitória Rita Maciel

#137171 | artur41 | 13 dez 2006 19:31 | Em resposta a: #137060

Caro Miguel de Sousa,

Maria Vitória Rita Maciel casou com meu tio-avô Caetano José Pereira de Araújo e Sousa. Este, era irmão de dois antepassados meus: Roque Landeiro Pereira e Sousa e José António Pereira de Araújo e Sousa. Sabe alguma coisa sobre ela?

Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137176 | MigSousa | 13 dez 2006 20:16 | Em resposta a: #137171

Caro Artur Camisão:

O que sei sobre essa senhora, calculo que já conheça. Pensando bem, pode ser que não, de modo que despejo tudo.

Maria Vitória Rita Maciel Romeirão casou com Ten-Coronel Caetano Pereira de Araújo e Sousa, irmão do Capitão José António Pereira de Araújo e Sousa, FCA, trisavô do poeta Fernando Pessoa, por este lado da família.

Teve essa senhora uma irmã, Margarida Inácia Maciel Romeirão, que casou com João de Oliveira, por sua vez irmão de Dionisia Rita de Oliveira Seabra, trisavó do mesmo poeta, pelo lado dos Seabra.

Ambas as senhoras Romeirão, que depois parece não terem assinado assim, foram filhas de António Maciel da Costa, de Faro (ver na minha outra intervenção anterior) e de sua esposa Laurencia Teresa Rita da Fonseca Romeirão.

Esse António Maciel da Costa parece ter sido filho de João Maciel da Costa, também de Faro, de quem não sei mais, de momento, e pai de outro João Maciel da Costa, que foi Juiz dos Orfãos de Faro, e procurador da minha família no processo para extinção do Vínculo da Capela do Carmo de Moncarapacho, que andou em demanda vários anos, e só acabou por ficar despachado em 1814, como se pode ver por toda a volumosa documentação que pertence ao mesmo e está na Torre do Tombo.

È por esta via que parte das propriedades fundiárias que tinham sido vinculadas à Capela pelo seu instituidor, o Padre Jorge Palermo de Faria, em 1747, acabaram por vir à posse de minha 5ª avó Maria Joana Maciel de Andrade e seu marido, o Cap. Leonardo Palermo de Faria, e na nossa família continuam.

As relações entre os Maciel de Andrade e os Maciel da Costa, ambos vivendo na mesma época, em Faro, não são fáceis de determinar, e é isso que agora se pretende averiguar melhor, daqui este apelo.

Não sei se consegui ser claro. Depois me dirá.

Os cumprimentos do

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137178 | artur41 | 13 dez 2006 20:31 | Em resposta a: #137176

Caro Miguel de Sousa,

A parte dos dos Maciel de Andrade e dos Maciel da Costa interessa. Também me proponho investigar esses ramos.

Ao seu dispor.

Meus Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Maciel da Costa

#137182 | MigSousa | 13 dez 2006 21:24 | Em resposta a: #137163

Estimado Senhor:

Muito grato pelas suas sugestões, que demonstram pleno conhecimento de matéria tão difícil. Estive pacientemente a ver o Felguieras Gayo, em vários lados e no tt Prados, e não me parece de grande ajuda. A sua sugestão - directa -aparece-me melhor para os Maciel de Andrade.
Para os Maciel da Costa, a linha que aponta surge muito promissora, embora não a tenha entendido totalmente. Vou ver e depois lhe direi melhor.
Com os cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137195 | casadorego | 14 dez 2006 00:41 | Em resposta a: #137171

Ex.mo Sr.,
Não percebo bem quais as datas (nascimento-morte) prováveis em que essa Senhora se pode situar. Se for entre 1780-1860 (pouco mais ou menos) poderá ser uma D.Maria Vitória que segue na sequência abaixo. Todas as referências são de Felgueiras Gayo.

3.Pedro Gonçalves Maciel, Escudeiro Fidalgo, Justificou em Amarante, a 22 de Novembro de 1539 ser neto de Dom Bartolomeu Gonçalves Maciel, Comendatário de Palme e ser primo co-irmão de António Barbosa, Senhor de Aborim. Viveu na freguesia de Bradara. C.c. sua prima Violante Lopes Calheiros. Tiveram:

4.Gaspar Calheiros c.c. Margarida Mogueimas. Tiveram:

5.Domingos Calheiros (ver Costados 31 Tomo 1 e Calheiros §2 N14) c.c. sua prima Isabel de Amorim Calheiros (f.ª de António Lopes Correia e mulher D. Violante Lopes Calheiros – Calheiros §6 N12) em Araújos Gaio diz “digo (filho) de Domingos Calheiros, e sua Pr.ª D. Isabel de Amorim Calheiros. Tiveram:

6.João Lopes Calheiros (em Araújos Gaio chama-lhe José Lopes Calheiros) Morgado do Souto, na freguesia de Brandara c.c. Domingas Barbosa de Araújo, Sucedeu na Casa de seu pai (f.ª de João Ferraz de Araújo e Catarina Barbosa de Araújo(Araújos §70 N32) .Tiveram:

5.Nicolau Barbosa de Calheiros, Morgado do Souto c.c. D. Ana Maria Pereira Ozores Barreto, f.ª de António Barreto de Magalhães, Senhor da Quinta de Matobom, e m.er Joana de Abreu Bacelar (Pereiras §51 N21, Costados 31 Tomo 1, Amorins §56 N8).Tiveram:

6.Gaspar Francisco, autor de genealogias
6.Manuel, frade capucho
6.D. Joana
6.D. Maria Vitória


Poderá ser esta senhora. Se for muito recente não tenho dados.
Atentamente

jorge pereira de araújo barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137292 | MigSousa | 14 dez 2006 21:58 | Em resposta a: #137195

Estimado Senhor:

Muito grato pela suas variadas contribuições. Neste caso, podemos apontar que o casamento de Maria Vitória Rita Maciel deve ter-se realizado por volta de 1765 a 1770. Seu pai, António Maciel da Costa, residia há muitos anos em Faro, de onde até devia ser natural, era filho de um João Maciel da Costa, e neto de um António Lopes da Costa, que todos eles residiram em Faro. Estes eram genuinos Macieis do Algarve; neste caso, felizmente, não é necessário tentarmos entroncar a dita senhora, pois lhe conhecemos os ascendentes paternos, até ao bisavô.

Aliás, este tema prende-se com a sugestão que aqui colocou, para a origem dos Maciel da Costa, e que me parece muito pertinente. Apenas ainda tenho dúvidas sobre o acerto cronológico, mas isso ficará para melhor ocasião.

Cumprimentos sinceros do

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137295 | MigSousa | 14 dez 2006 22:12 | Em resposta a: #137292

Rectificação:

No texto anterior, onde se lê neto de António Lopes da Costa, deve ler-se Francisco lopes da Costa e de Sua mulher Isabel Martins. Este teve 2 filhos, um João e um António Maciel da Costa, que se documentam em 1658 e 1685; registando-se tambem um Dr. Nicolau Lopes da Costa em 1698.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137392 | casadorego | 16 dez 2006 04:07 | Em resposta a: #137292

Caro Sr,
Se precisar de algo mais...disponha.
Melhores cumprimentos
jorge pereira de araújo

Resposta

Link directo:

RE: Maciel da Costa

#137397 | MigSousa | 16 dez 2006 12:21 | Em resposta a: #137182

Estimado Senhor Jorge Barbosa:

Estive a ver a sua sugestão sobre a origem dos MACIEL DA COSTA, que me parece muito razoável.

Como já aqui deixei, a dúvida que tenho prende-se com a cronologia, que será vital para estabelecer um esquema genealógico-base, que depois permita sustentar a pesquisa através de assentos paroquiais e outra documentação. Apesar de tudo, continuamos ainda com duas hipóteses em aberto.

1ª hipótese – MACIEL DE AGUIÃO

Nesta hipótese que aponta, inicia em Gaspar Maciel de Aguião (f. a 28.1.1677, em Vianna) cc Inês da Costa (f. já viuva a 18.1.1643, em Vianna) [aqui parece haver contradição entre ambos os dados, pelo que deve tratar-se de lapso numa das datas, ao que me parece].

Deste casal terão sido filhos um João da Costa Maciel, uma Natália da Costa Maciel e um António Maciel da Costa, se bem entendi a mensagem, ficando a segunda como filha herdeira [única?]. Solicito a sua boa vontade para esclarecer melhor este ponto, se possível.

Gaspar Maciel de Aguião terá sido ainda padrinho de um João, f. de Brites Maciel e de Lourenço Pires em 1601, o que aponta para um data de nascimento de cerca de 1585 para trás.

A propósito do apelido Aguião, tinha já eu posto uma hipótese de trabalho, que vejo agora ser melhor rectificar. Refere-se esta a um Melchior (ou Belchoir) Maciel de Aquila, com filhos que emigraram para Buenos Ayres, onde foram dos primeiros pioneiros da fundação desta cidade.

Para evitar erros de interpretação, copio para aqui uma parte do que já tinha instalado no tema “Família Maciel de Viana e de Darque”, que foi como segue:

“Intervenho hoje porque consegui localizar o paradeiro de um velho livro, que meu tio trouxe da Argentina, nos anos quarenta do século passado, quando regressou. Há mais de 5 anos, quando este tópico foi aqui instalado, eu estava seguro que esse livro teria algo sobre o assunto, mas não o conseguia achar, o que só agora aconteceu. Portanto, mais de 5 anos depois, aqui vai a resposta, mais valendo tarde do que nunca.

A obra chama-se “Los portugueses en Buenos Ayres” de R. De Lafuente Machain, correspondente da Real Academia de História (de Madrid, suponho). Ed. do autor, Madrid, 1931.

Nele se acham duas referências a MACIEL, que correspondem, ponto por ponto, às vossas curiosidades, ao que me parece. No inventário final dos portugueses de Buenos Ayres do sec. XVII encontramos as duas fichas seguintes, que transcrevo:

MACIEL DE AGUILA, Melchor


Natural de Viana de Castello. Llegó a Buenos Ayres a principios del siglo XVII. Pobló la estancia del Salado Grande, en Santa Fe. Casó con Catalina Cabral de Melo, en Buenos Ayres, el 5 de Agosto de 1618, y tuvieron descendencia, que ocupó altos cargos y situación social.


MACIEL, Juan


Nacido en Viana por 1608. Entró en 1630 sin licencia. Calafate, ayuda a la artilleria por inteligente de ella. Era hijo legitimo de Antón Maciel y de Maria ... Casó en 1630 con Margarita Pacheco, que le aportó dote de 1300$. Poseyó casas pobladas, carretas con 40 bueyes y tres esclavos. Caudal 1500$. Tuvo descendencia.

E mais não diz o livro. Alguns, poucos, comentários.

Confirma-se a existência de António Maciel e de Maria [Dias?]. Segundo este texto, teve um filho chamado João Maciel, que exerceu funções mecânicas para sobreviver, e que em breve ascendeu na escala social, graças a um casamento rico, com Margarita Pacheco, que não consta da lista dos portugueses.

Filho do mesmo casal terá sido o Melchior ou Belchior Maciel de Aguila, segundo se documenta pelo seu testamento, que provavelmente ainda se conserva na capital argentina. Casou com Catarina Cabral de Melo, igualmente referenciada como portuguesa, sendo este o primeiro matrimónio, tendo depois um segundo com o Mestre de Campo Pedro Homem Pessoa de Sá, que nasceu c. 1593 no Chile, filho de português e de espanhola, casado primeiro com D. Isabel de Figueiroa e Mendonça, portuguesa, que chegou a Buenos Ayres com marido português, de quem teve 5 filhos. Possuía casa, chácara, estancia e escravos. Cabedal 5000$; foi Alcaide em 1640, abastecedor de carne em 1642, sendo empadroado em 1664 com o nº 129. Teve descendência - mais quatro filhos

Parece ter havido mais uma filha de António Maciel e de Maria Dias, a apontada Ana Maciel, que teve um filho, Baltazar Maciel

João Maciel parece ter sido pai de António Maciel, acima.

Gonçalo Maciel é apontado como pai de João Maciel.

Agora é só ordenar, para se ficar com uma melhor ideia desta gente toda.

Como nota de heráldica de família, o Melchior de Aquila intrigou-me inicialmente, mas depois veio-me à ideia que as armas dos Maciel são bipartidas de dois lises azuis sobre prata à esquerda e de meia águia vermelha sobre negro à direita. Não sei muito sobre a história da família (há uma página brasileira muito boa, que vale a pena consultar, pois se acha depressa, entrando “família Maciel” num browser), mas parece-me que esta Aguila foi usada pelo Melchior para justificar as suas armas terem uma “aguila” no meio escudo.”

Aqui rectifico “este Aquila foi usado por Melchior por este ser do tronco nobre da linhagem, cujo nome corresponde às suas armas – Maciel e Águião – águia grande – como de facto se acha no seu escudo”.


2º hipótese – LOPES DA COSTA

Documentamos em Faro um Francisco Lopes da Costa, Escrivão dos Órfãos, casado com Isabel Martins (de família Maciel ??), através de assentos de seus filhos

João Maciel da Costa 1658
António Maciel da Costa 1685
(?) Dr. Nicolau Lopes da Costa 1698

Existe variada descendência, entre as quais achamos Maria Vitória Rita Maciel, já aqui tratada neste Forum, e João Maciel de Andrade, Juiz dos Órfãos de Faro, também citado aqui como procurador.
Talvez a favor da vocação transcontinental dos Maciel, deve dizer-se que os MACIEL DA COSTA são talvez às centenas no Brasil actual, conservando integralmente o apelido. Ignoro a respectiva ascendência, como é evidente, mas existe um caso notável, que vou detalhar, chamando a tenção para a semelhança de nomes com esta linha LOPES DA COSTA.

António Lopes da Costa, n. c. 1730, Sargento-mor, cc Francisca Antunes Maciel, ao que parece em Portugal. No Rio de Janeiro tiveram uma filha, Ana Francisca Rosa Maciel da Costa, nascida na Candelária em 1757, que foi figura grada da corte de João VI, tendo sido agraciada com o título de 1º Baronesa de S. Salvador de Campos de Goitacazes.

xxxxxxxxxxxxxx

Aqui deixo estes dados, para reflexão. Seria também interessante que os MACIEL DA COSTA do Brasil, que conheçam a sua ascendência por esta linha, pudessem deixar aqui o seu testemunho, de onde pode talvez nascer uma luz ainda mais clara.

Com os agradecimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137400 | artur41 | 16 dez 2006 12:53 | Em resposta a: #137392

Caríssimos Confrades Miguel de Sousa e Jorge Pereira de Araújo,

Os meus profundos agradecimentos pelos dados fornecidos. Desta forma, eu conseguirei colmatar uma lacuna na árvore genealógica desta minha tia-avó, por afinidade.

Tenho estado tão absorto com a problemática "Colombo", que já ia perdendo o fio à meada...!

Ao vosso dispor.

Meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137649 | MigSousa | 18 dez 2006 22:58 | Em resposta a: #137178

Caro Artur Camisão:

Sem o querer distrair do curioso trabalho do Almirante Colón, que continua de vento em popa a caminha das Américas, informo que o estimado confrade Rui Pereira colocou noutro tópico a data de casamento de Maria Vitória Maciel Romeirão - São Pedro de Faro a 8.6.1781.

Com os cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137694 | artur41 | 19 dez 2006 12:43 | Em resposta a: #137649

Caro Miguel de Sousa,


Não me distrai, meu confrade, muito pelo contrário. Se não fosse o Rui Pereira não saberia bastas coisas. Entre as quais figura esta informação, que com a devida vénia, transcrevo:

« RE: Familia Camisão 30-03-2003, 16:44
Autor: rmfrp [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caros Primos:

Aqui vai mais uma peça para o grande puzzle da família Camisão.

Casamento em Santa Maria, Tavira, 05.05.1824

Francisco de Paula de Araújo e Sousa, Tenente do Regimento 14, natural de Santa Maria, Tavira; filho de Caetano Pereira de Araújo e Sousa, Sargento-Mor de Infantaria e Governador da Fortaleza de São João, natural de Fermedo, e de D. Maria Vitória Rita Maciel, natural de Faro; neto paterno de Lázaro Moreira Landeiro Camisão, Capitão-Mor da vila e concelho de Fermedo, natural de Arada, e de D. Francisca Xavier de Araújo e Sousa, natural de Fermedo; neto materno de António Maciel da Costa, natural de Faro, e de D. Laurência Rita da Fonseca, natural de Tavira;

com

D. Maria Bárbara Leocádia, filha de António de Mendonça e de Maria do Rosário; neta paterna de Pedro de Mendonça e de Bárbara de Sousa; neta materna de Custódio Rodrigues e de Bárbara Martins, todos naturais de Olhão.

Uma das testemunhas foi António Luís Pereira de Araújo, Ajudante do Regimento 14. »


Meus melhores cumprimentos, com votos de um Santo Natal,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137825 | MigSousa | 20 dez 2006 23:00 | Em resposta a: #137694

Caro Artur Camisão Soares:

Obrigado por mais essa informação, que me tinha escapado. Aliás, as intervenções do confrade Rui Pereira são sempre de excelente utilidade, e muito oportunas. Também lhe devo umas quantas.

Até uma próxima

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Maria Vitória Rita Maciel

#137840 | artur41 | 21 dez 2006 04:47 | Em resposta a: #137825

Caro Miguel de Sousa,

Ñão tem de quê, meu confrade. Ao seu dispor.

Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia "MACIEL" de

#138772 | MigSousa | 01 jan 2007 12:09 | Em resposta a: #137160

Estimado Confrade Jorge Barbosa Teixeira:

Um prestável estudioso, que prefere manter reserva de identidade, fez o favor de me “traduzir” a sua anterior proposta de ligação dos MACIEL DE ANDRADE, do Algarve, aos mais antigos, de raiz minhota. Diz ele que usou essa sugestão, mais alguns elementos que aqui deixei, e mais umas notas de estudiosos desta família MACIEL, que se acham no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Aqui vai, como chegou no e-mail, excepto umas emendas de gralhas evidentes:


1. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, baptizado na f. de Santos, Lisboa, a 22.7.1646, veio para o Algarve, onde foi Feitor e Juiz dos Direitos Reais - Casa da Rainha. Foi COC, Procurador às Cortes de 1679, e Capitão-Mor de Faro.
2. ANTÓNIO MACIEL DE ANDRADE, deve ter nascido em Lisboa. Casou com
3. MARIA BLAU, senhora estrangeira, talvez ainda em Lisboa.
4. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, n. c.1895, em Lisboa. Casou c.
5. NN
8. ANTÓNIO ANDRADE DA GAMA, n. em Lisboa c. 1560, c. em 1.as nupcias c.
9. ANA BERNARDES MACIEL, n. c. 1565, em Viana do Minho
16. GASPAR DA COSTA DO PRADO, n. c. de 1530, senhor da quinta de Roriz
17. LEONOR DE ANDRADE, n. c. 1535
18. MANUEL BERNARDES MACIEL, n. c. 1515 em Viana do Minho; foi da governança e Procurador às Cortes de 1545
19. MARIA RODRIGUES, n. c. 1530 em Vilar de Mouros
32. DOMINGOS ou DIOGO ALVARES, n. c. 1500, Fidalgo da Casa Real
33. ANA DA COSTA DA GAMA, n. c. 1505
36. BERNARDO ANES
37. ANA AFONSO MACIEL
38. AMARO PIRES, de Vilar de Mouros
39. DOMINGAS RODRIGUES, de S. João de Longos Vales
66. GIL DE PRADO, n.c. 1475, Fidalgo da casa de D. Afonso V
67. BRITES DE OLIVENÇA DA GAMA, n.c. 1480
72. JOÃO BERNARDO, n. de Vila do Conde
73. MARIA FRANCISCA DE REBOREDO, n. de Brugueto de Gandarella
74. JOÃO AFONSO, de alcunha o Gorjão, que se diz que foi muito rico, n. de Caminha
75. MARIA MACIEL

Acha que esta hipótese de trabalho pode estar certa? Haverá possibilidades de confirmar esta árvore, em todo ou em parte?

Aqui a deixo, agradecendo a si e a quem me fez o favor de enviar o trabalho.

Aproveito para os Votos de Feliz 2007.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

MACIEL DE ANDRADE

#138774 | MigSousa | 01 jan 2007 12:12 | Em resposta a: #137160

Estimado Confrade Jorge Barbosa Teixeira:

Um prestável estudioso, que prefere manter reserva de identidade, fez o favor de me “traduzir” a sua anterior proposta de ligação dos MACIEL DE ANDRADE, do Algarve, aos mais antigos, de raiz minhota. Diz ele que usou essa sugestão, alguns elementos que aqui deixei, e notas de estudiosos, que se acham no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Aqui vai, como chegou no e-mail, excepto umas emendas de gralhas evidentes:


1. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, baptizado na f. de Santos, Lisboa, a 22.7.1646, veio para o Algarve, onde foi Feitor e Juiz dos Direitos Reais - Casa da Rainha. Foi COC, Procurador às Cortes de 1679, e Capitão-Mor de Faro.
2. ANTÓNIO MACIEL DE ANDRADE, deve ter nascido em Lisboa. Casou com
3. MARIA BLAU, senhora estrangeira, talvez ainda em Lisboa.
4. JOÃO MACIEL DE ANDRADE, n. c.1895, em Lisboa. Casou c.
5. NN
8. ANTÓNIO ANDRADE DA GAMA, n. em Lisboa c. 1560, c. em 1.as nupcias c.
9. ANA BERNARDES MACIEL, n. c. 1565, em Viana do Minho
16. GASPAR DA COSTA DO PRADO, n. c. de 1530, senhor da quinta de Roriz
17. LEONOR DE ANDRADE, n. c. 1535
18. MANUEL BERNARDES MACIEL, n. c. 1515 em Viana do Minho; foi da governança e Procurador às Cortes de 1545
19. MARIA RODRIGUES, n. c. 1530 em Vilar de Mouros
32. DOMINGOS ou DIOGO ALVARES, n. c. 1500, Fidalgo da Casa Real
33. ANA DA COSTA DA GAMA, n. c. 1505
36. BERNARDO ANES
37. ANA AFONSO MACIEL
38. AMARO PIRES, de Vilar de Mouros
39. DOMINGAS RODRIGUES, de S. João de Longos Vales
66. GIL DE PRADO, n.c. 1475, Fidalgo da casa de D. Afonso V
67. BRITES DE OLIVENÇA DA GAMA, n.c. 1480
72. JOÃO BERNARDO, n. de Vila do Conde
73. MARIA FRANCISCA DE REBOREDO, n. de Brugueto de Gandarella
74. JOÃO AFONSO, de alcunha o Gorjão, que se diz que foi muito rico, n. de Caminha
75. MARIA MACIEL

Acha que esta hipótese de trabalho pode estar certa? Haverá possibilidades de confirmar esta árvore, em todo ou em parte?

Aqui a deixo, agradecendo a si e a quem me fez o favor de enviar o trabalho.

Aproveito para os Votos de Feliz 2007.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL DE ANDRADE

#138775 | MigSousa | 01 jan 2007 12:15 | Em resposta a: #138774

Ainda escapou uma gralha.

Onde se lê JOÃO MACIEL DE ANDRADE, n. c. 1895, deve ler-se 1595.

Peço desculpa pela distração

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL (Ribeira Lima)

#217666 | LCNunes | 07 jan 2009 11:54 | Em resposta a: #138775

Meus Caros,

Algum conhecimento ou pista sobre Manuel António de Azevedo Maciel natural da Ribeira, Ponte de Lima, casado com Maria Luísa da Silva da mesma freguesia, que tiveram pelo menos uma filha de nome Maria Joaquina da Silva casada com José Maria Pereira Viana, todos da mesma freguesia (Séc. XVIII).

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

MACIEL (Ribeira Lima)

#217704 | MigSousa | 07 jan 2009 19:09 | Em resposta a: #217666

Caro Luis Carneiro Nunes:

Não tenho nenhuma informação sobre esse ramo da grande família MACIEL. Mas julgo que não será difícil, com esses dados, obter os ascendentes através do AD de Viana do Castelo, em que o serviço´costuma ser de boa qualiadade, pela minha experiência.

Bom 2009, e os melhores cumprimentos.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL (Ribeira Lima)

#217736 | LCNunes | 07 jan 2009 23:25 | Em resposta a: #217704

Caro Miguel de Sousa,

Muito obrigado pela resposta pronta.

De facto não deveria ter muita dificuldade em encontrar informações adicionais mas na verdade as Senhoras funcionarias do AD de Viana do Castelo não estão a conseguir encontrar o respectivo paroquial e eu resido longe para me deslocar com facilidade ao Arquivo.

Enfim...

Os melhores cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

MACIEL (Ribeira Lima)

#218130 | MigSousa | 11 jan 2009 18:11 | Em resposta a: #217736

Caro Luis Nunes:

Por vezes os nomes não estão escritos nos assentos como seria de esperar.

Talvez valha a pena pesquisar qualquer coisa como isto:

Manuel António de Azevedo [Maciel] natural da Ribeira, Ponte de Lima, casado c. de 1750 ?? com Maria Luísa [da Silva] da mesma freguesia, que tiveram pelo menos uma filha de nome [Maria] Joaquina [da Silva] casada com José Maria Pereira [Viana], todos da mesma freguesia (Séc. XVIII).

Boa sorte.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: MACIEL (Ribeira, Ponte de Lima)

#218299 | LCNunes | 13 jan 2009 14:24 | Em resposta a: #218130

Caro Miguel de Sousa,

Muito obrigado pela ajuda.

Enfim, vou continuar a tentar aprofundar este meu ramo Maciel que muito trabalho me tem dado, e até ver poucas informações.

Se alguém tiver informações de ramos Maciel na Ribeira, Ponte de Lima, agradeço.

Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de juda à familia

#267330 | alberto50 | 25 dez 2010 16:11 | Em resposta a: #137060

Olá meu nome é José Alberto Maciel vejo que existem muitas famílias MACIEL não só em Portugal como por esse mundo fora, mas parece ser dificil encontrar origem do nome, pois aqui em Vila do Conde de onde sou natural existem muitas familias MACIEL sei que somos todos relacionados até 4ª ou 5ª geração e mais nada, temos como alcunha «PILOTOS» lembro-me de ouvir os mais velhos e também o meu pai de nos chamarem de « Pilotos da barra do Porto» é tudo que sabemos, se houver alguém que tenha mais informações agradecia.
Com os meus melhores cumprimentos
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen