Família Botelho de Mondim da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Botelho de Mondim da Beira

#119097 | pedroc | 22 mai 2006 18:29

Caros "conferencistas"

Conseguem-me dar informações sobre os Botelho ou Pinto Botelho de Mondim da Beira depois de 1600 até 1800?

Agradeço desde já as informações prestadas

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#119256 | nunoataide | 24 mai 2006 22:38 | Em resposta a: #119097

O meu bisavô chamava-se Bernardo Botelho da Costa e era natural do lugar de Formilo, freguesia da Granja Nova e concelho de TAROUCA. Era filho de António Costa Guedes e Teresa Cãndida Botelho da Costa Guedes. Será que lhe interessa? Estes Botelhos têm alguma ligação com os que procura.
Com os melhores cumprimentos

Nuno Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#119405 | pedroc | 26 mai 2006 19:15 | Em resposta a: #119256

Caro Nuno Amaral,

Interessava-me saber sobre uns Botelho que pelo menos por volta de 1600 habitavam em Mondim da Beira. Não sei se estes estão relacionados com uns Sequeira também de lá ou da região, uma vez que aparecem estes nomes num Brasão de uma capela lateral da Igreja Matriz de Mondim de Baixo. Gostava de saber se estes têm alguma ligação com a antiga Casa dos Capitães- mor de Mondim da Beira. Será que me pode ajudar?

Os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#119494 | nunoataide | 28 mai 2006 11:57 | Em resposta a: #119405

Caro Pedro

Infelizmente ainda não tive tempo para estudar o meu ramo Botelho e pouco mais sei do que o aquilo que já referi na mensagem anterior. Tinha esperança que o Pedro soubesse mais sobre eles e que também me pudesse dar uma ajuda.
Já tentou procurar em monografias da região?
Com os meus cumrpimentos
Nuno Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#119503 | nunoataide | 28 mai 2006 16:35 | Em resposta a: #119405

Caro Pedro

Ao consultar a Pedatura Lusitana encontrei o seguinte:
Afonso Botelho de Sequeira casado com Isabel Botelho e teve entre outros:
- Luiís Botelho de Sequeira casado com Ana Roiz de Magalhães (Filha de Manuel Fernandes da Cunha e de D Filipa Reimoa de Magalhães) este tiveram entre outros:
- Jorge Botelho de Sequeira casado com Maria de Proença (filha de Pêro da Fonseca de Proença e de Francisca de Proença da Fonseca) e tiveram entre outros:
- Belchior ou Baltasar Botelho de Sequeira, que viseu em Mondim e casou com Brites de Carvalho eque tiveram a seguinte descendência:
1) Maria de Magalhães casada 1º com Simão Saraiva de sAMPAIO, 2ª em trancoso Luísa Rebelo Cardoso (filha de Sebastião Ribeiro e de Violante Pinta da Fonseca) - Penso que aqui há uma gralha e que não sera uma Luísa mas sim um Luís;
2) sEBASTIÃO bOTELHO de Magalhães casou em Lamego com Maria Coutinha filha de Simão cardoso Coutinho
3) Feliciana Pinta de Magalhães .
Espero que isto o ajude . Se souber mas alguam coisa sobre esses Botelhos agradecia que me contactasse para o email nunoataide@sapo.pt
Coms os meus cumprimentos
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#119549 | pedroc | 29 mai 2006 12:46 | Em resposta a: #119503

Caro Nuno Ataíde Amaral,

Infelizmente também sei muito pouco sobre os Botelho que viveram em Mondim da Beira. Apenas sei pelo livro "Carvalhos de Basto - a descendência de Martim Pires Carvalho, Cavaleiro de Basto", IV Volume - Porto 1982, pág. 401 que houve uma Feliciana Guedes(ou Pinto) Botelho, natural de Mondim, que casa em 1677 com Manuel Vaz Pinto de Rezende e cuja descendência deu os Capitães-mor de Mondim da Beira que vêm nesse livro até ao ano de 1825. Como sei qual a restante descendência dessa casa até aos dias de hoje, posso-lhe desde já garantir que o nome Botelho não foi mais usado pelos descendestes, aliás nem pelos filhos do casamento que já referi. Porquê? Desconheço a razão. Sei ainda que na Igreja Matriz de Mondim há uma inscrição junto a um brasão que diz mais ou menos os seguinte: "Esta capella instituiu Jorge Botelho de Sequeira anno de 1638". No entanto desconheço se há ligação com a casa dos Capitães-mor de Mondim. No "Nobiliário de Famílias de Portugal" de Felgueiras Gayo fala-se na família Botelho, mas também eu não tive ainda tempo de estudar essa família para ver se há ligação com esta que viveu em Mondim. Infelizmente é tudo quanto sei neste momento sobre os Botelho dessa região.
Espero que isto lhe traga alguma pista nas suas investigações, assim que souber mais alguma coisa comunicar-lhe-ei, agradecendo também desde já as informações prestadas e futuras que me possa vir a enviar,

Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#219133 | ibotelho | 21 jan 2009 16:22 | Em resposta a: #119549

Boa tarde,

O meu avô paterno chamava-se Manuel Maria Botelho e era de Mondim da Beira.

Deve ter nascido por volta de 188?

Casou no Porto com Arminda da Mata Lisboa, filha do Governador de Moçâmedes Sebastião Nunes da Mata.

Alguém ouviu falar?

Cumprimentos

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Botelho de Mondim da Beira

#219555 | ibotelho | 26 jan 2009 10:22 | Em resposta a: #219133

Renovo o pedido

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

Família Botelho de Mondim da Beira

#364234 | filiperola | 11 dez 2015 00:53 | Em resposta a: #219133

Obteve informações do seu avô? Terá alguma relação com Manuel Augusto Pereira Botelho (filho de António Botelho Carvalho e Maria José) nasc. 1861 e natural da freguesia de Granja Nova, Mondim?
Obrigado
Filipe

Resposta

Link directo:

Família Botelho de Mondim da Beira

#374326 | Andre-carvalho1985 | 07 out 2016 01:10 | Em resposta a: #364234

Olá, meu Bisavô, Antônio Botelho era casado com minha bisavó Anna Ferreira eram de granja nova. vieram para o brasil ha uns 60 anos atrás. Você pode me mandar um email? andre@graficariomega.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen