“Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

“Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118781 | E. Osório | 17 mai 2006 21:44

Caros confrades,

Agradeço desta forma e colectivamente a todos os que se têm manifestado positivamente perante o meu estudo “Raízes da Beira”.

Venho informar que foi impressa pela editora, ainda a tempo para muitos, uma primeira ERRATA que poderei enviar por e-mail, bastando que me contactem para: osorio2004 arroba sapo ponto pt

Um estudo desta natureza e extensão não permite colocar o mesmo grau de rigor e de detalhe em todos os ramos considerados – muitos deles apoiados em estudos genealógicos antigos e em manuscritos avulsos, com o risco que isso representa – pelo que há certamente pessoas que sobre alguns deles sabem muito mais do que eu.

Solicito assim a todos os que queiram efectuar correcções e aditamentos, que os coloquem aqui, ou os enviem para o endereço acima, de modo a que venha a ser possível uma boa divulgação dos erros encontrados ou até a eventual edição posterior de um Aditamento, se tal se justificar.

Cumprimentos a todos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118785 | A. Miranda | 17 mai 2006 22:17 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório:

Aproveito a oportunidade e, tal como já tinha prometido, aqui lhe envio a rectificação dos dados sobre a Teresa Maria, a última mencionada do §2 do ttº Mirandas Brandões (pág. 455, volume II)

9 TERESA MARIA DE MIRANDA VIEGAS b. a 02-01-1708, filha única, casou com DOMINGOS PAIS de Vale de Madeiros, proprietário e testamenteiro de seu sogro Estêvão Marques (ver ttº Garcias Mascarenhas §29, n.6) f. em 1756 em Vale de Madeiros.
Viveram em Vale de Madeiros e tiveram:

10 Miguel de Miranda Viegas, que segue:

10 Manuel de Miranda Viegas c.c. Ana Costa.
Viveram em Vale de Madeiros e tiveram:

11 Gertrudes - n. 1785. s.m.n.
11 Teresa - n. 1787 - morreu criança.


10 MIGUEL DE MIRANDA VIEGAS (1740-1833) de Vale de Madeiros, proprietário, casou em S. João de Areias em 1774 com JUSTINA ROSA DE FIGUEIREDO, proprietária, filha de Manuel da Fonseca Figueiredo, de S. João de Areias e sua mulher Maria de Moura, de Covas. [Era irmã do Bacharel José António Alves da Fonseca que casou em 1775 com Mariana Inácia de Brito Ribeiro de Almeida, filha única do Capitão-Mor Valério Inácio de Brito Ribeiro de Almeida (ttº Figueiredos de Vila Cova de Sub-Avô § 8, n.9)]
Viveram em Vale de Madeiros e S. João de Areias e tiveram:


11 António - b. 1775 em São João de Areias, morreu criança.

11 João Pais de Miranda - b. 1777 em Vale de Madeiros, que segue.

11 Maria de Moura - b. 1783 em Vale de Madeiros e f. 1827 em São João de Areias. c.c. Francisco Neves de Vila Dianteira. s.m.n.

11 Jacinta - b. 1785 em Vale de Madeiros, morreu criança.

11 António - b. 1788 em Vale de Madeiros, morreu criança.


11 JOÃO PAIS DE MIRANDA, b. 1777 em Vale de Madeiros. Ficou conhecido por «O Moita Toda» pela grande quantidade de propriedades que tinha. Casou em S. João de Areias em 1809 com FRANCISCA CARVALHO, proprietária, filha de António de Carvalho e de sua mulher Maria Josefa Dias de Vila Dianteira. Era sobrinha paterna do Dr. Caetano de Carvalho, avô do Dr. José da Silva Carvalho, ministro de D. Maria II e Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, de 1822 a 1839. No primeiro ano de casamento residiram em Vale de Madeiros, mudando-se depois temporariamente para Talhadas, Aveiro, por "causa da fugida aos franceses".
Viveram em Vila Dianteira e tiveram descendência que se prolonga até hoje.

FONTES: Dados retirados do ADV, incluindo o excerto.

Atenciosamente
A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118791 | E. Osório | 18 mai 2006 00:02 | Em resposta a: #118785

Caro A. Miranda,

Agradeço a sua pronta resposta, que já registei. Haverá alguma possibilidade de as datas serem mais completas? Se as tiver e não for muita maçada...

De igual modo, sabendo-se a geração, teria interesse terminar o capítulo com a indicação, mesmo genérica, das famílias daí provenientes, nem que seja apenas a sua.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118792 | A. Miranda | 18 mai 2006 00:32 | Em resposta a: #118791

Correcção: Por lapso atribui a alcunha de «Moita Toda» a JOÃO PAIS DE MIRANDA, quando na realidade esta foi dada ao seu primogénito ANTÓNIO DE MIRANDA PAIS que segue no 12.

Continuação:
11 JOÃO PAIS DE MIRANDA, b. 1777 em Vale de Madeiros. Casou em S. João de Areias em 1809 com FRANCISCA CARVALHO e tiveram:

12 ANTÓNIO DE MIRANDA PAIS, b. 1810 em Talhadas, Aveiro. Casou em S. João de Areias em 1838 com TERESA DE JESUS GOMES, filha de Manuel Gomes e de sua mulher Maria Inácia Correia de Vila Dianteira. Ficou conhecido por «Moita Toda». c.g.

12 JOÃO DE MIRANDA PAIS, b. 1814. Casou em 1860 com Maria Serra de Jesus de Vila Dianteira. c.g.

12 FRANCISCO PAIS DE MIRANDA, b. 1818. Casou em 1864 com Margarida Santos de Vila Dianteira. c.g.

12 JOSÉ DE MIRANDA CARVALHO, b. 1820. Era Juiz e casou em 1856? com Maria José do Rosário Rodrigues de S. João de Areias. c.g.

Relativamente às datas completas envio-lhas depois para o seu e-mail.
Tenho as fotocópias dos assentos e restantes dados todos na outra casa e no outro computador...
Destes 4 irmãos resultaram as famílias Miranda de Vila Dianteira, de S. João de Areias, da Póvoa dos Mosqueiros e ramos que vivem em Viseu, Lisboa, Brasil e E.U.A.

Atenciosamente
A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118831 | MSS1 | 18 mai 2006 17:27 | Em resposta a: #118781

Eduardo Osório,

Cumprimento-o pela obra que lançou, pela importância para a história da região, pela profundidade do seu estudo e pelo interesse que desperta em todos os que gravitamos em torno da genealogia portuguesa.

Aproveitando este tópico que lançou, permito-me sugerir uma correcção e adiantar dados novos:

- Lucas de Brito, de Galizes, casado com Maria Nunes, não é pai de Catarina de Brito, conforme cita no vol. II, pg. 808, mas antes seu filho e de Manuel Nunes Marques, conforme consta dos registos de casamento dos filhos de Lucas de Brito e de sua mulher. Bem assim, os dois filhos que aparecem na mesma página
como sendo de Catarina de Brito e de Manuel Nunes Marques ( a saber: Isabel de Brito b. em 1723 e outro Lucas de Brito b. em 1729), não são filhos destes, mas seus netos, sendo os dois, filhos dos citados Lucas de Brito e Maria Nunes (cfr. as respectivas certidões de baptismo).

- Ainda se deve atender a que este casal, além desses dois filhos, teve Maria Nunes de Brito, que com eles vem referida no vol. I, pg. 697 .

- Informo também que a sogra da acima referida Isabel de Brito, Maria Madeira (vol. II, pg. 808), é filha de João Madeira e Maria Madeira, (que vão no vol. II, pg. 811), conforme consta do assento do casamento dessa Isabel de Brito com Vicente Ferreira, em Vila Pouca a 14.02.1717.

Continuo, com entusiasmo, a percorrer a sua extensíssima obra, onde descubro a cada passo, mais uma ligação que eu desconhecia nessa densa floresta genealógica da Beira onde, graças ao seu trabalho, vai entrando mais luz.

Grato pela sua atenção,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#118836 | E. Osório | 18 mai 2006 18:54 | Em resposta a: #118792

Caro A. Miranda,

Agradeço mais uma vez e aguardo os seus elementos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Britos, de Vila Pouca

#118837 | E. Osório | 18 mai 2006 19:48 | Em resposta a: #118831

Caro Marcos Soromenho Santos,

Agradeço as suas palavras e os elementos que enviou e já registei. Aqueles que representam erros do texto foram directamente para a Errata, a qual volto a referir que me podem solicitar para o meu e-mail.

Tenho apenas uma dúvida acerca da data que indica para o casamento de Isabel de Brito com Vicente Ferreira (14-02-1717), dado que ela nasceu em 1723.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Britos, de Vila Pouca

#118854 | MSS1 | 18 mai 2006 23:56 | Em resposta a: #118837

Caro Eduardo Osório,

Tem toda a razão. Corrigi a confusão nas minhas notas: o casamento que nos indica que os pais de Maria Madeira são João Madeira e sua mulher, é o da própria Maria Madeira com Domingos Fernandes, em Vila Pouca, a 14.12.1707 ( e não o segundo casamento de seu filho Vicente Ferreira, que não se realizou certamente em 1717).

Mais uma vez grato,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119020 | 6099 | 21 mai 2006 16:45 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório:

Que satisfação chegar de fora e ter na minha casa do Porto o recém editado "Raízes da Beira". Os encómios que recebeu neste "site" eram mais que justificados. Este tão magnífico trabalho, certamente elaborado ao longo de muitos anos, é um valiosíssimo contributo não só para a Genealogia e História da Beira, tão esquecida no que respeita a estes temas, como também para a Genealogia Portuguesa. A partir de agora julgo não ser possível deixar de recorrer às "Raízes da Beira" como uma das fontes mais ricas para futuros trabalhos genealógicos sobre região da Beira Serra e não só.
Por tudo isso, um grande obrigado.

Quando me disse por "mail" que a região abrangida pelo estudo era mais da Beira Serra, não julguei que fosse tão abrangente, pelo que os dados que possuo, poderiam afinal interessar-lhe, ao contrário do que julguei.
Poderia tê-lo informado por exemplo, de que a Francisca de Assis (D. Maria Francisca de Assis Carlota da Bandeira de Figueiredo Gama e Mello) que refere no nº. 11 do &2 do seu título "Madeira Arrais" (p. 346 do Vol. II), casou com Caetano José de Melo Rebelo do Amaral e Figueiredo (são meus 5º.s avós), que foi filho de Gaspar Homem Rebello do Amaral e neto de Caetano José de Melo (Rebelo do Amaral), e de sua mulher D. Bernarda Josefa da Câmara e Figueiredo (esta do Paço de Tonda), referidos no nº. 8 do &22 do seu ttº. "Abranches de São Romão" (p. 88 do 1º. Vol.).

Por outro lado, a sua irmã Rosália Elvira (D. Rosália Elvira Bandeira da Gama e Mello), casou com António de Pinho e Seixas da Gama, Capitão-Mór de Sabugosa, etc. (que são também meus 5ºs. avós, já que uma filha destes, minha 4ª avó, casou com um filho daqueles, meu 4º. avô). Ora este António de Pinho e Seixas da Gama é, como o é José de Pinho Mascarenhas e Abreu Castelo-Branco (nº. 10 do & 2 do título de Abreus Mascarenhas, de Oliveira do Hospital, pág. 315 do Vol I), filho (entre outros igualmente não referidos), de D. Mariana de Abreu Mascarenhas de Almeida Castelo-Branco (nº. 9 do mesmo &2 de Abreus Mascarenhas). Poderá portanto fazer a partir de agora as respectivas remissões no eventual aditamento que venha a ser publicado.

A título de curiosidade posso adiantar-lhe que a descendência do Dr. António de Pinho Rebello e Seixas da Gama, Ouvidor de Vila Real, e de sua mulher D. Maria Teresa Angélica Pereira de Seixas, que o Eduardo Osório refere correctamente no mesmo número como pais de Dr. Manuel de Pinho e Seixas da Gama, constituem o tronco de um trabalho cujos estudos decorrem e que será publicado brevemente.

Por agora é o que se me oferece comentar numa primeira vista de olhos, mas uma tão rica e vasta obra como é o "Raizes da Beira", irá interessar-me para consultas mais aprofundadas.

Bem haja.

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119034 | AQF | 21 mai 2006 20:53 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório,

Conforme seu pedido até ao momento encontrei as seguinte gralhas:

1) No ttº Pintos do Evedral, § 6, nº7, vol. II, pág. 552 a minha avoenga Catarina Tavares da Mota aparece filha de Diogo Henriques Barata, em vez de Domingos Henriques Barata, como tenho nos meus registos e vem correctamente na pág. 551 do vol. II. (este já foi indicado por e-mail).

2) No ttº Abreus de Lourosa, vol. I, pág. 219 - indica no texto as Refª 595 e 596 que depois não aparecem na margem.

3) No ttº Pintos do Ervedral, vol. II, pág. 553 - vem 8 - Manuel, gémeo de Luísa, b. a 16-03-1697 enquanto a 'minha' Luísa vem b. a 03-04-1697. Verifiquei nos registos de Alvares e ambos vêm lá baptizados no mesmo dia e na data que indicou para a Luísa.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119054 | Pedro França | 22 mai 2006 00:43 | Em resposta a: #118781

Caro confrade Eduardo Osório:

Parabéns pelo seu louvável esforço e génio. O assunto que aqui me traz não sei se se prende com algum reparo ou correcção, mas, no tít. Amarais, de Touriz, no vol. I, pág. 346, §7 N9, dá o marido de Ana Godinho do Amaral - Licº António Fernandes da Costa - com a ascendência que eu encontro em tít. de Costas, de D. José António Pinto de Mendonça Arrais, Bispo de Pinhel e da Guarda, com posfácio de António Machado de Faria, cuja fotocópia eu tenho e que remete estes Costas para os senhores do Ninho do Açor, o que não condiz com a ascendência dada aqui na GP. Em F. Gaio eu encontro também em texto principal essa versão (a sua) mas, ele remete também para a outra, que vem na GP, em rodapé. Qual a versão mais autêntica? Foi sempre uma dúvida que me assaltou o espírito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119130 | LSV | 22 mai 2006 23:27 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório

Sem ser uma correcção ao seu trabalho, nem sequer um aditamento fundamental, propunha-lhe que relativamente ao § 31, a págs.236 do vol. II do seu livro, quando refere "Luísa da Fonseca, que casou com João de Soveral, fidalgo da Casa Real, com geração", fizesse um aditamento referindo com geração que vai em «Os Soveral Tavares» e em «A Família Arêde Soveral» in «Raízes e Memórias», nº 13.
Este aditamento permite que a interligação entre os trabalhos de genealogia publicados seja um facto facilitando a sua consulta.

Os meus cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119177 | E. Osório | 23 mai 2006 20:26 | Em resposta a: #119034

Caro Ângelo da Fonseca,

Agradeço mais estas achegas que já registei e constam da ERRATA. Indico aqui, desde já, as referências em falta:

(595) ANTT – Chancelaria de Filipe III, liv. 3, fl. 32;

(596) ANTT – Mercês, T. Tombo, liv. 21, fl. 135;

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119179 | E. Osório | 23 mai 2006 20:31 | Em resposta a: #119054

Meu caro Pedro França,

Também eu gostaria de saber... a ascendência que proponho, em itálico, é tirada de manuscritos da Casa das Obras, mas estamos em presença de elementos de muito difíicil confirmação.

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119181 | E. Osório | 23 mai 2006 20:40 | Em resposta a: #119130

Caro Luís Soveral Varella,

Tem toda a razão. A explicação é que eu próprio não tinha feito a ligação - não assino o "Raízes e Memórias - mas vou fazer e colocar na Errata ou nos eventuais Aditamentos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119185 | LSV | 23 mai 2006 21:00 | Em resposta a: #119181

Caro Eduardo Osório

Já agora, e porque me esqueci de o referir na mensagem anterior, João de Soveral e Luísa da Fonseca são também os mesmos que vêm referidos e com descendência em «Ascendências Visienses» do Manuel Abranches de Soveral, no vol. II, a págs. 191 e 192.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

João de Soveral, de Oliveira do Conde

#119233 | E. Osório | 24 mai 2006 17:12 | Em resposta a: #119185

Caro Luís Soveral Varella,

Ao analisar o seu artigo nas "Raízes e Memórias", acerca de João de Soveral (pai), comparei com notas que tirei há anos no ANTT das matrículas dos moradores da CR.

Tenho assim um JOÃO DA FONSECA DE SOVERAL, n. de Oliveira do Conde, filho de Lourenço Fernandes, que teve alvará de Moço de Câmara com a moradia e cevada ordinária e condição de nº e da Índia – 18.03.1644 (Livro I, fl. 20).

Tanto o Luís no seu artigo, como o Manuel Soveral nas "Ascendências Viseenses", não chamam "Fonseca" ao João. Por este apelido parecia ser o filho, por causa da mãe Luísa da Fonseca, mas na matrícula vem como filho de Lourenço Fernandes...

Possivelmente sou eu que fiz confusão quando transcrevi os apontamentos em casa, mas já agora gostava que ficasse como deve ser, na minha correcção.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

João de Soveral, de Oliveira do Conde

#119245 | E. Osório | 24 mai 2006 19:28 | Em resposta a: #119185

Continuando,

Afinal também tenho BERNARDO DA FONSECA E GOUVEIA, n. de Oliveira do Conde, filho de Lourenço Fernandes – Alvará de Moço de Câmara com a moradia e cevada ordinária e condição de nº e da Índia – 18.03.1644 – Livro I, fl. 20.

Parece ser irmão de João de Soveral (pai) a que se refere a mensagem anterior.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: João de Soveral, de Oliveira do Conde

#119305 | LSV | 25 mai 2006 17:33 | Em resposta a: #119245

Caro Eduardo Osório

A genealogia desses Soveral é de facto com vai em «âa Família Arêde Soveral» e «Ascendências Visienses». Irei juntar documentação que melhor o elucide sobre o assunto e envio-lha para o seu e-mail. Não poderá no entanto ser para já pois neste momento estou com pouco tempo para ir à TT e obter as respectivas cópias dos documentos.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119343 | luis262 | 26 mai 2006 02:28 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório,

Começo por lhe agradecer o envio da errata que já recebi no e-mail.

Embora se trate de um pequenp pormenor , queria corrigir um a informação que lhe dei e é portanto da minha exclusiva responsabilidade, respeitante ao local de nascimento de FRANCISCA JOAQUINA DE FIGUEIREDO E SEQUEIRA ( " Raizes da Beira", vol.I, pág.184, em Abranches de Vila Cova de Sub- Avô, § 16 8.
Fi-lo, com base no constante dos assentos de casamento do filho, JOSÉ TEIXEIRA PIMENTEL DE FIGUEIREDO E SEQUEIRA e de nascimento do neto, FRANCISCO MARIA TEIXEIRA PIMENTEL, onde surge com esse nome e, é referida como "sendo de Maçãs de D. Maria".
Posteriormente ao envio dessas informações, recebi do A. D. de Leiria uma cópia do assento de baptismo do filho, JOSÉ , já mencionado , nascido a 02.01.1753, em Alvaiazere, Maçãs de D. Maria, da qual consta como JOAQUINA DE SEQUEIRA MANSA DE FIGUEIREDO e filha do Capitão PEDRO MARTINS DE FIGUEIREDO e de sua mulher, MARCELA LEITE DE SEQUEIRA MANSA DA FONSECA, moradores na Quinta do Fojo, freguesia de Cernache do Bom Jardim, Priorado do Crato.
Também em " Antiguidades, Famílias e Varões ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus contornos " de Cândido Teixeira, que José Caldeira disponibilizou neste fórum, em CXVII FIGUEIREDOS DO PAMPILHAL § 2º - 8---21, aparece com essa ascendência, embora apenas com o nome de Francisca Leocádia Joaquina e sem referência ao casamento.

Entretanto, também recebi do A.D. de Leiria a cópia do assento de batismo do seu marido, JOSÉ ANTÒNIO ÁLVARES PIMENTEL TEIXEIRA, capitão mor das Cinco Vilas, etc. b. em Maçãs de D.Maria em 27.05.1723.

É curioso, que na árvore de costados de uma prima do meu avô, MARIA DA CONCEIÇÃO FRÓIS GIL FERRÃO DE PIMENTEL TEIXEIRA, organizada pelo Pe. Anunciação, que foi responsável pelo seu processo de beatificação e investigou a sua ascendência, apresentada neste fórum por Filipe Rogeiro, no tópico Pimentel Teixeira, em 31.03.2003, apareca a pessoa em causa como D FRANCISCA JOAQUINA DE SEQUEIRA MANSO DE FIGUEIREDO, de onde se pode concluír , como então se dizia, que " também se assinou" assim...

Resumindo: Certamente não nasceu em M.D.M.
É conhecida a sua ascendência
São conhecida as datas de nascimento e de baptismo do filho JOSÉ,
casado com INÁCIA DELFINA DE PAIVA MANSO FREIRE E ANDRADE
e do marido JOSÉ A. A. PIMENTEL TEIXEIRA.

Antes de terminar , não resisto a deixar de manifestar de novo o meu apreço pela grande qualidade do seu trabalho, que cresce á medida que melhor o vou conhecendo.

Nota: Se o desejar, tenho as cotas e demais indicações, relativas aos assentos dos quais extraí estes dados e, caso queira, posso dar-lhas em qualquer altura.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#119344 | luis262 | 26 mai 2006 02:46 | Em resposta a: #119343

Correcção: na linha onze da mensagem anterior devia ter escrito : FRANCISCA JOAQUINA DE SEQUEIRA MANSA DE FIGUEIREDO, e esqueci-me do FRANCISCA.
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

Família Pimentel Teixeira

#119459 | E. Osório | 27 mai 2006 16:59 | Em resposta a: #119344

Caro Luís Piçarra,

Afinal a mensagem que dei como perdida estava aqui e não na minha caixa de correio, como lhe afirmei.

Já fiz a devida correcção na Errata. Gostaria que me confirmasse se o casal Francisco Maria Teixeira Pimentel e sua mulher Maria Rosa, com quem termino o parágrafo, constam de facto da obra de Cândido Teixeira, e em caso afirmativo, qual o nº da página para colocar nas notas.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Teixeira

#119470 | luis262 | 27 mai 2006 20:13 | Em resposta a: #119459

Caro Eduardo.

Baseei-me no assento de nascimento de José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira ( o marido de Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade), filho de Francisca Joaquina e do Capitão mor das Cinco Vilas, que só muito recentemente recebi do A.D.Leiria e onde consta a ascendencia da mãe que até à data desconhecia.
Trata-se do registo de Baptismo dos paroquiais de Alvaiázere, Maçãs de D.Maria Ano 1753 fls.113 Cota Dep IV-27-A-17, de onde vou transcrever :
José filho do Capitão Mor destas cinco vilas e de sua mulher D. Francisca Joaquina de Sequeira Mansa de Figueiredo, moradores nesta vila e freguesia de Mçãs de D.Maria, neto paterno de Francisco Alvares Simões e de sua mulher Luzia Mertins Teixeira da mesma vila e freguesia e materno do Capitão Pedro Martins de Figueiredo e de sua mulher Marcela Leite de Sequeira Mansa da Fonseca, moradores na Quinta do Fojo, Freguesia de Cernache do Bonjardim, Priorado do Crato, nasceu aos dois de Janeiro de mil setecentos e cinquenta e três(...)
Aqui temos os pais de Francisca Joaquina e a data de nascimento ddeste filho, para mim até então desconhecidos.
Trata-se apenas da cofirmação do que consta da obra do Candido Teixeira que eu já conhecia, na versão que o josé Caldeira apresentou no Fórum
organizada por Capitulos númerados e por parágrafos ,sem indicação de pàginas mas que não era coclusiva, até ter recebido a certidão acima.
Transcrevo:

CXVII
FIGUEIREDOS DO PAMPILHAL

§ 2º = Capitão Pedro Martins de Figueiredo, nasceu no Pampilhal e foi batizado a 29.6.1681, Casou duas vezes(...) a 2ª em Cernache com Marcela Leitão de Sequeira, ou Marcela de Sequeira Mansa, como também se assinou, natural de Sernache, filha do Capitão José Leitão Pereira e de Francisca ds Sequeira e Fonseca . Viveu primeiro em Burrelos e depois no Fojo e teve (...)

~~Francisca Leocádia Joaquina

Trata-se apenas uma confirmação dessa filiação e não existe qualquer referência na obra do Cândido Teixeira, nem ao casamento de Francisca Joaquina, nem ao
casal com que termina o paràgrafo.

Como eu digo na anterior mensagem aqui no Fórum possuo as cópias dos Assentos de casamento de José Teixeira, de nascimento de Francisco Maria Teixeira Pimentel e de Francisco Maria Teixeira Pimentel com Maria Rosa, com a qual acaba o seu capítulo e neles se refere Fancisca Joaquina, ora como "sendo de" Maçãs de D. Maria ora como "moradora em" M.D.M.

Por seu lado o Genealogia também tem editado na sua base de dados o Casamento do Capitão Pedro Martin de Figueiredo, que refere comoSenhor da s Quintas do Fojo e de Burrelos e chama à Mulher Marcelina de Dequeira Mansa, indicando como fontes o Gaio,volIV, pag 67, ( Coutinhos). A ascendência que dá à Mulher coincide com a da obra de Candido Teixeira.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Teixeira

#119479 | luis262 | 27 mai 2006 22:39 | Em resposta a: #119470

Caro Eduardo Osório,

Peço-lhe imensa desculpa, mas tenho andado cheio de trabalho nestes últimos dias, daí as gralhas, com assentos graves que deviam ser agudos, minúsculas que deviam ser maiúsculas, letras em falta, etç...Para além disso quase que tive de interromper a última mensagem , sem a ter acabado e não a pude rever. Isto também é devido a um problema de vista, que me vai obrigar a fazer, rapidamente uma visita a um bom oftalmologista... No essencial , apesar de tudo creio que consegui transmitir o principal
Masmo assim passou um erro grave; nos nomes de Francisca Joaquina e da sua ascêndencia que aqui referi ,por lapso aparece pelo nos duas vezes LEITE em vez de LEITÃO . Assim ainda é pior a emenda que o soneto. Deve lêr-se sempre ,pois, Leitão , Lamento estar a dar todo este trabalho, mas a ideia é poder contribuír para que um erro da minha parte , possa passar no seu livro. Vou ter de interromper.

Cumprimentos
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Teixeira

#119480 | luis262 | 27 mai 2006 22:44 | Em resposta a: #119479

----- não possa passar,,,, é claro.

LP

Resposta

Link directo:

RE: Família Pimentel Teixeira

#119493 | E. Osório | 28 mai 2006 10:39 | Em resposta a: #119480

Caro Luís Piçarra,

Eu é que peço desculpa pelo trabalho... não se preocupe, que entendi tudo correctamente. Bem haja.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#124380 | JCALD | 06 ago 2006 12:33 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório:

Encontrei ontem na Cerdeira, o casamento em 3-2-1780 de Ana Joaquina (é a Ana n. a 09-04-1757, filha de Leandro Madeira de Moura (n.º 7, § 17, pág. 523 do II volume das “Raízes da Beira”, títº de “Mouras Castanheira”).

Casou com José da Silva de Abreu, filho de António da Silva (que deve ser o que nasceu a 31-03-1726) e de Teresa da Silva, neto paterno de Manuel Álvares e Maria Ferrão (que parecem ser os que vêm referidos a pgs. 83 do I volume das suas “Raízes da Beira” – nº 8, § 16, “Abranches de S. Romão” – sob os nomes de Maria Ribeiro Ferrão, de Torroselo, e Manuel Álvares de Figueiredo, da Bobadela), e materno de Domingos Pires e de Catarina da Silva, todos da Bobadela.

Não encontro referências posteriores ao casal na Cerdeira – ou foram morar na Bobadela ou não tiveram filhos (tinham 31 anos de diferença).

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#124521 | E. Osório | 08 ago 2006 13:58 | Em resposta a: #124380

Caro José Caldeira,

Registo e agradeço. Um abraço.

Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#126748 | miguelnoutel | 31 ago 2006 18:29 | Em resposta a: #118781

caro Eduardo Osório,

Estive hoje no AUC e, com a preciosa ajuda do Dr. Pedro França, encontrei o assento de casamento de Manuel de Sá Pereira e Isabel Gaspar Lopes, pais de Ana de Sá.
O casamento data de 26/07/1666 e ocorreu em Coja. Manuel de Sá Pereira é filho de outro Manuel de Sá, mas não consta o nome da mãe. Teria ela já falecido? Isabel Gaspar Lopes era filha de Domingos Fernandes e de sua mulher Águeda Lopes. Segundo o assento "todos da dita villa".

Vou tentar encontrar o assento de casamento de Ana de Sá com Gonçalo de Moura Albuquerque e Gouveia, ou os assentos de nascimento da Ana de Sá ou de seu pai Manuel de Sá Pereira.

Os livros daquela época são um pouco confusos, pois têm alternadamente assentos de baptismo, casamento e óbito.

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#127214 | E. Osório | 02 set 2006 22:02 | Em resposta a: #126748

Caro Miguel Noutel,

Agradeço a colaboração, assim como os elementos adicionais que eventualmente vier ainda a encontrar.

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#127344 | miguelnoutel | 03 set 2006 18:40 | Em resposta a: #127214

Caro Eduardo Osório,

Reparou, concerteza, que o nome que dei à Mãe de Ana de Sá, foi de Isabel Gaspar Lopes e não de Ana. Este nome é confirmado tanto no assento seu próprio assento de casamento com Manuel de Sá Pereira, como no assento de casamento da sua neta Antónia da Cruz.
O confrade Rui Pereira avança uma possivel ligação destes Sá Pereira ao Fundão e à Guarda, num tópico por mim aberto de nome "Família Sá Pereira - Séc. XVII". Agradecia um comentário seu sobre essa possibilidade.
Não encontrei, até agora, mais dados sobre Manuel de Sá Pereira e Isabel Gaspar Lopes, mas encontrei dois irmãos desta Isabel, um de nome Manoel (b. 12/12/1631) e outra de nome Águeda (b. 13/07/1635).
Estou a tentar encontrar os assentos de baptismo do Manuel de Sá Pereira e da Isabel Gaspar Lopes, embora não saiba se esta será a melhor metodologia. Os assentos têm pouca informação.

Quando tiver mais alguma coisa comunicar-lhe-ei o que descobrir.

Um abraço,
Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Padre José Abranches de Gouveia

#127375 | jliberato | 03 set 2006 22:04 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório,
Já na posse do seu trabalho, pelo qual desde já o felicito, queria chamar-lhe a atenção para alguns elementos suplementares de que disponho.
Relativamente ao Padre José Abranches de Gouveia (pág. 19 do volume I): teve mais dois filhos naturais de Iria Mateus (Águeda baptizada em São Gião aos 11-01-1681; e António baptizado em São Gião aos 25-09-1685).
Manuel de Abrantes (pág. 20) foi baptizado em Vide aos 25-03-1684.
Se tiver mais algum comentário, fá-lo-ei.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#127450 | E. Osório | 04 set 2006 17:48 | Em resposta a: #127344

Caro Miguel Neutel,

Não encontro qualquer ligação. Tenho alguns Sás Pereiras, tirados de uma árvore de costados, descendentes de um Bartolomeu de Sá Sotomaior, Couteiro-mor de Coimbra, e de D. Ana de Mendonça. Foi seu filho um Heitor de Sá, c. c. D. Juliana de Barros, fª de Julião de Barros, nat. de Montemor o Velho. Filho destes um João de Sá Pereira, FCR por mercê de 1657, c. c. D. Mariana Leitão. Filho destes um Manuel de Sá Pereira, FCR, Provedor do Hospital de S. Lázaro em Coimbra, c. c. D. Luísa de Melo. Filho destes um João de Sá Pereira, FCR, Comendador da Redízima de Setúbal na Ordem de S. Tiago, Mestre de Campo de Coimbra, "segundo Carneiro", c. c. D. Joana de Sá Coutinho, herdeira. Filho destes um Manuel de Sá Pereira, FCR, FSO, Mestre de Campo de Auxiliares, c. c. D. Mariana Plácida de Meneses. Com geração em João António de Sá Pereira, FCR, 1º Barão de Alverca, Marechal de Campo.

Transcrevi estes por serem de Coimbra, mais perto de Coja do que Fundão ou Guarda...

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Abranches de Gouveia

#127452 | E. Osório | 04 set 2006 18:00 | Em resposta a: #127375

Caro JLiberato,

Agradeço os seus elementos, assim como todos aqueles que me fizer o favor de eventualmente aqui colocar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#127615 | miguelnoutel | 06 set 2006 21:30 | Em resposta a: #127450

Caro Eduardo Osório,

Assento de Baptismo de Isabel Gaspar Lopes e repare nos padrinhos:
"Aos vinte e oito de dezembro do ano de mil e seis centos e trinta e sete annos, eu o p.e António Nunes, Vigrº desta igreja de S. Miguel da villa de Coja, baptizei a isabel fª de Dºs Fernandes e sua molher Águeda Lopes; forão pp António Coresma e Isabel Simõis m. de M.el de Sá, todos mºres nesta villa e por ser verdade ..."

Assento de Baptismo de Manuel de Sá Pereira:
"Aos 29 dias de abril 618 baptizei a m.el fº de m.el de Sá e de sua molher e forão padrinhos manoel da fonseca e sua irmã anna da fonsequa, todos mºres nesta villa..."

Possível assento de baptismo de Isabel Simões (mas sem garantias, pois simões há ...), mãe de Manuel de Sá Pereira a 10/08/1601 - "... Isabel filha de Manuel Simões e sua mulher, moradores na esculqua ...".

Mais que provável assento de Manuel de Sá, pai de Manuel de Sá Pereira:
"Aos oito dias do mês de fevereiro do ano de mil quinhentos e setenta e nove annos baptizei eu (...) a manuel fº de Antº de Saa e de sua molher. forão padrinhos Jerónimo matoso e Simoa Lopes molher de Cosmo neto, todos desta villa e por ser..."

Os Sá de Coja são claramente uma única família com poucos elementos (pelo menos que eu me tenha apercebido). Detectei duas Anas de Sá, uma Isabel e acho que nada mais, embora tenha estado sempre à procura de Manueis. Uma das Anas faleceu solteira. Não tirei mais dados sobre estes.
Posso tentar ver melhor todos os Sás que encontrar, logo que tenha oportunidade, se achar que vale a pena, em vez de tentar recuar mais.

Assim, temos, até agora:

1 António de Sá cc N
2 Manuel de Sá cc Isabel Simões (talvez filha de Manuel Simões e N)
3Manuel de Sá Pereira cc Isabel Gaspar Lopes (filha de Domingos Fernandes e Águeda Lopes)
4 Ana de Sá cc Gonçalo de Moura Albuquerque e Gouveia (filho de Quitéria Albuquerque e Melo e Manuel da Fonseca de Gouveia)

Um abraço,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#127616 | miguelnoutel | 06 set 2006 21:47 | Em resposta a: #127450

Caro Eduardo Osório,

Voltei a errar no nome da mulher do Gonçalo de Moura Albuquerque.
A Ana de Sá não é Ana mas Isabel de Sá

Assim, temos, até agora:

1 António de Sá cc N
2 Manuel de Sá cc Isabel Simões (talvez filha de Manuel Simões e N)
3Manuel de Sá Pereira cc Isabel Gaspar Lopes (filha de Domingos Fernandes e Águeda Lopes)
4 Isabel de Sá cc Gonçalo de Moura Albuquerque e Gouveia (filho de Quitéria Albuquerque e Melo e Manuel da Fonseca de Gouveia)

Agora sim, está correcto!

Abraço,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#127685 | E. Osório | 07 set 2006 16:36 | Em resposta a: #127616

Caro Miguel Noutel,

Obrigado por mais esta achega. Em relação ao meu texto, é perfeitamente suficiente, dado que a linha é de Mouras.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Josefa da Cruz Botelho

#128425 | jliberato | 14 set 2006 00:56 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório,
Continuando de volta do seu livro, tive ontem uma boa surpresa.
Na página 423 do I volume, entronquei finalmente uma Josefa da Cruz Botelho, antepassada da minha mulher.
É outra filha de João Botelho de Sequeira e Ana da Costa.
Nunca encontrei o seu baptismo. Pesquisei já em várias freguesias da Região sem sucesso. Seria natural de Figueiró da Serra. Voltarei aos livros paroquiais quando tiver tempo.
Casou nas Donas, Fundão, com Manuel Francisco dos Santos, natural provavelmente de Tábua, aos 12-01-1743. Tenho a descendência até a actualidade.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#130391 | miguelnoutel | 07 out 2006 23:55 | Em resposta a: #127685

Caro Eduardo Osório,

Ao pegar nas cópias dos assentos de baptismo dos Sás de Coja verifico que lhe prestei uma má informação da última vez. Ao corrigir uma informação correcta dei-lhe uma informação incorrecta.
A mulher de Gonçalo de Moura de Albuquerque e Gouveia (que já consta aqui do genea) é Anna de Sá. A mãe desta é que é Isabel e, aqui sim, o seu livro continha uma imprecisão.

Assim o correcto é:
1 António de Sá cc N
2 Manuel de Sá b. Coja 8.2.1579 cc Isabel Simões
3 Manuel de Sá Pereira b. Coja 29.2.1618, cas. Coja 26.7.1666 c/ Isabel Gaspar Lopes b. Coja 28.12.1637 (filha de Domingos Fernandes e Águeda Lopes)
4 Ana de Sá cc Gonçalo de Moura Albuquerque e Gouveia (filho de Quitéria Albuquerque e Melo e Manuel da Fonseca de Gouveia).

Um abraço,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#130461 | E. Osório | 08 out 2006 19:02 | Em resposta a: #130391

Caro Miguel Neutel,

Obrigado por mais esta precisão. Faço votos pela continuação de um bom trabalho.

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#146569 | E. Osório | 05 mar 2007 15:32 | Em resposta a: #118781

Caros amigos,

Tendo preparado uma nova Errata (versão 16) das "Raízes da Beira", estou ao dispor para a enviar a todos os que a solicitarem para o endereço indicado na mensagem acima.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 19

#162660 | E. Osório | 13 jul 2007 22:57 | Em resposta a: #146569

Caros amigos,

A Errata de "Raízes da Beira" vai na versão nº 19, estando disponível para todos os que ma quiserem solicitar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

António Madeira Arrais em Janeiro de Baixo

#163779 | rmfrp | 29 jul 2007 00:12 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório:

Informo que ao pesquisar os registos paroquiais de Janeiro de Baixo encontrei o que parece ser um primeiro casamento de António Madeira Arrais, referido no título de Madeiras Arrais, § 4, n. 4 (vol. II, p. 350):

Janeiro de Baixo, 12.04.1573
Casamento de:
- António Madeira, filho de Domingos Fernandes e Catarina Madeira, de Vila Cova de Sub-Avô.
- Leonor Antão, filha de Antão Fernandes e Leonor Pires, moradres em Brejo de Baixo (lugar da freguesia de Janeiro de Baixo).
Padrinhos: João Antão, do Brejo, e Cristóvão Fernandes, de Vila Cova.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: António Madeira Arrais em Janeiro de Baixo

#163791 | E. Osório | 29 jul 2007 12:02 | Em resposta a: #163779

Meu caro Rui Pereira,

É sem dúvida um achado! Pode não acrescentar muito, mas é sempre compensador verificar que aquilo que se escreveu estava correcto... sem dúvida que António Madeira ficou viúvo pouco depois de casar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 20

#171679 | E. Osório | 04 nov 2007 10:54 | Em resposta a: #162660

Caros confrades,

Comecei a enviar a Errata - versão 20 - das "Raízes da Beira" para os endereços de que disponho. Se alguém mais estiver interessado, faz favor de me enviar a direcção.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 20

#171687 | mosorio | 04 nov 2007 12:03 | Em resposta a: #171679

Sr. Arquitecto Eduardo Osório,



Chamo-me Maria Emìlia Sanches de Castro Osório e tenho raízes na Beira
Desejava saber se nas "Raízes da Beira" , constam Osórios de Lâmego e Lalim, Cardosos de Armamar ,Almeidas de Lâmego e Fonsecas.Agradeço desde já a sua resposta. Desjo-lhe um bom domingo .
Atenciosamente


Maria Emília Osório.

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 19

#171690 | MariaDavid | 04 nov 2007 12:28 | Em resposta a: #162660

Caro Eduardo Osório


Fui uma das pessoas que adquiriu a sua obra. Até ao momento, não recebi ainda nenhuma errata, pensando que seria enviada automaticamente. Pela sua mensagem, verifico que preciso de a solicitar, o que faço neste momento.

Se ainda tem o meu endereço de correio electrónico queira, por gentileza, dizer-me se as erratas vêm por correio normal ou por mail. Já agora, gostaria de receber todas as que já saíram.

Aceite os meus agradecimentos e os melhores cumprimentos


Maria

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 20

#171720 | E. Osório | 04 nov 2007 18:05 | Em resposta a: #171690

Cara Maria David,

A elaboração e o envio periódico de Erratas de "Raízes da Beira", foi uma ideia bastante posterior à publicação do livro, e deste modo não tive já acesso a muitas direcções de pessoas com quem fui contactando, como é o seu caso.

Estou a refazer a lista possível dos e-mails de compradores do livro, pois só desta forma posso assumir este compromisso.

Agradeço que me envie um e-mail para: osorio2004 arroba sapo ponto pt

Cada versão da Errata substitui integralmente as anteriores.

Aceite os melhores cumprimentos do
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Osórios de Lalim

#171721 | E. Osório | 04 nov 2007 18:15 | Em resposta a: #171687

Cara Maria Emília Osório,

Tenho de facto nas "Raízes da Beira" uma referência breve aos Osórios de Lalim, por via da aliança desta família com os Melos Freires, de Nespereira. Coloco aqui o fragmento que publiquei.

9 ANTÓNIA JÚLIA DE MELO FREIRE, n. a 25-03-1745, herdeira por morte de seu irmão, foi srª do Paço de Nespereira e dos morgados de São Paio e de Meruge. Casou em São Pedro, Gouveia a 05-11-1764 com o DR. FERNANDO LEITE PITA DE AZEVEDO OSÓRIO E VASCONCELOS, formado em Leis, fidalgo da Casa Real por alvará de 02-03-1757, capitão-mor de Tarouca e sr. dos morgados dos Pitas Osórios, de Lalim. Foi autor das «Memórias Genealógicas dos Osórios e Pitas da Vila de Lalim e da Vila de Caminha, dos Machados da Casa do Touto e do que hoje lhe é respectivo, dos Melos e Freires da Casa de São Paio e Paço de Nespereira, e de todas as alianças destas respectivas casas», manuscrito inédito redigido em 1765 mas sucessivamente acrescentado. Era filho herdeiro de Lourenço Manuel de Azevedo e Vasconcelos Osório, fidalgo da Casa Real, capitão-mor de Britiande, sr. do morgado dos Osórios em Lalim, e de sua mulher Maria Inácia Teresa Pita Leite da Fonseca, srª do morgado dos Pitas na mesma vila; neto paterno de Neutel da Fonseca Osório e de Luísa Jacinta de Azevedo e Vasconcelos, n. de Mesão Frio, e materno de Fernando Leite Pita de Ortigueira, n. de Caminha, fidalgo da Casa Real, e de Maria Antónia da Fonseca Botelho, n. de Lalim. Viveram em Nespereira e tiveram:
10 Lourenço de Melo Pita Osório Freire, que segue.
10 Luís de Melo Freire Pita Osório, n. em Lalim a 11-10-1766
10 Maria de Melo Pita Osório, n. a 07-02-1768
10 José Maria de Melo Pita Osório, n. a 09-07-1769
10 Fernando de Melo Pita Osório, n. a 27-01-1771
10 António de Melo Pita Osório, n. a 05-03-1774
10 Júlia Antónia de Sousa e Melo, n. a 04-11-1775
10 Antónia Justina de Sousa e Melo, n. a 17-06-1778
10 Luísa Bernarda de Sousa e Melo, n. 07-04-1781

10 LOURENÇO DE MELO PITA OSÓRIO FREIRE, n. em Nespereira a 06-09-1765, fidalgo da Casa Real, foi tenente-coronel do regimento de milícias na Guarda por patente de 03-03-1797 e sr. de toda a casa e morgados de seus pais, tendo f. em Lalim a 30-11-1810. Casou com MARIA DO CARMO PEREIRA SOARES DE ALBERGARIA, n. de Oliveira do Conde e f. no Porto a 12-12-1840, filha de Francisco Soares de Albergaria Pereira, n. em Oliveira do Conde a 11-06-1745, fidalgo da Casa Real, mestre de campo do Terço da cidade da Guarda, e de sua mulher Maria Casimira Inácia de Roxas Lemos e Carvalho, da casa da Trofa. Tiveram:
11 Fernando de Melo Freire Pita Osório, f. menino.
11 Francisco de Melo Freire Pita Osório, f. menino.
11 José de Melo Freire Pita Osório, que segue.
11 Maria Rita de Melo Freire Pita Osório, f. menina.
11 Maria de Roxas de Melo Freire Pita Osório, f. em Setembro de 1828, com pouco mais de 20 anos.
11 Maria de Lemos de Melo Freire Pita Osório, f. no convento das Chagas em Lamego a 26-12-1849.
11 Pedro de Melo Freire Pita Osório, f. em Braga em 28-03-1833 com pouco mais de 28 anos.
11 Maria José de Melo Freire Pita Osório
11 Duarte de Melo Freire Pita Osório, f. menino.
11 Maria Carolina de Melo Freire Pita Osório, f. em Lalim a 09-01-1857

11 JOSÉ DE MELO FREIRE PITA OSÓRIO, n. em Mesão Frio a 09-07-1796, foi fidalgo-cavaleiro da Casa Real por alvará de 24-11-1821 , moço-fidalgo com exercício, cavaleiro professo da ordem de Cristo por carta de 19-07-1825 , comendador honorário da ordem de Nª Srª da Conceição, cavaleiro da ordem da Torre e Espada, coronel de Infantaria, condecorado com as medalhas da Fidelidade a El-Rei e à Pátria, e Reais Efígies de El-Rei o Senhor Dom Miguel 1º e da Imperatriz Rainha a Senhora Dona Carlota Joaquina, f. em Lalim a 04-03-1864. Casou em São Nicolau no Porto a 20-05-1821 com ISABEL DA ENCARNAÇÃO GUERNER, daí natural, filha de Manuel Guerner, n. do Porto, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da ordem de Cristo, deputado da Junta da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, e de sua mulher Maria Francisca Guerner Barbosa de Mesquita. Com geração.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Osórios de Lalim

#171724 | mosorio | 04 nov 2007 18:44 | Em resposta a: #171721

Caro Arquitecto Eduardo Osório,




Em nenhum deles se encaixam os Osórios que tenho até agora ,parecem pessoas de origem humilde em relação aos que nomeia da Casa de Lalim. No entanto pelo meu lado materno tenho Pitas, a Maria Pita Pereira na qual seguem os meus Sanches de Castro ,uma sua filha foi herdeira do Morgadio de Santo António de Extramuros em Vila Nova de Cerveira. Agradeço a sua simpatia e disponibilidade.
Cumprimentos
Maria Emília osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209609 | MILU C | 01 out 2008 18:07 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório
Adquiri as suas"Raízes da Beira"em Junho de 2008,numa livraria da Baixa de Lisboa,conforme o sugerido pela DISLIVRO.
Quero felicita-lo pela grande qualidade dos Livros.Parabens!
Dentro do 1º volume está uma errata,gostaria de saber se é a mais actual,caso contrário solicitava eventual envio.
Cumprimentos
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209611 | E. Osório | 01 out 2008 18:30 | Em resposta a: #209609

Cara Maria de Lurdes Correia,

Agradeço a sua mensagem e informo que tenho procedido à divulgação de uma Errata, sucessivamente actualizada, que envio a todos aqueles de que tenho o contacto. A Errata vai na edição nº 20.

Para lha enviar, preciso do seu e-mail, pelo que solicito uma mensagem sua para osorio2004 arroba sapo ponto pt

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Osorio, Vila da Rua

#209644 | jaboo | 02 out 2008 02:44 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório,

Estudei um pouco a familia "Cabral Camelo" de Ranhados, no concelho de Meda. Eles descendiam (sec. XVI-XVII) por via paterna dos "Cabral Camelo" de Trancoso e por via materna dos "Osorio Botelho" naturais da vila da Rua (que fazia parte naquela época do concelho de Caria, perto de Sernancelhe). Se tiver interesse ou algumas ligaçoes a esses Osorios, posso comunicar os dados que tenho.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Osorio, Vila da Rua

#209659 | E. Osório | 02 out 2008 12:11 | Em resposta a: #209644

Caro João Braz,

Agradeço o seu interesse. Interessam-me por princípio todas as famílias "tradicionais" da região da Guarda, embora considere que estou ainda muito no início, razão porque não consigo fazer ligações com os ramos que refere. Claro que todas as ajudas serão bem-vindas.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 21

#209694 | E. Osório | 02 out 2008 19:59 | Em resposta a: #171679

Caros amigos,

Enviei esta tarde a Errata nº 21 das "Raízes da Beira". Se alguém não recebeu e estiver interessado, agradeço o envio do seu e-mail.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 21

#209707 | hmrb | 02 out 2008 21:32 | Em resposta a: #209694

Caro confrade eu estou interessada. Deixo aqui o meu email: hmrbarrobanetcabopontopt

Obrigado

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209731 | acrebelo | 03 out 2008 01:36 | Em resposta a: #118781

Caro Arqº Eduardo Osório,

Agradecia que me enviasse a sua última errata para o endereço acrebelo@mail.telepac.pt

Já agora quando é que sai o seu aditamento ?

Antecipdamente agradecido,
cumprimenta,
António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Osório, Vila da Rua

#209831 | jaboo | 04 out 2008 06:26 | Em resposta a: #209659

Caro Eduardo Osório,

Eis as informaçoes que encontrei na habilitação para o Santo Oficio de Bernardo Cabral Camelo, de Ranhados:

BERNARDO CABRAL CAMELO, natural de Ranhados onde faleceu a 22.11.1689 (está sepultado na capela de S. Jerónimo, na igreja de S. Martinho de Ranhados). Foi FSO (carta de 10.7.1688) e capitão-mor de Ranhados, em sucessão a Cristovão de Ayala e faria, em 1655. Era filho de Lourenço Cabral Camelo, natural de Souro Pires, Pinhel (deve ser o Lourenço Cabral camelo que teve Alvará de Meirinho da Correcção de Almeida, chancelaria de D. João IV, liv 17, f.119 - TT online) e de sua mulher Maria Lopes de Seixas, natural de Alcarva, Meda. Neto paterno de Antonio Cabral Camelo, natural de Trancoso (filho de Maria Cabral que casou em Trancoso com Rodrigo Fernandes), abade de Souro Pires (teve carta para abade da Igreja da Assumpção do Lamegal, chanc. D.Afonso VI, liv 21 f.171) e de Margarida Gonçalves, moça solteira de Souro Pires. Neto materno de João Luis, de Ranhados e de Violante Rodrigues, natural de Alcarva, "mulher muito nobre e honrada".

Casou com D. MARIA DA FONSECA OSORIO BOTELHA, natural de Vila da Rua, falecida em Ranhados a 22.10.1678, onde está sepultada na capela de S. Jerónimo. Filha de Antonio Lopes da Fonseca, de Leomil, Moimenta da Beira (teve Alvará para nomear em Manuel da Proença o ofício de Tabelião de Notas da vila da Rua, Registo Geral de Mercês, D.Afonso VI, liv.16, fl.38v) e de sua mulher Isabel Osório Botelha, de Vila da Rua, já falecida em 1677. Neta paterna de Simão Lopes Sanches e de sua mulher Maria Fernandes da Fonseca, ambos de Leomil. Neta materna de Manuel Correia de Figueiredo, de Vila da ponte, Sernancelhe e de sua mulher Maria Osório Botelha, de Vila da Rua.

Bernardo Cabral Camelo e sua mulher D. Maria da Fonseca Osorio deixaram muita descendência em Ranhados, Nagoselo e Meda, com apelido "Cabral Camelo".

ANTONIO LOPES DA FONSECA e ISABEL OSORIO BOTELHA foram pais também de:

1- GABRIEL DE CARVALHO SANCHES (DA FONSECA) casado em Ranhados a 21.1.1665 com MARIA CABRAL CAMELO, irmã de seu cunhado. Moraram em Alcarva. Filhos:
1.1- LOURENCO SANCHES DE CARVALHO, natural de Alcarva e morador em Freixo de Numão, FSO (Carta de 22 de Dezembro de 1724, m. 5, n.º 83). Casado com ANTONIA NUNES DE ABREU PEREIRA, natural da freg. de S.to Estêvão de Alfama, filha de Manuel Pereira Fresco, natural da freg. de Arrentela, Seixal, e de Angela Nunes de Abreu, natural da freg. de S.ta Engrácia de Lisboa, e aí moradores às Portas da Cruz, neta paterna de António Gonçalves, filho de António Francisco e de Domingas André, naturais da. freg. de S. Bartolomeu de Veiros, Estarreja, e de Maria Pereira, natural do Seixal, e ai moradores, e materna de Mateus Dias e de Maria Fernandes, naturais e moradores na freg. de S.ta Engrácia de Lisboa, sobrinha materna do Lic.º Vicente Nunes, vigário de Freixo de Numão e Comissário do S.to Ofício.
S.m.n.
1.2- PADRE GABRIEL CAMELO, natural de Ranhados. Teve um filho natural de JOANA BAPTISTA, de Ranhados, filha do familiar João da Costa de Carvalho e de Isabel Ribeira.
1.2.1- ANTONIO CAMELO DA FONSECA, natural de Ranhados, pretendente a familiar do Santo Oficio (1754-1755). Deve ser o Antonio Camelo da Fonseca, de Ranhados que aparece casado com ANA JOANA DE MENDONCA FERRAO DA SILVA CASTELO BRANCO, natural de Távora, Tabuaço. Com geração em Ranhados.

2- ? JOAO DA FONSECA OSORIO, natural de Vila da Rua. Casou em Ranhados a 15.6.1661 com D. BRITES CAMELO CABRAL, irmã de seu cunhado. S.m.n.

3- ?ANTONIO DA FONSECA OSORIO. Casou em Ranhados com CATARINA DE SOUSA. Com geração em Ranhados.


Espero que esses dados o possam ajudar nas suas pesquisas. Se tiver algum dado complementar sobre essa gente, peço-lhe que me comunique, se não for muita maçada.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#209832 | valboa | 04 out 2008 08:13 | Em resposta a: #130461

Caro Eduardo Osório

Desculpe intrometer-me, mas gostaria de saber se nas suas investigações sobre famílias da Beira Alta, não tem nada sobre '' BEJAS '' de Melo, Gouveia. Entre eles há um Licenciado Manuel de Beja, Vsitador -Geral no Bispado da Guarda em finais do século XVI principios de XVII.

Procurei no seu ' Raízes da Beira '' mas não encontrei nada.

muito lhe agradeço que me dê, se tiver alguma informação.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209835 | guerra1 | 04 out 2008 10:04 | Em resposta a: #119181

Caro E.Osório:venho solicitar-lhe ajuda para localizar um meu ancestral,"Martinho Fernandes" nascido por volta de 1650 em Travansinha/Seia casou com Maria Simôes.O referido Martinho veio na sua descendencia a dar origem aos Amaros(nome próprio)assumido como Apelido.O meu primo Aurélio Amaro Diniz instituidor Fundação "Amaro Diniz"em Oliveira do Hospital descende igualmente do dito Martinho.Já anteriormente falei consigo via telefone acerca de outro assunto familiar em comum .Abraço J.Guerra

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209836 | guerra1 | 04 out 2008 10:14 | Em resposta a: #209835

Caro Eduardo Osório:venho "abusivamente"pedir-lhe tb.ajuda para localizar um outro ancestral...o André Fernandes nascido em S.Comba-Seia por volta de 1700 casado em Santa Comba em 1722 com Maria Francisca.Muito grato J Guerra

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – Errata nº 21

#209838 | M.Dourados | 04 out 2008 11:33 | Em resposta a: #209694

Caro Eduardo Osório

Muito agradecia o envio da sua Errata, nº. 21 das Raízes da Beira".
Nunca tive nenhuma e por isso agradecia o envio para
magdalenaF@sapo.pt

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#209839 | E. Osório | 04 out 2008 11:34 | Em resposta a: #209832

Caro Jorge Albuquerque da Quinta,

Encontra-se de facto uma referência a esses Bejas no vol. I, pag. 556, na pessoa de Manuel Rodrigues Beja, que foi Procurador do Nº de Gouveia e Melo por carta de 09-10-1627 (Chancelaria de Filipe III, 17 - 146).

Também se encontram no vol. II, pag. 601, uns Bejas em Gouveia, descendentes de um Dr. José Rodrigues Beja, corregedor da comarca, nascido por 1620 e que poderá ser filho daquele outro acima.

Na altura não estudei Melo como devia ser, no entanto agora estou a recolher elementos mais abrangentes de todo o distrito, pelo que sou um potencial interessado em partilhar as minhas informações com aquilo que venha a obter.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209841 | E. Osório | 04 out 2008 11:38 | Em resposta a: #209835

Caro J. Guerra,

Não tenho nos meus elementos qualquer referência ao casal que indica. Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” - Sás, de Coja

#209842 | valboa | 04 out 2008 12:02 | Em resposta a: #209839

Caro Eduardo Osório

Os '' Beja '' são ascendentes de minha mulher, pois uma Margarida Rosa de Beja, casou com '' Soeiro do Amaral Sarmento '' de Chãs de Tavares- Mangualde.

Estou a estudar este ramo e quando tiver coisas concretas dar-lhes -ei, para trocarmos informação, pois assim se completarão.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209844 | guerra1 | 04 out 2008 12:59 | Em resposta a: #209841

Caro Eduardo Osório:muito grato pela resposta.Como verificou referi-me a 2 casais,o Martinho fernandes de Tavansinha e esposa e ao André Fernandes de S.Comba/Seia,que deram origem aos Amaros.Abraço jg

Resposta

Link directo:

André Fernandes e Maria Francisca, de Santa Comba

#209914 | E. Osório | 05 out 2008 10:42 | Em resposta a: #209844

Caro J. Guerra,

Não reparei na segunda mensagem, pois não me foi dirigida, mas de facto há um casal com esses nomes, muito perto de Santa Comba (nas Lajes) que vem referido nas "Raízes da Beira", vol. II, pag. 132:

SEBASTIÃO FERNANDES DE FIGUEIREDO, n. das Lajes, concelho de Seia, filho de André Fernandes Tinoco e de sua mulher Maria Francisca de Figueiredo; neto paterno de Pedro Fernandes Tinoco e de Isabel Fernandes, e materno de Francisco Simões e de Beatriz Francisca de Figueiredo, casou em Seia a 03-02-1622 com BEATRIZ DIAS, filha de Eufémia Dias Fragoso e de seu marido Pedro Simões, etc. Viveram em Seia do trato de panos, com geração que segue no texto.

A semelhança dos nomes e eventualmente a cronologia - que não conheço - podem indicar que se trata das mesmas pessoas.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes e Maria Francisca, de Santa Comba

#209915 | guerra1 | 05 out 2008 10:46 | Em resposta a: #209914

Caro E.Osório:muito grato pela sua ajuda.Vou investigar.Cumprimentos.JG

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes e Maria Francisca, de Santa Comba

#209917 | guerra1 | 05 out 2008 11:08 | Em resposta a: #209914

Caro E.Osório:referi-me também ao casal Martinho Fernandes e Maria Simões de Travansinha/Seia,ele nascido por volta de 1650.Terá ele alguma ligação ao Martinho Fernandes de Abreu nascido por volta de 1600?Muito grato pela sua atenção.jg

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#209919 | guerra1 | 05 out 2008 11:19 | Em resposta a: #209835

Caro E.Osório:por lapso,enviei mensagem deste Martinho inserida no casal André Fernandes e M.Francisca.No tocante ao Martinho Fernandes nascido por volta de 1650 terá algo a ver com Martinho Fernandes de Abreu n.por volta 1600 e referido em RB.Muito grato e cumprimentos jg.

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes e Maria Francisca, de Santa Comba

#209931 | E. Osório | 05 out 2008 15:14 | Em resposta a: #209917

Caro J. Guerra,

Acho essa hipótese muito remota, porque Martinho Fernandes de Abreu nasceu em
Sandomil em 1594.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Maria Cabral, c. c. Rodrigo Fernandes

#218427 | E. Osório | 14 jan 2009 17:36 | Em resposta a: #209831

Caro João Braz,

Fiz a ligação, que não sei se já tem, de Bernardo Cabral Camelo aos Cabrais de Belmonte. A sua bisavó Maria Cabral (casada com Rodrigo Fernandes), é filha de Pedro Dias Cabral e de sua mulher Maria Afonso Botelho, sendo este Pedro o primogénito de Diogo Gonçalves Cabral e de Ana de Bulhões.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Maria Cabral, c. c. Rodrigo Fernandes

#218433 | jaboo | 14 jan 2009 18:43 | Em resposta a: #218427

Caro Eduardo Osório,

Obrigado pela mensagem e interesse nesses Cabrais camelos.

Que eu saiba, Bernardo Cabral Camelo não teve nenhuma bisavó de nome Maria Cabral casada com um Rodrigo Fernandes.

Bernardo Cabral Camelo capitão-mor de de Ranhados (cc Maria Osório da Fonseca Botelho, de Vila da Rua) b. a 26/8/1629, era filho de Lourenço Cabral Camelo, de Souropires, e sua mulher Maria Lopes de Seixas, de Alcalva. Neto paterno de António Cabral Camelo, de Trancoso, abade da igreja de Souro Pires (Pinhel), e de uma mulher solteira da dita freg., Margarida Gonçalves. Neto materno de João Luís de Gambôa, “meirinho”, natural de Ranhados, e de Violante Rodrigues, natural de Penedono. Bisneto paterno de João Camelo de Ranhados e Ana Cabral, natural de Trancoso (filha de Antonio Cabral). Trineto de Fernão Pinto “o velho”, e Filipa (Cabral).

Isso tudo tirado da habilitação para o Santo Oficio de Bernardo Cabral Camelo, e dum artigo de Luís Cabral Moncada publicado recentemente na revista Tabarda-4.

Qual é a sua fonte para o casal Maria Cabral cc Rodrigo Fernandes?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Cabral, c. c. Rodrigo Fernandes

#218436 | E. Osório | 14 jan 2009 19:23 | Em resposta a: #218433

Caro João Braz,

Na sua mensagem "Osório, Vila da Rua", de 04-10-2008, o João Braz escreveu:

BERNARDO CABRAL CAMELO, natural de Ranhados onde faleceu a 22.11.1689 (está sepultado na capela de S. Jerónimo, na igreja de S. Martinho de Ranhados). Foi FSO (carta de 10.7.1688) e capitão-mor de Ranhados, em sucessão a Cristovão de Ayala e faria, em 1655. Era filho de Lourenço Cabral Camelo, natural de Souro Pires, Pinhel (deve ser o Lourenço Cabral camelo que teve Alvará de Meirinho da Correcção de Almeida, chancelaria de D. João IV, liv 17, f.119 - TT online) e de sua mulher Maria Lopes de Seixas, natural de Alcarva, Meda. Neto paterno de Antonio Cabral Camelo, natural de Trancoso (filho de Maria Cabral que casou em Trancoso com Rodrigo Fernandes), abade de Souro Pires (teve carta para abade da Igreja da Assumpção do Lamegal, chanc. D.Afonso VI, liv 21 f.171) e de Margarida Gonçalves, moça solteira de Souro Pires. Neto materno de João Luis, de Ranhados e de Violante Rodrigues, natural de Alcarva, "mulher muito nobre e honrada".

Foi do seu texto acima que tirei a informação.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Maria Cabral, c. c. Rodrigo Fernandes

#218437 | jaboo | 14 jan 2009 19:31 | Em resposta a: #218436

Caro Eduardo Osório,

Não estou agora em casa mas logo a noite vou rever os meus dados e depois digo-lhe alguma coisa.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria Cabral, c. c. Rodrigo Fernandes

#218476 | jaboo | 15 jan 2009 03:07 | Em resposta a: #218427

Caro Eduardo Osorio,

Realmente eu tinha Bernardo Cabral Camelo como bisneto de uma Maria Cabral cc Rodrigo Fernandes, isso segundo o titulo "Cabraes da Beira" da Pedatura Lusitana de Alão de Morais. E como diz, ela vem ai como filha de Pedro Dias Cabral, escrivão dos Orfãos de Celorico da Beira e neta paterna de Diogo Gonçalves Cabral e de Ana de Bulhões. Eu pensava que o filho dessa Maria Cabral chamado Antonio Cabral que o Alão diz ser abade de Serapiões era o mesmo que Antonio Cabral Camelo abade de Souropires (sendo Serapiões e Souropires a mesma localidade).

Mas Luís Cabral Moncada publicou recentemente na revista Tabarda-4 um estudo sobre os Cabrais Camelos de Ranhados onde ele traz o Bernardo como bisneto de João Camelo e Ana Cabral. Como o Luís Cabral Moncada diz que encontrou os dados na habilitação para o Santo Oficio de Bernardo Cabral Camelo, cheguei então à conclusão que Antonio Cabral abade de Serapiões e Antonio Cabral Camelo abade de Souropires eram duas pessoas diferentes.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#221146 | LSV | 13 fev 2009 18:26 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório
Gostaria de lhe colocar uma questão relativamente o seu livro "Raízes da Beira". Será que me pode contactar para o meu mail luissoveral@sapo.pt para que eu fique também com o seu...
Abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#236510 | Amador | 14 ago 2009 16:29 | Em resposta a: #146569

Caro Eduardo Osório

Dado que adquirui a obra gostaria de receber quaisquer aditamentos á mesma.

Melhores cumprimentos

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#236517 | E. Osório | 14 ago 2009 17:25 | Em resposta a: #236510

Caro Hermínio Ferraz,

Envie-me por favor o seu e-mail para: osorio 2004 arroba sapo ponto pt

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: �Raízes da Beira� - Sás, de Coja

#241117 | alcard8 | 04 out 2009 15:22 | Em resposta a: #209842

Caro Eduardo:

Que sabe sobre uns Soverais (antigos) de Fornos de Algodres?

Sabe-se que nalgum tempo foram senhores da honra de Algodres e Fornos, que um deles morreu na "Lide de Fornos" no seculo XIII, aparecem depois documentados nos seculos XV e seguintes, em Vila Cha, e Figueiro da Granja e Fornos!

Ficar-lhe-ia muito agradecido sobre alguma informacao.

albino cardoso

Resposta

Link directo:

Rodrigues Beja, de Gouveia

#241119 | LProjecto | 04 out 2009 15:43 | Em resposta a: #209842

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Neste breve apontamento também consta uma "Rodrigues Beja", supostamente de Gouveia, cuja ascendência ainda me é desconhecida. Na eventualidade de se deparar com algum elemento que relacione com os que seguem e possa partilhar, ficar-lhe-ei grato.

RAMO 1:

1. CRISTÓVÃO DE MATOS, casou com CATARINA CABRAL, viveram (e possivelmente terão casado) em S. João da Fresta – Mangualde, e foram pais de:

2. ANA DE MATOS, que foi baptizada em 20.4.1661 – S. João da Fresta – Mangualde (Foram seus padrinhos de baptismo Manuel da Cunha e sua irmã D. Catarina). Casou, na mesma localidade, a 14.2.1684 com ANTÓNIO TAVARES, filho de MANUEL FERNANDES e de ISABEL (TAVARES). Tiveram:

3. MARIANA CABRAL, natural de S. João da Fresta – Mangualde, que casou com FRANCISCO DE ALMEIDA, natural do mesmo lugar, filho de MANUEL DE PAIVA e de EUFÉMIA ANTUNES. Tiveram:

4. JOÃO CABRAL (Era barbeiro, também é referido como assistente em Vila Mendo - Santa Cecília - Abrunhosa. Quando casou com Catarina era viúvo de LUÍSA ROSA, filha de FRANCISCO ANTUNES e de MARIA CABRAL, da Nespereira. Foram testemunhas do seu casamento com Catarina Domingues: Manuel Cabral e António Duarte. c.g.

4. MARIA, que foi baptizada a 6.7.1717 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Silvestre de Amaral e o R.do Pe. João de Almeida, cura na freg. da Fresta);

4. BERNARDA, que foi baptizada a 9.11.1719 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Bernardo Soeiro e Maria, filha de Silvestre do Amaral e de sua mulher Isabel.)

4. CATARINA, que foi baptizada “particularmente” através da Irmandade local a 11.7.1726.

4. MIGUEL CABRAL, que casou a 24.6.1670 – S. João da Fresta, com MARIANA DE ALBUQUERQUE, filha de MIGUEL DE ALBUQUERQUE e de ANA MARQUES.


RAMO 2:

1. MANUEL CABRAL, natural de Arcozelo – Gouveia, que casou com CATARINA RODRIGUES, natural do mesmo lugar, e foram pais de:

2. MARIA CABRAL, que foi baptizada em data próxima de 1752 em Arcozelo. Casou com FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS, natural de Arcozelo, filho de FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS e de JOSEFA RODRIGUES BEJA, que casaram em S. Pedro - Gouveia a 8.7.1747, neto paterno de MANUEL MENDES, natural de Lajeosa do Mondego - Celorico da Beira, e de TERESA DE ALMEIDA, n. Gouveia. Tiveram:

3. JOÃO CABRAL DE ALMEIDA BARBAS, que nasceu a 12.7.1779 – Arcozelo, e casou com MARIA GENOVEVA DE OLIVEIRA, n. Arcozelo, filha de JOSÉ DE OLIVEIRA (cuja ascendência conheço até aos seus avós). e de GENOVEVA GOMES BARREIROS (cuja ascendência conheço até aos respectivos bisavós). c.g.

RAMO 3:

1. EUFÉMIA DO AMARAL, n. Vila Mendo – Abrunhosa, Mangualde (calcula-se que tenha nascido em data anterior a 1720), que casou com SILVESTRE RODRIGUES, n. Arcozelo. Foram pais de:

2. JOSÉ DE AMARAL SILVESTRE, n. Arcozelo, que casou com ISABEL RODRIGUES MORGADO, n. Arcozelo, filha de ANTÓNIO RODRIGUES BOINO e de ISABEL RODRIGUES MORGADO. c.g.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Beja, de Gouveia

#241122 | valboa | 04 out 2009 17:08 | Em resposta a: #241119

Caro Luis Projecto calhau

Nesta sua intervenção aparecem dois assunto que poderão interessar-me:


1 -Mariana de Albuquerque filha de Miguel de Albuquerque. Há outro interveniente deste
forum que procura exactamente este ( calculo ) Miguel de Albuquerque. que será seu ascendente.
Vou tentar ver as ligações.

2 -sobre os '' Rodrigues Beja '', o Drº Lourenço Correia de Matos e eu publicamos este ano um trabalho sobre os ''SARMENTOS E BEJAS ''.
vou ver o que pode existir de ligações e logo lhe direi.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Beja, de Gouveia

#241140 | valboa | 04 out 2009 20:58 | Em resposta a: #241119

Caro Luis Projecto Calhau

Estive a ver os apontamentos e o que tenho é:

- ramo 1
3 -Francisco de Almeida - irmão de Caetano de Almeida que também é filho de Manuel de Paiva e Eufémia Antunes
( meus ascendentes )

3 -Bernardo Soeiro que deve ser Bernardo Soeiro do Amaral que nasceu em Guimarães, Chãs de Tavares e foi baptizado a 30.7.1692, tendo morrido a 15.8.1762. Foi Tabelião no Concelho de Azurara( hoje Mangualde ) entre
1721 e 1762.( ver o livro 'SARMENTOS E BEJAS '' que se quiser encontrará aqui na livraria DO Guarda-Mor, passe a publicidade )( ascendentes de minha mulher).

ramo 2
2 - Josefa Rodrigues Beja deve ser filha de Inocência Rodrigues de Beja e de João Rodrigues Martins de Carvalho e terá nascido em Moimenta a 20.3.1671 ( ver '' SARMENTOS E BEJAS ' )

ramo 3
1 - já me passou pelas mãos, ao ler os livros paroquiais de Vila Mendo e Abrunhosa o nome de Eufémia do Amaral.
Terei que procurar em cópias de assentos que tenho se encontro mais qualquer coisa sobre ela.

Julgo ser tudo o que tenho por agora.

cumprimentos
jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Beja, de Gouveia

#241162 | LProjecto | 05 out 2009 12:21 | Em resposta a: #241140

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Fico-lhe bastante grato por esta excelente contribuição para o estudo destes antepassados da minha mulher, tanto mais a sabê-lo parente do meu filho.

Estou absolutamente disponível para lhe facultar, caso tenha interesse, todos os elementos de que disponho sobre a linha descendente, que foi para Arcozelo, de Manuel de Paiva e Eufémia Antunes.

Na verdade, já tinha colocado a hipótese do tal Bernardo Soeiro, que aparece a apadrinhar o baptismo de Bernarda - filha de Francisco de Almeida e de Mariana Cabral, ser o mesmo Bernardo Soeiro do Amaral, todavia, continua a dúvida em relação a um possível parentesco (se é que existe) com Bernarda.

Vou tratar de adquirir o seu livro, aliás, mesmo antes destas dicas já tinha intenção de o fazer dado o interesse que tenho no estudo da gente das Beiras - de onde eram naturais grande parte dos meus ascendentes e da minha mulher. Só lamento não ter mais disponibilidade para estudar, de forma mais aprofundada, algumas linhas dessas bandas, pelo que fico à mercê de toda e qualquer contribuição que muito agradeço.

Caso consiga encontrar alguma coisa sobre a tal Eufémia do Amaral, ficar-lhe-ei, mais uma vez, bastante grato.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Beja, de Gouveia

#241164 | valboa | 05 out 2009 13:05 | Em resposta a: #241162

Caro Luis Projecto Calhau

Porque tenho alguns assuntos por aprofundar e outros por acabar no ADVISEU, se a vida mo permitir irei no final deste mês 3 ou 4 dias lá.

Se conseguir tempo para isso, verei o que encontro da Eufémia do Amaral.
De qualquer modo,se não for desta vez, será numa próxima pois penso completar o mais possivel esse ramo, que comecei há cerca de vinte anos e só investiguei até meados do seculo XVII, nunca mais tendo avançado.

Se fizer o favor de me mandar o que tem desse ramo, fico-lhe agradecido.
Pode fazê-lo para o meu mail

albuquerque.quinta@sapo.pt

cumprimentos

JAQ

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Beja, de Gouveia

#241202 | LProjecto | 05 out 2009 20:43 | Em resposta a: #241164

Caro Jorge Albuquerque da Quinta

Muito lhe agradeceria tamanha gentileza.
Quanto à descendência de Manuel de Paiva e Eufémia Antunes, dê-me só algum tempo para que consiga organizar os meus apontamentos que logo lhe darei conta para o seu e-mail.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#242784 | amrr | 25 out 2009 15:45 | Em resposta a: #209839

Caro Eduardo Osório,

Nas suas pesquisas não terá, por acaso, alguma vez tropeçado num dos seguintes nomes, referentes ao concelho de Celorico da Beira?:

146- António Cardoso
n. em Carvalheda, freg. Mesquitela, conc. Celorico da Beira.
c. a 17/02/1754, na freg. Santiago de Monsaraz, com:
147- Ana do Carmo
n. na freg. Santiago de Monsaraz.

--------------------------------------------------------

292- Brás Rodrigues
n. em Carvalheda, freg. Mesquitela

293- Joana Dias
n. em Carvalheda, freg. Mesquitela


320- Vicente Nunes
n. a 17/04/1716 no lugar de Videmonte, freg. Videmonte (S. João Baptista), e foi b. a 23/04/1716 na mesma freg.
c. 2 vezes; a 1ª, a 03/05/1741, na freg. Prados (N.ª Sr.ª da Assunção), conc. Celorico da Beira, com Maria Fernandes;
a 2ª, a 12/08/1742, na freg. Trinta (S. Pedro), conc. Guarda, com:
321- Isabel Francisca
n. a 12/10/1716 no lugar dos Trinta, freg. Trinta, e foi b. a 20/10/1716 na mesma freg.

-----------------------------------------------------------

640- António Nunes Cavaca (ou António Nunes)
n. no lugar e freg. Videmonte.
f. a 30/03/1735 na freg. Videmonte.

641- Maria Lopes
n. na Quinta da Requeixada, freg. Prados.
f. a 24/02/1742 na freg. Videmonte.

------------------------------------------------------------

1282- Francisco Lopes
n. na Quinta da Requeixada, freg. Prados.

1283- Maria Vicente
n. na Quinta da Requeixada, freg. Prados.

------------------------------------------------------------

Desde já agradeço a sua atenção.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#242846 | E. Osório | 26 out 2009 09:19 | Em resposta a: #242784

Caro Arlindo Rodrigues,

De facto, acho que não encontrei esses nomes. São daqueles que encontramos apenas quando os estamos a procurar...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#242924 | amrr | 27 out 2009 00:56 | Em resposta a: #242846

Caro Eduardo Osório,

Obrigado pela sua pronta resposta.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#243039 | guerra1 | 28 out 2009 16:27 | Em resposta a: #242846

Caro Eduardo:agradeço a sua ajuda,no sentido de localizar progenitores do casal Manuel Mendes de Lagares e esposa Jerónima Fernandes de Travanca de Lagos nascidos cerca de 1620 a 1630(proc.inquirição de genere do neto Miguel Mendes Monteiro"Padre",que consta em RB).São os ancestrais tb do Antonio A.Carvalho Monteiro,Sr da Quinta da regaleira.Muito grato.Cumprimentos j,
. guerra

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#243075 | E. Osório | 28 out 2009 23:31 | Em resposta a: #243039

Caro J. Guerra,

Julgo que só conseguirá recuar alguma geração, se encontrar o assento de casamento de Manuel Mendes com Maria Rodrigues, em Lagares, cerca de 1670, ou o casamento de Manuel Mendes com Jerónima Fernandes, em Travanca de Lagos, cerca de 1640.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Raízes da Beira - concelho de Celorico da Beira

#243085 | guerra1 | 29 out 2009 07:28 | Em resposta a: #243075

Caro Eduardo:muito grato pela ajuda.Cumprimentos j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Osórios de Lalim

#303890 | jrcc | 23 abr 2012 21:26 | Em resposta a: #171721

Exmo Senhor

Eduardo Osório
Os meus cumprimentos.
Caso fosse possivel gostaria de contactar com o senhor para falar sobre o apelido Barbosa Mesquita com ligação ao apelido Guerner.
O meu contacto é joaquimcorreia56@otmail.com

Aguardo noticias.

Joaquim castro Correia

Resposta

Link directo:

RE: Osórios de Lalim

#303904 | AQF | 23 abr 2012 22:58 | Em resposta a: #303890

Caro Confrade Joaquim C. Correia,

Infelizmente, o Arq. Eduardo Osório faleceu em Fev. de 2011 conforme avisos em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270242 e em http://seiaportugal.blogspot.pt/2011/02/faleceu-eduardo-osorio.html.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Familias de Seia

#309119 | jaboo | 27 jun 2012 16:32 | Em resposta a: #119034

Caro Angelo da Fonseca,

Tenho uns antepassados, naturais de Seia "Diogo Nunes e Violante Vaz" (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2108547) mas infelizmente não possuo a obra "As Raízes da Beira" do nosso estimado confrade (que deixou este mundo demasiado cedo) Eduardo Osório. Pedia-lhe portanto se fizesse o favor de procurar (quando tiver um tempinho) esses meus antepassados nas familias de Seia que aparecem tratadas nesse livro. Segundo os netos desse casal, Diogo Nunes e Violante Vaz eram " pessoas nobres e que sempre se tratavam à lei da Nobreza". Devem ter nascido c.1500.

Bem-haja por qualquer ajuda que puder dar.

Cumprimenrtos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Osorio, Vila da Rua

#309829 | joaocampos | 08 jul 2012 12:04 | Em resposta a: #209644

Autor:JDAC 08 deJulho de 2012
Caro João Braz
A minha 5ª avó Dona Teresa Ozório de Albuquerque(e Vasconcelos) era natural de Penso que naquela época pertencia ao concelho de Caria.Tem algo sobre estes Ozórios?
Cumprimentos
João campos

Resposta

Link directo:

RE: Osorio, Vila da Rua

#309862 | jaboo | 08 jul 2012 18:04 | Em resposta a: #309829

Caro João Campos,

Infelizmente não tenho nada sobre Osórios (ou qualquer outra família) de Penso.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Osorio, Vila da Rua

#309892 | joaocampos | 09 jul 2012 12:20 | Em resposta a: #309862

JDAC 09-07-2012
Caro João Braz
Grato pela sua rápida resposta
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#333115 | PSacadura | 28 jul 2013 21:52 | Em resposta a: #118781

Caro Eduardo Osório

Descobri o seu livro "Raízes da Beira" no outro dia, e gostei imenso. Para além de o achar uma obra muito bem feita, acho-a da maior utilidade. Muitos parabéns.

Gostava, no entanto, de lhe perguntar uma coisa. No título dos Costa Côrte-Real, de Linhares, refere que João da Costa Côrte-Real, Fronteiro do Algarve e Alcaide de Linhares, era dos Cortes-Reais do Algarve. Sabe onde entronca na genealogia desta família?

Para além disto, diz também que o neto deste, também João, casou com Isabel Pacheco Pereira, neta de Duarte Pacheco Pereira. Já tinha lido isto em alguns sítios, mas sabe-me dizer que qual dos filhos de Pacheco Pereira é que Isabel seria filha?

Muito obrigado

Pedro Sacadura

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#333119 | Pedro França | 28 jul 2013 23:04 | Em resposta a: #333115

Olá, Pedro:

Venho lembrar-lhe que o nosso confrade e amigo Eduardo Osório, com quem tive o prazer de me encontrar por diversas vezes no AUC, já não é deste mundo faz uns dois para três anos já.
O seu falecimento deu-se num curto período de tempo, cerca de três meses, entre novembro de 1910 e fevereiro de 1911. Eu havia estado com ele ao telefone em agosto de 1910, em tempo de férias e, passado pouco tempo vim a saber que ele se encontrava gravemente doente e com poucas hipóteses de sobreviver.
No entanto, deixada esta sua mensagem neste tópico, pode ser que alguém apareça para lhe responder como deseja.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#333126 | MarquesDoColcurinho | 29 jul 2013 00:24 | Em resposta a: #333115

Caro Confrade

Não estranhe a falta de resposta de E. Osório.
Infelizmente fomos privados da sua companhia
já no longínquo Fevereiro de 2011.

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#333131 | PSacadura | 29 jul 2013 02:59 | Em resposta a: #333119

Ola Pedro,

Muito obrigado pela informação. Tenho muita pena. Só soube da existência de Eduardo Osório na semana passada, mas já vim tarde a que parece.

Muito obrigado

Um abraço

Pedro Sacadura

Resposta

Link directo:

RE: “Raízes da Beira” – correcções e aditamentos

#333135 | AQF | 29 jul 2013 07:12 | Em resposta a: #333115

Caro Pedro Sacadura,

No seguimento da resposta que o amigo Pedro França lhe deu, pode tentar contactar o confrade Miguel Côrte-Real (nickname Suão), que encontra, por exemplo, em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=304826 .

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: António Madeira Arrais em Janeiro de Baixo

#333138 | RCCORREIA | 29 jul 2013 11:29 | Em resposta a: #163779

António Madeira Arrais n. Avô b 14.02.1542
filho de
Domingos Fernandes de Brito (n. Vila Cova d'Alva, Arganil c. 1500-f. Avô 1554) Capitão-mór de Avô, e de
Catarina Madeira Arrais (n. Avô 1510 - f. Avô 05.05.1554)

neto paterno de Henrique Madeira Arrais e de Leonor Fernandes

foi casado com Brites Afonso (1542-) filha de Aleixo Afonso e Isabel Álvares tendo descendência em Avô e Góis.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 16:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen