Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#11905 | Cau Barata | 26 out 2001 19:43

Rio de Janeiro, 26.10.2001

DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS – Um Livro sem fim.


Cabe aqui alguns esclarecimentos sobre a obra:

Tenho visto no Brasil, algumas pessoas perguntarem porque seu sobrenome não consta no referido Dicionário.

Desde já nos desculpamos pelas lacunas, no entanto, não há porque se estranhar a ausência de um sobrenome, em uma obra que ainda se encontra com 10 % de sua carga total.

Evidente, que não se pode achar que os primeiros dois volumes, acrescido agora de outros dois volumes, sejam completos com relação à todas as Famílias Brasileiras.

Somos cerca de 170 milhões de habitantes, descendentes de milhares de sobrenomes, que para cá vieram nos últimos 500 anos.

Aí me perguntam:

- Então porque Dicionário das Famílias Brasileiras, se todo as brasileiras não estão lá ?????


Custos, é a resposta imediata.

Vale a pena procurar levantar o custo de uma obra na dimensão daquele Dicionários:

O primeiro:

DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS – Um Livro sem fim - Tomo I, 2 volumes
Rio de Janeiro, 1999. Tomo I, 2 volumes – lançados em 12.1999: Vol. I – Letras A-G, CXLVI [Glossário] – 1122 págs.; Vol. II – Letras G a Z, pág. 1123-2384 [1261 págs.] – total de 2531 páginas. Prefácio: Prof. Rui Vieira da Cunha. Posfácio: Luís Fernando Veríssimo. Capa: Bia Lessa. Arte Genealógica: Fernando Barata Filho [sem editora]. Acompanha um CD-ROM. Tiragem inicial: 3.000 volumes. Houve segunda tiragem, de 1.000 volumes [no ano 2000]

O jogo com dois volumes pesa 8 kg que, somados a tiragem de 4.000 volumes impressos, somam 32 TONELADAS DE PAPEL - dá para imaginar os custos ???

Assim, resolvemos fazer por parte.

Os dois primeiros volumes, abordam 17.500 verbetes (apelidos ou sobrenomes diferentes).

Graças aos bons homens de visão, nos foi possível dar continuidade a extensão da palavra: Famílias Brasileiras, e nossos patrocinadores permitiram lançar mais dois volumes:

DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS – Um Livro sem fim - Tomo II, 2 volumes.
Rio de Janeiro, 2001. Tomo II, 2 volumes – lançados em 05.2001: Vol. I – Letras A-H, CCXX [Glossário] – 1150 págs.; Vol. II – Letras I a Z, pág. 1151-2501 [1350 págs.] – total de 2721 páginas. Prefácio: Gastão Eulálio Bueno Vidigal. Capa: Bia Lessa. Arte Genealógica: Acompanha um CD-ROM. Tiragem inicial: 3.000 volumes.

Agora, temos um total de 5.252 páginas, impressas em 57,5 toneladas de papel.

Realmente impressiona.

Impressiona mais ainda, o fato de que os quatro volumes tratam de 35.000 verbetes (apelidos ou sobrenomes diferentes), em um universo de quase 300.000 que os autores possuem em seus bancos de dados.

Assim, certamente, um dia podermos agradar gregos e troianos.

E estamos a caminho: já está previsto para Junho do ano 2002, o lançamento de mais 5 volumes, somando mais 5.000 páginas, e mais algumas toneladas de papel, todos eles somente dedicado às famílias de origem italiana no Brasil.
Com este novo lançamento, devemos alcançar a marca de quase 65.000 verbetes (apelidos ou sobrenomes), ficando ainda um saldo de 225 mil sobrenomes.

Quem sabe um dia.

O primeiro volume da nova edição do Nobiliário de Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, edição de Carvalhos Bastos, data de 1989, o volume 10, é de 1990.

O primeiro volume da nova edição da obra História Genealógica da Casa Real Portuguesa, de D. Antônio Caetano de Souza, foi impresso em Coimbra, em 1946, o último, o Índice (que saiu depois do volume XII, Parte II), saiu em 1955, quase 10 anos depois.

A Grande Enciclopédia Portuguesa-Brasileira, com mais de 40 volumes, que correu anos sendo publicados, continua, me parece, saindo até hoje, através das atualizações.

Estes três exemplos acima, todos de origem portuguesa, são alguns dos muitos casos que não nos deixam esmorecer na idéia de fazer um trabalho melhor e satisfatório.

E vamos chegar lá.

Com relação a muitas perguntas: - ONDE ACHAR O DICIONÁRIO ??

No sentido comercial, não terei muito que adiantar, já que o primeiro Tomo, esgotou, e o segundo, já andei escrevendo aqui, o sistema de televendas.

O que posso adiantar, seria para a pergunta: - ONDE CONSULTAR ????

Os autores, ciente do preço alto que a obra alcançou no mercado, fizeram uma doação de 2.000 EXEMPLARES, para todo o Brasil: Instituições de Pesquisa, Bibliotecas Públicas e Municipais, Arquivos Públicos e Estaduais, Universidades, Consulads, Jornais, sem deixar um Estado brasileiro sem a referida obra.

No entanto, nossa preocupação com a terra-mãe Portugal, levou-nos a ampliar esta doação, o que ocorreu para muitas instituições de pesquisas, espalhadas por Portugal.

Assim, para aqueles que necessitam consultar a obra, sem a possibilidade de obtê-la, pelas dificuldades de encontrar onde vender, segue a lista das Instituições Portuguesas, para onde foi feita a doação de um exemplar do Dicionário:

PORTUGAL

EMBAIXADA DO BRASIL EM PORTUGAL
ESTRADA DAS LARANJEIRAS, 144
1649-021 LISBOA - PORTUGAL


CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM LISBOA
PRACA LUIZ DE CAMOES, 22 - 1 ESQ.
1200 LISBOA - PORTUGAL


ACADEMIA PORTUGUESA DE HISTÓRIA
PALÁCIO DA ROSA
LARGO DA ROSA, 5 – 1.º
1149-78 LISBOA


ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO
CALÇADA DA BOA HORA, 30
1300-095 LISBOA


ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO
(INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS DA TORRE DO TOMBO)
ALAMEDA DA UNIVERSIDADE
1649 –10 LISBOA


ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GENEALOGIA
AV. RESSANO GARCIA, 45 – 6.º ESQUERDO
LISBOA


BIBLIOTECA NACIONAL
RUA OCIDENTAL AO CAMPO GRANDE, 83
1749-81 LISBOA
CENTRO DE LINGUÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA


CENTRO NACIONAL DE CULTURA
RUA ANTONIO MARIA CARDOSO, 68
1249-101 LISBOA


CÍRCULO DE CULTURA LUSO-BRASILEIRO
RUA DOS CORREEIROS, 40 – 3.º ESQ
1100-161 LISBOA


COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
RUA DE SÃO CAETANO, 32
1200-828 LISBOA


FUNDAÇÃO ORIENTE
RUA DO SALITRE, 66-68
1269-065 LISBOA


INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TROPICAL
RUA DA JUNQUEIRA, 86
1349-007 LISBOA


INSTITUTO DA BIBLIOTECA NACIONAL E DO LIVRO
INSTITUTO PORTUGUÊS DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS
RUA OCIDENTAL AO CAMPO GRANDE, 83
1749-81 LISBOA


INSTITUTO DE CULTURA BRASILEIRA
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
ALAMEDA DA UNIVERSIDADE
1600-214 LISBOA


INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
FACULDADE DE LETRAS
RUA DE CAMPO ALEGRE, 1055
4150-180 PORTO


INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
FACULDADE DE LETRAS
PRA;CA DA PORTA FÉRREA
3049 – COIMBRA


CONSULADO-GERAL DO BRASIL NO PORTO
RUA FERNÃO VAZ DOURADO, 62
4150 PORTO - PORTUGAL


CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
DEPARTAMENTO CULTURAL (BIBLIOTECA MUNICIPAL)
PALÁCIO GALVEIAS
CAMPO PEQUENO
1049-64 LISBOA


CASA DO BRASIL EM LISBOA
RUA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, 63 – 1.º DRT
1250-238 LISBOA


CASA DA AMÉRICA LATINA
AV. 24 DE JULHO, 118-8º
1200-871 LISBOA


CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE INTERNACIONAL
ESTRADA DO BENFICA, 275
1500-72 LISBOA


CENTRO DE LITERATURA E CULTURA PORTUGUESA E BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
SALA PADRE ANTONIO VIEIRA – BUJPII
CAMINHO DE PALMA DE CIMA
1649-023 LISBOA


FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
AV. DE BERNA, 45-A
1067-001 LISBOA


FUNDAÇÃO CASA DE MATEUS
MATEUS
5000 VILA REAL


FUNDAÇÃO CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA
PALÁCIO FRONTEIRA
LARGO SÃO DOMINGOS DE BENFICA, 1
1500-554 LISBOA


FUNDAÇÃO LUSO-BRASILEIRA PARA O DESCOBRIMENTO DO MUNDO DE LÍNGUA PORTUGUESA
RUA DE SÃO MIGUEL, 77-79
1200-049 LISBOA


FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES
RUA DE SÃO BENTO, 176
1200-821 LISBOA


FUNDAÇÃO RICARDO ESPÍRITO SANTO
ORDEM BENEDITANA
SOCIEDADE PORTUGUSA DE AUTORES
AVENIDA DUQUE DE LOULÉ, 31
1069-153 LISBOA


Meus cumprimentos

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Membro:

COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA - Rio de Janeiro [1988]

“CENTRE D’ENTRAIDE GENEALOGIQUE DE FRANCE” - Paris, França [1989]

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE TEORIAS MATEMÁTICAS DA COMUNICAÇÃO - da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ [1993].

INSTITUTO GENEALÓGICO BRASILEIRO - São Paulo [1993].

INSTITUTO PARAIBANO DE GENEALOGIA E HERÁLDICA - João Pessoa, Paraíba [1994].

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA HISTÓRICA E GENEALÓGICA - São Paulo, SP [1994].

INSTITUTO HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO DE PERNAMBUCO, Recife, PE [1995].

INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA, Sorocaba, SP. [1996]

SOCIEDADE GENEALÓGIA JUDAICA DO BRASIL - São Paulo, 1999

CLUBE DA LETRA - Rio de Janeiro - 2000.

ACADEMIA DE LETRAS DE VASSOURAS – Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, 2001.

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#13830 | fsomr | 06 dez 2001 13:36 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata,
Pode dar-me o telefone para comprar o segundo volume?
Obrigado,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#13840 | Portuguez | 06 dez 2001 18:26 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata

Muito obrigado pela sua valiosissima oferta às instituiçoes portuguesas. Uma pergunta: não existe depósito legal no Brasil?
Melhores Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#13986 | LS | 09 dez 2001 20:21 | Em resposta a: #11905

Exmo Senhor Cau Barata,

Gostaria de saber, por favor, se ha menção do nome "De Jesus Lourenço" no DICIONARIO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS.
Muito obrigado desde-jà.

Sylvia Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#15100 | MNZ | 02 jan 2002 10:54 | Em resposta a: #11905

Caro Carlos Barata
Reuni dados sobre a origem da minha familia no Brasil e gostaria de saber como proceder para enviá-los para que vc, após análise, os inclua nos seus arquivos. Já me enviaste seu e-mail, mas por algum descuido foi apagado da memória, por essa razão, torno a pedi-lo, se não houver nenhum incomodo.
um grande abraço
Danilo M. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#17081 | eugenio medina | 12 fev 2002 15:14 | Em resposta a: #11905

Meu caro Cau Barata
Esta mensagem não tem a ver com o seu Dicionário.
Só para informar que acabei hoje de inscrever no meu PAF os "nebulosos Correas" que teve a amabilidade de me enviar em tempos e na realidade são confusos. Mas parece-me que o meu Pêro Correa da Graciosa fica mais ou menos esclarecido. Já agora uma rectificação de datas : ele chegou à Graciosa em 1475 e não 1485 conforme erradamente informa o Gaspar Frutuoso e todos copiaram porquanto numa memória do século XVII enviada por um funcionário graciosense e estudada a sua genuidade pelo Prof. Teodoro de Matos lá diz "que ele chegou dois anos depois de ter perdido a Capitania do Porto Santo" que se sabe por fonte segura ter sido em 1473. Mais uma vez obrigado pelas informações que só o receio de não abusar da sua amabilidade me impede de pedir outras.
Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#17087 | vbriteiros | 12 fev 2002 17:27 | Em resposta a: #11905

Brandão-Pereira
Procurei este título na sua obra e verifiquei que não menciona Francisco Brandão-Pereira que "falleceu pellejando com os olandeses no estado do Brasil" segundo consta da habilitação para o hábito de Cristo de seu sobrinho Francisco Brandão-Pereira em 21 de Maio de 1650. - TT.Mesa de Consciencia e Ordens, Maço 34, nº 59 de que possuo cópias .
Creio que umirmão tambem passou ao Brasil nessa
época: Se pretender posso passar-lhe cópia dos documentos.
Cumprimentos
vasco Briteiros
vbriteiros@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#17093 | Correia de Mello | 12 fev 2002 19:24 | Em resposta a: #13840

solicito informações sobre os primeiros : Dutra, Baharem, Correia e Mello, que vieram para o Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#17921 | fafá | 02 mar 2002 20:42 | Em resposta a: #11905

Cau Barata
Gostaria de saber o endereço do Colégio Bresileiro de Genealogia..
Desde já agradeço..
Fátima Marques

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#18368 | Cau Barata | 11 mar 2002 15:21 | Em resposta a: #11905

Rio de Janeiro, 11.03.2002

Prezados amigos

Peço-lhes desculpas, somente agora me comunicar com os senhores, com relação ao novo CD do Dicionário das Famiias Brasileiras.

Porém, ainda não tinha conversado com a Gerência do meu Banco, sobre qual procedimento tomar para o recebimento de pedidos fora do Brasil, conforme já vem ocorrendo da Italia e de Portugal.

Pois bem:

1.º - O CD realmente abrange os 4 volumes até agira publcados, ou seja, os 2 primeiros que foram lançados em Portugal (hoje esgotados) e os 2 últimos, que infelizmente não foram lançados em Portugal, que abrange uma soma de aproximadamente mais 17.000 verbetes.

Assim, o novo CD difere do primeiro, dobrando aos dados, com aproximadamente: 33.000 verbetes,1.579 brasões de armas, e 1.539 imagens de pessoas, documentos, capas de
livros genealógicos, fazendas e assinaturas.


Diante dos dados e taxas que me foram passadas pela Gerência do Banco, peço-lhes mil desculpas, mas não posso manter o preço que o mesmo está sendo vendido no Brasil. Tenho que somar pequena Taxa ao valor total, nada que seja exagerado comparado aos preçs de outros CD'S, pelo menos no Mercado do Brasil.

A minha pretenção é sempre tentar manter um preço baixo, o que lamentei muito não ter conseguido com relação ao valor da obra impressa.

Assim:

Estive hoje pela manhã em meu Banco para averiguar a forma de se proceder na
remessa de um dinheiro do exterior para a aquisição do CD dos Dicionários
das Famílias, e, o que não contava, as taxas de administração do Banco, no
recebimento e conversão da quantia enviada.

Assim, o procedimento e o valor de compra (que infelizmente muda) e o
seguinte:

Remessa para:

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Endereço Residencial: Rua Prudente de Morais, número 331, apartamento 101
Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
22.420-041 - BRAZIL

BANCO ITAÚ

Número do Banco: 341
Número da Agência: 3870
Número da Conta: 00537-2

Remessa de Pessoa Física para Pessoa Física

VALOR DE VENDA: 25 Euros (vinte e cinco euros)

SWIFT COLD: ITAUBRSP

Em 48 horas este valor entra em minha conta pela Taxa do dia, que já me foi
calculada pelo Banco no valor de hoje que, com as taxas de cambio etec.
etec. chegou aos 25 euros.

Grato pela atenção,

Carlos Eduardo Barata

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#18710 | FJCSAC | 20 mar 2002 12:51 | Em resposta a: #18368

Caro Cau Barata

Há uns tempos atrás ficou de me informar,se na sua Obra Genealógica sobre familías do Pará constam os descendentes dos meus parentes, António Fernandes de Carvalho do Pará e de seu sobrinho António Fernandes Álvares de Carvalho do Marajó cc com Maria Joana de Siqueira,e que constam do V/ CD no verbete referente aos Fernandes de Carvalho do Pará.

Agradeço a Sua melhor atenção.

Cordiais cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#19477 | ajctc | 09 abr 2002 12:22 | Em resposta a: #11905

Prezado Cau Barata

Tenho acompanhado neste forum a forma prestimosa, desinteressada e generosa com que tem contribuido para o enriquecimento do conhecimento genealógico dos seus frequentadores. Meus parabéns.

Visitando uma de suas páginas na internet (http://www.hcgallery.com.br/genea1.htm), encontrei a seguinte informação:

"Ainda, na Paraíba, os Tavares de Melo. a qual pertence João Tavares de Melo Cavalcanti, que deixou geração do seu cas., c.1845, com Emília Augusta Benigna Viana".

Sendo bisneto deste casal, fiquei cusioso de saber a fonte da informação e se é do seu conhecimento outras informações sobre a ascendência do Joâo Tavares.

Fico imensamente grato pela a sua ajuda.
Atenciosamente.
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#19518 | FJCSAC | 10 abr 2002 00:52 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata

Pecebo da importância do que escreve e como bom brasileiro faz publicidade daquilo que escreve.

Apenas não compreendo,que por mais de uma vez lhe tenha pedido como genealogista e elaborador da genealogia de famílias do Pará,nada tivesse enviado,embora com promessa de o fazer.

Em causa os vários ramos dos Fernandes de Carvalho do Pará.

Vender é fácil ,colaborar é menos.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#19521 | Cau Barata | 10 abr 2002 03:16 | Em resposta a: #19518

Chico A. de C.

Pensas que vender parece fácil, pois fique com a sua facilidade, pois em matéria de colaboração, penso que ninguém pode negar as que tentei e, quando o tempo me for mais dilatado, continuarei tentando dar ao GP.

No entanto, para o seu esclarecimento, quando publiquei o Dicionário das Famílias Brasileiras, eu e meu sócio fizemos questão de DOAR e NÃO VENDER, 2.000 EXEMPLARES, é isto mesmo, fizemos a doação de DOIS MIL EXEMPLARES para Instituições de Pesquisa, Escolas, Bibliotecas, Arquivos, etc., DO MUNDO INTEIRO [Portugal, Brasil, EUA, China, Argentina, Holanda, México, França, Itália, israel, Jorãnia, Canadá, Alemanha, Áustria, etc.].

A doação foi feita diante das DIFICULDADES que sabemos existir de muitos em não poder adquirir a obra. Hoje, MUITAS UNIVERSIDADES e Centros Culturais no Brasil e em Portugal, RECEBERAM POR DOAÇÃO e NÃO POR VENDA o Dicionário, possibilitando aos jovens estudantes o seu acesso.

Tenho a relação de todos os agraciados, e mais, tenho encadernado o agradecimento enviado de todas as partes do mundo, reconhecendo nosso gesto de desprendimento pela DOAÇÃO.

A frase acima talvez esteja colocando uma Prepotência da minha parte, certamente a faço em detrimento da sua arrogância.

Você seria capaz de DOAR alguma coisa ????

Penso que sim, pelo menos percebo que és capaz de doar ARROGÂNCIA, ATÉ MESMO PORQUE ACHO DIFÍCIL QUE ALGUÉM QUEIRA COMPRÁ-LA. Neste caso, saibas que vender não é tão fácil.

Tenho mais de 100 e-mails para responder sobre questões históricas e genealógicas, tenho dado aulas quase todos os dias, por vezes palestras, assim fica difícil eu passar por cima daquelas 100 pessoas para ter que satisfazer a vaidade de pequenos.

Para falar a verdade, percebo desde então que tenho MILHARES de e-mails para responder, o que nos próximos 1.000 anos, se Matusalém me permitir, não terei condição de responder a tipos arrogantes, que por não conseguirem o que desejam, chama COLABORAÇÃO GRATUITA, como última saída, de MERCADO DE INFORMAÇÕES.

Não vendo informações, disto sabe centenas de jovens que passaram em minha casa para consultar minha biblioteca e pedir dados que valessem para as suas teses.

Não vendo informacão, pois aqueles que através do GP me pediram auxílio, nunca sugeri que comprassem os Dicionários, apenas repassei os dados neles contidos, acrescidos de outros mais.

Não vendo informações, pois não nasci com as mesmas, simplesmente adquiri por estudo e acreditar naqueles que me antecederam e, sobre os ombros destes, tento chegar em algum lugar, para isso, estou sempre trocando.

Não vendo informações sobre o Estado do Pará, no entanto já que pude viajar milhares de quilômetros para poder dedicar-me algum tempo na cópia dos seus antigos Livros Paroquiais, sugiro que faças o mesmo, pois no momento, conforme disse, estou sem tempo.

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Do Colégio Brasileiro de Genealogia
Do “Centre D’entraide Genealogique De France”.
Do Centro de Estudos Sobre Teorias Matemáticas da Comunicação - Universidade Federal do Rio De Janeiro.
Do Instituto Genealógico Brasileiro - São Paulo.
Do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica.
Do Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco.
Do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
Da Sociedade Genealógia Judaica do Brasil.
Do Clube da Letra.
Da Academia de Letras de Vassouras.
Do Conselho de Cultura da Casa de Cultura Laura Alvim.
Do Brasil
De Portugal
Da Pesquisa – menos da arrogância.

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#19535 | valadares | 10 abr 2002 16:08 | Em resposta a: #11905

Caros colegas:
Conheço os genealogistas, Carlos Eduardo de Almeida Barata e Antonio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno, autores do Dicionário. Sei que além da capacidade de trabalho, eles possuem uma generosidade espantosa, da qual muitos de nós genealogistas já desfrutamos. Qualquer pessoa, que manusear os quatro volumes escritos por eles, perceberão o trabalho que estes dois dispenderão. Imagine quanto tempo eles dedicam a isto. Poristo acredito que por mais premente que seja os nossos problemas, devemos ter a compreensão da falta de tempo destes dois grandes genealogistas.
Obrigado, Barata e Cunha Bueno.

Paulo Valadares Ribeiro dos Santos (Lagoa Seca)
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#19558 | FJCSAC | 11 abr 2002 12:42 | Em resposta a: #19521

Caro Cau Barata

Compreendo a Sua reacção, é como o velho ditado "quem não sente não é filho de boa gente".

Mas a minha "picardia" levou-o a perder tempo e considerável,quando há anos lhe estou a solicitar amávelmente uma informação que só V/ tem.

A minha intenção não foi de arrogância,nem de desconsideração.

Há anos que tento saber da descendência dos meus parentes do Pará Ant´nio Fernandes de Carvalho Capitão no Pará e de seu sobrinho António Fernandes Álvares de Carvalho Capitão na Ilha Grande de Joanes ( cc Maria Joana de Siqueira)e referidos no V/ CD.

Um amigo comum indicou-me o seu nome,porque tinha conhecimento da sua volumosa Obra sobre famílias do Pará.E cheguei-lhe a mandar e-mails para V/.

Penso que essa Obra apenas se encontra no Brasil e de difícel acesso.

Não me leve a mal.

Creia-me com a maior consideração,

Chico A.de C.

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#43205 | JoséSandeVasconcelos | 11 jun 2003 04:35 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata,
relembrado pelo lançamento de mais um tópico seu cheio de interesse -diplomatas- e que todos agradecemos, faço-lhe só agora um pedido que há muito estava para fazer, e que é informações sobre família(s) Sande no Brasil.
Sei que foi governador, creio que do Rio de Janeiro, um António Paes de Sande, assim como terá sido um seu filho ou neto -Paes de Sande e Castro-, mas julgo que este ramo não terá por aí ficado. No entanto, consultando as listas brancas, via net, encontro o nome, incluindo Van de Sande, espalhado um pouco por todo o país. Se não o maçasse muito, ser-lhe-ía possível dizer-me qualquer coisa sobre isto?
Antecipadamente grato, despeço-me com os melhores cumprimentos
José Sande Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#43439 | franfigueiredo | 15 jun 2003 14:23 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata!!
Gostaria de saber em Minas Gerais, Belo Horizonte, qual foi a intituição que recebem o Dicionário das Famílias Brasileiras para que eu possa consultar, ou se existe algum endereço na net a qual possa pesquisar.
Desde já agradeço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#43510 | nspina | 16 jun 2003 13:23 | Em resposta a: #18368

Caro Cau Barata,
Solicitava-lhe o favor de informar se o CD do Dicionário das Famílias Brasileiras ainda está disponível para envio para Portugal e, no caso afirmativo, se os elementos de pedido e pagamento que referiu o ano passado ainda estão válidos.
Com os meus melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - INFORMAÇÃO

#45383 | franfigueiredo | 20 jul 2003 14:27 | Em resposta a: #18368

Caro Cau
Gostaria de saber como poderia fazer para consultar o dicionário das famílias brasileiras , sei que foram feitas doações . Moro em Minas, foi feita alguma doação para Belo Horizonte.
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informaç

#66290 | mlab | 31 mai 2004 22:38 | Em resposta a: #11905

Caro senhor,
Adquiri o CD DFB Tomo I Vol. 1 e2, Tomo II Vol. 1 e 2 há uns dois anos, mais ou menos. Tive alguns problemas na minha máquina e acabei comprando uma nova que veio com o Windows XP instalado. Não sei se devido a isto, o meu CD instala, mas não abre de jeito nenhum. Não sei como resolver este problema. Se o senhor puder me ajudar ficarei muito agradecida.
Cordialmente,
Lucinda de Arruda

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informaç

#66326 | Cau Barata | 01 jun 2004 07:26 | Em resposta a: #66290

Rio de Janeiro / 01.06.2004

Prezada Senhora

Está havendo problemas,em função do novo sistema XP. Tenho vários programas, que não estão rodando, devido ao novo sistema, o que me fez manter em meus computadores o windows 98, que andam querendo tirar do mercado.

Há pouco tempo, recebi uma mensagem deuma genealogista, que informou ter encontrado uma forma do Cd rodar no XP, o que lhe repasso agora:

Prezado Carlos,
>
> Sou membro da GenealBr e gostaria de fazer uma
> consulta.
> Uma colega da lista Origens descobriu uma maneira de
> fazer o CD do seu dicionário funcionar no Windows XP e
> 2000. Acabo de experimentá-lo e funciona
> perfeitamente.

> Para isso, é necessário instalar um programa chamado
> ISOBUSTER para copiar os arquivos do CD para o HD. Em
> seguida, basta fazer uma cópia dos arquivos para um CD
> virgem.

> O site do programa, que é gratuito para essa função, é
> http://www.smart-projects.net/isobuster/

> Gostaria de ter a sua autorização para divulgar essa
> informação nas listas, já que há muitas pessoas que
> não podem utilizar o CD por causa da
> incompatibilidade, e outras que gostariam de
> adquirí-lo mas não o fazem pelo mesmo problema.
>
> Atenciosamente,
>
> Luciana Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#72190 | ren | 02 set 2004 12:42 | Em resposta a: #11905

Prezado Cau Barata,
Consultando o Dicionário das Famílias Brasileiras em busca de referências aos Cantanhede, encontrei referência a um "Antonio Muniz Barreto, patriarca da família Barreiros", e também "Barreiros - procedem de Antonio Muniz Barreiros, português". Gostaria de saber se a variação Barreto/Barreiros tem algum significado.
Se não for muito abuso, também gostaria de perguntar se o senhor teria mais informações sobre um certo "Faustino Mendes Cantanhede", que teria dado origem à família por seu casamento com Isabel de Assunção Muniz, descendente do referido Antonio Muniz Barreiros/Barreto (também está no Dicionário).
Muito obrigada.

Renata Cantanhede

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#154825 | amguedes | 03 mai 2007 17:01 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata,

Tem alguma informação sobre a ascendência/descendência do Coronel Roberto Trompowsky Leitão de Almeida - 11 Dez 1893 / 02 Mai 1894?

Cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#154826 | amguedes | 03 mai 2007 17:01 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata,

Tem alguma informação sobre a ascendência/descendência do Coronel Roberto Trompowsky Leitão de Almeida - 11 Dez 1893 / 02 Mai 1894?

Cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#154827 | amguedes | 03 mai 2007 17:01 | Em resposta a: #11905

Caro Cau Barata,

Tem alguma informação sobre a ascendência/descendência do Coronel Roberto Trompowsky Leitão de Almeida - 11 Dez 1893 / 02 Mai 1894?

Cumprimentos,
Ana Maria Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#155053 | hoover americo | 05 mai 2007 02:43 | Em resposta a: #154827

Caro Cau

Tenho 5os avós - José Pedro Lopes de Andrade cc Margarida de Cortona Aguiar - que vieram para o Rio na época de D. João VI, depois moraram em São João del Rei, onde ela fundou uma escola (1828). Informações familiares não confirmadas dizem que ela era dama de companhia de Dna. Maria. Destas informaões tenho que houve uma tal Maria do Ó que pode ser a tal dama de companhia. As informações do Arq. Nacional e da Torre do Tombo são muito demoradas. Gostaria de saber se você tem algum dado sobre estes persnagens.
Tive contato consigo antes da publicação do livro, por indicação de Gilberto Barbosa do Valle, amigo de seu pai.
Abraço - Hoover Americo Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informaç

#158277 | fanetal | 04 jun 2007 00:38 | Em resposta a: #66326

Caro Senhor Cau Barata:
Acabo de saber que é um dos autores do Dicionário das Famílias Brasileiras. É uma obra muito importante e bastante trabalhosa merecedora dos maioresencómios. Naturalmente gostaria de poder ter acesso à mesma, mas tal não será fácil, por esgotada em Portugal. Tentarei através de 3ª pessoa que vá ao Brasil. No entanto e préviamente gos taria de saber se no mesmo consta a família Ferreira Chaves. O emigrante, cêrca de 1895, Agostinho Ferreira Chaves, proprietário da perfumaria "Chantily" e suas filhas Lygia e Maria Alexandrina, esta 2ª mulher a exercer a magistratura no Brasil e lider da Associação Nacional das Mulheres, que lutou pala independência política das mulheres brasileiras.
Agradecia a informação se efectivamente dispõe de alguns elementos.
Obrigada.Cumprimentos.
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#178699 | Dianab | 03 jan 2008 19:50 | Em resposta a: #11905

Este livro vende em livrarias? Quais?

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#178738 | ledinha | 04 jan 2008 02:08 | Em resposta a: #11905

Caro Senhor Cau Barata

Resido em Portugal e pretendo dirigir-me a um dos locais apontados pelo senhor para pesquisar sobre a familia Rocha Lobo. O vosso dicionário menciona essa familia no Muinicipio de são João da Barra- RJ? Meu bisavô, neto de portugueses, lá nasceu em 1860. Caso positivo, irei de imediato tentar efectuar a pesquisa.

Obrigada

Leda

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#189540 | ELTON BELO REIS | 25 mar 2008 20:05 | Em resposta a: #11905

GOSTARIA DE INFORMAÇÕES DA FAMILIA BELO OU BELLO QUE ENTRARAM NO BRASIL POR VOLTA DE 1650

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#190216 | pachancho | 29 mar 2008 17:25 | Em resposta a: #155053

Caro Hoover,

precisava de entrar em contacto consigo para falarmos sobre ~"Vila Real de Braga - José Manoel Teixeira Feio - filho de Domingos Alves Feio e Luiza Teixeira Camelo - casou em 1729, em S.Paulo"


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#258874 | heldermacedo | 18 jul 2010 21:03 | Em resposta a: #11905

Prezado Carlos Barata,

Gostaria de saber se o CD com o Dicionário ainda está disponível para compra aqui no Brasil.

Atenciosamente,
Helder Macedo (heldermacedox@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#372303 | ludofeiju | 21 jul 2016 16:08 | Em resposta a: #11905

Prezado Carlos Barata,

Este tópico foi aberto há muito tempo, mas não sei mais por onde perguntar. Gostaria de saber se o CD com o Dicionário ainda está disponível para compra aqui no Brasil.


Obrigado pela sua atenção,
Paulo Pereira de Carvalho ( pvegito.no@gmail.com )

Resposta

Link directo:

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#373690 | Eduardo Perez | 09 set 2016 11:51 | Em resposta a: #11905

Caro CEdeA Barata! Quero parabenizar seu inestimável trabalho sobre genealogia! Sou descendente de José Mariano de Azeredo Coutinho, dessa forma estou iniciando minha pesquisa sobre ele. O fato é que, para uma pessoa que participou ativamento do Clube da Resistência, foi procurador geral do RJ, etcetera quase nada existe sobre a sua genealogia ascendente. Tem uma citação sua no site do CBG (http://www.cbg.org.br/novo/mocos-da-real-e-imperial-camara/): José Mariano de Azeredo Coutinho – Provisão dispensando-o para registrar o Alvará de Moço da Real Câmara, dado no Palácio do Rio de Janeiro, a 29.08.1820 – Livro 7.º da Casa Imperial, fl. 114.
Nota: José Mariano Corrêa de Azevedo Coutinho, filho do barão de Mearim, José Teodoro Correia de Azevedo Coutinho e de Maria Rita Joaquina de Araújo.
A questão é que em 1822 ele já era de idade muito avançada, provavelmente mais de 60 anos, e dessa forma não poderia ser filho do barão de Mearim, que nasceu em 1775, e dessa forma poderia ser até mais novo que José Mariano.

Em 28/01/1807 faz requerimento por seu procurador Manoel da Cunha Azeredo Coutinho, ao príncipe regente [D. João], solicitando ser condecorado com o posto de coronel agregado a um dos Regimentos de Milícias do Rio de Janeiro. (http://bdlb.bn.br/acervo/handle/123456789/398465)

Em 20/04/1800, faz OFÍCIO ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, e remetendo um requerimento em que solicita a propriedade do ofício de inquiridor e contador da Relação do Rio de Janeiro, e de distribuidor dos juízos da Ouvidoria Geral do Crime e Cível da Coroa, com supervivência a seu filho, José Justiniano de Azeredo Coutinho, bem como a mercê com o hábito da Ordem de Cristo.

Dessa forma não acredito que ele seja filho do Barão de Mearim. Acredito também que ele tenha falecido antes de 1830. Tem alguma dica aonde poderia pesquisar seu falecimento, casamento e/ou batismo?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#373703 | saintclair | 09 set 2016 17:22 | Em resposta a: #373690

-
http://geneall.net/pt/nome/212139/jose-teodoro-correia-de-azevedo-coutinho-1-barao-de-mearim/

Resposta

Link directo:

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#373709 | Eduardo Perez | 09 set 2016 19:05 | Em resposta a: #373703

Prezado,

o José Teodoro Correia de Azevedo Coutinho, Barão de Mearim nasceu em 1775. A questão é que em 1822 José Mariano de Azeredo Coutinho já era de idade avançada, mais de 60 anos, e dessa forma não poderia ser filho do Barão de Mearim, que nasceu em 1775. Entendeu?

Em 20/04/1800, José Mariano faz OFÍCIO ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, e remetendo um requerimento em que solicita a propriedade do ofício de inquiridor e contador da Relação do Rio de Janeiro, e de distribuidor dos juízos da Ouvidoria Geral do Crime e Cível da Coroa, com supervivência a seu filho, José Justiniano de Azeredo Coutinho, bem como a mercê com o hábito da Ordem de Cristo. Dessa forma, em 1800 ele já deveri ter pelo menos 30 anos. Como poderia ser filho do barão de Mearim?

Resposta

Link directo:

Dicionário das Famílias Brasileiras - Informação

#388439 | robertapmoreno | 16 jan 2018 13:32 | Em resposta a: #11905

Bom dia Senhor Cau Barata ,
Gostaria de saber como posso adquirir o CD com o conteúdo do Dicionário das Famílias Brasileiras, e se ele possui o mesmo conteúdo dos livros impressos.

Não tenho condições de adquirir os volumes impressos, mas tenho me interessado cada vez mais pela Genealogia. Atualmente moro em Lagarto/SE.

Vi que o senhor disponibilizou alguns exemplares em bibliotecas públicas. Existe alguma próximo a mim? O senhor tem a relação de quais locais do país estão esses exemplares?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen