Família Vaz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Vaz

#11889 | vilhegas | 26 out 2001 16:04

Sobre a Família Vaz (do Brasil)
Meus Senhores:
Solicito o favor de nos informarem sobre esta família
que foi para o Brasil com D. João VI.
Os actuais representantes da linha masculina, estão representados por 2 filhas:
-Leslei e Francisca (Chiquita).
Muito obrigado por tudo o que puderem informar
... Nuno ...

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#11903 | silvestre | 26 out 2001 19:19 | Em resposta a: #11889

De onde são originários? Há imensas famílias Vaz nas terras de Riba Coa, concelho de Sabugal, por exemplo.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#11921 | vilhegas | 27 out 2001 11:28 | Em resposta a: #11889

Cara Vera:
Muito obrigado por nos querer ajudar:
Julgo que há algo sobre Vila Garcia ou um título de Conde ou Visconde. Há também um apelido (Guedes) que lhe anda ligado.
Com os meus mais cordiais Cumprimentos:
... Nuno ...

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#32449 | Gilda | 27 dez 2002 18:33 | Em resposta a: #11889

Caro Nuno,

Estou buscando sobre uma das familias Vaz no Brasil. Você fala sobre Antonio Vaz e Maria Antonia Domingas, cujo filho Julião Antonio Vaz era natural e baptisado na Freguesia de S. Lourenço da () Salvaterra, Bispado de Tuy, e casado em 1817 no Rio de Janeiro?
Se for sobre estas pessoas, poderia entrar em contacto comigo? Eles fazem parte da genealogia de minha mâe, e tenho alguns dados.

Meus melhores votos de Feliz Ano Novo.
Abraços,
Gilda

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33265 | Joaquim Nuno | 13 jan 2003 15:38 | Em resposta a: #32449

Olá GILDA :
Tudo bem por aí ?
Vai-me desculpar só hoje responder, mas tenho andado um bocado atarefado.
Provàvelmente somos parentes: Que BOM !
Vou pedir ao GENEAPORTUGAL, para me pôr em contacto consigo: Não escreva o seu e-mail neste FORUM, pois há pessoas "brincalhonas" que fazem disto "GOZAÇÃO": MOROU ?

Um Grande Abraço de DESPEDIDA :

Nuno.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33366 | Gilda | 14 jan 2003 16:08 | Em resposta a: #33265

Olá Nuno,


Irresistivel tentação!
Espero que você consiga logo como se pôr em contacto comigo, mas se não for possível (o meu cadastramento é antigo), voltamos ao forum.

Um grande abraço,
Gilda

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33381 | Joaquim Nuno | 14 jan 2003 20:06 | Em resposta a: #33366

Olá GILDA !
Estou com um probleminha a respeito do contacto consigo! Mas sou teimoso como corresponde a um descendente de BEIRÕES, e portanto vou solucionar este impasse !
Os Vaz do meu ramo são oriundos da "Cova da Beira", e de uma terra relativamente perto da Serra da Estrela. MOROU ?
Já estou a ver a GILDA a consultar o COMPÊNDIO de GEOGRAFIA... Vai ver que consegue descobrir. Eu nasci no norte de MOÇAMBIQUE, a minha mãe era de Lisboa e o meu pai natural de uma térrinha próxima de CASTELO BRANCO .
Como a Gilda queria começar a levantar o "VÉU" que cobre os duros beirões de apelido VAZ, aqui lhe deixo algo para pensar.
A propósito: já consultou "a família VAZ" ?
Bem, vou terminar!
Um ABRAÇO AMIGO deste VAZ!

- NUNO -

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33395 | manuelr | 14 jan 2003 23:26 | Em resposta a: #33381

Caro Nuno

Cova da Beira é toda a região entre serra da estrela e a da gardunha. Qual é a terra? E os nomes que lhe interessam?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33409 | Conde | 15 jan 2003 09:09 | Em resposta a: #33395

Vaz é patronímico de Vasco,portanto não haverá necessária ligação entre todos os Vazes.Em todo caso, num lugar pequeno e na mesma época, desde que posterior aos fins do século XIV aproximadamente, é mais provável o parentesco.Isto é,tambem mais verdade quanto mais endogâmica fôr a comunidade em apreço.As praças fortes da fronteira e as grandes cidades são mais sujeitas a grandes fluxos migratórios, o que diminui a probabilidade de parentesco entre apelidos homónimos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33421 | manuelr | 15 jan 2003 12:52 | Em resposta a: #33409

Claro que Vaz é patronímico de Vasco, quem é que não sabe isso?
Mas como falou em Cova da Beira, e por aqui andam os Vaz da Cunha, Vaz de Beja, Vaz Louro, Vaz Leitão, Etc, e como tenhos alguns elementos de quase todas as aldeias da CB, só quis ser útil. Desculpe-me a intromissão.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33422 | manuelr | 15 jan 2003 12:54 | Em resposta a: #33409

Peço desculpa por não ter assinado a msg anterior.
Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33450 | Joaquim Nuno | 15 jan 2003 17:54 | Em resposta a: #33395

Meu Caro Manuel Rolão:
Muito lhe agradeço as Suas Comunicações sobre a "Cova da Beira". Tenho a participar o seguinte: - O Pai da minha Avó, oriundo de São Romão, foi deslocado em meados do SEC. XIX para uma Vila próxima de Castelo Branco, a qual se transformou em aldeia, já em pleno SEC. XX (Póvoa Rio de Moínhos). Consta na família, que este meu Bisavô era Coronel e também exercia cargos autárquicos, por ordem do REI. Não posso garantir a veracidade destas informações, pois me foram dadas por uma Prima já bastante idosa.
De verdade sobre a Póvoa Rio de Moínhos ter sido Vila, só tenho a dizer que nela existe um PELOURINHO (sinal que foi CONCELHO). Quando foi ou quando perdeu o GRAU de Concelho, para mim é bastante misterioso.
A minha AVÓ casou com 14 anos, e teve 11 filhos dos quais só conheci 3.
Eu sou um filho serôdio do 4º filho dessa Senhora: -isto quer dizer que tinha Primos Direitos com idade para serem meus progenitores... (Na verdade, das dezenas que eram, só sobrou uma).
Mas, falando sério: -Esta minha Avó nasceu à volta de 1870, e sempre viveu na Póvoa Rio de Moínhos onde casou 2 vezes .
Sobre os Vaz que ficaram no BRASIL, quando este se transformou em Império, são dados ainda mais incertos. (mas vou descobrir sobre a sua veracidade: JURO MESMO ! )
Visto isto já estar longo, não O vou maçar mais.
Com um abraço de Amizade, despeço-me respeitosamente:

_ NUNO_

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33452 | Conde | 15 jan 2003 18:05 | Em resposta a: #33421

Quem não sabe?Eu não seria tão peremptório no acto de fé.Mas tambem cada um acredita no que quer.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33453 | Joaquim Nuno | 15 jan 2003 18:11 | Em resposta a: #33409

Meu Caro CONDE :
Muitìssimo obrigado pela Sua Comunicação.
O meu Bisavô Vaz (avô de meu Pai por parte materna), era de SÃO ROMÃO, e em meados do Sec. XIX foi fixar-se na Póvoa Rio de Moínhos, perto de Castelo Branco. Esta povoação parece que era Sede de Concelho na altura em que isto sucedeu (?) . Segundo consta na família, este meu bisavô era Coronel do REI e exercia cargos autárquicos (?) .
Todas estas informações vão ter que ser exploradas, pois não são seguras...

Despeço-me com um Abraço de Amizade

___ NUNO ___

-

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33466 | manuelr | 15 jan 2003 20:06 | Em resposta a: #33452

____________________________________________
____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33467 | manuelr | 15 jan 2003 20:07 | Em resposta a: #33452

Espero que saiba ler nas entrelinhas

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33492 | Conde | 16 jan 2003 08:06 | Em resposta a: #33453

Não tem de quê.S.Romão,suponho que de Seia.Tem esta freguesia magníficos registos paroquiais que estão no ANTT,salvo erro.Já os consultei de fio a pavio.Trata-se de uma zona de lanifícios até recente data, pelo que até a nobreza local se dedicava a estas actividades.Existe aqui uma família Vaz Quaresma que tenho estudada.Mas deverá pormenorizar mais a sua linha pois assim torna-se difícil ajudar.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33503 | Joaquim Nuno | 16 jan 2003 11:56 | Em resposta a: #33492

Caro Conde:
O meu problema é exactamente a pouca informação sobre este ramo familiar.
Achei interessante esse dado sobre os Vaz Quaresma. E sabe porquê? - A minha mãe era uma Guerra Quaresma, por parte materna e Mattos Cabral pela parte paterna e Guedes Vilhegas de Quinhones pelas duas partes, pois esses meus AVÓS eram "primos direitos".
Está a ver como (provàvelmente) a SUA informação sobre haver Vaz Quaresma na zona de SEIA, me encheu de curiosidade. Nessa época (Sec. XIX), a existência de um Coronel Vaz, pode significar que era o 3º filho de uma família FIDALGA talvez aparentada com os Guerra Quaresma: - o 1º filho era o Herdeiro, o 2º Filho ia para o Sacerdócio e o 3º seguia a carreira das Armas (se faz favor, emende-me se estiver errado)...
Solicito-lhe o favor de me informar sobre o modo de consultar o "ANTT".
Desde já, MUITO OBRIGADO por mais estas DICAS .
Por acaso, não terá ouvido falar de famílias com o apelido MUTACO (zona de Castelo Branco)?
Este apelido também está relacionado com o ramo BEIRÃO dos meus Avoengos.
Informo-o de que vou pôr esta última questão no FORUM .
Por agora não O vou maçar mais.
Agradeço penhoradamente, TODAS as SUAS COMUNICAÇÕES.
Despeço-me com um Abraço de Amizade:

.NUNO.

-

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33511 | Conde | 16 jan 2003 12:55 | Em resposta a: #33503

Caro Nuno:
Para Guedes Quinhones o sábio indiscutível é o Senhor Rui del Negro Ferreira de Portugal (da Silveira),seu parente,frequentador deste forum.De Seia sei algumas coisas.Mas aconselho-o a consultar as várias Monografias editadas pela Câmara Municipal, algumas da autoria do Reitor Dr.Quelhas Bigotte.Aí descobre muita coisa.Para ir ao ANTT tem de se inscrever como leitor.Existem indices dos paroquiais editados pelo Ministério da Cultura.Deve consultá-los primeiro,pois nem sempre os livros estão onde parece que deviam estar.Portugal no seu melhor.
Se quiser respostas mais concretas envie uma linha ou costado,com datas e locais, para aqui.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#33665 | Joaquim Nuno | 18 jan 2003 20:19 | Em resposta a: #33511

Meu Caro Conde:
Muito obrigado por mais estas DICAS !

Um abraço:

. Nuno .

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz

#46144 | gfilipe | 14 ago 2003 16:43 | Em resposta a: #33450

Caro amigo
Possui alguma informaçao sobre Maria Vaz casda com Andre Castanheira, ambos de Celavisa, Arganil, cujo filho se chamava Domingos Castanheira, mesma terra cerca de 1674?
Um abraço
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen