Família Silveira de Ourique
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias
Família Silveira de Ourique
Sendo descendente de Claudino da Silveira, meu tetravô, que se terá instalado em Ourique em meados do séc. XIX, casado com Maria Gonzalez, de Castelejo de Andaluzia, e era ligado à administração do concelho, procuro pistas que me ajudem a recuar neste ramo da minha ascendência. Consta que tinha um irmão no Torrão e outro, Francisco da Silveira, que terá partido para o Novo México. Diz-se na nossa família (não há documentação) que era originário de Vila Viçosa e que fugira para Espanha aquando da guerra civil. Apenas um ramo da família ficou por Ourique até hoje, entroncando-se em antigas famílias de lavradores locais, Nobres, Contreiras e Britos. Fala-se também na nossa família, de um General Silveira descendente do "avô" Claudino (como é conhecido na família). Como só comecei agora nestas andanças, apesar de o interesse ser antigo, as informações que tenho são apenas verbais não tendo nada, ou pouco, documentado.
RespostaLink directo:
RE: Família Silveira de Ourique
Na mensagem que anteriormente coloquei e com a qual abri o tópico, esqueci-me de referir que o meu tetravô Claudino Lopes da Silveira era filho de José Lopes da Silveira mas este não viveu em Ourique.
RespostaLink directo:
RE: Família Silveira de Ourique
Quero apenas fazer algumas correcções a dados omissos ou menos correctos na primeira mensagem.
Efectivamente Claudino da Silveira tinha apenas um irmão Francisco (que foi para a California) e eram filhos de José Lopes da Silveira, supostamente, natural de Vila Viçosa que terá ido por motivos politicos para Espanha.
O meu tetravô Claudino teve quatro filhos, Thadeu José Lopes da Silveira que permaneceu em Ourique tendo sido Secretário da Administração do Concelho e de quem descendo, José que foi para Coimbra, Luís que casou no Torrão e Joaquim Gonçalves da Silveira que casou em Moura e viveu em Beja, de quem descende, por exemplo, o Dr. João Gonçalves da Silveira, ex Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 18:08