Família Silveira de Ourique

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Família Silveira de Ourique

#119093 | xisco | 22 mai 2006 16:38

Sendo descendente de Claudino da Silveira, meu tetravô, que se terá instalado em Ourique em meados do séc. XIX, casado com Maria Gonzalez, de Castelejo de Andaluzia, e era ligado à administração do concelho, procuro pistas que me ajudem a recuar neste ramo da minha ascendência. Consta que tinha um irmão no Torrão e outro, Francisco da Silveira, que terá partido para o Novo México. Diz-se na nossa família (não há documentação) que era originário de Vila Viçosa e que fugira para Espanha aquando da guerra civil. Apenas um ramo da família ficou por Ourique até hoje, entroncando-se em antigas famílias de lavradores locais, Nobres, Contreiras e Britos. Fala-se também na nossa família, de um General Silveira descendente do "avô" Claudino (como é conhecido na família). Como só comecei agora nestas andanças, apesar de o interesse ser antigo, as informações que tenho são apenas verbais não tendo nada, ou pouco, documentado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Silveira de Ourique

#119113 | xisco | 22 mai 2006 21:09 | Em resposta a: #119093

Na mensagem que anteriormente coloquei e com a qual abri o tópico, esqueci-me de referir que o meu tetravô Claudino Lopes da Silveira era filho de José Lopes da Silveira mas este não viveu em Ourique.

Resposta

Link directo:

RE: Família Silveira de Ourique

#147680 | xisco | 12 mar 2007 21:00 | Em resposta a: #119113

Quero apenas fazer algumas correcções a dados omissos ou menos correctos na primeira mensagem.
Efectivamente Claudino da Silveira tinha apenas um irmão Francisco (que foi para a California) e eram filhos de José Lopes da Silveira, supostamente, natural de Vila Viçosa que terá ido por motivos politicos para Espanha.
O meu tetravô Claudino teve quatro filhos, Thadeu José Lopes da Silveira que permaneceu em Ourique tendo sido Secretário da Administração do Concelho e de quem descendo, José que foi para Coimbra, Luís que casou no Torrão e Joaquim Gonçalves da Silveira que casou em Moura e viveu em Beja, de quem descende, por exemplo, o Dr. João Gonçalves da Silveira, ex Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 13:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen