Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119095 | pedroc | 22 mai 2006 17:17

Haverá alguém neste forum capz de me dar informações sobre esta família (casas em Lobrigos, etc)?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119244 | anfil | 24 mai 2006 19:26 | Em resposta a: #119095

Caro pedroc
Vi o seu pedido e procurei em alguns livros ,tendo encontrado nos "Brasões e Casas Brasonadas do Douro" de Correia de Azevedo,(já falecido),edição de autor datada de 1974, (que se encontra esgotada),o que transcrevo,que eventualmente poderá ter algum interesse.
"Casa do Poeiro(Lobrigos)-Esta casa pertenceu á familia Osório Sarmento Figueiredo.Em fins do século XVIII,Inácio Xavier Osório Sarmento de Figueiredo,senhor da Casa do Poeiro,casou com D.Maria Emília de Sousa Pinto,filha de José Pinto da Cunha e Sousa,senhor da Torre de Moreira,Celorico de Basto,tendo originado a ligação das duas famílias.
Foi filho deste casal,José Osório Sarmento de Figueiredo,nascido a 29 de Março de 1858 e casado em 1881,com D.Elvira de Azevedo e Alpoim.
Actualmente(1974) esta casa encontra-se na posse de duas irmãs,D.Margarida e D.Branca Osório,dos Osórios de Lamego".
Temos Osório Sarmento e Pinto,só não sei se são os que procura.
Acrescento que esta casa tem brasão com as armas dos Ferreira,Henrique,Pinto e Sequeira,precisamente o brasão de armas passado em 22 de Abril de 1785 a José Joaquim Tomás Pinto Sequeira,cuja ligação com os Osório Sarmento,desconheço.
Com as melhores saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119312 | pedroc | 25 mai 2006 18:33 | Em resposta a: #119244

Caro anfil

Quero desde já agradecer-lhe muito as preciosas informações que fez o favor de me enviar. De facto parecem-me muito importantes as notícias que esse livro reúne, pois eu pouco ou nada sabia dessa casa de Lobrigos. Realmente essa D. Margarida e D. Branca eram primas direitas do meu Bisavô, logo é desses Pinto Sarmento Osório que estava a falar. No entanto há aqui duas casas de Lobrigos, ou seja, no início do texto fala na casa do Poeiro e as armas que descreve são de uma outra casa (do Loureiro?) também de Lobrigos. Eu sei, porque já lá estive, que o Brasão da casa do Poeiro tem Pinto, Mesquita e Figueiredo e que a tal outra casa (Loureiro?) tem pelo menos Henrique. Também sei que por casamento entre uma D.Anna Henriqueta Sarmento Osório da casa do Poeiro com um senhor José Pinto de Sequeira vem dar os tais Pinto Sarmento Osório. No entanto eu desconhecia a descrição na integra do Brasão da tal outra casa e por isso fiquei com muita curiosidade em consultar o livro, que desconhecia de todo a sua existência. Já agora pergunto-lhe se o livro tem imagens (desenho ou fotografia) das casas ou brasões aqui mencionados.

Resta-me agradecer-lhe muito o facto de se ter dado ao trabalho de pesquisar estas informações e de as ter transcrito para que eu tomasse conhecimento delas.

Sou com muita estima,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119334 | anfil | 25 mai 2006 23:35 | Em resposta a: #119312

Caro pedroc
O Dr. Correia de Azevedo(já falecido),publicou três livros,"Património Artistico da Região Duriense","O Douro Maravilhoso"(resenha de quintas)e "Brasões e Casas Brasonadas do Douro",pessoalmente considero um trabalho meritório,pese terem muitos erros,possivelmente originados nas fontes que utilizou,encontram-se esgotados,salvo algum que apareça num alfarrabista(já adquiri um assim para um familiar,mas foi um mero acaso, e com preço inflacionado)
Sobre os "Brasões..."enumera por concelhos e dentro destes por freguesias,refere não exaustivamente as casas que provavelmente viu,em algumas descreve as armas noutras não,o mesmo quanto a referências genealógicas(aí já li criticas publicadas no tocante a erros e eu no pouco que sei já encontrei vários),também apresenta fotografias dos brasões das casas,mas não na totalidade.
O seu pedido despertou-me a curiosidade porque tenho as minhas raizes em Lobrigos e mesmo tendo uma casa actual, numa das freguesias do concelho de S.M.Penaguião,raramente lá vou e não tenho conhecimento "in loco"para poder confrontar as questões que levanta.
O que lhe transcrevi sobre a Casa do Poeiro(que não identifico)é tudo que vem no livro e referi o brasão porque na imagem o apresenta como sendo o da casa é claro que tendo simultâneamente conhecimento de a quem foi atribuido,não vi a relação imediata.Não sei se há alguma Casa do Loureiro em Lobrigos o livro não a menciona.Agora o brasão que refere,como sendo o da Casa do Poeiro,no livro parece-me ser o da Casa do Serrado em Sanhoane(outra freguesia)e ai encontrei o que segue"Carlos Correia Pimentel,nascido em 1677,senhor da Casa de Vila Maior,cavaleiro da Ordem de Cristo,capitão -mor de Penaguião e familiar do Santo Oficio,casou com D.Rosa Maria da Mesquita,filha dos senhores da Casa do Serrado,em Sanhoane,António Pinto de Figueiredo da Mesquita e sua mulher D.Ana de Figueiredo e Moura",terá a Casa do Poeiro pertencido a esta família,sinceramente não sei.
Já agora para lhe criar mais expectativas,vou-lhe referir o que encontrei no livro no tocante à Casa dos Vaz no Peso da Régua,casa que foi vendida ao Instituto do Vinho do Porto,que não lhe deu qualquer uso e a deixou cair em ruinas,"José Vaz Pinto Guedes Osório,nasceu em 1811 e faleceu em 1887,tendo sido casado com D.Maria Henriqueta Osório de Morais Sarmento de Figueiredo,filha de José Guedes Osório de Figueiredo,da nobre Casa do Poeiro,em S.João de Lobrigos,e de D.Maria do Carmo Xavier Vaz de Carvalho,da Casa Amarela da Persiegueda(Casa Grande)",outro ramo da família,estes tiveram diversos filhos entre os quais se conta José Vaz Osório,falecido em 1920,que foi presidente da Câmara Municipal da Régua.
Sinceramente gostava de lhe ser mais útil mas não vejo como,já dei uma vista de olhos pelos "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo" do Dr.Júlio A.Teixeira,obra também esgotada,mas nada de relevante encontrei,no tocante´`a família que procura.
Com as melhores saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119402 | pedroc | 26 mai 2006 19:05 | Em resposta a: #119334

Caro anfil,

Antes de mais, muito obrigado por todo o seu trabalho de pesquisa que me tem sido muito útil. Sobre esta família eu sei algumas coisas por livros e documentos que chegaram aos nossos dias e que tenho a sorte de possuir neste momento. Ainda assim, coloquei a questão sobre esta família neste Fórum por querer saber mais um pouco, pois este tipo de trabalho vive por vezes de pequenas pistas que outras pessoas podem indicar. Será como que a peça que por vezes falta no puzzle. E nesse sentido a sua contribução foi-me muito útil, pois acrescentou mais nomes e pequenas notas que eu desconhecia até ao momento. Há um livro que também não é fácil de encontrar e que eu apenas o consegui também num alfarrabista que fala ainda assim bastante em alguns ramos desta família, a saber:"Amaraes Osórios senhores da Casa de Almeidinha : subsídios para a sua genealogia" de José Carlos de Athayde de Tavares. Mas os livros que me indicou acabaram por me dar ainda mais pistas, o que foi muito positivo. A ligação aos Vaz Osórios da Régua eu já sabia, mas a possível ligação a Sanhoane eu desconhecia de todo, embora eu soubesse que eles tinham propriedades quer em Lobrigos, quer em Medrões, ambos os sítios muito próximos de Sanhoane. Quanto ao nome da dita casa do Loureiro, trata-se apenas de uma suposição minha, pois esse nome é mencionado num livro antigo do meu tetravô de Lobrigos, quando este se refere a uma casa de família aí existente que foi pertença de uma prima minha até 1994 (a tal que falou estar em 1994 na posse de uma D. Margarida e Branca Osório). Agora quanto à descrição do brasão que me enviou, ela corresponde em tudo à da tal casa de Lobrigos, que não é a do Poeiro, e a que eu chamo do Loureiro devido à razão que anteriormente referi. No entanto diz-me agora, se bem entendi, que também corresponde ao da Casa do Serrado em Sanhoane? Bem terei que ir ver "in loco" para confirmar. Se calhar é como diz, foram pertença da mesma família. Uma coisa é certa o nome que me mencionou de José Joaquim Tomás Pinto Sequeira a quem foi "dado" o brasão corresponde aos apelidos do pai do meu tetravô, que também se chamava José Pinto de Sequeira. Será o nome que me deu o do avô do meu tetravô? Provavelmente. Assim vou investigar, bem como as restantes ligações da casa que me fez o favor de indicar...

Os meus mais sinceros agradecimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119468 | anfil | 27 mai 2006 20:09 | Em resposta a: #119402

caro pedroc
Só mais uma dica, já que a tirei ao folhear os "Fidalgos e Morgados..."e que vai estabelecer ligações da sua família, com outras casa da região. é pena não termos datas,que permitiriam enquadrar as gerações.
"Henrique Xavier Guedes Mourão,Senhor da Quinta de Gervide em Loureiro de Penaguião,casou com D.Francisca Thereza de Sequeira e Mendonça,filha de Inácio de Sequeira Furtado de Mendonça,Senhor da Casa do Poeiro em Lobrigos e de sua mulher D.Engrácia Josepha Eugénia Pereira Pinto de Magalhães,neta paterna de João Guedes de Sequeira e Mendonça e de sua mulher D.Maria da Assumpção de Mendonça,e materna de André de Moraes Sarmento Guedes,Moço Fidalgo,Morgado da Veiga de Penaguião e Senhor da Casa da Rua do Poço de Vila Real, e de sua mulher D.Joanna Pereira Pinto de Magalhães".
Curiosamente aqui surge uma casa em Loureiro,será de explorar.
Com as melhores saudações,
anfil(António Filipe Peixoto)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119534 | anfil | 29 mai 2006 10:58 | Em resposta a: #119402

Caro pedroc
Sobre José Joaquim Tomás Pinto Sequeira,posso acrescentar era filho do Dr.António Ferreira Henriques e de sua mulher D.Teresa Margarida Clara de Sequeira e Vasconcelos;neto paterno de António Pereira e de sua mulher D.Ana Vaz Henriques e materno de Tomás Pinto Guedes e de sua mulher D.Margarida Clara de Vasconcelos.
Saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119563 | pedroc | 29 mai 2006 15:32 | Em resposta a: #119534

Caro António Filipe Peixoto,

Tem sido com muita satisfação que venho recebendo as preciosas informações que me tem feito o favor de enviar. De facto eu pouco sabia deste ramo de Lobrigos, pois o meu tetravô José Augusto Pinto Sarmento Osório, filho de uma Anna Henriqueta da casa do Poeiro e de um José Pinto de Sequeira da tal casa a que chamo Loureiro, ambas em Lobrigos, casou com uma senhora de Mondim da Beira (D. Bernarda Leopoldina Pinto de Mesquita Pimentel de Vasconcelos), na altura a única herdeira da casa dos Capitães-mor de Mondim da Beira. Depois disso acabaram por se esbater gradualmente todas as notícias e factos de Lobrigos. Eu ainda sabia que havia lá ascendência, pois a tal casa de que temos falado (Loureiro?) ficou na posse de uma prima até à sua morte em 1994. Nós acabámos por ter mais notícias e ficar ligados a Mondim da Beira. Assim, é com muito interesse que tenho andado a investigar esse ramo de Lobrigos, pois ainda temos o nome Osório na família proveniente desse lado. Há contudo alguns documentos que tenho em minha posse, que foram ficando na casa de Mondim e que começo agora a consultar, documentos esses que falam também dessa localidade. Hoje, ao ler um deles, à hora do almoço, descobri um emprazamento feito em 1801 precisamente pela D.Teresa Margarida Clara de Sequeira e Vasconcelos anexado a um outro do tetravô, o que vem confirmar os nomes que fez o favor de me enviar e que desconhecia até hoje. Sendo assim, e se não for indiscrição da minha parte, podia-me dizer de onde retirou a informação destes nomes?
Aproveito ainda, mais uma vez, para lhe agradecer toda a disponibilidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc (Pedro Vasconcelos Cardoso)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119572 | anfil | 29 mai 2006 17:17 | Em resposta a: #119563

Caro Pedro Vasconcelos Cardoso (pedroc)
Os dados que lhe dei estão insertos nos "Brasões e Casas Brasonadas do Douro",mas desenquadrados,é aliás o principal defeito da obra,uma recolha valiosa mas sem grande orientação.
Sem compromisso,vou dar uma volta pelos Nobiliário de Familias de Portugal do Felgueiras Gayo,Pedatura Lusitana do Cristovão Alão de Morais e até pelo Portugal Antigo e Moderno do Pinho Leal,tenho-os entre outros, e pode ser que encontre alguma coisa que lhe interesse,as famílias de estatuto de nobreza estão melhor documentadas do que as de raiz popular,que é das que mais procuram neste forum, e só nos arquivos eclesiásticos hoje reunidos nos Arquivos Distritais se conseguem obter alguns dados obrigando a deslocações e buscas locais.
O que encontrar transmitirei,as melhores saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119582 | pedroc | 29 mai 2006 18:39 | Em resposta a: #119572

Caro anfil

A verdade é que apesar dessas lacunas do livro que fala eu estou a conseguir, conjuntamente com dados que tenho, dar sentido, pelo menos no que respeita a alguns nomes e factos, o que é já muito positivo. Quanto a Felgueiras Gayo, eu sei por consulta ao volume IV do livro "Cravalhos de Basto - a descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto"pág. 403 que vem o "lado" de Mondim, desconhecendo no entanto se em relação a Lobrigos vem alguma referência. Aliás é como lhe disse, onde tenho menos informação é do lado de Lobrigos. Também desconhecia que este Fórum era mais procurado para saber referências de famílias de raiz popular, puro desconhecimento da minha parte, no entanto já me deu informações muito úteis, o que vai fazer que não deixe de procurar este fórum.

Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119624 | anfil | 30 mai 2006 11:08 | Em resposta a: #119582

Caro pedroc
Este forum é completamente aberto,a par de perguntas sobre casas e famílias fidalgas(caso da sua),tem muita pergunta sobre linhagens populares,mormente de brasileiros procurando as raizes ,e o que eu quis dizer foi que se para as primeiras temos alguns livros de genealogia que nos vão dando pistas, geralmente sobre os ramos principais das ditas casas e famílias,para as segundas a dificuldade é enorme,só nos arquivos e nos microfilmes da igreja mórmon, e mesmo assim ficamos pelo século XVIII;agora o forum é tão aberto que também encontramos questões disparatadas e sem qualquer senso.
Voltando ao seus Osórios em Lobrigos o Dr.Correia de Azevedo,menciona uma casa brasonada no lugar de Aveleira(pertence a S.João de Lobrigos,mas não descreve o brasão) na posse de Isolino Guedes Osório e outra em S.Miguel de Lobrigos na posse de Manuel Vasques Osório,nessa diz sem descrever que o brasão foi trazido de outra casa.
A Casa do Serrado que lhe falei anteriormente esteve ligada à Casa de Vila Maior(Lobrigos).
A ver vamos o que se encontra mais,pois se os "Brasões..."são um volume ,os "Fidalgos..."já são quatro,a "Pedatura..." seis e os outros que mencionei doze cada,já é necessária alguma paciência.
Conheço os "Carvalhos de Basto" de que fala, comecei a colecionar os fasciculos quando saiu, depois desisti e cedi-os, hoje arrependo-me,mas já é tarde.
saudações amigas,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119815 | pedroc | 01 jun 2006 10:13 | Em resposta a: #119624

Caro anfil

Correcções

Após ter estudado, dentro das fontes que possuo neste momento, tenho a fazer duas correções a informações que temos trocado:

Primeira: 
A casa de Lobrigos a que tenho chamado do Loureiro por referência escrita à mão pelo meu tetravô José P. S. Osório será na verdade do Lameiro, isto porque estive a tentar decifrar melhor a letra e de facto parece-me agora mais a palavra Lameiro, o que aliás parece bater certo com um lugar de S.João de Lobrigos, segundo me disseram entretanto. Neste aspecto penso que até me poderá ajudar, pois ao que julgo saber, pelo que me disse, nasceu ou viveu em Lobrigos. Por isso pergunto-lhe: lembra-se da existência do lugar do Lameiro em Lobrigos? 
No entanto, e depois de referências suas, já tinha andado a seguir a pista da Casa de Gervide que me tinha entretanto dado por se encontrar no lugar de Loureiro. Reparei que numas fotocópias que tenho dos Carvalho de Basto, essa casa vem referenciada e tem de facto ligação à minha família (por casamento entre a irmã de um pentavô), mas pelo lado de Mondim da Beira. Esse lado, tal como lhe havia dito está mais ou menos bem documentado, apenas tenho uma dúvida, que tem a ver com uma D. Feliciana Pinto (ou Guedes) Botelho que acaba por também ter a ver com a casa por casamento com Manuel Vaz Pinto de Rezende. Não sei de que família Botelho ela provém, havendo no entanto uns Botelho "Brasonados" que residiam também em Mondim da Beira mas que desconheço se são os mesmos. Curiosa esta coincidência. Ia pelo lado de Lobrigos e acabo por achar relação com o casa do lugar de Loureiro por outro lado. Mas de facto essa casa de Loureiro não é a tal do Lameiro a que me me venho referindo, pois a do Lameiro eu já a vi o ano passado e fica mesmo em Lobrigos.

Segunda: 
Aproveitei ontem para dar um salto ao fim do dia à Biblioteca Pública e consultar o livro que me fez o favor de indicar sobre "Brasões e Casas Brasonadas...". De facto pude confirmar que a fotografia do Brasão que lá vem como sendo da casa do Poeiro não o é de facto. É precisamente da tal casa do Lameiro(?). A do Poeiro, segundo indicações que me deram no local, e que eu fotografei, tem pelo menos Pinto, Mesquita e Figueiredo no Brasão, o que faz mais sentido com os nomes dessa casa. Curioso é o facto de na página seguinte vir uma fotografia de um portão com um Brasão em cima que na altura também me indicaram como, esse sim, pertencente à casa do Poeiro. Aliás a casa do Poeiro fica mesmo ao lado desse portão. E confirmei pelo texto que me enviou que o autor de facto baralhou um pouco a história da casa do Poeiro com a da tal casa a que chamo do Lameiro. Será que tal confusão se deve ao facto de ter havido um casamento entre as duas casas? As gerações que ele fala no início do texto são de facto as do Poeiro, mas os dois nomes a que ele se refere no fim (D.Margarida e D.Branca Osório) foram de facto as proprietárias mas da tal casa do Lameiro, pois eram primas do meu bisavô. Os nomes que me enviou como sendo os dos ascendentes de José J. T. P. Sequeira, esses sim, fazem sentido e batem certo com o Brasão da casa. Só por isso essa informação foi-me muito valiosa.

Uma coisa é certa, gostava de saber bastante mais sobre esse lado de Lobrigos, pois o local fascinou-me. Aquele sítio tem algo de especial. Sempre gostei muito da região do Douro, mas o vale de Lobrigos, que no ano passado tive o grato prazer de conhecer, ultrapassou todas as minhas expectativas. A "concha vinhateira", como lhe chamam, é de facto deslumbrante! Um vale suave e muito bem trabalhado com casas linda pelo meio, parecia um anfiteatro (até quando?, infelizmente já estão a construir  e a interferir demasiado dentro do vale). A beleza do sítio levou a que ficasse por lá até o sol se pôr. Jamais esquecerei esse dia de Setembro.

O texto já vai longo e por isso não o maço mais,


Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#119839 | anfil | 01 jun 2006 14:54 | Em resposta a: #119815

Caro pedroc
Não maça nada,esteja à vontade, devo dizer-lhe que nasci no Porto e sempre vivi no Porto e seus arredores,o meu avô paterno é que era de Lobrigos,mas quando o conheci já tinha vendido o que lá teve , e vivia em Sever de onde era minha avó,ainda aí tenho uma casa já mandada fazer pelo meu pai,mas que está fechada todo o ano,raramente lá vou, se bem viaje muito no Alto Douro, pois casei em Alijó.(se quiser saber mais veja http://castros.no.sapo.pt)
Sempre gostei de História e Genealogia e fui adquirindo algumas obras,cuja informação vou cruzando nas horas de disposição, é esse o meu saber.
Se há um lugar em Lobrigos chamado Lameiro,não encontrei,só encontrei Lameira,mas descance que existe a Quinta do Lameiro,hoje ligada à Quinta de Laurentim(a que pertenceu a Frei D.Manoel Pinto da Fonseca e Vilhena,Grão Mestre e Príncipe Reinante da Soberana Ordem de Malta na Ilha do mesmo nome,que deixou descendentes e assim a propriedade passou aos Peixotos Pinto Coelho,Senhores de Felgueiras ,Vieira do Minho e Fermedo, Morgados dos Cedros na Régua,Calvilhe em Lamego e Penedo,acabando vendida como quase todos os bens desta família, por penhora;já agora o meu Peixoto nada tem a ver com estes,em Lobrigos desde o século XVIII,mas só raiz popular).Ambas as Quintas pertencem a uma empresa designada por Sociedade Agrícola de Laurentim & Lameiro Lda,agora existe também a Quinta da Lameira,propriedade da família Gonçalves Martinho (que a deve ter adquirido,pois são descendentes de Galegos que vieram trabalhar para o Douro e aí se fixaram fazendo fortuna)
Eu já vi que a sua família está relacionada com diversas casa de Penaguião e arredores,quando fiz algumas buscas,não se limita às casas que falamos,há diversos casamentos que relacionam os seus membros com outras,eu ainda vou tentar dar uma ajuda,(também tenho um cunhado Botelho de famílias brasonadas e ligado a Sarmentos,mas terei de explorar ainda esse lado ).
De momento vou desligar-me, pois tenho um casamento a sul de Lisboa e vou lá passar alguns dias, quando regressar,se encontrar novidades transmito-lhe.
As melhores saudações,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#121823 | pedroc | 28 jun 2006 20:21 | Em resposta a: #119839

Caro anfil,

É com muito gosto que retomo este diálogo, apenas e tão só para lhe pedir que me diga duas coisas se não for muita maçada. A primeira é que na sua última mensagem dizia: "Eu já vi que a sua família está relacionada com diversas casa de Penaguião e arredores..." se entretanto me puder dizer alguma(s) dessas casas eu agradecia. A segunda coisa que lhe pedia tem a ver com o seguinte: há uma dessas casas que eu sei ter ligação forte à tal casa de Mondim de que já lhe falei e que se situa em Sever (penaguião), mais concretamente em Coucieiro, segundo vem no livro dos Carvalhos de Basto. Era, ou ainda é, não sei, de uma família Mesquita Pimentel. Como penso tratar-se da mesma localidade onde me disse que tinha uma casa, talvez me saiba dizer se ainda existe tal casa ou família nessa localidade e onde fica exactamente. É curiosa esta circunstância de conhecer bem esta terra e estar ligada a meus antepassados... De resto espero que esteja tudo bem e venho também felicitá-lo pelo "livro" de costados que tive o prazer de consultar através da morada que me fez o favor de enviar.

Com os meus melhores cumprimentos,


pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#121887 | anfil | 29 jun 2006 15:08 | Em resposta a: #121823

Caro pedroc
Só lhe quero dizer que não me esqueci do que prometi,estive no sul do país alguns dias e agora ando com obras em casa, para meio da próxima semana já conto estar mais disponivel para voltar aos livros e fazer cruzamento de informações, é uma tarefa que requer paciência mesmo gostando.
Sobre Sever eu vou debruçar-me, mas o facto de lá ter uma casa em boas condições( a actual pode ter trinta anos),não impede que raramente lá vá, e é ir
almoçar a Santa Marta de Penaguião e regressar ,eu passo já da meia idade e os mais novos consideram aquilo um lugar perdido,nem lá vão há anos,daí ter uma certa desinformação,eu já tinha visto uma qualquer ligação pela Casa da Veiga ,mas tenho de precisar,pois a genealogia é como a matemática uma ciência certa.
os melhores cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#121915 | pedroc | 29 jun 2006 18:59 | Em resposta a: #121887

Caro anfil,

Peço-lhe desculpa por ter insistido. É apenas fruto da curiosidade que esta área levanta. Como é óbvio não estou em condições de lhe exigir o que quer que seja, muito menos que perca algum do seu tempo a ver estas coisas, coisas estas que, tal como disse, são demoradas para se ter a certeza. Desejo-lhe por isso que acima de tudo o fim das obras corra pelo melhor, pois é sempre complicado ter obras em casa.
Mais uma vez peço desculpa, não me leve a mal, e fico então a aguardar alguma informação que me possa prestar, quando isso se proporcionar.

Os meus mais respeitosos cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#122623 | anfil | 12 jul 2006 19:40 | Em resposta a: #121915

Caro Pedroc
Ainda não tive oportunidade para a tal busca,pois as obras prolongaram-se,todavia não alimente grandes expectativas,pois estes costados são muito incompletos,e os mesmos apelidos por vezes não tem ligação,são coincidentes mas não se conseguem entroncar.(dou o meu exemplo,tenho na ascendência de Lobrigos,quatro gerações Pinto Peixoto,encontramos quatro familias de relevo usando estes apelidos na zona,todavia não tem qualquer relação e os meus provem de linhas femininas distintas).
Mas se lhe estou a mandar noticias é porque encontrei quando adquiri os dois volumes do Anuário da Nobreza de Portugal recem publicados( a obra ainda não fica completa e os dois anteriores sairam em 1985),no tomo III página 1569 os Osório Sarmento de Figueiredo, da Casa do Poeiro,o texto é extenso para transcrever,se não conseguir ver na Biblioteca Pública,poderei enviar-lhe fotocópia,para qualquer endereço que eventualmente dê;também já agora como vi noutro lugar deste forum que procura uns Pinto Cardoso,no tomo IV página 1005 há uns Pinto Osório,descendentes de um José Cardoso Pinto dê uma olhada,assim como na página 606, há uns Pereira Pinto Osório, que eventualmente poderão ter interesse para si,eu para já só assinalei estas referências.
Com os melhores cumprimentos ao dispor,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#122678 | pedroc | 13 jul 2006 19:13 | Em resposta a: #122623

Caro anfil,

Mais uma vez muito obrigado pelas suas consultas aos livros. As suas sugestões são importantes, uma vez que por parte da casa do Poeiro tenho a certeza que há ligação, pois tenho um livro que o afirma (Casa de Ameidinha, Amaraes Osórios). Sendo assim vou tentar consultar este novo livro para seguir as suas sugestões. Já agora, sabe-me indicar uma boa livraria do Porto onde se possam comprar estes e outros livros de genealogia? Eu só conheço a livraria "A esquina" na zona do Foco. Não se preocupe, quanto às fotocópias, uma vez que na consulta que farei na Biblioteca Pública não há qualquer problema em tirar essas cópias, no entanto foi muito gentil da sua parte ter-se oferecido para tal. Quanto à "tal busca" que possa conduzir a outro "achado" sobre a minha família não se preocupe, pois não há pressa, nem estas coisas se fazem com urgencias. Se entretanto encontrar, só tenho a agradecer-lhe, senão agradeço na mesma o já muito tempo dispensado e as importantes ajudas que me tem dado.

Mais uma vez muito obrigado,

Com muita estima,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#122697 | anfil | 13 jul 2006 21:57 | Em resposta a: #122678

Caro pedroc
As últimas obras de genealogia que comprei foi na livraria aqui do "site",enviaram-nas pelos correios e chegaram-me a casa sem novidade,pelo que fiquei satisfeito em absoluto.
No Porto tem na rua da Fábrica a Livraria Sousa & Almeida,que tem livros de genealogia e afins(fica do lado direito, quem sobe do Banco de Portugal, de fronte do Café Estrêla D´Ouro),havia a Fernando Machado,na rua das Carmelitas onde eu tinha algumas assinaturas,mas foi passada após o falecimento do dono e fechou.Para usados (que ás vezes são novos,pois como as edições são pequenas,guardam exemplares que lançam depois de esgotar)tem a Académica na rua Mártires da Liberdade e a Chaminé da Mota na rua das Flores.
Este Anuário da Nobreza de Portugal que começou a sair em 1985 tem já o 1º volume esgotado,o 2º saiu em 1986 e agora dez anos depois sairam o 3º e 4º(como saiu em Junho não sei sejá estará para leitura na Biblioteca).
os melhores cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#122739 | pedroc | 14 jul 2006 11:47 | Em resposta a: #122697

Caro anfil,

Muito obrigado pelas indicações.
Que tenha um excelente fim de semana.

Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#123163 | anfil | 19 jul 2006 23:14 | Em resposta a: #119095

Caro pedroc
Já que falamos da concha vinhateira é caso para dizer "muita parra e pouca uva",não consigo elaborar o que gostaria, que era o relacionamento personalizado das diversas casas,já que os costados estão muito incompletos.
Assim sendo e tendo por base os Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo e os Brasões e Casa Brasonadas do Douro,constato que em Lobrigos houve ligação entre a Casa do Lameiro( dos Ferreira Henrique Pinto Sequeira) com a do Poeiro (dos Pinto Mesquita Figueiredo),esta por sua vez liga-se com a Casa da Aveleira também em Lobrigos, com a Casa do Serrado em Sanhoane,com a Casa dos Vazes Osórios do Peso da Régua,a Casa Grande da Persigueda,a Casa de Gervide em Loureiro,a Casa de Vila Maior em Vila Maior e a Casa da Veiga na Cumieira(nesta há Pinto de Mesquita e Correia Pimentel,referiu-me uns Mesquita Pimentel ,será que são estes).
Mais uma vez insisto que consulte os tomos agora publicados do Anuário,pois quer-me parecer ainda têm mais informação sobre os seus ascendentes do que o que referi anteriormente.
Os melhores cumprimentos,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#123230 | pedroc | 20 jul 2006 19:29 | Em resposta a: #123163

Caro anfil,

Em primeiro lugar agradeço-lhe mais uma vez as suas informações, em segundo lugar dou-lhe os meus mais sinceros parabéns pela excelente pesquisa e em terceiro lugar devo-lhe dizer que não estou de acordo quando diz que é "muita parra e pouca uva". É que desse lado da minha família pouco sabia até há uns tempos, tirando a ligação à casa do Poeiro que vem no tal livro que já lhe falei dos "Amaraes Osórios- Senhores da cas de Almeidinha", e no entanto, tem-me fornecido muitas informações por onde eu poderei continuar a investigação. Infelizmente terei que deixar para as minhas férias a generalidade dessa investigação, uma vez que trabalho, e essas só chegam em Setembro. No entanto já me deixou com muita curiosidade sobre algumas "pistas" que me forneceu. É interessante notar que há uma ligação à casa de Gervide em Loureiro por dois lados da minha família (Mondim da Beira e pelos vistos Lobrigos). Quanto aos Mesquita Pimentel, não consigo de momento saber se são os mesmos que me referiu, embora destes eu sei que eram de Sever - Penaguião (daí eu lhe ter perguntado em tempos se conhecia uma casa desta família nessa localidade), pois esse ramo eu tenho muito bem "descrito" no Nobiliário da Casa de Mondim da Beira, que ainda pertence à minha família, e portanto ainda vou tendo acesso a esse livro escrito por ascendentes meus no séc. XVIII. Aliás posso acrescentar que descendem de um ramo espanhol (Condes de Benavente em espanha) e foram já em Portugal Alcaide-mor e Senhores de Bragança (cidade). Mas com estas novas pistas que me fez o favor de revelar, vejo que trabalho não me falta para as férias. Assim haja tempo!
Mais uma vez muito obrigado.

Com os meus mais respeitosos cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#190023 | carmona | 28 mar 2008 16:26 | Em resposta a: #123230

Caro Pedro Vasconcelos Cardoso

Não consigo encontrar assentos paroquiais nem qualquer referência aos membros dum ramo familiar, que seguem:
O meu 5º avô José Manuel Carneiro da Silva Barreto, de Chaves, casou-se em Chaves a 20/3/1782 com Joana Rita de Moraes Sarmento Guedes de Figueiredo, da mesma naturalidade. No assento de casamento consta como filha de José Joaquim Guedes de Figueiredo Osório, viúvo de Maria Caetana da Silveira, e casado pela 2ªvez com Maria Margarida de Moraes Sarmento (de Chaves); e neta de Luís Guedes de Figueiredo Alcoforado, casado com Margarida Josefa de Azevedo - José Joaquim e seus pais (Luís e Margarida) constam como naturais de S.Miguel de Fontelas, Penaguião.
Ora acontece que não aparecem em registos de Fontelas!
Tem alguma ideia de quem possam ser?
Pelos apelidos, pertencem "forçosamente" a famílias dessa região!
O facto é que não consigo localizá-los...
Agradeço qualquer ajuda que me possa dar

Cumprimentos

João Ramos Dias

P.S.: Como já lá vão 2 anos desde a sua última mensagem, espero ainda encontrá-lo a "navegar" neste Fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225077 | bracaro | 28 mar 2009 23:03 | Em resposta a: #190023

Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos) 27-03-2009, 22:53
Autor: bracaro [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Foi por mera e muito agradável casualidade que, ao navegar na net, encontrei um pedido de informações sobre a família Pinto Sarmento Osório. Com muito interesse percorri os esclarecimentos e trocas de informações que se seguiram. Todo este meu interesse resulta do facto de eu pertencer à família Sarmento Osório, que tem as suas raizes mais recentes na Casa do Poeiro (Lobrigos)
A minha apresentação: sou neto de José Osório Sarmento de Figueiredo que, em 1881, casou coma minha avó Elvira de Azevedo e Alpoim (referidos na V. comunicação de 22.05.2006), casal que veio a ter 15 filhos, sendo a minha mãe um deles - que saudade!
A Casa do Poeiro foi o alfobre desta família. Embora a casa esteja em mau estado de conservação, nela reside uma prima minha em 1º grau, filha de um tio meu que, em época difícil, emigrou para o Brasil (uma curiosidade - foi namorado de Carmen Miranda),onde há muitos descendentes. Na Casa do Poeiro continua, portanto, a família Sarmento Osório. Há um esclarecimento a fazer: o brasão de família, em pedra, não se encontra na actual Casa do Poeiro, mas sim num outro prédio, quase à sua frente que, segundo contava a minha mãe, foi cedido em tempos recuados para ali funcionar uma escola. Num dos tetos da casa actual ainda está um brasão pintado (poderei disponibilizar fotografia digitalizada se houver forma de a enviar). Tenho poucos elementos respeitantes à genealogia da família, dispondo apenas dos que constam do livro "Amaraes Osórios, senhores da Casa de Almeidinha". Da minha avó de Azevedo de Alpoim possua a sua certidão de baptismo: nasceu em 27.11.1862, na Casa da Pereira, em S. Mamede de Vila Marin, concelho de Mesão Frio, filha de Bernardo Vitorino de Queirós e de Carolina Augusta de Azevedo e Alpoim. Qual a árvero geneológica desta Senhora? Peço-lhe o favor, sendo possível, que me forneça alguma pista que me permita pesquisar. E ao Senhor Anfil também peço uma ajuda pois vi que está muito bem documentado. É um abuso? Desculpem

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225097 | carmona | 29 mar 2009 16:39 | Em resposta a: #225077

Caro Bracaro

Não lhe posso fornecer qualquer informação sobre a Família Pinto Sarmento Osório, de Lobrigos, pois os meus antecedentes mencionados na mensagem de 28/3/2008 pertencem todos a Fontelas, sei-o hoje, pois consegui localizá-los através dos arquivos digitalizados de Vila Real - finalmente!
Além disso, esta ligação a Fontelas é pontual, pois os meus antepassados, pelo lado materno, viveram para os lados de Vila Real, Chaves e Bragança.
A minha intervenção neste tópico pretendia únicamente tentar encontrar alguém que se tivesse "cruzado" com aqueles personagens.

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225108 | DD | 29 mar 2009 20:02 | Em resposta a: #119839

Prezado Senhor Anfil ( António Filipe de Castro)
Ainda que passados quási dois anos sobre a msg de Vª Exª, de que só agora tomei conhecimento, atrevo-me a pedir-lhe a fineza de, em face da importante bibliografia de que dispõe e, designadamente de "Brasões e Casas Brasonadas do Douro" do Dr Correia de Azevedo e da "Genealogia" dos Castros, de me informar se dispõe qualquer informação das pessoas que a seguir refiro conforme constam de um processo do TSO, em que é pedida licença, cerca de 1770, licença para um familiar do mesmo TSO, para casar:
QUE ELE SUPLICANTE TEM CONTRATADO CASAMENTO COM DONA MARIA ANTÓNIA DE MENDONÇA FIGUEIRA E AZEVEDO , natural da freguesia de Nossa Senhora do Castelo, da comarca e Bispado de Lamego, filha de Francisco José de Mendonça , natural da mesma freguesia e Bispado, e de sua mulher Dona Francisca Micaela de Castro e Menezes, natural de S. Cosmado, do dito Bispado, neta pela parte paterna de Luiz Ferreira de Mendonça Azevedo, Moço Fidalgo, da freguesia do Granjal, e de sua mulher Dona Ventura Clara da Silva Sotomaior Cardoso, natural da dita freguesia de Nossa Senhora do Castelo, ambos do dito Bispado de Lamego, já defuntos, e pela parte materna neta de Luiz Cardoso de Menezes e Sousa, Fidalgo Cavaleiro, natural de S. Cosmado , e de sua mulher Dona Helena Teixeira de Castro, natural de Vila Real, aquele do dito Bispado de Lamego e esta do Arcebispado de Braga, e ambos já defuntos.
Antecipadamente grato e com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225127 | anfil | 30 mar 2009 11:49 | Em resposta a: #225077

Caro bracaro
Só para lhe dizer que li o seu pedido tardiamente, uma vez que outro confrade lhe deu a dica necessária,está pois satisfeito o mesmo.
Saudações amigas,
anfil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225129 | anfil | 30 mar 2009 12:38 | Em resposta a: #225108

Caro Dario Rocha(DD)
Poderá encontrar elementos sobre a familia de D.Maria Antónia de Mendonça Figueira e Azevedo, no Nobiliário de Famílias de Portugal do Felgueiras Gaio,é uma obra mestra de genealogia acessivel nas Bibliotecas Publicas,além da edição original de 1938, há uma reedição de 1989.
Seguindo a reedição referida, deverá consultar o V volume, tomo XIV, pag. 89(303 antiga),título de Figueiras; o I volume, tomo I, pag.111(111 antiga), título de Abreus;o volume III, tomo VII, pag.157(307 antiga),título de Cardosos e o volume XII, costados III, pag.265(265 antiga), título Cardosos Mendonça de S. Cosmado,costados IV, pag.61(401 antiga), título Figueiras de S.Gemil.
Em aparte só para lhe dizer que sou Peixoto e não Castro,minha esposa é que é, e por sinal também bisneta do chefe da família Figueira de Azevedo,José de Castro Correia de Lacerda,último morgado da Ponte em Vila Real,em quem caíu a representação da dita família,embora caísse o uso do apelido,usavam brasão com as armas dos Figueira de Azevedo esquarteladas com as dos Correias de Lacerda da sua varonia,mas transmitindo sempre o apelido Castro aos descendentes,pela sua grandeza, sem no entanto usar as armas dos mesmos(o uso deste apelido ultrapassou todas as regras da lógica e eu próprio fiz isso aos meus descendentes)
Os melhores cumprimentos,
António Filipe Peixoto/anfil)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#225155 | DD | 30 mar 2009 22:00 | Em resposta a: #225129

Prezado Senhor António Filipe Prixoto/anfil
Muito lhe agradeço a rápida e amável resposta à minha solicitação.
Os elementos de Felgueiras Gaio( disponho do Nobiiário digitalzado) são muito elucidativos.Não consegui, porém, nos COSTADOS encontrar a referencia aos Cardosos Mendonça, por deficiencia minha na respectiba busca.
Os elementos ali colhidos coincidem com outros a que tive acesso, por gentileza de uma confrade deste Forum, e que constam do livro "HISTÓRIA DE LAMEGO" de M. Gonçalves da Costa e com diversas certidões de assentos paroquiais transcritos no processo do TSO a que me referina munha anterior msg, bem como de outros colhidos nas I.G. do ADBRAGA e ainda outros referidos no " Dicionário Aristocrático".
D. Maria António de Mendonça Figueira Azevedo era minha 4ª avó.
Foi, para mim, muito gratificante esta oportunidade de troca de msgs e a gentileza com que me distinguiu, assim como saber que, de algum modo, ainda nos ligam remotos laços de parentesco.
Com os melhores cumprmentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#261391 | LQGuerra | 01 set 2010 11:13 | Em resposta a: #225127

Amigos, no livro "Amaraes Osórios, senhores da Casa de Almeidinha" surge na pagina 309 ou 310, nao posso precisar, os nomes do meus bisavos: Antonio do Couto Viana e Henriqueta Candida de Magalhaes. Alguem me pode dizer, se tiver o livro `a mao, em que contexto os nomes deles figuram na obra?

Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#264728 | LQGuerra | 02 nov 2010 21:39 | Em resposta a: #261391

renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#264756 | jacavlis | 03 nov 2010 16:47 | Em resposta a: #261391

Caro LQGuerra
Os nomes que menciona-António Couto Viane e de Henriqueta Candida de Magalhães , No livro dos Amaraes Osórios
são mencionados como pais de MARIA NOEMIA MAGALHAES VIANA nascida em 1918 e casada em 1943 com ALFREDO
TAVEIRA PINHEIRO DE AZEVEDO LEITE natural de Sabrosa. Este ultimo aparece-nos na descendencia directa de Angelica Bernarda Violante Osório SarmentoNascida Em Almeidinha no Solar a que se refere.
Cumptos
João Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#264774 | LQGuerra | 04 nov 2010 00:32 | Em resposta a: #264756

caro João Silva, muito obrigado pela sua ajuda, confirmando o que já imaginava.

Descendo desse casal, mas da irmã da Maria Noémia Magalhaes Viana, Maria Mercedes de Magalhaes Viana Guerra.

os melhores cumprimentos.

Luis Quinas Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#287255 | PP | 14 set 2011 11:26 | Em resposta a: #119095

Caros confrades.

Na minha pesquisa surge este apontamento que poderá interessar-vos:

"Foi batizado pelo padre José Caetano Correia Pinto da Veiga, coadjutor da dita freguesia, tendo sido padrinhos de batismo: António de Figueiredo Pinto e sua irmã Dona Maria Rita Sarmento, do lugar do Poeiro, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, «(...) a madrinha, porém, foi por procuração, que fez seu irmão Inácio Osório de Figueiredo». Foram testemunhas: João Pinto de Azevedo, sacristão da dita igreja, e Luís Pereira, do lugar de Vila Maior, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião."


Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#361635 | bernardo_osorio | 20 set 2015 14:33 | Em resposta a: #287255

Caros confrades,

Gostaria de uma ajuda.

Eu sou neto de Bernardo Osorio Sarmento Figueiredo (Poeiro 10/01/1905), filho de José Osório Sarmento Figueiredo e Elvira de Azevedo Alpoim que veio para o Brasil no final da primeira guerra mundial (acredito que seja este o motivo).

Alguém teria o nome dos 15 filhos de José e Elvira?
Eu gostaria de pegar o registro de nascimento do meu avô, porém eu não acho no site http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/.
Alguém poderia me ajudar?
Caso positivo, ficaria muito agradecido!

Meus cumprimentos,

Bernardo Osorio Pereira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Família Pinto Sarmento Osório (de Lobrigos)

#361636 | bernardo_osorio | 20 set 2015 14:36 | Em resposta a: #119095

Caso alguém prefira entrar em contato diretamente, favor mandar e-mail para bernardo.opf@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 07:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen