Azevedos da Ilha do Pico

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Azevedos da Ilha do Pico

#118917 | freimac | 19 mai 2006 19:59

Caro confrade JMM,

Estou interessado em saber como é possivel obter o livro Azevedos da Ilha do Pico, de autoria de Gonçalo Nemesio, citado na sua mensagem. Escrevo-lhe do Rio de Janeiro - Brasil, onde resido.
Grato pela sua informação, receba meus
Cordiais cumprimentos

Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#132822 | Vany | 01 nov 2006 20:43 | Em resposta a: #118917

Caro freimac:
Fiquei supreendida com o seu interesse! como obter o livro,não sei,mas eu tenho o livro,ou seja está na posse do meu avô (um dos azevedos),eu tambem lá estou.
Se desejar saber alguma informação talvez eu possa dar.Resido em portugal.Tambem é um azevedo?
Vânia Mascarenhas.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#132977 | freimac | 03 nov 2006 13:55 | Em resposta a: #132822

Prezada Vânia,

Sou descendente de Ignacio José de Azevedo Machado, meu bisavô, cuja ascendencia acredito ser Raulino de Azevedo Machado e Maria Silveira deAvila da Ilha de São Jorge - Açores.
Grato por sua atenção, gostaria de saber se meus dados têm alguma procedencia ou vinculo com os seus Azevedo.

Atenciosamente
Carlos Freire Machado - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#133110 | Vany | 05 nov 2006 00:45 | Em resposta a: #132977

caro freimac,
consigo ver no livro se são seus familiares ,se forem o seu nome tambem está lá assim como do seu pai e da sua mãe.eu nasci em 1978 e estou lá,por isso assim que possivel irei ver.(só no proximo fim de semana).até á proxima.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#133255 | freimac | 06 nov 2006 13:14 | Em resposta a: #133110

Prezada Vany
Agradeço sua atenção. Aguardo suas noticias.
Cordialmente
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#133899 | Vany | 12 nov 2006 23:32 | Em resposta a: #132977

caro freimac,
tenho o livro comigo,mas é um pouco complicado com os dados que me deu.
será que me podia dar o nome completo do seu pai, mãe e o seu.tenho aqui maria adelaide de bettencourt da silveira e avila que casou com o o seu primo manuel paulino se azevedo e castro.As vossas datas de nascimento tambem.e os seus avós? só me deu o nome do seu bisavô.se puder dar-me mais dados pode ser que eu descubra algo.
até uma proxima.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#133969 | fmonjardin | 13 nov 2006 18:57 | Em resposta a: #118917

Meus Caros

Chamo-me Fernando de Azevedo Gomes Monjardno e também tenho o livro.
Estou disponivel para vos ajudar na pesquisa pelo que agradeço que me digam os nomes dos vossos avós.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#134046 | freimac | 14 nov 2006 13:01 | Em resposta a: #133899

Prezada Vany,

Realmente disponho de poucos dados! Meu bisavô, Ignacio José de Azevedo Machado, da Ilha de São Jorge - Açores, nasceu no inicio do sec. XIX, casou-se nos Açores (?), teve tres filhas,divorciou-se e veio para o Brasil por volta de 1850.Aqui casou-se com Anna Valentina da Silva Freire, minha bisavó. Daí o meu Freire e o meu Machado. Todos os documentos que disponho dele no Brasil, registram somente que ele era português, como era costume na epoca, sem outros esclarecimentos. Soube tambem que ele deixou parentes em Povoa de Varzim- PT.
É muito pouco para se ir adiante, reconheço. Mas genealogia é isto mesmo: montar um quebra-cbeça a partir de fragmentos.
Muito obrigado.
Saudações,
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#134052 | Vany | 14 nov 2006 14:00 | Em resposta a: #133969

Caro Fernando,por curiosidade procurei o seu nome no livro,mas não o encontrei.
Seu nome Azevedo Gomes Monjardino,encontrei a ordem inversa:Monjardino de Azevedo Gomes,com inicio na pag.233.
Eu estou na pag.269-Vânia Cristina Caeiro Lima.Neta de José de azevedo Matos Caeiro.(pag.268).Sabe me dizer em que pag.está?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#134056 | fmonjardin | 14 nov 2006 14:14 | Em resposta a: #118917

Cara Vania

Antes de mais o meu obrigado pela sua informação.
Eu estou na pág. 216

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos da Ilha do Pico

#134089 | correa | 14 nov 2006 19:55 | Em resposta a: #134056

Caros Vania e Fernando

Procuro os ascendentes de Maria de Amarante de Azevedo,da ilha do Pico, que casou com Pascoal de Sousa, da ilha de S.Jorge, cerca de 1680.
Estará alguma referencia no livro?
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

Azevedos do Pico - Informação complementar?

#223479 | ruifaria3 | 12 mar 2009 00:21 | Em resposta a: #118917

Aos interessados…
O sargento (1730), depois capitão, Francisco de Azevedo Leal, era filho de João Teixeira. Maria da Terra, esposa do referido capitão, era filha de João Lopes, como se vê pela consulta da dispensa matrimonial de sua neta, Maria de Jesus, filha do sargento Manuel de Azevedo da Terra Leal, cuja descendência, salvo erro, não é abordada na obra do Doutor Gonçalo Nemésio.
Um abraço,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos do Pico - Informação complementar?

#223503 | casadalage | 12 mar 2009 12:25 | Em resposta a: #223479

Caro Rui Faria

Pareceu-me, pela leitura do seu apontamento, que, ao contrário dos anteriores intervenientes neste tópico, não se limitou a consultar o livro do Gonçalo Nemésio. Por isso, tomei a liberdade de me intrometer.
Tenho ascendência na Ilha do Pico que não consigo entroncar no referido livro. Além disso, tenho dificuldade em consultar o Arquivo de Angra, uma vez que resido no Continente. Será que me pode dar uma ajuda?
Cheguei até aos seguintes elementos, todos na freg. da Piedade do concelho de Lages do Pico:
1º - Manuel de Azevedo Freitas (filho de Francisco de Freitas e de Maria de Azevedo) c. 18/05/1747 c. Catarina de S. José (filha de João Pereira Goulart e de Catarina de s. José);
2º - Francisco Vieira Brasil (filho de Manuel Vieira Brasil e de Maria do Nascimento) c. 26/09/1768 c. Rosa Maria (filha de Francisco Machado Teixeira e de Maria Álvares);
3º - António de Azevedo Raposo (filho de António Pereira Raposo e de Isabel da conceição) c. 20/07/1743 c. Antónia do rosário (filha de Pai incógnito e de Águeda Pereira);
4º - António Gonçalves (desconheço filiação) c. 06/02/1766 c. Josefa Maria (filha de Gaspar gonçalves e de Maria Leal).
Qualquer informação que me possa dar, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos do Pico - Informação complementar?

#223520 | ruifaria3 | 12 mar 2009 16:34 | Em resposta a: #223503

Caro José Adolfo de Azevedo,
Também eu sou continental, todavia em Agosto de 2006, aproveitei para dar um salto ao Arquivo de Angra e levantar a informação relativa a todas as Inquirições de Genere dos habitantes do Pico. Foi-me ainda foi possível colectar a informação das dispensas matrimoniais. A escassez do tempo não deu para mais, ficou a sensação de tarefa inacabada, sobretudo face à riqueza da informação contida nas inquirições de património eclesiástico, que, creio, excedem em muito as de Genere.

Esta dispensa deve ser-lhe útil:

ADAH: Maço 778, documento 22, de 12 de Abril de 1788

Dispensa de António de Azevedo para casar com Josefa de Jesus

António de Azevedo, filho de Francisco Luís de Melo e de sua mulher Josefa Maria, pretende casar com Josefa de Jesus, filha de Manuel de Azevedo Freitas e de sua mulher Maria de São José. Para tal solicitam dispensa no terceiro grau de consanguinidade porquanto António Luís e Maria de Azevedo eram irmãos. De António Luís nasceu Josefa Maria e desta nasceu o impetrante António de Azevedo. De Maria de Azevedo nasceu Manuel de Azevedo Freitas e deste nasceu a impetrante Josefa de Jesus.

Documentos apensos [Folha da dispensa 14 e v.]
Recebimentos da Piedade.
Folha 46 v do livro de casamentos.
A dez de Maio de 1747 se receberam Manuel de Azevedo filho de Francisco de Freitas e de sua mulher Maria de Azevedo, já defunta, com Catarina de São José, filha de João Pereira Goulart e de sua mulher Catarina de São José, todos desta freguesia, com despensa no terceiro e quarto grau de consanguinidade.

Folha 14 v da dispensa
A quinze de Novembro de 1707 se receberam Francisco Gonçalves de Freitas filho de Francisco Gonçalves Cardoso e de sua mulher Maria Alvernaz, já defunta, com Maria de Azevedo [nascida a 22 de Julho de 1685, folha 133, Padrinho: Mateus Cardoso filho do capitão Bartolomeu Cardoso e de sua mulher Maria Vieira], filha de Manuel Azevedo, já defunto, e de sua mulher Maria de Azevedo.

Estes documentos constituem uma fonte inestimável para o estudo das raízes destas gentes, tanto mais valiosos quanto mais parca a informação dos paroquiais. As certidões dos actos vitais neles contidas permitem-nos facilmente recuar nas gerações dos requerentes.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos do Pico - Informação complementar?

#223627 | casadalage | 13 mar 2009 17:33 | Em resposta a: #223520

Caro Confrade Rui Faria

Fico-lhe muito grato, quer pelos elementos que fez o favor de me ceder e que permitiram recuar mais mais uma geração nos antepassados do Manuel de Azevedo Freitas, quer pelas pistas que me forneceu relativamente às fontes alternativas aos registos paroquiais.
Se bem percebi, fez o levantamento exaustivo das inquirições de genere e das dispensas matrimoniais da Ilha do Pico, faltando-lhe fazer o levantamento das inquirições do património eclesiástico que, pelo que me diz, é bem mais rico do que as anteriores.
Esta sua informação conduz-me às seguintes perguntas:
- Nas inquirições de genere e dispensas de matimónio não tenho hipótese de encontrar informações relativamente aos outros indivíduos que lhe indiquei?
- Aconselha-me a continuar as pesquisas através das inquirições do património eclesiástico?

Finalmente, e peço-lhe que não me leve a mal, porque não publica a riquíssima informação que recolheu? Estou certo que podia ajudar muitos investigadores.

Desde já, grato pela ajuda, despeço-me com os melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedos do Pico - Informação complementar?

#223696 | ruifaria3 | 14 mar 2009 13:14 | Em resposta a: #223627

Caro confrade José Adolfo Azevedo
Infelizmente não poderei adiantar muito mais relativamente aos restantes ascendentes que apresentou, apenas que João Pereira Goulart era lavrador e contava com 71 anos, mais ou menos, quando testemunha na Inquirição de Genere do estudante Gabriel António da Silveira a 04-Set-1760.
Nenhum dos restantes nomes integra a recolha que fiz, pelo que não devem ter pertencido ao grupo de “homens nobres da república”, muito embora encontre um filho de António Pereira Raposo e de Isabel da Conceição, de nome Manuel Pereira Raposo, a casar em 09-Abr-1759, com Maria de São Mateus, filha de um homem nobre da república, o sargento Lourenço Vieira Pimentel e de sua mulher Isabel Cardoso.
Relativamente à possibilidade de encontrar informação suplementar, devo confessar que me cingi às inquirições mais antigas (sécs. XVII e XVIII), uma vez é neste período, salvo raras excepções, que verificam as maiores lacunas dos livros paroquiais da ilha. Poderá ser que nalguma inquirição do século XIX consiga obter algumas pistas. Uma outra possibilidade será a de percorrer os apadrinhamentos nos paroquiais em busca de relações familiares.
No que respeita às inquirições de património, apenas consultei uma, mas devo confessar que me pareceu bastante rica, sobretudo em onomástica, ao oferecer um historial da propriedade, confrontações e naturalmente inquiridos.
Quanto à publicação do trabalho, o objectivo último seria efectivamente esse, mas enquadrado num projecto mais amplo sobre as aristocracias do Pico. Pretendia-se ligar várias linhagens aos primeiros povoadores, contudo o projecto foi abandonado pela entidade financiadora e, naturalmente, como deve compreender, por muito boa vontade que se possa ter, ninguém trabalha de graça, sobretudo se há contas para pagar… Ainda assim ficou a possibilidade de poder ser retomado a qualquer momento.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 02:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen