familia lahmeyer

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

familia lahmeyer

#119725 | mllf2209 | 31 mai 2006 12:44

gostaria de saber se existem ainda em portugal descendentes da familia lahmeyer , sou filha de guilherme lahmeyer filho , meus avos eram portugueses : guilherme lahmeyer e elvira julião
estou procurando registros de guilherme lahmeyer e seus familiares , acho que ele nasceu em porto

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119732 | mjborges | 31 mai 2006 13:24 | Em resposta a: #119725

Cara mllf2209

Conheço de nome a família Lahmeyer no século XIX, pois eram uma conhecida família de músicos amadores nessa época, que estiveram relacionados com a Sociedade Philarmónica de Bomtempo, participando na sua orquestra, assim como com o Conde de Farrobo participando nas suas óperas no teatro das Laranjeiras. Entre eles:

Friedrich Rudolph Lahmeyer Jr. (+ a. 1840
Alexandre Lahmeyer(+ d. 1843)
Francisco Gaspar Lahmeyer
Carlos Lahmeyer
Sofia Lahmeyer (Schindler, mais tarde)

Tenho mais algumas informações sobre eles, para o caso de estar interessada.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119826 | mllf2209 | 01 jun 2006 12:03 | Em resposta a: #119732

cara, maraia jose borges

obrigado por me responder , se possivel gostaria de receber mais informaçoes , pois talvez uma dessa pessoas seja pai ou mãe de meu avô, pois meu pai ja falecido perdeu seu pai com 05 anos e não tenho registros de sua familia para tras , sei que seu avô era alemão e foi para portugal onde teve meu avô,esse veio para o brasil já adulto e casado , meu pai nasceu aqui .

aguardo resposta e desde ja agradeço muito,

maria lucia lahmeyer fellows

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119831 | mjborges | 01 jun 2006 12:58 | Em resposta a: #119826

Cara Maria Lúcia

No "Diccionario biographico de músicos portugueses" de Ernesto Vieira (II vols, Lisboa,1900) existem algumas entradas sobre elementos dessa família. Eu própria encontrei também algumas referências, nas pesquisas da minha tese de mestrado em musicologia histórica (que se inscreve no primeiro liberalismo em Portugal, onde pesquisei músicos com envolvência política na época). Na referida obra de E. Vieira se refere, com efeito Alexandre Lahmeyer (creio que é o que lhe interessa), um dos referidos «amadores de música muito distintos que brilharam no período aureo das festas do conde de Farrobo». Este Alexandre era «o primeiro trompa na orchestra de Bomtempo. Foi o iniciador de se reorganizar a sociedade de amadores que Bomtempo fundara, a qual resuscitada tomou o nome de "Academia Philarmonica" instalando-se em 28 de Março de 1838. Alexandre e seu irmão eram também primeiros tenores nos córos das operas que se cantavam no theatro das laranjeiras entre os annos de 1834 a 1843. Depois d'este ano partiu para o Brasil onde faleceu».
Quase apostava que este era o seu antepassado, pois a mais nenhum deles o autor se refere como tendo ido para o Brasil. Este Alexandre Lahmeyer seria filho de um Friedrich Rudolph Lahmeyer, pois um dos irmãos de Alexandre tinha o mesmo nome acrecentado de Júnior...
Dele também sei que participou como músico, numa sessão parlamentar de 13/5/1823, abrilhantando a inauguração da"régia efígie" (D. João VI) na Sala da Câmara Constitucional de Lisboa e que seria de simpatia liberal, dados os círculos onde se movimentava.

Talvez consiga saber mais qualquer coisa sobre ele procurando a chegada dele ao Brasil e a data de falecimento.
Se por acaso eu encontrar mais algum elemento acerca dele, logo direi.
Cumprimentos e sempre ao dispor
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119841 | aeiou2 | 01 jun 2006 15:20 | Em resposta a: #119725

Boa tarde,

Se escrever no motor de busca do Sapo, Lahmeyer, encontrará alguma coisa e em particular, Eulália Lahmeyer Lobo do Brasil

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119845 | aeiou2 | 01 jun 2006 16:56 | Em resposta a: #119725

Na BD do GP aparecem três lahmeyer e que têm descendentes

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119907 | mllf2209 | 02 jun 2006 12:10 | Em resposta a: #119831

cara maria jose,

muito obrigado pela informação ,e caso saiba de mais alguma informação agradeço desde já

atenciosamente,

maia lucia lahmeyer fellows

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119910 | mllf2209 | 02 jun 2006 12:17 | Em resposta a: #119845

cara maria ,

obrigado pela informação mas a eulalia maria lahmeyer lobo chegou ao brasil muito depois da meu avô , provavelmente é parente pois todos os lahmeyer vindo de portugal são da mesma familia,
caso saiba mas de alguma informação agradeço desde já

atenciosamente,

maria lucia lahmeyer fellows

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119915 | aeiou2 | 02 jun 2006 13:43 | Em resposta a: #119910

Cara Maria Lucia,

Julgo que a Eulália tem um estudo genealógico da família, por isso tente contactá-la.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119932 | aeiou2 | 02 jun 2006 18:12 | Em resposta a: #119910

O contacto com a Professora Doutora Eulália é:

posgrad@historia.uff.br

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119968 | bfellows | 03 jun 2006 02:25 | Em resposta a: #119915

Maria,

sou filho de maria lucia, me chamo bernardo lahmeyer, estou solicitando a dupla cidadania portuguesa aqui no brasil, mas necessito da filiaçao de minha bisavó, chamada Elvira Maria Julião, nasc: 11/10/1892 ou 1893 nao tem certeza, na cidade de Lisboa,Porto, que mais tarde se cadou com Guilherme Lahmeyer, e passou creio eu a se chamar, Elvira Maria Juliao Lahmeyer ...

obrigado desde ja pela ajuda,

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#119977 | aeiou2 | 03 jun 2006 09:12 | Em resposta a: #119968

Caro Bernardo,

Não o posso ajudar, pois não sei mais nada e sem se saber a cidade e a respectiva freguesia onde a pessoa nasceu, não é possível fazer qualquer busca.

Talvez aqui no Fórum apareça alguém que saiba.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familia lahmeyer

#120109 | mjborges | 05 jun 2006 11:05 | Em resposta a: #119968

Caro Bernardo Lahmeyer

Não consegue saber onde, e quando, os seus bisavós se casaram? Foi já no Brasil, ou ainda em Portugal? se encontrar o registo de casamento provavelmente saberá a naturalidade e também a filiação, em princípio....

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen