Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#119175 | pedroc | 23 mai 2006 18:39

Gostava de saber se há algum livro que fale concretamente nesta família e respectivas casas.

Agradeço desde já a informação,

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#119201 | rickon | 24 mai 2006 04:13 | Em resposta a: #119175

Caro pedroc,

Tenho na minha genealogia um João Mendes de Vasconcelos, do Marco de Canavezes nascido cerca de 1715. Haverá alguma ligação? provavelmente sim dado que há também um Cinfães no Marco de Canavezes.

Melhores Cumprimentos
Rickon

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#119217 | pedroc | 24 mai 2006 12:51 | Em resposta a: #119201

Caro Rickon,

A localidade de Cinfães a que me refiro fica na margem Sul do rio Douro, mais concretamente Ferreiros de Tendais, por isso não será a mesma a que se refere, no entanto, sendo localidades relativamente próximas é natural que haja algum parentesco. Não sabe dizer-me de onde é originária a ascendência desse seu parente?

Melhores cumprimentos,

Pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121761 | simaopt | 28 jun 2006 02:48 | Em resposta a: #119217

Caro Pedroc,

a minha 4ª avó era Dona Ana Ermelinda Mendes de Vasconcelos de Lacerda Pinto Brochado, descendente dos "Pintos", Senhores da Torre de Chã, em Ferreira de Tendais; dos "Noronhas", Senhores do Morgado de Sequeiro Longo, em Cinfães, e dos "Pereiras", Senhores da Casa da Quintã de Antemil, em Santiago de Piães. Penso que terá alguma relevância.
Tenho mais alguma informação acerca destes ascentes que penso termos em comum, e tenho tdo o gosto em partilhá-la consigo.
Quanto a um livro acerca deste família, n tenho qq conhecimento.

Melhores cumprimentos,

SimaoPT

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121815 | pedroc | 28 jun 2006 19:40 | Em resposta a: #121761

Caro SimaoPT,

Muito obrigado por se ter dado ao trabalho de me responder. Eu descendo, entre outros, de uma D.Luísa Filipa Mendes de Vasconcelos que casa em Ferreiros de Tendais com Simão Álvares Juzarte de Covelas (Ferrei. Tendais). Por sua vez há uma filha destes (D.Filipa Mendes de Vasconcelos) que casa com um Manuel Vaz de Resende (em 1648), também dessa zona de Tendais e Cinfães, segundo vem no livro Carvalhos de Basto - A descendência de Nartim Pires Carvalho, Cavaleiro de Basto. O que eu gostaria de saber mais em concreto era se me sabe dizer onde se localizam as casas, se ainda existem, dessa família Mendes de Vasconcelos que, ao que sei, vieram de Felgueiras. Será em Fermentões? Covelas? Ferreiros de Tendais? S.ta Cristina de Tendais? São possíveis localidades onde se encontram estas casas(?). Há uma livro que já consultei na Biblioteca Pública do Porto que se chama "Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos séc.XVI, XVII e XVIII de José C. P. Rezende e Miguel P. de Rezende que fala nestas famílias (Pintos, inclusive). Lá também fala de um Manoel Mendes de Vasconcelos (também de Tendais) de quem também descendo por outro lado e que ainda não o consegui relacionar com a tal D.Filipa Mendes de Vasconcelos, no entanto sendo ambos da mesma região algum parentesco devem ter. Assim sendo, e com o intuito de ver esclarecidas estas dúvidas que tenho, agradecia que me facultasse mais informações, se as possui, sobre estes Mendes de Vasconcelos.
Agradeço desde já a colaboração.

Os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121828 | NBA | 28 jun 2006 20:50 | Em resposta a: #121815

Caro pedroc

A título informativo faço referência ao livro "O Morgadio de Fontelas: Vasconcelos de Amarante", de Artur da Motta Alves (Lisboa, 1937). Pode ser-lhe útil a sua consulta, se houver ascendência de Felgueiras, que fica muito próximo de Amarante. Numa vista de olhos rápida, não encontro ligação entre os Mendes de Vasconcelos publicados no referido livro "Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos séc.XVI, XVII e XVIII" (tt.º de Vasconcelos) e os de Amarante, Baião e Marco, mas uma leitura mais atenta pode produzir algum resultado... Se puder consulte ainda a descendência de Gaspar Mendes de Vasconcelos (n. cerca de 1564), de Felgueiras, no artigo "Vasconcelos. Emendas e aditamentos a Felgueiras Gayo" do Dr. Lívio Correia, publicado no periódico "Raízes e Memórias", n.º 13, Out. 1997.

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121829 | rickon | 28 jun 2006 21:06 | Em resposta a: #121828

Caro Nuno Borjes de Araújo,

Em qual das duas obras que referiu falará dos Mendes de Vasconcelos do Marco de Canavezes pois tenho na minha ascendência um tal de João Mendes de Vasconcelos do MArco de Canavezes ainda poir investigar e se houvesse ligação seria mais fácil.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121853 | NBA | 29 jun 2006 02:33 | Em resposta a: #121829

Caro rickon

Na obra "O Morgadio de Fontelas" há referência a António Moniz de Vasconcelos (p. 71), que casou em Canaveses, e teve 3 filhas, usando uma delas o apelido Mendes de Vasconcelos. Ao longo das gerações desta família há vários membros com o nome João Mendes de Vasconcelos (p. 14, 16, 36, 37, 42, 43, 56, 63, 68, 70, e ainda a árvore de geração do 1.º Morgado de Fontelas (1534-1784) no final).
Talvez seja necessário obter mais informações sobre esse seu antepassado para estabelecer uma eventual ligação a esta família, mas à partida é muito provável que ela exista. Esta obra não explora exaustivamente os ramos secundários. Deve também considerar que Amarante e especialmente algumas das freguesias rurais onde viveram membros desta família ficam muito próximos do Marco de Canaveses pelo que é perfeitamente plausível que um João Mendes de Vasconcelos, de Amarante, tenha vivido no Marco, durante um período de tempo da sua vida.
Caso na sua pesquisa encontre alguma referência a uma Ana Moniz de Vasconcelos, minha 10.ª avó, que viveu na vila de Canaveses, provavelmente n. 1570 e fal. 1633, agradeço-lhe que me comunique. Embora conheça a sua ascendência, não consegui até hoje encontrar o seu registo de baptismo.

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121874 | rickon | 29 jun 2006 12:44 | Em resposta a: #121853

Caro Nuno Borges de Araújo,

Muito obrigado pela pronta resposta, as únicas informações que possuo para já acerca deste João Mendes de Vasconcelos é que seria casado com uma tal de Ana de Magalhães e que teve uma filha de nome Josefa de Magalhães, a sua data de nascimento deverá ser entre 1700 e 1730.

Tenho também mais uma Vasconcelos da mesma região, um tal de Rosa Maria Guedes de Vasconcelos n. Lobrigos cc com António José Borges n. Lever. A data de nascimento deste deverá ser qualquer coisa como 1750 a 1770.

Ainda não cheguei sequer perto de 1500 por isso não encontrei nenhuma referência a Ana Moniz de Vasconcelos, e agora não tenho tido tempo para continuar com a minha investigação, mas estou vagamente ansioso por recomeçar e se descobrir alguma coisa comunico-lhe.

Cumprimentos
rickon

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#121920 | pedroc | 29 jun 2006 19:29 | Em resposta a: #121828

Caro NBA,

Obrigado pelas sugestões que me deu sobre os Mendes de Vasconcellos. De facto, segundo os Carvalhos de Basto (volume IV pág. 393/394), a tal D. Luísa Filipa M.V. descende desses M.V. de Fontelas, pois o seu avô, António M. V. era filho de Álvaro M. V., Sr. da casa de Fontelas. O curioso é que estes M.V. vão herdar umas casas para a zona de Felgueiras e a D. Luísa F. M.V. vai, por casamento, residir para a zona de Ferreiros de Tendais. Como em Ferreiros de T. existem Mendes de Vasconcelos, daí a minha pergunta:
-Não terão algum parentesco?
O mais curioso é que descendo destes Mendes de Vasconcelos (que pelos vistos vêm de Fontelas) pela casa de Mondim da Beira e de um outro Manoel Mendes de Vasconcelos de Cinfães (que vem no livro sobre as famílias nobres desse concelho, pág.184) pela casa de Riodades. Daí o meu interesse em saber se haverá alguma ligação entre estes Mendes de Vasconcellos, é que acabam por viverem na mesma zona, mas não consigo, pelos livros, estabelecer a ligação. Vou por isso tentar consultar os livros que me indicou numa biblioteca. Mais uma vez obrigado pelas referências bibliográficas.

Os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#122044 | NBA | 02 jul 2006 13:37 | Em resposta a: #121920

Caro pedroc

Pelo que me diz, creio que o seu antepassado Álvaro Mendes de Vasconcelos, Sr. da casa de Fontelas, era irmão da minha 12.ª avó Leonor Mendes de Vasconcelos.

É natural que haja uma ligação e ascendência comum entre os Mendes de Vasconcelos de Amarante e os Mendes de Vasconcelos de Cinfães, que para ali vão por casamento, mas creio que só a poderá estabelecer através do Felgueiras Gayo, ou de outros nobiliários antigos.

Se porventura não conhecer, sugiro uma consulta a outros dois trabalhos: "Os Meus Vasconcelos", de Eugénio de Castro (Coimbra, 1933), e os "Mendes de Vasconcellos da Casa do Carvalho", de Joaquim Mendes de Vasconcelos (Ed. do autor, 2001), que poderão conter informação adicional.

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#122084 | pedroc | 03 jul 2006 10:08 | Em resposta a: #122044

Caro NBA,

Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações bibliográficas. Irei investigar...

Com os meus melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#122319 | pedroc | 07 jul 2006 11:03 | Em resposta a: #119201

Caro Rickon,

Se consultar o Nobiliário de Famílias de Portugal de Felgueiras Gayo encontrará no tomo vigésimo oitavo, nos Vasconcellos em 1787 uma referência a Mendes de Vasconcellos que vão por casamento para Villa Cova (Baião). Basta ir à página 78 e seguir a descendência de Manoel Mendes de Vasconcellos que segue §85. Talvez lhe dê uma pista para chegar ao seu parente.

Melhores cumprimentos,

pedroc

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#124730 | Nuno Resende | 11 ago 2006 23:48 | Em resposta a: #121815

Caro Pedro
Também eu descendo desses «Mendes de Vasconcelos». O que pretende saber? Talvez possamos trocar alguns dados - tenho uma base mais ou menos completa sobre esta família, muito embora o(s) cartório(s) das casas que eles possuíram tenham sido destruídos. O seu solar maior era na aldeia de Covelas, paróquia de São Pedro de Ferreiros de Tendais, e ainda existe, em parte - a chamada Casa do Aziveiro (hoje repartida em duas). Depois a Casa de Valverde em Santa Cristina de Tendais (mesmo em frente a aldeia de Covelas), onde viveu um Francisco Mendes, capitão mor de Tendais.
Foi. aliás, um Mendes de Vasconcelos, que mandou construir uma sumptuosa ponte (que toda a gente insiste em apelidar de «romana» e «românica») terminada em 1762 («barroca», portanto).
Estes e outros dados vêm algo aflorados no livro «Famílias Nobres de Cinfães, Ferreiros e Tendais, nos séculos XVI, XVII e XVIII», do Dr. Cabral Pinto de Rezende.
Eu tenho compilado alguns dados que gostaria de ver publicados, por várias razões. Uma delas é a forma como esta família «controlou» os cargos municipais durante uma franja considerável de tempo e Ferreiros e Tendais.
Bom, já me adianto!
Esteja à vontade para me contactar
Cumprimentos

Nuno Resende Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#125153 | pedroc | 17 ago 2006 20:02 | Em resposta a: #124730

Caro Nuno Resende Mendes,

Pantes de mais gostava de lhe agradecer a resposta que fez o favor de me enviar, ainda por cima com informações muito úteis.
Já adquiri entretanto o livro de que me falou. É muito interessante, pois acabam por vir lá pelo menos dois lados dos meus antepassados e ambos pelos Mendes de Vasconcelos. Passo a explicar: um, a casa de Riodades, vem por um Manoel Mendes de Vasconcellos (pág.184) que vai dar a uma D.Ana Amália (e não Amélia como vem no livro) de Mesquita Carvalho (pág.193), que casa com Alexandre de Azevedo e Meneses Pimentel Botelho Sarmento, de Riodades que tem geração até aos nossos dias (o lado da avó da minha mãe); o outro, (o lado do avô da minha mãe) a casa dos capitães-mor de Mondim da Beira, vem dos Rezendes, que através do casamento de Manoel Vaaz de Rezende(pág.168)com Filipa Mendes (de Vasconcelos), este nome não vem neste livro, mas através dos Carvalhos de Basto, volume 4, pág.400, refere-a como descendente dos Mendes de Vasconcelos, fazendo a sua ascendência até ao Morgadio de Fontelas em Amarante, informação esta também descrita no título de Vasconcelos em Felgueiras Gayo e no Nobiliário da casa de Mondim da Beira que se encontra ainda na posse da minha família. A minha questão em relação a estes Mendes de Vasconcelos foi em parte respondida, pois eu gostava de saber quais tinham sido as suas casas na zona de Cinfães. Se souber de mais alguma que me possa dar indicação, eu agradeço. Eu já tinha lido por exemplo o nome Covelas e não sabia onde seria a casa. Por outro lado eu gostaria de saber se há alguma ligação entre estes Mendes de Vasconcelos de Cinfães (caso do Manoel Mendes de V. que em cima referi e os "outros" Mendes de V. da tal D. Filipa mendes de V. que vem do tal morgadio de Fontelas, Amarante). São os mesmos? O curioso é que quando o filho do Manoel Vaaz de Rezende casa com uma senhora de Mondim da Beira, vai gerar descendência que também irá ter esse cargo de Capitão-mor de Mondim da Beira até à sua extinção. Como a casa ainda está na posse da minha família é de todo o interesse para mim saber o mais possível sobre estes Mendes de Vasconcelos, pois são meus antepassados e dos quais ainda temos o nome Vasconcelos. O interesse em saber onde são as casas prende-se com o estudo do próprio brasão da casa de Mondim, pois gostava de ver os brasões antecessores da família para entender melhor o de Mondim. Qualquer informação que me possa dar, para além das que já amavelmente me deu, seria de todo gratificante para mim.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#343173 | lfdias_80 | 03 mar 2014 12:51 | Em resposta a: #125153

Boa tarde Caro Pedro

Eu também ando a investigar a ascendência da minha família. Actualmente ando a pesquisar do lado da minha esposa.
Enquanto estava a efectuar pesquisas dei conta que o Sr e a minha esposa têm alguns antepassados comuns.
O 4º avô da minha esposa era o Sr Alexandre de Azevedo e Meneses Pimentel Botelho Sarmento.

Tem alguns dados que me possa facultar relativamente a este senhor?

Entretanto consegui fazer o seguimento do lado da D. Ana Amália.

Se tiver também imagens/fotos de quadros do Sr, da casa de Riodades, brasão etc, agradecia se os pudesse facultar para poder complementar a modesta obra que estou a preparer sobre a família.

Desde já muito obrigado

Cumprimentos,

Luciano Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#343219 | Limão | 04 mar 2014 03:12 | Em resposta a: #125153

Caro Pedro Vasconcelos Cardoso.

Cumprimentos,

Tenho na família, "Vasconcelos", os seguintes parentes, que vêm por Barros de Regalados, Vila Verde, oriúndos dos Lopes da Biscaia:

Manuel Soares da Maia Coelho, Senhor da Quinta da Carvalhêda, São Martinho de Armil, Concêlho de Fafe, f. (01-12-1759), Capitão das Ordenanças de Sâo Mamede de Cepães Fafe. Casou 1ª vez com D. Cecília da Fonseca, f. a (21-04-1707),. Casou 2ª vez com D. Vicência Felícia Machado de Barros Castelo Branco, filha de Lucas Machado de Barros, Senhor da Quinta do Outeiro, Vale do Bouro, Celorico de Basto, e de sua esposa:D. Mariana de Araújo Castelo Branco, f.(09-02-1773). Tiveram:

Inácio Soares Coelho de Barros e Vasconcellos, filho dos anteriores, e do 2º casamento com Vicência Felícia, n. (29-01-1735), em São Martinho de Armil, Fafe. f. (o8-05-1821), Senhor da Casa da Carvalhêda, Armil. Fafe,. Capitão de Auxiliares das Ordenanças de São Mamede de Cepães, Fafe. Casou a (02-02-1780), com D. Antónia Joana de Vasconcellos e Cunha Rola, f. (13-01-1820), filha de José da Cunha Rola Pereira, Sargento-Môr, das Ordenanças de Felgueiras, da Casa de Sâo Jorje, em Felgueiras, e de sua esposa; Dona Mariana Josefa Carneiro de Vasconcellos, natural de Margaride, Felgueiras, (Santa Eulália). Tiveram:

Dona Mariana Inácia Soares Coelho, nasceu em Armil, Fafe, (01-11-1780), f. (28-12-1857). Casou com o Dr. Baltazar Mendes Leite de Carvalho da Cunha Osório, Senhor da Casa da Deveza, Refoios de Basto, e da de Fonte Coberta, concelho de Celorico de Basto, filho primogénito do Dr. António Mendes de Magalhães Leite, Senhor da Casa da Deveza, Mondim de Basto, Deputado ás Cortes e Advogado, e de sua esposa: Dª Ana Margarida de Carvalho Osório da Fonseca Araújo, Senhora da Casa da Fonte Coberta de Molares, Celorico de Basto.Tiveram:

António Mendes Leite de Magalhães e Vasconcellos, n. a (17-06-1799), Juíz de Fora e Jurisconsulto, Senhor das Casas da Deveza e da de Fonte Coberta. Casou com Dona Maria Emília de Mello e Castro Lemos, n.(30-05-1794), Senhora do Solar e Quinta de Cabêça de Porca, em Sendim Felgueiras, filha de João Mendes de Sampaio Pereira de Lemos e Castro, Senhor da Casa de Cabêça de Porca, e de sua esposa: Dona Natália Josefa de Azevêdo Moreira.

Com os melhores cumprimentos,

A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#343271 | lfdias_80 | 05 mar 2014 13:01 | Em resposta a: #343173

Boa tarde,

Renovo o pedido,

Eu também ando a investigar a ascendência da minha família. Actualmente ando a pesquisar do lado da minha esposa.
Enquanto estava a efectuar pesquisas dei conta que o Sr e a minha esposa têm alguns antepassados comuns.
O 4º avô da minha esposa era o Sr Alexandre de Azevedo e Meneses Pimentel Botelho Sarmento.

Tem alguns dados que me possa facultar relativamente a este senhor?

Entretanto consegui fazer o seguimento do lado da D. Ana Amália.

Desde já muito obrigado

Cumprimentos,

Luciano Dias

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#381367 | marisasantos | 25 mai 2017 15:08 | Em resposta a: #119175

Sou descendente dos Mendes de Vasconcelos, de Fornos, e também dos Leite de vasconcelos, de Tuias e Sobretâmega.

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#381368 | heinrich | 25 mai 2017 15:29 | Em resposta a: #119175

Boa tarde.

Que Mendes de Vasconcelos?

AC

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#381381 | guizado | 25 mai 2017 20:18 | Em resposta a: #381368

Ver Manuel Mendes de Vasconcelos c.c. Joana Victoria de Noronha e Menezes.

Os melhores cumprimentos

MD

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#413854 | anabcosta | 12 abr 2019 15:43 | Em resposta a: #119175

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#413857 | anabcosta | 12 abr 2019 20:52 | Em resposta a: #119201

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#413926 | anabcosta | 15 abr 2019 18:59 | Em resposta a: #122044

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos de Tuías ( e de Anna de Oliveira) . Foi seu padrinho de batismo o reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos de Tuías (?) ( nasceu em Fontelas?)
Foi José Borges de Vasconcelos abade no Porto e em Leça da Palmeira.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#413927 | anabcosta | 15 abr 2019 19:00 | Em resposta a: #125153

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos de Tuías ( e de Anna de Oliveira) . Foi seu padrinho de batismo o reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos de Tuías (?) ( nasceu em Fontelas?)
Foi José Borges de Vasconcelos abade no Porto e em Leça da Palmeira.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#413928 | anabcosta | 15 abr 2019 19:00 | Em resposta a: #124730

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos de Tuías ( e de Anna de Oliveira) . Foi seu padrinho de batismo o reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos de Tuías (?) ( nasceu em Fontelas?)
Foi José Borges de Vasconcelos abade no Porto e em Leça da Palmeira.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#414489 | anabcosta | 07 mai 2019 10:15 | Em resposta a: #119201

José Borges e Vasconcelos:
Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e batizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos de Tuías ( e de Anna de Oliveira) . Foi seu padrinho de batismo o reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos de Tuías (?) ( nasceu em Fontelas?)
Foi José Borges de Vasconcelos abade no Porto e em Leça da Palmeira.

Alguém poderá identificar se esta Ana maria terá haver com os "Mendes Vasconcelos" de que falam?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#424893 | JAVSO | 14 jun 2020 07:52 | Em resposta a: #414489

O avô materno do padre José Borges de Vasconcelos era da freguesia de Tuías, atual freguesia e concelho de Marco de Canaveses. Conheço bem a sua ascendência paterna. O padre José Borges terá nascido na casa das Cortes, que ainda existe e pertence a descendentes, por via feminina, dos então proprietários. Quanto aos Mendes de Vasconcelos, penso que serão dos que são referidos neste tópico como do Marco. Luís Bernardo Carneiro Pinto escreveu Descendências e Origens (2 volumes) em que aborda várias famílias de Baião, Bem Viver, Canaveses, Marco, Penafiel ... O próprio Autor é Mendes de Vasconcelos.
Cumprimentos
JAVSO

Resposta

Link directo:

Família Mendes de Vasconcelos (Cinfães)

#432568 | alfredo.vasconcelos | 07 abr 2021 11:43 | Em resposta a: #121815

Ola Pedro

A minha tetravo Luisa Filpa Mendes de Vasconcelas casada com Simao Alvares Juzarte teve um filho chamado Manuel Pinto Juzarte casado com Jeronima de Sá. Sabe mais alguma coisa deste ramo. O meu pai ainda tem um quinta em Paços de Gaiolo, Marco, muito perto de cinfaes.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen